Portugal mantém presença militar na Bósnia

  • 0 Respostas
  • 2077 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
Portugal mantém presença militar na Bósnia
« em: Maio 19, 2004, 04:40:15 pm »
Citar
PAULO PORTAS
Portugal mantém presença militar na Bósnia

Portugal vai manter os cerca de 300 militares na Bósnia, depois da transferência de comando da NATO para a União Europeia, anunciou o ministro da Defesa, Paulo Portas, que participa em Bruxelas numa reunião com os homólogos europeus.  

 
  A União Europeia vai substituir a NATO na missão militar da estabilização da Bósnia Herzegovina até ao final do ano.

O Ministro da Defesa, Paulo Portas, considera que Portugal deve participar com um nível semelhante ao actual de 300 militares.

«Portugal, que sempre esteve na operação da Bósnia, no quadro NATO, entende que deve permanecer no quadro da União Europeia desde que esteja garantida a articulação com a Aliança Atlântica», afirmou.

A missão na Bósnia constitui um teste, na medida em que a União Europeia tenta construir uma política de segurança e de defesa.

Portugal «presente» unidades militares

Os 25 deram ainda «luz verde» para a criação, a partir de 2007, de várias unidades de intervenção rápida de cerca de 1.500 homens cada para serem enviados para cenários de crise.

O assunto ainda está em discussão. Mas Paulo Portas demonstrou disponibilidade para Portugal participar.

O ministro da Defesa sublinhou que o país está em processo de «reflexão» para avaliar as modalidades em que irá estar presente.

«Portugal saberá estar presente, estamos a fazer essa reflexão. Não queria deixar de recordar, que o facto de ter uma vocação africana é mais um desafio», realçou.

Paulo Portas demonstrou-se também convicto, esta segunda-feira, em Bruxelas, de que a intervenção militar no Iraque será um caso de sucesso depois de muitos sacrifícios e dificuldades que tem de atravessar.