ForumDefesa.com

Economia => Mundo => Tópico iniciado por: Bravo Two Zero em Agosto 21, 2006, 08:49:56 pm

Título: Notícias da Rússia
Enviado por: Bravo Two Zero em Agosto 21, 2006, 08:49:56 pm
Do DD

Citar
Rússia conclui pagamento de dívida soviética a Clube de Paris

Moscovo anunciou esta segunda-feira ter concluído o pagamento antecipado ao Clube de Paris dos cerca de 17.550 milhões de euros de dívida herdados dos tempos da URSS.

 

De acordo com o Ministério das Finanças russo, o pagamento antecipado permitiu uma poupança de seis mil milhões de euros em serviço da dívida.
A Rússia deixa assim de ser um país devedor ao Clube de Paris.

 



E os Beriev para pagamento da dívida a Portugal? Há novas???
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Agosto 22, 2006, 12:26:29 am
Citar
Rússia conclui pagamento de dívida soviética a Clube de Paris

O acordo de reembolso antecipado, com data de 16 de Junho ultimo, seguiu-se a outro nos mesmos moldes efectuado o ano passado (então 15 000 milhoes de USD contra esta ultima prestação de 23 700  milhões).
Lembremos que esta dívida data de 1991 aquando da conhecida crise económica no período pós-soviético(perestroika).O chamado Clube de Paris era(é) constituido por 17 países que se dispuseram  a financiar então a ex-URSS, que honra seja lhe feita, ao contrário  do repúdio das dividas "czaristas" de 1918, preferiu o caminho de herdar as dívidas (e tambem os seus activos) no estrangeiro.
Evidentemente que o facto de ser actualmente o segundo exportador mundial de petróleo, com os crescentes ganhos que a situaçao mundial no sector por todos conhecida lhe tem proporcionado, muito contribuiu para que o Fundo de Estabilizaçao criado por  V.Poutine, e depois da hiperinflação dos anos 90, pudesse agora honrar os compromissos assumidos.
Por curiosidade os principais credores por ordem decrescente de importância são - Alemanha, França, Reino Unido e Holanda.
Embora a Rússia liquide o essencial das dívidas da ex-União Soviética, existem evidentemente outras dívidas comerciais especialmente a países que não fazem parte do Clube de Paris ( aprox. 4 600 milhoes USD) ainda por regularizar.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Agosto 31, 2006, 03:29:33 pm
Gigante do alumínio vai nascer na Rússia

Citar
Na Rússia vai formar-se o maior produtor de alumínio do mundo. A Rusal, a maior empresa do sector no país vai comprar o seu maior concorrente, a SUAL e ainda o negócio de alumínio da suíça Glencore. Um negócio que permite a Rusal ultrapassar a Alcoa e a Alcan para se assumir como maior produtor de alumínio no mundo.

A transacção que deve estar concluída em Outubro vai criar uma companhia avaliada em cerca de 30 mil milhões de dólares, mais de 23 mil milhões de euros. O novo gigante será detido a 64,5% pela Rusal, a Sual fica com 21,5% e os restantes 14% serão da Glencore. O negócio insere-se na estratégia do Kremilin de consolidar os sectores da energia e do metal.

A luz verde para a compra terá sido dada por Vladimir Putin a Oleg Deripaska, o patrão da Rusal, numa reunião que o presidente russo teve com o empresário de 38 anos no início deste mês. A nova companhia terá capacidade para produzir 4 milhões de toneladas de alumínio por ano, um número próximo dos 5 milhões de toneladas/ano que a Rusal quer estar produzir em 2013. Este negócio confirma o renascimento da Rússia enquanto grande potência mundial em especial no sector da energia e na produção de produtos estratégicos. Graças à escalada do preço do petróleo os cofres russos voltam a encher-se
Título:
Enviado por: Marauder em Setembro 16, 2006, 01:15:14 pm
Citar
Moscovo apoia criação de “campeões nacionais”
A Consolidação da indústria russa começou na energia e Putin prepara-se para repetir a fórmula noutros sectores.

Arkady Ostrovsky e Neil Buckley/FT

A fusão entre a Rusal e a Sual, que tem em vista a criação de um líder mundial na indústria do alumínio, é o último exemplo da determinação russa em se afirmar como ‘player’ global em indústrias estratégicas.
A reconstrução da economia russa foi apontada como prioridade pelo presidente russo, Vladimir Putin, nestes últimos seis anos. A par da recuperação da sua influência geopolítica, para que o Ocidente volte a tratar a Rússia com o devido respeito.
Putiu ficou visivelmente irritado quando a Arcelor, a companhia de aço sediada no Luxemburgo, rejeitou o plano de fusão com o grupo de aço russo Severstal. O fiasco da operação foi visto como uma afronta do Ocidente, a prova de que não está interessado em que as empresas russas entrem nos seus mercados. A criação de um “gigante” no sector do alumínio, capaz de ultrapassar a produção total da norte-americana Aluminium Company, é uma das metas do Kremlin, enquadrada numa estratégia mais abrangente: a criação de campeões nacionais com impacto internacional. O ‘takeover’ foi liderado pela Rusal, a líder russa do alumínio, detida por Oleg Deripaska. Fonte próxima do Kremlin diz que Putin apoiou activamente a operação de fusão num encontro que teve com Deripaska no início de Agosto.
O segundo mandato de Putin tem sido pródigo na consolidação do controlo de sectores considerados estratégicos. O processo implica a criação de um campeão nacional, seguido da venda de uma participação minoritária a investidores estrangeiros que trazem, por sua vez, o ‘know-how’ e a tecnologia.
Esta estratégia tem sido particularmente evidente no sector energético. Exemplos? O Kremlin aumentou a sua participação na Gazprom, o gigante russo do gás, de 38% para 51%, a fim de reforçar as restrições à participação estrangeira nas restantes acções. A esta decisão soma-se a aquisição da petrolífera Sibneft pela Gazprom, que viu a sua capitalização bolsista disparar para cerca de 250 mil milhões de dólares e, com isso, tornar-se numa das maiores empresas do mundo.
Criou ainda um campeão nacional no sector petrolífero quando a estatal Rosneft assumiu o controlo do principal activo de Mikhail Khodorkovsky, a Yukos - aquela que já foi a maior petrolífera russa e que está hoje na falência devido a milhares de milhões de dólares em impostos reclamados pelo Estado.
Esta política musculada não se cingiu, contudo, ao sector energético. A Rosoboronexport, uma agência estatal de exportação de armas gerida por um antigo colega de Putin do KGB, integrou no ano passado a Avtovaz e tem planos ambiciosos para revitalizar o construtor automóvel Lada. O Kremlin tem também em curso uma política de consolidação da indústria aeroespacial e prepara uma nova ‘holding’ estatal para controlar os activos russos de energia nuclear.
Aparentemente, tudo indica que o Estado não vai participar na criação do “gigante do alumínio”. Christopher Weafer, estratega-chefe no Alfa Bank, defende o contrário. Para Weafer a fusão pode ser o primeiro passo para o Estado vir também a controlar a indústria mineira.
Abramovich, um dos oligarcas russos mais leais ao actual inquilino do Kremlin, aceitou recentemente adquirir uma participação de 41% na Evraz, a líder russa do aço.
Ironicamente, foi Khodorkovsky quem tentou criar, pela primeira vez na história do país, uma nova espécie de campeão nacional ao fundir a Yukos com a Sibneft, ao vender uma participação do novo grupo à Exxon-Mobil. Mas optou, ao invés, por se afirmar como uma força política independente. Resultado? Cumpre pena na Sibéria por fraude e evasão fiscal.


Perfil:  Alexander Bulygin
CEO da Rusal
Idade: 38
Local de nascimento: Rússia
Formação académica: Licenciou-se com distinção em 1990 pela Universidade Estatal Técnica de Moscovo
Percurso profissional: Carreira feita na indústria do alumínio; ocupou, entre 1993 e 2000, funções em lugares de gestão em diversas unidades de fundição russas que viriam a integrar a Rusal; nomeado vice-director executivo da Rusal quando da criação da empresa.


Perfil:  Brian Gilbertson
Presidente da Sual
Idade: 62
Local de nascimento: África do Sul
Formação académica: Licenciado em Matemática e Física, mestre em liderança.
Percurso profissional: O primeiro emprego na indústria mineira foi na sul-africana JCI. Passou pela Rustenburg Platinum Mines e pelo grupo Gencor que rebaptizou de Billiton.  Em 2001, foi co-autor da fusão da Billiton com a australiana BHP, passando a ser o maior grupo mineiro do mundo.  Em 2003 assumiu a presidência da Vedanta. Oito meses depois a da Sual.

Tradução de Ana Pina


de:
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 87179.html (http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/687179.html)

Pois, vão-se criando campeões nacionais e mundiais através de decisões feitas mais à base do Kremlim que no mercado. Os russos lá conseguem ser capitalistas e ter uma economia de mercado...à maneira deles..
Título:
Enviado por: Hollywood em Setembro 18, 2006, 08:07:35 pm
Algo me diz, que não tarda a Russia volta a dar umas cartadas sérias no jogo Mundo. Claro que o que digo é pura especulação e pouco fundada ainda, mas quem sabe?
Os americanos deixavam de fazer tudo o que lhes dá na teia ou então não.
Título:
Enviado por: ricardonunes em Fevereiro 10, 2007, 07:08:24 pm
Russian Arms Sales (http://http)
Título:
Enviado por: ricardonunes em Março 06, 2007, 12:38:52 pm
Jornalista russo ameaçado morreu
Preparava artigo sobre venda ilegal de armas pela Rússia à Síria e ao Irão

 
Citar
O jornalista Ivan Safronov morreu, na passada sexta-feira, ao cair da janela do seu apartamento, no quinto andar de um edifício do centro de Moscovo. O diário russo “Kommersant” revela hoje que o jornalista preparava um artigo sobre venda ilegal de armas pela Rússia à Síria e ao Irão e já tinha sido ameaçado.
Especialista em assuntos militares do “Kommersant”, Ivan Safronov preparava-se para escrever sobre "venda de caças SU-30 à Síria e complexos de defesa anti-aérea S-300 V ao Irão".

Em ambos os casos e de acordo com informações obtidas pelo jornalista, os fornecimentos de armamentos seriam feitos através da Bielorrússia para que o Ocidente e Israel não acusassem Moscovo de estar a armar aqueles países.

O “Kommersant” acrescenta que Ivan Safranov informara por telefone a redacção que "tencionava escrever um artigo depois de regressar da viagem" a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde decorreu a IDEX-2007, feira internacional de armamentos em Fevereiro.

A 27 de Fevereiro, depois de uma conferência de imprensa do chefe do Serviço Federal da Rússia para a Cooperação Técnico-militar, Mikhail Dmitriev, Ivan Safronov terá afirmado aos colegas que "a Rússia e a Síria já tinham assinado outros contratos de fornecimento de complexos de lançamento de mísseis Pantsir-S1, caças MIG-29 e mísseis operativo-tácticos Iskander-E".

O jornal recorda que, no início de 2005, Ivan Safronov tinha informação sobre a venda de mísseis Iskander à Síria mas que não iria publicar por ter sido prevenido de que "caso publicasse, provocaria um grande escândalo internacional e o Serviço Federal de Segurança da Rússia (antigo KGB, serviços secretos soviéticos) o acusaria de divulgação de segredos de Estado e o levaria à barra do tribunal". O jornalista não revelou quem o teria ameaçado.
JN (http://http)
Título:
Enviado por: TOMKAT em Maio 18, 2007, 02:55:43 am
Citar
UE-Rússia mergulhada na crise

A cimeira União Europeia-Rússia parece condenada ao fracasso. O encontro dos líderes realiza-se esta sexta-feira na cidade russa de Samara e deveria marcar o início das negociações do novo acordo de parceria e cooperação estratégica entre Bruxelas e Moscovo.

No entanto, a presidência alemã da União Europeia e o Kremlin não conseguiram ultrapassar as divergências que actualmente estão em cima da mesa.

Nos últimos tempos, as relações entre a União Europeia e a Rússia têm sido afectadas por vários problemas. A crise do abastecimento de gás e a remoção de uma estátua de homenagem aos soldados russos na Estónia, são alguns exemplos.

Mas, o pior problema tem sido o embargo russo à carne polaca que dura há 18 meses. Esta iniciativa tem provocado o veto do Governo de Varsóvia ao início das negociações para o novo acordo de parceria e cooperação com a Rússia.


A visita que o chefe da diplomacia alemã fez esta semana a Moscovo para tentar desbloquear o impasse revelou-se inútil. Concordou-se apenas na necessidade de se chegar a um consenso. Uma tarefa difícil de alcançar nas próximas horas.

O ambiente está tenso entre as duas partes. Citado pelo Financial Times, um diplomata alemão referiu mesmo existir um clima de guerra fria, por não se saber o que esperar da Rússia.

Seja como for, Moscovo evita falar em crise. Refere apenas que existem dificuldades nas relações entre a União Europeia e a Rússia.

Os líderes europeus têm poucas expectativas quanto ao novo acordo de parceria e cooperação estratégica. O actual acordo está em vigor desde 1 de Dezembro de 1997 e termina no final deste ano. Porém, caso não seja alcançada uma solução, o acordo é renovado automaticamente por um ano.

Uma ideia que, no entanto, não agrada aos líderes europeus. Uma vez que pretendem definir o quanto antes um quadro mais favorável aos interesses da União no que respeita à política energética.

Na agenda da cimeira incluem-se temas como a adesão da Rússia à OMC, a implentação do protocolo de Kyoto e políticas de cooperação judicial. Na área internacional, os líderes vão discutir o problema do Kosovo e a conjuntura do Médio Oriente.

Além do líder russo, Vladimir Putin, a cimeira vai contar com a presença do presidente da Comissão, Durão Barroso, e com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Alexandre Guerra

http://diariodaeuropa.eu/index.php?article=469&visual=1&id=7


A excessiva depêndencia europeia dos recursos energéticos russos, sobretudo o gás natural, que se situa nos 70% creio, ainda irá causar dissabores à UE.

A UE está demasiado vulnerável aos caprichos da liderança russa, perfeitamente consciente dessa vulnerabilidade. Putin claramente "posa" para a fotografia com a mão na torneira do gasoduto, jogando com a falta de alternativas e com os tradicionais diferentes centros de poder existentes dentro da própria UE (leia-se países) que poucas vezes falam a uma só voz.

Valha-nos a "estável" Argélia, demasiado dependente das receitas energéticas para seguir o exemplo russo. Resta saber até quando...

Sarkozy já relançou o nuclear para a discussão em França.
Aguarda-se a reação da Alemanha, talvez o país da UE mais vulnerável.
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Maio 28, 2007, 06:10:32 pm
Afinal parece que vai haver dinheirinho para a malta........

Citar
O governo português e as autoridades russas vão assinar amanhã um acordo com vista à concretização de uma linha de crédito recíproca de apoio às exportações entre os dois países. O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou esta tarde em Moscovo que o compromisso tem duas componentes: “Por um lado, a Rússia compromete-se a pagar antecipadamente, até 20 de Agosto, a dívida que mantém com Portugal (83,6 milhões de dólares). Por outro, nós comprometemo-nos a pormenorizar até Julho as nossas condições para o estabelecimento desta linha de crédito”.
Por razões de natureza negocial, e porque Moscovo não avançou com nenhum montante para esta linha de crédito, Portugal também não revelou o valor que tenciona propor. Teixeira dos Santos adiantou, no entanto, que a intenção portuguesa “é conseguir que esta linha de crédito seja no valor de 200 milhões de euros”. O ministro adiantou ainda que o objectivo é que a linha de crédito esteja a funcionar a partir de Julho. A entidade bancária que será parceira do Governo português neste projecto é a Caixa Geral de Depósitos.
José Sócrates afirmara antes que existem em Portugal “quase 300 empresas que exportam para a Rússia”. E tem repetido ao longo da visita: “A Rússia é uma economia emergente, um mercado de oportunidades. É absolutamente essencial para uma economia como a portuguesa, que se quer afirmar no contexto da globalização, estar presente neste mercado”.


http://expresso.clix.pt/Actualidade/Int ... _id=395645 (http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=395645)
Título:
Enviado por: oultimoespiao em Junho 04, 2007, 12:20:33 am
O problema da russia e que mudao os nomes mas as pessoas continuam as mesmas.
Título:
Enviado por: SSK em Junho 29, 2007, 02:23:53 pm
Citar
MiG estima vendas de 7 mil milhões até 2020
A empresa russa RSK-MiG revelou, durante o Paris Air Show, que estima vender cerca de 350 aviões de combate até 2020, num total de 7 mil milhões de euros, em particular os modelos MiG-29K, o “multi-role” MiG-29M/M2 e o recente MiG-35, o substituto do Sukhoi Su-33.

A MiG está também interessada em fazer um upgrade ao modelo MiG-29, com 1.600 aparelhos colocados em todo o mundo. Este upgrade pode ser feito para duas versões, a MiG-29SD, com o ajustamento às regulações da NATO e da Organização Internacional de Aviação Civil, ou a MiG-29SMT, que permite uma completa reconstrução do sistema de bordo com as mais recentes gerações de produtos e sistemas aviónicos, armamento e controlo de motores.
Título:
Enviado por: André em Outubro 05, 2007, 02:24:28 pm
Rússia e Cazaquistão activam corredor energético no Cáspio

Citar
Os presidentes russo, Vladimir Putin e cazaque, Nursultan Nazarbaiev, acordaram quinta-feira impulsionar um ambicioso projecto energético e de transporte cujo eixo central é um gasoduto que levará o gás da Ásia Central aos mercados de todo o mundo.

«Tratamos com Vladimir Putin o projecto de criar um corredor de transporte e energético do Mar Cáspio», disse à imprensa o presidente de Cazaquistão, depois da reunião de ambos na cidade siberiana de Novosibirsk durante um encontro bilateral de cooperação.
Explicou que este projecto prevê construir um sistema altamente tecnológico de nível mundial, que incluirá gasodutos, oleodutos, estradas, caminhos-de-ferro e linhas de comunicação e de fornecimento eléctrico«, segundo a agência Interfax.

Acrescentou que o Cazaquistão já iniciou a construção dessas modernas infra-estruturas para o futuro «corredor do Cáspio» que unirá a Rússia, o Cazaquistão e o Turquemenistão, e que mais adiante se unirá nos seus extremos com o Mar Báltico e o Golfo Pérsico.

À Rússia, o maior produtor e exportador mundial de gás, fica mais rentável comprar e extrair gás natural na Ásia Central do que fazê-lo das suas jazidas na Sibéria, o que requer grandes investimentos.

O Gasoduto do Cáspio, de 510 quilómetros de comprimento, terá uma capacidade inicial de bombagem de 12.000 milhões de metros cúbicos de gás, que aumentará até aos 30 milhões em 2017.

A Rússia fica assim com a chave do gás na Ásia central, afastando assim as esperanças da União Europeia de acesso directo aos hidrocarbonetos dessa região.

O actual gasoduto Ásia Central-Centro que une desde 1967 as jazidas uzbeques, turcomanas e cazaques e exporta o carburante para a Rússia e a Ucrânia, não tem capacidade suficiente para enfrentar a crescente procura, pelo que também será ampliado.

Em Julho, Putin mostrou-se interessado em que este gasoduto inclua também uma ramificação uzbeque.

O ministro da Indústria e Energia russo, Victor Jristenko, disse durante o encontro de Novosibirsk que os integrantes do projecto se preparam para assinar proximamente acordos multilaterais a longo prazo, «de 30-50 anos», para o transporte de gás pela Ásia central.

Acrescentou que actualmente a Rússia e o Cazaquistão ultimam os termos de um acordo a longo prazo para o transporte do petróleo cazaque pelo território da Rússia e de crude russo através do Cazaquistão, como parte de umas estratégia energética comum para as próximas décadas.

Diário Digital / Lusa
Título:
Enviado por: PedroM em Setembro 17, 2008, 12:09:25 pm
Rússia: Bolsas de valores suspendem actividades devido a queda de acções de empresas russas17 de Setembro de 2008, 10:45

Moscovo, 17 Set (Lusa) - A Bolsa de Moscovo (BIM) e a Bolsa de Comércio e Matérias-Primas da Rússia (BCMPR) suspenderam hoje as suas actividades por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada pelo Serviço Federal para Mercados Financeiros devido à continuada queda do valor das acções das empresas russas cotadas nessas bolsas.

Na BIM, a queda média das acções foi, em duas horas de actividade, de 5,2 por cento e, na BCMPB, de 3,33 por cento.

Na véspera, essas bolsas tiveram de encerrar as actividades anctecipadamente, pois registou-se uma queda média superior a 10 por cento.

O Ministério das Finanças da Rússia injectou ontem cerca de 1.500 milhões de dólares para manter a liquidez no mercado e afirma ter meios para injectar até 33 mil milhões de dólares.

Os dirigentes russos não se cansam de afirmar que controlam a situação e que a crise financeira não deverá atingir os cidadãos comuns.

"A situação no mercado financeiro não deve preocupar os russos: a situação com a inflação, no meio ano que passou, estabilizou-se, não haverá sérias alterações na cotação do rublo", declarou Alexei Kudrin, vice-ministro das Finanças da Rússia.

"Para os russos simples, a situação praticamente não se altera, a inflação continua a ser o risco maior, pois aumentou, mas agora já diminui", declarou Kudrin, numa entrevista à televis��o russa Vesti-24.

"Não há razões para se preocuparem", frisou.

No entanto, nem todos os analistas económicos apoiam o ponto de vista optimista do ministro das Finanças da Rússia.

"O mercado de valores afecta um número relativamente pequeno da população, mas, dentro de três ou quatro meses, a onda poderá atingir a maioria dos cidadãos. Não sei se haverá crises sociais, mas certamente que haverá desilusões", considera Dmitri Orechkin, analista do grupo económico Mercator.

Quanto às origens da crise financeira no mercado russo, os analistas consideram que, em 75 por cento, ela se deve a crise análoga nos mercados internacionais, mas sublinham que, em 25 por cento, foi originada pela fuga de capitais do mercado russo, iniciada durante a guerra entre a Rússia e a Geórgia.

O Governo russo fala de uma fuga de capitais de cerca de 5 mil milhões de dólares, mas os analistas independentes sobem esse número para 35 mil milhões.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ae8 ... 0cccf.html (http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ae8f7d625926d23f40cccf.html)
Título:
Enviado por: PedroM em Dezembro 12, 2008, 10:42:42 am
Andrei Klepach, vice-ministro do Desenvolvimento Económico da Rússia, admitiu hoje que a economia russa entrou em recessão.
"A recessão começou", disse o responsável governamental, ao explicar que se registou uma queda da produção durante dois trimestres consecutivos, de acordo com a Lusa.

"Em Outubro passado, acrescentou, teve início um declive importante e o mesmo se passará em Novembro e Dezembro. Por enquanto, não há dados sobre o índice da produção industrial no mês de Novembro".

Segundo Klepach, "até ao fim do ano corrente, o incremento da produção industrial na Rússia poderá desacelerar-se até cerca de 1,9%, face aos 4,7% previstos inicialmente".

Klepach declarou que o aumento do Produto Interno Bruto será, este ano, inferior à previsão oficial de 6,8%, mas recusou a anunciar novas estimativas.

Entre Janeiro e Setembro de 2008 a economia russa cresceu 7,3%, quatro décimas abaixo da previsão inicial do Ministério do Desenvolvimento Económico.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=344960 (http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=344960)
Título:
Enviado por: André em Abril 06, 2009, 04:32:58 pm
Rússia pretende continuar a diversificar rotas de exportação


A Rússia vai continuar a diversificar as rotas de exportação de hidrocarbonetos, declarou hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

«No ano passado, começou a extracção industrial de crude na nova região petrolífera do Leste da Sibéria e entrou em funcionamento o primeiro troço do oleoduto "Sibéria do Leste–Oceano Pacífico"», anunciou Putin, ao apresentar, pela primeira vez na história do país, um relatório anual do Governo ao parlamento.

Dentro de algumas semanas «o oleoduto chegará à fronteira chinesa e continuaremos a avançar», sublinhou.

O acordo russo-chinês, que prevê a construção de um ramal do gasoduto "Sibéria do Leste–Oceano Pacífico" até à China e o fornecimento de petróleo russo a esse país a longo prazo, foi assinado a 17 de Fevereiro.

Esse documento prevê também que Pequim concederá um empréstimo de 15 mil milhões de dólares à petrolífera russa Rosneft e dez mil milhões à Transneft.

A Rússia prevê fornecer ao país vizinho 15 milhões de toneladas de crude por ano. Vladimir Putin sublinhou também que a Rússia continua a fazer avançar os projectos dos gasodutos Nord Stream, South Stram, Cáspio e Burgas-Alexandropolis.

«Claro que nem todos os países do mundo estão interessados em que os novos tubos entrem em funcionamento», continuou Putin, sublinhando que «os projectos em questão estão em conformidade com as normas ecológicas mais rigorosas» e «contribuem para a segurança energética global».

O primeiro-ministro russo reafirmou que «são contraproducentes» as tentativas de marginalizar a Rússia do processo decisório no âmbito energético e de menosprezar os seus interesses legítimos.

Lusa
Título:
Enviado por: André em Abril 17, 2009, 07:17:57 pm
Milionários russos perdem 380 mil milhões num ano


Os 100 russos mais ricos perderam 380 mil milhões de dólares nos últimos doze meses devido à crise global, calcula a Forbes.

Os multimilionários russos viram o valor dos seus activos cair a pique devido à crise global, revela hoje a lista dos 100 russos mais ricos, publicada pela edição local da revista Forbes.

A Forbes russa nota que o valor combinado das 100 pessoas mais ricas da Rússia é de 142 mil milhões de dólares, uma pequena fracção dos 552 mil milhões obtidos no mesmo período do ano passado.

O número total de multimilionários russos também caiu dramaticamente, tendo recuado de 110 para 32 no mesmo período.

A revista adianta que a maior perda de riqueza pertenceu a Oleg Deripaska, o chefe da Basic Element, que liderou a lista dos mais ricos em 2008 com uma fortuna de 28,6 mil milhões de dólares e surge agora na décima posição a valer apenas 3,5 mil milhões de dólares.

O novo líder da lista dos russos mais riscos é Mikhail Prokhorov, líder do grupo Oneksim, que vale 9,5 mil milhões de euros, seguido por Roman Abramovich, dono do Chelsea, que tem uma fortuna avaliada em 8,5 mil milhões de dólares. O presidente da Lukoil, Vagit Alekperov, surge na terceira posição, com 7,8 mil milhões de dólares.

A Forbes nota que nenhum dos 100 russos mais ricos viu a sua fortuna aumentar.

A única mulher na lista é Yelena Baturina, esposa do presidente da Câmara de Moscovo, Yuri Luzhkov, que surge na 32ª posição. Batrurina, que lidera o conglomerado Iteka, perdeu 4,2 mil milhões de dólares nos últimos doze meses, tendo agora apenas 900 milhões de dólares.

A Forbes nota ainda que a idade média dos multimilionários presentes na sua lista é de 47 anos e seis meses.

Diário Económico
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Abril 24, 2009, 10:58:49 pm
Quem confia nestes gajos?

Citar
Energia: Cimeira da energia com começo atribulado, Vladimir Putin abandona trabalhos antes de começarem

Sofia, 24 Abr (Lusa) - A cimeira internacional da energia, que decorre até sábado em Sofia, teve hoje um início turbulento, com o primeiro-ministro russo a faltar aos trabalhos e a russa Gazprom a ameaçar virar a distribuição de gás natural para o mercado asiático.

A cimeira "Gás Natural para a Europa, Segurança e Parceria", que decorre em Sofia até sábado, tem como objectivo promover o projecto do gasoduto 'South Stream', que transportará o gás russo por baixo do Mar Negro, pela Bulgária, para outros países da Europa.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que procurava o apoio da Bulgária, parte essencial do projecto 'South Stream', antes do inicio da cimeira, de modo a poder "vender" o projecto como a melhor alternativa, acabou por não comparecer à cimeira alegando divergências com o Governo búlgaro, que recusou dar o apoio ao projecto antes da cimeira.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... id=1211671 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1211671)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Julho 16, 2010, 01:07:07 pm
Renault vai investir 240 milhões na "Lada"


Novo veículo económico que irá substituir o modelo russo 'Lada Classic' vai ser produzido como 'know-how' francês

A Renault vai investir 240 milhões de euros até 2012 na fábrica de automóveis russa Avtovaz, que produz os emblemáticos Lada. Segundo o acordo definitivo para a reestruturação e recapitalização da empresa assinado ontem, o fabricante francês vai também apoiar o desenvolvimento de um novo veículo económico que irá substituir o Lada Classic.

O acordo assinado com o grupo público Russian Technologies e a sociedade de investimentos russa Troika Dialog, os outros dois accionistas da Avtovaz, segue-se ao memorando de entendimento em Novembro, que antecedeu as ajudas de 40 mil milhões de rublos (cerca de 1,021 mil milhões de euros ao câmbio actual) cedidas pelo Governo russo sob a forma de empréstimos para salvar a empresa.

O business plan desenvolvido pela Renault e os outros accionistas, aprovado pelo Governo russo, prevê a produção de 900 mil veículos por ano, a partir de 2015, 70% dos quais reservados à Avtovaz, a manutenção por esta de uma quota do mercado russo de pelo menos 25% e o aumento das exportações. Este plano serviu também de base para definir as etapas e as condições do aumento de capital da empresa, permitindo chegar ao acordo definitivo assinado ontem, explica o comunicado publicado no site oficial da Renault.

O construtor de automóveis francês irá manter uma participação de 25% no novo capital social da empresa, mais uma acção, e o investimento de 240 milhões de euros até 2012 servirá para financiar os desenvolvimentos necessários à produção de novos modelos. Por sua vez, a Russian Technologies irá converter em acções a parte correspondente à dívida da Avtovaz, refere o comunicado da Renault, sem quantificar aquele valor. As fases principais da recapitalização deverão ficar concluídas antes do final de 2012.

A fábrica da Avtovaz é a maior empregadora da cidade russa de Togliatti, na margem esquerda do Volga, e contribui com mais de 40% para o orçamento público local. Ficou famosa com a marca Lada, tendo produzido mais de 25 milhões de unidades destes veículos robustos e baratos desde 1970. Mas as últimas duas décadas foram marcadas por pesadas dificuldades, que quase levaram ao seu desaparecimento.

DN
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 27, 2010, 04:53:26 pm
Rússia admite aderir ao euro


O primeiro-ministro russo Vladimir Putin disse ser «bastante possível» a eventual adesão do seu país à moeda única europeia, com vista a destronar o dólar norte-americano como divisa de referência internacional

À saída de um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel em Berlim, Putin disse ainda acreditar na estabilização e mesmo no fortalecimento do euro, apesar da actual crise da dívida soberana de vários países do continente.

«Sim, existem problemas, mas a política económica do Banco Central Europeu e dos governos dos principais países europeus convencem-me de que a estabilidade do euro será preservada», declarou o primeiro-ministro.

«Sabemos que há problemas em Portugal, na Grécia e na Irlanda, e que o euro está a oscilar um pouco. Mas no seu todo, é uma divisa sólida que deve tomar o seu lugar como moeda de referência», acrescentou.

«Temos que nos afastar do monopólio do dólar», defendeu Putin.

Também por estes dias, o chefe de Governo russo e potencial candidato presidencial em 2012 sugeriu o estabelecimento de uma zona de comércio livre entre a União Europeia e a Rússia, «de Lisboa a Vladivostok».

SOL
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HaDeS em Dezembro 14, 2010, 01:12:17 pm
Putin promete R$ 1,1 trilhão para modernizar Forças Armadas

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que o governo se comprometeu com 20 trilhões de rublos (R$ 1 trilhão) até 2020 para modernizar e rearmar as Forças Armadas russas.

As Forças Armadas da Rússia exigiam um aumento no orçamento para modernizar sua antiga infraestrutura e sistemas de armas após anos de recursos insuficientes, que enfraqueceram seu desempenho em conflitos locais após a ruptura da União Soviética.

"Estamos alocando fundos muito sérios, significativos para o programa de rearmamento. Eu até estou assustado de pronunciar esta quantia: 20 trilhões de rublos", disse Putin a ministros e importantes autoridades militares na cidade de Severodvinsk, no Mar Branco.

"Precisamos finalmente superar as consequências destes anos quando o Exército e a Marinha foram seriamente subfinanciados", disse Putin.

O primeiro-ministro disse que o programa de modernização irá focar em forças estratégicas nucleares, sistemas de defesa aérea, comunicação, inteligência, a quinta geração de aviões de combate e na Marinha, que receberá cerca de 4,7 trilhões de rublos (R$ 261 bilhões).

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8450 ... adas.shtml (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/845008-putin-promete-r-11-trilhao-para-modernizar-forcas-armadas.shtml)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 15, 2010, 11:26:53 am
Há aqui umas mensagens contraditórias entre si, se de um lado dizem que não vão construir PA nos próximos anos, depois dizem que vão investir mais na modernização das mesmas...

Cá para mim este dinheiro vai ser quase todo comido pelo novo caça e pouco mais.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HaDeS em Maio 16, 2011, 11:36:56 pm
Citar
PIB da Rússia sobe 4,1% no primeiro trimestre, abaixo das projeçõe
MOSCOU - O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu 4,1% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, disse o Serviço Federal de Estatísticas.

Tanto o Ministério da Economia, que tinha previsto uma alta de 4,5% do PIB, quanto analistas, que projetaram um crescimento de 4,2%, observaram que a economia do país cresceu em meio à baixa demanda de investimento em toda a economia.

"Atingir um crescimento superior a 4% em meio a quase nenhum investimento constitui só por si um êxito, mas devemos esperar por dados mais detalhados para ver o que estava dirigindo o crescimento", disse Natalya Orlova, economista do Banco Alfa, que prevê que a economia russa crescerá 3,8% em 2011. As informações são da Dow Jones.

http://economia.estadao.com.br/noticias/not_67154.htm (http://economia.estadao.com.br/noticias/not_67154.htm)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HaDeS em Agosto 12, 2011, 05:00:51 pm
Reservas russas atingem novo recorde
As reservas de ouro e de câmbio externo da Rússia subiram 2,4  mil milhões [bilhões] de dólares, no período de 15 a 22 de Julho. No dia 15, as reservas eram de 528,5  mil milhões  de dólares e, no dia 22, elas chegaram a 530,9  mil milhões de dólares. As informações foram divulgadas pela agência de notícias económicas PRIME, tomando por base as informações registadas pelo Banco Central da Rússia.

O recorde das reservas de câmbio externo do país foi registado em 8 de Agosto de 2008, atingindo o total de 598,1 mil milhões de dólares.

PRIME
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Abril 11, 2012, 06:52:34 pm
Rússia será a 5ª economia do mundo dentro de três anos


O primeiro-ministro e presidente eleito da Rússia, Vladimir Putin, garantiu hoje na Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, que a economia russa será a quinta maior do mundo dentro de dois ou três anos.
 
Putin falava na Duma onde fez um balanço do período em que exerceu o cargo de primeiro-ministro e expôs os seus planos para o futuro.
 
Em 2010, a Rússia foi a oitava economia do mundo em termos de PIB, segundo o Fundo Monetário Internacional.
 
No discurso, Putin assinalou a necessidade de aumentar o investimento de 20% do PIB para pelo menos 25% até 2015, e depois para 30%. Acrescentou que a meta é viável, e a sua realização criaria 25 milhões de novos empregos nos próximos anos e aumentaria a produtividade de trabalho, em que as economias mais desenvolvidas atualmente superam a russa em três ou quatro vezes.
 
Antes do fim deste ano, o Governo russo enviará ao Parlamento um pacote de alterações legislativas para melhorar substancialmente o desempenho empresarial e oferecer garantias adicionais aos investidores, disse Putin, acrescentando que uma das iniciativas consiste em introduzir ao nível federal e regional a figura do «defensor dos direitos empresariais», por analogia com o defensor público.
 
O presidente eleito propõe o desafio de fazer a Rússia subir, nos próximos anos, do 120.º para o 20.º lugar no mundo em matéria de ambiente de atração empresarial.
 
Vencedor, na primeira volta, das eleições presidenciais de 4 de março, Vladimir Putin assumirá a 7 de maio, de novo, o cargo de chefe de Estado russo.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Abril 24, 2012, 09:59:09 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 01, 2012, 11:30:57 pm
Espião da ex-RDA vai presidir ao maior produtor mundial de alumínio


Um espião da ex-República Democrática Alemã e amigo do Presidente russo, Vladimir Putin, que também fez carreira nos serviços secretos (KGB), foi nomeado hoje para a presidência da Rusal, maior produtor mundial de alumínio, noticia a AFP.A promoção de Matthias Warnig, um ex-agente dos serviços secretos da Alemanha Oriental (Stasi), é o passo mais recente na subida no universo empresarial russo deste antigo integrante do grupo do Dresdner Bank.

Warnig, de 57 anos, já é o director-geral do operador do gasoduto Nord Stream, que leva gás russo para a Alemanha, sob o Mar Báltico, e presidente do monopólio estatal que gere os oleodutos Transneft, além de administrador do conglomerado de energia Rosneft, de dois bancos relevantes e várias pequenas empresas.

Warnig substituiu Barry Chung, que ocupava interinamente a presidência do principal conglomerado do grupo do empresário Oleg Deripaska.

A Rusal está a viver uma crise, devido às disputas intensas sobre a maneira de gerir uma dívida superior a dez mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros), contraída durante a crise financeira de 2008-2009.

«Warnig tem uma experiência significativa em empresas públicas, tendo estado em vários conselhos de administração de empresas internacionais lideres», nos seus setores, adiantou a Rusal, em comunicado.

«Ele tem um conhecimento excelente dos negócios internacionais e na Rússia e um conhecimento profundo dos sectores financeiro, energético e mercadorias».

O grupo En+, através do qual Deripaska controla a Rusal, considerou a votação por unanimidade na administração como «um exemplo de cooperação construtiva», depois da resignação do anterior presidente da administração, Viktor Vekselberg.

Foi a decisão, surpreendente na altura, de Vekselberg se demitir, tomada em março, que expôs a extensão do desacordo entre os homens mais ricos da Federação Russa quanto à forma de gerir a produção de um metal cuja aplicação é generalizada, dos automóveis aos aviões.

Na ocasião, Vekselberg disse que a Rusal estava em “crise profunda” e Deripaska chegou a alienar unidades produtoras no estrangeiro, como forma de reduzir custos, o que causou ainda mais descontentamento entre os accionistas minoritários.

A nomeação de Warnig deve agora facilitar à Rusal uma relação mais próxima com o Kremlin, quando procura evitar a desintegração.

Há muito que se dá por adquirido a existência de uma relação pessoal privilegiada de Warnig com Putin, apesar da sua recusa de pormenorizar o assunto.

O Presidente russo tem vários dos seus amigos e conhecidos em postos-chave nas empresas e no Governo desde que chegou ao poder, em 1999.

Os críticos condenam esta situação por representar o privilegiar de amigos, mas o próprio Putin, visto como o último decisor nas disputas empresariais na Federação Russa, tem rejeitado as acusações.

Ao longo dos anos, a imprensa russa e ocidental tem ligado repetidamente Warnig a Putin.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 13, 2012, 02:10:23 pm
Russos querem construir oleoduto entre Moçambique e Zimbabué


A Rosneft, maior empresa pública russa no campo da exploração de petróleo, anunciou que tenciona construir um oleoduto entre Moçambique e o Zimbabwe, que deverá custar cerca de 500 milhões de euros. Segundo Roman Trotzenko, conselheiro do director dessa empresa, estão a ser realizadas conversações sobre a construção de um oleoduto que irá ligar o porto da Beira a Harare, capital do Zimbabwe.

«O projecto não é complicado em geral, mas é complicado do ponto de vista jurídico, pois iremos trabalhar, no início, com duas jurisdições, mas quando se juntarem outras, teremos um grande acordo intergovernamental entre seis países», precisou ele, em declarações à agência ITAR-TASS.

Trotzenko frisou que o acordo deverá ficar pronto até ao fim do ano.

A necessidade da construção deste oleoduto é explicada pela sobrecarga das infra-estruturas existentes.

«Por isso consideramos este projecto comercialmente importante para as infra-estruturas e justificado», justificou Trotzenko, acrescentando que, no Zimbabwe, o preço da gasolina é um dos mais altos no mundo.

O actual director da Rosneft é Igor Setchin, um dos homens mais próximos do Presidente Putin. Nos anos de 1980, esteve em Moçambique e Angola, onde trabalhou para a espionagem soviética.

Porém, alguns analistas consideram este projecto puramente político.

«A actividade económica nesses países está ligada a altos riscos políticos. Além disso, não se compreende onde é que a Rosneft vai buscar o petróleo. Nos últimos tempos, foi publicada informação de que a plataforma continental de Moçambique é rica em hidrocarbonetos, mas a empresa pública não tem atualmente capacidade de realizar semelhantes projectos de extracção de petróleo», considera Valeri Nesterov, perito da empresa Troika Dialog, em declarações ao jornal Kommersant.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 11, 2013, 01:55:28 pm
Rússia "enche-se" de ouro para se precaver de colapso das principais moedas


O presidente russo, Vladimir Putin, está a apostar que o abuso do monopólio do dólar vai colocar em perigo a economia mundial, e por isso tem aumentado de forma exponencial as reservas de ouro do país. Quando Putin diz que os Estados Unidos estão a colocar em perigo a economia mundial por abusar do monopólio do dólar, ele não está só a falar, ele está a apostar nisso, escreve a agência financeira Bloomberg.

Na última década, de acordo com as contas da agência de notícias de economia, o banco central russo comprou 570 toneladas métricas, quase o triplo do peso da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e mais um quarto que o segundo maior comprador - a China.

"Quanto mais ouro um país tem, mais soberania terá caso haja um cataclismo no dólar, no euro, na libra ou em qualquer outra moeda de referência", argumentou à Bloomberg um deputado do partido de Putin.

Apesar da aposta de Putin, as 958 toneladas de ouro detidas pela Rússia são apenas a oitava reserva mundial, atrás dos Estados Unidos, que lideram a tabela com mais de 8 mil toneladas, e da Alemanha, Itália, França, China e Suíça, para além do próprio Fundo Monetário Internacional, que tem 2,8 mil toneladas de ouro.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 27, 2013, 10:14:12 pm
Rússia tem de fazer reformas ou caminhará para o abismo


A Rússia enfrenta o abismo se não lançar um conjunto de reformas económicas, advertiu hoje o primeiro-ministro, num artigo publicado na imprensa, no qual lembra que a Rússia deve crescer, este ano, menos que a economia mundial. "O momento para decisões simples passou", salienta o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, no artigo publicado no diário económico Vedomosti, no qual tenta recuperar a imagem de grande reformador económico que procurou quando esteve na presidência, entre 2008 e 2012.

Pela primeira vez desde 2008, a Rússia deve crescer cerca de 2%, menos que a previsão para o crescimento da economia mundial, segundo a AFP.

Pintando um quadro negro sobre as consequências de falhar a melhoria do clima económico, produtividade laboral e sistema judicial na Rússia, Medveded disse, citado pela AFP, que "a Rússia pode continuar o seu movimento muito lento de crescimento económico perto do zero, ou pode dar um significativo passo em frente; o segundo caminho é frágil, tem risco, mas seguir o primeiro é ainda mais perigoso, porque é o caminho para o abismo".

No artigo de duas páginas, nenhuma referência é feita ao sucessor na presidência e mentor, Vladimir Putin, que muitos analistas consideram que não conseguiu implementar nenhuma reforma significativa.

A Rússia continua muito dependente do petróleo e do gás natural, sendo que os economistas consideram que há um forte risco de estagnação com taxas de crescimento muito baixas a médio prazo se o país não conseguir diversificar a sua economia.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Dezembro 21, 2013, 11:22:27 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: mafarrico em Junho 01, 2014, 04:05:22 pm

http://rt.com/business/162200-russia-be ... tan-union/ (http://rt.com/business/162200-russia-bealrus-kazakhstan-union/)

Russia, Belarus, Kazakhstan sign ‘epoch' Eurasian Economic Union

Published time: May 29, 2014 08:16
Edited time: May 30, 2014 12:11

Russia, Belarus, and Kazakhstan signed the historic Eurasian Economic Union which will come into effect in January 2015. Cutting down trade barriers and comprising over 170 million people it will be the largest common market in the ex-Soviet sphere.

"The just-signed treaty is of epoch-making, historic importance," Russian President Vladimir Putin said.

The troika of countries will cooperate in energy, industry, agriculture, and transport.

"In fact, we are shaping the largest common market in the CIS, with huge production, scientific and technological potential and enormous natural resources," the President added.

Citizens of Russia, Belarus, and Kazakhstan will have the right to work freely throughout the member states without having to be issued any special work permits, Putin said.

Over the last three years, trade within the Customs Union has increased by $23 billion, or nearly 50 percent. At the end of 2013, it stood at $66.2 billion.

Belarus and Kazakhstan are in third place in foreign trade with the Russian Federation, after the EU and China, Putin said.

The Russian leader said that the document brings Russia, Kazakhstan and Belarus to a new level of integration yes lets each individual state fully retain its sovereignty.

“We ensure a close and coherent economic collaboration and cooperation. Today we have created a powerful and attractive center of economic development, a large regional market that brings together more than 170 people. Our union has huge reserves of natural resources, including energy, which accounts for one fifth of the world’s gas reserves and 15 percent of oil reserves,” Putin said.

"A new geopolitical reality of the 21st century is born,” Kazakh President Nursultan Nazarbayev said shortly after the final treaty was signed by the three leaders.

“We see this as an open space and a new bridge between the growing economies of Europe and Asia,” Nazarbayev added.

David Gray, head of PricewaterhouseCoopers, Russia, said he hoped improving trade will help boost investment, as in the EU.

“If you look at the EU, for example, the reduction of trade barriers within the EU had a significant impact in terms of doing business, which does encourage investment. And I’m looking forward to similar results in terms of the Eurasia deal,” Gray said while speaking to RT at the St. Petersburg Economic Forum on May 24.

However, Kazakh President Nazarbayev warned members to try and avoid repeating the mistakes of the European Union, which is still facing grave economic consequences from the continent-wide recession.

“The point is that none of the participating countries were subject to de-industrialization, and traditional industries did not suffer. Lessons from the European recession are in this,” Nazarbayev said.

Belarusian President Lukashenko hailed the signing, but said there was still major work to be done in areas of bilateral trade.

“We believe the Economic Union will be the foundation for the future of political, military, and humanitarian unity,” he said.

The Customs Union is a project to gather ex-Soviet states into a free trade zone to rival the European Union. The three member states of Russia, Belarus and Kazakhstan only comprise 2.5 percent to the Earth’s population, but account for 15 percent of the total land.

"The geographical position permits us to create transport, logistic routes of not only regional, but also global importance that permits attracting massive trade flows in Europe and Asia," Putin said ahead of the signing ceremony in Astana, Kazakhstan on Thursday.

All member states will retain full state sovereignty. Russia is financing the lion’s share of the administration, but each state will have a one-third voting status.

“The Eurasian Economic Union will operate on universal transparent principles understood by all, including standards and principles of the WTO,” Putin said.

The idea of creating a regional trading bloc was first suggested by President Nursultan Nazabayev of Kazakhstan back in 1994, when he gave a speech at Moscow State University. The Customs Union began on January 1, 2010, and started operating under a comprehensive customs code in July 2011.

Commonwealth Independent States (CIS) like Armenia, Tajikistan, and Kyrgyzstan may be brought into the free trade zone later.

Kyrgyzstan plans to join the Customs Union by the end of 2014, President Almazbek Atambayev said at the meeting.

A decision on Armenia's membership will have to be made by July 2014, Kazakhstan's President Nursultan Nazabayev said.

Commenting on the fact Ukraine once wanted to join, Lukashenko said sooner or later, the country’s leadership will realize “where their happiness lies”, and what is “right for the Ukrainian people.”

“We lost some [potential member states] along the way. Ukraine started this hard work with us, but it was very difficult for Ukraine,” the Belarusian president said.

Neighboring oil-rich Azerbaijan hasn’t made a decisive move towards either the Customs Union or European Union integration.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: mafarrico em Agosto 14, 2014, 09:35:19 am
Russia, Egypt looking to create a free trade zone - Putin

http://rt.com/business/179860-russia-eg ... rade-zone/ (http://rt.com/business/179860-russia-egypt-free-trade-zone/)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 14, 2014, 07:03:17 pm
Gigante petrolífero russo pede ajuda financeira ao Kremlin


A gigante petrolífera russa Rosneft pediu ao Governo de Vladimir Putin ajuda financeira, que pode chegar aos 30 mil milhões de euros, informou esta quinta o jornal Vedomosti.  

O director geral da empresa, Igor Sechin – mantém relações estreitas com o Presidente russo, que conheceu há mais de 25 anos –, propôs ao Governo que compre a dívida da empresa como forma de financiamento. Detida em 70% pelo Estado russo, a Rosneft representa mais de 40% da produção de petróleo na Rússia.

A petrolífera, como outras companhias russas, está impossibilitada de se financiar no mercado europeu e norte-americano devido às sanções impostas por causa do conflito na Ucrânia. UE e EUA apenas permitem que a banca disponibilize crédito a empresas russas por meio de empréstimos com a duração máxima de 90 dias. Dado o elevado montante em causa (30 mil milhões), é impossível a empresa financiar-se desta forma.

Ainda segundo o diário Vedomosti, não há dinheiro suficiente no fundo estatal do Governo de Putin – criado precisamente para estas injecções de capital a empresas em dificuldades. O fundo teria 62 mil milhões de euros disponíveis, mas entretanto outras companhias já recorreram as verbas. Nem a Rosneft nem o Kremlin comentaram.

As sanções impostas pelos países ocidentais começam a afectar as empresas russas. De acordo com a Reuters, Gazprombank, VEB e Banco Agrícola da Rússia também já pediram auxílio financeiro.

SOL
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 26, 2014, 01:35:17 pm
Ministério da Economia diz que o país está perto da recessão


A economia russa encontra-se próxima da recessão com um crescimento perto do zero na primeira metade do ano, admitiu hoje o Ministério da Economia da Rússia.

"Isto significa que o estado da economia está perto da recessão. Consideramos que no terceiro trimestre a situação pode melhorar um pouco e haverá algum crescimento", disse Oleg Zasov, chefe do Departamento de previsões macroeconómicas do ministério.

Apesar do retrocesso da economia de 0,5 por cento no primeiro trimestre, as agências locais estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) possa vir a crescer 0,1 ou 0,2 por cento.

Zasob também se referiu às previsões de crescimento para 2015, que podem vir a baixar de 02 para 01 por cento, já que, acrescentou, não se confirmaram os prognósticos sobre o desagravamento do conflito ucraniano e a consequente tensão internacional.

"Esperávamos que os investimentos pudessem sentir-se já no próximo ano, especialmente no setor privado. Mas, já nos apercebemos que agora as condições de crédito nos mercados internacionais foram endurecidas, assim como foram introduzidas novas sanções de que não estávamos à espera", disse.

Às previsões macroeconómicas soma-se a descida do preço do petróleo para 2015, de 90 para 95 dólares, muito abaixo dos 100 dólares por barril previstos pelo governo de Moscovo, disse, por seu lado, Alexei Moseev, vice-ministro das Finanças russo.

Recentemente, o Serviço Federal de Estatísticas da Rússia informou que a economia do país encontra-se em estado de recessão técnica e que as sanções internacionais agravaram a tendência.

A anexação da Crimeia e o conflito do Leste da Ucrânia, assim como as sanções internacionais obrigaram a Rússia e o Banco Mundial a rever, em vários momentos, as previsões de crescimento da economia russa para 2014 e 2015.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: marianah em Agosto 28, 2014, 11:05:15 am
Três novas armas reforçaram o Exército russo em 2013

De acordo com o plano de rearmamento do Exército russo, que deverá ser completamente implementado até 2020, as tropas começaram a receber kits completos para divisões e regimentos. Devido ao projeto, somente em 2013 a cota de armamento modernizado nas forças nucleares estratégicas alcançou 45%, na defesa militar aeroespacial 62%, na Força Aérea 42%, na Marinha 52% e nas Forças Terrestres 21%.
As principais armas usadas pelo Exército russo:
Dois em um: Su -34
O principal símbolo da renovação da Força Aérea Russa em 2013 foi o fornecimento pela empresa Sukhoi de 32 novos bombardeiros Su- 4, considerados uma das tecnologias mais originais adquirida pela Força Aérea Russa nos últimos tempos.
Os submarinos nucleares de terceira geração do projeto 971 da classe Akula são praticamente indetectáveis nas profundezas do oceano. Que o digam as marinhas norte-americanas e britânicas. O aparecimento de submarinos Akula foi repetidamente registrado nas águas costeiras do Reino Unido, dos EUA e do Canadá, sem, no entanto, ter sido possível acompanhá-los e escoltá-los.
O Su-34 é um híbrido de caça e bombardeiro. Com um peso de decolagem de cerca de 50 toneladas, ele consegue realizar acrobacias aéreas, trabalhar como caça-interceptor e participar de operações de eliminação de pequenos alvos, como se fosse um subsônico Kukuruznik, nome dos aviões soviéticos utilizados na pulverização agrícola.
Os dois primeiros bombardeiros custaram à Força Aérea 1,8 bilhões de rublos. Para efeito de comparação, as tropas de mísseis estratégicos compraram seis dos mais novos mísseis balístico intercontinentais Topol-M por 5 bilhões de rublos.
O bombardeiro é capaz de transportar oito toneladas de bombas e mísseis de precisão e pode operar em todas as condições meteorológicas e a qualquer hora do dia. A blindagem do cockpit e de componentes vitais do avião permitem ao Su-34 aguentar impactos maiores em comparação com outras aeronaves de sua categora, garantindo à aeronava uma vida útil de 30 a 35 anos. No total, os militares pretendem receber em um futuro próximo pelo menos 120 desses bombardeiros.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 28, 2014, 11:22:25 am
O SU-34 na minha perspectiva será construido a conta gotas. Os 120 mencionados, deverão ser o número a médio/longo prazo.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 28, 2014, 07:33:29 pm
Isto é o tópico sobre a Economia, não sobre armamentos, para isso há os tópicos apropriados   :roll:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 24, 2014, 02:03:35 pm
Rússia admite perdas anuais de 32 mil Milhões de €€€ por ano devido a sanções


A Rússia está preparada para perder 40 mil milhões de dólares (32 mil milhões de euros) por ano devido às sanções impostas pelo Ocidente em resposta à crise na Ucrânia, disse hoje o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov.

«Estamos a perder cerca de 40 mil milhões de dólares por ano devido às sanções geopolíticas e entre 90 a 100 mil milhões de dólares [entre 72 e 80 mil milhões de euros] devido à queda do preço do petróleo na ordem de 30%», declarou Siluanov, durante um discurso num fórum económico em Moscovo, citado pela agência RIA Novosti.
A Rússia foi alvo na primavera de uma série de sanções, sem precedentes, devido à crise ucraniana, que colocaram a sua economia à beira da recessão, provocando nomeadamente uma depreciação da sua moeda, o rublo, que perdeu quase um terço do seu valor face ao euro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou, este sábado, que as sanções ocidentais contra a Rússia procuram "mudar o regime" no país e não fazer com que o Kremlin modifique a sua política.

Explicou que, antes, as sanções contra os países eram formuladas para que "não danificassem o âmbito social, a economia, a fim de afetaram a elite de maneira seletiva".
"Agora é tudo ao contrário. Os líderes dos países ocidentais declaram publicamente que as sanções devem ser [definidas] de modo a destruir a economia e a provocarem protestos populares", afirmou Lavrov.

Após a anexação, em março último, da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, a União Europeia, Estados Unidos, Canadá e outros países adotaram uma série de sanções contra Moscovo, as quais foram progressivamente endurecidas com o estalar do conflito no leste pró-russo da Ucrânia.

Em resposta, a Rússia proibiu as importações de alimentos provenientes de países da União Europeia.

Lusa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Dezembro 02, 2014, 09:17:25 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Março 21, 2015, 03:59:18 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 13, 2015, 06:08:12 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: olisipo em Agosto 14, 2015, 06:44:51 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.abc.es%2FMedia%2F201508%2F11%2Fdestruccion-comida-rusia--644x362.jpg&hash=7f3d2ee16d7b0f3b4368acb52d051a5b)
 
Rusia destruye fruta de España, Italia y Holanda

http://es.rbth.com/noticias/2015/08/14/ ... les_390097 (http://es.rbth.com/noticias/2015/08/14/rusia-destruye-tres-toneladas-de-limones-espanoles_390097)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 20, 2015, 11:28:20 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: olisipo em Agosto 25, 2015, 06:22:27 pm

Russia corta perspetivas económicas para 2015 e 2016
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: olisipo em Setembro 20, 2015, 10:50:53 am

Deutsche Bank,  o maior banco privado alemão, corta operações em Rússia
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 15, 2017, 02:23:36 pm
The ruble dives after Trump tweets 'Was Obama too soft on Russia?'

The Russian ruble extended its earlier losses after President Donald Trump tweeted about President Barack Obama's stance on Russia with respect to Crimea.

The petrocurrency is down by 1.2% at $57.8170 per dollar as of 7:55 a.m. ET.

"Crimea was TAKEN by Russia during the Obama Administration. Was Obama too soft on Russia?" Trump tweeted around 7:42 a.m. ET.

The ruble was down by about 0.8% earlier in the morning amid weaker Brent crude oil prices, which are down by about 0.6% at $55.63.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fstatic3.businessinsider.com%2Fimage%2F58a450b601fe58ac008b4795-800%2Fscreen%2520shot%25202017-02-15%2520at%252075752%2520am.png&hash=be69870428a96efcdb0ebc4f0853729d)

http://www.businessinsider.com/russian-ruble-currency-market-update-2017-2
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Outubro 24, 2017, 04:30:01 pm
Custos para o Mundial de 2018 aumentaram 510 milhões de euros

As autoridades russas disseram hoje que o Mundial2018 de futebol vai custar mais 500 ME do que o inicialmente previsto.

(https://thumbs.web.sapo.io/?epic=ZDc0oww+UfHlbskeh+oyYX7twhEimSHf4pwwlsmaIezmwH6YkZZolpIUYTVrlvMsBZ8YKb5q9cQknfDCczZx+tq1o26NV9oehcBJD1OwJxVLLHo=&W=800&H=0&delay_optim=1)

As autoridades russas disseram hoje que o Mundial2018 de futebol vai custar mais 600 milhões de dólares, cerca de 510 milhões de euros, do que tinha sido inicialmente previsto.

Os organizadores e o governo russo não apresentaram explicação para o aumento dos custos, publicados hoje num decreto assinado pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev.

Segundo o decreto, os custos aumentaram de 34,5 mil milhões de rublos, cerca de 510 milhões de euros, para 678 mil milhões de rublos, cerca de 10 mil milhões de euros.

Destes valores, 57,6 por cento provêm do orçamento federal, 13,6 do governo regional e 28,8 de “entidades legais”, que inclui empresas privadas e estatais.

https://desporto.sapo.pt/futebol/mundial-2018/artigos/custos-para-o-mundial-de-2018-aumentaram-510-milhoes-de-euros

10 mil milhões de euros que custa o mundial!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 04, 2018, 04:32:36 pm
Chipre: o porta-aviões da Rússia na Europa


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foje-50ea.kxcdn.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F09%2Fcyprus-1362149_960_720-925x519.jpg&hash=c40b0f28b2275fdff4571f2e7751973c)


Há vários anos que a Rússia tem vindo a aproximar-se da economia e da sociedade de Chipre – país que pertence à União Europeia desde 1 de maio de 2004 e à Eurozona desde 2008 – na tentativa, segundo os analistas, de manter uma posição estratégica no Mediterrâneo, mas também de procurar uma alternativa às reticências que a própria União Europeia demonstra ter em relação ao país liderado há quase duas décadas por Vladimir Putin.

Entre todas as evidências de que os dois países se mantêm numa rota de entendimento, surge agora a notícia, veiculada pela agência Euronews, de que Chipre tem cada vez mais russos a recorrer ao mecanismo do investimento para se tornarem cidadãos cipriotas – à semelhança do que Portugal faz com os chamados vistos ‘gold’.

Limassol, a segunda maior cidade de Chipre, tem por estes dias uma enorme atividade em termos portuários e de crescimento da construção civil, refere a Euronews – que refere que o grosso da economia da cidade está cada vez mais nas mãos de cidadãos russos.

Muitos russos vivem agora nesta cidade e investem fortemente no setor da construção civil, mas também no comércio, onde há cada vez mais lojas com raízes russas. De acordo com diversos analistas, o programa de venda de passaportes para a obtenção de cidadania cipriota e, consequentemente, cidadania europeia, ajudou muito o país a recuperar da crise económica dos últimos anos.

Em Chipre, os estrangeiros podem demorar menos de seis meses a conseguirem tornar-se cidadãos cipriotas e europeus tendo de investir cerca de dois milhões de euros – bem mais que os 500 mil euros nacionais.

Russos, chineses, mas também cidadãos do Médio Oriente compram ou constroem grandes habitações, já que uma das condições prévias para obter a cidadania é ter uma residência permanente no Chipre.

Um montante da ordem dos quatro mil milhões de euros entrou na economia cipriota através destes programas, o que representa pelo menos 20% do PIB do país, refere a agência. No entanto, muitos eurodeputados e funcionários da União Europeia acusam Chipre de vender passaportes a pessoas que podem ter interesses obscuros.

No ano passado, o ministro das Finanças cipriota, Charis Georgiades, disse que mais de 2 mil passaportes foram emitidos, sendo que metade destes foram para cidadãos russos. Este eventual excesso já foi referido noutras ocasiões – demonstrando aquilo que parece ser algum mal-estar das autoridades da União Europeia face às facilidades concedidas especialmente aos cidadãos russos.

Há cerca de três anos, os dois países assinaram um acordo para que os navios russos possam usar os portos cipriotas. A polémica aumentou quando algumas fontes concluíram que os portos da pequena ilha poderiam vir a albergar navios de guerra – numa altura em que a Síria já se encontrava em plena guerra civil, com o regime de Putin a envidar todos os esforços para manter Bashar al-Assad no poder. Moscovo desmentiu, mas o mal-estar não passou.

Alguns anos antes, em 2011, a Rússia concedeu um empréstimo de 2,5 mil milhões de euros a Chipre, numa altura em que a crise que avassalou a Europa estava no auge. Quatro anos depois, novamente em 2015, a Rússia cortou ‘spreads’ – os juros passaram de 4,5% para 2,5% ao ano, uma descida de quase 50% – e o prazo de pagamento foi alargado de 2018 para 2021.

No meio, em 2013, o país foi intervencionado pela ‘troika’, com um plano dito por muitos de usurpação do dinheiro dos depositantes no sistema financeiro, que foram diretamente chamados a pagar parte do resgate – entre outras medidas mais ‘normais’. O que quis dizer, na altura, que parte dessa parte do resgate foi paga por russos, que usavam o sistema bancário local como uma espécie de conta corrente – ou, dito de outra forma, como um paraíso fiscal, que chegou realmente a ser.

A questão tem também outros contornos, numa altura em que Moscovo e Ancara parecem estar a afastar-se cada vez mais. A Turquia está a entrar num conflito crescente com a Síria – que a Rússia continua a apoiar, contra quase todo o resto do mundo, que veria como muito confortável o fim da era al-Assad. E a facilidade com que a Rússia dispõe dos portos cipriotas não agradará ao presidente Erdogan. Basta ilhar para o mapa para se perceber: os portos de Chipre e os portos da Crimeia – anexada pela Rússia no final de 2014 – exercem a pressão de uma verdadeira tenaz sobre o território turco.

Mais um problema para a União Europeia, com um futuro potencial de crescimento para já insondável.


>>>>>>   http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/chipre-o-porta-avioes-da-russia-na-europa-265040
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 27, 2018, 12:42:48 pm
Rússia acusada de megaoperação de lavagem de dinheiro


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 29, 2018, 01:34:04 pm
Putin alivia reforma das pensões


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitan em Agosto 29, 2018, 04:05:24 pm
Putin alivia reforma das pensões



Ele bem que tentou disfarçar a medida durante o Mundial, mas não deu mesmo. Quando nacionalistas e comunistas protestam juntos é melhor ter cuidado...
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 02, 2018, 01:35:25 pm
Milhares de russos protestam contra reforma das pensões


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 09, 2018, 08:47:19 pm
Protestos na Rússia em dia de eleições locais


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 22, 2018, 05:15:05 pm
Russos contra nova lei das reformas


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 26, 2018, 07:12:27 pm
Russos protestam contra reforma das pensões de Vladimir Putin


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Novembro 14, 2018, 12:08:11 pm
Doping financeiro: como a Rússia fez batota para subir no ranking da UEFA

Documentos revelados pelo ‘Football Leaks’ mostram que o Governo russo injectou 1,65 mil milhões de euros em três clubes com patrocínios camuflados.

(https://thumbs.web.sapo.io/?epic=ZjAyAMBt16z4XPD7YgU2Lo7/0D8Ng/HgwUe9cpOPHsDeqoaTK21Puo55ZmtDYzCFZuhV7c8d8Upo42HH71i6MYlP2fBO2biFObr548Nwq5yhBZU=&W=800&H=0&delay_optim=1)

Documentos revelados pelo ‘Football Leaks’ mostram que o Governo russo injectou 1,65 mil milhões de euros em três clubes daquele país – Zenit, Lokomotiv e Dínamo – nos últimos cinco anos com patrocínios camuflados, numa violação clara das regras de “fair play” financeiro.

Uma investigação do jornal 'The Black Sea', baseada em novos documentos do Football Leaks – balanços contabilísticos e trocas de documentação entre os clubes russos e a UEFA - revela que o comité de controlo financeiro da UEFA encobriu este esquema durante os anos que antecederam o Campeonato do Mundo.

No dia 12 de Novembro de 2013, o Diretor-Geral e os directores executivo e financeiro do Zenit, acompanhados do seu responsável pelo planeamento estratégico, justificaram por que motivo a Gazprom - empresa estatal de energia da Rússia - injectou 113 milhões de euros nos cofres do clube em 2012.

“Se os clubes [da primeira liga russa] tiverem de cumprir de imediato com as regras de fair-play financeiro, terão de vender os seus melhores jogadores e isso irá reduzir a competitividade do futebol russo”,” e assim os russos começarão a afastar-se do futebol, virando-se para o hóquei no gelo, “a cinco anos do Mundial”.

Na época seguinte, o Zenit não só não vendeu jogadores como se reforçou com Javí Garcia, a quem o clube de São Petersburgo ofereceu um salário anual líquido de 4,5 milhões de euros. Segundo o jornal O Jogo, a Gazprom surge na forma de ‘matrioska’, com várias subsidiárias a patrocinar o Zenit. Curiosamente, é desde 2012/13 um dos oito principais patrocinadores da Champions.

Em Junho de 2013, o Zenit admitia um prejuízo de 20 milhões de euros, mas as contas do clube mostravam que 101 dos 179 milhões de euros de receitas eram inflacionados por patrocinadores. Nesse sentido, a UEFA percebeu que 80 ME vinham de oito subsidiárias da Gazprom e representavam uma sobrevalorização de contratos. Sem isso, as receitas não iriam além dos 57 ME. Na altura, o clube alegou que os contratos previam serviços extra como a presença de jogadores em festas de aniversário, eventos sociais, etc…

Em Março de 2014, a UEFA decretou a violação das regras, mas limitou-se a aplicar uma multa no valor de 6 milhões de euros.

O doping financeiro verificou-se ainda em dois clubes da capital russa, o Lokomotiv de Moscovo (adversário do FC Porto na Champions) e o Dínamo de Moscovo. No caso do Lokomotiv, em vez da Gazprom, existe outra aliada estatal, os Caminhos de Ferro, responsáveis por 94% dos 200,5 milhões de euros de patrocínios. Quanto ao Dínamo, é o Banco VTB a entrar com 96% dos 180 ME registados. Dos três clubes anteriormente referidos, apenas o Dínamo foi punido, com um ano de suspensão, após auditorias pedidas pela UEFA.

Certo é que o doping financeiro foi ‘premiado’ com um lugar extra na Champions, subtraído à representação portuguesa, que, como se sabe, caiu no ranking. E convém não esquecer que a receita total dos clubes da I Liga representa pouco mais de metade dos emblemas russos.

https://desporto.sapo.pt/futebol/futebol-internacional/artigos/doping-financeiro-como-a-russia-fez-batota-para-subir-no-ranking-da-uefa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 30, 2019, 03:17:25 pm
Mais de um terço do gás da Europa vem da Gazprom


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 06, 2021, 04:00:04 pm
Mina na Sibéria quer ser referência mundial


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Outubro 06, 2021, 04:04:01 pm
https://www.cbsnews.com/news/russian-actress-cameraman-rocket-into-orbit-to-shoot-space-movie/

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 08, 2021, 06:25:53 pm
A batalha do gás russo


Título: Re: Guerra na Ucrânia
Enviado por: legionario em Fevereiro 28, 2022, 10:43:07 pm
Outra frente de guerra, a económica.

O gigante russo Gazprom assinou um mega contrato com a China para a criação de um gasoduto capaz de transportar 50 000 milhões de m3 de gás por ano.

Moscovo e Pequim criam uma economia paralela independente do dólar americano...

Bloomberg.com
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Fevereiro 28, 2022, 11:02:50 pm

How the Russia-Ukraine war could destabilize global markets

Citar
Columbia University Research Scholar Lincoln Mitchell joins Yahoo Finance Live's Karina Mitchell to discuss sanctions on Russia pushing the country closer to making partnerships with China, oil companies withdrawing ventures from Russia, the global energy market, and European countries uniting around the Ukrainian crisis.

O fortalecimento do eixo Russia-China é das coisas que mais se temia.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 01, 2022, 07:37:57 pm
Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a  Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP.  Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 01, 2022, 10:33:22 pm
Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a  Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP.  Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.

Um clube de democracias portanto  :mrgreen:

E já reparou que as reservas da Rússia e da China estão expressos em dólares e euros? Acha que os clientes chineses pagam em renminbi?

Dê uma vista de olhos: https://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_exchange_market

Eu sei que o caro Legionario defende o Putin, mas acredite que ele perdeu em toda a linha quando invadiu a Ucrãnia.
Pense desta forma, em que moedas são vendidos os barris de petróleo? E o gás? E já agora quem é que o compra?

Uma coisa é certa, nenhum bem é comercializado no mundo é rublos ou renminbi (como moeda de referência)!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 01, 2022, 11:43:03 pm
Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a  Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP.  Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.

Um clube de democracias portanto  :mrgreen:

E já reparou que as reservas da Rússia e da China estão expressos em dólares e euros? Acha que os clientes chineses pagam em renminbi?

Dê uma vista de olhos: https://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_exchange_market

Eu sei que o caro Legionario defende o Putin, mas acredite que ele perdeu em toda a linha quando invadiu a Ucrãnia.
Pense desta forma, em que moedas são vendidos os barris de petróleo? E o gás? E já agora quem é que o compra?

Uma coisa é certa, nenhum bem é comercializado no mundo é rublos ou renminbi (como moeda de referência)!!!!!

Amigo Viajante, isso é provocação   :mrgreen:
O Putin prova-nos que a Humanidade ainda não parou de produzir Atila's ou Hanibal's.  Estas criaturas provocam um certo fascínio, foram eles que mudaram o rumo da História, são eles os protagonistas de livros e de filmes, mas eu não votaria por eles :)
Esqueceu de referir o ouro , russos, chineses e indianos têm acumulado muito metal amarelo, porque será ?.
Já agora para apoiar o outro prato da balança, estou a pensar lançar uma petição para que os nossos amigos americanos nos devolvam as toneladas de ouro que nos roubaram nos anos 90, o caro Viajante lembra-se bem do tópico que animámos os dois aqui há uns tempos, certo ? :)
A Bloomberg diz que brevemente teremos um concorrente ao dólar como moeda de transações internacionais, eu acredito 100%.

P.S. continuo a pensar que uma aproximação da UE à Rússia é interessante, mas digo bem : à Rússia não o seu atual governo.  O Putine, com esta guerra, perdeu para mim todo o seu encanto.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 02, 2022, 12:17:10 am
In Business B

" Justamente quando o mundo esperava emergir de uma crise de semicondutores, ficamos a saber que o conflito na Ucrânia poderia, infelizmente, mergulhar o mundo novamente numa escassez de chips.

Empresas pouco conhecidas como "Cryoin" na Ucrânia desempenham um papel importante na produção global de semicondutores.

Abastece os Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia, China e Taiwan – e os efeitos em cascata da interrupção de seu fornecimento podem ser sentidos em todo o mundo..."
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 02, 2022, 12:49:43 am
Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a  Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP.  Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.

Um clube de democracias portanto  :mrgreen:

E já reparou que as reservas da Rússia e da China estão expressos em dólares e euros? Acha que os clientes chineses pagam em renminbi?

Dê uma vista de olhos: https://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_exchange_market

Eu sei que o caro Legionario defende o Putin, mas acredite que ele perdeu em toda a linha quando invadiu a Ucrãnia.
Pense desta forma, em que moedas são vendidos os barris de petróleo? E o gás? E já agora quem é que o compra?

Uma coisa é certa, nenhum bem é comercializado no mundo é rublos ou renminbi (como moeda de referência)!!!!!

Amigo Viajante, isso é provocação   :mrgreen:
O Putin prova-nos que a Humanidade ainda não parou de produzir Atila's ou Hanibal's.  Estas criaturas provocam um certo fascínio, foram eles que mudaram o rumo da História, são eles os protagonistas de livros e de filmes, mas eu não votaria por eles :)
Esqueceu de referir o ouro , russos, chineses e indianos têm acumulado muito metal amarelo, porque será ?.
Já agora para apoiar o outro prato da balança, estou a pensar lançar uma petição para que os nossos amigos americanos nos devolvam as toneladas de ouro que nos roubaram nos anos 90, o caro Viajante lembra-se bem do tópico que animámos os dois aqui há uns tempos, certo ? :)
A Bloomberg diz que brevemente teremos um concorrente ao dólar como moeda de transações internacionais, eu acredito 100%.

P.S. continuo a pensar que uma aproximação da UE à Rússia é interessante, mas digo bem : à Rússia não o seu atual governo.  O Putine, com esta guerra, perdeu para mim todo o seu encanto.

 :mrgreen:

Já há uma 2ª moeda mundial, com quase 1/3 das reservas mundiais, o Euro  :mrgreen:

É verdade, mas repare que o ouro sempre foi uma reserva estratégica que sobe quando há alguma crise ou guerra no mundo!
Quando lançar a petição eu assino logo!

O problema do ouro é a flutuação do preço, se reparar o euro e o dólar têem sido muito mais estáveis, também porque o mundo inteiro está a usar estas moedas como reserva dos seus países, o que torna ambas quase inatacáveis!
Mas é verdade, o ouro em caso de aflição tem sempre valor, ao contrário das folhas de papel com a assinatura fotocopiada da Lagarde.
Eu próprio estou a pensar reforçar mais  :mrgreen:

Eu também não tenho dúvidas de que a Rússia mais cedo ou mais tarde terá de ter boas relações com o resto da Europa, mas nunca enquanto este ditador estiver no poder!
E o problema é que o mesmo só cai de podre ou com uma dor de barriga por algum chá "mais forte"!

Estive para animar mais o tópico do ouro nacional, especialmente na série em falta de 1807 até à 1ª Guerra Mundial, para perceber o que aconteceu a tanta tonelada de ouro que desapareceu dos nossos cofres!!!!!

Abraço!  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: PTWolf em Março 02, 2022, 02:01:43 pm
Citar
P.S. continuo a pensar que uma aproximação da UE à Rússia é interessante, mas digo bem : à Rússia não o seu atual governo.  O Putine, com esta guerra, perdeu para mim todo o seu encanto.

Destaco esta parte, pois será fundamental para a Europa no panorama geopolítico do futuro
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Luso em Março 02, 2022, 02:15:21 pm
A considerar, em todas as ocasiões...

https://rwmalonemd.substack.com/p/propaganda-corporatism-and-the-hidden?s=r

(...)Over the last two years, we have seen clear evidence that both our government as well as those of Great Britain and many other western democracies have learned and actively apply the lessons of Gustave Le Bon and Joseph Goebbels quite well.

Going back in time, in a book titled Propaganda and Persuasion, historians Jowett & O'Donnell wrote about Hitler’s basic principles of propaganda, which were based upon Goebbels work and advice.  They are:

Hitler's Basic Principles

(abstracted from Jowett & O'Donnell (Propaganda and Persuasion)).

Avoid abstract ideas - appeal to the emotions.

Constantly repeat just a few ideas. Use stereotyped phrases.

Give only one side of the argument.

Continuously criticize your opponents.

Pick out one special "enemy" for special vilification.


In looking back over the last two years, it is clear that each of these core principles have been deployed against us, and in particular have been deployed against “anti vaxxer” physicians, scientists and lawyers who have been speaking out against the totalitarian practices of western governments, CDC and WHO-approved narratives (which we now know were actually yet more propaganda), discussing early treatment, or trying to examine or explore the data concerning vaccine adverse events or the logic of universal vaccination. So was my citing Nazi Germany as an example of “Mass Formation Psychosis” during the Joe Rogan Experience podcast #1757 inappropriate? Seems to me it was absolutely appropriate. I was actually being quite conservative by not going further with that example.

Unfortunately, both national and world governmental organizations have learned more than just the lessons of mass psychosis and propaganda.  World governments and large financial interests have now united to produce harmonized propaganda through a wide variety of media outlets, such as big tech, social media, and main stream media.  We have entered a new era of total thought control exerted on a global scale, which is often referred to as psychological operations or psy-ops.
(...)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 02, 2022, 04:34:58 pm
Agora que as potências ocidentais fizeram saber o que realmente é o SWIFT (uma das armas do arsenal Ocidental) , é muito provável que se verifique um êxodo maciço para a versão chinesa. A maioria das pessoas até agora nem ouviu falar do CIPS (Cross-Border Interbank Payment System), mas esta crise vai torná-lo muito mais importante.
Os países excluídos, alvo de sanções ou de embargos terão pela primeira vez uma alternativa.
Rússia, China, Irão, Venezuela, Cuba, Coreia do Norte e a  Síria, serão provavelmente os primeiros membros VIP.  Muitos países africanos e latino-americanos seguirão.

Um clube de democracias portanto  :mrgreen:

E já reparou que as reservas da Rússia e da China estão expressos em dólares e euros? Acha que os clientes chineses pagam em renminbi?

Dê uma vista de olhos: https://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_exchange_market

Eu sei que o caro Legionario defende o Putin, mas acredite que ele perdeu em toda a linha quando invadiu a Ucrãnia.
Pense desta forma, em que moedas são vendidos os barris de petróleo? E o gás? E já agora quem é que o compra?

Uma coisa é certa, nenhum bem é comercializado no mundo é rublos ou renminbi (como moeda de referência)!!!!!

Amigo Viajante, isso é provocação   :mrgreen:
O Putin prova-nos que a Humanidade ainda não parou de produzir Atila's ou Hanibal's.  Estas criaturas provocam um certo fascínio, foram eles que mudaram o rumo da História, são eles os protagonistas de livros e de filmes, mas eu não votaria por eles :)
Esqueceu de referir o ouro , russos, chineses e indianos têm acumulado muito metal amarelo, porque será ?.
Já agora para apoiar o outro prato da balança, estou a pensar lançar uma petição para que os nossos amigos americanos nos devolvam as toneladas de ouro que nos roubaram nos anos 90, o caro Viajante lembra-se bem do tópico que animámos os dois aqui há uns tempos, certo ? :)
A Bloomberg diz que brevemente teremos um concorrente ao dólar como moeda de transações internacionais, eu acredito 100%.

P.S. continuo a pensar que uma aproximação da UE à Rússia é interessante, mas digo bem : à Rússia não o seu atual governo.  O Putine, com esta guerra, perdeu para mim todo o seu encanto.

 :mrgreen:

Já há uma 2ª moeda mundial, com quase 1/3 das reservas mundiais, o Euro  :mrgreen:

É verdade, mas repare que o ouro sempre foi uma reserva estratégica que sobe quando há alguma crise ou guerra no mundo!
Quando lançar a petição eu assino logo!

O problema do ouro é a flutuação do preço, se reparar o euro e o dólar têem sido muito mais estáveis, também porque o mundo inteiro está a usar estas moedas como reserva dos seus países, o que torna ambas quase inatacáveis!
Mas é verdade, o ouro em caso de aflição tem sempre valor, ao contrário das folhas de papel com a assinatura fotocopiada da Lagarde.
Eu próprio estou a pensar reforçar mais  :mrgreen:

Eu também não tenho dúvidas de que a Rússia mais cedo ou mais tarde terá de ter boas relações com o resto da Europa, mas nunca enquanto este ditador estiver no poder!
E o problema é que o mesmo só cai de podre ou com uma dor de barriga por algum chá "mais forte"!

Estive para animar mais o tópico do ouro nacional, especialmente na série em falta de 1807 até à 1ª Guerra Mundial, para perceber o que aconteceu a tanta tonelada de ouro que desapareceu dos nossos cofres!!!!!

Abraço!  :mrgreen:

Sobre o ouro (e prata) evaporados, tenho duas pistas  :

- os mercenários estrangeiros contratados e que eram o grosso das forças liberais contra o governo legitimo de Dom Miguel foram pagos com ouro (a moeda da altura) ; eram milhares de homens a  X  cada um  =   ??

- quando os franceses retiraram definitivamente de Portugal, pagaram os ingleses para que estes os deixassem retirar com armas e bagagens. O preço que pagaram era nem mais nem menos, as centenas de carroças carregadas de ouro e de prata que os franceses tinham pilhado em Portugal.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 02, 2022, 04:42:47 pm
"Vistos Gold" para cidadãos russos suspensos


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: PTWolf em Março 02, 2022, 05:17:25 pm


Avoid abstract ideas - appeal to the emotions.

Constantly repeat just a few ideas. Use stereotyped phrases.

Give only one side of the argument.

Continuously criticize your opponents.

Pick out one special "enemy" for special vilification.



Até me lembra um certo partido em Portugal  :censurado:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 02, 2022, 05:41:02 pm
Roman Abramovich coloca propriedades em Londres à venda e tenta vender Chelsea

https://eco.sapo.pt/2022/03/02/roman-abramovich-coloca-propriedades-em-londres-a-venda-e-tenta-vender-chelsea/

A guerra não tem só aspectos negativos para quem é mais fraco!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 02, 2022, 07:23:27 pm
Rússia assiste a fuga das multinacionais ocidentais


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 02, 2022, 08:27:19 pm


Avoid abstract ideas - appeal to the emotions.

Constantly repeat just a few ideas. Use stereotyped phrases.

Give only one side of the argument.

Continuously criticize your opponents.

Pick out one special "enemy" for special vilification.



Até me lembra um certo partido em Portugal  :censurado:

Qual ? c56x1
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 03, 2022, 05:30:03 pm
Dívida da Rússia é "lixo"


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Março 03, 2022, 11:30:46 pm
Ações de empresas russas seráo retiradas dos índices de Emerging Markets da MSCI e FTSE..

https://www.reuters.com/markets/europe/wall-street-pushes-with-measures-remove-russian-assets-2022-03-03/

também as ações já não valem muito..

https://mobile.twitter.com/JuPe_EU/status/1499412483420864514/photo/1

O Putler pode chupar no ouro que comprou.. de tanto que lhe vai servir. :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 03, 2022, 11:43:32 pm
A notação de lixo é mais uma redundãncia para impedir de ficar com euros e dólares disponíveis através de financiamento internacional!

Parece que a sanções não são pesadas, mas tenho a certeza que se este bloqueio durar, a Rússia fica com a sua economia arrasada sem se gastar uma bala!!!!!

Tem uma dívida de 450 mil milhões de euros para refinanciar, todos os activos Russos estão a caminho de valer zero!!!!!
Os russos no ocidente "fogem" dos paraísos onde viviam e têem de se desfazer de tudo o que têem.....
Se bloquearem totalmente as importações/exportações Russas (o Inverno na Europa não vai durar para sempre!), o sector financeiro vai estourar e a economia vai a seguir!!!!!
Agora, o ditador Putin é anormal o suficiente para ameaçar a Europa e exigir o levantamento de todas as sanções para deixar a Ucrãnia em paz depois de a destruir totalmente!!!!

Mas também faltam tomar mais medidas para colocar de gatas a Rússia, uma delas seria cortar completamente o fornecimento de gás à Europa, que financia a ditadura Russa em mais de 800 milhões de euros por dia!!!!!!!!!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Março 04, 2022, 07:44:50 pm
JPMorgan diz que Rússia caminha para um colapso económico semelhante à crise financeira de 1998
https://executivedigest.sapo.pt/jpmorgan-diz-que-russia-caminha-para-um-colapso-economico-semelhante-a-crise-financeira-de-1998/
Citar
Economistas do JPMorgan Chase & Co. esperam uma contração de 7% no produto interno bruto (PIB) da Rússia em 2022. Esta previão aponta para a maior queda registada no último quarto de século, que foi registada em 1998, onde o PIB encolheu 5,3% no meio de uma crise financeira marcada por altas taxas de endividamento, desemprego e inflação.

As previsões do JPMorgan são partilhadas pelo Goldman Sachs, que também espera uma contração de 7%, enquanto a Bloomberg Economics prevê uma queda de cerca de 9%, explica a ‘Bloomberg’.

A economia russa está neste momento a sofrer das sanções impostas pelo Ocidente pela decisão de atacar a Ucrânia. As sanções aplicam-se ao comércio, finanças e viagens, tendo sido também congeladas as reservas do seu banco central e cortado o acesso dos bancos russos ao sistema de mensagens Swift.


“As sanções atingirão a sua marca na economia russa, que agora parece destinada a uma profunda recessão”, disseram os economistas do JPMorgan, liderados por Bruce Kasman, de acordo com a ‘Bloomberg’.

Para agravar a situação económica do país, são várias as empresas que já marcaram a sua posição relativamente ao conflito em território ucraniano, bloqueando as suas operações na Rússia.

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 05, 2022, 02:09:49 am
A notação de lixo é mais uma redundãncia para impedir de ficar com euros e dólares disponíveis através de financiamento internacional!

Parece que a sanções não são pesadas, mas tenho a certeza que se este bloqueio durar, a Rússia fica com a sua economia arrasada sem se gastar uma bala!!!!!

Tem uma dívida de 450 mil milhões de euros para refinanciar, todos os activos Russos estão a caminho de valer zero!!!!!
Os russos no ocidente "fogem" dos paraísos onde viviam e têem de se desfazer de tudo o que têem.....
Se bloquearem totalmente as importações/exportações Russas (o Inverno na Europa não vai durar para sempre!), o sector financeiro vai estourar e a economia vai a seguir!!!!!
Agora, o ditador Putin é anormal o suficiente para ameaçar a Europa e exigir o levantamento de todas as sanções para deixar a Ucrãnia em paz depois de a destruir totalmente!!!!

Mas também faltam tomar mais medidas para colocar de gatas a Rússia, uma delas seria cortar completamente o fornecimento de gás à Europa, que financia a ditadura Russa em mais de 800 milhões de euros por dia!!!!!!!!!!!!!!

Ha alguns detalhes que me parece que lhe escapam, caro Viajante;
As reservas de dolares (4%) e em euros que foram congeladas à Russia representam 50% do total das suas reservas. Os outros 50% são constituídos por yuans, yens e ouro (30% ouro).

Se a Russia cortar o fornecimento de gaz à Alemanha, a economia desta, pura e simplesmente para. O gás de xisto americano não chega, nem de perto nem de longe para substituir o gás russo, penso que a produção de gás de xisto americano anda à volta de 1M de barris/dia. Não ha volta a dar , as sanções contra a Rússia são um autentico tiro no pé !!

Repare só naquela empresa irlandesa (não me lembro o nome)  que é a maior proprietária de aviões do mundo (aluga aviões no mundo inteiro), esta empresa tem na Russia 550 Airbus que neste momento estão parados...e claro,  porque estão parados, não recebem um tostão o que significa que essa empresa vai falir.  Falida esta empresa,  qual o destino desses 550 aviões ?  serão vendidos...sendo vendidos por esse mundo fora, consegue imaginar o que vai acontecer à empresa Airbus :  não têm encomendas !

Os Estados do mundo inteiro perdem a confiança no dólar e no euro pois sabem o que pode acontecer se não fizerem o que lhes ordenam.  Uma alternativa já esta preparada, nos é que não a conhecemos ainda. Tenho a certeza que a Rússia, a China e a India vão tirar um coelho do chapéu. Veremos.

A Rússia não tem divida interna nem externa, eles prepararam-se para esta guerra, podem viver em autarcia durante dois anos.
Falemos do trigo. A Russia e a Ucrania são os principais produtores deste cereal.  Cada vez que o preço do trigo sobe temos fome e revoluções nos países do terceiro mundo,, vamos ter que gerir uma situação explosiva às portas da Europa, estou a pensar na Africa do Norte...

Sobre as sanções , vai correr ainda muita tinta !
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: FoxTroop em Março 05, 2022, 07:15:40 am
Caro Legionário, nem se esforce muito.

A malta aqui no Ocidente ainda nem sequer tomou noção mínima do que aí vem e continuam a pensar que isto é simplesmente uma jogada de um doido. Não percebem que isto foi extensamente pensado e não foi apenas e só pelos russos. Foi planeado com conhecimento e apoio chinês e indiano.

Os principais "jogadores" ocidentais, sabem perfeitamente que fizemos esterco do grande a provocar os russos para esta resposta mas pensam que atirar a Europa para debaixo dos carris fará a "America Great Again". Na realidade a Europa vai sofrer bastante e vai começar a haver convulsões sociais dentro da União e também é inegável que isto fez com que muitos fundos que lentamente mas de forma continua estavam a sair da USA para a UE, agora perante isto, estejam a voltar novamente ao mercado americano e agora só um aparte; quem é o "senhor" que agora vai dirigir um dos maiores fundos do planeta e onde é que acham que esse dinheiro vai acabar a ser investido, aka desaparecer?

Continuando, não só a Europa está perante uma crise que ameaça destruir todo o seu tecido social, como temos a bomba em África e no ME prestes a estourar numa ordem de magnitude várias vezes superior à dos problemas causados pela desestabilização americana no ME e Norte de África, que nos inundou as fronteiras com milhões de refugiados.

Acima de tudo não esquecer que a Rússia ainda não começou a retaliar economicamente no sector energético e que na realidade, desde que isto começou, tem coordenado a segurança e estabilidade dos fornecimentos com a OPEP, por exemplo. E mesmo assim temos a pressão inflacionária que temos, só vos deixo pensar como será se começaram a usar essa arma. E muito pode ser dito mas a informação é abundante e só não tira um retrato da situação quem não quer.

Torno a frisar, esta situação foi extensivamente pensada, as variável foram analisadas e pesadas no seu custo beneficio, foi coordenada com os outros blocos emergentes e a Europa perdeu a oportunidade de se afirmar como verdadeiro bloco.  Porque se muitos pensam que o competidor geopolitico dos USA são a China, o que até seria verdadeiro num mundo bipolar, no mundo que se está a desenhar desde 2008 e que estará completamente formado por 2025, o maior rival dos USA seriam (agora com isto provavelmente seremos apenas um apêndice) a UE.
Uma pequena vitoria tactica (levar a Rússia a atacar) que não passa de uma vitória de Pirro perante o desastre estratégico. Vejam as televisões fora do Ocidente e vão ver o que realmente pensam sobre "nós". Estão todos a afiar as facas.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Luso em Março 05, 2022, 12:06:08 pm
Fox e Legionário: o que pensam sobre o actual cenário e o "Great Reset" do Charles Schwab (WEF)?
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 05, 2022, 01:15:23 pm
Fox e Legionário: o que pensam sobre o actual cenário e o "Great Reset" do Charles Schwab (WEF)?

Caro Luso, eu ja abordei esse assunto em MP com um dos colegas que estimo neste Forum (apesar de não votar no  partido dele ) mas ele não me respondeu sobre esse tema .   :)
O Great Reset é talvez a única resposta possível quando observamos o gigantismo da divida. Seremos obrigados um dia a queimar os papeis, destruir os ficheiros e recomeçar do zero. Não sei se sera bom ou mau, nao sei se sera preparado ou uma das consequências de um conflito generalizado.
Esse Schwab assim como os compadres dele,... tenho lido algumas coisas mas acho que não sei o suficiente para escrever sobre isso. Pelos seus comentários que tenho lido, tenho tendência a concordar com o amigo Luso mas faltam-me bases para me exprimir.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Março 05, 2022, 02:10:02 pm
Voltando ao tema do tópico, segundo uns amigos meus russos (que já fugiram da Rússia), a Duma aprovou o regresso de leis de 1937, do tempo do saudoso tio Josef, em relação a protestos anti-guerra.
Não tenho mais detalhes mas não deve ser coisa lá muito boa
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Março 05, 2022, 03:01:09 pm
A notação de lixo é mais uma redundãncia para impedir de ficar com euros e dólares disponíveis através de financiamento internacional!

Parece que a sanções não são pesadas, mas tenho a certeza que se este bloqueio durar, a Rússia fica com a sua economia arrasada sem se gastar uma bala!!!!!

Tem uma dívida de 450 mil milhões de euros para refinanciar, todos os activos Russos estão a caminho de valer zero!!!!!
Os russos no ocidente "fogem" dos paraísos onde viviam e têem de se desfazer de tudo o que têem.....
Se bloquearem totalmente as importações/exportações Russas (o Inverno na Europa não vai durar para sempre!), o sector financeiro vai estourar e a economia vai a seguir!!!!!
Agora, o ditador Putin é anormal o suficiente para ameaçar a Europa e exigir o levantamento de todas as sanções para deixar a Ucrãnia em paz depois de a destruir totalmente!!!!

Mas também faltam tomar mais medidas para colocar de gatas a Rússia, uma delas seria cortar completamente o fornecimento de gás à Europa, que financia a ditadura Russa em mais de 800 milhões de euros por dia!!!!!!!!!!!!!!

Ha alguns detalhes que me parece que lhe escapam, caro Viajante;
As reservas de dolares (4%) e em euros que foram congeladas à Russia representam 50% do total das suas reservas. Os outros 50% são constituídos por yuans, yens e ouro (30% ouro).

Se a Russia cortar o fornecimento de gaz à Alemanha, a economia desta, pura e simplesmente para. O gás de xisto americano não chega, nem de perto nem de longe para substituir o gás russo, penso que a produção de gás de xisto americano anda à volta de 1M de barris/dia. Não ha volta a dar , as sanções contra a Rússia são um autentico tiro no pé !!

Repare só naquela empresa irlandesa (não me lembro o nome)  que é a maior proprietária de aviões do mundo (aluga aviões no mundo inteiro), esta empresa tem na Russia 550 Airbus que neste momento estão parados...e claro,  porque estão parados, não recebem um tostão o que significa que essa empresa vai falir.  Falida esta empresa,  qual o destino desses 550 aviões ?  serão vendidos...sendo vendidos por esse mundo fora, consegue imaginar o que vai acontecer à empresa Airbus :  não têm encomendas !

Os Estados do mundo inteiro perdem a confiança no dólar e no euro pois sabem o que pode acontecer se não fizerem o que lhes ordenam.  Uma alternativa já esta preparada, nos é que não a conhecemos ainda. Tenho a certeza que a Rússia, a China e a India vão tirar um coelho do chapéu. Veremos.

A Rússia não tem divida interna nem externa, eles prepararam-se para esta guerra, podem viver em autarcia durante dois anos.
Falemos do trigo. A Russia e a Ucrania são os principais produtores deste cereal.  Cada vez que o preço do trigo sobe temos fome e revoluções nos países do terceiro mundo,, vamos ter que gerir uma situação explosiva às portas da Europa, estou a pensar na Africa do Norte...

Sobre as sanções , vai correr ainda muita tinta !

Política meu caro política, cada um com a sua, foi assim com o Covid-19 e está a ser assim com esta invasão, cada um com às suas teoris, idéias etc.
Daí até ser o que realmente dizemos, é preciso esperar para ver, neste momento apenas podemos supor.

Sabe que todo e qualquer tipo de sanções causa efeito Bumerang, o que a meu ver, a EU está melhor preparada para suportar esse efeito.
Se a Russia cortar o fornecimento de gás à Alemanha, a economia desta, pura e simplesmente para, parar não para, mas sim sofrerá uma redução na sua indústria.

Agora, em contra partida, se os russos cortarem o fornecimento de gás, deixam de receber milhares de euros, por parte da EU.
Pergunto, por que é que ainda não cortaram o gás há EU, inclusive se a EU toma-se isso como fazendo parte das sanções seria o fim da Russia economicamente falando.

E para o russos resolverem esse problema iriam precisar de anos, pois fizeram às condutas para a EU, mas não para a asia.
Creio que num futuro próximo a EU já não terá tão depedente do gás russo, outros fornecedores, e isso já está a ser tratado, e energias limpas.

No que diz respeito a índia, é um enigma, uma coisa é certa, eles não querem nada com os chinocas.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Março 05, 2022, 04:34:37 pm
Companhia russa Aeroflot suspende voos internacionais
https://www.sapo.pt/noticias/economia/companhia-russa-aeroflot-suspende-voos_622365545bb46e5ef0fbbb0d
Citar
De acordo com o anúncio publicado no seu 'website' para passageiros de voos internacionais, apenas os voos de e para Minsk, a capital da Bielorrússia, continuarão a operar a partir dessa data.

A Aeroflot já tinha suspendido há dias todos os voos para a Europa e América Latina devido ao encerramento do espaço aéreo a aviões russos decretado pela UE e outros países europeus e pelo Canadá, a que mais tarde se juntaram os Estados Unidos, em retaliação pela invasão russa da Ucrânia.

A companhia aérea diz que os passageiros de voos internacionais cancelados podem solicitar um reembolso total do preço do bilhete.

"Para os passageiros que ainda estão no estrangeiro no momento em que os voos terminam, a companhia aérea fará todos os esforços para organizar o seu regresso à Rússia", diz-se no comunicado.

Esta semana, a Aeroflot organizou três voos para Cancun (México) e Punta Cana (República Dominicana) para repatriar cidadãos russos que se encontravam nesses destinos turísticos.

Na sexta-feira, a companhia aérea russa S7 Airlines anunciou também o cancelamento de todos os seus voos internacionais a partir de hoje, na sequência do encerramento do espaço aéreo de muitos países às aeronaves russas devido à invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar à Ucrânia e as autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças. Segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 06, 2022, 12:18:50 pm
Caro Legionário  ;)

Tinha-me passado despercebido, a sua "dica" fez-me voltar a ver as mp. Dê-me um tempinho para ler e digo-lhe o que acho da "teoria"  :mrgreen:

Já à anos que escrevo aqui que os EUA militarmente tem como inimigos/adversários a Rússia e China, mas a nível económico, os adversários dos EUA são a UE e a China!!!!!

Já ando à anos a escrever aqui sobre a guerra comercial entre os EUA e a UE, mas como não tem nada de bélico, passa ao lado, vou só recordar alguns casos:
Multas dos EUA:
Commerzbank = 500 milhões de dólares
BNP Paribas = 8,97 mil milhões de dólares
Crédit Agricole = 787,3 milhões de dólares
Société Générale = 1,1 mil milhões de dólares
Deutsche Bank = 7,2 mil milhões de dólares
Unicredit = 1,3 mil milhões de dólares
Crédir Suisse = 2,5 mil milhões de dólares
VW = 4,3 mil milhões de dólares + 18 mil milhões de dólares (recompra e/ou reparação)
Airbus = 3,9 mil milhões de dólares
Mercedes = 1,5 mil milhões de dólares

Multas da UE:
- Apple = 13 mil milhões de euros (anulada em 2020);
- Boeing = 2 mil milhões de euros;
- Google = 2,4 mil milhões de euros;
- Intel = 1,06 mil milhões de euros (anulada);
- Microsoft = 561 milhões de euros;

A VW aguentou o embate de mais de 20 mil milhões de dólares só dos americanos, mas de certeza que fez muitos estragos!!!! Parece que descobriram que só a VW aldraba os números de poluição ou consumo  ::)

O Deutsche Bank é outra história, a multa americana quase levou à falência do maior banco Alemão!!!!!!
A Merkl veio deitar mais achas para a fogueira quando disse que o estado alemão não ía salvar o banco!!!!!!!

E se puxarmos a "fita" mais atrás, desde que nasceu o euro que os economistas americanos são os primeiros a vaticinar o funeral do euro e da UE, porquê? Muito simples, uma super-potência só aguenta ficar no poder se dominar a economia e nesse aspecto o euro é um rival fortíssimo para fazer caír o dólar como moeda de referência!!!!

Em relação à economia americana, esta padece de uma dívida gigantesca..... que passa ao lado das agências de rating  :mrgreen:
Mas as empresas não ficam atrás, quando eu vejo a Tesla com um dividend yeld de 1000 anos!!!!!!!! É preciso haver pessoas com muita fé, que comprem aquelas acções sem esperarem um enorme tombo!!!!!!!

Quanto à Rússia mantenho, a economia russa está à beira do colapso. Neste momento já racionam alimentos!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 06, 2022, 02:11:57 pm
Acho que a maioria do pessoal não entende essa nuance ; os EUA são aliados militares da UE mas são rivais em economia. Muito rapidamente, concluem que quem defende as posições da UE em matéria económica contra os EUA é antiamericano.

Desde que os EUA  "territorializaram"  (desculpem o neologismo) o dólar aqui ha uns 15 anos, que as coisas se complicaram em termos de confiança em relação ao dólar.  Aqui ha uns anos quando a França exportou para o Sudão (que estava debaixo de sanções americanas), fê-lo naturalmente em dolares ; os EUA disseram : o direito americano aplica-se quando um negocio é feito em dólares, resultado : uma multa de 8 000 milhões de dólares à França (BNP).

O tema "Great Reset" começa a interessar-me bastante, sobretudo desde que o amigo  Luso o abordou, comecei a "devorar" informação mas acho que quanto mais leio, mais confuso fico  :D

A Rússia esta tramada não duvidemos disso, mas um urso ferido...saiam da frente.
No pior dos casos os russos terão sempre o prato da sopa cheio enquanto os povos que dependem das importações de cereais (p.ex)  vão passar um mau bocado.

Tenho seguido sobretudo os analistas franceses que abordam de uma forma mais técnica esta crise mas não encontro unanimidade quando falam da capacidade de resiliência dos russos. Houve um até que disse que as famosas reservas de ouro da Rússia estavam depositadas em bancos estrangeiros, ou seja, bloqueadas. Não sei se é verdade.

Na minha opinião, as consequências económicas farão mais mortos do que as bombas : fome e revoluções.
Mesmo aqui neste cantinho, as consequências negativas já se fazem sentir, não sei como é que o pessoal que vive de baixos salários vai encarar o facto de ter que pagar 100 euros para atestar o carro ou um quilo de arroz a 2 euros.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Março 06, 2022, 04:24:25 pm
Concordo! E se os americanos conseguirem "derrotar" a Rússia e a UE melhor ainda.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 06, 2022, 11:05:31 pm
Concordo! E se os americanos conseguirem "derrotar" a Rússia e a UE melhor ainda.

Exactamente. Por esse motivo sempre fui um apoiante da UE e nunca entendi que a nossa independência estava em risco, pelo contrário, como agora se vê, quem viver isolado, fora de um grupo forte, estará sempre muito mais vulnerável, como acontece agora com a Ucrânia!

Muita gente na própria UE, não entendem das pessoas visionárias que criaram e fortaleceram a UE e mais importante ainda, a fabulosa arma que é o Euro!!!!!
Já repararam que nenhum especulador consegui atacar o Euro? É virtualmente impossível. E quanto mais gente e mais países usarem o euro como moeda de referência, mais poder ganha a moeda.

Imaginemos este cenário, o euro passa a ser a moeda de referência do mundo inteiro (já tem 1/3 do mercado). Ficávamos praticamente invulneráveis ao risco cambial e só mesmo a variação da cotação de qualquer bem poderia ser um pequeno problema (digo pequeno, porque o BCE pode imprimir euros sem parar, como tem feito agora. Actualmente, o BCE aumenta o M1 ou o dinheiro todo em circulação, em 11% ao ano!!!!!!!).

Agora um novo desafio, tenho curiosidade para ver como vai ser ultrapassado (não coloco a hipótese da UE voltar a trás ou desaparecer, principalmente agora), que é a criação da defesa em comum? Exército comum? Paralelo à NATO? Ou cada país disponibilizar o mesmo dispositivo para a NATO e UE?

Aceitam-se apostas :)

Curioso um facto que agora é impossível esconder, quer a extrema esquerda quer a extrema direita sempre apostaram em derrubar a UE e o euro!!!!! Percebe-se sem qualquer margem para dúvidas quem financiava tais ataques (EUA e Rússia)!

Imaginemos que a NATO e a UE não existiam..... o Putin estaria nas suas 7 quintas a pular pela Europa a Fora, porque seria cada um por si............
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Março 06, 2022, 11:20:10 pm
Tínhamos... os Battlegroup da EUROFOR.

 :arrow: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=9544.0
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Março 09, 2022, 04:09:34 pm
Rússia enfrenta default “iminente” com invasão à Ucrânia
https://eco.sapo.pt/2022/03/09/russia-enfrenta-default-iminente-com-invasao-a-ucrania/
Citar
As agências de notação preveem um default "iminente" da dívida russa, pelo que o país poderá enfrentar uma recessão ainda pior do que a provocada pela Covid ou pela crise de dívida na década de 90.

Rússia enfrenta uma recessão sem precedentes na história recente do país, na sequência das pesadas sanções económicas impostas ao país liderado por Vladimir Putin em resposta à invasão da Ucrânia. As agências de notação financeira preveem um default “iminente” da dívida russa. O país corre o risco de enfrentar uma recessão ainda pior do que a provocada pela pandemia ou pela crise de dívida dos anos 90.

Na terça-feira, a agência de notação financeira Fitch voltou a baixar a classificação da dívida de longo prazo da Rússia de “B” para “C” indicando que um incumprimento financeiro por parte do país é “iminente”. Também a Moody’s voltou no domingo a baixar a classificação atribuída à Rússia para “Ca”, isto é, o segundo degrau mais baixo da sua escala de classificação, alertando que os controlos de capital impostos pelo banco central tornam muito provável o incumprimento do país no pagamento das suas dívidas ao estrangeiro.

A invasão da Rússia à Ucrânia está a gerar uma grande condenação a nível internacional, com o Ocidente a aplicar pesadas sanções económicas, que incluem limites ao acesso aos mercados de capitais primários e secundários da UE para certos bancos e empresas russas e que estão ter reflexos nas relações comerciais e financeiras com Moscovo. O rublo já desvalorizou mais de 40% face ao dólar desde a invasão. O Credit Default Swap do título russo a cinco anos disparou e quase atingiu 3.000 pontos, o que significa que para segurar 1.000 euros de dívida russa são necessários 300 euros.

Certo é que as pesadas sanções vão provocar um forte impacto na economia russa. Na semana passada, o Goldman Sach cortou as projeções da economia russa: se antes apontava para um crescimento do PIB de 2%, as novas previsões ditam que poderá ter uma contração de 7%. Já os economistas da Bloomberg antecipam que a economia russa poderá encolher cerca de 9%.

A confirmar-se estas projeções, a recessão poderá ainda ser pior do que a verificada durante a crise de dívida russa em 1998, período em que o PIB contraiu 5,3%, ou a provocada pela Covid, quando a economia cedeu pouco mais de 3% em 2020.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 09, 2022, 04:47:25 pm
McDonald's fecha os 850 restaurantes na Rússia devido á invasão da Ucrânia


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Março 10, 2022, 11:41:55 am
Economia da Rússia está a passar por choque devido a guerra económica “sem precedentes”, diz Kremlin
https://executivedigest.sapo.pt/economia-da-russia-esta-a-passar-por-choque-devido-a-guerra-economica-sem-precedentes-diz-kremlin/
Citar
O Kremlin disse esta quinta-feira que a economia da Rússia está a sofrer um choque devido às medidas tomadas para atenuar o impacto da guerra económica “sem precedentes”, com o Ocidente a impor várias sanções ao país por ter invadido a Ucrânia.

Numa conferência de imprensa a que a ‘Reuters’ teve acesso, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin disse que a economia da Rússia “está a experienciar um choque neste momento e há consequências negativas que vão ser minimizadas”.

“Esta situação aconteceu absolutamente sem precedentes. A guerra económica que começou contra o nosso país nunca aconteceu. Por isso é difícil prever o que quer que seja”, disse, segundo a agência de notícias.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Março 11, 2022, 04:07:22 pm
Rússia contra-ataca. Kremlin anuncia sanções ao Ocidente

Moscovo anunciou esta quinta-feira a imposição de sanções ao Ocidente, que visam a exportação de produtos para quase meia centena de países.
Deixou ainda um aviso sobre possíveis sanções futuras.


https://jornaleconomico.pt/noticias/russia-contra-ataca-kremlin-anuncia-sancoes-ao-ocidente
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 16, 2022, 04:15:18 am
Rússia pode entrar em default nas próximas semanas, diz Leão

Ministro das Finanças português alerta para risco de incumprimento da Rússia. É já o país mais sancionado do mundo e todas as opções continuam em aberto, incluindo ainda mais sanções.

À saída da reunião do ECOFIN, o ministro das Finanças, João Leão, disse esta terça-feira que, devido às sanções do Ocidente, a Rússia “pode entrar em default nas próximas semanas”, ou seja, não ter meios para pagar a sua dívida pública, apesar de esta ter um peso reduzido face à dimensão da economia. Leão admite algum impacto em determinados fundos europeus, mas afasta um efeito significativo no sistema financeiro da União Europeia.

Tanto que, como tinham dito outros responsáveis europeus momentos antes, João Leão afirmou que, “se necessário, podemos agravar as sanções, maximizando o impacto na Rússia e minimizando o impacto na União Europeia“. Ainda esta terça-feira, o Conselho da União Europeia chegou a um acordo para implementar um quarto pacote de sanções à Rússia, o qual inclui o multimilionário Roman Abramovich, que tem passaporte português.

Contudo, o ministro não escondeu que a guerra ditará uma taxa de inflação acima do esperado e um PIB abaixo do esperado em 2022. “O entendimento comum é que ainda se espera um crescimento significativo face a 2021, mas menor do que o esperado antes“, notou Leão, em declarações transmitidas pela RTP3, sem revelar nenhuma previsão específica para a economia portuguesa. Atualmente, a última previsão oficial do Governo aponta para um crescimento de 5,5% este ano.

Leão revelou que na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia foi “apresentada uma proposta sobre um quadro temporário de medidas de auxílio às empresas para os Estados fazerem medidas mais dirigidas aos setores mais atingidos“. Esta segunda-feira, o Governo português anunciou uma série de medidas para vários setores.

Em relação às regras orçamentais, tal como já tinha indicado esta segunda-feira, o ministro revelou que Portugal defende que o tema volte a ser discutido em maio — como já tinha sido indicado pela Comissão Europeia — e os Estados-membros não se opuseram. Daqui a dois meses os países voltarão a discutir se o limite ao défice é reintroduzido em 2023, após três anos suspenso, ou se a cláusula de escape é prolongada por causa da guerra.

João Leão admitiu que quando se chegar a maio poderá haver Estados-membros contra esta solução que Portugal considera ser “prudente” dado os “efeitos muito incertos” desta crise. Porém, lembrou que há um argumento para que a política orçamental seja mais forte no futuro: “O Banco Central Europeu (BCE) poderá ter menos margem para ajudar” face à aceleração da inflação na Zona Euro. Na reunião da semana passada o BCE decidiu acelerar a retirada dos estímulos monetários.

ECOFIN discute abordagem comum à subida dos preços

O ministro das Finanças e da Economia francês, Bruno Le Maire, revelou que na reunião do ECOFIN (Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia) foi discutida uma abordagem comum económica para responder à subida dos preços da energia, tendo em conta as recomendações da Comissão Europeia divulgada na semana passada. França preside ao Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre de 2022.

Na conferência de imprensa após a reunião do ECOFIN, Le Maire disse que as ajudas diretas aos cidadãos com descontos no combustível fazem parte dessa estratégia comum, como é o exemplo de França (e de Portugal com o AUTOvoucher), assim como os apoios dirigidos às empresas mais afetadas por este impacto, através de empréstimos do Estado “com juros baixos”, ao abrigo das regras da concorrência. Excecionalmente, a comissária europeia responsável pela concorrência, Margrethe Vestager, fez parte da reunião do ECOFIN.

Além disso, Bruno Le Maire colocou ênfase na necessidade de reforçar a independência energética da União Europeia face à Rússia “o mais rapidamente possível”. Mais à frente, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, lembrou que ainda há muito milhares de milhões de euros disponíveis para os Estados-membros usarem ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o qual financia os Planos de Recuperação e Resiliência nacionais.

Para o futuro, “temos de nos manter vigilantes e estar preparados para ajustar a nossa resposta a todo o momento”, avisou Le Maire.

Em relação à Rússia, o ministro das Finanças francês disse que todos os os ministros das Finanças comprometeram-se a aplicar o quarto pacote de sanções o mais rapidamente possível. “A Rússia tornou-se no país mais sancionado do mundo“, acrescentou Dombrovskis mais tarde. E ainda poderá ser mais: “Em relação a sanções, todas as opções mantêm-se em cima da mesa“, garantiu Le Maire.

Neste ECOFIN também foi discutido o mecanismo de ajustamento do carbono nas fronteiras, com os ministros a chegar a um acordo para equalizar os preços do carbono pagos por produtos importados extra-UE e por produtos europeus, de forma a aumentar a fixação do preço do carbono a nível mundial.

Já o acordo sobre o IRC mínimo ainda vai precisar de mais três semanas de negociações, segundo Le Maire. Mas houve uma concessão: o prazo de implementação foi alargado para aceder às preocupações de um “pequeno grupo de países”, disse, sem referir os Estados-membros em causa. São conhecidas as reticências de países como a Irlanda ou a Hungria relativamente a este acordo fechado ao nível da OCDE.

https://eco.sapo.pt/2022/03/15/russia-pode-entrar-em-default-nas-proximas-semanas-diz-leao/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 17, 2022, 01:00:24 pm
Uma bomba "atómica" sobre a economia Russa:

Putin corre atrás de 60 empresas que saíram do país para as nacionalizar. Conheça a lista

São muitas e são grandes as empresas que o Presidente russo Vladimir Putin procura para nacionalizar os seus ativos. A lista do Kremlin é composta por 60 empresas que abandonaram a sua atividade na Rússia após a invasão da Ucrânia e que agora podem ver os seus ativos nacionalizados.

Estas 60 empresas terão, segundo o Kremlin, comprometido obrigações com “cidadãos, Estado e empreiteiros”, originando um prejuízo superior a seis mil milhões de rublos ao país e ao Governo de Putin.

O plano do Governo russo propõe uma gestão externa dos ativos das empresas que abandonaram as operações no país por um prazo máximo de três meses, sendo que findo esse prazo, o ativo ou a empresa, se for uma subsidiária, poderá ser vendida a um novo proprietário que teria que manter pelo menos dois terços da força de trabalho e continuar a explorar o ativo por um período mínimo de um ano.

“É necessário… introduzir administradores externos e em seguida transferir as empresas em questão àqueles que realmente querem trabalhar”, disse Putin, sublinhando que existem instrumentos legais e de mercado suficientes para isso.

O Presidente russo sublinhou ainda que “com aqueles que estão a planear fechar as suas instalações de produção, precisamos de agir decisivamente… Não devemos permitir que eles prejudiquem os fornecedores locais russos”.

Eis a lista de 60 empresas apontadas pelo Kremlin para a nacionalização dos seus ativos:

Setor automóvel:
Ford
BMW
VAG
Mercedes-Benz
Peugeot
Renault
Citroen
Volvo
Jaguar
Land Rover
Mitshubisi
Honda
Mazda
Toyota
Lexus
General Motors
Scania
Suzuki

Tecnológicas:
Nokia
Siemens
Ericsson
Apple
Intel
AMD
TSMC
HP
Lenovo
IBM
Microsoft

Produtoras:
Walt Disney
Warner Bros
Sony
Paramount
Universal Pictures
Megogo

Retalho:
Nike
H&M
Lego
JYSK
Diageo
Ikea
McDonald´s

Transportadoras:
UPS
Fedex
DHL

Serviços:
Adobe
Spotify
Value
Uber

Petrolíferas:
Shell

Se realmente avançar, está lançado o plano de sovietização da Rússia, com enormes perdas e retrocessos para os Russos!
Será por isso que os milionários Russos estão neste momento a fugirem da Rússia!?!?!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Março 17, 2022, 08:28:10 pm
Poderá acontecer o mesmo quando se tentar retirar empresas da China?
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Março 18, 2022, 10:35:01 am
Poderá acontecer o mesmo quando se tentar retirar empresas da China?

Pode acontecer, aliás os EUA já estavam focados na China, quando foram novamente chamados à Europa!

Mas a Escala é muitíssimo maior!
A dependência do ocidente da China esteve bem patente na pandemia, nem máscaras produzíamos em quantidade! Finalmente parece que o ocidente já percebeu que desindustrializar-se só para ser mais verde..... é um tremendo erro, ainda por cima a China não está aqui ao lado.

Mas esta fraqueza ocidental (dependência do que produz a China), também é uma fraqueza da China! Não é por acaso que a China não hostiliza o ocidente na invasão da Ucrânia pela Rússia. Só os EUA e a UE representam mais de 30% das exportações chinesas..... a Rússia pesa pouco mais de 2%, são trocos!!!!!
Além disso a China também depende muito da importação das matérias-primas, alimentos, petróleo, produtos minerais........

Mas o maior problema é mesmo o facto de grande parte do poder industrial do mundo estar na China! Vejam bem tudo aquilo que compram e relacionado com tecnologia, e vejam bem onde é produzido, independentemente da marca do produto!!!!!!

Comparativamente com a China, por exemplo, a Rússia é um pobrezito que apenas tem petróleo, gás e armas...........
Podemos colocar neste patamar, a China, que tem uma população gigantesca, tem uma riqueza per capita quase igual a Portugal!!!!!!! Quando eu nasci na década de 70, eram um país do 3º mundo!!!! Morriam à fome aos milhões!!!!!!

Para fazerem caír a China, primeiro têem de puxar toda a indústria que puderem para o nosso lado (lá se vai o consumo de energia) e depois sim pode ser asfixiada economicamente!

Em relação à Rússia já foi feito um estudo, se os bananas do alemães cortassem já o gás e petróleo Russo (e deixassem de financiar o esforço de guerra do anormal), na pior das hipóteses a economia Alemã vai caír 1 a 3%!!!!! Como a economia alemã iria crescer 3,5%, não é um dilema por aí além!!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 20, 2022, 06:44:17 pm
França e Austrália endurecem sanções contra a Rússia no âmbito da guerra na Ucrânia


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 24, 2022, 05:00:02 pm
Novas sanções contra a Rússia anunciadas no G7


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 24, 2022, 08:42:41 pm
Bolsa de Moscovo reabriu a meio gás


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Março 27, 2022, 05:03:07 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Abril 05, 2022, 10:53:06 am
Russian economy facing COLLAPSE with mega-recession this year to cripple Putin

RUSSIA is heading for a major recession this year, with the economy to contract by as much as 12 percent, Western officials believe.

https://www.express.co.uk/news/politics/1591063/Russian-economy-latest-recession-Ruble-to-dollar-exchange-Vladimir-Putin-Ukraine-war
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Abril 13, 2022, 12:22:17 pm
Escassez de açúcar na Rússia e inflação galopante


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Abril 23, 2022, 10:17:18 am
A Presidente do Banco Central Russo, alertou as autoridades do país que a economia Russa vai caír a pique entre o 2º e o 3º trimestre e que as vastas reservas que o banco tinha desapareceram ou estão bloqueadas!!!!
A própria Elvira Nabiúllina (Presidente do Banco Central Russo) pediu a demissão logo após a invasão, mas o Czar não aceitou!!!!!

Russia’s central bank says that the economy will plummet in the second quarter and Putin is ignoring the warning

The institution’s president is concerned about high inflation rates and the impact of international sanctions

(https://images.english.elpais.com/resizer/0Ymq8X_lThFC5If2yghe1vl1xLU=/1960x0/cloudfront-eu-central-1.images.arcpublishing.com/prisa/HGROXMO7EBCBRDUFJWD3Z2SQ24.jpg)

The Russian economy has made it through the first blow caused by the sanctions imposed by the war in Ukraine, according to the president of the Russian Central Bank, Elvira Nabiullina. But she warned representatives at the Duma this Monday that the country’s reserves are near their end, and the real crisis will hit between the second and third quarter this year. Hours after Nabiullina sounded the alert, Vladimir Putin himself rejected her warning. “Russia has resisted unprecedented pressure. The situation is stabilizing,” the head of state said in a press conference about the country’s economic situation.

Nabullina emphasized that the economy is far from returning to normal. “The period when the economy has been able to live on the reserves is over. In the second quarter or at the beginning of the third, we will enter a phase of structural transformation,” said the economist, whose tenure leading the financial organism was set to end this year and was renewed for five years at Putin’s decision.

In her opinion, sanctions “affected financial markets at first, but now they will start to affect sectors of the real economy more and more.” The head of the Russian Central Bank noted that the problem is not the financial system, but the lack of materials that factories and companies will receive in the near future. “The main problems are not with the sanctions on financial institutions, but with restrictions on imports and, in the future, exports of Russian products,” she added.

Additionally, Russians will have to accept their loss of purchasing power. For the time being, the Central Bank will not attempt to compensate for inflation. “We will not attempt to reduce it in any way, because that would stop companies from adapting. Restoring the supply of imported components is more difficult and expensive, and it will inevitably affect the price of the final product,” she explained. Many companies find themselves scrambling to solve the problem. Some airlines have announced that they will leave part of their fleet grounded and use the parts to repair other airplanes.

The telecommunications sector calculates that its stock of replacement parts will last until the summer before system failures will begin. The year-on-year inflation rate reached 20% in March, the first month of the war, and many companies have suspended exports to Russia until the ruble’s value stabilizes. Before the war, Russian authorities estimated that 80% of critical sectors had replaced imported goods for nationally produced products.

Nabiullina also played down the country’s holdings in foreign currencies. Half of the fund of $620 billion (€592 billion) was frozen by the west, and the rest has been used to protect the ruble. According to the bank, it is not enough. “It consists of gold and yuan, which does not allow us to manage our currency in the eternal market,” she emphasized. Hypothetical buyers of the precious metal would face sanctions, and because of Beijing’s controls, the Chinese currency has less liquidity in the international market than that of the US or Europe.

Nabiullina’s pessimism contrasts with the victorious declarations that Putin gave shortly afterwards. “We can say with confidence that the policies against Russia have failed, and the economic blitzkrieg has not succeeded,” he said. The leader declared that the West “tried to quickly break the economy and provoke panic in the stock exchanges, collapse the financial system and provoke a major shortage of products in supermarkets.” According to his version, the central bank’s initiative helped the country avoid that fate. “The ruble’s exchange rate has returned to its levels from early February,” he said, before insisting that foreign currencies “are returning to the country’s banking system and individual deposits are growing.”

When the sanctions began, a few days after the war started, the Russian government and the organism led by Nabiullina imposed a limit on capital movement and increased interest rates from 9.5% to 20%. Among other restrictions, it forced companies to exchange 80% of their holdings in dollars and euros for rubles, prohibited banks and exchange houses from selling those currencies to civilians and banned foreigners from divesting from stocks in the Moscow Exchange.

The central bank now faces the delicate task of ending those measures and returning to a market economy. The exchange rate of the Russian currency, which has previously reached 160 rubles per euro, closed this Monday at 83, after the organism allowed banks to sell the few dollars and euros that they had received since April 9.

https://english.elpais.com/economy-and-business/2022-04-19/russias-central-bank-says-that-the-economy-will-plummet-in-the-second-trimester-and-putin-is-ignoring-the-warning.html
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: legionario em Abril 26, 2022, 04:30:56 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Abril 27, 2022, 04:35:52 pm
“Default” da Rússia acorda fantasma de crises passadas - A entrada do regime russo em incumprimento pela primeira vez num século parece uma questão de tempo. O sistema financeiro global não deverá ficar em risco, mas o abalo deverá deixar marcas na relação de Moscovo com os investidores internacionais.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/default-da-russia-acorda-fantasma-de-crises-passadas

Rússia: Alarmes de risco já soam nos mercados internacionais - Os “credit default swaps” sobre a dívida pública russa a cinco anos dispararam para próximo de 90%, antecipando um “default”.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/russia-alarmes-de-risco-ja-soam-nos-mercados-internacionais

Rússia antecipa contração do PIB de até 12,4% este ano e inflação quase nos 23% - Previsão mais conservadora alinha-se com a do ex-ministro das Finanças russo Alexei Kudrin que alertou para o maior recuo do PIB desde os anos seguintes à queda da União Soviética, em 1991. Já a inflação deve continuar a disparar.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/invasao-da-ucrania/detalhe/russia-antecipa-contracao-do-pib-de-ate-124-este-ano-e-inflacao-quase-nos-23

Polónia e Bulgária já estão a receber gás de países vizinhos. UE fala de chantagem da Rússia - Rússia antecipa queda de até 17% na produção de petróleo este ano
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/mercados-num-minuto/detalhe/gas-dispara-24-com-moscovo-a-cortar-fornecimentos-a-polonia-e-bulgaria-euro-em-minimo-de-cinco-anos

Over 750 Companies Have Curtailed Operations in Russia—But Some Remain
https://som.yale.edu/story/2022/over-750-companies-have-curtailed-operations-russia-some-remain

FAA Downgrades Russia’s Air Safety Rating
https://aviationweek.com/air-transport/safety-ops-regulation/faa-downgrades-russias-air-safety-rating

Só boas notícias na Rússia, não sei qual a melhor (prejudicial) para a economia. Os próprios russos já prevêem que o PIB vá cair mais de 12% este ano e a inflação atinja 23%!!!! Para ajudar à festa, a famosa produção de petróleo russo vai cair 17%, previsão e antecipação dos mercados de default tido como certo........
Mesmo que a guerra pare já, tenho dúvidas que a economia recupere facilmente deste colapso!!!!!
Como comparação, a economia portuguesa caíu cerca de 7% em 4 anos de troika e outro tanto na pandemia!!!!!

Mas parece que as previsões estão em linha com o glorioso desempenho das FA na operação especial que pode por em risco o desfile de 9 de Maio!!!!! Ainda vai ter de alugar tarecos ao primo Kim  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Maio 06, 2022, 11:18:59 pm
Entretanto em Sines...

(https://i.postimg.cc/BbWWwJkf/Screenshot-2022-05-06-at-22-13-16-Marine-Traffic-Global-Ship-Tracking-Intelligence-AIS-Marine-Traffic.png)


GEORGIY_USHAKOV

Esse grande herói da história das Bahamas.

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:5942450/zoom:14
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Maio 07, 2022, 07:53:33 pm
Itália bloqueia suposto iate de Vladimir Putin


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Maio 16, 2022, 04:42:21 pm
McDonald's vai vender restaurantes na Rússia


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Maio 18, 2022, 01:02:47 pm
Escassez de carros na Rússia faz com que a extinta marca Moskvich da era soviética regresse

(https://images.impresa.pt/expresso/2022-05-18-GettyImages-1233194086.jpg-6f7716f9/original/mw-680)

Depois de a Renault anunciou esta semana a sua saída do mercado automóvel russo, o autarca de Moscovo divulgou que a fábrica da empresa será usada para fazer regressar a extinta marca de carros Moskvich, da era soviética.

Pouco conhecido fora da antiga União Soviética, a Moskvich foi fundada por volta de 1930 e esteve em atividade até 1991. Tal como aconteceu com muitas marcas de automóveis oriundas dos países do bloco comunista, Moskvich enfrentou problemas relativos à qualidade. O Muskovich 408, da década de 1960, que tinha um motor de 50 cavalos, chegou a ser citado por autoridades soviéticas pelos seus inúmeros defeitos, segundo o livro "Cars for Comrades", de Lewis Siegelbaum.

in expresso

(https://i5.walmartimages.com/asr/6736c986-965a-4a8e-b0ab-bc99406ca2ec.8ac45db9ce288f9ce2d1b3f9f21f7a92.jpeg?odnHeight=612&odnWidth=612&odnBg=FFFFFF)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Maio 18, 2022, 04:13:59 pm
Escassez de carros na Rússia faz com que a extinta marca Moskvich da era soviética regresse

(https://images.impresa.pt/expresso/2022-05-18-GettyImages-1233194086.jpg-6f7716f9/original/mw-680)

Depois de a Renault anunciou esta semana a sua saída do mercado automóvel russo, o autarca de Moscovo divulgou que a fábrica da empresa será usada para fazer regressar a extinta marca de carros Moskvich, da era soviética.

Pouco conhecido fora da antiga União Soviética, a Moskvich foi fundada por volta de 1930 e esteve em atividade até 1991. Tal como aconteceu com muitas marcas de automóveis oriundas dos países do bloco comunista, Moskvich enfrentou problemas relativos à qualidade. O Muskovich 408, da década de 1960, que tinha um motor de 50 cavalos, chegou a ser citado por autoridades soviéticas pelos seus inúmeros defeitos, segundo o livro "Cars for Comrades", de Lewis Siegelbaum.

in expresso

(https://i5.walmartimages.com/asr/6736c986-965a-4a8e-b0ab-bc99406ca2ec.8ac45db9ce288f9ce2d1b3f9f21f7a92.jpeg?odnHeight=612&odnWidth=612&odnBg=FFFFFF)

Máquina, a Russia em mais 3 anos vai ser a CUBA da Europa.  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Maio 23, 2022, 08:56:40 pm
Starbucks deixa mercado russo de forma permanente


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Maio 24, 2022, 03:30:30 pm
"Deterioração" da economia russa é visível, diz analista


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Junho 01, 2022, 12:58:14 pm
Para quem ainda não percebeu o alcance das medidas a nível económico, tomadas pelo ocidente e contra a Rússia. Estamos a falar na deslocalização da indústria ocidental para os EUA e Europa (e por esse motivo o PM foi a Hanover falar com o Sholz, não só para falar no fornecimento de energia à Europa Central, mas também para ver se ganha alguma fábrica Alemã para Portugal).

E o mesmo já está a acontecer na China. O ocidente percebeu o erro que foi a desindustrialização e deslocalização das fábricas e está a regressar para países mais próximos e confiáveis..... obviamente localizados no ocidente!!!!!

E para que não fiquem dúvidas, vou falar com conceito dos grandes grupos e grandes marcas. Um grande grupo como a VW, tem a sede na Alemanha, mas tem dezenas de fábricas espalhadas pelo mundo (no nosso caso temos a Autoeuropa). Quando a VW sai da Rússia, fica apenas sem uma unidade industrial (se contei bem: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Volkswagen_Group_factories) que vai ser relocalizada algures!

Conclusão, esta guerra tem um custo para a Europa (inflação, apesar de já ter começado a subir no ano passado), mas vai corrigir um enorme erro com a reindustrialização do continente e ao mesmo tempo acelerar o corte da dependência da energia Russa.

Já são quase 1000 empresas num universo de 1 200 empresas, que abandonaram a Rússia:
(https://som.yale.edu/sites/default/files/styles/scaled_1344_/public/2022-04/companies_graphic_vers_bmw_fiverr.jpg?itok=_XJHAr2U)

https://som.yale.edu/story/2022/almost-1000-companies-have-curtailed-operations-russia-some-remain
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Junho 01, 2022, 02:12:12 pm
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: FoxTroop em Junho 01, 2022, 02:25:16 pm
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????

Ligou o rublo a uma coisa tangencial (1g de ouro = 5000 rublos)
É fornecedor incontornável das matérias-primas e recursos energéticos que o resto do mundo precisa para funcionar.
E o mais importante de tudo, fora do "mundo ocidental" ninguém quer saber da Ucrania e estão pouco borrifando-se para as sanções. Mais de 90 países vão à cimeira organizada pela Rússia. 3,5 mil milhões de consumidores com economias ávidas por acesso barato e estável a energia e matéria-primas. Lê os jornais ou vê os noticiários por esse mundo fora, tirando no "Ocidente", a quetão ucraniana é um rodapé e a maioria compreende as acções russas e até se ri das nossas condenações. Têm uma coisa chamada memória.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Junho 01, 2022, 02:40:00 pm
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????

Muito simples e o mesmo acontece com Portugal a crescer mais de 10% no último trimestre!!!!!!

É que em economia compara-se com períodos homólogos e o período de comparação........... é o início de 2021 em que os confinamentos e casos mais atingiram a economia!!!!!!

Aliás, não recordo de nenhum país importante em recessão neste momento!!!!!

Quando chegarmos ao 3º e 4º semestre de 2022 e esses períodos forem comparados com o arranque pós-pandemia, depois sim vamos ver valores reais. Nessa altura vamos ver os crescimentos "artificiais"!

Agora é uma festa. Então no nosso caso comparar o 1º trimestre de 2021 em que estivemos confinados quase todo o período com excepção das 2 primeiras semanas!!!!!!!
E não esquecer que a inflação também ajuda o crescimento económico, já que estamos a pagar mais caro pelos produtos/serviços!!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Junho 01, 2022, 04:24:53 pm
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????

Está a crescer claro, mas ao contrário para baixo, espera mais uns 2 ou 3 meses e vais ver a verdadeira crescimento da economia russa.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Junho 01, 2022, 04:34:01 pm
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????

Está a crescer claro, mas ao contrário para baixo, espera mais uns 2 ou 3 meses e vais ver a verdadeira crescimento da economia russa.

Daniel? Agora qualquer economia é fácil estar a crescer, porque vai comparar o 1º trimestre de 2022 com o 1º trimestre de 2021...... em que praticamente todas as economias tiveram confinamentos!!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Junho 07, 2022, 08:35:31 am
(https://i.ibb.co/Gp1XktN/Screenshot-20220607-064929.png) (https://ibb.co/Gp1XktN)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Junho 08, 2022, 10:27:54 am
Parece que lentamente as medidas contra a Rússia fazem mossa.
A nível tecnológico e para contornar o bloqueio a novas tecnologias, a Rússia lança o primeiro portátil..... com tecnologia e design muito "vintage"! Mas os preços são do século XXI  :mrgreen:
É verdade que é um bocado mais avançado que o nosso velhinho Magalhães!!!!!!

Bitblaze Titan BM15: O primeiro computador portátil criado pela Rússia

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/06/Bitblaze-Titan-BM15-russia.jpg)

https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/bitblaze-titan-bm15-o-primeiro-computador-portatil-criado-pela-russia/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Junho 13, 2022, 06:14:23 pm
Combustíveis fósseis rendem 93 mil milhões de euros em cem dias de guerra


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Junho 17, 2022, 02:27:51 pm
Negócio do aço pode cair até 30% na Rússia, admite CEO da siderúrgica Severstal
https://executivedigest.sapo.pt/negocio-do-aco-pode-cair-ate-30-na-russia-admite-ceo-da-siderurgica-severstal/
Citar
O principal acionista do grupo siderúrgico russo Severstal, Alexei Mordashov, admitiu uma quebra nos negócios do aço em torno dos 25 a 30% durante o Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.

“O nosso volume de produção no negócio de madeira caiu drasticamente, e caímos também visivelmente no aço. A produção no negócio de madeira caiu 80%, enquanto o declínio no aço está em torno de 25% a 30%”, disse Mordashov, de acordo com a agêcia de notícias russa ‘Interfax’.

No passado mês de março o grupo siderúrgico russo anunciou a suspensão das entregas na Europa após as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra Alexei Mordashov, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia, por ser considerado uma personalidade próxima do Presidente Vladimir Putin.

Essas personalidades foram sancionadas com o congelamento dos seus bens e a proibição de permanecer na UE devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Suspendemos as entregas na UE no quadro das sanções impostas a um acionista [da companhia]. Estamos a direcionar os fluxos de matérias-primas para mercados globais alternativos”, afirmou a Severstal num comunicado citado pelas agências de notícias russas.

Segundo o Grupo, as entregas para a Europa são de cerca de 2,5 milhões de toneladas de aço por ano e representam cerca de um terço da faturação total da empresa.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Junho 21, 2022, 08:38:20 pm
Ásia está a comprar o petróleo russo que financia a guerra na Ucrânia


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 06, 2022, 05:11:09 pm
Citar
The State Duma has approved " The law on special powers of the government to ensure military operations" today.

This law allows Russia to begin what can be seen as a partial economic mobilization.

https://t.co/m6P9epXkAQ

(https://pbs.twimg.com/media/FW_jZ6yWYAYo09x?format=jpg&name=small)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: ricardonunes em Julho 18, 2022, 07:19:46 pm
Gazprom invoca motivos de "força maior" para não garantir fornecimento de gás à Europa

https://expresso.pt/guerra-na-ucrania/2022-07-18-Em-direto-Gazprom-invoca-motivos-de-forca-maior-para-nao-garantir-fornecimento-de-gas-a-Europa-26324d57

Já era de esperar, quero ver como os iluminados da Europa vão resolver este problema.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Julho 18, 2022, 08:04:18 pm
e entretanto a Rússia vai expandindo a sua rede de operações

Nigeria could use Mir payments cards
https://thepaypers.com/cards/nigeria-could-use-mir-payments-cards--1257572
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Julho 20, 2022, 07:02:28 pm
Kyrgyzstan switches completely to ruble settlements with Russia
https://interfax.com/newsroom/top-stories/81461/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: P44 em Julho 28, 2022, 06:44:17 pm
Produção automóvel russa cai 96%

https://twitter.com/RemigiuszWilk/status/1552644142903222272
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: MATRA em Julho 29, 2022, 12:22:10 pm
Citar
Russia faces 'economic oblivion' as Western sanctions continue to eat away at GDP
Citar
Western sanctions are weighing on the Russian economy as the war in Ukraine enters its fifth month, and the country's sinking GDP makes a full economic recovery difficult to envision, according to a new study by Yale academics including Jeffrey Sonnenfeld.

The exodus of over 1,000 global companies from Russia has severely damaged its economy, the authors argue, and any posturing of strength or resilience by Moscow is not an accurate reflection of what's actually going on. Official data coming out of Russia are not true, they said.

"From our analysis, it becomes clear: business retreats and sanctions are catastrophically crippling the Russian economy," the authors wrote.

Forty percent of Russia's GDP is now gone thanks to foreign companies leaving Russia, and almost none of them are set to return soon. That represents a reversal of roughly three decades' worth of foreign investment and capital.

Russia so far has published statistics that suggest strong oil and gas revenues have been able to stave off the drag of sanctions, though the study says otherwise. The Kremlin has had to rely on unsustainable and artifical capital controls to smooth over the economic weaknesses, the authors said.

"Russian domestic production has come to a complete standstill," the authors said, adding that Russian imports have "largely collapsed."

Meanwhile, Russia has been increasingly cutting off the tap for European natural gas via the Nord Stream 1 pipeline. But, according to the study, Russia needs Europe as an energy customer to a greater degree than Europe needs Russian natural gas.

Ultimately, the warring nation has little hope for an economic recovery, the researchers said.

In their words: "Looking ahead, there is no path out of economic oblivion for Russia as long as the allied countries remain unified in maintaining and increasing sanctions pressure.
https://www.businessinsider.in/stock-market/news/russia-faces-economic-oblivion-as-western-sanctions-continue-to-eat-away-at-gdp-new-study-says/articleshow/93142544.cms



Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 30, 2022, 02:49:11 pm
O resultado das sanções à vista.


(https://pbs.twimg.com/media/FYatAwkXwAYKDMe?format=jpg&name=large)

Citar
"Russian domestic financial markets, an indicator of both present conditions & future outlook, are worst performing markets in world this year despite strict capital controls, & have priced in sustained, persistent weakness within the economy with liquidity & credit contracting."

(https://pbs.twimg.com/media/FYasRl7X0AArDU0?format=jpg&name=large)

Citar
"As a result of the business retreat, Russia has lost companies representing ~40% of its GDP, reversing nearly all of three decades’ worth of foreign investment and buttressing unprecedented simultaneous capital and population flight in a mass exodus of Russia’s economic base."

(https://pbs.twimg.com/media/FYarHe0WYAIfC15?format=jpg&name=large)

Citar
"Russia’s strategic positioning as a commodities exporter has irrevocably deteriorated, as it now deals from a position of weakness with the loss of its erstwhile main markets, and faces steep challenges executing a “pivot to Asia” with non-fungible exports such as piped gas."


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Julho 31, 2022, 12:29:52 pm
Russian oil and fuel revenue up even as exports fall - IEA
https://www.reuters.com/business/energy/russian-oil-fuel-revenue-up-even-exports-fall-iea-2022-06-15/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Setembro 15, 2022, 09:48:08 am
https://cnnportugal.iol.pt/oligarcas-russos/empresarios-russos/mais-um-empresario-russo-foi-encontrado-morto-em-circunstancias-misteriosas-desta-vez-afogou-se/20220914/6321ddc10cf2ea367d4e23cd

Mais um empresário Russo suicidado!!!!  ::)
De certo desalentado pela Blitzkrieg ter metido marcha-a-trás!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 15, 2022, 11:52:37 am
Turquia teme perder turistas russos


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Setembro 16, 2022, 06:52:14 pm
https://cnnportugal.iol.pt/oligarcas-russos/empresarios-russos/mais-um-empresario-russo-foi-encontrado-morto-em-circunstancias-misteriosas-desta-vez-afogou-se/20220914/6321ddc10cf2ea367d4e23cd

Mais um empresário Russo suicidado!!!!  ::)
De certo desalentado pela Blitzkrieg ter metido marcha-a-trás!!!!!

Foi uma operação de suicídio especial..  :mrgreen:

https://nypost.com/2022/09/13/putin-faces-calls-to-resign-over-ukraine-war/

Aposta que vai haver mais falhas de janelas e quedas pelas escadas abaixo..  ::)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Icterio em Setembro 18, 2022, 07:13:42 pm
(https://i.postimg.cc/s2h92dDB/i1p-FFS-md.jpg) (https://postimages.org/)

Agora é bastante mais fácil identificar os cromos.

De nada.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 20, 2022, 11:32:45 am
Países Bálticos e Polónia proíbem entrada a turistas russos


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 20, 2022, 04:19:51 pm
(https://pbs.twimg.com/media/FdFx0RmXEAIdVVQ?format=png&name=large)

(https://pbs.twimg.com/media/FdGpTr1XkAQKH-Q?format=jpg&name=900x900)

(https://pbs.twimg.com/media/FdGpTsPXgAIL_jJ?format=jpg&name=large)

O mercado de ações russo teve bastantes perdas devido aos rumores de mobilização geral para as Forças Armadas Russas devido à guerra na Ucrânia.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Camuflage em Setembro 20, 2022, 06:14:25 pm
Países Bálticos e Polónia proíbem entrada a turistas russos



Portugal sempre na vanguarda da espera... nem sei qual a lógica da embaixada portuguesa na Rússia ainda se manter (ok manter tachos) e a embaixada russa ainda se manter aberta por cá.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Setembro 21, 2022, 02:49:03 pm
Uma dúvida que coloco.
Depois do discurso de Putin, que tinha sido gravado já ontem!!!! Com a mobilização de 300 000 reservistas para já (ficam só de fora os estudantes)..... atingimos um ponto sem retorno?

Referiu que pode usar as armas nucleares, e que não está a fazer bluff!!!!!

Deveremos estar agora muitíssimo mais preocupados, pelo facto da Rússia não ser capaz de lidar com a Ucrãnia?

Outro pormenor, reconhece 6 000 mortos, mas mobiliza mais 300 000!!!!!!

https://www.dn.pt/internacional/russia-anuncia-mobilizacao-de-300-mil-cidadaos-e-reconhece-morte-de-5937-soldados-15183228.html
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: PTWolf em Setembro 21, 2022, 04:57:02 pm
Uma dúvida que coloco.
Depois do discurso de Putin, que tinha sido gravado já ontem!!!! Com a mobilização de 300 000 reservistas para já (ficam só de fora os estudantes)..... atingimos um ponto sem retorno?

Referiu que pode usar as armas nucleares, e que não está a fazer bluff!!!!!

Deveremos estar agora muitíssimo mais preocupados, pelo facto da Rússia não ser capaz de lidar com a Ucrãnia?

Outro pormenor, reconhece 6 000 mortos, mas mobiliza mais 300 000!!!!!!

https://www.dn.pt/internacional/russia-anuncia-mobilizacao-de-300-mil-cidadaos-e-reconhece-morte-de-5937-soldados-15183228.html

Acrescentar ainda o facto de reconhecer a anexação de vários territórios, o que no ponto de vista russo poderá servir de desculpa para a utilização de armas nucleares (táticas?). A questão é que os russos acham que isto vai levar a um descalar da guerra. É isso que a doutrina prevê. Mas quem garante que isso irá acontecer? Não irá levar precisamente ao contrário?

Acho que neste momento Putin percebe que está em desvantagem, o Inverno está à porta e irá dificultar o ataque russo. É um tudo por tudo para salvar a pele. A questão é que se os russos já tinham dificuldades logísticas como irão lidar com mais 300000 soldados? Que tempo e preparação terão essas tropas?

E outra questão, a Rússia estava já com um problema demográfico, algo que até aqui tinha sido sempre uma preocupação (e bem) para Putin. Com esta medida, o problema só tenderá a agravar.

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 27, 2022, 01:36:43 pm
Fugas nos gasodutos Nord Stream investigadas como possível ataque


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 29, 2022, 11:43:11 am
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 29, 2022, 02:50:13 pm
Finlândia fecha portas a turistas russos


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Setembro 29, 2022, 06:41:44 pm
Ucrânia: Imprensa oficial chinesa muda de tom após Putin ameaçar com uso de armas nucleares
https://multinews.sapo.pt/atualidade/ucrania-imprensa-oficial-chinesa-muda-de-tom-apos-putin-ameacar-com-uso-de-armas-nucleares/
Citar
A decisão do líder russo, Vladimir Putin, de mobilizar até 300.000 tropas na reserva e de ameaçar com o uso de armas nucleares na Ucrânia suscitaram uma mudança de tom na imprensa chinesa sobre o conflito.

Hu Xijin, um proeminente comentador chinês e ex-editor-chefe do Global Times, jornal oficial do Partido Comunista da China, escreveu esta semana que, embora o uso de armas nucleares desse à Rússia vantagem na Ucrânia, também comprometeria o Tratado de Não -Proliferação de Armas Nucleares e a paz mundial.

“Não importa se a culpa é dos Estados Unidos ou do Ocidente, a Rússia não deve levar a situação ao limite de ‘vida ou morte’. A humanidade está em paz e para manter essa paz é necessário algum espaço de manobra e compromissos”, apontou.

Jin Canrong, professor na Escola de Estudos Internacionais da Universidade Renmin, em Pequim, disse que Putin deve refletir profundamente sobre o uso de armas nucleares. “Seria um desastre para o mundo”, apontou.

Jin escreveu que, mesmo que a Rússia pudesse mobilizar e enviar 300.000 reservistas para a Ucrânia, isso apenas melhoraria a defesa nas áreas ocupadas pela Rússia, mas provavelmente não alteraria o desenrolar da guerra.

Zhou Ming, colunista militar da Phoenix TV, frisou que o uso de armas nucleares não pode ser justificado, já que a Ucrânia cumpriu com a sua promessa de entregar milhares de armas atómicas, em 2001, visando dar garantias de segurança a Moscovo.

Ele opinou ainda que os EUA e a NATO teriam motivos para atacar a Rússia directamente, se Putin usasse armas nucleares.

A imprensa oficial chinesa reportou também que muitos jovens russos fugiram do país após a mobilização decretada por Putin. Os artigos consideraram ser compreensível que eles quisessem escapar da convocação, já que o exército russo é incapaz de fornecer comida ou armas suficientes.

Apesar de a China ter procurado manter neutralidade, a imprensa estatal do país mostrou inicialmente simpatia pela posição russa, culpando os Estados Unidos pelo conflito.

Os órgãos oficiais chineses evitaram referir a morte de civis em ataques russos e ampliaram sobretudo a mensagem de Moscovo, citando apenas funcionários do Kremlin e os órgãos oficiais russos como fontes noticiosas sobre o conflito.

Nas primeiras semanas após o início da invasão, a imprensa chinesa divulgou notícias positivas sobre as operações militares da Rússia e previu que Moscovo venceria a guerra rapidamente.

A mudança de tom surge depois de o Presidente chinês, Xi Jinping, ter levantado “questões e preocupações” sobre o conflito, durante uma reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, no Uzbequistão, em meados de setembro.

Numa reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, na semana passada passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, frisou também que “todos os países merecem respeito pela sua soberania e integridade territorial”.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: LuisPolis em Outubro 03, 2022, 07:55:30 pm
Aumento da actividade industrial Russa. O maior desde 2019.
https://www.reuters.com/markets/europe/russian-factory-activity-expands-fastest-rate-sept-since-2019-pmi-2022-10-03/ (https://www.reuters.com/markets/europe/russian-factory-activity-expands-fastest-rate-sept-since-2019-pmi-2022-10-03/)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: papatango em Outubro 05, 2022, 09:34:36 am
Aumento da actividade industrial Russa. O maior desde 2019.
https://www.reuters.com/markets/europe/russian-factory-activity-expands-fastest-rate-sept-since-2019-pmi-2022-10-03/ (https://www.reuters.com/markets/europe/russian-factory-activity-expands-fastest-rate-sept-since-2019-pmi-2022-10-03/)

Já no tempo de Estaline, mas muito no tempo de Krutchev e Brejnev, os russos demonstravam como a gloriosa URSS avançava e demonstravam a superioridade do sistema de economia marxista/leninista sobre a economia com preços baseados na oferta e na procura.

No ocidente, muitos jornalistas analisavam o resultado das políticas soviéticas e concluíam que, para o bem e para o mal, o sistema parecia funcionar.

Havia no entanto um pequeno detalhe, que pura e simplesmente complicava as coisas. As análises estavam corretas, o problema é que os números russos eram fabricados. Eram as estatísticas que serviam para comprovar o acerto nas decisões tomadas, que estavam falsificadas.

O caso da rede de estradas de Estaline

É uma tradição russa.
Em 1941, aquando da invasão da URSS, os alemães utilizaram mesmo os mapas das estradas russos para planear a operação. Tudo germanicamente preparado, havendo menção à importância de capturar por exemplo Smolensk, por causa da autoestrada que ligava a Moscovo.

O problema é que a maior parte das estradas russas, quando chegou a famosa Rasputitza transformaram-se em lama.
Os mapas russos tinham sido feitos, para que se pudesse dizer a Estaline que o plano nacional rodoviário estava a ser completado.
Como não conseguiam fazer as estradas, os russos optavam pela solução mais simples, faziam os mapas com as estradas já prontas.

A falsificação dos mapas, é o caso mais absurdo de falsificação das estatísticas.
Cada russo só sabia que embora o mapa mostrasse uma estrada à porta, ela não estava lá.
Ninguém podia viajar de um lugar para o outro sem "papeis" e a maior parte das pessoas viajava de comboio.

Esta falsificação das estatísticas (a rede de estradas da URSS era pior que a rede de estradas do tempo dos czares) foi um dos maiores aliados da URSS e contribuiu para ajudar a parar os avanços dos alemães em 1941.
Os blindados não queriam saber das estradas para nada. O problema era todo o sistema de apoio logístico às tropas, que sem estradas não tinha como funcionar.

A falsificação dos dados, das estatísticas, pintadas para justificar cada situação (como o caso do censo da população, de que Estaline não gostou, com resultados mortais para os responsáveis) acompanhou toda a História até ao final do país, que toda a gente pintava como um colosso, mas que implodiu em semanas, apanhando todos de surpresa.

Quando olhamos para as estatísticas russas, temos que ter isto em consideração e pensar ...

Será que agora, as estatísticas russas estão finalmente a mostar a verdade ? ? ?   :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 06, 2022, 09:43:29 am
Vivem-se tempos interessantes na Rússia!
Porque é que canais provavelmente controlados pelo grupo Wagner andam a espalhar estes videos?!...

https://twitter.com/HannaLiubakova/status/1577765621193969678?s=20&t=_yUpaJmKmqmxwDIeqPLErg

https://twitter.com/TadeuszGiczan/status/1577778132173594631?s=20&t=_yUpaJmKmqmxwDIeqPLErg

...
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 06, 2022, 11:51:33 am
Estes têm legendas:

https://twitter.com/Gerashchenko_en/status/1577928690029236224?s=20&t=3WpIMKzLi_uXjNAURfvwHA

https://twitter.com/Gerashchenko_en/status/1577935494356385794?s=20&t=LYWFWXGR5QhYOMWhL0IgJg

https://twitter.com/Gerashchenko_en/status/1577943451332747264?s=20&t=3WpIMKzLi_uXjNAURfvwHA 
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Luso em Outubro 06, 2022, 02:22:04 pm
É realmente curioso ver o Wagner Group metido em alguns "protestos": qual o motivo?
Luta entre facções? Desinformação?
Correr com o Choigu (ort) para substituir por outro mais fanático?
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 06, 2022, 02:52:04 pm
É realmente curioso ver o Wagner Group metido em alguns "protestos": qual o motivo?
Luta entre facções? Desinformação?
Correr com o Choigu (ort) para substituir por outro mais fanático?

Eu sei que nada sei, mas é provável que haja luta no galinheiro agora que o galo está a mostrar fraqueza.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 21, 2022, 06:14:02 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Outubro 22, 2022, 11:45:31 pm
Citar
Alguém me explica como é que a economia russa continua a "crescer"????

Citar
Ligou o rublo a uma coisa tangencial (1g de ouro = 5000 rublos)

How's that working out for you Vlad?  :mrgreen:

Queda de quase 20% no preço de ouro desde março e com o aumento dos juros do Fed, o pessoal vai abandonar o ouro como investimento cada vez mais (baixando o preço ainda mais), se há investimento mais estável, com juro garantido, para quê investir num metal inútil e com preço volátil? só mesmo um palerma vai arriscar investir em ouro neste caso..

https://www.apmex.com/gold-price

https://abc7chicago.com/current-gold-prices-today-per-ounce-inflation/12261092/


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Outubro 24, 2022, 12:03:51 am

Fuga dos poucos cérebros que restavam, porque aquilo já pouco mais é que um manicómio repleto de imbecis a gabarem-se dos seus "sucessos militares e económicos" e lamberem o cú ao Pudim. Anedota de país...  ::)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Outubro 29, 2022, 05:52:25 pm

Se os homens russos com o mínimo de inteligência estão a fugir do país, o que resta ao Pudim para a mobilização? Não serão os homens necessários para um exército moderno, bem treinado e bem equipado com certeza..

https://www.theatlantic.com/international/archive/2022/09/russia-exile-putin-military-draft/671541/

Os líderes inteligentes sabem como ao menos fazer o papel de combatentes e comandantes-chefe em tempos d guerra. Os klepto-autocratas fascistas vestem Loro Piana de $14,000 e relógios suiços de luxo... :mrgreen:

https://www.npr.org/2022/03/22/1087983743/putin-coat-zelenskyy-shirts-fashion-statement-russia-ukraine-war

https://somethingaboutrocks.com/article/vladimir-putins-luxury-watch-collection-revealed/


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 27, 2022, 04:05:30 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 02, 2023, 05:22:18 pm
Gazprom com queda de 45,5% nas exportações em 2022


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 06, 2023, 05:50:11 pm
Roman Abramovich terá posto fortuna a salvo


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Janeiro 17, 2023, 01:15:15 am
https://www.minneapolisfed.org/article/2022/understanding-the-russian-debt-default-dilemma
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Janeiro 19, 2023, 02:51:25 pm
Já na rússia onde as sanções não fazem efeito  :mrgreen:

https://www.reuters.com/business/finance/russias-sberbank-2022-net-profit-down-757-300-bln-roubles-2023-01-17/

https://www.rferl.org/a/russia-sanctions-dutch-bank-alfa-bankrupt-fridman/31816797.html

https://www.reuters.com/markets/deals/russias-bailed-out-otkritie-bank-be-sold-vtb-47-bln-2022-12-22/

https://finance.yahoo.com/news/kazakhs-scoop-russia-debt-investors-045245236.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAH5BzxRZSg2vY6Nl9VKUvpmbwuCLIA58V6_8EwuI0ybSFtG4vDcm2h_0PYb98xHmhK8ttPpSNFvfhn3b-kYu-dC4s0gVxTBiHz7FcEKOjHUVGJr4SKdLtOIQZJqfc3eRWQ716Fy3guOHpyVQWJVwg4euWVpEhJjzrfEnPR39aYAl
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Janeiro 19, 2023, 06:59:24 pm
The Central Bank called the volume of Russia's international reserves
https://www.tellerreport.com/business/2023-01-19-the-central-bank-called-the-volume-of-russia-s-international-reserves.HylXfa8oi.html
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Janeiro 22, 2023, 04:23:53 pm
Mais notícias da Rússia fofinha e pela paz  :mrgreen:

Rússia ameaça retaliar contra os meios de comunicação social franceses

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/invasao-da-ucrania/detalhe/russia-ameaca-retaliar-contra-os-meios-de-comunicacao-social-franceses?ref=DET_Recomendadas_pb

Curioso por saber o porquê de tanta fúria russa, se esmaga a própria comunicação social que não diga que o czar putin é o melhor líder do mundo e estar preocupado por 2 canais russos passarem em madrassas francesas! Julgo que o franceses já têem muito problemas com outras madrassas, terem mais acólitos que defendem interesses contrários aos franceses em terras francesas.....
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Janeiro 22, 2023, 10:37:31 pm
https://www.cbr.ru/Eng/statistics/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Duarte em Janeiro 24, 2023, 11:46:20 am
https://foreignpolicy.com/2023/01/19/russia-ukraine-economy-europe-energy/ (https://foreignpolicy.com/2023/01/19/russia-ukraine-economy-europe-energy/)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Janeiro 24, 2023, 09:34:24 pm
Switching trade with Russia from dollars to roubles 'could boost Egyptian economy'
https://www.thenationalnews.com/mena/egypt/2023/01/24/switching-trade-with-russia-from-dollars-to-roubles-could-boost-egyptian-economy/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 01, 2023, 11:50:58 am
Fluxo de migrantes russos faz disparar preços das casas na Geórgia


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Fevereiro 04, 2023, 10:28:48 pm
A Queda do Darth Vader  :mrgreen:

Metade dos especialistas mundiais em estratégia apontam para o colapso do império russo e explicam porque acham que vai ocorrer!

https://fortune.com/2023/01/10/russia-putin-failed-state-economic-collapse-ukraine-war-atlantic-council/

https://www.cnbc.com/2023/01/10/russia-risks-becoming-a-failed-state-in-next-10-years-analysts-say.html

https://www.ft.com/content/6ceb6331-07a0-4b1f-b777-3034b288a3be

https://www.businessinsider.com/experts-think-russia-will-fail-or-break-up-by-2033-2023-1

https://timesofindia.indiatimes.com/world/europe/russia-at-risk-of-collapse-becoming-a-failed-state-by-2033-survey/articleshow/96879531.cms

Aliás, as 3 maiores potências mundiais podem ter o mesmo fim!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: embaixada em Fevereiro 06, 2023, 12:05:14 am
Russia's Economy Forecast to Outperform U.S. Within Two Years
https://www.newsweek.com/russias-economy-forecast-outperform-us-within-two-years-1777788
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 08, 2023, 09:55:03 am
Russia's Economy Forecast to Outperform U.S. Within Two Years
https://www.newsweek.com/russias-economy-forecast-outperform-us-within-two-years-1777788

Sim, faz todo o sentido que um país que está sobre sanções e em guerra, com a perda de centenas de milhares de cidadãos causadas pela fuga para outros países e pelas baixas da dita guerra, vá crescer mais que os EUA. Essa do crescer mais tem muito que se lhe diga.

Vamos ao números reais e não a um artigo da treta!

 :arrow: https://pt.knoema.com/tbocwag/gdp-forecast-by-country-statistics-from-imf-2022-2027
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 08, 2023, 10:46:02 am
Citação de: P44
Diminuição das receitas energéticas agrava défice orçamental russo

A queda das receitas de energia e o aumento das despesas levou o orçamento federal da Rússia a um défice de 1,76 triliões de rublos (cerca de 23 mil milhões de dólares) em Janeiro, disse o ministério das finanças russo na segunda-feira, citando dados preliminares.

As receitas do petróleo e gás foram 46,4% mais baixas em Janeiro do que no mesmo mês do ano passado, tendo as receitas orçamentais globais para o mês diminuído 35,1%. As despesas foram 58,7% mais elevadas em Janeiro de 2023.

Moscovo depende das receitas do petróleo e gás para financiar as suas despesas orçamentais. Assim, o país vê-se obrigado a começar a vender reservas internacionais para cobrir um défice agravado pelo custo do conflito da Ucrânia.

In público
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 26, 2023, 08:11:51 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 07, 2023, 05:41:27 pm
(https://pbs.twimg.com/media/Fqojbr9aEAAqbWC?format=png)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: papatango em Março 16, 2023, 08:54:46 am


Chama-se Kristalina Georgieva, vem da Bulgária e é nossa conhecida desde que Antonio Guterres foi eleito secretário-geral das Nações Unidas. Foi a segunda escolha de Putin, depois de a também búlgara, Irina Bokova, ter sido bloqueada pelos americanos.
Discutia-se na altura quem substituiria o sul coreano Ban Ki-Moon, os americanos e os ingleses apoiavam a candidata da Nova Zelândia, Helen Clark. Ninguém se entendia e todos optaram pelo menor dos males, que foi António Guterres.

(https://unsceb.org/sites/default/files/2020-06/kristalina-georgieva.jpg)


Agora, em 2023,  Kristalina que foi para o Banco Mundial e está agora no FMI, poderá estar na origem de uma das maiores manipulações de dados dos últimos anos, que ficou clara quando o Fundo Monetário Internacional divulgou estatísticas sobre a economia russa, prevendo que o país de Putin, conseguiria aguentar-se muito melhor que o previsto no ocidente.

Sabemos que no tempo de Estaline, Krutchev e Brejnev, as estatísticas russas eram completamente fraudulentas e que eram fornecidas a organismos internacionais, como forma de propaganda, tentando demonstrar as vantagens do sistema comunista.

De uma forma completamente infantil e “inocente” os organismos ocidentais aceitaram as estatísticas soviéticas sobre a economia, aceitando assim que de alguma forma o sistema económico centralizado tinha vantagens inerentes...

Depois da queda da URSS, o gigantesco balão de mentiras sobre a economia rebentou, e os dados reais acabaram por vir ao de cima. A economia soviética, era muito mais pequena e muito menos eficiente, que o que poderia ter sido sequer imaginado no ocidente.

A História repete-se

Com o reavivar da invasão da Ucrânia pela Russia em 2022, no entanto, um grande número de sanções foi levantada à Russia. Como os próprios russos disseram, as sanções eram como um ataque com armas atómicas.

Porém, contra todas as espectativas, a economia da Russia parece aguentar-se, mas em grande medida essa capacidade para resistir às sanções, não reside na capacidade dos russos para manter a economia a flutuar, ela reside acima de tudo na volta à tradição de manipular as estatísticas entregues aos organismos internacionais.

No inicio de 2023, a Russia já não divulga dados estatísticos fiáveis, e os que existem são estimativas baseadas nos anos anteriores, num organismo comandado por uma senhora que era conhecida por não querer antagonizar a Russia.

A dormir ao volante


O FMI, comandado por Georgieva, é acusado de estar a dormir ao volante, quando deveria estar a em cima dos acontecimentos. Os dados estatísticos do FMI, fornecidos pelo instituto russo de estatística o ROSSTAT, não tiveram nos últimos meses qualquer confirmação por uma fonte independente.
Ninguém verificou os dados, ninguém verificou as fontes, ninguém os cruzou com nada, absolutamente nada.

https://fortune.com/2023/03/06/imf-naively-parroted-putin-fake-statisticsand-botched-economic-forecast-russia-ukraine/ (https://fortune.com/2023/03/06/imf-naively-parroted-putin-fake-statisticsand-botched-economic-forecast-russia-ukraine/)

Segundo vários analistas, o FMI deveria reconhecer pelo menos, que não sabe o que se passa na economia russa. Em vez disso, o Fundo Monetário Internacional, limita-se a afirmar que existe um elevado grau de incerteza.

Enquanto o FMI afirma que a economia russa deverá ter um ligeiro crescimento, os poucos dados por setores que é possível conhecer e confirmar mostram que as companhias internacionais que abandonaram a Russia, representavam 40% do PIB do país, antes de Fevereiro de 2022.

A Russia perdeu praticamente o mercado de combustíveis da Europa, de onde vinha 60% a 75% dos seus lucros (atenção que lucros, não são vendas). Parte desses combustíveis foram vendidos à China e à India, mas chineses e indianos, aproveitaram-se para meter as mãos no pescoço de Putin, e apertar com força, para que o ditador finalmente aceitasse dar descontos gigantescos, que em alguns casos chegam a 50%
Com amigos como a China e a India, realmente Putin não precisa de inimigos.

Em todas as economias, a industria automóvel é um dos motores. Com as sanções os russos lançaram no mercado viaturas com modificações de emergência para manter a produção mesmo sob sanções.
Carros sem air-bag, eletronica modificada,  carros com carburador tradicional e sem ignição eletrónica... etc.
Esperava-se que a industria continuasse, mas o que se sabe é que a industria automóvel russa, sofreu uma queda abrupta.

A queda das vendas de viaturas ocidentais chega a 99% e as vendas de automóveis no total mostram uma queda de 58% a 63% dependendo das fontes, e isto depois de marcas chinesas como a Haval e a Geely terem visto as suas vendas aumentar.

O que se sabe, é que os dados divulgados pelos russos, quando contrastados trimestre a trimestre, apresentam falhas e contradições, que confirmam que, como no tempo da União Soviética - que Putin pretende reconstruir -  os velhos hábitos voltaram, também na manipulação das estatísticas ...

https://foreignpolicy.com/2023/03/13/russia-economy-sanctions-gdp-war-ukraine-disinformation-statistics/
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 23, 2023, 04:07:57 pm
Russian soldiers stop receiving salaries: complaints coming from all over Russia

The conscripts and contract soldiers in Russia are not paid promised salaries, allowances and social benefits.

Source: Vyorstka, a Russian news outlet

Details: According to the calculations of the news outlet, since the beginning of March 2023, the salaries of the servicemen have been delayed or not paid at all in 52 regions of Russia and in occupied Crimea.

Instead of the promised 195,000 roubles [approx. USD$2,530 - ed.] per month, their accounts receive much smaller amounts.

Judging by the stories of the Russian servicemen themselves and their relatives, frequent problems with payments began in January, but at the same time, individual cases of withholding and non-payment of salaries, allowances and social benefits have been reported at least since November 2022. It is noted that both conscripts and volunteer and contract soldiers face this problem.

Since the beginning of March, dozens of messages about the non-payment have been posted in groups devoted to payments to conscripts on the Russian social network VKontakte.

In the comments, the authors of the complaints are often told that the Ministry of Defence of the Russian Federation officially transfers salaries from the 10th to the 20th of each month and that delays may be related to the transfer of the serviceman himself to another unit. In these cases, some admit that they received payments later. Others publish payslips from the personal online accounts of servicemen on the website of the Ministry of Defence, in which there are zeros in place of payments.

According to Dmytro Loboyko, the Head of the Regional Studies Centre, people from the Russian hinterland associated "the hope of qualitatively changing their lives, but they had to face reality" with payment for participation in hostilities.

 :arrow: https://news.yahoo.com/russian-soldiers-stop-receiving-salaries-155345355.html
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 30, 2023, 05:25:42 pm
...

For the year 2022, in which Russia invaded Ukraine in the second month, the Central Bank lost 721.7 billion rubles (more than €8.58 billion), 27 times more than the year before, according to its annual report, which was earlier sent to the State Duma.
The Russian Central Bank, which was hit by sanctions, deprived of half of its reserves and cut off from transactions with global currencies, ended the year 2022 with a record loss in its history.

For the past 6 years, the loss of the Central Bank has reached 1.866 trillion rubles, an amount almost equal to two annual budgets of the entire higher education system.

The euro exchange rate on the Moscow Exchange exceeded 84 rubles for the first time since April 20, 2022. Today, March 30 the euro rose by 0.24 per cent to 84.005 rubles.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Março 30, 2023, 05:30:10 pm
Bancários condenados por ajudarem Putin a lavar dinheiro


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Maio 11, 2023, 10:37:33 am
Rússia supera em quatro meses défice orçamental previsto para todo o ano

O Ministério das Finanças russo explica que a queda "está associada a uma base de comparação elevada no ano passado, a uma diminuição dos preços do petróleo dos Urais e a uma diminuição das exportações de gás natural".

(https://cdn5.jornaldenegocios.pt/images/2023-05/img_900x560$2023_05_11_08_46_09_452469.jpg)

O défice orçamental da Rússia atingiu 3,4 biliões de rublos (40,9 mil milhões de euros) nos primeiros quatro meses do ano, superando a previsão para 2023, sobretudo devido à queda nas receitas de petróleo e gás.

De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças russo, as receitas totalizaram 7,8 biliões de rublos (93,1 mil milhões de euros) entre janeiro e abril, menos 22,4% do que no mesmo período de 2022.

Em contraste, as despesas aumentaram em 26,3% nos primeiros quatro meses do ano, atingido 11,2 biliões de rublos (134,1 mil milhões de euros), disse o ministério chefiado por Anton Siluanov.

O orçamento foi afetado por uma queda de 52,3% em termos anuais, para 2,3 biliões de rublos (27.309 milhões de euros), nas receitas tributárias sob o petróleo e gás russos, alvo de sanções internacionais devido à invasão da Ucrânia.

O Ministério das Finanças explicou em comunicado que a queda "está associada a uma base de comparação elevada no ano passado, a uma diminuição dos preços do petróleo dos Urais e a uma diminuição das exportações de gás natural".

O Governo russo sustenta, no entanto, que "a dinâmica mensal das receitas de petróleo e gás está gradualmente a entrar numa trajetória estável correspondente ao nível base": oito biliões de rublos (95,7 mil milhões de euros) por ano.

No orçamento russo para 2023, o défice que o Estado previa foi fixado em 2,9 biliões de rublos (35 mil milhões de euros), ou seja, 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na semana passada, Anton Siluanov afirmou que ainda não pretende alterar os pontos de referência para a execução do orçamento em 2023, embora não tenha descartado desvios para melhor ou pior.

"Até agora, esses pontos de referência não mudaram, mas dizer que [o défice] será exatamente 2% [do PIB] é dar estimativas incorretas. Pode haver desvios numa direção ou noutra. Vamos ver o que acontece com as receitas do petróleo e gás", disse o ministro.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/defice-orcamental-da-russia-supera-em-quatro-meses-previsao-para-todo-o-ano?ref=DET_Recomendadas_pb

Para quem acredita que as sanções não resultam..... as receitas declaradas pelos próprios russos, de gás e petróleo, afundaram 52%!
A economia russa está a ter resultados brilhantes em 2023, receitas do Estado caiem 22% e despesas disparam 26%.

Engraçado que não referem nada da operação especial para justificar os números! Serão as alterações climáticas a afectar a economia russa! Ou a Covid19!  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Maio 23, 2023, 03:50:50 pm
A dificuldade de aplicar sanções aos diamantes russos


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Maio 23, 2023, 09:10:29 pm
Lucro do grupo russo Gazprom cai 41,4% em 2022 após sanções
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/lucro-do-grupo-russo-gazprom-cai-414-em-2022-apos-sancoes/
Citar
O grupo russo Gazprom anunciou hoje um lucro líquido de 14,2 mil milhões de euros em 2022, menos 41,4% em relação a 2021, após uma redução nas exportações de gás para a Europa devido ao conflito ucraniano.

O grupo estatal, um dos pilares da economia russa e dirigido por figuras próximas do Presidente russo, Vladimir Putin, foi fortemente atingido pelas sanções ocidentais impostas a Moscovo na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Em 2022, o seu lucro ficou em 1,22 biliões de rublos (14,2 mil milhões de euros), contra os 2,09 biliões de rublos (24,2 mil milhões de euros) que tinha alcançado no ano anterior, segundo o relatório anual divulgado pelas agências noticiosas russas e citado pela AFP.

Segundo um comunicado do grupo, o “aumento do pagamento de impostos no segundo semestre teve impacto no valor do lucro”.

Com estes resultados, a Gazprom, empresa cotada na bolsa de Moscovo, mas controlada pelo Estado com uma participação de 50,2%, recomendou que não fossem distribuídos aos acionistas dividendos relativos a 2022.

Esse ano ficou marcado para a Gazprom pelo encerramento de grande parte do mercado europeu, tendo a União Europeia o objetivo de reduzir as receitas russas ligadas à exportação de gás e usadas pelo Kremlin para financiar a ofensiva militar na Ucrânia.

Segundo números partilhados pelo fórum dos países exportadores de gás, a importação europeia de gás russo por gasoduto teve uma redução de 55%.

Perante as dificuldades, a Gazprom, que detém o monopólio das exportações de gás russo através de gasoduto, iniciou nos últimos meses uma mudança estratégica, reorientando uma parte das suas exportações para a Ásia, onde a procura energética é forte.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 21, 2023, 02:59:58 pm
Russian Economy update: 20 June 2023

In the period January to May 2023, the Russian budget deficit has exploded out to $42 Billion, taking the total deficit since the war began, to $82 Billion. Russia released the headline figures, after they tried to convince the world they had a surplus in May 2023. This means the economy is now reliant on it’s reserves, and they have now burnt through more than half the $150 Billion they had in reserves in February 2022.

Russia relies primarily on Oil and Gas for it’s income. They reported in April that revenues from oil and gas had fallen by 64% year on year. The subsidies the government paid to oil and gas companies and refineries and oil reverse excise tax, doubled from 38 Billion Rubles to 79 Billion Rubles in April 2023. The dampening mechanism subsidy to oil refineries increased to an eye watering, 107 Billion Rubles from 97 Billion Rubles in March 2023. (These subsidies were introduced to counter the EU and G& bans on crude and refined oil in December 2022 and February 2023 respectively). Russia has been compelled to subsidise the products to encourage sales and keep the refineries and oil wells open.

Figures which have been chosen and quite likely manipulated for release are found on the Russian Ministry of Finance website - they have produced an excel spreadsheet detailing what they claim are figures to date. In May 2023 Russia had a turnover of 2.9 Trillion in May 2023, compared with $5.7 Trillion in May 2022, a fall of 49% for the month of May. The accumulated total sales for the year is 8.1 Trillion Jan - May 2023, compared with $16 Trillion for the same period in 2022, a reduction in income of 49%.

Looking at the non oil and gas revenues for the year, in April 2023 this amounted to $5.5 Trillion Rubles, compared with 5.2 Trillion in April 2022 (a 5% increase). In May 2023 it was 7 Trillion Rubles, compared with 6.5 Trillion in 2022 (representing a 9% increase on the same Eric’s last year). The accumulated total for the first 5 months of 2023, the turnover was 19.7 Trillion Rubles compared to 19.6 Trillion in 2022 (an increase of 1%).

Analysing the income, the assumption that the economy is not doing to bad, as a small increase has been realised in the non-oil and gas revenues - is wrong. This is because the russian economy is reliant on Oil and Gas to sustain the economy. Before the illegal invasion, Oil and Gas made up over  60% of all Russian income. The 49% fall in the primary income source is having a catastrophic impact, hence the current Russian budget deficit of $42 Billion USD, or 3.7 Trillion Rubles deficit, and that is in just the first 5 months. Back in December 2022, the indicted War Criminal boasted that sanctions were not impacting the Russian economy and the regime published a budget forecast for 2023 as a deficit of 2.3 Trillion Rubles for the whole of 2023. It has now exceeded that forecast by 60.8% and there is still 7 months to go in the budget period to the end of 2023. Last year, Russia’s total budget deficit amounted to 3.3 trillion rubles ($47 billion) — or 2.3% of its GDP — making it the second-largest deficit in modern Russian history. This year is going to the highest ever deficit recorded by Russia on record.

At the current rate, Russia will have a deficit of over $100 Billion by the end of 2023. But the assumption that the current rate will not escalate is simply wrong! Given the escalating cost of the war for Russia, this conservative estimate is likely to be exceeded vastly by the end of 2023. Expenditure as a result of the murderous War in Ukraine for example: to April 2023, rocketed 26% to 11.2 trillion rubles compared to the same time last year. At the low end of estimates expenditure will surpass 50 Trillion Rubles by the year end.

The current Russian reserves amount to under $150 Billion, which will be burnt up by the end of the year.

Please like and retweet for awareness - Thank you!

Fonte - Beefeater
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 06, 2023, 02:19:46 pm
Parabéns à economia Russa que não está sofrer em nada com as sanções.

(https://pbs.twimg.com/media/F0We9UxWIAIH9Y_?format=jpg)

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Julho 17, 2023, 12:12:49 am
O PREC Russo!

Estado russo assumiu controlo dos ativos da Danone e da Carlsberg

De acordo com o decreto assinado por Vladimir Putin, 98,56% das ações da cervejeira russa Baltika, propriedade da Carlsberg, e dezenas de milhares de ações da Danone foram colocadas "temporariamente" sob o controlo do Estado russo.

O Estado russo assumiu o controlo dos ativos russos do grupo francês Danone e do grupo dinamarquês Carlsberg, que tinham anunciado a intenção de abandonar o mercado russo após a ofensiva na Ucrânia, segundo um decreto publicado este domingo.

De acordo com o decreto assinado por Vladimir Putin e publicado no portal jurídico oficial russo, 98,56% das ações da cervejeira russa Baltika, propriedade da Carlsberg, e dezenas de milhares de ações da Danone foram colocadas "temporariamente" sob o controlo do Estado russo.

Em pormenor, o decreto especifica que 83.292.493.000 ações da "Danone Russia", propriedade do grupo Produits Laitiers Frais Est Europe, foram colocadas sob o controlo do Estado russo, juntamente com 85.000 outras ações pertencentes ao grupo "Danone Trade".

No final de junho, a cervejeira dinamarquesa Carlsberg anunciou que tinha encontrado um comprador anónimo para as suas atividades na Rússia, mais de um ano depois de ter anunciado a sua retirada do país na sequência da invasão russa da Ucrânia.

No final de março de 2022, o grupo anunciou a venda das suas principais atividades na Rússia, onde tem 8.400 empregados e detém a marca russa Baltika desde 2000.

Em meados de outubro, o gigante alimentar francês Danone anunciou a sua intenção de se retirar da maior parte das suas atividades na Rússia.

O grupo, que tinha inicialmente assumido a sua presença na Rússia para satisfazer "as necessidades alimentares essenciais das populações civis", tinha declarado que tencionava ceder o controlo do seu ramo "produtos lácteos e vegetais", conservando apenas o da nutrição infantil.

A multinacional francesa declarou que esta retirada poderia "resultar numa redução de valor até mil milhões de euros" nas suas contas.

A Danone comercializa leite e iogurte na Rússia sob as marcas Danone, Danissimo e Prostokvashino. Em 2010, o grupo comprou 57,5% da segunda maior empresa russa de produtos lácteos, a Unimilk (21% de quota de mercado e 25 fábricas).

Desde o ataque da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro, e as primeiras sanções económicas impostas pelo Ocidente, muitas multinacionais abandonaram a Rússia, enquanto outras suspenderam as suas atividades nos setores petrolífero, automóvel e do luxo. 

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/estado-russo-assumiu-controlo-dos-ativos-da-danone-e-da-carlsberg#loadComments

Rumo ao colectivismo........ desde que a cúpula se torne milionária!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Julho 21, 2023, 05:40:08 pm
Rússia impõe imposto extraordinário a grandes empresas



A Duma, câmara baixa do parlamento russo, adotou hoje um projeto de lei que impõe um imposto único aos lucros extraordinários das grandes empresas para apoiar o orçamento federal, num contexto de guerra na Ucrânia.

Em 2024, são esperados 300.000 milhões de rublos adicionais (cerca de 3.000 milhões de euros).

De acordo com o documento legislativo, adotado por unanimidade, o imposto deve ser pago o mais tarde em 28 de janeiro do próximo ano.

A taxa será de 10% sobre os lucros adicionais e o projeto de lei estabelece que o imposto se aplicará a lucros extraordinários obtidos por empresas cujo volume de negócios em média em 2021 e 2022 superou os mil milhões de rublos.

A base para o cálculo serão os lucros obtidos em 2018 e 2019.

O projeto exclui deste imposto uma série de empresas, incluindo pequenas e médias empresas.

As empresas que operam no setor do petróleo e gás, bem como na produção de carvão, também estão excluídas do imposto.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/russia-impoe-imposto-extraordinario-a-grandes-empresas/

A economia russa em agonia!!!!!!!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Julho 31, 2023, 11:42:41 pm

Russia Is Cannibalising Its Economy. But That's Not Enough.


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 03, 2023, 05:55:05 pm
União Europeia aperta sanções à Bielorrússia para travar fintas russas


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 07, 2023, 06:23:06 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Agosto 08, 2023, 09:53:53 pm
A operação especial está a correr bem, acabaram as divisas estrangeiras?  :mrgreen:

Russos vendem divisas para aproveitar enfraquecimento do rublo

Segundo o banco central russo, num mês apenas, os russos venderam divisas de cerca de 44.000 milhões de rublos, perto de 500 milhões de dólares.

(https://cdn5.jornaldenegocios.pt/images/2022-05/img_900x560$2022_05_06_15_28_31_428280.jpg)

Os russos começaram a vender divisas para aproveitar a desvalorização do rublo, que caiu cerca de 15% nos últimos dois meses em relação às principais moedas estrangeiras, disse esta terça-feira o Banco Central da Rússia.

"No contexto do enfraquecimento do rublo, cuja taxa de câmbio ultrapassou os 90 rublos por dólar americano, a população passou a efetuar vendas líquidas de moeda estrangeira", afirmou a entidade num comunicado, citado pela Efe.

Segundo o banco central russo, num mês apenas, os russos venderam divisas de cerca de 44.000 milhões de rublos, perto de 500 milhões de dólares.

Desde o passado dia 07 de julho, a taxa de câmbio do rublo mantém-se acima de 90 unidades por dólar.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/russos-vendem-divisas-para-aproveitar-enfraquecimento-do-rublo?ref=DET_Recomendadas_pb#loadComments
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 09, 2023, 02:24:37 pm
(https://pbs.twimg.com/media/F3FnPmgXgAAmzb4?format=jpg&name=medium)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: os_pero em Agosto 10, 2023, 02:42:35 pm
mais um episódio

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/banco-central-da-russia-suspende-compra-de-moedas-estrangeiras-no-mercado-de-cambios-nacional
Banco Central da Rússia suspende compra de moedas estrangeiras no mercado de câmbios nacional
Citar
O Banco Central da Rússia vai suspender a compra de moedas estrangeiras no mercado de câmbios nacional a partir de quinta-feira, para limitar o enfraquecimento do rublo, foi hoje anunciado.
Atualmente, o rublo está no nível mais baixo face ao euro e ao dólar desde março de 2022.

“A partir de 10 de agosto de 2023 e até ao final de 2023, o Banco Central decidiu deixar de comprar moedas estrangeiras no mercado nacional (…) a fim de reduzir a volatilidade dos mercados financeiros”, anunciou o Banco Central da Rússia (BCR) num comunicado divulgado na quarta-feira à noite.

Este anúncio, esperado por vários intervenientes do mercado, marca o abandono pelo BCR da regra orçamental segundo a qual a Rússia compra ou vende divisas estrangeiras, armazenadas no seu Fundo Nacional de Riqueza, para equilibrar o orçamento federal em função das variações das receitas dos hidrocarbonetos.

A medida surge numa altura em que o rublo caiu a pique nas últimas semanas, levando muitos russos a recear a queda do seu nível de vida.

Hoje de manhã eram necessários 107 rublos para trocar um euro e 97 rublos para um dólar, os níveis mais baixos do rublo desde as primeiras semanas após o início da ofensiva russa na Ucrânia.

No entanto, em meados de janeiro, o BCR, que atua em nome do Ministério das Finanças russo, retomou a compra e venda de divisas no mercado de câmbios nacional, depois de quase dez meses de suspensão, marcados por uma série de sanções adotadas em resposta à intervenção militar na Ucrânia.

Até fevereiro de 2022, a Rússia utilizou, sobretudo, dólares e euros para equilibrar o seu orçamento.

Mas Moscovo está agora empenhada numa corrida para ‘desdolarizar’ a sua economia, de modo a ficar menos dependente de Washington, o seu rival diplomático, e anunciou em janeiro que queria negociar principalmente em yuan, a moeda do seu parceiro chinês.

Qualquer decisão sobre o reinício das operações do BCR “será tomada tendo em conta a situação atual dos mercados financeiros”, declarou o organismo que garante a estabilidade financeira do país no comunicado de hoje.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: HSMW em Agosto 12, 2023, 12:27:57 am
(https://pbs.twimg.com/media/F3SF1OiW8AADTad?format=png&name=900x900)

E em relação ao Yuan.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Daniel em Agosto 14, 2023, 03:24:51 pm
Moeda russa ultrapassa barreira dos 100 rublos por dólar
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/moeda-russa-ultrapassa-barreira-dos-100-rublos-por-dolar/
Citar
A moeda russa ultrapassou, esta segunda-feira, a barreira dos 100 rublos por dólar na Bolsa de Moscovo, apesar das medidas introduzidas pelo Banco Central da Rússia para tentar conter a sua desvalorização.

O rublo atingiu 100,18 por dólar na bolsa de Moscovo, o nível mais baixo desde o final de março de 2022.

O ponto mais baixo da moeda russa foi atingido a 11 de março de 2022, duas semanas após o início da guerra na Ucrânia, quando caiu para 120 rublos por dólar norte-americano.

Além disso, o rublo também continuou a enfraquecer face ao euro, sendo transacionado a 109,81 rublos por euro, o ponto mais baixo desde 23 de março do ano passado.

O rublo tem vindo a desvalorizar-se constantemente desde que o chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, encenou uma rebelião armada falhada no final de junho.

No entanto, Alexei Zabotkin, vice-presidente do Banco Central da Rússia (CBR, na sigla em inglês), disse na sexta-feira que a instituição emissora não vê qualquer risco para a estabilidade financeira, embora não tenha excluído um aumento das taxas de juro devido à subida da inflação.

O rublo, que caiu 7,7% em julho em comparação com o mês anterior, desvalorizou 26,4% durante os primeiros sete meses deste ano.

A tendência descendente do rublo não foi invertida pela decisão tomada esta semana pelo CBR de suspender, a partir de 10 de agosto, a compra de divisas no mercado interno, a fim de “reduzir a volatilidade dos mercados financeiros”.

O CBR sublinhou que o principal fator de queda do rublo continua a ser o desequilíbrio da balança comercial, destacando que o valor das exportações caiu um terço desde o segundo semestre de 2022.

Foi precisamente em dezembro de 2022 que as potências ocidentais impuseram um limite máximo de 60 dólares ao preço do petróleo russo, a principal fonte de divisas do país.
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 14, 2023, 09:37:06 pm
Rublo atinge nível mais baixo desde março de 2022


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 14, 2023, 09:55:07 pm
(https://images4.imagebam.com/a8/2f/11/MENLJKR_o.png)
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Icterio em Agosto 14, 2023, 09:59:34 pm
(https://images4.imagebam.com/a8/2f/11/MENLJKR_o.png)

Estranho.  Não era suposto a Europa congelar sem o sacrossanto gás russo? 

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: CruzSilva em Agosto 14, 2023, 10:01:49 pm
(https://images4.imagebam.com/a8/2f/11/MENLJKR_o.png)

Estranho.  Não era suposto a Europa congelar sem o sacrossanto gás russo? 


Nem as janelas aguentaram a falta de gás!  :mrgreen:
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 15, 2023, 10:47:40 am
Banco Central da Rússia sobe taxa diretora para 12%


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Agosto 15, 2023, 08:11:31 pm
A Economia russa a colapsar!!!!

Russia’s central bank to hold extraordinary meeting after rouble falls to 16-month low

Bank will discuss interest rate after high spending on war in Ukraine and drop in export revenues put further pressure on Russia’s economy (subiu as taxas de juro para 12%)

(https://i.guim.co.uk/img/media/559d5dffe6db9cfc9173407bf52f53a1113614f0/450_549_3167_1901/master/3167.jpg?width=620&dpr=2&s=none)

Russia’s central bank has announced it will hold an extraordinary meeting on Tuesday to discuss the level of its key interest rate after the rouble fell to its weakest point in almost 17 months.

The currency has been steadily losing value since the beginning of the year and slid past the psychologically important level of 100 to the dollar on Monday morning.

It has weakened by 26% this year as a result of a collapse in export revenues and growing military spending, making it the third worst-performing global currency in 2023. The decline has led to calls from senior Kremlin officials for higher borrowing costs.

On Monday morning, the central bank said it saw no threat to Russia’s financial stability from the rouble’s fall, blaming the currency’s slide in value on a drop in export volumes and growing internal demand for imports.

However, in the afternoon the Bank of Russia made the surprise announcement that its board of directors would meet on Tuesday to discuss the interest rate, with a decision to be published at 10.30am Moscow time.

The rouble has had a period of turbulence since Russia invaded Ukraine in February 2022, dropping to a record low of 150 to the dollar two weeks after the start of the war before sharply recovering after the Russian central bank imposed strict capital controls that limited the flow of money out of the country.

By last summer the rouble had rebounded to a seven-year high as a rise in oil and gas prices, partly a result of the invasion, helped Russia raise export revenue while consumer imports fell.

Russian oil revenues have been drastically reduced since western price caps and embargos were imposed, while imports have recovered. The government has spent billions on the defence industry to continue the war in Ukraine, with many critical goods still coming from abroad.

The fall in the rouble accelerated after the aborted uprising in June by Yevgeny Prigozhin and his Wagner group of mercenary fighters caused Russians to move money into foreign accounts.


Dr Janis Kluge, a researcher who focuses on the Russian economy at the German Institute for International and Security Affairs, a thinktank, said: “The Russian rouble is still searching for its appropriate long-term war-sanctions exchange rate. Without capital controls, speculators would have priced in the poor outlook last year.”

A senior Kremlin aide admitted on Monday that a weak rouble had a “negative effect” on the “population’s real incomes” but said Moscow expected the currency to bounce back shortly.

“The current exchange rate has deviated significantly from fundamental levels, and its normalisation is expected in the near future,” Vladimir Putin’s economic adviser Maxim Oreshkin said in an op-ed for the Tass news agency. “It is in the interests of the Russian economy to have a strong rouble.”

Last week the Russian central bank took steps to stabilise the rouble, holding purchases of foreign currency until 2024 “to reduce volatility”. But the move did not immediately stop the currency’s decline, raising worries among Russian policymakers of the possibility of significantly higher consumer prices.

In the short term, a weaker rouble could help the authorities to fund its extensive war spending. Russia sells its oil in foreign currency and the current exchange will buy more roubles at home. A government document reviewed by Reuters this month showed that Moscow had doubled its 2023 defence spending target to more than $100bn (£79bn), a third of all public expenditure.

https://www.theguardian.com/business/2023/aug/14/rouble-falls-to-16-month-low-dollar-russian-exports-collapse-war-ukraine-russia-economy

Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 07, 2023, 08:10:22 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 18, 2023, 11:15:08 am
Estará a economia russa à beira do abismo?


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 04, 2023, 05:33:40 pm
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Viajante em Outubro 10, 2023, 10:07:55 pm
Nós vemo-nos gregos para conseguirmos chegar a 2% dos gastos do PIB na Defesa, mas os russos para sustentar a Operação Especial vão rebentar 1/3 do seu orçamento na Defesa!!!!!!! Guerra barata. 109 mil milhões de dólares para 2024!!!!!

https://www.nytimes.com/2023/10/09/business/economy/russia-economy-ukraine-war.html

https://www.reuters.com/world/europe/everything-front-russia-allots-third-2024-spending-defence-2023-10-02/#:~:text=Spending%20under%20the%20%22national%20defence,fiscal%20plans%20for%202024%2D2026.

Entretanto as matérias primas não ajudam. Ao contrário do que afirmam os zandingas da Economia, o petróleo estava a caír fortemente antes do ataque do Hamas (por isso esta semana temos combustível mais barato), subiu um pouco e já está a caír outra vez!!!! E com a recessão provocada (combate à inflação no ocidente), ou há uma grande catástrofe pela frente ou o petróleo só pode caír a pique!!!!!!

https://www.reuters.com/business/energy/oil-prices-tick-up-after-opec-panel-maintains-output-cuts-2023-10-05/

Chatice a procura por petróleo estar a caír!
Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 15, 2023, 04:33:07 pm
Abramovich financiou Putin através de offshore em Chipre, denuncia investigação


Título: Re: Notícias da Rússia
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 07, 2023, 02:50:02 pm
Filhos de Abramovich têm nacionalidade lituana, confirmam autoridades