De facto... E além disso, dados os custos e problemas de operação que o NH-90 tem tido, a ponto de países como a Austrália ou a Noruega o terem retirado... Acho que teria tudo para correr bem por cá mesmo...
A única coisa que eventualmente poderia fazer algum sentido na história seria recuperar o dinheiro lá gasto, mas mesmo isso seria de tentar outras vias. Já entrámos na família black hawk, faz mais sentido padronizar dentro do seu grande e versátil leque, que aliás continua a somar operadores.
Pois, o que não faltam são produtos da Airbus e/ou Leonardo, que se podia tentar adquirir tirando partido do dinheiro que já foi gasto.
Esta solução dos NH-90 é "melhor do que nada", mas tem os seus custos. É verdade que temos falta de helicópteros, o que devia ser revertido, mas existem formas mais inteligentes de o fazer, que facilitassem a logística e também a formação de pilotos e pessoal de terra que os vai operar/manter.
Para mim teria feito mais sentido ter mais UH-60, que são versáteis o suficiente para complementar os Merlin na função de transporte e SAR/CSAR, e ainda têm a vantagem de poder ser muito mais bem armados, servindo de helicóptero de ataque "barato", bastava serem devidamente equipados.
Lado positivo, já ninguém se poderá queixar de custos de hora de voo do F-35, ou custos de manutenção de fragatas de 5000 toneladas, ou o que seja. Há dinheiro para manter 6 modelos de helicóptero, então também tem de haver dinheiro para o resto.