A330 MRTT para a FAP ?

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raphael

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #390 em: Junho 27, 2022, 03:17:33 pm »
Qual falta de dinheiro, qual carapuça

Para certos "setores" há dinheiro a rodos

Prioridades...fazem mais falta aviões que transportem (e descarreguem) água do que os que transportem combustível.

Sinceramente prefiro uma esquadra equipada para combate a incêndios em todo o território nacional que reabastecedores para 20 aviões de combate...

Mas cada um com a sua.
Um abraço
Raphael
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #391 em: Junho 27, 2022, 04:19:27 pm »
Qual falta de dinheiro, qual carapuça

Para certos "setores" há dinheiro a rodos

Prioridades...fazem mais falta aviões que transportem (e descarreguem) água do que os que transportem combustível.

Sinceramente prefiro uma esquadra equipada para combate a incêndios em todo o território nacional que reabastecedores para 20 aviões de combate...

Mas cada um com a sua.

A mentalidade de quem dos governa é essa, "força de proteção civil, musculada".
 

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asalves

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #392 em: Junho 27, 2022, 04:57:02 pm »
A questão é que aeronaves com "boom" não temos, sendo o A-330 ou KC-767 as únicas opções para reabastecer F-35, F-16, etc
Cps,

Sim mas tanto quanto sei (documentos oficiais) é do interesse da NATO e UE ter um misto de capacidades e até de meios para o AAR. Tanto que a aposta da UE (https://eda.europa.eu/what-we-do/all-activities/activities-search/air-to-air-refuelling) é no A400 que tb não usa "BOOM". Contudo temos os Rafael, F-18, Eurofighter, C295, C-130, A400 e futuramente os KC390, mais os Helis, que suportam o método probe-and-drogue.

Em relação a outras coisas Portugal fazer AAR (Air-to-Air Refueling) nunca seria para consumo próprio ou pelo menos não seria essa a prioridade, seria sim para apoiar a fazer parte os esforço conjunto tanto da NATO como da UE.
 

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LM

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #393 em: Junho 27, 2022, 05:31:39 pm »
Ou o(s) A330 MRTT eram bastantes úteis em outras valências ou são um investimento discutível - se os operamos vamos deixar de ter algo, que "os almoços não são grátis"... e há tanto que precisamos. Até porque, para alguns aparelhos, já iremos ter essa capacidade com o famoso KC-390.     
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #394 em: Junho 27, 2022, 08:59:23 pm »
A questão é que aeronaves com "boom" não temos, sendo o A-330 ou KC-767 as únicas opções para reabastecer F-35, F-16, etc
Cps,

Sim mas tanto quanto sei (documentos oficiais) é do interesse da NATO e UE ter um misto de capacidades e até de meios para o AAR. Tanto que a aposta da UE (https://eda.europa.eu/what-we-do/all-activities/activities-search/air-to-air-refuelling) é no A400 que tb não usa "BOOM". Contudo temos os Rafael, F-18, Eurofighter, C295, C-130, A400 e futuramente os KC390, mais os Helis, que suportam o método probe-and-drogue.

Em relação a outras coisas Portugal fazer AAR (Air-to-Air Refueling) nunca seria para consumo próprio ou pelo menos não seria essa a prioridade, seria sim para apoiar a fazer parte os esforço conjunto tanto da NATO como da UE.

Sendo que a missão mais importante era a apoiar a ponte aérea USA-EU da USAF. Sendo que os meios da USAF usam o boom.

Para AAR o A-400M não é a melhor opção. Tem é outras capacidades.
 

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GuiAdins

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #395 em: Junho 28, 2022, 12:44:40 am »
Não sei se estou a falar muita merda mas se isso for verdade de que Portugal tem com a NATO um acordo de ter 3 aviões para reabastecimento, visto que 1 certamente será um dos KC isso faz com que faltem 2, que seriam úteis para projetarmos as nossas forças para as ilhas, ajudar as travessias atlânticas das USAF e da RAF e mesmo participação do policiamento da nato, principalmente na Islândia, logo devem de ter capacidade boom.
A TAP está a substituir os A330 por pelos novos A330-900, mas pelo que sei ainda tem 2 ou 3 A330-200 na frota, porque não adquirir esses e converter em A330MRTT com certeza ficaria por um preço semelhante a adquirir mais 2 KC novos.
E tem a vantagem de poder fazer reabastecimento boom e por isso participar em qualquer missão da NATO, o que muitas vezes nos pode livrar de ter de mandar pessoal, podemos convencer para participar com uma força de reabastecimento. ficará mais barato para nós participar nas missões, pode também transportar ajuda humanitária e outras cargas mais longe que o KC e ainda pode ser utilizado para transporte do PM ou do PR para viagens mais longas, pelo menos que sejam fora da europa.

Me corrijam se estiver errado.
 
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NVF

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #396 em: Junho 28, 2022, 01:58:54 am »
Os dois ou três A332 que a TAP ainda tem na sua frota são bastante antigos. Por exemplo, os requisitos da FAB para aquisição de A332 usados, para converter para MRTT, exigiam que o ano de fabrico das aeronaves fosse 2014, ou posterior.
Talent de ne rien faire
 
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GuiAdins

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #397 em: Junho 28, 2022, 03:18:14 pm »
Sim de facto os A332 da TAP são anteriores a 2014, se não me engano os ativos são de 2008 e o que está encostado é de 2007. A mesma idade que os A330MRTT da Inglaterra, embora bem mas rodados.
Mas quem ganhou o concurso brasileiro foi a Azul e eles tem apenas 1 A332 fabricado depois de 2014.
Também podemos esperar que algumas empresas de charter não consigam recuperar da pandemia, e tentar arranjar alguns por ai, mas com idade menor que  anos é quase impossível.
 

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tenente

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #398 em: Junho 28, 2022, 03:28:39 pm »
Meus caros,

Os três 332 da TAP, CSTON, CSTOO e CSTOP, são respectivamente de FEV08, MAR08 e JUN08.
Serão abatidos da frota se os CSTUR e CSTUS, que actualmente se encontram ao serviço da TAP, como reforço da frota W/B até SET22, aqui permanecerem após essa data.
A actual frota W/B com 19 aeronaves 339 é suficiente para a operação, não há necessidade da TAP possuir 22 aeronaves da classe E.   

Abraços
« Última modificação: Junho 28, 2022, 06:13:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #399 em: Junho 28, 2022, 04:12:43 pm »
Eu tinha ouvido (de forma oficial e na comunicação social, há alguns anos, penso que ainda se estava a decidir se iam ou não pelos KC) que Portugal se tinha comprometido com a NATO juntamente com outros países (não me recordo de quais) a formar um grupo de AAR (Air to Air Refueling) que penso seria para executar missões NATO no atlântico e sul da Europa.

Até penso que a ideia uma das ideias seria por os KC a fazer essa missão. Tanto quanto sei seria uma pool de aeronaves que iam rodando para garantir que existe sempre um mínimo disponível 24h7dia para a Aliança, ou seja não iam implicar ter as 3 meios ao mesmo tempo.

Contudo já fiz várias tentativas para encontrar os documentos relativos a esse tema mas nunca encontrei nada descritivo, apenas a indicação que Portugal faz/vai fazer parte desse grupo.

O problema dos KCs, é que além de só reabastecer com P&B, têm um alcance muito curto, o que quase que nega a racionalidade de os utilizar para abastecer aeronaves para operar no Atlântico Sul. O MRTT, além de poder usar ambos os sistemas de abastecimento, tem um raio de acção muito mas muito superior. Hipoteticamente falando, se viéssemos a substituir os P-3 por P-8, e tivéssemos MRTT, um P-8 passava a conseguir operar em qualquer zona do Atlântico, o que seria uma capacidade inédita para nós. Também permitia que os F-16 operassem livremente na ZEE, algo que hoje têm limitações.

Ou o(s) A330 MRTT eram bastantes úteis em outras valências ou são um investimento discutível - se os operamos vamos deixar de ter algo, que "os almoços não são grátis"... e há tanto que precisamos. Até porque, para alguns aparelhos, já iremos ter essa capacidade com o famoso KC-390.   

A questão é que os MRTT não são simplesmente "gasolineiras com asas". É um avião extremamente versátil, que tanto pode abastecer outras aeronaves (de qualquer país da NATO) com os dois métodos, tornando-se um grande multiplicador de força, como tem uma capacidade de transporte e um alcance como nenhuma outra aeronave que temos.

Agora, o método de aquisição deste tipo de aeronave, é que poderia ser colocado em debate: operação individual de 2 aeronaves, operação conjunta das mesmas com Espanha, ou compra de 1 aeronave para fazer parte do consórcio da NATO MMF, e incentivar a que tenham uma base de operação em Portugal (por exemplo Beja) com olho nas tais operações em África/Atlântico Sul.
 
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #400 em: Junho 28, 2022, 08:23:43 pm »
Qual falta de dinheiro, qual carapuça

Para certos "setores" há dinheiro a rodos

Prioridades...fazem mais falta aviões que transportem (e descarreguem) água do que os que transportem combustível.

Sinceramente prefiro uma esquadra equipada para combate a incêndios em todo o território nacional que reabastecedores para 20 aviões de combate...

Mas cada um com a sua.

Em 50 anos ninguém se preocupou, nem com os que  transportam combustível nem os que transportam água....
Mais demagogia não..
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raphael

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #401 em: Junho 29, 2022, 04:34:39 pm »
Qual falta de dinheiro, qual carapuça

Para certos "setores" há dinheiro a rodos

Prioridades...fazem mais falta aviões que transportem (e descarreguem) água do que os que transportem combustível.

Sinceramente prefiro uma esquadra equipada para combate a incêndios em todo o território nacional que reabastecedores para 20 aviões de combate...

Mas cada um com a sua.

Em 50 anos ninguém se preocupou, nem com os que  transportam combustível nem os que transportam água....
Mais demagogia não..
CPS
 

Pois mas o projeto que está em curso é mesmo para os que transportam água e a descarregam a meio caminho...para serem sedeados numa unidade militar mais a norte que até mudará a designação...
Um abraço
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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #402 em: Junho 29, 2022, 04:58:07 pm »
Qual falta de dinheiro, qual carapuça

Para certos "setores" há dinheiro a rodos

Prioridades...fazem mais falta aviões que transportem (e descarreguem) água do que os que transportem combustível.

Sinceramente prefiro uma esquadra equipada para combate a incêndios em todo o território nacional que reabastecedores para 20 aviões de combate...

Mas cada um com a sua.

Em 50 anos ninguém se preocupou, nem com os que  transportam combustível nem os que transportam água....
Mais demagogia não..
CPS
 

Pois mas o projeto que está em curso é mesmo para os que transportam água e a descarregam a meio caminho...para serem sedeados numa unidade militar mais a norte que até mudará a designação...

Sim, o AM 1 passará a ser BA nº...
Cps,
 
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luis simoes

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Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #403 em: Agosto 06, 2022, 06:33:51 pm »
Nao invalida a possivel possibilidade de ter pelo menos um A330 ex tap....haja sim por parte de quem dicide este tipo de coisas e aparentemente ja vimos A340 no 70 aniversario da Fap ....muitos poderao achar que foi mera coicindencia....mas aconteceu o mesmo com os merlin....no 50 aniversario....e com o kc 390 no 65 aniversario....e eles ja voam por ca e o kc esta por meses....nao sei nao....mas que seria otimo seria....haja vontade pois apesar de ter para breve um resbastecedor ao servico....certamente com pelo menos 1 A330 Portugal ficaria com outro tipo de solucao para transporte de maior capacidade....vamos ver nao sei nao....