O novo Aeroporto de Lisboa

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #60 em: Fevereiro 04, 2022, 07:54:57 am »
Pois, haver até há, não convém é mostrá-los pois há alguns com quase duas decadas e, que dizem que esta opção é de descartar devidos aos passarinhos, a area para as infraestruturas e dimensões da pista principal, não permitir que os planos de expansão sejam de modo a que o volume de pax possa aumentar significativamente, logo, nunca sendo este aeroporto capaz de processar o numero de pax superior ao que em 2019 foi processado pelo actual aeroporto de Lisboa.

Apesar disso, estes srs do PODER, já tem tudo planeado para que o erário público seja penalizado em mais de 2.000 milhões, não só para as obras mas e principalmente para ajudar as empresas dos amigos e também meter uns cobrezitos, nos próprios bolsos, aumento de capacidade de trafego aéreo, esse, ficará para quando se construir um terceiro aeroporto de LISBOA.  :bang: :bang: :bang:

https://eco.sapo.pt/2022/01/24/especialistas-desafiam-governo-e-vinci-a-mostrarem-documentos-sobre-o-novo-aeroporto-do-montijo/

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 04, 2022, 07:56:58 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #61 em: Fevereiro 15, 2022, 06:23:28 pm »

Brevemente num aeroporto perto de si.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #64 em: Junho 14, 2022, 07:37:30 pm »
Revelador da competência e proatividade demonstrada, durante mais de uma decada, pelos vários actores politicos, empresariais, economicos e não só,com responsabilidades nesta matéria.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2015997/este-ano-recusar-voos-ainda-nao-diz-pedro-nuno-santos

Abraços
« Última modificação: Junho 14, 2022, 07:42:29 pm por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #65 em: Junho 18, 2022, 09:29:07 am »
Já agora espero que não baptizem o novo aeroporto com o nome de mais um jogador de futebol. :N-icon-Axe:

Porque raio estes iluminados da trampa destes politicozecos de pacotilha, nunca usaram os nomes de Gago Coutinho e ou Sacadura Cabral, sempre foram duas figuras Nacionais com ligações à aviação ou será que não?
Pobrezinhos, não se lembraram, talvez desconheçam a nossa Historia.

Fica a ideia para quando, daqui a uns quinze anos estiver, se estiver, construído. :bang:

https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/novo-aeroporto-qual-e-a-pressa-14949374.html

Abraço
« Última modificação: Junho 18, 2022, 09:32:17 am por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #66 em: Junho 18, 2022, 09:53:15 am »
O objectivo é atrasar a construção do aeroporto novo o tempo suficiente para depois ser aceitável lhe dar o nome «António Costa». Está tudo planeado ao pormenor. :mrgreen:

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #67 em: Junho 18, 2022, 12:17:49 pm »
Quando não se sabe o que se passa dizem-se baboseiras destas.
Se fossem substituir os responsáveis teriam de começar pelo topo, pelo governo, sr ministro.
Então a culpa é só do SEF ?
Não será ante de mais da coordenação dos slots, juntamente com o facto de não ser um aeroporto coordenado sr ministro ?

Olhe, experimente fazer e depositar um plano de voo com horas ligeiramente diferentes as do slot aprovado, por exemplo para o aeroporto de Barajas, que vai ver o que acontece

Também pode aprender com eles os procedimentos que o dito aeroporto adopta quando um ou mais voos  intercontinentais tem ETA para bem  mais cedo/tarde que os STA.

Se os procedimentos forem os mesmos as enormes aglomerações de pax passam a nao ter os impactos actuais, pois haverá menor numero de pax/hora, em especial os pax de voos intercontinentais.
Estas situações de aglomeração tambem sao consequência de falta de Staff no SEF, responsabilidade do desgoverno; de falta de staff na TAP, equipa das transferências, responsabilidade da transportadora e do desgoverno; de falta de staff no AH da TAP, a GroundForce, responsabilidade da GF e do desgoverno;
e das infraestruturas do proprio aeroporto, causadas pela não execução dos investimentos de 650 milhões aprovados e nao executados, responsabilidade da Vinci, e do desgoverno.
Esta a ver as vezes que escrevi desgoverno??,
Sr ministro se o sr substituir o SEF se uma aglomeração das que refere acontecer prepare-se para um caos ainda maior e não a resolução das actuais situações de conflito.

Sr ministro às vezes é muito melhor estarmos calados e apenas botarmos faladura sobre o que sabemos pois caimos no ridiculo de estarmos a dizer asneiras.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2018007/nova-aglomeracao-no-aeroporto-levara-a-substituicao-de-responsaveis

Abraços
« Última modificação: Junho 18, 2022, 12:33:27 pm por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #68 em: Junho 23, 2022, 03:35:18 pm »
https://sicnoticias.pt/pais/novo-aeroporto-de-lisboa-em-alcochete-tem-futuro-a-longo-prazo/
(Ver o video)

Atenção ao homem da ordem dos engenheiros a comentar o novo projecto do aeroporto no Montijo com duas pistas lol.
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #69 em: Junho 30, 2022, 05:18:07 pm »
O aeroporto de Lisboa após o impacto da covid-19
A Avaliação Ambiental Estratégica permitirá a análise técnico-económica e ambiental comparada de soluções alternativas ao Montijo, incorporando a já profundamente estudada para localização no Campo de Tiro de Alcochete. Pretende-se uma solução para o futuro que dê resposta às exigências impostas por um aeroporto internacional que sirva a região de Lisboa e o País.

O ministro das Infraestruturas e Habitação deu a entender na AR que, no período que antecedeu o quase colapso do transporte aéreo causado pela covid-19, a urgência em expandir a capacidade aeroportuária de Lisboa fez com que não se perdesse tempo a avaliar outras opções para além da BA6 (Montijo), designadamente através da realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Salientou, no entanto, que, face às condições impostas pela covid-19, estamos com tempo para “ponderar a realização dessa AAE”, não tendo deixado claro se a promoveria ou não. A alegada urgência serviu de justificação para o Governo optar obstinadamente pelo Montijo, sem considerar antes da decisão outras alternativas e, nomeadamente, não cumprindo a imposição legal da efetivação prévia de uma AAE (DL n.º 69/2000, Anexo I de 3 de maio e Decreto-Lei n.º 151-B/2013, de 31 de outubro).

A urgência foi sempre invocada sem que alguma vez fosse demonstrado que o Montijo poderia ser operacionalizado mais depressa e a menor custo do que a opção pelo Campo de Tiro de Alcochete (CTA) que, numa primeira fase, teria apenas uma pista, de dimensões  ajustadas a todo o tipo de aviões, tendo as infraestruturas e os equipamentos de terra equivalentes aos previstos para o Montijo. Em diversas ocasiões foi solicitado à ANA/VINCI e ao Governo o documento (estudo ou projeto) que demonstrasse esta recorrente afirmação.

A opção por construir o aeroporto no CTA, para além de várias vantagens óbvias em relação ao Montijo, inserir-se-ia na linha das tendências de reforço da capacidade aeroportuária na Europa, permitindo investimentos ajustados à evolução da procura (crescimento modular e flexível), isto é, “ir fazendo” em vez de “fazer tudo de uma vez”. Esta solução baseia-se no projeto da ANA, datado de 2010, com Declaração de Impacto Ambiental (DIA) aprovada e sucessivamente renovada até 9 de dezembro de 2020. Salienta-se que o Contrato de Concessão prevê a construção do Novo Aeroporto de Lisboa no CTA (Artigo 42.1).

Da parte da ANA/VINCI houve sobre este assunto um silêncio comprometedor, sempre fugindo ao debate sério. O projeto do Montijo nunca foi disponibilizado com um nível de detalhe que permitisse a sua análise e eventual contraditório. As afirmações da ANA/VINCI foram sempre sob a forma de homilia e na defesa intransigente da manutenção do aeroporto principal no interior da cidade de Lisboa.

Salienta-se que este aeroporto registou em 2019, antes da pandemia, situações com uma média diária de cerca de 740 movimentos (aterragens e descolagens), o que na situação de saturação, após as obras em curso, conduziria inevitavelmente a uma capacidade para operar cerca de 850, com as consequências para a saúde e riscos para a segurança das populações, que facilmente se podem antever.

A covid-19 conduziu à maior crise de que temos memória, com consequências desastrosas na forma de vida das pessoas e na economia mundial e, em particular, no setor do transporte aéreo de passageiros. De acordo com o relatório do Eurocontrol, do corrente mês, desde janeiro até outubro de 2020 a redução global no tráfego aéreo nos países que integram esta entidade foi de 56%. No aeroporto de Lisboa a quebra do número de passageiros entre o segundo trimestre de 2019 e o período homólogo de 2020 foi de 97%! Os números falam por si.

Ainda de acordo com os cenários apresentados nesse relatório do Eurocontrol, é previsível que a retoma no aeroporto de Lisboa para o número de passageiros registado em 2019 se verifique em 2024, considerando o cenário otimista. Assumindo o cenário moderado, a retoma poderá ocorrer em 2026, passando para 2029 no cenário pessimista. Estes cenários, apesar de conterem incertezas, foram desenvolvidos tendo em conta diferentes variáveis, entre as quais as datas previsíveis para a disponibilização das vacinas em todos os países.

Face a estes cenários, e tendo em conta que a saturação do aeroporto Humberto Delgado, após as obras em curso, se verificaria, na situação pré-covid, em 2030 (relatório do Eurocontrol de dezembro de 2016), essa saturação deverá ocorrer, no pós-covid, em 2036, assumindo o cenário moderado.

Surge, naturalmente, a pergunta. Porquê as pressões da ANA/VINCI, “que com muita preocupação temem os atrasos” na concretização do aeroporto do Montijo? Qualquer aeroporto, seja na BA6 ou no CTA (1.ª fase), terá um período de construção análogo e inferior a cinco anos. Qual a razão destes temores? Qual a urgência? Estamos em 2020, ou seja, a uma distância de cerca de 16 anos da referida data prevista para a saturação da Portela.

Em conclusão, o período de retoma no pós-covid retirou a urgência, o que justifica a realização da AAE, dando cumprimento à legislação em vigor. A AAE permitirá a análise técnico-económica e ambiental comparada de soluções alternativas ao Montijo, incorporando a já profundamente estudada para localização no CTA. Pretende-se uma solução para o futuro que dê resposta às exigências impostas por um aeroporto internacional que sirva a região de Lisboa e o País.
Uma solução que seja sustentada num Plano Estratégico de longo prazo para o sistema aeroportuário Português. Afinal, qual é a cidade Europeia que tem no seu interior um aeroporto internacional de grande dimensão?

As recentes declarações da APA, segundo as quais a não apresentação de um documento da responsabilidade da apresentação pela ANA/VINCI do RECAPE “determinará a caducidade da DIA em causa” (Expresso de 13 de novembro), causam grande preocupação. Esta posição suscita várias interrogações. O que é que mudou ambientalmente no CTA após as sucessivas renovações da DIA e, em particular, da última? Conhecendo-se a posição negativa e de omissão por parte da ANA/VINCI em relação à solução aeroportuária no CTA, será que vai apresentar o pedido de renovação como lhe compete? Qual a responsabilidade da APA neste processo?

https://www.publico.pt/2020/12/06/opiniao/opiniao/aeroporto-lisboa-apos-impacto-covid19-1941444

uma visão/opiniaõ  acertada e totalmente realista da actual situação da aviação em Portugal e seu possivel crescimento para os próximosm cinco/dez anos.
Os motivos pelo quais se deveria optar pela construção do NAL/NAE, e não do aeroporto complementar de Lisboa são os correctos e os que melhor defenderão a economia Nacional, EVITANDO GASTOS DESNECESSÁRIOS EM INFRAESTRUTURAS AEROPORTUÁRIAS QUE AO FIM DE DEZ/DOZE ANOS ESTARIAM NOVAMENTE COM AS CAPACIDADES ESGOTADAS!!

Abraços

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #70 em: Junho 30, 2022, 05:21:08 pm »
Não esquecer que :

A ANA em 2008, efectuou um estudo onde se colocavam três hipoteses locais de construção, no Montijo, chumbado pela falta de capacidade e localização junto a uma zona de nidificação e transito de elevado numero de aves, o da OTA, chumbado pelo elevado custo de construção devido á constituição dos solos e orografia em redor do local do Aeroporto, e rio Frio/ CTA que ficou como o local que oferecia grande capacidade de expansão e localização perto de vários nós de comunicações rodo/ferroviarias mais importantes para transbordo de pax Aereos/terrestres e vice versa, portanto local vencedor !!

deste estudo, efectuado há cerca de treze anos, agora ninguém fala, pois pudera não interessa, porque a VINCI e Amigos, Desgoverno e não só, interessa fazer o apeadeiro, pois sABEM QUE EM MENOS DE QUINZE ANOS ficará sem capacidade e, será necessário fazer um terceiro aeroporto para apoiar o aeroporto complementar de Lisboa, e iremos gastar muito mais que se fosse construído no CTA, um Aeroporto substituto do da Portela.
Haja dinheiro para sustentar esta cambada de crápulas !!!

Abraços
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #71 em: Junho 30, 2022, 05:23:57 pm »
Eu fico chocado é quando num país em crise, surgem ideias de construir, em vez de um, dois aeroportos (em locais onde nem sequer são rentáveis), e ligar tudo com linhas de alta-velocidade (que nunca seriam rentáveis). Eu já só imagino o dinheiro necessário para tanto mega projecto. E isto sem sequer chegar aos problemas mais técnicos, como transferir tudo de Lisboa para Beja e/ou Leiria, já falados por outros foristas.

Descentralizar é bom, e faz sentido, mas não é com aeroportos no meio do nada, é com incentivos (empregos, condições de vida) para a população largar o litoral/grandes cidades, e ir para o interior. A grande maioria da população não vive no litoral/grandes centros urbanos por causa dos aeroportos, os aeroportos é que foram construídos nestes locais, pela sua densidade populacional.

Com a nossa população cada vez mais a ficar empobrecida em vez de se tomarem medidas de apoio ao emprego, criação de empresas de produção de bens e de valor acrescentado, vamos carregar nos impostos do pouco pessoal que os ainda vai pagando, com as construções mencionadas, é de loucos, mas enfim é por estes e outros pontos de vista, e empreendimentos só para showoff que o país está como está, completamente de tanga sem estrutura empresarial de menção, continuemos com projectos megalómanos que em nada melhoram a nossa qualidade de vida.
Não me venham dizer que não haverá outras situações bem mais necessitadas onde se poderiam investir alguns dos milhares de milhões da bazuca, menciono apenas duas, Saúde e Educação, agora construir pelo menos dois Aeroportos quando não temos dinheiro para mandar cantar dois cegos, nem volume de trafego, nos próximos cinco/seis anos, que justifique sequer o investimento num Apeadeiro, quanto mais dois Aeroportos construídos de Raiz.
Quando o Trafego em Lisboa chegar a metade do verificado em 2019, lá para o fim de 2022, meados de 2023, seria o indicado para se iniciar a construção, não de um Apeadeiro, mas de um Aeroporto, que, na sua máxima capacidade e expansão conseguisse processar de 80 a 100 milhões pax/ano.
mesmo com a capacidade máxima de 100 M/Pax/ano essa infraestrutura, se projectassemos um crescimento anual de trafego de 5%, SÓ 5%, essa infraestrutura, atingiria a sua capacidade máxima em apenas vinte e cinco anos.

Estes dados comparados com o projecto Apeadeiro, revelam bem a exiguidade da capacidade do Aeroporto Complementar.
Este Apeadeiro iniciaria a operação com uma capacidade de 7,5 milhões pax e atingiria a máxima capacidade de 15 milhões pax/ano em apenas catorze anos, sendo necessário que nessa data estivesse um terceiro aeroporto em funcionamento, e obrigando a que o actual aeroporto continuasse também em operação !


Abraços

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #72 em: Junho 30, 2022, 06:48:32 pm »
Epa foi sem querer...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #73 em: Junho 30, 2022, 09:30:59 pm »
Epa foi sem querer...

Este caso demonstra o desnorte deste desgoverno!!!!!
É preciso não ter coluna vertebral para continuarem os 2 no mesmo governo como se nada fosse!?!?!?!
É um caso de enorme gravidade, não se trata da compra de um carro para o Ministro que fica mal em tempo de crise, trata-se de um investimento estratégico para o país, de vários milhares de milhões de euros que nem entre estas víboras é acordado?

Mas eu acho 2 coisas, obviamente o Costa sabia de tudo e a Lapa não se demitiu porque quer ocupar o lugar do Costa. Não é porque lhe vá faltar dinheiro para viver (já é rico graças aos negócios do pai com o estado), mas porque achou que estar 4 anos sem ter os holofotes em cima, colocavam-no num lugar secundário para substituir o aldrabão-mor!!!!!!

Engole este sapo para se manter na ribalta e o Costa tem a vítima perfeita para descarregar as culpas deste Ministério!!!!!

Tudo gente sem dignidade!
É só aguentar 4 anos com estas personagens!
Como dizia o Pereira Marques sobre outras 2 Ministras que nem se podiam ver, o que acho é que rastejam e fazem tudo para não saír do pote porque há muito dinheiro para gastar (menos onde é necessário. Até ao fim do mandato, de 2022 até 2025 o Costa vai ter mais de 40 mil milhões dados da UE!!!!!).
« Última modificação: Junho 30, 2022, 09:33:07 pm por Viajante »
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #74 em: Julho 01, 2022, 06:31:28 am »
O costa vai fugir para Bruxelas como fez o furão merdoso
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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