Combate a fogos pela F.A.P.

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PTWolf

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1365 em: Agosto 04, 2022, 10:29:10 am »
Os UH-60L/V Blackhawk aqui referidos não têm nada haver com o "evakuativos"?

Ao que tudo indica não, serão frotas distintas.


E quando não há Fogos Florestais serão usados pela FAP em?

Pois, isso ainda estará por averiguar, à semelhança do que fará o par de 515 fora da época de incêndios, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=NV9A3V_LZGs

Se estas informações tiverem certas, fora a época de incêndios o 515 pode ser utilizado para missões de vigilância marítima.
 

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sergio21699

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1366 em: Agosto 04, 2022, 11:04:36 am »

E por cá vai acontecer praticamente o mesmo.
Se a versão adquirida fosse a 415MP, como eu sempre defendi/defendo, permitiria à FAP usar algumas aeronaves na patrulha marítima e em operações SAR.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.0

Abraços

E o 515 não permite ?
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tenente

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1367 em: Agosto 04, 2022, 11:23:53 am »

E por cá vai acontecer praticamente o mesmo.
Se a versão adquirida fosse a 415MP, como eu sempre defendi/defendo, permitiria à FAP usar algumas aeronaves na patrulha marítima e em operações SAR.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.0

Abraços

E o 515 não permite ?

E as capacidades do 515 são as mesmas do 415MP ?
« Última modificação: Agosto 04, 2022, 11:25:18 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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sergio21699

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1368 em: Agosto 04, 2022, 11:26:23 am »

E por cá vai acontecer praticamente o mesmo.
Se a versão adquirida fosse a 415MP, como eu sempre defendi/defendo, permitiria à FAP usar algumas aeronaves na patrulha marítima e em operações SAR.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.0

Abraços

E o 515 não permite ?

E as capacidades do 515 são as mesmas do 415MP ?

Não sei, daí ter perguntado 😂
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NVF

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1369 em: Agosto 04, 2022, 11:30:55 am »
O MP só foi adquirido pela Guarda Costeira da Malásia. Quem sabe a GNR…  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1370 em: Agosto 04, 2022, 11:33:03 am »

E por cá vai acontecer praticamente o mesmo.
Se a versão adquirida fosse a 415MP, como eu sempre defendi/defendo, permitiria à FAP usar algumas aeronaves na patrulha marítima e em operações SAR.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.0

Abraços

E o 515 não permite ?

E as capacidades do 515 são as mesmas do 415MP ?

Não sei, daí ter perguntado 😂

O 415MP foi concebido para além da missão de combate aos FF efectuar o SAR, MPA e estas missões militares e de segurança:

Utility transport
•Cargo
•Personnel

Law enforcement
•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
•Terrorism
•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
•Forward-looking infrared (FLIR)
•Side-looking airborne radar (SLAR)
•Fully integrated weather radar
•Direction finder antenna (DF)
•Still and video cameras
•Cabin accommodation for stretchers and berths
•Enlarged aft cargo door
•Available floor space for customer supplied boat or other
•Marine radio package

Já o 515.......

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1371 em: Agosto 04, 2022, 11:38:38 am »
Certo, mas o 515 também foi desenvolvido para ser usado fora da época de incêndios:

Citar
“On the CL-515 we’ve done significant research and interviews with our customers, and they’re looking for a multi-use asset, that can be used outside of the fire season. This led us to offer the S.C.A.R (Self-Contained Aerial Reconnaissance) Pod, which is used on our Twin Otter Series 400 Guardian aircraft. This pod was developed by one of our partners out of Austria and the entire system can be removed within one hour so that the aircraft can become a full-fledged aerial tanker without damaging any of the sensors.
https://www.airattackmag.com/viking-airs-new-cl-515-where-multi-mission-is-the-watchword

Ou: https://ibb.co/V3qXQC8

Ou não é adequado?

« Última modificação: Agosto 04, 2022, 11:45:28 am por sergio21699 »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1372 em: Agosto 04, 2022, 11:39:15 am »
O MP só foi adquirido pela Guarda Costeira da Malásia. Quem sabe a GNR…  :mrgreen:

Amigo NVF, já esteve mais longe, quem sabe se o PRR não permite que os Verdelhoes possam candidatar-se a verbas para adquirir um par dessas aeronaves.
Eu já não digo nada.

Abraços
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1373 em: Agosto 04, 2022, 11:47:32 am »
Certo, mas o 515 também foi desenvolvido para ser usado fora da época de incêndios:

Citar
“On the CL-515 we’ve done significant research and interviews with our customers, and they’re looking for a multi-use asset, that can be used outside of the fire season. This led us to offer the S.C.A.R (Self-Contained Aerial Reconnaissance) Pod, which is used on our Twin Otter Series 400 Guardian aircraft. This pod was developed by one of our partners out of Austria and the entire system can be removed within one hour so that the aircraft can become a full-fledged aerial tanker without damaging any of the sensors.
https://www.airattackmag.com/viking-airs-new-cl-515-where-multi-mission-is-the-watchword

Ou não é adequado?

Vou explicar de outro modo.
O 415MP executa um espectro de missoes mais alargado que o 515.
Estando tão na moda o duplo uso, seria lógico, mas não o vai ser, que necessitando o País de uma aeronave " pesada " de combate aos FF, os especialistas pensassem além e fora das suas caixinhas cerebrais, e se optasse por uma plataforma, assim tipo kc390, o tal faztudo, e essa aeronave fosse utilizada pela FAP e/ou outras entidades de segurança e vigilância Nacionais, nas missões a que esta certificada a executar, fora da época de FF.
Mas isto sou eu a delirar, pois a Estória do duplo uso só entra em vigor quando interessa à gentinha do poder.

Abraços
« Última modificação: Agosto 04, 2022, 11:51:28 am por tenente »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1374 em: Agosto 04, 2022, 12:40:29 pm »
Sim mas se o 515 também está preparado para multimissão (SAR, MP, MEDEVAC, etc..) qual era a vantagem do 415? Não faz sentido optar pela versão mais recente e por isso com maior possibilidade de melhorias no futuro?

Além disso quantas vezes vão ser efectivamente utilizados nessas missões secundárias? Entre o treino dos pilotos e a manutenção da aeronave e que ambos têm que ser feitos fora da época de incêndios para que estejam 100% operacionais pelo menos entre 15 Maio a 15 de Outubro (pelo DECIR 2022) sobrava tempo para essas outras missões ?
« Última modificação: Agosto 04, 2022, 12:41:23 pm por sergio21699 »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1375 em: Agosto 04, 2022, 12:43:30 pm »
Certo, mas o 515 também foi desenvolvido para ser usado fora da época de incêndios:

Citar
“On the CL-515 we’ve done significant research and interviews with our customers, and they’re looking for a multi-use asset, that can be used outside of the fire season. This led us to offer the S.C.A.R (Self-Contained Aerial Reconnaissance) Pod, which is used on our Twin Otter Series 400 Guardian aircraft. This pod was developed by one of our partners out of Austria and the entire system can be removed within one hour so that the aircraft can become a full-fledged aerial tanker without damaging any of the sensors.
https://www.airattackmag.com/viking-airs-new-cl-515-where-multi-mission-is-the-watchword

Ou não é adequado?

Vou explicar de outro modo.
O 415MP executa um espectro de missoes mais alargado que o 515.
Estando tão na moda o duplo uso, seria lógico, mas não o vai ser, que necessitando o País de uma aeronave " pesada " de combate aos FF, os especialistas pensassem além e fora das suas caixinhas cerebrais, e se optasse por uma plataforma, assim tipo kc390, o tal faztudo, e essa aeronave fosse utilizada pela FAP e/ou outras entidades de segurança e vigilância Nacionais, nas missões a que esta certificada a executar, fora da época de FF.
Mas isto sou eu a delirar, pois a Estória do duplo uso só entra em vigor quando interessa à gentinha do poder.

Abraços
Tendo a compra sido feita pela UE não sei se teriamos muita voz na matéria.

https://www.emfa.pt/noticia-3667-forca-aerea-presente-no-lancamento-do-novo-aviao-anfibio-dhc515-em-bruxelas
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1376 em: Agosto 04, 2022, 01:01:00 pm »
E quando não há Fogos Florestais serão usados pela FAP em?

Pois, isso ainda estará por averiguar, à semelhança do que fará o par de 515 fora da época de incêndios, por exemplo.

Possibilidades que me ocorrem:

O DECIR actualmente tem aeronaves também no inverno, por isso mesmo não havendo fogos, há aeronaves atribuídas ao combate aos fogos, ter algumas destas aeronaves da FAP de alerta aos fogos permitiria reduzir o aluguer de meios privados nesta "época baixa" de fogos.
Mas também pode não ser tecnicamente possível, pois os helis alguma altura tem que parar para fazer as manutenções mais demoradas, e para estar tudo a 100% no inicio do verão, manda a lógica que essas paragens sejam no inverno.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/portugal-vai-ter-pela-primeira-vez-meios-aereos-de-combate-aos-fogos-todo-o-ano

Outra coisa que estes helis também podem fazer fora da época dos fogos é substituir o Koala que costuma estar em Ovar nas missões de SAR em montanha, SAR costeiro no norte...

Se não vierem pintados de cor de laranja talvez participar em algum exercício ali com o CTOE, com o 2BIPara, que não estão muito longe  :mrgreen:.

PS: Achei curioso/interessante a FAP poder vir a escolher o Black Hawk para heli de combate a incêndios, não seria a minha primeira escolha, estava mais na linha de algo mais simples do tipo Huey, será já a FAP/FAs a planear futuras aquisições de helis deste modelo? Versão naval para substituir o Lynx? Versão táctica para operações militares???
« Última modificação: Agosto 04, 2022, 01:18:20 pm por Lightning »
 

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Subsea7

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1377 em: Agosto 04, 2022, 01:57:56 pm »
E quando não há Fogos Florestais serão usados pela FAP em?

Pois, isso ainda estará por averiguar, à semelhança do que fará o par de 515 fora da época de incêndios, por exemplo.

Possibilidades que me ocorrem:

O DECIR actualmente tem aeronaves também no inverno, por isso mesmo não havendo fogos, há aeronaves atribuídas ao combate aos fogos, ter algumas destas aeronaves da FAP de alerta aos fogos permitiria reduzir o aluguer de meios privados nesta "época baixa" de fogos.
Mas também pode não ser tecnicamente possível, pois os helis alguma altura tem que parar para fazer as manutenções mais demoradas, e para estar tudo a 100% no inicio do verão, manda a lógica que essas paragens sejam no inverno.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/portugal-vai-ter-pela-primeira-vez-meios-aereos-de-combate-aos-fogos-todo-o-ano

Outra coisa que estes helis também podem fazer fora da época dos fogos é substituir o Koala que costuma estar em Ovar nas missões de SAR em montanha, SAR costeiro no norte...

Se não vierem pintados de cor de laranja talvez participar em algum exercício ali com o CTOE, com o 2BIPara, que não estão muito longe  :mrgreen:.

PS: Achei curioso/interessante a FAP poder vir a escolher o Black Hawk para heli de combate a incêndios, não seria a minha primeira escolha, estava mais na linha de algo mais simples do tipo Huey, será já a FAP/FAs a planear futuras aquisições de helis deste modelo? Versão naval para substituir o Lynx? Versão táctica para operações militares???

Se for ao plano maximalista que aqui meti, verá que  objetivo é esse.
CPS
 
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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1378 em: Agosto 04, 2022, 02:37:32 pm »

E por cá vai acontecer praticamente o mesmo.
Se a versão adquirida fosse a 415MP, como eu sempre defendi/defendo, permitiria à FAP usar algumas aeronaves na patrulha marítima e em operações SAR.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.0

Abraços

E o 515 não permite ?

E as capacidades do 515 são as mesmas do 415MP ?

Não sei, daí ter perguntado 😂

O 415MP foi concebido para além da missão de combate aos FF efectuar o SAR, MPA e estas missões militares e de segurança:

Utility transport
•Cargo
•Personnel

Law enforcement
•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
•Terrorism
•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
•Forward-looking infrared (FLIR)
•Side-looking airborne radar (SLAR)
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Já o 515.......

Fora da época de incêndios, o par de DHC-515 terá obviamente de continuar o treino e formação de tripulações, e poderá ser usado para busca e salvamento, apoio a catástrofes naturais, fiscalização marítima e combate à poluição. Claro, desde que exploremos este novo sistema de armas como deve ser, coisa que por cá muitas vezes não acontece, como todos bem sabem.

Citar
As a true multi-purpose platform, the DHC-515 Firefighter incorporates new technology and materials that expand the operating envelope. With a state-of-the-art avionics suite and the availability of a factory endorsed Full Motion Level D Flight Simulator, the DHC-515 Firefighter is the most technically advanced multi-mission aerial firefighting aircraft on the market.

The DHC-515 offers exceptional aerial firefighting capabilities with flexible architecture that, in combination with the internal water tanks, can be equipped with options such as spray boom for insect control or oil spill dispersant, an enlarged cargo door for disaster relief support, and the ability to add a “QC” quick change sensor or medevac suite.

https://aerialfirefighter.vikingair.com/aircraft/dhc-515-firefighter

E por todas as razões e mais algumas, um par é nitidamente pouco. É um começo, mas é pouco.



Citar
(...) The CL-515 isn’t simply an evolution of the CL-415. The aircraft will offer operators a 12 to 15 percent increase in efficiency corresponding with a decrease in maintenance and operating costs, while its modular special mission design makes it something more, as Mauracher explained. “On the CL-515 we’ve done significant research and interviews with our customers, and they’re looking for a multi-use asset, that can be used outside of the fire season. This led us to offer the S.C.A.R (Self-Contained Aerial Reconnaissance) Pod, which is used on our Twin Otter Series 400 Guardian aircraft. This pod was developed by one of our partners out of Austria and the entire system can be removed within one hour so that the aircraft can become a full-fledged aerial tanker without damaging any of the sensors. The pod(s) are mounted on wing hard points and can also be transferred to other aircraft or helicopters in the operators fleet, thus reducing the cost to equip every aircraft with a separate system and saving operators and governments millions in purchasing expensive sensors for each aircraft. So when the aircraft is firefighting or down for annual maintenance the Pods can be transferred over to other aerial assets. Our present Guardian configuration includes a, search radar, Vidar system, datalink, EO/IR, direction finder and CartNav systems to name a few. This will allow the aircraft to be used all year round, dramatically expanding the operating envelope of the CL-515.” (...)

https://www.airattackmag.com/viking-airs-new-cl-515-where-multi-mission-is-the-watchword
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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luis simoes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1379 em: Agosto 04, 2022, 04:41:13 pm »
O numero ideal seriam 4 ....minimo ...digo eu....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.