U209PN

  • 3314 Respostas
  • 782191 Visualizações
*

zé do bone

  • 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #210 em: Março 21, 2008, 09:04:09 am »
Agradecia que alguém mais elucidado neste assunto, me esclarecesse porque é que anda tudo eriçado com a escolha dos nomes... :?: ) é que eles chegam.... :?
É fácil ser idealista quando se tem os bolsos cheios. Com eles vazios, a conversa já é outra...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #211 em: Março 21, 2008, 11:08:06 am »
Meu caro Zé do Boné,

Não sei se sabe mas existem várias tradições navais e todas elas bem vincadas na mente dos militares e ex-militares da Armada.

Temos várias, muitas mesmo, poderia enumerar algumas. Talvez um dia ganhe paciência e faça um tópico somente dedicado a essa temática. Mas, vamos somente abordar a tradição naval que diz respeito aos nomes dos submersíveis e submarinos da nossa Armada.

Os submersíveis e submarinos portugueses sempre tiveram nomes de animais marinhos!!! Não estou a ver razão nenhuma para essa tradição naval ser quebrada. E a ser quebrada porque não se atribui nomes de pessoas que tanto contribuíram para que nós tivéssemos submersíveis em 1913/14. Sim, os nomes de Fontes Pereira de Melo e de Magalhães Correia.
Mas não Tridente e Arpão são lindos!!! :roll:

No que diz respeito aos submarinos propriamente ditos, o Tridente está bastante desenvolvido, aliás já está com todas as secções soldadas e quase pronto a ir para a água e o Arpão para lá caminha.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

zé do bone

  • 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #212 em: Março 21, 2008, 11:20:37 am »
Caro SSK
Agradecido pelo esclarecimento. Posto da forma como colocou, já percebo a razão de todo este "barulho".
Mas já agora permita-me uma pertinência, com todo o devido respeito.
Se não se quebrarem tradições, não se evolui. Como já disse, compreendo perfeitamente a razão para se querer continuar a dar nomes de animais marinhos aos submarinos. Mas sendo estes submarinos, um evoluir da nossa condição como nação utilizadora dessa arma, e porque não passar a dar-lhe o nome de armas navais, ou armas conotadas com o mar ??? Existem vários exemplos por esse mundo fora, por exemplo, os porta-aviões americanos que deixaram de utilizar o nome de batalhas famosas americanas, para passar a utilizar o nome de presidentes americanos.
Talvez não seja descabido de todo dar o nome de Arpão e Tridente aos nosso submarinos, se colocarmos as coisas desta forma, não ???
Apenas a minha sincera opinião...
É fácil ser idealista quando se tem os bolsos cheios. Com eles vazios, a conversa já é outra...
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #213 em: Março 21, 2008, 12:19:31 pm »
Todas as opiniões são válidas como é óbvio...

Só não entendo então porque é que os patrulhões voltam ao nomes de cidades, será regredir???

Com a grande dificuldade, que foi e continua a ser, a de justificar os submarinos à sociedade civil e alguma militar portuguesa, julgo ter sido a opção a de mudar para nomes de duas personagens históricas como foram estas duas que indiquei.
Eles mostraram na altura, projectos de construção e também a formulação de uma marinha com submarinos! Coisa que nenhum dos militares de hoje conseguíram fazê-lo! Será que os de hoje são menos competentes e sabedores de para que serve a arma submarina? Bastará pegar nos "catrapázios" da história e ver o que eles contribuíram ao longo dos anos na resolução de conflitos.

Já me esquecia que a história é quase um bicho tão grande como a matemática nos dias que correm!!!...  :?

Pegando no nome destes senhores poderíamos estar a mostrar a toda a sociedade, de novo, que de facto os submarinos são necessários! E, provavelmente muito mais hoje do que à quase um século atrás!
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

zé do bone

  • 80
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #214 em: Março 21, 2008, 12:34:19 pm »
Citação de: "SSK"
...Só não entendo então porque é que os patrulhões voltam ao nomes de cidades, será regredir???...


Como em tudo nesta vida, há sempre diferentes pontos de vista, e "cada cabeça, sua sentença"...
Nas chefias militares é a mesma coisa... os governos também o são.
Muito provávelmente (e hipotéticamente), se a pessoa/entidade que decidiu dar esses nomes aos submarinos (repare que eu disse pessoa/entidade, e não CEMA :wink: ) fosse outra, talvez os nomes fossem outros, também...
É fácil ser idealista quando se tem os bolsos cheios. Com eles vazios, a conversa já é outra...
 

*

Ricardo

  • Perito
  • **
  • 359
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #215 em: Abril 02, 2008, 03:58:04 pm »
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #216 em: Abril 04, 2008, 11:52:00 pm »
Ricardo,
este ultimo post foi 5 estrelas, gostei mesmo.
Atentamente
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #217 em: Abril 05, 2008, 12:17:13 am »
Citação de: "»»Submarinista»»"
Ricardo,
este ultimo post foi 5 estrelas, gostei mesmo.


Tá giro, mais cheio de erros!!!...

O que também é normal, visto haver muita informação que é confidencial e claro que os valores são à zona...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #218 em: Abril 05, 2008, 01:03:01 am »
Realmente eu reparei que tem vários erros, mas o que gostei no fundo foi a animação que fizeram para comparar as duas classes de submarinos, não vamos entrar em promenores né!! :lol:
Atentamente
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #219 em: Abril 05, 2008, 01:06:31 am »
Se eu disser que o Delfim deu 19.2 knots, alguem acredita ou nem por isso?  :P
Atentamente
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #220 em: Abril 05, 2008, 11:27:38 am »
Citação de: "»»Submarinista»»"
Se eu disser que o Delfim deu 19.2 knots, alguem acredita ou nem por isso?  :wink:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18314
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 5975 vez(es)
  • +7171/-9546
(sem assunto)
« Responder #221 em: Abril 05, 2008, 11:32:24 am »
Citação de: "Ricardo"

http://static.publico.clix.pt/homepage/ ... s36fla.swf


não consigo aceder a este ficheiro, dá-me erro....
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #222 em: Abril 05, 2008, 02:26:50 pm »
Citação de: "SSK"
Citação de: "»»Submarinista»»"
Se eu disser que o Delfim deu 19.2 knots, alguem acredita ou nem por isso?  :wink:


Vamos lá então matar essa curiosidade!  :P
Foi durante o ultimo JMC (e quando digo ultimo, foi mesmo o ultimo que houve) no Norte de Inglaterra, no transito para Edimburgo, num canal que agora não me recordo o nome, onde o Delfim e á superficie na sua velocidade maxima de 10 nós (nunca vi dar mais de 10 nós á superficie, embora o pessoal diga que dava 13 nós) com uma corrente a favor de 9.2 nós.
O Cmdte na altura (Gouveia e Melo) fez questão de ficar registado no diário de navegação.
A data não me recordo bem, mas penso ter sido em 1997, se conseguir faça uma busca nos diarios de navegação do Delfim e pode confirmar isto.
« Última modificação: Abril 05, 2008, 02:52:03 pm por »»Submarinista»» »
Atentamente
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3002 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1351/-3467
(sem assunto)
« Responder #223 em: Abril 05, 2008, 02:26:56 pm »
Já deves ter visto esta animação P44. É um comparativo entre os dois modelos de sub.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18314
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 5975 vez(es)
  • +7171/-9546
(sem assunto)
« Responder #224 em: Abril 06, 2008, 11:30:57 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Já deves ter visto esta animação P44. É um comparativo entre os dois modelos de sub.


não, não vi...alguém me consegue arranjar?

Obrigado.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas