F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #420 em: Abril 21, 2024, 08:15:01 am »
E é melhor aproveitar antes que o PS volte ao poder, possivelmente de novo com as duas muletas

Porque aí nem F35 nem nada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #421 em: Abril 21, 2024, 09:37:15 am »

Como diz o outro:

É tudo a vender peixe por aqui.

A Peixaria Forum Defesa.

O peixe mais dificil de engolir é o "A FAP já decidiu".
Mas muitos comem.

Ficou decidido em 2019. Quando não existia verba para os dois programas (KC390 e  modernização do F-16). Por isso a FAP aceitou abandonar a modernização do F-16 com a garantia de que ia ter F-35 depois de 2030.

Mais uma vez não interessa se o F-35 é o melhor ou não, o que importa é fazer parte do "clube".
 
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Lightning

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #422 em: Abril 21, 2024, 12:58:21 pm »
Portugal tem que ser capaz de criar uma Força Nacional Destacada de 2500 soldados, bem treinados e bem armados. E destacá-la mesmo, como as 3 que temos hoje. Esquecer BiMecs e BRRs e essas merdas do passado.

Isso seria a tal "Brigada NATO" que o exército devia ter capacidade de projectar.

Citar
A FAP tem que estar pronta para enviar um esquadrão para reforçar uma aliado (com armamento e tudo...). Não precisa de ser F-35. Têm é que estar em condições de "matar bem" - perceberam?.

Mas acho que a FAP não se pode "reduzir" ao que pode enviar em apoio aos aliados, existe toda uma area aero-naval que temos de controlar, ASW, SAR, transporte para as ilhas...

Citar
A Marinha tem que ser capaz de transportar para uma costa da Europa Ocidental uma força anfíbia de 250 Fuzileiros, bem treinados e bem armados.

Os Fuzileiros mesmo com a mais recente reorganização para "destacamentos", tem a ambição máxima de conseguir formar um Agrupamento, ou Batalhão Ligeiro, no fundo será 2 ou 3 companhias e algum apoio de fogos e de serviços. Aqui a minha dúvida será, como é que se faz o transporte dos Fuzileiros e do seu equipamento para a tal costa? Vai tudo de NPO? Esperamos por boleia de algum aliado?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #423 em: Abril 21, 2024, 01:40:18 pm »
Tipo.... :bang: :bang: :bang:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #424 em: Abril 21, 2024, 03:44:55 pm »
Alguns acham que as FA nacionais deviam ser empregados da ONU em África com os tucanos e serviço de entregas da Nato.

Umas FA devem primar por ter capacidade de defender o seu País e depois ter meios para intervir fora.

Para isso temos de ter navios superfície e submarinos para exclusão marítima. Que servem também para apoiar a NATO
Aviação de exclusão aérea e marítima como aviões de combate bem modernos, já que são poucos. E alguma  capacidade de mover tropas e meios para qualquer ponto do País mesmo em locais com dificuldade de aeroportos. Logo helicópteros. Que servem também para missões em apoio  de tropas no exterior.
Meios de combate do exército que se desloquem rápido e devidamente equipados para que tenham capacidade de sobrevivência e de cumprir a missão. As viaturas blindadas com meios modernos AA e AC, vigilância, atc
Tropas Especiais bem equipadas, porque são a pau para toda a obra e actuando em numero reduzido têm de ter força.

Andar aqui a pensar que basta ter um ou dois papeis dentro da Nato. Podemos pensar até que seria papel de Catering.
Decerto alguns adaptavam-se bem
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #425 em: Abril 21, 2024, 04:42:28 pm »
Não vale a pena. Há quem ache que nos podemos dar ao luxo de ter umas FA que servem para "fornecer" umas migalhas à NATO. Como se fosse sequer prático contribuir com uns míseros 2500 homens para uma força da NATO, quando os nossos vão com equipamento completamente diferente, e sem munições, com toda a complicação logística que isso acarreta.

Outro problema, é que essa retórica é baseada em tempos de paz, onde 2500 homens são suficientes. Em tempo de guerra, é bom que sejas capaz de aprontar 15 mil, e que tenhas capacidade de os sustentar. A NATO não faz babysitting, nem olha para as FA Portuguesas como uma mera "Legião Estrangeira" gerida e financiada por eles.

E a ideia de que enviamos uma Bimby e os espanhóis orientam a sua escolta (sim, porque eles não têm 1 LHD e 2 LPDs para escoltar nem nada, e têm dezenas de escoltas de sobra), é do mais estapafúrdio que há. Nós compramos os meios low cost e com pouca relevância militar, para os outros terem que gastar uma carrada de recursos para ter que nos proteger. Belos aliados que nós saímos.
 
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Lightning

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #426 em: Abril 21, 2024, 04:44:55 pm »
Uma coisa interessante que o CEMFA disse na entrevista recente é que a FAP "treina para combate" e, por isso, não precisa de fazer "aprontamento" para uma missão.
Muito bem.

Em regra, os militares da FAP numa missão vão desempenhar as funções que já desempenham em Portugal no seu dia-a-dia, piloto, mecânico, controlador, comunicações, médico, etc. Pode haver algum aprontamento da parte médica por causa de alguma vacina especial que se deva tomar, mas não me lembro de mais nada, a "aprontamento" mais militar onde se faz um refrescamento do NRBQ, tiro, primeiros-socorros, etc, é feito regularmente sem ter em vista nenhuma missão em concreto, é que muitos destes militares também costumam estar nomeados para as forças NRF e por isso tem que ter essas formações frequentemente.

Citar
... temos de controlar, ASW, SAR, transporte para as ilhas...

Isto já temos. Vamos mudar o quê?

Exacto, era só para não deixarmos de ter.  :mrgreen:

Citar
Vamos de BIMBY + 2NPO + 1 Reabastecedor dos novos.
Tudo escoltado por duas fragatas espanholas e um submarino nosso.
Para que são os amigos e porque é que estamos na NATO?

Ok, pode ser. Temos é de ficar à espera que as fragatas espanholas fiquem disponíveis...
Até lá, os fuzos podem ir-se preparando.
« Última modificação: Abril 21, 2024, 04:46:36 pm por Lightning »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #427 em: Abril 21, 2024, 05:30:57 pm »
Queixa-se do tema a ser discutido ser aniquilado. Procede com uma mensagem em que ignora por completo o tema e os pontos levantados, apenas com o objectivo de levar a sua avante. Os "flat-earthers" possuem uma retórica similar.

No entanto, todos sabemos da enormíssima capacidade do saabGripen (o membro, não o avião) conseguir estar errado em 99% dos assuntos onde toca, do dom de responder a tudo sem responder a nada, da forma como tenta de toda a maneira canalizar todos os temas para que envolvam a Embraer, ou simplesmente para tentar desconversar.

De notar também que o dito membro, gosta de descredibilizar por completo a ideia do CEMFA, quando diz que a FAP terá escolhido o F-35, decisão tida como unânime em praticamente todo o lado e que coincide com a grande maioria dos critérios tangíveis, mas encara como uma verdade absoluta a do CEMA quando diz que a MGP não vai ter fragatas no futuro. Com a diferença que a decisão do CEMFA coincide com a dos aliados, já a do CEMA não coincide com mais nenhum país no mundo.

Porquê esta postura tão radical, para não dizer mesmo extremista? Bom, ou é alguém que simplesmente gosta de ser do contra, ou é alguém que tem interesses em algum (ou ambos) dos casos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #428 em: Abril 21, 2024, 06:45:03 pm »
Queixa-se do tema a ser discutido ser aniquilado. Procede com uma mensagem em que ignora por completo o tema e os pontos levantados, apenas com o objectivo de levar a sua avante. Os "flat-earthers" possuem uma retórica similar.

No entanto, todos sabemos da enormíssima capacidade do saabGripen (o membro, não o avião) conseguir estar errado em 99% dos assuntos onde toca, do dom de responder a tudo sem responder a nada, da forma como tenta de toda a maneira canalizar todos os temas para que envolvam a Embraer, ou simplesmente para tentar desconversar.

De notar também que o dito membro, gosta de descredibilizar por completo a ideia do CEMFA, quando diz que a FAP terá escolhido o F-35, decisão tida como unânime em praticamente todo o lado e que coincide com a grande maioria dos critérios tangíveis, mas encara como uma verdade absoluta a do CEMA quando diz que a MGP não vai ter fragatas no futuro. Com a diferença que a decisão do CEMFA coincide com a dos aliados, já a do CEMA não coincide com mais nenhum país no mundo.

Porquê esta postura tão radical, para não dizer mesmo extremista? Bom, ou é alguém que simplesmente gosta de ser do contra, ou é alguém que tem interesses em algum (ou ambos) dos casos.
Ou como diz o ditado, “ the globe is full of flat earthers”😂
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #429 em: Abril 21, 2024, 07:06:59 pm »
arrE f... que o afilhado da OGMA não pode ouvir falar de F35.
Agora com os sites do BRIC a darem noticia da pretensão de aquisição dos F35, aquilo lá no burgo está ao rubro. Pior ainda por se falar menos dos Tucanitos, que até vêm a Beja mostra-se a ver se engatam alguém. Devem trazer a tal premiada, para relações publicas, porque tem bagagem na matéria

Ainda não percebeu que substituir F16 com capacidade para receberem V, por  Gripen não faz sentido senão para untar unhas a alguns
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #430 em: Abril 21, 2024, 07:43:40 pm »
Queixa-se do tema a ser discutido ser aniquilado. Procede com uma mensagem em que ignora por completo o tema e os pontos levantados, apenas com o objectivo de levar a sua avante. Os "flat-earthers" possuem uma retórica similar.

No entanto, todos sabemos da enormíssima capacidade do saabGripen (o membro, não o avião) conseguir estar errado em 99% dos assuntos onde toca, do dom de responder a tudo sem responder a nada, da forma como tenta de toda a maneira canalizar todos os temas para que envolvam a Embraer, ou simplesmente para tentar desconversar.

De notar também que o dito membro, gosta de descredibilizar por completo a ideia do CEMFA, quando diz que a FAP terá escolhido o F-35, decisão tida como unânime em praticamente todo o lado e que coincide com a grande maioria dos critérios tangíveis, mas encara como uma verdade absoluta a do CEMA quando diz que a MGP não vai ter fragatas no futuro. Com a diferença que a decisão do CEMFA coincide com a dos aliados, já a do CEMA não coincide com mais nenhum país no mundo.

Porquê esta postura tão radical, para não dizer mesmo extremista? Bom, ou é alguém que simplesmente gosta de ser do contra, ou é alguém que tem interesses em algum (ou ambos) dos casos.
Ou como diz o ditado, “ the globe is full of flat earthers”😂


Ó JohnM;
Circula - não há nada para ver aqui.
Por acaso até era só uma piada geral, não era dirigida a ninguém em particular, mas se a carapuça enfia, quem sou eu para dizer o contrário…  circulando… beijinhos
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #431 em: Abril 21, 2024, 11:42:28 pm »
Citar
Qualquer um dos 3 CEM será o primeiro a dizer (e dizem-no frequentemente) que ele serve para gerir aquilo que lhe é dado pelo Poder político.
Sendo assim, afirmar aqui no Forum que estão a caminho F-35 porque o CEMFA disse numa entrevista que não podia ser outra coisa é falso. E se o Nuno Melo não gostar da "brincadeira" da dita entrevista, já estará o caldo entornado entre os dois...  é assim que são estas coisas. A pressão excessiva .... pode sair pela culatra.

O Nuno Melo, no que diz respeito a caças é burro, como era o seu antecessor.
Mas tem adjuntos que lhe vão explicar que o F-35 não é a única hipótese e ele vai agir em conformidade quando ele (ELE, e não o CEMFA) tiver que mandar assinar o contrato para a compra do novo caça para a FAP.
Para depois a FAP gerir o que lhe for entregue para gerir.

Alguém afirmou que os F-35 estão a caminho? É que até ver, usam-se frases do género "está em cima da mesa" e "a FAP quer", e não "vêm a caminho". A sua vinda será depois de uma fase negocial, e depois de se arranjar verba. O facto de já se traçar o objectivo por F-35 já é bom, apesar de arriscado, sendo muito melhor do que o típico "depois logo se vê".

Mas todos sabemos que não se prende por uma questão do que é dito no Fórum, mas sim uma questão clubística.
O desejo da FAP pelo F-35 era previsível a partir do momento em que se viu que ia ser o caça "padrão" de muitos países da NATO.
Este desejo foi, durante muitos anos, considerado irrealista, porque se pensava que o avião seria demasiado caro, e que teríamos que optar por algo mais barato.
Agora vemos que o preço baixou bastante, estando ao nível, ou até abaixo, de qualquer outro caça de geração 4.5 no mercado (Ocidental), e a partir daí, tornou-se muito mais realista, e lógica, a opção pelo F-35.

E a decisão ser estritamente política, não o é. Não é o poder político que faz os requisitos ou que testa os diferentes sistemas. Se a FAP decidir-se pelo F-35, e o Governo de então disser que não, não se compra nada.

Citar
Se o CEMA seguisse o caminho do CEMFA, teria "pressionado" no sentido de comprarmos 2 ou 3 Mil Milhões de fragatas novas. É o que se faz em "praticamente todo o lado" como diz o dc.

Mas ele conseguiu criar um caminho diferente e que o governo não teve hipótese de recusar. Usando dinheiro do PRR.
O importante do que ele disse não é que a Marinha não vai ter fragatas. O que ele disse é que vai ter navios concebidos pela Marinha, que virão a seguir á experiência que será a BIMBY.
E a BIMBY está neste momento a ser construída enquanto que o primeiro F-35 do CEMFA está, no minimo, a 7 anos de distância - ou 8 ou 9...
NOTAR que o CEMFA só deu a notícia da sua "decisão" quanto ao F-35, e atabalhoadamente, uns dias depois da assinatura do contrato da BIMBY com a DAMEN.

Se o conceito da BIMBY tiver sucesso, será mais fácil convencer o governo a aprovar a construção da versão armada, e muito mais fácil se ela for construída em Viana do Castelo e for considerada um produto da indústra de defesa nacional.

Não precisaríamos de tantas fragatas. Em média costuma-se falar em 5 fragatas, podendo o número variar entre as 3 e as 7, consoante as opiniões de cada um.

O CEMA não criou absolutamente nada. Teve uma ideia, de tentar obter, com o financiamento do PRR, um navio hidrográfico com capacidade para drones. Esta ideia falhou uma primeira vez, porque, com o orçamento disponível do PRR, era impossível construir o navio, logo não houve participantes no primeiro concurso. Depois deste primeiro concurso falhado, lá conseguiu arranjar uma verba suplementar da LPM para a sua visão. De onde vem o dinheiro? Não se sabe. Terá sido desviado de outro programa? O Governo acrescentou a verba na revisão da LPM? Ninguém sabe, mas lá se arranjaram 30 e tal milhões para a sua "visão". Outros programas que beneficiariam de um aumento equivalente, não tiveram tanta sorte, e o Governo até reduziu em alguns casos.

O que se vai testar na "Bimby", limitar-se-á a sistemas não tripulados e pouco mais. Achar que o PNM permitirá tirar ilações sobre futuras fragatas, é o mesmo que achar que o Super Tucano permitiria à FAP desenvolver o seu futuro caça a jacto. Não tem nexo.
Se partirmos do princípio que haveria capacidade de construir um porta-drones de combate em Viana, então o mesmo podemos dizer sobre a construção de uma fragata no mesmo local. É um não argumento.

Na realidade, o PNM, que será bem mais simples, será construído fora de Portugal. De resto, a Marinha não tem experiência nenhuma a conceber navios de guerra, logo, tal como o PNM, precisaria de ajuda para o fazer. E se continuarmos a ver todas as marinhas do mundo a optarem por combatentes "convencionais", mas adaptados aos tempos modernos, ao invés de conceitos exóticos como por cá se fala, não vou colocar as fichas todas no conceito exótico.

Mas isto é bem off-topic.

De notar é que o CEMFA expressou o interesse da FAP no F-35, e isso já correu mundo.

De notar também que, envolver a indústria nacional faz todo o sentido, quando é viável. No Brasil, até o adorado programa Gripen é alvo de algumas críticas, havendo quem diga que dada a urgência de resolver a obsolescência dos caças da FAB, era preferível ir por uma rota mais barata e de rápida execução.
No caso brasileiro, também não ajuda nada que o Gripen não seja um grande sucesso de vendas, que era o sonho deles, em que exportar Gripens made in Brasil, compensaria a despesa adicional que tiveram com a transferência de tecnologia e produção local.
Agora vêem a Argentina a dar um salto tecnológico considerável face ao que tinham antes, por uma fracção minúscula do custo e com uma rapidez impressionante.

Dito isto, achar que Portugal devia seguir um rumo similar ao do Brasil, é absurdo. Há muita coisa onde faz mais sentido envolver a indústria nacional, com programas que trazem vantagens a curto, médio e longo prazo. De resto, era replicar o programa finlandês do F-35, para tentar ter o máximo de benefícios, sem que se torne o programa estupidamente caro.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #432 em: Abril 21, 2024, 11:56:53 pm »
arrE f... que o afilhado da OGMA não pode ouvir falar de F35.
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Ainda não percebeu que substituir F16 com capacidade para receberem V, por  Gripen não faz sentido senão para untar unhas a alguns


Está em cima da mesa os F-16 serem todos doados á Ucrânia.
Em troca os Empreiteiros CASAIS recebem o contrato de reconstrução de estádios de futebol danificados.

Atenção que se trata da minha mesa.
E 10% é para o saabGripen.

Mas primeiro tenho que convencer o dc e o Pescador.
Gostava de vos convidar para beber um fino.

Da próxima vez que o Saabgripen fizer insinuações desse teor sobre as empresas do grupo Casais irá responder em tribunal. Não volto a avisar.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #433 em: Abril 22, 2024, 12:48:51 am »
SaabGripen,
Viu o leste oeste hoje ?
É só F-35 para todo o lado, Gripen nem se ouviu falar.
E aconselho a seguir as palavras do RABN.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #434 em: Abril 22, 2024, 09:53:07 am »
Leste/Oeste: quem caça quer caça

Citar
Nos últimos dois anos, percebeu-se melhor o problema da aviação de caça como fator de proteção dos povos, as pessoas de carne e osso. Nesse aspeto, a Força Aérea Portuguesa já entrou na época pós-F-16, com um programa de treino de pilotos no "caça" que lhe há de suceder, o F-35 Lightning II. Os custos são enormes, mas a necessidade é urgente. Este e outros em temas são alvo da análise de Nuno Rogeiro.

https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/2024-04-21-video-leste-oeste-quem-caca-quer-caca-f40d5579