Governo prepara inauguração de reservas de gás natural

  • 0 Respostas
  • 1729 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Governo prepara inauguração de reservas de gás natural
« em: Março 27, 2006, 09:13:51 pm »
Citar
Governo prepara inauguração de reservas de gás natural  

O projecto de 100 milhões de euros que visa a construção da primeira reserva de gás natural em Portugal, no Carriço, está praticamente concluído. Propriedade da Transgás, empresa controlada pela Galp Energia, a estrutura deverá passar em breve para as mãos da Rede Eléctrica Nacional. Em declarações ao «Diário de Notícias», o presidente da REN, José Penedos, admitiu que o processo de transferência deverá estar concluído no final deste mês, antes da assembleia geral da Galp, que decorrerá dia 31.

As reservas pretendem garantir o abastecimento aos consumidores durante 20 dias em caso de corte ou falha do fornecimento externo ao país. A estrutura dista cerca de 30 quilómetros do gasoduto principal, ligando-se através de um ramal com esse comprimento. Localizadas no Carriço, perto de Pombal, numa propriedade com cerca de 45 hectares, as reservas utilizam cavernas antigas de sal gema, ficando o gás armazenado à profundidade de 1000 metros.

Estão já prontas duas destas cavernas, existindo mais duas em preparação para entrarem em funcionamento em 2007 e 2008. As quatro cavernas permitem um armazenamento de 160 milhões de metros cúbicos de gás, mas poderão ser construídas ainda mais cinco, em função das necessidades do país. O projecto emprega 20 pessoas e compreende ainda uma estação de superfícies que realiza as operações físicas de movimentação do gás natural de e para o gasoduto, avança o «Diário de Notícias».  


de:
http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=3691

  Vá lá...ao menos as nossas reservas estratégicas de gás estão efectivamente em Portugal...já o mesmo não se pode dizer pelas de petróleo, que o ministro sub-contratou à Alemanha para realizar isso por nós!! Deveriamos era ter visto a opção Suíça...risco zero ehehe, mas os alemães também são calmos e bons rapazes..não se metem com outros.. :lol: