Do meu ponto de vista, os termos LPD ou LHD não me parecem ser os mais adequados para este tipo de navio.
Os termos LHD e LPD (entre outros) designa, a utilização táctica que lhes estava destinada pela marinha americana.
No inicio deste século XXI, e no caso português (e no caso da maioria das marinhas europeias) estes navios não se destinam a assaltar nada, mas sim a servir de base para forças expedicionárias como forças de manutenção de Paz.
Logo, parece fazer mais sentido chama-los de navios de apoio logístico, embora também concorde que o navio de apolio logístico puro, seria um AOR. Um navio reabastecedor de média ou grande capacidade.
Os Navios de Apoio Logistico europeus são, do meu ponto de vista, um meio termo entre os navios de assalto americanos, e os navios puros de apoio logístico.
= = = =
Quanto ao modelo 140 ele parece interessante.
Este modelo francês, como creio que os holandeses de deck corrido aproveitam a altura, criando um maior numero "andares" aumentando a capacidade de transporte, garantindo no entanto uma grande plataforma para aterragem dos helicópteros.
Do meu ponto de vista, a principal desvantagem (mas não há solução para isso) é a necessidade de ser necessário recorrer a elevadores para colocar as aeronaves na pista, o que não acontece com os navios do tipo Rotterdam, que já nos habituámos a ver associados ao "NavPol".
Cumprimentos