Tenho uma questão para quem possa saber. Sabendo que um dos problemas que afecta os nossos EH-101 são os motores e a falta de peças, será que é possível substituir os ditos pelos PT6 já usados nos nossos AW119 (noutra versão mais potente)?
Nós não temos problemas de motores e falta de peças, temos é problemas de falta de competência, basta fazerem um contrato de manutenção com pés e cabeça e que inclua uma manutenção preventiva.
À pála dessas inconsistências estamos atualmente um bocadinho pior...tipo mesmo com as calças na mão sem o cinto...mas a coisa está a encarreirar.
OGMA a serem OGMA enquanto empresa privada...whatelse?
Do que eu li dos relatórios dos contratos de manutenção a OGMA só se limita a fazer o que está no contrato. Exemplo no contrato refere que tem de haver 3 motores por heli, contudo não diz que os 3 motores tem de estar disponíveis e prontos sempre.
O que acontece é por exemplo 1 motor precisa de manutenção e ou revisão,, entretanto o outro motor que está no heli avaria-se, o heli fica parado pois a empresa de manutenção não tem obrigação de disponibilizar mais um outro motor.Aquando a compra só havia/há 2 motores de reserva, tendo cada heli 3 motores e com atrasos e burocracias é facil perceber que ia dar barraca.
Para além disso fiquei com a impressão que a gestão das manutenções e revisões está muito mal planeada, pelo que percebi não há ninguém responsável por fazer manutenções preventivas, e as coisas vão sendo arranjadas a medida que se estragam, ora isto como é óbvio numa frota "pequena" acaba por se sentir.
Depois existe a negociatas espertas à tuga, para tentar baixar o preço pede-se o menos possível do contrato e depois a ideia era quando for necessário os restos dos custo seriam suportados pela FAP, mas isto esbarra na LEI, e acabamos por ter o tribunal de contras a bloquear uma serie de coisas (e bem), para além disso a manobra jurídica foi tal que existe não sei quantos intermediários, com condições e contratos diferentes entre eles, o que torna difícil responsabilizar alguém.
Mas isto não é nada de novo, aqui na tugalandia.