Embraer KC-390 Millennium

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #120 em: Maio 26, 2022, 07:34:24 am »
Ó Víctor isso é fabuloso uma readequação em lotes, quando reduzem o total de 28 para 22 aeronaves ?

Não será antes uma recalendarização das entregas das aeronaves devido à  redução do seu numero ?

Não há questao polêmica nenhuma o que há na realidade é uma redução do numero de aeronaves passem elas de 28 a 22 ou a 15, eu não entendo é  qual é a dificuldade em assumir essa redução.

O impacto dessa redução com ajustamento da linha de produção é que me preocupa pois pelo quadro haverá anos que a Emb só produzirá um 390.
Será rentável para a Empresa ?
Eu não acho mas concerteza que haverá quem dirá que está tudo controlado.

Abraços
 

« Última modificação: Maio 26, 2022, 10:00:05 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #121 em: Maio 26, 2022, 04:58:04 pm »
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Ó Víctor isso é fabuloso uma readequação em lotes, quando reduzem o total de 28 para 22 aeronaves ?

É péssimo. Mais péssimo ainda é a situação econômica do Brasil que termina por refletir no orçamento da FAB. Como brasileiro gostaria de ver as 28 aeronaves, ou até mais. No entanto, 22 KC-390 dará à aviação de transporte da FAB uma certa capacidade.

Citar
Não será antes uma recalendarização das entregas das aeronaves devido à  redução do seu numero ?

Tudo está ligado à questão de recursos. Pelo que a FAB dá sinais o volume de verba disponível não garante a continuidade de dois projetos estratégicos da Força Aérea de forma concomitante — Gripen e o KC. O Comando da FAB optou, por agora, pelos caças. 

Citar
Não há questao polêmica nenhuma o que há na realidade é uma redução do numero de aeronaves passem elas de 28 a 22 ou a 15, eu não entendo é  qual é a dificuldade em assumir essa redução.

Não há dificuldade nenhuma. Tal situação já foi assumida pela FAB e inclusive pela EMB:


FAB quer reduzir encomenda de KC-390 para 15 aviões; Embraer diz que não há previsão contratual

 :arrow:  https://www.aeroflap.com.br/fab-quer-reduzir-encomenda-de-kc-390-para-15-avioes-embraer-diz-que-nao-ha-previsao-contratual/

Citar
O impacto dessa redução com ajustamento da linha de produção é que me preocupa pois pelo quadro haverá anos que a Emb só produzirá um 390.
Será rentável para a Empresa ?

Muito provavelmente não. A EMB terá que buscar novos clientes internacionais, um esforço que está ocorrendo e há rumores que em 2022 poderá ser anunciado dois novos compradores.

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Eu não acho mas concerteza que haverá quem dirá que está tudo controlado.

Pode ser.

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Abraços

x2!
 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #122 em: Maio 27, 2022, 12:02:47 am »
Louvo a chefia da FAB por optar tão claramente pela pela aviação de caça. Ao contrário de algumas forças armadas, a FAB admite perante todo o mundo que, face aos constrangimentos orçamentários impostos, a sua escolha vai no sentido de continuar a ser uma força combatente e não uma mera companhia de transporte aéreo.
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #123 em: Junho 01, 2022, 08:55:52 pm »
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Embraer mantém plano de entregar 22 unidades do KC-390 para FAB

A Embraer ainda está trabalhando com 22 pedidos de aeronaves KC-390 pela Força Aérea Brasileira (FAB), disse seu chefe de Defesa e Segurança nesta terça-feira (31), após a instituição sinalizar que quer cortar os pedidos para 15.

Jackson Schneider disse que a empresa foi informada sobre o desejo da Força Aérea de reduzir os pedidos, mas que internamente está mantendo o valor previamente acordado.

A FAB disse em novembro que cortaria unilateralmente seu pedido original de 28 aeronaves para 15, mas depois chegou a um acordo com a Embraer em fevereiro para 22 aviões.

“Temos um contrato de 22 aeronaves para a Força Aérea Brasileira. Tínhamos 28, mas a Força Aérea Brasileira decidiu reduzi-lo, e eles tinham o direito de fazê-lo. … Seguimos as regras”, disse Schneider.

“Hoje temos uma encomenda de 22 aeronaves e não estamos fazendo nenhum movimento que possa representar algum prejuízo para a empresa ou para os acionistas”, acrescentou.

FONTE: Reuters, via Terra
 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #124 em: Junho 24, 2022, 08:45:37 pm »

Embraer KC-390 Millennium durante voo de homologação para reabastecimento de helicóptero. O helicóptero é um H225M Caracal (H-36 Caracal na designação da FAB).
 
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #125 em: Julho 08, 2022, 01:20:37 pm »
Como foi o primeiro lançamento de carga do KC-390 na Antártida

Suprimentos como medicamentos, equipamentos e mantimentos são levados, periodicamente, à Estação Antártica Comandante Ferraz


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Pela primeira vez, o KC-390 Millennium da FAB, aeronave pilotada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, realizou o lançamento de carga no gelado continente antártico. Veja em vídeos e imagens este momento histórico.


O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região. Nos 40 anos de atividades do Brasil no Continente Gelado, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 39 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente ántartico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

FAB na Estação Antártica

O Esquadrão Gordo, Unidade responsável por essa missão, transporta cargas, víveres, equipamentos, roupas e cartas para a estação. Isso ocorre em até dez viagens por ano. E, desde o início, somente o C-130 Hércules, uma das aeronaves da FAB, tinha condições de operar durante todo o ano na Antártica.


A Chefe da seção de operações do Esquadrão Gordo, Major Joyce de Souza da Conceição, comenta a nova fase operacional, com o C-130 Hércules sendo substituído pelo KC-390 Millennium, nas missões futuras no Continente Antártico.



“O cumprimento dessa missão hoje representa um marco para a FAB, um momento histórico para o Esquadrão. A aeronave C-130, durante 39 anos, cumpriu com excelência o programa antártico brasileiro e, no dia de hoje, cada integrante que faz parte dessa história pode sentir-se orgulhoso ao ver refletido no que foi feito o seu legado de abnegação, dedicação, profissionalismo”, relata a piloto.


A missão, a bordo desta aeronave nova e moderna que integra a frota da FAB há três anos, teve início com a decolagem da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30/06 às 8h23 (horário de Brasília) rumo a Estação Antártica, para apoiar a Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Esquadrão Gordo na missão


O Esquadrão Gordo, responsável pela Missão de Ressuprimento Aéreo, utilizou o método CDS, (do inglês Container Delivery System), com o lançamento da carga acondicionada em oitos pacotes. Aproximadamente 2.000 quilos de suprimentos materiais foram enviados para os integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

“O KC-390 está sendo colocado à prova para poder lançar cargas pelo CDS na Baía do Almirantado. “Na região, os ventos giram em torno de 100 km/h, isso é um desafio tanto para a tripulação quanto para o aparelho de pontaria, que precisa posicionar a aeronave na condição de lançamento, sem margem de erro, permitindo, assim, que o sistema faça o calculo correto, prevendo o lançamento da carga na zona estabelecida pela Marinha do Brasil. Nesse sentido, salienta-se que a altura do lançamento é entorno de 200 metros (600 pés) em uma velocidade de 150kt. Cerca de 270km/h”, explica o Comandante da Missão, Major Aviador Flávio Diniz Pereira.

Equipes envolvidas



Para o sucesso de toda missão, uma série de requisitos precisam ser checados. Dessa forma, em um ambiente totalmente diferente e diante de todo o desafio, diversos profissionais estiveram envolvidos. O Chefe da Estação Antártica Comandante Ferraz, Capitão de Fragata Alessandro Domingos Gurski, destacou a importância da chegada dos suprimentos, levados pela FAB.



“As maiores limitações na Estação são o afastamento da família e nossa alimentação. A primeira a gente consegue suprir com ligações, já a segunda, temos a limitação de alimentos frescos, frutas e verduras, mas isso é possível com a ajuda da Força Aérea Brasileira, nos voos de inverno. No verão, recebemos a ajuda dos navios da Marinha do Brasil vindos de Punta Arenas, assim conseguimos superar as dificuldades sem muitos problemas”, conta o militar.


Neste processo, também há o envolvimento do Mestre de Cargas. Para o Sargento Daniel Carvalho no Peixoto de Barros, que atua como Loadmaster no Esquadrão Gordo, a responsabilidade para o cumprimento da missão é grande.



“Um lançamento de carga a 200 metros do solo requer muita atenção dos tripulantes, principalmente dos Loadmasters, apesar de ser uma carga leve. A partir do momento que abre a porta de carga e rampa, para o lançamento, a atenção tem que estar 100% no que vai acontecer. Aos tempos e movimentos, cada luz tem um procedimento e temos que estar muito atentos a isso; luz vermelha, luz amarela e, principalmente, luz verde, que é o momento em que a carga é solta, quando esperamos que tudo aconteça da melhor forma possível”, explica.

Outra profissional que integrou a missão, foi a Instrutora Mecânica do KC-390 do 1°/1° GT, Sargento Ivy Amaral da Costa. Para ela, integrar o grupo como a primeira mulher a estar, pela primeira vez, a bordo do novo avião de transporte da FAB no Continente Artártico, foi uma satisfação pessoal e profissional. “A aeronave no clima frio precisa de alguns cuidados, como remoção e estoque de alguns componentes para que se possa ter confiabilidade de que nas próximas operações esses equipamentos irão funcionar. Ser a primeira mulher instrutora mecânica é motivo de honra. Agradeço a confiança dos meus superiores para atingir essa meta, abrindo, com isso, as portas para as próximas que virão”, finaliza.

Estação Comandante Ferraz


A EACF é uma base antártica pertencente ao Brasil e está localizada na Ilha do Rei George, cerca de 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, sendo considerada uma das maiores estações de pesquisa da Antártica. A estrutura conta com 17 laboratórios para o estudo de várias áreas como: medicina, química, microbiologia, oceanografia e meteorologia.



No inverno, período em que o mar está congelado, o acesso torna-se ainda mais difícil, sendo necessário realizar lançamento aéreo de cargas para possibilitar o abastecimento de medicamentos, equipamentos e mantimentos que suprem a EACF. A base antártica, mantida pela Marinha do Brasil (MB), desenvolve diversos estudos, denotando a prioridade do PROANTAR para as atividades científicas.

Fotos: Sargento Müller Marin/ Cecomsaer e Capitão de Fragata Gurski/ EACF
 :arrow: FAB
 
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #126 em: Agosto 19, 2022, 08:29:21 pm »
KC-390 Millennium realiza primeira missão de reabastecimento em voo na FAB


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A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization)

A aeronave Multimissão KC-390 Millennium (FAB 2857) decolou, no dia 09/08, para realizar a primeira missão de reabastecimento em voo (REVO) do KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB).

As tripulações das aeronaves envolvidas foram compostas por instrutores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e pelo Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA). O exercício operacional de reabastecimento em voo foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Reabastecimento em voo

O reabastecimento em voo é o processo de transferir combustível de uma aeronave para outra durante o voo, e permite que a aeronave recebedora permaneça em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 800 litros por minuto.

Para o primeiro treinamento, duas aeronaves F-5 do GAVCA, que decolaram da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), receberam um total de 2.900 kg de combustível e retornaram para sua respectiva Base. Cumprindo todos os objetivos traçados na atividade, após uma semana de treinamentos, a aeronave KC-390 e seus tripulantes tornaram-se capazes de realizar missões de REVO, deixando a FAB pronta para atender as mais diversas demandas estratégicas.

Conforme o Comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Renato Leal Leite, a atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (Operational Familiarization). “Demos mais um passo no processo de preparo de nossas tripulações da aeronave Multimissão KC390 Millenium. A capacidade de realizar reabastecimento em voo em um país de dimensões continentais como o Brasil é essencial em um Teatro de Operações moderno e nos deixa mais próximos da excelência Operacional almejada”, destacou.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/08/18/kc-390-millennium-realiza-primeira-missao-de-reabastecimento-em-voo-na-fab/
 

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Vitor Santos

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #127 em: Setembro 24, 2022, 02:35:21 pm »
Caçadores da FAB elogiam REVO com KC-390 em missões no sul do país


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Caçadores elogiam REVO com KC-390 em missões no sul do país. Desde o início desta semana, um KC-390 do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” foi deslocado para a Base Aérea de Canoas (RS), onde participa de uma campanha de treinamento de Reabastecimento em Voo (REVO), em conjunto com diversas unidades de caça e ataque da Força Aérea Brasileira (FAB). Militares do 1º GTT “Esquadrão Zeus” de Anápolis (GO), que também opera o KC-390, também estão participando do treinamento.

O KC-390, matrícula FAB 2857, chegou ao Rio Grande do Sul no domingo a noite (18), enquanto diversos caças F-5M dos Esquadrões “Pif-Paf” e “Jambock” do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA), sediados na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), chegaram durante o final de semana. Eles se juntaram aos donos da casa, o 1º/14º GAv “Esquadrão Pampa”, baseado em Canoas (RS).


Equipados com mísseis ar-ar de longo alcance Rafael Derby, os pilotos dos F-5M estão participando de treinamentos de combate simulado BVR (Beyond Visual Range), que muitas vezes envolve mais de uma dezena de caças voando simultaneamente. Pacotes de missões com diversos F-5M decolam quase no mesmo horário, e seguem para a área restrita chamada “CAMPANHA”, localizada no sul do estado gaúcho.


Os combates envolvem aeronaves inimigas e, para isso, os F-5M são divididos em diversas esquadrilhas, que utilizam códigos de chamada dos seus esquadrões de origem “JAMBOCK”, PIF-PAF” ou “PAMPA”. Para que o cenário tenha organização e realismo, especialmente para os controladores táticos de voo que gerenciam os combates aéreos, alguns F-5M assumem o papel de aeronaves hostis, decolando com códigos diferenciados como “MIG” e “ROMANO”.


Minutos antes da saída dos F-5M, o KC-390 decola de Canoas com destino à área restrita chamada “DRINK”, e destinada para a operação REVO. Esta área fica próxima à que os caças realizam seus combates BVR. Os voos REVO são realizados por tripulantes dos dois Esquadrões KC-390, e por esse motivo os códigos de chamada são alternados entre “BARÃO” (1º/1º GT) e “CORAL” (1º GTT), de acordo com os pilotos em comando.



Também estão participando os jatos A-1M dos esquadrões “Poker” (1º/10º GAv) e “Centauro” (3º/10º GAv), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, região central do Estado do Rio Grtande do Sul. Como essas aeronaves tem função de ataque ao solo e reconhecimento tático, eles realizam missões distintas, mas seus pilotos também estão treinando REVO com o KC-390, que se desloca para a área chamada “SANTA CRUZ”, e localizada entre Santa Maria e Canoas.

Interessante observar que o desempenho operacional do KC-390 em REVO está sendo motivo de elogios dos pilotos de F-5M e A-1M, especialmente porque os voos não sofrem tanto com a turbulência. Como o KC-390 opera em altitudes mais elevadas que os KC-130 (média de 26 mil pés, contra os 18 mil pés do Hércules), os voos são mais “tranquilos” para as operações. Além disso, no seu padrão de voo REVO, o KC-390 implementa uma velocidade mais veloz que os KC-130,
resultando em uma operação mais estável e compatível com a performance dos caças.


Desde 2013, quando os KC-137 foram aposentados, o REVO da FAB era fornecido única e exclusivamente pelos dois turboélices KC-130 Hércules do “Esquadrão Gordo”, fazendo que muitos novos pilotos de F-5M e A-1M não tivessem a oportunidade de “revoar” com um jato. Com a recente chegada dos KC-390, e futuramente dos KC-30 MRTT, essa realidade está mudando, o que oferece maior capacidade para a primeira linha da defesa aérea nacional.



 :arrow:  https://forcaaerea.com.br/cacadores-da-fab-elogiam-revo-com-kc-390-em-missoes-no-sul-do-pais/
 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #128 em: Outubro 04, 2022, 06:34:11 pm »
 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #129 em: Outubro 23, 2022, 05:02:04 pm »
Força Aérea Brasileira corta mais três KC-390 de encomenda com a Embraer


 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #130 em: Outubro 24, 2022, 05:57:13 am »
Os primos brasileiros esqueceram-se de comentar esta, quase insignificante, notícia.
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #131 em: Outubro 24, 2022, 07:47:48 am »
Os primos brasileiros esqueceram-se de comentar esta, quase insignificante, notícia.

Essa noticia não tem qq importãncia, desde que haja uns tansos que vão comprando esse cargueiro " estratégico ", está tudo bem.

Abraços
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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #132 em: Outubro 28, 2022, 06:04:15 pm »
Os primos brasileiros esqueceram-se de comentar esta, quase insignificante, notícia.

Essa noticia não tem qq importãncia, desde que haja uns tansos que vão comprando esse cargueiro " estratégico ", está tudo bem.

Abraços

Estratégico, não. O KC é tático.
 

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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #133 em: Outubro 29, 2022, 12:31:41 pm »
Os primos brasileiros esqueceram-se de comentar esta, quase insignificante, notícia.

Essa noticia não tem qq importãncia, desde que haja uns tansos que vão comprando esse cargueiro " estratégico ", está tudo bem.

Abraços

Estratégico, não. O KC é tático.

Vitor Santos, porque será que utilizei os "....." ? :mrgreen:


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Re: Embraer KC-390 Millennium
« Responder #134 em: Outubro 29, 2022, 02:05:39 pm »
O Vítor Santos sabe perfeitamente como o ká-cê foi “vendido” aos portugueses, mas está a fazer-se distraído.
Talent de ne rien faire
 
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