Nós para conseguirmos uma proeza dessas, teríamos de resolver de uma vez os problemas de manutenção dos Merlin, mais concretamente o contrato, depois ter a capacidade, tanto financeira, como de peças, como de pessoal para serem enviados para o TO e manter a aeronave a voar por lá, e a juntar a isto tudo, garantir que o SAR na nossa ZEE continuava garantido com os restantes Merlin, algo que está directamente dependente da situação da manutenção. A adicionar a isto tudo, era preciso um meio capaz de dar cobertura aos Merlin naquele TO.
Resumindo, mesmo com os 12 Merlin no pleno das suas actividades, ainda fica a faltar um helicóptero capaz de escoltar e/ou complementar o Merlin, e não é por os dinamarqueses poderem enviar os deles para lá, que os nossos problemas a nível de aeronaves de asa rotativa ficam resolvidos.
PS: Convém mencionar que eles além de terem mais 2 Merlin que nós, e provavelmente sem a novela da manutenção a afectar a frota, têm ainda 9 Seahawk (mais 4 aparelhos que nós temos Lynx) e 11 Fennec (mais 6 que os nossos Koala).