REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3146 Respostas
  • 415088 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1782
  • Recebeu: 1645 vez(es)
  • Enviou: 2501 vez(es)
  • +5498/-2912
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1905 em: Agosto 14, 2022, 11:48:55 am »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM, P44, Charlie Jaguar, tenente, Viajante

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1906 em: Agosto 14, 2022, 11:55:28 am »
Mais uma para nos encher a todos de orgulho e esperança no futuro das Forças Armadas...  ::)

Citar
Há mais 13M€ para militares na Roménia mas orçamento das Forças Armadas está em rutura

A poucos dias de se completarem seis meses obre a invasão russa da Ucrânia, o impacto nas nossas Forças Armadas pouco passou de uma reação conjuntural em resposta ao pedido da NATO, que foi a antecipação do envio de militares para a Roménia. Esta semana a Ministra da Defesa conseguiu um reforço para o orçamento da companhia militar que está na Roménia. Esta medida permitirá a continuação daquela Força Nacional Destacada, pelo menos, até dezembro, mas os ramos estão depauperados no seu dia a dia.

Valentina Marcelino
14 Agosto 2022 — 00:15

A Ministra da Defesa Helena Carreiras conseguiu esta semana um reforço de 13 milhões de euros no orçamento para a companhia militar mobilizada na Roménia desde abril passado, enquadrada na missão Enhanced Vigilance Activity da NATO. Antes da guerra, esta Força Nacional Destacada (FND) estava prevista para apenas três meses com um orçamento de cerca de quatro milhões, como missão de treino, mas o novo contexto veio alterar substancialmente as despesas. Quer no tipo de equipamento e material bélico, no seu transporte (só este custo, conforme o DN noticiou, alcançou o 1,2 milhões de euros), quer no prolongamento no tempo. A verba conseguida pela Ministra da Defesa permitirá manter a força até dezembro."Os montantes de reforço cuja necessidade foi identificada neste ano de 2022 estão já integralmente autorizados, quer pelo Ministério da Defesa Nacional, quer pelo Ministério das Finanças", confirmou ao DN fonte oficial do gabinete de Helena Carreiras.

Acrescenta ainda que "O Ministério da Defesa Nacional mantém uma estreita colaboração com o Ministério das Finanças em todas as matérias de caráter orçamental, e nesse âmbito as Forças Nacionais Destacadas em missões da NATO no flanco Leste da Aliança dispõem do orçamento necessário para operar, como, aliás, foi previsto atempadamente no Orçamento do Estado para 2022, artigo 150º: "são assegurados os compromissos do Ministério da Defesa Nacional com a projeção de Forças Nacionais Destacadas para o flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte". Esta Força é composta por uma Companhia de Atiradores Mecanizada, com módulos de informações, de defesa antiaérea, geográfico, meteorológico e de apoio, integra 201 militares (180 homens e 21 mulheres). A estes juntaram-se ainda ao contingente nacional na Roménia mais 20 militares de uma Força de Operações Especiais.

O Orçamento do Estado para este ano atribuía às FND um total de 73 milhões de euros, sendo agora acrescidos os 13 milhões, atingindo um total de 86 milhões de euros. Neste momento estão ativas 16 missões internacionais com 900 militares empenhados, segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). Porém, esta FND antecipada do segundo para o primeiro semestre em resposta ao pedido da NATO e o reforço financeiro são, para já, o único impacto mensurável neste semestre de guerra.


Verbas para combustíveis quase a esgotar

De resto, pouco mudou, com os orçamentos dos ramos em vias de rutura, com mais peso no Exército, e uma lenta preparação de um novo conceito estratégico de Defesa Nacional que terá de refletir o aprovado na cimeira da NATO - uma total mudança de paradigma para missões de guerra de alta intensidade, tendo a Federação Russa como "a mais significativa e direta ameaça à segurança dos aliados". De acordo com várias fontes militares ouvidas pelo DN, Força Aérea, Exército e Marinha estão obrigadas a uma gestão exigente e desgastante para garantir o funcionamento do dia-a-dia, acumulando, em algumas zonas do país, dívidas de pagamento de água, luz, comunicações. Com o preços a aumentar, o orçamento para os combustíveis previsto para o ano inteiro está praticamente esgotado, tendo os ramos pedido um reforço de verbas para esta despesa da ordem dos 40 milhões de euros.

"Se não vier mais dinheiro, haverá certamente navios, viaturas ou aeronaves que vão ter de parar", afiança um oficial destacado na Logística."Quem conhece bem a situação das Forças Armadas para além da tutela política e do Comandante Supremo são as Chefias Militares. É provável que me cheguem apenas as más notícias e estas são de acentuada degradação da qualidade dos efetivos, dos meios, e do moral a que a pseudo reforma de 2021 veio acrescentar atrito designadamente na coerência e unidade do comando e gestão superior. Não deixa também de ser sintomático que, perante a atual conjuntura, no último debate do Estado da Nação não tenha havido qualquer referência às Forças Armadas", sinaliza o Almirante Melo Gomes, ex-Chefe de Estado Maior da Armada e porta-voz do Grupo de Reflexão Estratégica Independente, que junta vários ex-chefes de Estado-maior.

O esforço extra, devido à guerra, é ainda maior porque a NATO antecipou alguns dias na prontidão de algumas das forças que os aliados disponibilizaram. Presentemente está também em aprontamento para a NATO a participação de Portugal na designada Very high readiness Joint Task Force (VJTF), uma força multinacional de reação rápida criada em 2014 para ações de dissuasão nas fronteiras entre países aliados e a Rússia. A força que Portugal tem mobilizada para integrar a VJTF é constituída por 1049 militares, um navio, 62 viaturas táticas e sete aeronaves. O nosso país comprometeu-se ainda a facultar outra fragata, um submarino e uma companhia de fuzileiros - recaindo na Marinha o maior esforço.


Forças Armadas "depauperadas"

"O reforço do flanco leste e o aumento de efetivos militares nos grupos de combate da NATO nesta zona (de 40 para 300 mil homens) pode apresentar-se um desafio para umas Forças Armadas portuguesas depauperadas", assinala Carlos Eduardo Reis, coordenador do PSD para a área da Defesa no Parlamento. O deputado sublinha que "as nossas FND são muito elogiadas pela competência e preparação, o que quer dizer que vale a pena apostar nos nossos militares, seja pela via da melhoria da tabela salarial, seja ao nível do equipamento disponibilizado para as tarefas e missões dos três ramos". Para este dirigente social-democrata "os nossos compromissos internacionais obrigam a um reforço de efetivos sob pena de não conseguirmos realizar todas as tarefas programadas" e "temos a oportunidade para valorizar e reconhecer os nossos militares apostando na melhoria da condição militar. Por isso, é fundamental melhorar a atratividade da carreira e a retenção de militares nas fileiras das nossas Forças Armadas". Carlos Eduardo Reis diz estar certo "que a aposta no recrutamento não penaliza o OE em áreas estruturais. Estamos a falar de pessoas, não de equipamento".

Enquanto isso, medidas estratégicas a médio-longo prazo são demoradas. Em relação ao orçamento, o primeiro-ministro já disse que Portugal antecipou para 2023 a meta que tinha estabelecido para 2024 em termos de investimento em Defesa, designadamente a meta de reservar 1,66% do PIB para o efeito, mas o objetivo de 2% a que o país se comprometeu em 2014 ainda não está no calendário do governo. António Costa assume que a convergência para "o objetivo fixado em Gales dos 2% do PIB seria necessariamente dependente daquilo que é o quadro de fundos comunitários disponíveis".

Por outro lado, sobre a adaptação da Lei de Programação Militar (LPM) à nova conjuntura, não são conhecidas orientações."Para médio e longo prazo a revisão da LPM é extremamente importante. No ano passado só foi cumprido 54% do orçamentado. Esta revisão implica ir ao encontro de um programa de planeamento que, pelo menos, execute o que está previsto. Dou como exemplo a artilharia e as antiaéreas. Era muito importante que começasse já a ser executado. Em função da guerra, as empresas fabricantes já têm encomendas para os próximos anos. Portugal deve reajustar-se ao novo contexto. A LPM também terá de estar em consonância com as missões que a NATO nos atribuir. Em tempo de paz é uma coisa, em guerra é outra. A prioridade para já deve ser a manutenção do material existente. Temos uma situação gravíssima. Não há munições e há carros, navios, aeronaves parados sem manutenção. Por o material que existe a funcionar já era um grande passo. Só isso custa milhões. Também seria muito importante começar a preparar gente qualificada, atrair quadros qualificados e melhorar as condições nas forças armadas e os salários dos soldados. Não se motiva ninguém a ganhar menos 20% do que nas polícias. A NATO passou a ser prioritária. Mas não há dinheiro", sintetiza outro General, que pediu anonimato.


Ministra garante que missões não estão em causa

Questionado, o gabinete de Helena Carreiras garante que "as necessidades orçamentais para combustíveis nos diferentes Ramos das Forças Armadas são objeto de análise regular, no quadro da normal gestão orçamental. Assim é neste ano de conhecidas flutuações no preço dos produtos energéticos, que não são o único fator a considerar, como foi no passado e será no futuro - é, como dizemos, um processo natural de gestão orçamental. Nalguns casos concretos já foram aprovados reforços solicitados, noutros casos haverá decisão em tempo útil. A operacionalidade dos meios e o cumprimento das missões não estão em causa". As medidas para atrair e reter mais jovens no serviço militar previstas no Plano de Ação para a Profissionalização de Serviço Militar, aprovado em 2019, também não tiveram praticamente impacto, em grande parte devido à pandemia, e o número de militares continua a cair.

Acresce que as grandes linhas orientadoras que saíram da cimeira da NATO terão de ser refletidas em documentos oficiais nacionais, como é o Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), cuja revisão só está agora a arrancar. A comissão responsável, encabeçada pelo ex-ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira, foi esta semana oficialmente nomeada, através da publicação em Diário da Reppública, estando previsto um primeiro draft para o final de janeiro. Marcos Perestrello, ex-secretário de Estado da Defesa e deputado socialista que preside à Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República tem uma visão otimista."Até agora a resposta tem sido plenamente satisfatória, quer com o envio da força, quer com o aprontamento para o nível de prontidão requerido pela NATO de mais de 1000 militares e equipamentos. O que foi pedido, foi respondido prontamente. Foi notório, nas visitas do primeiro-ministro e da Ministra da Defesa à Roménia que a nossa força está perfeitamente ao nível dos outros países. É preciso ter consciência que os problemas que enfrentam as nossas Forças Armadas são idênticos aos de outros países. Portugal votou favoravelmente ao novo conceito estratégico da NATO e isso obriga a uma capacidade de resposta maior. A revisão da LPM há-de traduzir esse compromisso e a revisão do nosso CEDN está a começar a ser feito", assevera.

Menos confiante e com várias preocupações está o general Agostinho Costa, vice-presidente da EuroDefense e regular comentador televisivo sobre a guerra ucraniana."No plano das narrativas o Conceito Estratégico da NATO, aprovado em junho de 2022, ao classificar a "Federação Russa como a mais significativa e direta ameaça à segurança dos aliados e à paz e estabilidade da área Euro-Atlântica", para além de oficializar o início de uma nova guerra que por enquanto se deseja fria, coloca os Estados signatários do pacto de Atlântico Norte numa postura de conflito com a Federação Russa, no mínimo durante o período de vigência do documento, que vigora, por regra, durante uma década. Isto perspetiva o retorno das operações de combate de alta intensidade ao teatro de operações da Europa, no âmbito do qual foi já anunciada uma capacidade de reforço do flanco Leste de até 300.000 militares. Tendo Portugal assumido compromissos de segurança no quadro das organizações internacionais que integra, adequar as Forças Armadas ao atual ambiente estratégico é um imperativo. O facto de permanecerem dimensionadas para uma tipologia de missões que não corresponde aos atuais desafios de segurança deve merecer atenção. As Forças Armadas estruturaram-se para operações de apoio à paz, de estabilização e para missões no espaço de soberania, o que não parece corresponder aos desafios da atual conjuntura securitária", defende.

Para este Oficial General "as alterações no contexto estratégico terão de refletir-se nas opções de capacitação das Forças Armadas, equacionando-se as prioridades de reequipamento dos ramos, nomeadamente os investimentos em áreas subsidiárias que competem à proteção civil, à GNR e a outros atores do sistema de segurança nacional". Assinala que "Portugal precisa de modernizar a sua Marinha oceânica dotando-a com meios navais ao nível dos nossos congéneres," - a segurança marítima é também uma das prioridades indicadas no novo Conceito Estratégico da NATO - "precisa de equipar a Força Aérea com aeronaves de 5ª geração e, sobretudo, de um Exército capaz de operar como um sistema, em rede com as diferentes valências, na terceira dimensão do campo de batalha e no ciberespaço".

valentina.marcelino@dn.pt

https://www.dn.pt/politica/ha-mais-13m-para-militares-na-romenia-mas-orcamento-das-forcas-armadas-esta-em-rutura-15088881.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, JohnM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1907 em: Agosto 14, 2022, 12:44:39 pm »
Mais uma para nos encher a todos de orgulho e esperança no futuro das Forças Armadas...  ::)

Citar
Há mais 13M€ para militares na Roménia mas orçamento das Forças Armadas está em rutura

Que gestão orçamental de merda que está gentalha IrResponsavel, Ignorante  e holistica vai fazendo.
As cativacoes sucessivas a terem sucesso, graças às decisões tonadas pelos seus autores.
Àqueles que defendem a continua fabricação das ridiculas e ineficazes LPM's, em vez da aplicação nas FFAA da totalidade dos
orçamentos anuais da DN, os resultados estão, UMA VEZ MAIS BEM À VISTA DE TODOS OS PORTUGUESES.

Lá está se nem para manter os equipamentos e pessoal que as FFAA possuem há verba o que acontecerá quando por exemplo;
A FAP tiver de operar as tais aeronaves de combate aos FF;
A FAP adquirir o substituto dos A-Jet;
A FAP começar a operar os 390,
O Exercito adquirir os tais, 250 JLTV;
O Exercito substituir os M114 pelos Caesaer;
A Marinha tiver cinco fragatas operacionais;
A Marinha, adquirir o AOR;
A Marinha adquirir os restantes seis NPO;
A Marinha adquirir o tal PortaDrones holistico.

Terão de se tomar decisões quanto aos equipamentos que é possível operar devido às restrições orçamentais.

Abraços
« Última modificação: Agosto 14, 2022, 01:07:15 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1908 em: Agosto 14, 2022, 12:50:09 pm »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Ainda bem, só prova que os acomodados, carreiristas, incompetentes, ignorantes, sabem que as suas acções de má gestão da Instituição Militar estão a ser analisadas e sob crítica de alguns dos Más Línguas, que, neste Forum de Defesa, ainda vão achando que a Defesa Nacional é tão ou mais importante que os ditos três pilares que sustentam uma Nação Independente.

Abraços
« Última modificação: Agosto 14, 2022, 01:00:10 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Charlie Jaguar, Viajante, Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1782
  • Recebeu: 1645 vez(es)
  • Enviou: 2501 vez(es)
  • +5498/-2912
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1909 em: Agosto 14, 2022, 03:07:52 pm »
Mais uma para nos encher a todos de orgulho e esperança no futuro das Forças Armadas...  ::)

Citar
Há mais 13M€ para militares na Roménia mas orçamento das Forças Armadas está em rutura

A poucos dias de se completarem seis meses obre a invasão russa da Ucrânia, o impacto nas nossas Forças Armadas pouco passou de uma reação conjuntural em resposta ao pedido da NATO, que foi a antecipação do envio de militares para a Roménia. Esta semana a Ministra da Defesa conseguiu um reforço para o orçamento da companhia militar que está na Roménia. Esta medida permitirá a continuação daquela Força Nacional Destacada, pelo menos, até dezembro, mas os ramos estão depauperados no seu dia a dia.

Valentina Marcelino
14 Agosto 2022 — 00:15

A Ministra da Defesa Helena Carreiras conseguiu esta semana um reforço de 13 milhões de euros no orçamento para a companhia militar mobilizada na Roménia desde abril passado, enquadrada na missão Enhanced Vigilance Activity da NATO. Antes da guerra, esta Força Nacional Destacada (FND) estava prevista para apenas três meses com um orçamento de cerca de quatro milhões, como missão de treino, mas o novo contexto veio alterar substancialmente as despesas. Quer no tipo de equipamento e material bélico, no seu transporte (só este custo, conforme o DN noticiou, alcançou o 1,2 milhões de euros), quer no prolongamento no tempo. A verba conseguida pela Ministra da Defesa permitirá manter a força até dezembro."Os montantes de reforço cuja necessidade foi identificada neste ano de 2022 estão já integralmente autorizados, quer pelo Ministério da Defesa Nacional, quer pelo Ministério das Finanças", confirmou ao DN fonte oficial do gabinete de Helena Carreiras.

Acrescenta ainda que "O Ministério da Defesa Nacional mantém uma estreita colaboração com o Ministério das Finanças em todas as matérias de caráter orçamental, e nesse âmbito as Forças Nacionais Destacadas em missões da NATO no flanco Leste da Aliança dispõem do orçamento necessário para operar, como, aliás, foi previsto atempadamente no Orçamento do Estado para 2022, artigo 150º: "são assegurados os compromissos do Ministério da Defesa Nacional com a projeção de Forças Nacionais Destacadas para o flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte". Esta Força é composta por uma Companhia de Atiradores Mecanizada, com módulos de informações, de defesa antiaérea, geográfico, meteorológico e de apoio, integra 201 militares (180 homens e 21 mulheres). A estes juntaram-se ainda ao contingente nacional na Roménia mais 20 militares de uma Força de Operações Especiais.

O Orçamento do Estado para este ano atribuía às FND um total de 73 milhões de euros, sendo agora acrescidos os 13 milhões, atingindo um total de 86 milhões de euros. Neste momento estão ativas 16 missões internacionais com 900 militares empenhados, segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). Porém, esta FND antecipada do segundo para o primeiro semestre em resposta ao pedido da NATO e o reforço financeiro são, para já, o único impacto mensurável neste semestre de guerra.


Verbas para combustíveis quase a esgotar

De resto, pouco mudou, com os orçamentos dos ramos em vias de rutura, com mais peso no Exército, e uma lenta preparação de um novo conceito estratégico de Defesa Nacional que terá de refletir o aprovado na cimeira da NATO - uma total mudança de paradigma para missões de guerra de alta intensidade, tendo a Federação Russa como "a mais significativa e direta ameaça à segurança dos aliados". De acordo com várias fontes militares ouvidas pelo DN, Força Aérea, Exército e Marinha estão obrigadas a uma gestão exigente e desgastante para garantir o funcionamento do dia-a-dia, acumulando, em algumas zonas do país, dívidas de pagamento de água, luz, comunicações. Com o preços a aumentar, o orçamento para os combustíveis previsto para o ano inteiro está praticamente esgotado, tendo os ramos pedido um reforço de verbas para esta despesa da ordem dos 40 milhões de euros.

"Se não vier mais dinheiro, haverá certamente navios, viaturas ou aeronaves que vão ter de parar", afiança um oficial destacado na Logística."Quem conhece bem a situação das Forças Armadas para além da tutela política e do Comandante Supremo são as Chefias Militares. É provável que me cheguem apenas as más notícias e estas são de acentuada degradação da qualidade dos efetivos, dos meios, e do moral a que a pseudo reforma de 2021 veio acrescentar atrito designadamente na coerência e unidade do comando e gestão superior. Não deixa também de ser sintomático que, perante a atual conjuntura, no último debate do Estado da Nação não tenha havido qualquer referência às Forças Armadas", sinaliza o Almirante Melo Gomes, ex-Chefe de Estado Maior da Armada e porta-voz do Grupo de Reflexão Estratégica Independente, que junta vários ex-chefes de Estado-maior.

O esforço extra, devido à guerra, é ainda maior porque a NATO antecipou alguns dias na prontidão de algumas das forças que os aliados disponibilizaram. Presentemente está também em aprontamento para a NATO a participação de Portugal na designada Very high readiness Joint Task Force (VJTF), uma força multinacional de reação rápida criada em 2014 para ações de dissuasão nas fronteiras entre países aliados e a Rússia. A força que Portugal tem mobilizada para integrar a VJTF é constituída por 1049 militares, um navio, 62 viaturas táticas e sete aeronaves. O nosso país comprometeu-se ainda a facultar outra fragata, um submarino e uma companhia de fuzileiros - recaindo na Marinha o maior esforço.


Forças Armadas "depauperadas"

"O reforço do flanco leste e o aumento de efetivos militares nos grupos de combate da NATO nesta zona (de 40 para 300 mil homens) pode apresentar-se um desafio para umas Forças Armadas portuguesas depauperadas", assinala Carlos Eduardo Reis, coordenador do PSD para a área da Defesa no Parlamento. O deputado sublinha que "as nossas FND são muito elogiadas pela competência e preparação, o que quer dizer que vale a pena apostar nos nossos militares, seja pela via da melhoria da tabela salarial, seja ao nível do equipamento disponibilizado para as tarefas e missões dos três ramos". Para este dirigente social-democrata "os nossos compromissos internacionais obrigam a um reforço de efetivos sob pena de não conseguirmos realizar todas as tarefas programadas" e "temos a oportunidade para valorizar e reconhecer os nossos militares apostando na melhoria da condição militar. Por isso, é fundamental melhorar a atratividade da carreira e a retenção de militares nas fileiras das nossas Forças Armadas". Carlos Eduardo Reis diz estar certo "que a aposta no recrutamento não penaliza o OE em áreas estruturais. Estamos a falar de pessoas, não de equipamento".

Enquanto isso, medidas estratégicas a médio-longo prazo são demoradas. Em relação ao orçamento, o primeiro-ministro já disse que Portugal antecipou para 2023 a meta que tinha estabelecido para 2024 em termos de investimento em Defesa, designadamente a meta de reservar 1,66% do PIB para o efeito, mas o objetivo de 2% a que o país se comprometeu em 2014 ainda não está no calendário do governo. António Costa assume que a convergência para "o objetivo fixado em Gales dos 2% do PIB seria necessariamente dependente daquilo que é o quadro de fundos comunitários disponíveis".

Por outro lado, sobre a adaptação da Lei de Programação Militar (LPM) à nova conjuntura, não são conhecidas orientações."Para médio e longo prazo a revisão da LPM é extremamente importante. No ano passado só foi cumprido 54% do orçamentado. Esta revisão implica ir ao encontro de um programa de planeamento que, pelo menos, execute o que está previsto. Dou como exemplo a artilharia e as antiaéreas. Era muito importante que começasse já a ser executado. Em função da guerra, as empresas fabricantes já têm encomendas para os próximos anos. Portugal deve reajustar-se ao novo contexto. A LPM também terá de estar em consonância com as missões que a NATO nos atribuir. Em tempo de paz é uma coisa, em guerra é outra. A prioridade para já deve ser a manutenção do material existente. Temos uma situação gravíssima. Não há munições e há carros, navios, aeronaves parados sem manutenção. Por o material que existe a funcionar já era um grande passo. Só isso custa milhões. Também seria muito importante começar a preparar gente qualificada, atrair quadros qualificados e melhorar as condições nas forças armadas e os salários dos soldados. Não se motiva ninguém a ganhar menos 20% do que nas polícias. A NATO passou a ser prioritária. Mas não há dinheiro", sintetiza outro General, que pediu anonimato.


Ministra garante que missões não estão em causa

Questionado, o gabinete de Helena Carreiras garante que "as necessidades orçamentais para combustíveis nos diferentes Ramos das Forças Armadas são objeto de análise regular, no quadro da normal gestão orçamental. Assim é neste ano de conhecidas flutuações no preço dos produtos energéticos, que não são o único fator a considerar, como foi no passado e será no futuro - é, como dizemos, um processo natural de gestão orçamental. Nalguns casos concretos já foram aprovados reforços solicitados, noutros casos haverá decisão em tempo útil. A operacionalidade dos meios e o cumprimento das missões não estão em causa". As medidas para atrair e reter mais jovens no serviço militar previstas no Plano de Ação para a Profissionalização de Serviço Militar, aprovado em 2019, também não tiveram praticamente impacto, em grande parte devido à pandemia, e o número de militares continua a cair.

Acresce que as grandes linhas orientadoras que saíram da cimeira da NATO terão de ser refletidas em documentos oficiais nacionais, como é o Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), cuja revisão só está agora a arrancar. A comissão responsável, encabeçada pelo ex-ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira, foi esta semana oficialmente nomeada, através da publicação em Diário da Reppública, estando previsto um primeiro draft para o final de janeiro. Marcos Perestrello, ex-secretário de Estado da Defesa e deputado socialista que preside à Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República tem uma visão otimista."Até agora a resposta tem sido plenamente satisfatória, quer com o envio da força, quer com o aprontamento para o nível de prontidão requerido pela NATO de mais de 1000 militares e equipamentos. O que foi pedido, foi respondido prontamente. Foi notório, nas visitas do primeiro-ministro e da Ministra da Defesa à Roménia que a nossa força está perfeitamente ao nível dos outros países. É preciso ter consciência que os problemas que enfrentam as nossas Forças Armadas são idênticos aos de outros países. Portugal votou favoravelmente ao novo conceito estratégico da NATO e isso obriga a uma capacidade de resposta maior. A revisão da LPM há-de traduzir esse compromisso e a revisão do nosso CEDN está a começar a ser feito", assevera.

Menos confiante e com várias preocupações está o general Agostinho Costa, vice-presidente da EuroDefense e regular comentador televisivo sobre a guerra ucraniana."No plano das narrativas o Conceito Estratégico da NATO, aprovado em junho de 2022, ao classificar a "Federação Russa como a mais significativa e direta ameaça à segurança dos aliados e à paz e estabilidade da área Euro-Atlântica", para além de oficializar o início de uma nova guerra que por enquanto se deseja fria, coloca os Estados signatários do pacto de Atlântico Norte numa postura de conflito com a Federação Russa, no mínimo durante o período de vigência do documento, que vigora, por regra, durante uma década. Isto perspetiva o retorno das operações de combate de alta intensidade ao teatro de operações da Europa, no âmbito do qual foi já anunciada uma capacidade de reforço do flanco Leste de até 300.000 militares. Tendo Portugal assumido compromissos de segurança no quadro das organizações internacionais que integra, adequar as Forças Armadas ao atual ambiente estratégico é um imperativo. O facto de permanecerem dimensionadas para uma tipologia de missões que não corresponde aos atuais desafios de segurança deve merecer atenção. As Forças Armadas estruturaram-se para operações de apoio à paz, de estabilização e para missões no espaço de soberania, o que não parece corresponder aos desafios da atual conjuntura securitária", defende.

Para este Oficial General "as alterações no contexto estratégico terão de refletir-se nas opções de capacitação das Forças Armadas, equacionando-se as prioridades de reequipamento dos ramos, nomeadamente os investimentos em áreas subsidiárias que competem à proteção civil, à GNR e a outros atores do sistema de segurança nacional". Assinala que "Portugal precisa de modernizar a sua Marinha oceânica dotando-a com meios navais ao nível dos nossos congéneres," - a segurança marítima é também uma das prioridades indicadas no novo Conceito Estratégico da NATO - "precisa de equipar a Força Aérea com aeronaves de 5ª geração e, sobretudo, de um Exército capaz de operar como um sistema, em rede com as diferentes valências, na terceira dimensão do campo de batalha e no ciberespaço".

valentina.marcelino@dn.pt

https://www.dn.pt/politica/ha-mais-13m-para-militares-na-romenia-mas-orcamento-das-forcas-armadas-esta-em-rutura-15088881.html

Nada de novo, precisamos das novas FFGH, F-35A e modernizar o EX, ou seja tudo o que tem sido dito aqui.
Cps,
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1910 em: Agosto 14, 2022, 06:56:00 pm »
Com o partido com maior número de traidores por metro quadrado com maioria absoluta vão sonhando.

Vai ser destruir tudo o que ainda existe.

É o que este povo merece.

Chafurdar na merda
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, typhonman, Charlie Jaguar, tenente, HSMW, Viajante

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1911 em: Agosto 15, 2022, 11:04:16 am »
Mais de 2/3 destes car*lhos não percebem um c* de Defesa...vão mazé gozar com o car*lho mais velho!  :N-icon-Axe:

https://www.dn.pt/politica/governo-escolheu-21-sabios-para-criar-a-nova-estrategia-de-defesa-nacional--15089303.html

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/9986-2022-187368914

A semelhança do IDN, da NATO Youth, estes génios irão produzir "nada", somente uns simpósios, com cocktail, calça branca e camisa a beto de cascais, para depois meterem no fb uma foto de capa, com o símbolo da NATO a dizer que são atlantistas...Coitados...
Cps,

Atenção que o Conceito Estratégico de Defesa Nacional é um documento mais político do que militar, define quais as políticas externas/internas e os interesses nacionais (nível de influencia em África, ou regiões determinadas regiões, Defesa territorial, defesa Marítima, nível/quantidade de participação em missões NATO/ONU,...), deverá ser depois a partir deste documento que a esfera militar deverá criar os seus planos e estratégias, e por sua vez deverá sair daí as necessidades ao nível de meios humanos e materiais para cumprir como planos e estratégias criadas a partir do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

Que por ultimo o levantamento das "novas" necessidade levará a uma revisão da LPM.

Isto seria o expectável, na pratica temos um Conceito Estratégico de Defesa Nacional irrealista e difícil de cumprir até com um orçamento de 2%, as entidades militares tem dificuldades/incapacidades orçamentais e as vezes até pouca vontade para fazer mudanças para responder ao conceito de estratégia militar, e no final andamos a reagir mais do que a planear e executar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1912 em: Agosto 16, 2022, 12:39:41 am »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Não mandam beijinhos, abraços e mar chão!
São uns hereges que têem o desplante de escreverem o que pensam!!!!!  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, P44

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1913 em: Agosto 16, 2022, 12:39:29 pm »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Não mandam beijinhos, abraços e mar chão!
São uns hereges que têem o desplante de escreverem o que pensam!!!!!  :mrgreen:

Claro que deveremos ser personae non gratae para essa gente. Qualquer sistema abomina, e sobretudo teme, todos aqueles que possuem a capacidade de pensar por si próprios, e que não seguem a mentalidade de rebanho. É tão simples quanto isso.

Apesar disso, muito chico-esperto do Restelo, Rua do Arsenal, Alfragide, etc, adoram cá vir para depois terem ideias luminosas. ::)
« Última modificação: Agosto 16, 2022, 12:40:20 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, P44, NVF, tenente, Viajante, Red Baron, Subsea7, PTWolf

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1782
  • Recebeu: 1645 vez(es)
  • Enviou: 2501 vez(es)
  • +5498/-2912
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1914 em: Agosto 16, 2022, 01:44:18 pm »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Não mandam beijinhos, abraços e mar chão!
São uns hereges que têem o desplante de escreverem o que pensam!!!!!  :mrgreen:

Claro que deveremos ser personae non gratae para essa gente. Qualquer sistema abomina, e sobretudo teme, todos aqueles que possuem a capacidade de pensar por si próprios, e que não seguem a mentalidade de rebanho. É tão simples quanto isso.

Apesar disso, muito chico-esperto do Restelo, Rua do Arsenal, Alfragide, etc, adoram cá vir para depois terem ideias luminosas. ::)

Não se admirem se andarem por lá tópicos do FD, impressos, para tirar "ideias".
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, tenente, Viajante, Red Baron

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1915 em: Agosto 16, 2022, 02:02:05 pm »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Não mandam beijinhos, abraços e mar chão!
São uns hereges que têem o desplante de escreverem o que pensam!!!!!  :mrgreen:

Claro que deveremos ser personae non gratae para essa gente. Qualquer sistema abomina, e sobretudo teme, todos aqueles que possuem a capacidade de pensar por si próprios, e que não seguem a mentalidade de rebanho. É tão simples quanto isso.

Apesar disso, muito chico-esperto do Restelo, Rua do Arsenal, Alfragide, etc, adoram cá vir para depois terem ideias luminosas. ::)

Não se admirem se andarem por lá tópicos do FD, impressos, para tirar "ideias".
Cps,

Eu não me admiro porque sei que é verdade !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Viajante, Red Baron, Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1916 em: Agosto 16, 2022, 03:29:17 pm »
Mais de 2/3 destes car*lhos não percebem um c* de Defesa...vão mazé gozar com o car*lho mais velho!  :N-icon-Axe:

https://www.dn.pt/politica/governo-escolheu-21-sabios-para-criar-a-nova-estrategia-de-defesa-nacional--15089303.html

https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/9986-2022-187368914

A semelhança do IDN, da NATO Youth, estes génios irão produzir "nada", somente uns simpósios, com cocktail, calça branca e camisa a beto de cascais, para depois meterem no fb uma foto de capa, com o símbolo da NATO a dizer que são atlantistas...Coitados...
Cps,

Atenção que o Conceito Estratégico de Defesa Nacional é um documento mais político do que militar, define quais as políticas externas/internas e os interesses nacionais (nível de influencia em África, ou regiões determinadas regiões, Defesa territorial, defesa Marítima, nível/quantidade de participação em missões NATO/ONU,...), deverá ser depois a partir deste documento que a esfera militar deverá criar os seus planos e estratégias, e por sua vez deverá sair daí as necessidades ao nível de meios humanos e materiais para cumprir como planos e estratégias criadas a partir do Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

Que por ultimo o levantamento das "novas" necessidade levará a uma revisão da LPM.

Isto seria o expectável, na pratica temos um Conceito Estratégico de Defesa Nacional irrealista e difícil de cumprir até com um orçamento de 2%, as entidades militares tem dificuldades/incapacidades orçamentais e as vezes até pouca vontade para fazer mudanças para responder ao conceito de estratégia militar, e no final andamos a reagir mais do que a planear e executar.

Político?
Então é baixar as calças a todos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18215
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5874 vez(es)
  • +7132/-9518
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1917 em: Agosto 16, 2022, 03:31:37 pm »
Podiam chamar a malta daqui do fórum, percebemos um nadinha mais e saiamos mais baratos de certeza  :G-beer2:

A "malta" aqui não é bem vista pelos corredores do MDN, mas é a vida.
Cps,

Não mandam beijinhos, abraços e mar chão!
São uns hereges que têem o desplante de escreverem o que pensam!!!!!  :mrgreen:

Claro que deveremos ser personae non gratae para essa gente. Qualquer sistema abomina, e sobretudo teme, todos aqueles que possuem a capacidade de pensar por si próprios, e que não seguem a mentalidade de rebanho. É tão simples quanto isso.

Apesar disso, muito chico-esperto do Restelo, Rua do Arsenal, Alfragide, etc, adoram cá vir para depois terem ideias luminosas. ::)

Não se admirem se andarem por lá tópicos do FD, impressos, para tirar "ideias".
Cps,

Eu não me admiro porque sei que é verdade !

Abraços

Se ainda aproveitassem alguma coisa...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1919 em: Agosto 24, 2022, 11:58:34 am »
Cada vez vejo mais sinais de extremar de posições na guerra da Ucrânia.
Temo que acabe por sobrar para nós e não vejo absolutamente nada a prever tal cenário. Como em tudo, só vejo assobiar para o lado, desde Governo, PR, parlamento, militares...
A liderança neste país é espantosamente nula e prejudicial.
Cada vez mais isto tresanda a 1916.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, nelson38899