F-16 FAP

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JNSA

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« Responder #75 em: Novembro 26, 2004, 10:40:48 am »
Citação de: "miguel"
os nossos F16 estão bem equipados Wink vejam os AMRAAM.
e os nossos pilotos, no dizer de muitos pilotos franceses, são sem duvida dos melhores do mundo!!!
por isso os espanhois podem ter F18 e outras sucatas, que nada lhes valeria,


Miguel, os nossos F-16 dispõem, de momento, de 10 AMRAAM. Ou seja, na melhor das hipóteses, num cenário perfeitamente irrealista, os F-16 portugueses conseguem abater 10 alvos em regime BVR. Para além disso, devemos ter actualmente não mais do que 3 F-16 com MLU, e só estes é que estão ao nível dos F-18 espanhóis; os restantes estão em desvantagem.

Quanto a armamento ar-solo, a comparação ainda é mais a favor dos espanhóis, visto que se preparam para adquirir misseis de cruzeiro, enquanto nós vamos comprar uns 30 kits para JDAM.

Depois de gastarmos, numa hipotética e improvável guerra com Espanha, o pouco armamento moderno que temos, e depois as escassas reservas de guerra de que dispômos, o que é que sugere? Que se ataquem os F-18 espanhóis à pedrada?...:roll:
 

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nestor

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« Responder #76 em: Novembro 26, 2004, 11:51:07 am »
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O F-18 tem versões terrestres/não navais!



Tal vez no he entendido bien ¿has dicho que el F-18 tiene versión terrestre?

Aqui unas fotos de los F-18 españoles:

http://abap.host.sk/20020716/wallpaper_f-18_-_004.jpg

Parece que el enlace no sale, pero basta con copiar y pegar.

¿Me puedes decir que ese gancho del F-18 español y para que sirve?

En cuanto al valor y la disciplina ¿que te hace pensar que los pilotos españoles no tienen esas cualidades?

Y preparación y horas de vuelo...

Saludos
 

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E-migas

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« Responder #77 em: Novembro 26, 2004, 12:10:19 pm »
Citação de: "nestor"
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O F-18 tem versões terrestres/não navais!


Tal vez no he entendido bien ¿has dicho que el F-18 tiene versión terrestre?

Aqui unas fotos de los F-18 españoles:

http://abap.host.sk/20020716/wallpaper_f-18_-_004.jpg

Parece que el enlace no sale, pero basta con copiar y pegar.

¿Me puedes decir que ese gancho del F-18 español y para que sirve?

En cuanto al valor y la disciplina ¿que te hace pensar que los pilotos españoles no tienen esas cualidades?

Y preparación y horas de vuelo...

Saludos


Acho que expliquei mal....
Sim o F-18 tem uma versão "Terrestre" não navalizada. Os CF-18 canadianos são bons exemplos.

Os F-18 Espanhóis podem ser antigos F-18 da US Navy.

Muitos aviões têm ganchos, julgo eu que devem poder fazer o mesmo tipo de aterragem que num Porta-aviões mas numa pista, ou então pode ser uma herança.
Os antigos A7 da USAF também tinham esse gancho...

Talvez os nossos colegas de Forum possam explicar e ou corrigir esta minha ideia.

Quanto ao treino dos Pilotos...Longe de mim estar a julgar que os Pilotos espanhõis têm menos treino...

Aliás refiro que "Mas, mesmo assim os F-16 e os F-18 são boas aeronaves e nas mãos de bons pilotos fazem o que lhes pedem! "

Não faço um julgamento de valor..... :roll:
Cumprimentos,
e-Migas
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Una Salus Victus
 

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emarques

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« Responder #78 em: Novembro 26, 2004, 12:41:39 pm »
Se não me engano os F-16 noruegueses também têm ganchos. Supostamente para travar ao aterrar em pistas geladas. (ou era outro sistema de travagem "especial"?)
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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fuenla

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« Responder #79 em: Novembro 26, 2004, 01:29:11 pm »
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Sim o F-18 tem uma versão "Terrestre" não navalizada. Os CF-18 canadianos são bons exemplos

Del F-18 en principio se iba a realizar una version terrestre (F-18L), pero al final TODOS son iguales. Los F-18 canadienses prescinden del gancho de lanzamiento en el tren de aterrizaje delantero, por lo demas, son exactamente identicos a los españoles.

Por lo tanto NO existe una version terrestre del F-18.

Citar
Os F-18 Espanhóis podem ser antigos F-18 da US Navy


Los F-18 del programa FACA (60 A´s y 12 ´B) se compraron NUEVOS, los unicos usados son los 24 ´A adquiridos de segunda mano a la US Navy.
Olivença portuguesa!!!
 

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Pedro Monteiro

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« Responder #80 em: Novembro 26, 2004, 02:04:57 pm »
Citação de: "emarques"
Se não me engano os F-16 noruegueses também têm ganchos. Supostamente para travar ao aterrar em pistas geladas. (ou era outro sistema de travagem "especial"?)


E os nossos. Há, aliás, uma interessante foto de um F-16A da FAP na pista da BA5 retido pelos cabos no livro dos 50 Anos da FAP.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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Spectral

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« Responder #81 em: Novembro 26, 2004, 05:26:42 pm »
Os F-16 noruegueses também têm (tinham, antes do MLU) pára-quedas, para poderem aterrar em pistas menores.

O nestor tem razão: o F-18, o F-16 e o Mirage 2000 são comparáveis ( emboram em termos de massa o 1º esteja noutra classe).

O grande problema do F-16A é que, apesar do seu radar o permitir, não pussuía mísseis BVR por opção da USAF ( questões de doutrina, relacionadas com o F-15 e conclusões da guerra do Vietname). Isto provou ser uma grande falha porque aviões como o F-18 ou o Mirage2000 sempre os tiveram, algo que era ainda mais gritante em países que só possuíam o F-16.

Apenas com o MLU (e a versão ADF, que devia ter sido a standard,  :roll:) o F-16 recebeu os AMRAAM.

Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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fuenla

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« Responder #82 em: Novembro 26, 2004, 06:19:42 pm »
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Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.


El Ejercito del Aire ya dispone de los primeros AMRAAM (primer lote de 100 unidades) desde hace un tiempo. De hecho, hace un par de meses se realizo el primer disparo de un misil de ese tipo en la Peninsula Iberica.
Olivença portuguesa!!!
 

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Miguel

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« Responder #83 em: Novembro 26, 2004, 06:45:40 pm »
Citação de: "fuenla"
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Já agora, quando receberam os Hornet espanhóis o AMRAAM ? Esta capacidade foi incluída a partir dos modelos C/D, e acho que os espanhóis eram de origem A/B.

El Ejercito del Aire ya dispone de los primeros AMRAAM (primer lote de 100 unidades) desde hace un tiempo. De hecho, hace un par de meses se realizo el primer disparo de un misil de ese tipo en la Peninsula Iberica.
:lol:

quando entrou em serviço, o porta-aviões charles de gaulle, a aeronaval françesa, estava equipada com F8 crusader, para defesa aérea e Super etendard para ataque, apos varios testes sobre o F18 HORNET a marinha françesa preferiu esperar algums anos sem caças verdadeiros, até chegar agora uma versão do Rafale Naval que ficou muito caro os contribuintes, a conclusão dos pilotos foi que os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil  :wink:

Por isso digo o F16 é superior  :wink: é que ha algums pessimistas aqui. :P
 

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fuenla

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« Responder #84 em: Novembro 26, 2004, 06:51:55 pm »
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os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil


¿Poco versatil el F-18? Es el PRIMER avion diseñado desde el principio como CAZABOMBARDERO, cuando el F-16 no operaba mas que con sidewinders y bombas convencionales, el F-18 ya tenia misiles sidewinder, sparrow, harpoon, maverick, harm, bombas de guiado laser, etc etc etc. La mayoria de paises que operan el F-16 lo hacen por que su economia no puede permitirse el Hornet.

Ademas, debo recordar que ha sido el PRIMER avion en derribar aviones enemigos (un par de F-7 iraquies) a la que vez que realizaba una mision de ataque a tierra en 1991.
Olivença portuguesa!!!
 

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Miguel

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« Responder #85 em: Novembro 26, 2004, 07:05:31 pm »
o F16 é a melhor escolha em ratio qualidade-preço,
agora ja se sabe que algums não sabem disso, e espetam-se nos mais caros(F18) que gasta até mais keroséne que o F16 :lol: se fosse assim tão bom porqué paises como Austria preferirem o JS39Grippen que é portanto do mesmo fabricante que o Eurofighter, alias parece-me que Africa do sul escolheu JS39 e republica checa etc....
O eurofighter não tem nenhum sucesso commercial!
e apenas para os 4 paises italia, espanha ,UK,alemanha

o F16 FAP tambem estão equipados com Maverick,Harm,etc....
 

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Miguel

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« Responder #86 em: Novembro 26, 2004, 07:09:50 pm »
Citação de: "fuenla"
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os F18 eram muitos pesados e pouco vérsatil

¿Poco versatil el F-18? Es el PRIMER avion diseñado desde el principio como CAZABOMBARDERO, cuando el F-16 no operaba mas que con sidewinders y bombas convencionales, el F-18 ya tenia misiles sidewinder, sparrow, harpoon, maverick, harm, bombas de guiado laser, etc etc etc. La mayoria de paises que operan el F-16 lo hacen por que su economia no puede permitirse el Hornet.

Ademas, debo recordar que ha sido el PRIMER avion en derribar aviones enemigos (un par de F-7 iraquies) a la que vez que realizaba una mision de ataque a tierra en 1991.


fuenla vocé esta enganado, quem entrou em 1° em combate foi os F16 de israel que abaterem varios MIG sirianos, no libano em 1986 , e foram os f16 de israel que atacaram a 1° central nuclear iraquiana em 86-88 :twisted:
 

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fuenla

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« Responder #87 em: Novembro 26, 2004, 07:20:40 pm »
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fuenla vocé esta enganado, quem entrou em 1° em combate foi os F16 de israel que abaterem varios MIG sirianos, no libano em 1986 , e foram os f16 de israel que atacaram a 1° central nuclear iraquiana em 86-88


No amigo, no me has entendido bien. Los aviones pueden realizar dos tipos de misiones, AIRE-AIRE y AIRE-TIERRA. Los F-16 israelies derribaron aviones sirios cuando iban en mision AIRE-AIRE y atacaron el reactor nuclear de Osirak mientras iban configurados como AIRE-TIERRA, mientras que los F-18 derribaron los cazas iraquies mientras iban configurados en mision AIRE-TIERRA. Son los UNICOS aviones que han hecho eso. Es decir, un F-16 puede despegar en mision AIRE-AIRE o AIRE-TIERRA, pero un F-18 cuando lo hace, puede desempeñar ambos tipos de misiones a la vez.

Amigo Miguel, Austria ya firmo el contrato por 24 Typhoon. Efectivamente, es un avion con relativamente excaso valor comercial, pero lo es por que es extremadamente caro y complejo, por eso solo puede ser utilizado por avanzadas fuerzas aereas. Los paises que eligen el Gripen lo hacen por que el Typhoon es demasiado caro y complejo para ellos.
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NotePad

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« Responder #88 em: Novembro 26, 2004, 07:25:23 pm »
...
« Última modificação: Fevereiro 25, 2007, 05:22:50 am por NotePad »
 

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fuenla

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« Responder #89 em: Novembro 26, 2004, 07:34:30 pm »
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como em espanha esta tudo concentrado em madrid


¿En que te basas para decir eso?

Ademas, te olvidas de la Artilleria Antiaerea española, que esta compuesta de 36 lanzadores HAWK, 13 ASPIDE, 18 ROLAND, 108 MISTRAL y 8 NASAMS, sin contar con 340 cañones de 20 mm, 92 de 35 mm y 100 de 40 mm, sin contar con la cercana llegada de al menos 8 lanzadores PATRIOT.

Luego tenemos la aplastante superioridad numerica: alrededor de 90 F-18, 65 Mirage F1, 20 Harrier (tambien con AMRAAM) y los primeros Typhoon (con un total de 87) contra tan solo 40 F-16

Un F-16 portugues podria llegar a Madrid, pero jamas regresaria a Portugal.
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