Notícias da Rússia

  • 205 Respostas
  • 44610 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da Rússia
« Responder #90 em: Março 06, 2022, 11:20:10 pm »
Tínhamos... os Battlegroup da EUROFOR.

 :arrow: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9544.0
« Última modificação: Março 06, 2022, 11:20:21 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Notícias da Rússia
« Responder #91 em: Março 09, 2022, 04:09:34 pm »
Rússia enfrenta default “iminente” com invasão à Ucrânia
https://eco.sapo.pt/2022/03/09/russia-enfrenta-default-iminente-com-invasao-a-ucrania/
Citar
As agências de notação preveem um default "iminente" da dívida russa, pelo que o país poderá enfrentar uma recessão ainda pior do que a provocada pela Covid ou pela crise de dívida na década de 90.

Rússia enfrenta uma recessão sem precedentes na história recente do país, na sequência das pesadas sanções económicas impostas ao país liderado por Vladimir Putin em resposta à invasão da Ucrânia. As agências de notação financeira preveem um default “iminente” da dívida russa. O país corre o risco de enfrentar uma recessão ainda pior do que a provocada pela pandemia ou pela crise de dívida dos anos 90.

Na terça-feira, a agência de notação financeira Fitch voltou a baixar a classificação da dívida de longo prazo da Rússia de “B” para “C” indicando que um incumprimento financeiro por parte do país é “iminente”. Também a Moody’s voltou no domingo a baixar a classificação atribuída à Rússia para “Ca”, isto é, o segundo degrau mais baixo da sua escala de classificação, alertando que os controlos de capital impostos pelo banco central tornam muito provável o incumprimento do país no pagamento das suas dívidas ao estrangeiro.

A invasão da Rússia à Ucrânia está a gerar uma grande condenação a nível internacional, com o Ocidente a aplicar pesadas sanções económicas, que incluem limites ao acesso aos mercados de capitais primários e secundários da UE para certos bancos e empresas russas e que estão ter reflexos nas relações comerciais e financeiras com Moscovo. O rublo já desvalorizou mais de 40% face ao dólar desde a invasão. O Credit Default Swap do título russo a cinco anos disparou e quase atingiu 3.000 pontos, o que significa que para segurar 1.000 euros de dívida russa são necessários 300 euros.

Certo é que as pesadas sanções vão provocar um forte impacto na economia russa. Na semana passada, o Goldman Sach cortou as projeções da economia russa: se antes apontava para um crescimento do PIB de 2%, as novas previsões ditam que poderá ter uma contração de 7%. Já os economistas da Bloomberg antecipam que a economia russa poderá encolher cerca de 9%.

A confirmar-se estas projeções, a recessão poderá ainda ser pior do que a verificada durante a crise de dívida russa em 1998, período em que o PIB contraiu 5,3%, ou a provocada pela Covid, quando a economia cedeu pouco mais de 3% em 2020.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21032
  • Recebeu: 2507 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da Rússia
« Responder #92 em: Março 09, 2022, 04:47:25 pm »
McDonald's fecha os 850 restaurantes na Rússia devido á invasão da Ucrânia


 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8619
Re: Notícias da Rússia
« Responder #93 em: Março 10, 2022, 11:41:55 am »
Economia da Rússia está a passar por choque devido a guerra económica “sem precedentes”, diz Kremlin
https://executivedigest.sapo.pt/economia-da-russia-esta-a-passar-por-choque-devido-a-guerra-economica-sem-precedentes-diz-kremlin/
Citar
O Kremlin disse esta quinta-feira que a economia da Rússia está a sofrer um choque devido às medidas tomadas para atenuar o impacto da guerra económica “sem precedentes”, com o Ocidente a impor várias sanções ao país por ter invadido a Ucrânia.

Numa conferência de imprensa a que a ‘Reuters’ teve acesso, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin disse que a economia da Rússia “está a experienciar um choque neste momento e há consequências negativas que vão ser minimizadas”.

“Esta situação aconteceu absolutamente sem precedentes. A guerra económica que começou contra o nosso país nunca aconteceu. Por isso é difícil prever o que quer que seja”, disse, segundo a agência de notícias.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da Rússia
« Responder #94 em: Março 11, 2022, 04:07:22 pm »
Rússia contra-ataca. Kremlin anuncia sanções ao Ocidente

Moscovo anunciou esta quinta-feira a imposição de sanções ao Ocidente, que visam a exportação de produtos para quase meia centena de países.
Deixou ainda um aviso sobre possíveis sanções futuras.


https://jornaleconomico.pt/noticias/russia-contra-ataca-kremlin-anuncia-sancoes-ao-ocidente
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7375/-4452
Re: Notícias da Rússia
« Responder #95 em: Março 16, 2022, 04:15:18 am »
Rússia pode entrar em default nas próximas semanas, diz Leão

Ministro das Finanças português alerta para risco de incumprimento da Rússia. É já o país mais sancionado do mundo e todas as opções continuam em aberto, incluindo ainda mais sanções.

À saída da reunião do ECOFIN, o ministro das Finanças, João Leão, disse esta terça-feira que, devido às sanções do Ocidente, a Rússia “pode entrar em default nas próximas semanas”, ou seja, não ter meios para pagar a sua dívida pública, apesar de esta ter um peso reduzido face à dimensão da economia. Leão admite algum impacto em determinados fundos europeus, mas afasta um efeito significativo no sistema financeiro da União Europeia.

Tanto que, como tinham dito outros responsáveis europeus momentos antes, João Leão afirmou que, “se necessário, podemos agravar as sanções, maximizando o impacto na Rússia e minimizando o impacto na União Europeia“. Ainda esta terça-feira, o Conselho da União Europeia chegou a um acordo para implementar um quarto pacote de sanções à Rússia, o qual inclui o multimilionário Roman Abramovich, que tem passaporte português.

Contudo, o ministro não escondeu que a guerra ditará uma taxa de inflação acima do esperado e um PIB abaixo do esperado em 2022. “O entendimento comum é que ainda se espera um crescimento significativo face a 2021, mas menor do que o esperado antes“, notou Leão, em declarações transmitidas pela RTP3, sem revelar nenhuma previsão específica para a economia portuguesa. Atualmente, a última previsão oficial do Governo aponta para um crescimento de 5,5% este ano.

Leão revelou que na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia foi “apresentada uma proposta sobre um quadro temporário de medidas de auxílio às empresas para os Estados fazerem medidas mais dirigidas aos setores mais atingidos“. Esta segunda-feira, o Governo português anunciou uma série de medidas para vários setores.

Em relação às regras orçamentais, tal como já tinha indicado esta segunda-feira, o ministro revelou que Portugal defende que o tema volte a ser discutido em maio — como já tinha sido indicado pela Comissão Europeia — e os Estados-membros não se opuseram. Daqui a dois meses os países voltarão a discutir se o limite ao défice é reintroduzido em 2023, após três anos suspenso, ou se a cláusula de escape é prolongada por causa da guerra.

João Leão admitiu que quando se chegar a maio poderá haver Estados-membros contra esta solução que Portugal considera ser “prudente” dado os “efeitos muito incertos” desta crise. Porém, lembrou que há um argumento para que a política orçamental seja mais forte no futuro: “O Banco Central Europeu (BCE) poderá ter menos margem para ajudar” face à aceleração da inflação na Zona Euro. Na reunião da semana passada o BCE decidiu acelerar a retirada dos estímulos monetários.

ECOFIN discute abordagem comum à subida dos preços

O ministro das Finanças e da Economia francês, Bruno Le Maire, revelou que na reunião do ECOFIN (Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia) foi discutida uma abordagem comum económica para responder à subida dos preços da energia, tendo em conta as recomendações da Comissão Europeia divulgada na semana passada. França preside ao Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre de 2022.

Na conferência de imprensa após a reunião do ECOFIN, Le Maire disse que as ajudas diretas aos cidadãos com descontos no combustível fazem parte dessa estratégia comum, como é o exemplo de França (e de Portugal com o AUTOvoucher), assim como os apoios dirigidos às empresas mais afetadas por este impacto, através de empréstimos do Estado “com juros baixos”, ao abrigo das regras da concorrência. Excecionalmente, a comissária europeia responsável pela concorrência, Margrethe Vestager, fez parte da reunião do ECOFIN.

Além disso, Bruno Le Maire colocou ênfase na necessidade de reforçar a independência energética da União Europeia face à Rússia “o mais rapidamente possível”. Mais à frente, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, lembrou que ainda há muito milhares de milhões de euros disponíveis para os Estados-membros usarem ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o qual financia os Planos de Recuperação e Resiliência nacionais.

Para o futuro, “temos de nos manter vigilantes e estar preparados para ajustar a nossa resposta a todo o momento”, avisou Le Maire.

Em relação à Rússia, o ministro das Finanças francês disse que todos os os ministros das Finanças comprometeram-se a aplicar o quarto pacote de sanções o mais rapidamente possível. “A Rússia tornou-se no país mais sancionado do mundo“, acrescentou Dombrovskis mais tarde. E ainda poderá ser mais: “Em relação a sanções, todas as opções mantêm-se em cima da mesa“, garantiu Le Maire.

Neste ECOFIN também foi discutido o mecanismo de ajustamento do carbono nas fronteiras, com os ministros a chegar a um acordo para equalizar os preços do carbono pagos por produtos importados extra-UE e por produtos europeus, de forma a aumentar a fixação do preço do carbono a nível mundial.

Já o acordo sobre o IRC mínimo ainda vai precisar de mais três semanas de negociações, segundo Le Maire. Mas houve uma concessão: o prazo de implementação foi alargado para aceder às preocupações de um “pequeno grupo de países”, disse, sem referir os Estados-membros em causa. São conhecidas as reticências de países como a Irlanda ou a Hungria relativamente a este acordo fechado ao nível da OCDE.

https://eco.sapo.pt/2022/03/15/russia-pode-entrar-em-default-nas-proximas-semanas-diz-leao/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7375/-4452
Re: Notícias da Rússia
« Responder #96 em: Março 17, 2022, 01:00:24 pm »
Uma bomba "atómica" sobre a economia Russa:

Putin corre atrás de 60 empresas que saíram do país para as nacionalizar. Conheça a lista

São muitas e são grandes as empresas que o Presidente russo Vladimir Putin procura para nacionalizar os seus ativos. A lista do Kremlin é composta por 60 empresas que abandonaram a sua atividade na Rússia após a invasão da Ucrânia e que agora podem ver os seus ativos nacionalizados.

Estas 60 empresas terão, segundo o Kremlin, comprometido obrigações com “cidadãos, Estado e empreiteiros”, originando um prejuízo superior a seis mil milhões de rublos ao país e ao Governo de Putin.

O plano do Governo russo propõe uma gestão externa dos ativos das empresas que abandonaram as operações no país por um prazo máximo de três meses, sendo que findo esse prazo, o ativo ou a empresa, se for uma subsidiária, poderá ser vendida a um novo proprietário que teria que manter pelo menos dois terços da força de trabalho e continuar a explorar o ativo por um período mínimo de um ano.

“É necessário… introduzir administradores externos e em seguida transferir as empresas em questão àqueles que realmente querem trabalhar”, disse Putin, sublinhando que existem instrumentos legais e de mercado suficientes para isso.

O Presidente russo sublinhou ainda que “com aqueles que estão a planear fechar as suas instalações de produção, precisamos de agir decisivamente… Não devemos permitir que eles prejudiquem os fornecedores locais russos”.

Eis a lista de 60 empresas apontadas pelo Kremlin para a nacionalização dos seus ativos:

Setor automóvel:
Ford
BMW
VAG
Mercedes-Benz
Peugeot
Renault
Citroen
Volvo
Jaguar
Land Rover
Mitshubisi
Honda
Mazda
Toyota
Lexus
General Motors
Scania
Suzuki

Tecnológicas:
Nokia
Siemens
Ericsson
Apple
Intel
AMD
TSMC
HP
Lenovo
IBM
Microsoft

Produtoras:
Walt Disney
Warner Bros
Sony
Paramount
Universal Pictures
Megogo

Retalho:
Nike
H&M
Lego
JYSK
Diageo
Ikea
McDonald´s

Transportadoras:
UPS
Fedex
DHL

Serviços:
Adobe
Spotify
Value
Uber

Petrolíferas:
Shell

Se realmente avançar, está lançado o plano de sovietização da Rússia, com enormes perdas e retrocessos para os Russos!
Será por isso que os milionários Russos estão neste momento a fugirem da Rússia!?!?!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12773
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da Rússia
« Responder #97 em: Março 17, 2022, 08:28:10 pm »
Poderá acontecer o mesmo quando se tentar retirar empresas da China?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7375/-4452
Re: Notícias da Rússia
« Responder #98 em: Março 18, 2022, 10:35:01 am »
Poderá acontecer o mesmo quando se tentar retirar empresas da China?

Pode acontecer, aliás os EUA já estavam focados na China, quando foram novamente chamados à Europa!

Mas a Escala é muitíssimo maior!
A dependência do ocidente da China esteve bem patente na pandemia, nem máscaras produzíamos em quantidade! Finalmente parece que o ocidente já percebeu que desindustrializar-se só para ser mais verde..... é um tremendo erro, ainda por cima a China não está aqui ao lado.

Mas esta fraqueza ocidental (dependência do que produz a China), também é uma fraqueza da China! Não é por acaso que a China não hostiliza o ocidente na invasão da Ucrânia pela Rússia. Só os EUA e a UE representam mais de 30% das exportações chinesas..... a Rússia pesa pouco mais de 2%, são trocos!!!!!
Além disso a China também depende muito da importação das matérias-primas, alimentos, petróleo, produtos minerais........

Mas o maior problema é mesmo o facto de grande parte do poder industrial do mundo estar na China! Vejam bem tudo aquilo que compram e relacionado com tecnologia, e vejam bem onde é produzido, independentemente da marca do produto!!!!!!

Comparativamente com a China, por exemplo, a Rússia é um pobrezito que apenas tem petróleo, gás e armas...........
Podemos colocar neste patamar, a China, que tem uma população gigantesca, tem uma riqueza per capita quase igual a Portugal!!!!!!! Quando eu nasci na década de 70, eram um país do 3º mundo!!!! Morriam à fome aos milhões!!!!!!

Para fazerem caír a China, primeiro têem de puxar toda a indústria que puderem para o nosso lado (lá se vai o consumo de energia) e depois sim pode ser asfixiada economicamente!

Em relação à Rússia já foi feito um estudo, se os bananas do alemães cortassem já o gás e petróleo Russo (e deixassem de financiar o esforço de guerra do anormal), na pior das hipóteses a economia Alemã vai caír 1 a 3%!!!!! Como a economia alemã iria crescer 3,5%, não é um dilema por aí além!!!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21032
  • Recebeu: 2507 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da Rússia
« Responder #99 em: Março 20, 2022, 06:44:17 pm »
França e Austrália endurecem sanções contra a Rússia no âmbito da guerra na Ucrânia


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21032
  • Recebeu: 2507 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da Rússia
« Responder #100 em: Março 24, 2022, 05:00:02 pm »
Novas sanções contra a Rússia anunciadas no G7


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21032
  • Recebeu: 2507 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da Rússia
« Responder #101 em: Março 24, 2022, 08:42:41 pm »
Bolsa de Moscovo reabriu a meio gás


 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4532
Re: Notícias da Rússia
« Responder #102 em: Março 27, 2022, 05:03:07 pm »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2426 vez(es)
  • Enviou: 1397 vez(es)
  • +7375/-4452
Re: Notícias da Rússia
« Responder #103 em: Abril 05, 2022, 10:53:06 am »
Russian economy facing COLLAPSE with mega-recession this year to cripple Putin

RUSSIA is heading for a major recession this year, with the economy to contract by as much as 12 percent, Western officials believe.

https://www.express.co.uk/news/politics/1591063/Russian-economy-latest-recession-Ruble-to-dollar-exchange-Vladimir-Putin-Ukraine-war
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21032
  • Recebeu: 2507 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias da Rússia
« Responder #104 em: Abril 13, 2022, 12:22:17 pm »
Escassez de açúcar na Rússia e inflação galopante