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Substituiçao dos F-16's

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3525 em: Março 31, 2022, 10:26:21 am »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Mas é isso que dizem finlandeses e suíços, para citar apenas dois dos mais recentes. Podemos ser como alguns brasileiros que acreditam que os Estados Unidos compraram os respetivos concursos, mas a realidade é que, estamos a falar dois países que levam as suas compras e despesa a sério, e não são uns mãos estendidas à espera de algum FMS.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3526 em: Março 31, 2022, 12:31:18 pm »
Aliás, os nossos F-16 têm participado, em conjunto com os parceiros EPAF, em tudo o que foi conflito armado nos últimos 20 anos… NOT!

O mundo mudou este ano. Agora uma guerra na Europa não seria uma "guerra de brincar" como as que temos tido nos últimos tempos. Se houvesse uma guerra convencional no centro da Europa, os nossos caças ficavam aqui quietinhos enquanto o resto da Europa era atacada? Claro que não.

Agora claro, com F-16V bem equipados não ficávamos mal servidos, e muito menos com a dupla F-16/F-35.

Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Mas é isso que dizem finlandeses e suíços, para citar apenas dois dos mais recentes. Podemos ser como alguns brasileiros que acreditam que os Estados Unidos compraram os respetivos concursos, mas a realidade é que, estamos a falar dois países que levam as suas compras e despesa a sério, e não são uns mãos estendidas à espera de algum FMS.

Duvido que o F-35 saia mais barato que o Gripen em custos de operação. Mas também sejamos realistas, não há razão para adquirir o Gripen, quando se tem dinheiro para F-35, e se quiser ter um meio verdadeiramente dissuasor.

Acho é que se tem dramatizado demasiado esta situação. A redução na encomenda do F-35 em 2023, vai permitir criar vagas para a construção de mais F-35 para outros países, e ao mesmo tempo, a verba vai ser canalizada para o NGAD. É um win-win.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3527 em: Março 31, 2022, 03:11:14 pm »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Errado, a USAF deixou bem claro quando apresentou o pedido de orçamento para 2023 que quer o 1763 aviões. Apenas quer atrasar as compras agora, que seriam Block 3F e compensar mais tarde adquirindo já Block 4 diretos de fábrica, em vez de estar a pagar o upgrade. Tem ZERO que ver com os custos de manutenção…
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3528 em: Março 31, 2022, 04:35:31 pm »
NATO Commander Increases Prediction to 550 F-35s in Europe by 2030

Citar
In June 2021, Wolters predicted during an Atlantic Council discussion that by 2030, there could be 450 F-35s in Europe. Since then, Finland and Germany have said they will buy the fighter as well, joining the U.S., Belgium, Denmark, Italy, the Netherlands, Norway, Poland, the U.K., and Switzerland as European nations and partners who have either started fielding the F-35 or have plans to do so.

The response to Russian aggression has helped to drive that demand, and Wolters told the HASC that he was upping his prediction.

“The disposition of the NATO nations with respect to the F-35 is dramatically growing,” Wolters said. “And our hope is, we have 100 on the continent right now, and we anticipate in 2030, growing to 550, and that’s a good fleet.”
https://www.airforcemag.com/nato-commander-increases-prediction-to-550-f-35s-in-europe-by-2030/
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3529 em: Março 31, 2022, 06:03:56 pm »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Errado, a USAF deixou bem claro quando apresentou o pedido de orçamento para 2023 que quer o 1763 aviões. Apenas quer atrasar as compras agora, que seriam Block 3F e compensar mais tarde adquirindo já Block 4 diretos de fábrica, em vez de estar a pagar o upgrade. Tem ZERO que ver com os custos de manutenção…

Desculpa mas li vários artigos e num deles era expressamente dito isso. Não me vais dizer que estou a mentir pois não? Ganhava alguma coisa com isso? Nada.

Eu até sou fã do Gripen mas realmente para PT não faria sentido algum. E sei que os dados que chegaram à Finlândia e Suíça diziam que o F-35 tinha manutenção mais barata. Isso são factos que não discuto. Mas em termos de opinião posso dizer que não me acredito. E acho que o futuro irá provar isso mesmo.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3530 em: Março 31, 2022, 06:13:36 pm »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Errado, a USAF deixou bem claro quando apresentou o pedido de orçamento para 2023 que quer o 1763 aviões. Apenas quer atrasar as compras agora, que seriam Block 3F e compensar mais tarde adquirindo já Block 4 diretos de fábrica, em vez de estar a pagar o upgrade. Tem ZERO que ver com os custos de manutenção…

Desculpa mas li vários artigos e num deles era expressamente dito isso. Não me vais dizer que estou a mentir pois não? Ganhava alguma coisa com isso? Nada.

Eu até sou fã do Gripen mas realmente para PT não faria sentido algum. E sei que os dados que chegaram à Finlândia e Suíça diziam que o F-35 tinha manutenção mais barata. Isso são factos que não discuto. Mas em termos de opinião posso dizer que não me acredito. E acho que o futuro irá provar isso mesmo.
NNada como utilizar referências quando se afirma alguma coisa…
https://www.defensenews.com/air/2022/03/28/air-force-would-cut-150-aircraft-including-a-10s-buy-fewer-f-35s-in-2023-budget/
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-03-28/air-force-still-wants-1-763-f-35s-despite-cutting-back-next-year?sref=IYQ5mP1s
O desenvolvimento do software para o Block 4 não está a ser tão rápido como a USAF gostaria e então vão adquirir menos F-35 para já, para evitar terem que fazer upgrades mais tarde, e desviar o dinheiro para o NGAD. Mas querem os 1763 na mesma… não tem nada que ver com custos de hora de voo ou problemas de manutenção.

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3531 em: Março 31, 2022, 09:10:33 pm »
Não está, até porque até agora, ainda não houve um conflito em que o F-35 tenha sido usado contra defesas aéreas modernas, ou num combate real BVR, para servir de termo de comparação.

Mas só por curiosidade, que países estão a mudar o rumo para o F-15EX? Do que vi assim por alto, só a Indonésia e Egipto, o que dado serem países que requerem interceptores, faz todo o sentido optarem pelo F-15 ao invés do F-35. Nem sei se estariam elegíveis para receber o F-35 de todo.

A Arábia Saudita, o Qatar, entre outras.
Aqui ficam as principais alterações da versão saudita (F-15SA):



E da versão F-15EX:

-15EX Fighter Jet
F-15EX is a next-generation fighter aircraft being developed by Boeing for the US Air Force (USAF). It is the latest iteration of the F-15 Eagle Mission Design Series and an upgraded version of the F-15 fourth-generation fighter jet.
Project Type
Fighter aircraft
Manufacturer
Boeing
Operator
US Air Force
First Flight
February 2021


GE Aviation is responsible to supply engines for the aircraft, under a sole-source contract. Credit: General Electric Company.
The F-15EX next-generation fighter aircraft is being developed by Boeing. Credit: USAF / Samuel King Jr.
The combat aircraft will be operated by the US Air Force (USAF). Credit: USAF /1st Lt Karissa Rodriguez.
The first flight of the F-15EX was performed in March 2021. Credit: Boeing / Eric Shindelbower.
The USAF plans to acquire a total of 144 F-15EXs from Boeing. Credit: USAF.
GE Aviation is responsible to supply engines for the aircraft, under a sole-source contract. Credit: General Electric Company.
The F-15EX next-generation fighter aircraft is being developed by Boeing. Credit: USAF / Samuel King Jr.

F-15EX is a next-generation fighter aircraft being developed by Boeing for the US Air Force (USAF). It is the latest iteration of the F-15 Eagle Mission Design Series and an upgraded version of the F-15 fourth-generation fighter jet.

The new fighter is the most advanced variant of the multi-role, all-weather, and day and night versions of the F-15 aircraft family. The fighter jet will provide the capability to carry a large number of missiles in support of the F-35 aircraft, follow behind the F-35 to offer firepower to destroy threats detected by the F-35 during combat operations.

The USAF intends to acquire 144 F-15EXs from Boeing. The 142ndWing at Portland will become the first operational unit to fly the aircraft, while the 173rd Fighter Wing is expected to serve as the F-15EX formal training unit in 2024.
F-15EX development and delivery details

The process for acquiring the F-15EX aircraft began in February 2019. The F-15EX programme was approved under the National Defense Authorization Act for fiscal year 2020, which was signed in December 2019. The programme of record includes the purchase of eight F-15EX aircraft in the first lot with future plans to purchase at least 144 units to replace the Oregon Air National Guard’s ageing F-15C/D fleet and refresh the existing F-15 fleet.

Boeing secured a $1.2bn contract to produce the first batch of eight F-15EX advanced fighter aircraft in July 2020. The company is responsible to provide design, development, integration, manufacturing, testing, verification, certification, delivery, sustainment and modification services for the aircraft. The aircraft is being manufactured at the Boeing F-15 production facility in St Louis facility in Missouri, US.

The first F110-GE-129 engine for the aircraft was delivered to the USAF in September 2020. The maiden flight of the fighter jet was performed in February 2021 while the USAF officially accepted the first F-15EX from Boeing in March 2021.

The aircraft left Boeing’s facility in St Louis and arrived at the Eglin Air Force Base (AFB) in Florida to undergo combined developmental and operational tests. The integrated testing will focus on meeting the test objectives and identifying any system issues for rectification prior to the production ramp-up and delivery.

The second aircraft is expected to be delivered in April 2021 while the remaining six aircraft under production lot one are scheduled for delivery in 2023.

Boeing received a licence from the US Government to provide F-15EX fighter aircraft to the Indian Air Force (IAF) in January 2021.

The USAF issued a request for proposals for the procurement of up to 461 engines and related components covering lot two to lot nine for the F-15EX in February 2021.
Design and features of F-15EX fighter jet

The advanced two-seater fighter jet has a length of 19.45m, a width of 13.05m and height of 18.54m. It has an empty weight of 14,500kg while the maximum take-off weight of the aircraft is 37,000kg. It can launch hypersonic weapons up to 22ft-long, providing advantage in future near-peer conflicts. The aircraft can be operated by a single pilot and has an increased payload capacity.

The jet is installed with new electronic warfare (EW) system, advanced cockpit systems, modern sensors and radars, and the latest mission systems and software capabilities. It features an open mission systems (OMS) architecture with advanced battle management systems (ABMS), allowing rapid integration of the latest aircraft technologies and ensuring the platform to remain relevant for many decades.

The OMS will also provide the capability to operate independently when in isolation and reconnect to the global cloud network when conditions are feasible.

The aircraft will be installed with fly-by-wire flight controls and the APG-82(V)1 active electronically scanned array (AESA) radar which will offer extended range and improved multi-target track and precision engagement capabilities.

The radar will provide the ability to detect, identify and track multiple air and surface targets at longer stand-off ranges, supporting informed and faster decision making during conflicts.
Engine and performance

The F-15EX fighter jet is powered by two F110-GE-129 engines, with each generating a thrust of 29,000lb.

The aircraft can fly at a speed of Mach 2.5, which makes it the world’s fastest fighter jet. It has a range of 1,200nm allowing it to strike deep targets.
Contractors involved

GE Aviation received a lot one contract from the Air Force Life Cycle Management Center (AFLCM) for the production of 19 F110-GE-129 engines for the F-15EX aircraft in June 2020. The contract also includes the installation and supply of spares and advanced engine monitoring system computers.

Boeing selected Raytheon Intelligence & Space (RI&S) to supply the APG-82(V)1 AESA radar for the F-15EX fighter aircraft in October 2020. RI&S will provide eight radar systems by 2022, under the terms of the contract.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-15ex-fighter-jet/
« Última modificação: Março 31, 2022, 09:15:03 pm por oi661114 »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3532 em: Março 31, 2022, 09:17:32 pm »
Posso estar enganado, mas tenho ideia que Israel coloca sempre entrave à venda de caças F-35 no Médio Oriente. Há uns anos a conversa era que se os EUA fossem vender F-35 a países na região, eles teriam que receber F-22 para se manterem numa posição de superioridade.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3533 em: Março 31, 2022, 09:52:10 pm »
NATO Commander Increases Prediction to 550 F-35s in Europe by 2030

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In June 2021, Wolters predicted during an Atlantic Council discussion that by 2030, there could be 450 F-35s in Europe. Since then, Finland and Germany have said they will buy the fighter as well, joining the U.S., Belgium, Denmark, Italy, the Netherlands, Norway, Poland, the U.K., and Switzerland as European nations and partners who have either started fielding the F-35 or have plans to do so.

The response to Russian aggression has helped to drive that demand, and Wolters told the HASC that he was upping his prediction.

“The disposition of the NATO nations with respect to the F-35 is dramatically growing,” Wolters said. “And our hope is, we have 100 on the continent right now, and we anticipate in 2030, growing to 550, and that’s a good fleet.”
https://www.airforcemag.com/nato-commander-increases-prediction-to-550-f-35s-in-europe-by-2030/

O departamento de marketing continua s fazer um bom trabalho.  E os resultados estão à vista.
Daqui a pouco mais nenhum avião consegue voar, só o F35.
Mais rápido,  mais alto, mais tudo e ainda mais barato. É o produto perfeito.  Impressionante.
Melhor é a SAAB, a DASSAULT, a AIRBUS e todas as outras fecharem.
Com o A400 era igual, e agora...
Aliás, na aviação civil foi um pouco a mesma história.  BOIENG, BOEING, BOEING...  :bang: e afinal parece que cof  cof como diz alguém.
Que lavagem cerebral...
João Pereira
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3534 em: Abril 01, 2022, 12:26:36 am »
Melhor dizendo, a falta de interesse europeu em investir na Defesa, levou a isto. A realidade é que o F-35 é o único caça de 5ª geração em produção no Ocidente, o resto manteve-se meio parado no tempo, e agora só daqui a 15 anos é que deve voar um caça de nova geração (5ª ou 6ª) europeu.

Não esquecer que uma boa percentagem desses F-35 na Europa, serão F-35B, único caça STOVL em produção actualmente, e sem ele, países que até agora tinham PA com rampa para os Harrier, deixavam de ter aviação de caça naval, ou teriam que desenhar PA completamente novos com catapultas.

O F-35 tem o monopólio neste momento, não por causa do marketing, mas porque até então mais ninguém se tinha dado ao trabalho de investir num novo caça desde os anos 80/90.

E não vai ser o fim da Airbus, Dassault, Saab, etc, isso é apenas dramatização. Estas empresas produzem mais que caças, coitadas se os seus lucros dependessem da venda de aeronaves de combate. Além de que as empresas europeias estão a unir-se em 2 programas de novos caças distintos. Caças esses que irão operar em conjunto com o F-35 em várias forças aéreas de Europa.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3535 em: Abril 01, 2022, 12:34:57 am »
Melhor dizendo, a falta de interesse europeu em investir na Defesa, levou a isto. A realidade é que o F-35 é o único caça de 5ª geração em produção no Ocidente, o resto manteve-se meio parado no tempo, e agora só daqui a 15 anos é que deve voar um caça de nova geração (5ª ou 6ª) europeu.

Não esquecer que uma boa percentagem desses F-35 na Europa, serão F-35B, único caça STOVL em produção actualmente, e sem ele, países que até agora tinham PA com rampa para os Harrier, deixavam de ter aviação de caça naval, ou teriam que desenhar PA completamente novos com catapultas.

O F-35 tem o monopólio neste momento, não por causa do marketing, mas porque até então mais ninguém se tinha dado ao trabalho de investir num novo caça desde os anos 80/90.

E não vai ser o fim da Airbus, Dassault, Saab, etc, isso é apenas dramatização. Estas empresas produzem mais que caças, coitadas se os seus lucros dependessem da venda de aeronaves de combate. Além de que as empresas europeias estão a unir-se em 2 programas de novos caças distintos. Caças esses que irão operar em conjunto com o F-35 em várias forças aéreas de Europa.
Dois, SE os krauts e is franciús se entenderem, o Que não é nada líquido… o programa Inglês, pelo contrário já incorpora com sucesso até agora a Itália, a Suécia e o Japão (parcialmente, ao nível das tecnologias usadas, embora não da plataforma física… ainda). Isto de desenhar e construir aviões de 5a e 6a geração não é para quem quer, é para quem pode…

P.S.- antes que me atirem com os exemplos turco e coreano à cara, falta  saber qual vai ser o seu desempenho real, i.e., se vão ser apenas caças de 4a geração com menor RCS, ou algo mais… de boas intenções está o inferno cheio…
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3536 em: Abril 01, 2022, 01:27:34 am »
Sim, conto apenas com o que para já está "planeado". Podem dar barraca até lá. Mas com um reforço do investimento na Defesa na Europa, agora esses programas têm mais probabilidades de sucesso, do que antes da recente mudança de paradigma.

O caça sul-coreano é, até ver, um caça 4+++/5-. No entanto é um programa que querem que eventualmente atinja o patamar de 5ª geração.
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3537 em: Abril 01, 2022, 01:56:00 am »
Sim, conto apenas com o que para já está "planeado". Podem dar barraca até lá. Mas com um reforço do investimento na Defesa na Europa, agora esses programas têm mais probabilidades de sucesso, do que antes da recente mudança de paradigma.

O caça sul-coreano é, até ver, um caça 4+++/5-. No entanto é um programa que querem que eventualmente atinja o patamar de 5ª geração.
Até say ou can alguma expectativa no coreano, agora o Turco…🙃
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3538 em: Abril 01, 2022, 10:41:15 am »
Os EUA apontam os elevados custos de manutenção para o cancelamento de 33% e 25% (A e C) dos F35 em 2023.

O que me leva à questão seguinte. Há basicamente zero hipóteses da manutenção de um F-35 ficar mais barata que a de um Gripen como tem sido dito em concursos europeus. Não me acredito.
Errado, a USAF deixou bem claro quando apresentou o pedido de orçamento para 2023 que quer o 1763 aviões. Apenas quer atrasar as compras agora, que seriam Block 3F e compensar mais tarde adquirindo já Block 4 diretos de fábrica, em vez de estar a pagar o upgrade. Tem ZERO que ver com os custos de manutenção…

Desculpa mas li vários artigos e num deles era expressamente dito isso. Não me vais dizer que estou a mentir pois não? Ganhava alguma coisa com isso? Nada.

Eu até sou fã do Gripen mas realmente para PT não faria sentido algum. E sei que os dados que chegaram à Finlândia e Suíça diziam que o F-35 tinha manutenção mais barata. Isso são factos que não discuto. Mas em termos de opinião posso dizer que não me acredito. E acho que o futuro irá provar isso mesmo.
NNada como utilizar referências quando se afirma alguma coisa…
https://www.defensenews.com/air/2022/03/28/air-force-would-cut-150-aircraft-including-a-10s-buy-fewer-f-35s-in-2023-budget/
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-03-28/air-force-still-wants-1-763-f-35s-despite-cutting-back-next-year?sref=IYQ5mP1s
O desenvolvimento do software para o Block 4 não está a ser tão rápido como a USAF gostaria e então vão adquirir menos F-35 para já, para evitar terem que fazer upgrades mais tarde, e desviar o dinheiro para o NGAD. Mas querem os 1763 na mesma… não tem nada que ver com custos de hora de voo ou problemas de manutenção.


Contínuas a achar que ando por aqui a inventar. Fica registado.

https://www.19fortyfive.com/2022/03/we-think-we-know-why-the-us-air-force-cut-its-f-35-fighter-order/
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3539 em: Abril 01, 2022, 12:29:51 pm »
Essa dos krauts é a americanice, pá! Em tuga diz-se boche. Palavra que me traz sempre à lembrança o grande O’Neill, com o seu Bosch é brom.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire