LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5669 Respostas
  • 1297009 Visualizações
*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #180 em: Março 10, 2009, 10:32:36 pm »
Citação de: "Sintra"
Citação de: "migbar2"
Citação de: "Sintra"
Citação de: "migbar2"
A melhor defesa anti-missil é manter-mos os nossos navios fora do alcance dos misseis adversários e aí a vantagem do Harpoon sobre o Exocet é evidente.

 Qual vantagem?!




Caro Sintra, para um vaso de guerra que pretenda manter-se numa posição defensiva, a distancia é a melhor arma. A área de cobertura do Harpoon é superior á do Exocet anunciado para equipar os ditos vasos de guerra Marroquinos. A tendencia é aumentar a distancia coberta por estes meios, claro que devido á curvatura da terra, depois dos 40 ou 50 km, só com a ajuda de meios aéreos para localizar o alvo é que se poderá tirar rendimento desses misseis, mas isso nos dias de hoje já é obvio.

 Mas Marrocos já declarou qual a versão do Exocet que vai adquirir?!
 Vou ficar muito surpreso se não for o MM40 Block 3...





Até hoje só se tem falado no Block 2...e de qualquer das formas o block 3 só se for no vaso Francês, nos Sigma o 2 chega e sobra...
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
(sem assunto)
« Responder #181 em: Março 18, 2009, 08:25:58 am »
Citar
Da carteira de encomendas faz ainda parte um navio polivalente logístico.

Orçado em 210 milhões de euros, este navio polivalente logístico poderá ser construído numa parceria estratégica entre os ENVC e uma empresa estrangeira, como já admitiu o Ministério da Defesa.  O projecto do navio está avaliado em 15 milhões de euros mas a Armada não vai pagar nada por ele, já que será "oferecido" por um grupo alemão, como contrapartida pela construção de dois submarinos para a Marinha portuguesa.

O navio terá capacidade de projecção de forças da Marinha, Exército ou Força Aérea, possibilitando também a realização de operações humanitárias.

No que respeita a estas operações, o navio polivalente terá capacidade de assistência médico-sanitária e de retirada de cidadãos em zonas de crise ou catástrofe.

A força de Fuzileiros, que até agora tem sido projectada a partir de navios apenas com botes, passará a dispor de lanchas de desembarque, viaturas blindadas de rodas anfíbias e helicópteros EH101 na versão naval.

O Navio Polivalente Logístico pode transportar, em alternativa, seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras ou 12 viaturas blindadas de rodas anfíbias.

Deslocando 10.500 toneladas e com um comprimento de 162 metros, o navio terá uma autonomia de 6.000 milhas e uma tripulação de 150 homens, tendo capacidade para embarcar mais de 650 homens.

VCP.

Lusa/Fim
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #182 em: Março 18, 2009, 01:50:32 pm »
Citar
Defesa: Ministro garante "alta prioridade" para navio polivalente logístico
17 de Março de 2009, 13:33

Viana do Castelo, 17 Mar (Lusa) - O ministro da Defesa garantiu hoje que o navio polivalente logístico terá "alta prioridade" na revisão da Lei de Programação Militar e será construído numa parceria estratégica entre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e outros estaleiros mundiais.

"É um projecto estratégico, um navio fundamental para as Forças Armadas Portuguesas e, por isso, ser-lha-á dada alta prioridade na revisão da Lei da Programação Militar", sublinhou Severiano Teixeira.

Acrescentou que se trata de um navio "altamente complexo, com necessidade de tecnologia muito avançada e sofisticada", pelo que a sua construção implicará uma parceria estratégica entre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e outros estaleiros "dos mais avançados a nível internacional".

"Já dei indicações à Empordef [holding estatal das indústrias da Defesa] para procurar uma parceria estratégica nos estaleiros mais avançados a nível internacional", disse ainda o ministro, no decorrer de uma visita aos ENVC.

Segundo números anteriormente avançados, o navio polivalente logístico poderá custar mais de 210 milhões de euros.

O projecto do navio está avaliado em 15 milhões de euros mas a Armada não vai pagar nada por ele, já que será "oferecido" por um grupo alemão, como contrapartida pela construção de dois submarinos para a Marinha portuguesa.

O navio terá capacidade de projecção de forças da Marinha, Exército ou Força Aérea, possibilitando também a realização de operações humanitárias.

No que respeita a estas operações, o navio polivalente terá capacidade de assistência médico-sanitária e de retirada de cidadãos em zonas de crise ou catástrofe.

A força de Fuzileiros, que até agora tem sido projectada a partir de navios apenas com botes, passará a dispor de lanchas de desembarque, viaturas blindadas de rodas anfíbias e helicópteros EH101 na versão naval.

O Navio Polivalente Logístico pode transportar, em alternativa, seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras ou 12 viaturas blindadas de rodas anfíbias.

Deslocando 10.500 toneladas e com um comprimento de 162 metros, o navio terá uma autonomia de 6.000 milhas e uma tripulação de 150 homens, tendo capacidade para embarcar mais de 650 homens.

VCP.

Lusa/Fim

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9445107.html


Citar
o navio polivalente logístico terá "alta prioridade" na revisão da Lei de Programação Militar


quando é a próxima revisão da LPM?
significa que até á próxima revisão NADA será feito? é o que deduzo...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1008
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
(sem assunto)
« Responder #183 em: Março 18, 2009, 02:41:58 pm »
O P44 é um optimista nato, vejo  :wink:

Mas a propria noticia parece desmentir o dito pessimismo. Pelo menos a procura pelo "parceiro estratégico" não precisa de lei alguma.

Agora, que fico um pouco preocupado com essa procura se realizar fora de um concurso publico...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
(sem assunto)
« Responder #184 em: Março 18, 2009, 03:10:44 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
O P44 é um optimista nato, vejo  :mrgreen:

e cá no burgo então  :oops:

Citar

Mas a propria noticia parece desmentir o dito pessimismo. Pelo menos a procura pelo "parceiro estratégico" não precisa de lei alguma.

Agora, que fico um pouco preocupado com essa procura se realizar fora de um concurso publico...


mas a noticia não parece "reflectir" o que perguntei? que uma decisão só será tomada após a próxima revisão da LPM ????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

manuel liste

  • Especialista
  • ****
  • 1032
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #185 em: Março 18, 2009, 03:11:56 pm »
Como o dito parceiro seja Navantia, algum vai ter um enfarte  :twisted:

Mas algo me di que vai ser alemão, não?
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #186 em: Março 18, 2009, 03:33:17 pm »
Citação de: "manuel liste"
Como o dito parceiro seja Navantia, algum vai ter um enfarte  :twisted:

é ver os estaleiros com que a Marinha trabalha actualmente e tirar conclusões  :)
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #187 em: Março 18, 2009, 09:58:20 pm »
Citação de: "Feinwerkbau"
Citação de: "manuel liste"
Como o dito parceiro seja Navantia, algum vai ter um enfarte  :twisted:

é ver os estaleiros com que a Marinha trabalha actualmente e tirar conclusões  :roll: .
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #188 em: Março 19, 2009, 12:06:30 am »
Não percebi caro migbar2...

Relembro-o que a CASA já não é Espanhola, pertence hoje ao grupo EADS.

Como tal e embora as aeronaves sejam montadas em Sevilha, os seus componentes têm origem nos mais diversos países, inclusive Portugal (parte da fuselagem construída nas OGMA).
Penso que recai sobre a Alemanha e a França, o desenvolvimento de novas aeronaves (exemplo o C-295).

Um Abraço.
 

*

YOMISMO

  • 98
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #189 em: Março 19, 2009, 10:33:42 am »
Buenos días.

Solo un detalle respecto a EADS-CASA; CASA forma parte fundadora de EADS (con menos porcentaje que Alemania y Francia, UK vendió sus acciones hace algunos años).

Dentro de EADS, CASA es responsable MÄXIMO de todos los transportes militares incluido el diseño (el C-295 es diseño 100% español con elementos de varios paises, motores de USA, etc).

Otra historia es que se subcontrate piezas en otros paises, como OGMA, ya que forma parte de acuerdos para la venta de los C-295 o acuerdos entre gobiernos.

Los nuevos aviones tankers de Airbus, al ser con destino militar, son responsabilidad de EADS-CASA y el diseño de sus elementos militares (pertiga, sistemas reabastecimiento de combustibles, etc) se diseñan en Madrid y se montan en Españan aunque se construyan en otros paises.

En cuanto a un LPD creo que es un tipo de barco cuyo relación coste/utilización es de las más altas y que debería ser una de las prioridades para Portugal ya que en caso de alguna catástrofe (que no ocurra nunca, por Dios) es el medio más efectivo para acceder en paises como Portugal (con mucha costa y con islas) así como un instrumento de política exterior para su gobierno.

Al disponer de poco presupuesto yo optaría por comprar el diseño y hacerlo en Portugal con asesoramiento técnico exterior (caso de los scorpene de India) y elegiría un diseño probado (caso de España o Francia).

Debería ser lo suficientemente grande para operar 4 helos a la vez ((tipo NH90) y llevar 350-400 soldados bien equipados (10-12 pandur + 30 viaturas diversas) más 2 lanchas desembarco.

Saludos.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #190 em: Março 19, 2009, 11:02:48 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #191 em: Março 22, 2009, 10:47:26 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Não percebi caro migbar2...

Relembro-o que a CASA já não é Espanhola, pertence hoje ao grupo EADS.

Como tal e embora as aeronaves sejam montadas em Sevilha, os seus componentes têm origem nos mais diversos países, inclusive Portugal (parte da fuselagem construída nas OGMA).
Penso que recai sobre a Alemanha e a França, o desenvolvimento de novas aeronaves (exemplo o C-295).

Um Abraço.



Penso que o colega YOMISMO já explicou com detalhe, de qualquer das formas obrigado por perguntar caro colega.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #192 em: Março 22, 2009, 10:50:32 pm »
Citação de: "YOMISMO"
Buenos días.

Solo un detalle respecto a EADS-CASA; CASA forma parte fundadora de EADS (con menos porcentaje que Alemania y Francia, UK vendió sus acciones hace algunos años).

Dentro de EADS, CASA es responsable MÄXIMO de todos los transportes militares incluido el diseño (el C-295 es diseño 100% español con elementos de varios paises, motores de USA, etc).

Otra historia es que se subcontrate piezas en otros paises, como OGMA, ya que forma parte de acuerdos para la venta de los C-295 o acuerdos entre gobiernos.

Los nuevos aviones tankers de Airbus, al ser con destino militar, son responsabilidad de EADS-CASA y el diseño de sus elementos militares (pertiga, sistemas reabastecimiento de combustibles, etc) se diseñan en Madrid y se montan en Españan aunque se construyan en otros paises.

En cuanto a un LPD creo que es un tipo de barco cuyo relación coste/utilización es de las más altas y que debería ser una de las prioridades para Portugal ya que en caso de alguna catástrofe (que no ocurra nunca, por Dios) es el medio más efectivo para acceder en paises como Portugal (con mucha costa y con islas) así como un instrumento de política exterior para su gobierno.

Al disponer de poco presupuesto yo optaría por comprar el diseño y hacerlo en Portugal con asesoramiento técnico exterior (caso de los scorpene de India) y elegiría un diseño probado (caso de España o Francia).

Debería ser lo suficientemente grande para operar 4 helos a la vez ((tipo NH90) y llevar 350-400 soldados bien equipados (10-12 pandur + 30 viaturas diversas) más 2 lanchas desembarco.

Saludos.





Por acaso eu preferia desenho Espanhol por diferentes motivos...mas provavelmente não será possível por causa das contrapartidas dos subs.
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1008
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
(sem assunto)
« Responder #193 em: Março 23, 2009, 02:42:02 am »
Citação de: "P44"
mas a noticia não parece "reflectir" o que perguntei? que uma decisão só será tomada após a próxima revisão da LPM ????

Entre não decidir quem/quando/onde e nada fazer vai um salto.
 

*

Cláudio C.

  • Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
(sem assunto)
« Responder #194 em: Março 23, 2009, 06:40:00 pm »
Boa tarde caros foristas,

Antes de mais peço desculpa por quase sempre que participo neste fórum seja a colocar perguntas/duvidas as vezes ridículas. Posto isto a minha duvida é a seguinte: uma vez que se fala tanto num novo navio reabastecedor para a armada portuguesa, este novo NPL vai ou poderá ter alguma capacidade para reabastecer navios em operação no mar? Pergunto isto porque penso ja ter lido algures sobre um NPL qualquer com esta capacidade, e tal seria uma grande mais valia para a nossa armada penso eu.

Saudações cordias
E Pluribus Unum