Shortland Blindados

  • 7 Respostas
  • 5216 Visualizações
*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
Shortland Blindados
« em: Abril 21, 2006, 08:32:14 am »
Estou a ler o livro "O 25 de novembro de 1975 os comandos e o combate pela liberdade", um livro que relata os antecedentes e as operações militares dos comandos e outras forças no 25 de Novembro de 1975 e a dade altura no livro referem que os comandos equipados com 25 chaimites e duas companhias de comandos atacaram o regimento de policia militar ( lanceiros 2 ) e que a policia militar para defesa do quartel dispunha de 40 shortland blindado e 150 land rovers e 2000 homens.

Gostaria de saber que tipo de viatura é o shortland e se alguem tivesse fotos agradecia.

Nuno Bento
 

*

mcalberto

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 21, 2006, 10:07:58 am »
O Shorland e não shortland, é uma viatura blindada com base na plataforma e mecânica do Land Rover e em algumas versões foi equipada com uma torre blindada do Ferret.

Pelo meu conhecimento em Portugal, as dezenas de blindados existentes estavam na GNR, e nunca estiveram ao serviço da policia militar.  Julgo mesmo que aquisição desses meios foi posterior a 1975.

Parece-me fantasista igualmente o número de 150 Land Rovers existentes à época na PM.

Em Portugal, foi construida através da Bravia - a mesma entidade que construiu a Chaimite - uma cópia da Shorland, designada por versão, commando MK I, que julgo nunca ter sido utilizada operacionalmente.

Cumprimentos
 

*

mcalberto

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 21, 2006, 01:59:52 pm »
Já agora ainda sobre este tema uma pequena correcção.  É mais precisamente Bravia Commando MK III, a versão construida em Portugal.   Como sempre sucede, quando se procura alguma informação histórica sobre os equipamentos utilizados no nosso País, existem fontes onde é referido que o equipamento que a GNR utilizou ( e aqui não surgem dúvidas) foram os shorland.  Outras referem que foram equipadas com a tal versão construída pela Bravia, a par de outros Países africanos. Neste caso nenhum País é identificado.

Assim sendo fica aberta a questão para quem tiver informações mais precisas.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 21, 2006, 08:55:57 pm »
Citação de: "mcalberto"
Já agora ainda sobre este tema uma pequena correcção.  É mais precisamente Bravia Commando MK III, a versão construida em Portugal.   Como sempre sucede, quando se procura alguma informação histórica sobre os equipamentos utilizados no nosso País, existem fontes onde é referido que o equipamento que a GNR utilizou ( e aqui não surgem dúvidas) foram os shorland.  Outras referem que foram equipadas com a tal versão construída pela Bravia, a par de outros Países africanos. Neste caso nenhum País é identificado.

Assim sendo fica aberta a questão para quem tiver informações mais precisas.


Na verdade, como foi publicado num artigo do Jornal do Exército, as Bravia Commando Mk III nunca foram empregues pela GNR. Foram testadas juntamente com as Shorland e as últimas foram as escolhidas. Em tempos escrevi que eram usadas, aparentemente a GNR apenas possui uma: o protótipo. O número das Shorland que me foi uma vez referido apontava para a casa das 30-40 viaturas compradas no período pós-25 de Abril.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

snakeye25

  • Membro
  • *
  • 134
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 21, 2006, 11:53:48 pm »
Para mais informações sobre a compra da Shorland, recomendo a leitura dos números 1/2005 e 2/2005 da Revista da Guarda, onde se pode ler :
Citar
Assim, decorria em ritmo acelerado, sobretudo depois
do 16MAR74, o processo de aquisição de carros de
patrulha blindados “Shorland, Mark III”. Foi recebido
um em 13MAR74 e mais dois em 09ABR74. Os
restantes 35 foram entregues ao 2.º Esquadrão do
RC/GNR, em 12MAR75.
...
Citar
o processo de aquisição das viaturas
blindadas “Shorland” (destinadas a substituir as auto-
-metralhadoras “Berliet 6x6 WWB4”, que datavam dos
finais dos anos 30 e as auto-metralhadoras “Humber
MK IV”, que datavam do início dos anos 50) apenas
carece das seguintes correcções: foram adquiridas na
Irlanda do Norte, 38 e não 55 viaturas blindadas e o
custo unitário foi de 1.309.524$00 e não os mil contos
referenciados. Estas viaturas tomaram parte, logo a
seguir ao 25 de Abril, em diversas acções da Guarda, em
todo o território nacional, com destaque no envolvimento na apelidada “Reforma Agrária”, obtendo pela
sua acção ou somente pela presença, importante papel
na manutenção/restabelecimento da ordem pública.



http://www.gnr.pt/portal/internet/gabinete_imprensa/revista_gnr/edicoes/2005/n1/temaCapa/TemaCapa.pdf

http://www.gnr.pt/portal/internet/gabinete_imprensa/revista_gnr/edicoes/2005/n2/Revolucao_Abril/Revolucao_Abril.pdf


Boas leituras.  :wink:
Um abraço,

André Carvalho
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 22, 2006, 03:45:35 am »
Citação de: "mcalberto"
O Shorland e não shortland, é uma viatura blindada com base na plataforma e mecânica do Land Rover e em algumas versões foi equipada com uma torre blindada do Ferret.

Pelo meu conhecimento em Portugal, as dezenas de blindados existentes estavam na GNR, e nunca estiveram ao serviço da policia militar.  Julgo mesmo que aquisição desses meios foi posterior a 1975.

Parece-me fantasista igualmente o número de 150 Land Rovers existentes à época na PM.

Em Portugal, foi construida através da Bravia - a mesma entidade que construiu a Chaimite - uma cópia da Shorland, designada por versão, commando MK I, que julgo nunca ter sido utilizada operacionalmente.

Cumprimentos



Os nº que eu referi são os mencionados por Otelo Saraiva de Carvalho no processo crime sobr o 25 de Novembro e que vem mencionados no Livro atras citado. Segundo o mesmo depoimento o nº total de viaturas estacionadas no RPM na ajuda andava na ordem dos 400 eu tambem achei muito mas é o que vem citado no livro , no entanto o autor do Livro um Oficial dos comandos diz numa nota mais afrente que o depoimento esta cheio de contradições.
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 07, 2008, 06:26:43 pm »
Perdoem-me por voltar a ressuscitar este tópico, mas recomendo vivamente a leitura do compêndio da autoria de Nuno Andrade, dá pelo nome de "Para Além do Portão".

Um Abraço.
 

*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 07, 2008, 06:37:13 pm »
Já agora, fotos da dita "Comando" MKIII:
http://rodasdeviriato.blogspot.com/2008 ... ttipo.html
O livro referido (Para Além do Portão) é realmente a melhor fonte sobre a aquisição das viaturas "Shorland" para a GNR.
MM
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/