Banco Central Europeu - BCE

  • 46 Respostas
  • 5646 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Banco Central Europeu - BCE
« em: Julho 19, 2022, 12:00:05 pm »
Banco Central Europeu poderá aumentar taxas de juro em 50 pontos base

A indicação inicial apontava para uma subida de 25 pontos base, mas fontes próximas do processo indicam que a autoridade monetária estará agora a considerar um aumento mais agressivo.



Na reunião desta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) poderá aumentar as taxas de juro no dobro em relação ao inicialmente esperado, avançam a Bloomberg e a Reuters, citando fontes próximas do processo. A justificação prende-se com o agravar da inflação, que em junho bateu os 8,6% nos países da Zona Euro, acima do estimado pelos analistas.

A 9 de junho, o BCE anunciou o fim da compra líquida de dívida dos países e a intenção de subir as taxas diretoras em 25 pontos base na reunião de julho, marcada para daqui a dois dias, de forma a conter a escalada dos preços. "O Conselho está pronto para ajustar todos os seus instrumentos, incorporando a flexibilidade, para garantir que a inflação estabilize na meta dos 2% a médio prazo", indicava o comunicado a justificar o primeiro aumento das taxas em mais de uma década.

Mais tarde, num discurso a 28 de junho no Fórum do BCE em Sintra, Christine Lagarde não descartava a hipótese de a subida vir a ser mais agressiva. "Vamos continuar este caminho de normalização – e iremos tão longe quanto necessário", indicava a líder da autoridade monetária. Desta forma, e tendo em conta o agravamento da subida dos preços, o aumento de 50 pontos, que era esperado só para setembro, poderá avançar já.

A Bloomberg indica que a proposta oficial para um aumento em 50 pontos base será apresentada pelo economista-chefe Philip Lane, contudo não é certo que a sugestão obtenha o apoio necessário para avançar.

A Reuters indica ainda que os decisores vão também concentrar-se num acordo para apoiar países endividados no mercado das obrigações, caso cumpram as regras da Comissão Europeia em relação a reformas e disciplina orçamental.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/banco-central-europeu-podera-aumentar-taxas-de-juro-em-50-pontos-base

Entretanto o BCE ainda estuda um novo mecanismo para compra de dívida dos países da zona Euro que estejam mais aflitos, uma vez que o mesmo deixou de comprar dívida soberana. Em vez de utilizar o mecanismo de compra de dívida soberana criado por Mario Draghi, em que na prática o BCE é obrigado a comprar dívida de todos os países, estejam eles mais endividados ou não, querem criar um mecanismo novo que compre apenas dívidas dos aflitos!!!!!

Mas o parto do novo mecanismo é demorado, talvez por tratar-se de uma advogada (Lagarde), habituada ao arrastar dos problemas, mas que no caso de finanças, uma indecisão pode arrastar novamente países para a desgraça!!!!

A senhora em tempos acusou os gregos de não pagarem impostos e de com isso viverem acima das possibilidades ..... para depois se descobrir que quando trabalhava nas Nações Unidas, para além de ter um salário superior ao do Presidente dos States....... também não pagava impostos  :mrgreen:

Voltando à notícia, o BCE hesita entre subir as taxas de juros de acordo com o que já tinha referido no passado e que nos deixa com as taxas de juro de cedência de liquidez do BCE em pelo menos 2% em finais de 2023 e a subida ainda mais agressiva das taxas de juro, como fez a FED, para combater mais agressivamente a inflação!!!!

Quem tem empréstimos, cuidado que os tempos vão ser apertados, mas não se desfaçam das poupanças para pagar uma parte da dívida, só o devem fazer se com isso liquidarem a dívida toda, caso contrário ainda vão ter a desagradável surpresa de que com a subida das taxas do juro, afinal passam a pagar a mesma prestação do empréstimo, mas já ficaram sem as poupanças!!!!
« Última modificação: Julho 19, 2022, 12:05:02 pm por Viajante »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1326
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 2177 vez(es)
  • +674/-119
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #1 em: Julho 21, 2022, 12:54:05 pm »
Lá se vai o dinheiro da promoção...  ::)
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #2 em: Julho 21, 2022, 03:44:33 pm »
BCE sobe taxa de juro em 0,5 pontos percentuais. É o primeiro aumento em mais de uma década e o maior em 22 anos



 Decisão anunciada esta quinta-feira fica acima do sinalizado Christine Lagarde no final de junho. O objetivo é travar a inflação, que está em máximos históricos na zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira um aumento de 0,5 pontos percentuais na sua taxa diretora. Esta subida, a primeira em mais de um década, ficou acima do que tinha sido sinalizado pela sua presidente, Christine Lagarde, no Fórum da instituição, realizado em Sintra, no final de junho.

Mais ainda, é preciso recuar 22 anos, ao mandato de Wim Duisenberg, para encontrar uma subida tão pronunciada.

O BCE anunciou ainda um aumento também de 0,5 pontos percentuais nas suas outras taxas de juro de referência, como o instrumento da facilidade de depósitos, que estava em território negativo, e passa a estar em zero. Ao mesmo tempo anunciou a aprovação do mecanismo anti-fragamentação, que visa defender os países do euro que sofram maiores subidas nas suas taxas de juro soberanas.

Em comunicado, o Conselho do BCE justifica a decisão de um aumento dos juros superior ao que tinha sido sinalizado com "uma avaliação atualizada dos riscos de inflação" e "o apoio reforçado" fornecido pelo mecanismo anti-fragmentação para "efetiva transmissão da política monetária".

O comunicado antecipa ainda novos aumentos dos juros nas próximas reuniões do BCE: "Nas próximas reuniões do Conselho, será apropriada uma normalização adicional das taxas de juro", lê-se no documento. E salienta que a abordagem às decisões sobre taxa de juro "será feita reunião a reunião", "continuando a estar dependente dos dados" que forem ficando disponíveis.

Sobre o mecanismo anti-fragmentação, o comunicado vinca que o Conselho do BCE considerou que o seu estabelecimento "é necessário para apoiar a transmissão efetiva da política monetária". Em particular, à medida que prossegue a normalização da política monetária, o mecanismo "irá garantir uma transmissão suave dessa política a todos os países da área do euro".

E vinca que este mecanismo "pode ser ativado para contrariar dinâmicas de mercado desordenadas e injustificadas, que coloquem uma séria ameaça à transmissão da política monetária a toda a área do euro".

A escala das compras de ativos ao abrigo deste programa "depende da severidade dos riscos" e "não estão restringidas ex-ante", frisa o comunicado. Ou seja, não há um teto pré-definido para a escala deste programa. Mais detalhes serão dados num comunicado a publicar ainda esta quinta-feira pelo BCE.

Este aumento dos juros superior ao que tinha sido sinalizado por Lagarde já tinha começado a ser antecipado como possível pelos mercados financeiros, dada a depreciação do euro, que está quase na paridade com o dólar norte-americano.

É que a depreciação da moeda única significa mais inflação importada, porque os preços dos bens e serviços importados - nomeadamente produtos energéticos e matérias-primas que são habitualmente expressos em dólares nos mercados internacionais - ficam mais caros quando expressos em euros. Ou seja, pressiona ainda mais em alta a inflação na zona euro.

A inflação é, precisamente, a razão que leva o BCE a avançar com esta subida dos juros. A escalada dos preços continua sem dar tréguas na zona euro, com a taxa de inflação e atingir os 8,6% em junho em termos homólogos. É um máximo desde a criação do euro e está muito acima da fasquia dos 2%, que é a referência para o BCE, que tem como mandato a estabilidade dos preços.

Este aumento dos juros foi mais um passo no endurecimento da política monetária do BCE, que começou por pôr um ponto final nos programas de compra de dívida. Em março terminou o programa de emergência criado por causa da crise pandémica, e no início deste mês de julho chegou ao fim o programa mais antigo, criado quando Mario Draghi ainda liderava a instituição.

Ate ao final do ano, são esperados novos aumentos da taxa diretora do BCE, que continua muito aquém da taxa diretora da Reserva Federal dos Estados Unidos (FED). A FED já avançou com três aumentos dos juros este ano, que colocaram esta taxa no atual intervalo entre 1,5% e 1,75%.

Um diferencial face à zona euro que tem alimentado a depreciação do euro face ao dólar, e que o BCE procura travar.

Contudo, o BCE trilha um caminho muito estreito, para manter o equilíbrio entre o combate à inflação e evitar a fragmentação da zona euro. É que num contexto em que as projeções apontam para um forte abrandamento da economia europeia, as taxas de juro de mercado estão a subir há meses.

Uma evolução sentida nas taxas Euribor - que servem de indexante à esmagadora maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal -, agravando as prestações dos empréstimos de famílias e empresas.

Mas, também nas taxas de juro da dívida soberana, agravando o custo de financiamento dos países e a fatura com o serviço da dívida pública. Uma situação que afeta, em particular, os países mais endividados do euro, como Portugal ou a Itália.

Ora, tudo isto acontece quando a Itália vive um momento complicado, dada a demissão do Governo de Mario Draghi, situação que pode agravar ainda mais os juros da dívida daquele país.

É por isso aguardada com expetativa a conferência de imprensa de Lagarde, agendada para a tarde desta quinta-feira, nomeadamente no que toca a maiores explicações sobre o mecanismo anti-fragmentação. E que visa precisamente defender os países que possam sofrer maiores agravamentos na taxa de juro da sua dívida soberana, para evitar uma nova crise da dívida na zona euro.

O BCE também já anunciou que vai usar de forma flexível os reinvestimentos dos programas de compra de dívida que chegaram ao fim, visando também defender os países que sofram maiores agravamentos dos juros soberanos. No comunicado publicado pelo Conselho, é referido que esta flexibilidade nos reinvestimentos "continua a ser a primeira linha de defesa para contrariar riscos" à transmissão da política monetária na zona euro.

https://expresso.pt/economia/2022-07-21-BCE-sobe-taxa-de-juro-em-05-pontos-percentuais.-E-o-primeiro-aumento-em-mais-de-uma-decada-e-o-maior-em-22-anos-b30dcb50

O aumento esperado era de 0,25%, mas de facto já se falava recentemente num aumento de 0,50%.
Para os endividados são más notícias. Espero que a Lagarde informe já hoje, sobre o novo programa para resolver o aumento das taxas de juro aos países com taxas de juro da dívida soberana mais alta, uma vez que o BCE acabou com o programa de compra de dívida dos países!

Se esse veículo não for explicado, de preferência hoje, os países mais vulneráveis, vão ver as suas taxas de juro a disparar!!!!!!

Parece que já foi aprovado o mecanismo de apoio aos "endividados":

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/ferramenta-anticrise-aprovada-pelo-bce-volume-de-compras-de-divida-depende-da-gravidade-dos-riscos
« Última modificação: Julho 21, 2022, 03:52:57 pm por Viajante »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #3 em: Julho 21, 2022, 05:03:46 pm »
So it begins

 :(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1326
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 2177 vez(es)
  • +674/-119
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #4 em: Julho 21, 2022, 07:37:54 pm »
Para quem quiser acompanhar ao dia deixo ligação.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #5 em: Julho 21, 2022, 07:56:21 pm »
Para quem quiser acompanhar ao dia deixo ligação.

Essas taxas Euribor, são as taxas aplicadas aos particulares e empresas, quando os Bancos emprestam dinheiro. Normalmente aplica-se a taxa Euribor a 12 meses.

Mas a taxa que vai subir 0,50% é esta e que é utilizada pelo BCE para emprestar dinheiro aos bancos: https://bpstat.bportugal.pt/serie/12504589

A Euribor segue sempre a tendência da taxa de referência do BCE (0% neste momento e em breve de 0,5%) mais a tendência esperada para esta mesma taxa!

Atenção a quem tem empréstimos de longo prazo, quando a euribor passar os 2% a 12 meses, na prática significa que as prestações dobram de valor!!!!!!!!!!
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1326
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 2177 vez(es)
  • +674/-119
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #6 em: Julho 21, 2022, 09:19:36 pm »
Só taxas e taxinhas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #7 em: Julho 21, 2022, 11:08:57 pm »
Só taxas e taxinhas.

É fácil, a taxa do BCE só se aplica quando um banco qualquer da UE pede dinheiro emprestado que até agora pagava 0% de juros (os particulares e estados não podem recorrer ao BCE, só os bancos legalmente constituídos).

A Euribor é a taxa que depois os bancos aplicam quando emprestam a particulares, instituições públicas, empresas.......
No fundo a Euribor é uma taxa elaborada pelo mercado (pode ser manipulada e já o foi e continuará) e que muda todos os dias com a percepção que o mercado (imperfeito) tem de qual vai ser a taxa de juro do BCE.

Ora, como sabemos que a taxa de juro do BCE vai subir no mínimo até 2023, para combater a inflação, a Euribor vai andar sempre mais alta, porque toda a gente sabe que as taxas vão subir!!!!!

Mas há mais, já não chegava os bancos irem ao BCE pedirem dinheiro a 0% (vai passar a 0,50%) e emprestarem a mais de 1,1% neste momento + o spread (margem de lucro).

Infelizmente e para mal dos nossos pecados, resta subir os juros para combater a inflação, porque o BCE (e não só) despejaram dinheiro de borla na economia como se não houvesse um amanhã!!!!

Veja como foi a evolução da M1 (dinheiro colocado a circular pelo BCE nos últimos 20 anos).

https://tradingeconomics.com/euro-area/money-supply-m1

Coloque o gráfico em 25y (25 anos) e vê que a quantidade de euros a circular multiplicou por 6 em 20 anos!!!!!!!!

Algum dia a situação tinha de ser revertida, caso contrário você iria ver fuga de capitais para os países com taxas de juro mais altas (UK e EUA fundamentalmente).
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #8 em: Julho 23, 2022, 10:59:39 pm »
Taxas do BCE vão subir o que for necessário até que inflação caia para 2%

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas-de-juro/detalhe/taxas-do-bce-vao-subir-o-que-for-necessario-ate-que-inflacao-caia-para-2

Estamos bem tramados! Volta Draghi, deixa a Itália e vai lá dar uma ajuda à senhora advogada a gerir o Euro!!!!!
As palavras da Lagarde significam o quê? Que os juros podem chegar a 3, 4, 5, 6% o que for necessário!?

Pelas minhas contas, basta chegar a 3% e o sul da Europa afunda como fez à 12 anos atrás!!! É fazer as contas como dizia o outro!!!!! Não é só o estado que está endividado!?!?!?!?!
« Última modificação: Julho 23, 2022, 11:48:14 pm por Viajante »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +794/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #9 em: Julho 23, 2022, 11:22:48 pm »
E os PPR e Certificados de Aforro vão dar mais?  :mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #10 em: Julho 23, 2022, 11:57:48 pm »
E os PPR e Certificados de Aforro vão dar mais?  :mrgreen:

Claro que sim :)
As taxas dos certificados (aforro, tesouro......) estão indexadas à Euribor, que anda sempre mais adiantada do que a taxa do BCE para ceder liquidez!!!!

https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/taxa-de-juro-anual/

Resumindo, quem deve dinheiro está lixado, porque vai pagar mais dinheiro pelos empréstimos, quem tem muito dinheiro vai passar a ter melhor rentabilidade praticamente sem risco nenhum (tem sempre algum risco, porque há iluminados de esquerda que queriam que Portugal fizesse como a Grécia e não pagasse parte da dívida.... isto é muito bonito de se dizer, mas significa que quem empresta dinheiro ao Estado pode perder dinheiro!!!!!!).

Os Certificados de Aforro já vão quase em 1% ao ano, mas não pense que é muito..... a inflação já vai quase em 10%, quer dizer que perde 8 ou 9% este ano!!!!!!  :mrgreen:

Se a inflação fosse de 2% e os juros de 3%, aí sim, agora isto só significa que estão a retirar dinheiro do mercado, valorizar o Euro e estancar a fuga de capitais para os states e UK, pq têem taxas de juro muito mais elevadas.
O problema é a que custo querem controlar a inflação! Querem acabar com os endividados?
« Última modificação: Julho 24, 2022, 12:37:01 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #11 em: Outubro 26, 2022, 10:37:05 am »
Nova subida das taxas de juro, decidida hoje mesmo e que poderá ser novamente de mais 0,75%, o que coloca a taxa de cedência de liquidez do BCE em 2%.

E em Novembro é provável que as taxas de juro subam ainda mais (talvez 0,5%).

https://www.publico.pt/2022/10/26/economia/noticia/bce-esquece-recessao-prepara-novo-salto-juros-2025348

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/diretor-do-grupo-mirabaud-bce-tera-de-parar-de-subir-juros-com-recessao-alema

https://executivedigest.sapo.pt/reuniao-do-bce-aumento-de-75-pontos-base-e-amplamente-antecipado-pelos-mercados-e-nao-deve-ser-uma-surpresa/?doing_wp_cron=1666776696.2008039951324462890625

A única boa notícia, como refere o gestor da Mirabaud, é que as taxas de juro não podem subir mais a partir do momento que a Alemanha entre em recessão, o que está para acontecer a qualquer momento. Se de facto ocorrer, o BCE vai deixar de combater a inflação, porque a subida das taxas de juro prejudicam a economia muito severamente (financiamento e re-financiamento das empresas e dos particulares).

Enquanto isso a FED já anunciou que irá subir os juros até aos 4,5%!!!! Espero que a jurista que acordou tarde para o problema da inflação, não siga os americanos, ou vamos todos penar com taxas de juro de 4,5%!!!!!!!!
« Última modificação: Outubro 26, 2022, 10:43:42 am por Viajante »
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8597
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #12 em: Outubro 26, 2022, 03:55:53 pm »
BCE pode aumentar taxas de juro em mais 50 pontos-base em dezembro
https://executivedigest.sapo.pt/bce-pode-aumentar-taxas-de-juro-em-mais-50-pontos-base-em-dezembro/
Citar
O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se esta quinta-feira para discutir um novo aumento das taxas de juro, parte da estratégia no combate à inflação galopante. Os economistas concordam que há uma grande possibilidade de um aumento de 75 pontos-base por parte do BCE, mas e adiante?

De acordo com Francis Villeory de Gallhau, chefe do banco central francês e membro do BCE, a na próxima reunião marcada para 15 de dezembro pode assistir-se a uma nova subida de 50 pontos-base, terminando o ano com uma taxa de 2%. Quem partilha da mesma opinião é o Economista-Chefe do BCE, Philip Lane, que apontou que a taxa neutra estava ligeiramente acima dos 2%.

“No entanto, há uma forte expectativa de que o BCE irá abrandar o ritmo das subidas de taxas após a reunião de hoje, indo para uma subida de 50 pb em Dezembro e de 25 pb nas 2 reuniões subsequentes”, dizem os analistas da XTB em análise aos cenários da reunião do BCE.

De acordo com a XTB, houve alguns rumores sobre o potencial lançamento de um aperto quantitativo (QT), um processo pelo qual um banco central reduz a sua propriedade de ativos financeiros, no entanto, “é provável que o QT continue a ser um tópico de discussão e não uma linha de ação por enquanto”.

“A Presidente do BCE disse no mês passado que o QT começará no momento em que o banco achar que é o mais certo, mas também disse que começará depois de as taxas atingirem um nível neutro de aumento, e nós ainda não chegámos lá”, explicou a XTB, sublinhando que ainda é incerto se o BCE decidirá reduzir o seu balanço através de vendas ativas de títulos ou simplesmente não reinvestir títulos vencidos.
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8597
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #13 em: Outubro 26, 2022, 03:58:38 pm »
Viajante
Citar
Enquanto isso a FED já anunciou que irá subir os juros até aos 4,5%!!!! Espero que a jurista que acordou tarde para o problema da inflação, não siga os americanos, ou vamos todos penar com taxas de juro de 4,5%!!!!!!!!

Não creio que essas taxas de juro de 4,8% venha a ser uma realidade na Europa, pois se tal vier a acontecer, será o fim para milhares de famílias.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Banco Central Europeu - BCE
« Responder #14 em: Outubro 26, 2022, 09:34:18 pm »
Viajante
Citar
Enquanto isso a FED já anunciou que irá subir os juros até aos 4,5%!!!! Espero que a jurista que acordou tarde para o problema da inflação, não siga os americanos, ou vamos todos penar com taxas de juro de 4,5%!!!!!!!!

Não creio que essas taxas de juro de 4,8% venha a ser uma realidade na Europa, pois se tal vier a acontecer, será o fim para milhares de famílias.

Referi 4,5%. a FED já disse que os juros vão chegar a 4,5% em 2023. O BCE está a tentar acompanhar as subidas e é quase certo que vão subir hoje para 2% e em finais de Novembro ou Dezembro, vão subir mais 0,5% (estimativas).

Uma coisa é certa, a taxa de juro decretada pelo BCE vai ficar entre 2,5% e 4,5% e só para, não por temores em relação aos endividados, mas porque a subida dos juros coloca as economias em recessão!!!!! E aí a Alemanha intervém (já estará a entrar em recessão!!!!!)

Por outro lado o BCE tem um enorme problema de liquidez na economia que tem de resolver!!!!!!