Portugal estuda a compra de Fragatas Karel Doorman à Holanda

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Jorge Pereira

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Citação de: "DN"
A Marinha enviou recentemente à Holanda uma comissão de avaliação para verificar o estado de duas fragatas da classe Karel Doorman, "em tudo idênticas" às portuguesas Vasco da Gama, soube o DN junto de fontes militares.

Esses navios visam reforçar a capacidade oceânica da Armada, incluída na Lei de Programação Militar (LPM) e que ontem recebeu parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional.

As duas fragatas multiusos vão substituir as antiquadas João Belo e fazem parte de um conjunto de oito navios da mesma classe que a Holanda decidiu vender, no quadro da sua reestruturação. Duas foram vendidas ao Chile e outras duas à Bélgica. O porta-voz da Armada, comandante Brás de Oliveira, escusou-se a fazer comentários sobre esse programa da LPM.

Uma das fontes ouvidas sob anonimato adiantou que a compra das Karel Doorman (a confirmar-se) fará parte de "um pacote" de programas de modernização militar com origem na Holanda e que também vai abranger o Exército. Mas escusou-se a avançar pormenores.

Nesse pacote poderão estar incluídos helicópteros Lynx que Haia também vai alienar, substituindo- -os pela versão naval do NH90.

A Marinha portuguesa só tem cinco dos oito Lynx que constam do seu sistema de forças. E não adquiriu os restantes por não haver no mercado aparelhos com as mesmas características (o fabricante já produz um modelo diferente), explicou uma das fontes.

Por isso, a compra das Doorman - da mesma geração das Vasco da Gama e também construídas por módulos - deverá ser complementada com a aquisição dos Lynx holandeses, admitiram as fontes.

Os navios deverão chegar a Portugal em finais de Dezembro de 2007, com um custo global equivalente aos 248 milhões de euros previstos para a compra e modernização das fragatas norte-americanas Perry (havendo 16 milhões de euros cativados na LPM para este ano).

Face às dificuldades financeiras que condicionaram a revisão da LPM, uma das interrogações da lei reside em saber como serão pagas as Karel Doorman.

Quanto ao Grupo de Aviação Ligeira do Exército, uma fonte altamente colocada enfatizou ao DN a importância de a LPM incluir verbas para helicópteros ligeiros novos (destinados também a substituir os Alouette III da Força Aérea). "Não podemos falhar" na escolha do modelo, frisou.

Lembre-se que o ex-ministro Paulo Portas anulou o concurso de compra dos hélis ligeiros EC635, porque o construtor tardava em os certificar para uso militar. Curiosamente, a Suíça acaba de comprar 20 desses aparelhos (para substituir, entre 2008 e 2009, os seus Alouette III). O mesmo fez a Jordânia: aos nove que tem desde 2004, decidiu juntar mais quatro (dois ainda este ano e dois em 2007).
O CSDN, que confirmou várias promoções de e para oficiais generais dos três ramos, analisou as missões das Forças Armadas no estrangeiro e deu parecer favorável ao reforço (com três oficiais ou sargentos) da missão de treino da NATO no Iraque. O mesmo sucedeu com a futura operação da UE na RD do Congo.

Fonte

 



As Karel Doorman












Características:

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Crew  154 (170 including helicopter crew)  
Dimensions    
Length  122 m  
Beam  14.4 m  
Draught  6.2 m  
helicopter flight deck  22 x 14 m  
Displacement  3,300 tons  
Propulsion  2 rolls royce spey 1a gas (12 Mwatt); 2 stork werkspoor diesels (3.6 Mwatt); 2 shafts  
Speed  29 knots (gas turbine), 21 knots (diesel engine)  
Weapons    
Missiles    
Anti-ship  8 boeing harpoon block 1C, 2 quad launchers  
air defence  16 raytheon Seasparrow, mk 48 vertical launch system  
Guns  1 x 76mm otomelara mk 100  
  2 x oerlikon 20 mm  
Close-in weapon system  thales nederland goalkeeper with 30mm gun  
Torpedoes  2 twin 324 mm mk 32 mod 9 tubes, alliedsignal mk 46 mod 5 torpedoes  
Systems    
Decoys  2 x sippican hycor sbroc mk 36 quad chaff launchers; argon st nixie SLQ-25 towed torpedo decoy  
Countermeasures  argosystems apecs II  
command and control system  thales nederland sewaco viib  
SATCOM  WSC-6 twin aerials, link 11  
Radars    
Air/surface search  thales nederland SMART-s  
  thales nederland LW08  
fire control  thales nederland stir  
Navigation  thales 1226  
Sonar  thales anaconda dsbv 61 (passive towed array); thales nederland PHS-36 (active search and attack)  
Helicopter  1 x agustawestland lynx SH-14d  

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The eight ships of the class are: Karel Doorman (F827), commissioned 1991, Willem Van Der Zaan (F829), 1991, Tjerk Hiddes (F830), 1992, Van Amstel (F831), 1993, Abraham Van Der Hulst (F832), 1993, Van Nes (F833), 1994, Van Galen (F834), 1994 and Van Spejk (F828), 1995.

In March 2004, the Royal Netherlands Navy signed a contract for the transfer of two M-Class frigates to the Chilean Navy. Abraham Van Der Hulst (F832), now named Almirante Blanco Encalada, was handed over in December 2005. Tjerk Hiddes (F830) will be delivered in 2006. Chile has requested the Foreign Military Sale of Harpoon RGM-84L Block II missiles to arm the frigates.

In December 2005, the defence ministers of the Netherlands and Belgium signed a contract for the sale of two Karel Doorman frigates to the Belgian Navy.


Esta questão já foi amplamente debatida. Contudo, abro este tópico para a centralização de mais informações ou comentários relacionados com este tema.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Bravo Two Zero

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« Responder #1 em: Junho 22, 2006, 11:16:43 pm »
Não sei se repararam mas alguém já adicionou a informação à Wikipedia:

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On late May, 2006, Portugal's Minister of Nation Defense, Luís Amado, showed interest on buying two Karel Doorman class frigates to replace the two remaining frigates of the João Belo class — instead of buying two frigates of the Oliver Hazard Perry class, offered by the United States. An commission of the Portuguese government arrived at the Netherlands to evaluate the condition of two frigates do be bought.

If the sale of two M-class frigates to Portugal pushes through, only two of the ships will remain with the Dutch Navy



http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Door ... ss_frigate
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

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Rui Elias

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« Responder #2 em: Junho 23, 2006, 09:22:16 am »
Do que eu julgo saber, o projecto inicial dos NPO's era de 12 unidades, sendo que 2 seriam para combate à poluição por hidrocarbonetos.

Posteriormente reduziu-se não oficialmente o número de unidades para 8 NPO's + 2 para combate à poluição, ou seja: 10 unidades.

Agora parece que segundo a leitura do texto se mantem o númreo, podendo nós interpretar, sob risco de errar, que essa redução de 2 unidades se refere ao projecto inical de 12, passando a 10.

A boa notícia é que pela primeira vez, o Ministro refere que a redução de deve a poupança, já que a Marinha pretende adquirir 2 fragatas.

Portanto, parece estar assegurado o patamar das 5 unidades.
 

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fealcap

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« Responder #3 em: Junho 23, 2006, 11:24:58 pm »
No se que sucedió con el tema pero se borro todo el post. Creo que en el último post se estaba hablando sobre las Kortenaer Griegas.
Bueno vamos al tema:

Chile 2:
F-830 Tjerk Hiddes
F-832 Abraham Van Der Hulst

Bélgica 2:
F-827 Karel Doorman
F-829 Willem van der Zaan

Holanda 4:
F-828 Van Speijk
F-831 Van Amstel
F-833 Van Nes
F-834 Van Galen

Hay una cosa que no entiendo se tienen 3 Meko 200 y se adquirirán dos O.H.Perry mas ahora dos Karel Doorman. No seria mas practico otras dos  O.H.Perry.

Saludos
 

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Luso

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« Responder #4 em: Junho 23, 2006, 11:59:17 pm »
Fealcap, as OHP já não vêem.
E aposto que nem as Doorman.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Marauder

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« Responder #5 em: Junho 24, 2006, 12:00:55 am »
Citação de: "fealcap"
Hay una cosa que no entiendo se tienen 3 Meko 200 y se adquirirán dos O.H.Perry mas ahora dos Karel Doorman. No seria mas practico otras dos  O.H.Perry.


Nós não adquirimos as OHP...elas realmente estavam para vir para Portugal, mas aparentemente o processo foi cancelado ou congelado, e vamos tentar mas é conseguir 2 Karel Doorman.
 

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fealcap

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« Responder #6 em: Junho 24, 2006, 09:47:06 am »
Y en vez de eso por que no construyen alguna Meko 200 como estas nuevas por que de elegir hay donde elegir. :wink:

Un saludo
 

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Marauder

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« Responder #7 em: Junho 24, 2006, 09:58:29 am »
Citação de: "fealcap"
Y en vez de eso por que no construyen alguna Meko 200 como estas nuevas por que de elegir hay donde elegir. :cry:

A gente bem gostaria..mas pronto..
 

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Rui Elias

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« Responder #8 em: Junho 26, 2006, 09:53:58 am »
É isso, Felacap:

As OHP foram um projecto do anterior governo que negociou a cedência pos parte dos EUA das duas FFG 12 e FFG 14 da classe OHP (Short Hull).

Os EUA mantiveram-nas na reserva naval em Bremerton, no estado de Washington, na costa oeste onde permanecem.

O actual governo, que tomou posse em Março de 2005 desde logo mostrou uma certa má vontade na aquisição dessas fragatas americanas, dos anos 80.

Os EUA deram a Portugal um prazo até Outubro de 2006 para que este país dissesse se efectivamente estaria interessado nas 2 OHP ou não.

Entretanto, e para suppresa de muitos os jornais começaram recentemente a lançar a notícia de que haveria conversasões entre Portugal e Holanda para a cedência/venda de 2 fragatas da classe Karel Doorman, e eventualmente de mais alguns equipamentos, de que avultam uns MBT's (?).
 

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Miguel

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« Responder #9 em: Junho 26, 2006, 07:37:44 pm »
Não quero Material vindo da Holanda(devemos deixar de andar a pedinchar...)



Devemos aceitar aquilo que somos, e trabalhar com aquilo que temos!


Viva Portugal do Presente, do Passado e do Futuro!
 

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Bravo Two Zero

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« Responder #10 em: Junho 26, 2006, 08:30:58 pm »
Citação de: "Miguel"
Não quero Material vindo da Holanda(devemos deixar de andar a pedinchar...)



Devemos aceitar aquilo que somos, e trabalhar com aquilo que temos!


Viva Portugal do Presente, do Passado e do Futuro!


Oh Miguel, admiro o seu patriotismo e o "desenrascanço" mas temos de ser realistas.......não há verba nem para comprar novo nem para desenvolver de raiz...........
É melhor duas fragatas classe Karel Doorman, alguns Leopard 2A4/5/ já não sei a versão, uns P-3 Orion, tudo em 2ª mão da Holanda, do que 3 VdG, uns M-60 A3TTS com evidente desgaste ( imagine-se - de 2ª mão) e uns NPO em construção que são o que são - NPO.
« Última modificação: Junho 26, 2006, 09:20:20 pm por Bravo Two Zero »
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

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Leonidas

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« Responder #11 em: Junho 26, 2006, 08:36:43 pm »
Saudações guerreiras

Quero ver o que será da Marinha aquando da necessidade de renovar a frota daqui a 15/20 anos. Talvez seja cedo para pensar nisso. Na altura logo se verá. Não vale a pena falar sobre coisas sem sentido e que provocam dores de cabeça aos governos, principalmente. Aliás, quanto mais dores de cabeça mais elevada é a taxa de absentismo. O país quer que o trabalhem, por isso não há nada melhor que trabalhar nesse sentido. De incompetência não nos podemos queixar.

Os esboços de uma nova classe de fragatas (as FDP) totalmente portuguesas estão já a serem delineados. Não percam os próximos episódios. Vamos nessa Vanessa.
Eu acho que as OHP seriam uma vantagem em relação a este pormenor importantíssimo que para que a Marinha possa atingir a sua inoperacionalidade. Fora as KD e JÁÁÁÁÁ!!

Miguel, quem é que vai pedinchar o quê a quem? Se vamos gastar á volta de 250 milhões, onde é que vamos pedinchar? Você não sabe ler?

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Já agora, já não me lembro se discutimos este assunto ou não, no outro tópico que foi destruído. A questão do preço. Reparem bem na frase que foi escrita e esmiúcem-na a sério.


Citação de: "Diário de Notícias"
Os navios deverão chegar a Portugal em finais de Dezembro de 2007, com um custo global equivalente aos 248 milhões de euros previstos para a compra e modernização das fragatas norte-americanas Perry (havendo 16 milhões de euros cativados na LPM para este ano).


Que leitura fazem desta frase? Não acham que o que se quer dizer, por outras palavras, era que teríamos que pagar 248 milhões pelas OHP e que até agora só se falavam dos 16 milhões para a sua modernização? (espero não me ter escapado nada) Não sei se repararam nisso. Vocês acreditam que duas KD custem só 264 milhões? Uma fragata por esse valor acredito agora as duas não acredito, a não ser que tenham sido fabricadas na Ásia ou em algum país de leste. Só pode!! Quando a esmola é muita o cego desconfia, mas até pode ser verdade. Se for tudo bem. Acho um valor muito em conta.

Cumprimentos
 

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Miguel

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« Responder #12 em: Junho 26, 2006, 08:38:12 pm »
Meus amigos, historicamente lutamos sempre em inferioridade, e sempre conseguimos nos defender, caso contrario não seriamos uma das mais antigas nações do MUNDO, com 900 anos....

Os nossos pais, tios, lutarem em Africa em 1961/1974 contra um adversario que tinha por vezes melhor armamento que o nosso, e podemos dizer que escreverem uma bela pagina de heroismo.

Imaginam os Americanos,Ingleses a lutar contra terrotistas equipados com armamento superior :wink:
E que neste momento o armamento dos inimigos é AK47 e RPG7, as mesmas que lutarem contra nos, a unica diferença é a enorme capacidade tecnologica dos americanos, e mesmo assim não conseguem eliminar de vez com o inimigo.
 

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luis filipe silva

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« Responder #13 em: Junho 26, 2006, 08:59:15 pm »
Seja bem aparecido aqui pelos navios, Miguel.

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Não quero Material vindo da Holanda(devemos deixar de andar a pedinchar...)

Se as notícias são verdadeiras, não estamos a pedinchar nada. É para pagar, como o são os P3 CUP.

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Devemos aceitar aquilo que somos, e trabalhar com aquilo que temos!


Esquisito escrever isto, porque o Miguel anda sempre vaidoso com as V. Gama, os M 60 e os F 16, todos eles adquiridos na "loja da pedincha".
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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antoninho

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« Responder #14 em: Junho 26, 2006, 09:04:02 pm »
Nada como material usa, usa, usa, usa, usa, usa, tanto usa(s) que um dia enjoas, a preposito que material era mais usado nas colonias o usa ou ce?