Sabem o que realmente me choca?
É que na Alemanha nos anos 90 tive uma disciplina chamada Politik que ensinava tudo o que vem nesta disciplina de Cidadania, tirando a questão da sexualidade. Esse tema era abordado em Biologia e comparado com o que é suposto ser ensinado nesta disciplina, perante a indignação beata relativamente a esta disciplina, acho que incendiavam as escolas por cá.
Ou seja passados 30 anos ainda cá andamos a discutir merdas que na Alemanha são dadas por adquiridas e que não vejo que façam da Alemanha uma país pior do que o nosso. Ensinar questões elementares de cidadania a uma criança parece-me algo de profundamente elementar.
Esta indignação bacoca sobre algo tão básico faz-me lembrar a revolta que se fez por causa de não poder enterrar mortos dentro das igrejas há quase dois séculos atrás. Mas hoje todos tomamos como adquirido que os cemitérios são os locais apropriados para enterrar os mortos.
Eu consigo perceber que se possa debater o facto de determinados temas serem ou não incluídos na disciplina, agora criticar uma disciplina por causa dum pai que não quer aceitar os temas que são ensinados numa disciplina é um hino à ignorância.
Então e se de repente os criacionistas não quiserem que os seja ensinado aos seus filhos as teorias da evolução? O filho deixa de ter de ir às aulas de ciências da vida? E se os terraplanistas não quiserem que os filhos vão às aulas de Geografia? Também devemos dar-lhes passagem administrativa de ano? E se alguém se lembrar de dizer que a química é bruxaria, os meninos também deixam de ir às aulas?
Infelizmente isto é mais uma daquelas aberrações que nós gostamos de copiar dos EUA e qualquer dia ainda vemos currículos escolares completamente obscurantistas.
Caro Lusitan, era o que faltava o governo, composto por pessoas que não são isentas, têem um partido por trás, uma agenda que não se sabe nem se discute abertamente, alguns até usam avental……. Era o que faltava eu aceitar tudo e sem poder discutir sequer a legitimidade ou não das medidas, muitas das vezes que eu considero absurdas e claro outros achem perfeitamente normal.
Era o que faltava estar calado pela implementação do “aborto” ortográfico, que recuso utilizar, que inclusivamente comunico com o Ministério da Educação (área onde trabalho) sem usar o novo acordo ortográfico. Se suas excelências não entenderem o que escrevo, podem sempre utilizar o Google translator ou o Bing!
Era o que faltava ficar calado e permitir uma importação infeliz do Halloween, que aos portugueses nada diz, e ao mesmo tempo as mesmas pessoas que nos pedem para comemorar o Halloween (professores), nem se lembrem que trabalham numa região onde a Castanha é muito importante e nem sequer pensam num mero magusto (essa sim uma tradição nossa que deve ser preservada! Querem falar no Halloween (está no currículo pedagógico escrito na “pedra” para nos evangelizar e retirar os nossos maus costumes em troca de outros obtusos), podem fazê-lo dentro da sala de aulas, mas a Escola não comemora o Halloween coisa nenhuma, nem colar porcarias pela Escola. Se quiserem comemorar o magusto e a castanha, apoiamos e incentivamos!!!!! Até temos o chá inglês (disciplina de Inglês), quando até fomos nós os portugueses que levamos a conhecer o chá aos ingleses. O único chá que os ingleses conheciam era o de malte!!!!!
Em relação à disciplina de religião e moral, confesso que não sei como era antes de 74, mas desde essa data que é uma disciplina facultativa e só vai para as aulas quem quer. Quem não quiser não vai e nem reprova por faltas!!!!!
Quanto à doutrinação da educação das nossas crianças e jovens, que ninguém tenha dúvidas de que está a acontecer. Espero nunca caírmos na estupidez do que acontece no Brasil, onde a esquerda radical mete na cabeça dos brasileiros de que os portugueses são os piores seres humanos do mundo, que eles tiveram um enorme azar de termos sido nós a descobrir o Brasil, que todos os problemas deles actuais é por nossa culpa, a corrupção actual é nossa culpa, escravizamos todo o mundo……..
Olhe, por fim, eu nem vou pegar na disciplina de cidadania, vou pegar noutra que se chama História. Vou colocar aqui excertos do referencial de História para o 3º ciclo (7º ao 9º ano), directamente do site do MEC (Ministério da Educação):
https://www.dge.mec.pt/historia e depois tire as suas ilações, se de facto a extrema esquerda está bem patente na doutrinação das crianças, para além das greves marcadas pelo Mário Nogueira, que pode ir ao Avante, mas dar aulas é muito perigoso!!!!!!
Página 6: “Reconhecer a situação de subalternidade das mulheres nas cidades-estado gregas, problematizando a questão com os debates atuais sobre a igualdade de género.” – Portanto, até já metem a igualdade de género no estudo da civilização Grega!!!!!
Página 14: “Compreender os séculos XV e XVI como período de ampliação dos níveis de multiculturalidade das sociedades” ……..
“Caracterizar a escravatura nos séculos XV e XVI e as atitudes dos europeus face a negros e índios.”
“Constatar a permanência e a universalidade de valores e atitudes racistas até à atualidade.”
Página 20: “Conhecer e compreender as implicações ambientais da atividade das comunidades humanas e, em particular, das sociedades industrializadas
1. Problematizar a proposta interpretativa segundo a qual apenas na Época Contemporânea as sociedades humanas geraram problemas ambientais graves.
2. Relacionar industrialização com agravamento de condições de higiene e segurança no trabalho, com poluição e com degradação das condições de vida em geral.
3. Relacionar a industrialização com consumo intensivo de recursos não renováveis e com alterações graves nos equilíbrios ambientais.” – Portanto a industrialização, que permitiu ao mundo enriquecer e permitiu um grande boom da população mundial……. Não cumpria os requisitos ambientais!!!! Tenham dó!!!!!
Além de serem mentirosos os pressupostos, antes da industrialização, as pessoas viviam essencialmente da agricultura e do que a terra dava. Com a industrialização, a população abandonou a agricultura e começou a fixar-se nos subúrbios das grandes cidades. Com certeza que não pagavam pior do que na agricultura!!!!!! Nem tinham piores condições, nem na altura nem agora!
Página 23: “Conhecer e compreender a evolução do operariado
1. Descrever os processos de proletarização dos artesãos e dos trabalhadores das grandes manufacturas fruto da introdução das máquinas, da revogação da regulamentação corporativa e do aumento da concorrência por parte de trabalhadores recém-chegados das zonas rurais ou de outros países.
2. Descrever as condições-tipo de vida do operariado no século XIX.
3. Relacionar liberalismo económico e as crises do capitalismo com os baixos salários e a
precariedade das condições de emprego.
4. Relacionar as condições de vida e de trabalho do proletariado com o surgimento de
sindicatos e de formas de luta organizada.
5. Enumerar conquistas do movimento sindical.
6. Relacionar as condições de vida e de trabalho do proletariado com o surgimento das
doutrinas socialistas.
7. Caracterizar sucintamente as propostas das doutrinas socialistas.”
- Esta podia vir num panfleto do PCP que nem notávamos a diferença!!!!!
Na página 28, e apesar de parágrafos antes classificar o regime estalinista como totalitário, não referem por exemplo um simples facto das URSS ser aliada de Hitler entre 1939 e 1941 e façam apenas referência à importância da entrada na guerra da URSS e EUA: “Explicar as razões e importância da entrada da URSS e dos EUA na 2.ª Guerra Mundial.” – A URSS em Setembro de 1939 invadiu a Polónia, ao lado de Hitler……..
Página 31: “Conhecer e compreender a evolução ocorrida desde as “crises petrolíferas” até ao colapso do bloco soviético
1. Referir as consequências das “crises petrolíferas” nos países capitalistas
(desenvolvidos e subdesenvolvidos) e nos países comunistas.
2. Referir a substituição do modelo keynesiano pelo modelo monetarista e a
introdução das primeiras medidas neoliberais em países capitalistas
desenvolvidos (EUA e Reino Unido).
3. Confrontar os princípios básicos do “Estado Providência” com os do “Estado
Neoliberal”.
A história está a ser reescrita, ninguém tenha dúvidas.
O que nunca podemos equivocar-nos é nas tarefas já muito grandes de cada um, o das Escolas é o de ensinar (livre de ideologias) e a dos pais é educar os filhos, para que estes sejam “domesticados” pelos nossos valores e regras e aí sem dúvida dizer às crianças que cá não se tratam as mulheres como animais, têem direitos, ……. Mas daí a que cada um de nós não posso criticar o que tentam-nos impingir!!!!!!!!