Actividade Operacional/Exercícios

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #46 em: Agosto 28, 2021, 04:54:25 pm »
 
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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #47 em: Setembro 21, 2021, 04:25:02 pm »
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #48 em: Setembro 29, 2021, 03:30:45 pm »
C-130 Hércules pousou na pista de Estirão do Equador (floresta amazônica) após mais de 10 anos sem operar naquela localidade, graças ao trabalho da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) que, além de ampliar a pista de pouso de 1.200m para 1.500m, também mudou o seu tipo de pavimento, de asfalto para concreto.




 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #49 em: Novembro 16, 2021, 02:54:12 pm »
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #50 em: Agosto 25, 2022, 01:06:01 am »
TAPIO 2022 – Militares da USAF chegam para participar do exercício


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Pelo segundo ano consecutivo, aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) fazem parte do Exercício Conjunto Tápio. Nesse sábado (20/08), o Boeing C-17 Globemaster, aeronave cargueira de grande porte, chegou à Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, trazendo três exemplares dos modernos helicópteros HH-60G Pave Hawk. No domingo (21/08) foi a vez do Hércules (HC-130J Combat King II) pousar em solo sul-matogrossense. Desde 2018, os norte-americanos têm visitado a BACG e desde 2021 participam efetivamente do Exercício.

Nesta 5ª edição, haverá voos conjuntos (aeronaves americanas sendo escoltadas por aeronaves brasileiras), voos de intercâmbio (militares americanos nas aeronaves brasileiras e militares brasileiros nas aeronaves americanas) e, ainda, participação dos americanos no manning do EXCON, ou seja, ajudando na construção dos cenários de treinamento.


A participação da Guarda Nacional Americana de Nova York e Oregon

No período de 20 a 30 de agosto, a Guarda Nacional Americana de Nova York, Oregon e Idaho (NYANG, ORANG e IDANG) vão agregar ao EXCON trazendo capacidades de emprego de meios de Força Aérea em um ambiente de guerra irregular. Além disso, essa oportunidade de intercâmbio permite que a FAB esteja evoluindo doutrinariamente com as TTP (Táticas, Técnicas e Procedimentos) de uma força armada que está em constante provação no cenário global contra esse tipo de ameaça.

Aproximadamente 100 militares americanos de diversas especialidades participarão do exercício. Os três HH-60G Pave Hawk e o HC-130 Combat King II, serão utilizadas no Personal Recovery que engloba diversas ações de recuperação de pessoal e, dentre elas, o CSAR – Busca e Salvamento em Combate.


Para o chefe da Seção de Avaliação e Doutrina da BACG, capitão aviador Raphael Lopes Rosa, essa troca de conhecimento e experiências com forças amigas é muito importante para o aprimoramento da FAB. “A guerra moderna mudou muito nos últimos anos, e essa é uma oportunidade de aprender mais com os americanos sobre como agir nesses conflitos. E, para eles, é uma oportunidade de adestramento, já que, o cenário da EXCON Tápio é bem próximo do que eles treinam”, explica.

Interoperabilidade

Desde 2021, a atividade passou a ser denominada EXCON, pois conta com a participação das outras Forças Armadas. O diretor do Exercício e Comandante da BACG, brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explica que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a defesa do País. “Nós temos aqui a participação das três Forças, porque é um exercício conjunto. Marinha, Exército e Aeronáutica participam do Exercício e também é combinado, na medida, que nós temos a participação efetiva de militares norte-americanos com a gente. Isso é essencial, não só, para a nossa soberania, como para, o treinamento das ações principalmente de Força Aérea, mas sempre com respaldo e também a participação das demais Forças. Cada um em seu ambiente, mas integrados, principalmente, quando a questão é de Busca e Salvamento em Combate e preparação para Missões de Paz das Nações Unidas, atividades que necessitam dessa interação”, destacou o brigadeiro Rossetto.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/tapio-2022-militares-da-usaf-chegam-para-participar-do-exercicio/
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #51 em: Setembro 07, 2022, 07:53:19 pm »
TAPIO 2022 – Encerrado o maior exercício militar da FAB no ano


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Durante quase 20 dias, entre 16 de agosto e 03 de setembro, mais de 800 militares do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de aproximadamente de 30 aeronaves, unidades aéreas e de infantaria, estiveram envolvidos no Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022. O palco das atividades foi a Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS), ponto de partida para o cumprimento das missões como ataque, NVG (Óculos de Visão Noturna), reconhecimento aeroespacial, infiltração aérea, busca e salvamento em combate, reabastecimento em voo, apoio aéreo aproximado, lançamento de paraquedistas e cargas, lançamento de bomba guiada a laser, evacuação aeromédica, entre outras.

O EXCON Tápio, que está em sua quinta edição, encerra-se com a realização de mais de 890 horas de voo e de 320 surtidas. O Exercício é considerado um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela FAB e tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano, contou com a participação de 100 militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Tudo isso visando contribuição para a ordem e paz mundial e também compromissos internacionais, garantindo a soberania, a integridade territorial e defesa patrimonial, bem como a ajuda humanitária e a mitigação de efeitos de desastres.


O diretor do EXCON Tápio 2022 e Comandante da BACG, brigadeiro do ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, ressaltou que a palavra chave do exercício foi interoperabilidade. “Tivemos a participação das três Forças brasileiras e da Americana, realizando um exercício essencial tanto para a nossa soberania como para o treinamento das ações, principalmente de Força Aérea”, comenta o oficial-general.

Fase 1 e 2 do EXCON Tápio 2022

Na primeira fase foram realizadas instruções técnicas, oficinas e pista prática de atendimento pré-hospitalar tático (APHT), além de treinamento para homens de resgate. Já a segunda fase, contou com o emprego dos meios aéreos e terrestres nas ações de Força Aérea.

Participaram das duas fases da EXCON Tápio 2022 militares de diversas especialidades, bem como aeroaves das aviações de caça, como o A-1 AMX e o A-29 Super Tucano; de transporte, como o KC-130 Hércules, o C-105 Amazonas e o C-98 Caravan; de reconhecimento, a exemplo do E-99 e do R-99; além das asas rotativas, como o H-36 Caracal e o H-60L Black Hawk.

“O Exercício Tápio chega ao fim repleto de sucesso. Tivemos uma alta disponibilidade de logística e o cumprimento integral dos objetivos de adestramento propostos pelo Comando de Preparo. E o mais importante, um enorme número de lições aprendidas e de aplicações de ações de Força Aérea no cenário de guerra irregular, complexo e dinâmico aos quais os participantes foram submetidos”, avalia o co-diretor do exercício, tenente-coronel aviador Ulysses Nepomuceno Guimarães.


Continuidade da interoperabilidade

O EXCON Tápio visa, também, promover o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras. Neste sentido, o comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10° GAv), “Esquadrão Centauro”, tenente-coronel aviador Eduardo Snidarsis de Vasconcellos considerou proveitosa a participação no Exercício. “É um momento em que temos para treinar algumas Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTPs) que não treinamos em sede. Também é uma oportunidade de interação entre as demais Forças, como o evento de ação direta, em que aeronaves A-1 prestaram apoio para uma ação militar de comandos do Exército Brasileiro, de neutralização de ameaças em território hostil. São eventos em que só temos a oportunidade de treinar aqui”, salienta.

O oficial de Ligação do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (EB), major de Infantaria Gustavo, que participou da Tápio, falou da importância da interoperabilidade desta missão. “Para a gente do Exército Brasileiro, sobretudo a interoperabilidade, há a integração entre as tropas, principalmente as de Operações Especiais do EB com as da Força Aérea e da Marinha, também, de maneira que, para a gente, foi a manutenção das capacidades do Guiamento Aéreo Avançado (GAA) e das TTPs de ações diretas e na execução da montagem de uma evasão não apoiada aos pilotos abatidos em combate, contexto do nosso exercício”, comenta.

Já o membro do Exercício Conjunto Tápio 2022, major de Infantaria Igor Duarte Fernandes, garante que para o quadro de Infantaria, as atividades foram executadas e cumpridas dentro do planejamento geral. “Observando o que a gente pode colher de resultado, evoluímos um pouco mais que o ano passado, não somente em nota final dos avaliados, como no tipo de cenário que foi aplicado para que pudessem executar, como a escolta de comboio, uma prática nova no exercício e que aqui, juntando esquadrões de Apoio Aéreo Aproximado do Brasil inteiro, os nossos Guias Aéreos Avançados atuando, puderam orientar essas aeronaves, ouvir novas ideias de pilotos e entender muito melhor as capacidades dos aviões”, finaliza.

Com o encerramento de mais uma edição do EXCON Tápio, o COMPREP, que coordenada toda operação, já inicia os preparativos para 2023, observando as ações realizadas neste ano, por meio da elaboração de um relatório, no qual as demandas serão apresentadas aos oficiais-generais.


Participação da USAF

O EXCON Tápio ocorre desde 2018 e, pela segunda vez, militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) participaram do treinamento. Neste ano, foram os integrantes da Guarda Nacional Americana de Nova York e de Idaho (NYANG e IDANG). Eles atuaram no treinamento com equipagens e pessoal.

A comandante da Guarda Nacional Aérea de Nova Iorque, brigadier general Denise Donnel, comentou acerca da participação no EXCON. “Este é o nosso segundo ano aqui no Brasil que participamos do Exercício Tápio, e é um crescimento enorme em nossa parceria entre Brasil e Estados Unidos. Como Nova Iorquinos, estamos orgulhosos por participar desse Exercício, aprendendo com nossos amigos brasileiros e com a esperança de compartilhar um pouco do nosso conhecimento com vocês.”, disse a oficial-general.

E a diretora do Estado-Maior Conjunto da Guarda Nacional de Nova Iorque, brigadier general Isabel Smith, também destacou a presença no Brasil. “Eu acho que o Exercício Tápio apresenta uma grande oportunidade para a integração entre os Estados Unidos e o Brasil, de várias formas. Somos parceiros do Brasil desde 2019 e já contamos com mais de 50 participações em Operações Conjuntas que realizamos, apesar da COVID. E durante este Exercício, pudemos conhecer o Ministro da Defesa”, finaliza.


 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/tapio-2022-encerrado-o-maior-exercicio-militar-da-fab-no-ano/
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #52 em: Setembro 07, 2022, 07:54:33 pm »
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #53 em: Setembro 07, 2022, 07:56:03 pm »
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #54 em: Outubro 09, 2022, 08:18:37 pm »
FAB a caminho do Chile para Exercício SALITRE IV


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Na manhã deste sábado (08), decolaram da Base Aérea de Canoas (SBCO), no Rio Grande do Sul, um KC-390 e seis caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino à Base Aérea Cerro Moreno (SFCA), em Antofagasta, no
norte do Chile. O Airbus C-30 da FAB partiu da Base Aérea do Galeão (SBGL), no Rio de Janeiro, também com destino à Antofagasta, levando parte militares brasileiros que participarão do Exercício Aéreo Combinado Multinacional SALITRE IV, organizado pela Força Aérea Chilena (FACh).


O voo entre o sul do Brasil e o norte do Chile dura aproximadamente 03h30min, e para isso os seis caças F-5M do 1º/14º GAv “Esquadrão Pampa” e 1º GAvCa “Esquadrão Jambock” contarão com o apoio de reabastecimento em voo do KC-390 (FAB 2857) do 1º/1º GT “Esquadrão Gordo”.

O Exercício SALITRE é um dos mais importantes treinamentos militares da América do Sul, e sua última versão foi realizada em 2014. Seu principal objetivo o fortalecimento da interoperabilidade e a padronização de procedimentos visando uma atuação em forma combinada.

A edição deste ano, SALITRE IV, ocorrerá entre 10 e 21 de outubro e contará com a participação das forças aéreas da Argentina (A-4AR/IA-63), Brasil (F-5M), Estados Unidos (F-16) e Uruguai (A-37), além dos anfitriões chilenos (F-16/F-5, etc). O Canadá, Equador, México, Peru e Itália enviarão Oficiais Observadores para acompanhar as operações.


Baseado em uma situação fictícia de um cenário de conflito de baixa intensidade, o Exercício é realizado nos padrões da OTAN, onde as Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Estados Unidos e os Grupos de Aviação Nº 7, 8, 9 e 10 da FACh comporão as Forças de Coalização Azul, atuando a partir da 5ª Brigada Aérea, em Antofagasta.

Por sua vez, as Forças de Oposição Vermelhas (OPFORCE) será composta pelos Grupos de Aviação Nº 3 e 12 da Força Aérea Chilena, que operam a partir da Base Aérea de Los Cóndores, em Iquique.




Todas unidades envolvidas deverão chegar em Antofagasta até amanhã (09). Entre os dias 10 e 13 ocorrerão os briefings de procedimentos e os voos de familiarização com a região. O Exercício propriamente dito ocorre entre 14 e 21 de outubro, com surtidas diárias. O exercício terá uma estrutura C2 (Comando e Controle) composta apenas por participantes da Força Aérea do Chile e da USAF que integrará a célula de comunicação Link-16.

 :arrow:  https://forcaaerea.com.br/fab-a-caminho-do-chile-para-exercicio-salitre-iv/
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #55 em: Outubro 12, 2022, 08:27:28 pm »
Em sua primeira missão operacional, KC-30 transporta tropa para o Chile


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Maior avião da história da FAB leva militares para participar do Exercício Multinacional Salitre IV, que acontece de 10 a 21 de outubro, em Antofagasta, no Chile
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Na sua primeira missão de transporte de militares para participação em atividade operacional, o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a mobilização de 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de Janeiro (RJ) à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile, onde acontece, de 10 a 21 de outubro, a quarta edição do Exercício Aéreo Multinacional Combinado Salitre.

Enfrentando um tempo adverso e ventos fortes, o voo de batismo teve quatro horas de duração e ocorreu na manhã desse sábado (08/10), atravessando parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes até a região do Atacama, deserto mais seco do mundo.


O Comandante do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, informou que o KC-30 já vem cumprindo missões internacionais desde a sua incorporação à FAB em julho deste ano. “Já realizamos voos para cidades como Washington, Madrid e Lisboa, mas essa foi a primeira missão operacional, o que demonstra a retomada do transporte estratégico na Força Aérea Brasileira”, frisou.

O Capitão Aviador Lucas Braga, piloto do 2º/2º GT, explicou que o voo foi especialmente preparado para enfrentar as especificidades geográficas da região. "A rota que fizemos demanda bastante planejamento, principalmente na questão meteorológica. A Cordilheira dos Andes é uma das maiores cadeias montanhosas do mundo, e a grande elevação provoca certas condições de turbulência por conta dos intensos ventos. Então, verificamos se esse tipo de vento e essas condições não iriam afetar a segurança do voo", destacou.

Reabastecimento em voo

Logo após o voo do KC-30, seis caças F-5M e um KC-390 Millennium voaram da Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, até Antofagasta. O KC-390 fez o reabastecimento em voo das aeronaves de caça, transferindo 14 toneladas de combustível, permitindo que as aeronaves recebedoras permanecessem em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 360 quilos por minuto.


Exercício Salitre IV

Em Antofagasta, a FAB participa, do Exercício Salitre IV, treinamento de combate aéreo promovido pela Força Aérea Chilena (FACh), que inclui a participação de recursos aéreos e humanos das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma célula da Força Espacial dos Estados Unidos, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai, para a atuação conjunta no padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).


Esta é a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira é formada por 75 militares e conta com a participação de sete aeronaves da FAB, pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Ao todo, da FAB são seis caças F-5M, um KC-390 Millennium, além do KC-30, que fez a mobilização até o Chile e fará a desmobilização da delegação brasileira no regresso ao País.

KC-30 da FAB

Com a aquisição do primeiro Airbus A330-200, que foi incorporado com a matrícula FAB 2901 e será convertido em Multi Role Tanker Transport, o MRTT, a FAB aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também poderá realizar Missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para um grande número de pacientes.

Duas aeronaves Airbus A330-200 foram adquiridas em processo licitatório, vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, e atuarão com as matrículas FAB 2901 e FAB 2902. A chegada da segunda unidade do Airbus A330-200 deve ocorrer ainda em outubro.

O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave ao Esquadrão Corsário resultará em um significativo incremento na eficiência operacional da FAB em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.

De Antofagasta (Chile), Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER

Fotos: FACh; Major Oliveira/1º/1ºGT, Capitão Oliveira / 1º/14 GAV e Suboficial Joelson Nery / CECOMSAER
 

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #56 em: Outubro 29, 2022, 08:39:41 pm »
Veja como foi a participação da FAB na guerra simulada do Exercício Salitre IV


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Demonstrando capacidade de pronta-resposta e de cooperação com Forças Aéreas, a FAB conclui participação na quarta edição do Exercício Multinacional Salitre, no Chile

Em um cenário de conflito fictício, na Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou de 10 a 21 de outubro, do Exercício Aéreo Combinado Multinacional Salitre IV, considerado um dos maiores treinamentos aéreos da América do Sul.

O Chefe da comitiva brasileira, Tenente-Coronel Aviador Davi de Abreu, comentou sobre os resultados do adestramento. “A FAB encerrou a participação no Exercício Salitre 2022 com a satisfação do dever cumprido. Realizamos mais de 50 missões de combate obedecendo todos os protocolos de segurança. Além disso, contamos com o suporte da nossa aeronave KC-390 Millennium realizando abastecimento em voo em todas as missões”, pontuou.

“Outro ponto a destacar foi o excelente desempenho de nossas tripulações durante o planejamento combinado, demonstrando a nossa elevada capacidade de cooperação e interoperabilidade com as demais Forças Aéreas participantes”, completou o Tenente-Coronel Davi.

KC-390 Millennium faz seu primeiro REVO em operação internacional


Outro vetor fundamental foi o KC-390 Millennium, que realizou o seu primeiro reabastecimento em voo em missão internacional. “A missão de Reabastecimento em Voo tem importância vital na sustentação do combate aéreo. Fica mais evidente quando tratamos de um ambiente de simulação de conflito como o treinado durante o Exercício Salitre”, ressaltou o Comandante da aeronave, Major Aviador Flávio Diniz Pereira.

Na terceira fase do treinamento de combate aéreo combinado chamada de Live Exercise (LIVEX), as tripulações executaram, durante cinco dias, as missões aéreas compostas, chamadas também de COMAO (do inglês Composite Air Operation), que envolveram Esquadrões em diversas ações simultâneas.

“Cada COMAO possui horários e táticas bem definidos para a sua realização. Nesse contexto, o REVO garante um planejamento de combate com maior flexibilidade para as aeronaves de caça. Posso dizer que o KC-390 se portou de forma excepcional neste ambiente e seu sistema provou ser extremamente confiável ao longo do Exercício”, destacou o Major Diniz.

Além do REVO, a aeronave KC-390 Millennium já está habilitada a realizar missões de lançamento de pessoal, pela porta e pela rampa; lançamento de material pelos métodos CDS (Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Airdrop Delivery); e Busca e Salvamento.

KC-30 fez a mobilização e a desmobilização da comitiva brasileira


Na sua primeira missão de transporte de militares para participação em atividade operacional, o KC-30, maior avião da história da Força Aérea Brasileira, realizou a mobilização de 59 passageiros e 18 toneladas de carga do Rio de Janeiro (RJ) à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta.

Enfrentando um tempo adverso e ventos fortes, o voo de batismo teve quatro horas de duração e ocorreu na manhã de sábado (08/10), atravessando parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes até a região do Atacama, deserto mais seco do mundo.

Já a desmobilização ocorreu duas semanas depois, na noite de sábado (22/10). Com um tempo mais favorável, o voo de regresso da comitiva brasileira, partindo da Base Aérea Cerro Moreno à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, teve três horas de duração.

Participação das mulheres

A Sargento Ivy Amaral da Costa, do Esquadrão Gordo, faz parte da tripulação da aeronave KC-390 Millennium na função de Operadora Especial do Sistema de Reabastecimento em voo. Segundo ela, ter a oportunidade de ser um dos tripulantes na primeira missão internacional do KC-390 de reabastecimento em voo é um motivo de grande orgulho e uma experiência extremamente valiosa. “Pude aplicar todo o conhecimento adquirido durante a preparação para o exercício conforme planejado e compartilhar conhecimentos com as Forças Aéreas envolvidas no exercício operacional colaborando para o enriquecimento doutrinário da função”, disse a militar.

Logística

Para manter as aeronaves voando e todas as atividades previstas ocorrendo da melhor forma possível foi crucial o apoio logístico dos militares da área. O Suboficial Ciraldo Joaquim Sant’ana, do Grupo Logístico da Base Aérea de Santa Cruz (GLOG-SC), que trabalha na coordenação de hangar, diz que como Especialista de Manutenção de Aeronaves, a experiência foi muito importante.

“Foi um momento de representarmos o Brasil no exterior, externando o aprendizado da nossa escola de formação. Além disso, é um orgulho de ser brasileiro. É muito relevante participarmos de uma manobra desse vulto com diversas culturas, com diferentes formas de agir na aviação. Sem dúvida alguma, agrega valores e, de forma intrínseca, cada um leva para a sua vida profissional esse aprendizado”, frisou o Suboficial Ciraldo.

Vip Day

Na quarta-feira (19/10), autoridades civis e militares do Chile, Brasil e Argentina participaram de um Vip Day, onde puderam ver de perto as atividades.

Open Day

No sábado (15/10), também no âmbito do Exercício Salitre, ocorreu um Open Day, ou Portões Abertos, evento que contou com a presença de cerca de 1.500 pessoas.

Exercício Salitre IV


O Exercício Multinacional Salitre 2022 busca a troca de experiências e conhecimentos entre seus participantes, além de fortalecer os laços de amizade e cooperação mútua entre os recursos humanos e materiais das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma delegação da Força Espacial dos Estados Unidos, Forças Especiais da Força Aérea desse mesmo país, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.

Esta é a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira foi formada por 75 militares e contou com a participação de seis caças F-5M e um KC-390 Millennium da FAB, pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo. Além das Unidades Aéreas, estiverem na manobra militares do Comando de Preparo (COMPREP), do Grupo Logístico da Base Aérea de Santa Cruz (GLOG-SC), do Grupo Logístico da Base Aérea de Canoas (GLOG-CO) e Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).


Grupos de Aviação da FAB participantes


1º GAVCA – O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf – tem quase 79 anos de existência. O Grupo foi criado em 18 de dezembro de 1943 para atuar durante a Segunda Guerra Mundial. No período que operou nos céus da Itália, o 1° GAVCA realizou inúmeras missões de guerra. E, em dia 22 de abril de 1945, realizou 44 saídas com apenas 22 pilotos, obtendo expressivos resultados. Por esse motivo, nesta data, comemora-se o Dia da Aviação de Caça Brasileira. O Grupo é sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e atuou no Exercício Salitre com aeronaves F-5M.

1º/14º GAV – O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa – completou 75 anos e tem suas raízes no Terceiro Regimento de Aviação (3º RAV) do Exército Brasileiro, em 1937, sendo criado, oficialmente, no dia 24 de março de 1947. O “Quatorze”, como é conhecido, fica sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), no estado do Rio Grande do Sul (RS), e tem por missão a defesa aérea brasileira, atuando em conjunto com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) na região Sul do Brasil. No Exercício Salitre, atuou com aeronaves F-5M.

1º GTT – O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – foi criado como unidade aérea de combate com a missão de assegurar o transporte aéreo das unidades aeroterrestres do Exército Brasileiro, tendo seu comando efetivamente ativado em 15 de junho de 1961. Atualmente opera da Base Aérea de Anápolis (BAAN). Considerando o seu extenso histórico de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, a Unidade Aérea comemora 61 anos em 2022 e se consagra na nobre missão de implantar e operar mais um vetor estratégico da Força Aérea Brasileira: o KC-390 Millennium.

1º/1º GT – O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules, e em março de 2022 recebeu as duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium. O 1º/1º GT fica sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL).

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2022/10/28/veja-como-foi-a-participacao-da-fab-na-guerra-simulada-do-exercicio-salitre-iv/
 

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Lusitano89

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #57 em: Fevereiro 02, 2023, 10:07:14 pm »
 

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Lusitano89

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #58 em: Fevereiro 10, 2023, 11:58:22 am »
 

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Vitor Santos

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Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #59 em: Agosto 07, 2023, 03:42:04 pm »
O Exercício de Interdição Aérea Amazonas II: Colômbia, Brasil e Peru


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No planejamento das missões, fatores importantes como terminologia, altitude dos voos e meteorologia foram levados em consideração, levando em consideração nebulosidade e/ou mudanças atmosféricas na tríplice fronteira, o que tem garantido o bom desenvolvimento das operações aéreas.

Durante o exercício, foram realizadas interceptações de aeronaves em voos irregulares por aeronaves Embraer Super Tucano das Forças Aéreas da Colômbia e do Brasil e KAI KT-1P Torito da Força Aérea do Peru.

 :arrow:  https://www.pucara.org/post/avanza-el-ejercicio-de-interdicci%C3%B3n-a%C3%A9rea-amazonas-ii-entre-colombia-brasil-y-per%C3%BA