Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:47:25 pm »
Mesmo para preencher os "lugares" necessários, era complicado, porque temos falta de pessoal altamente qualificado, que não vais conseguir obter com um SMO. A ideia do SMO é precisamente algo bastante básico e relativamente barato para obter volume. No fim, talvez preenchesses lugares de infantaria, logística e pouco mais, as partes críticas continuavam na lama, e sem essas partes críticas, tudo o que se fez foi aumentar a quantidade de carne para canhão para o adversário matar.

Mesmo numa situação extremamente optimista, em que o SMO permitisse tapar todos os buracos em termos de falta de pessoal, incluindo as especialidades mais exigente, e no fim tivéssemos o efectivo de 32 mil ou lá o que é, continuávamos a ter umas FA extremamente limitadas. Se os meios não acompanharem, então tomou-se a medida para nada. Resolver o problema do efectivo, sem investir nas FA, é o sonho de políticos e chefias militares. Um SMO permite-lhes isto, atirar areia para os olhos e fingir que tudo ficou bem.

Neste momento, nem as soluções mais básicas tentaram, seja para cativar o interesse, seja para manter o pessoal nas FA. Até agora, nos salários nem se mexeu, na modernização de meios e melhoria das condições de trabalho idem, não houve um alargamento do limite de idade, nem mais nenhuma das outras soluções propostas. É prematuro saltar para um SMO do nada.
2
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:26:43 pm »
Porque cá conta é interesses pessoais e satisfazer amigues que orientam colocações e esquemas. A vassalagem patética dos jacarés que cá temos, ao serviço dos amigues deles e os jacarés que lá temos e que precisam que os de cá satisfação os amigues comuns.
Um bordel, onde figuras com mentalidade jacaré, a imagem como temos o PR e, seus afilhados aculturados, se colocam a jeito dos externos. Para mais externos que nos ofendem como Nação e que até nem sequer estão na mesma linha de aliança. Antes pelo contrário, mostram e têm mostrado quais são os seus mestres políticos  e interesses oportunistas

É escusado ofender os Jacarés dessa forma, que não fizeram mal a ninguém.  :'(
Chamemos-lhes apenas de corruptos, que é o que aquela malta é!  :mrgreen:

E a campanha para a aquisição do ST já está a todo o vapor!

O novo argumento agora é que os Super Tucas poderão ser uma excelente plataforma caça-drones, sendo assim mais uma razão para a sua compra.

Bem, hora de começar a contra-campanha. Alternativas aos ST enquanto meio caça-drones:

-F-16 para essa missão, incluindo um radar AESA que facilita a detecção dos ditos drones e criação de uma doutrina para este fim, configurando-os com 6 AIM-9, seja com os ditos nas estações 1, 2, 3, 7, 8 e 9, ou com a configuração da asa direita desta foto:


A modernização dos Litening, e eventualmente a inclusão do pod IRST, poderá ajudar

-UCAVs, como o MQ-9 (Reaper/SkyGuardian/SeaGuardian/STOL), que podem usar AIM-9, Stinger e teoricamente Hellfire para essa função e em grandes quantidades. Perdem em velocidade para o ST, mas duplicam o tempo em loitering, com vantagens óbvias.
-UCAV Mojave, que apresenta as vantagens dos MQ-9 acima, às quais acresce a capacidade de usar 2 pods de metralhadora (Minigun), que até agora não vi noutros drones, e sobretudo a capacidade de operar em pistas semi-preparadas.

-helicópteros multifunções ou de ataque, como o UH-60 ou AH-1Z, respectivamente, que possam utilizar mísseis Stinger nessa função, aliados a metralhadoras/canhões, e teoricamente os Hellfire. Possuem como vantagem não precisarem de qualquer pista, podendo fazer C-UAS (ou qualquer uma das outras missões) a partir de qualquer descampado e de navios.

-qualquer um destes meios acima, que possa usar foguetes guiados APKWS, talvez consiga usá-los para abater drones aéreos
https://theaviationgeekclub.com/f-16-downs-drone-with-apkws-providing-proof-of-concept-for-using-laser-guided-rockets-to-perform-cruise-missile-defense/

Alternativas para CAS:
-F-16, com o devido armamento, é o meio mais credível que podemos ter a curto prazo para cenários de média e alta intensidade.

-MQ-9 em qualquer uma das versões, com acesso a armamento suficientemente variado, solução de baixo risco, que pode ficar no ar durante muito mais tempo a apoiar tropas no terreno.

-Mojave, apresenta todas as vantagens do MQ-9, mais a capacidade de operar em pistas semi-preparadas

-C-295 ISR/AC-295, é uma plataforma já em uso, multifunções e facilmente adaptável para CAS em TOs de baixa intensidade. Opção pouco ortodoxa.

-helicópteros multifunções ou de ataque, o primeiro com a vantagem de poder desempenhar N outras missões, o segundo é um meio especializado. Ambos com a vantagem tremenda de poderem fazê-lo a partir de navios, ou de bases no TO sem pista.

-existem outros meios complementares para esta função, como drones kamikaze, P-3 com bombas guiadas, etc. Mas aqui contam-se os meios principais.

Conclusão:
O ST não é o meio ideal para C-UAS, sendo que para nós faz muito mais sentido ter como caça-drones, meios aéreos que consigam desempenhar muitas outras missões, além de representarem diferentes soluções anti-drone para cenários diferentes (em meio naval: UH-60; numa FND: MQ-9 ou Mojave, consoante a infraestrutura; defesa nacional/cenário de alta intensidade: primariamente F-16).

Para CAS idem, o ST não é o ideal nem apresenta a versatilidade das alternativas.

De resto, a coisa resume-se a 3 meios: F-16, UCAVs e UH-60. A única razão real para se adquirir o ST, ou outra aeronave similar, é para treino. Que abram concurso, com o devido orçamento e especificamente para esse fim, e no fim que ganhe a proposta que nos proporciona mais, sem tentar fazer deles aviões de combate. Não precisamos de uma versão de combate de qualquer turboprop que haja no mercado, que pura e simplesmente não possuem versatilidade a nível militar que justifique.


PS: Um QRA com cada F-16 equipado com 4 AIM-9L + 14, 28 ou mesmo 42 APKWS-II (possível com pylon triplo), será uma solução muito mais lógica e não custa 180 milhões.
3
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por P44 em Hoje às 04:18:54 pm »
Marcelo poderá estar naquele estágio da vida, em que a maioria das pessoas pensa que o idoso está bem de saúde e perfeitamente lúcido...
Mas onde de repente, há coisas que deixam de bater certo.
E isso deveria ser um sinal de alarme.


O vovô  Marcelo já devia estar no lar dos idosos a jogar a sueca com os outros velhotes gagás... ::)

4
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: A música que vos vai no coração
« Última mensagem por P44 em Hoje às 04:17:54 pm »
Sei de um que vem de Inglaterra e pagou mais de 1000 euros lá para o vip circle ou lá o que é  :mrgreen:
5
A minha filha dava um braço e uma perna para ir, eu já lhe disse que não somos ricos.

À mais de 20 anos atrás ia a concertos mês sim mês não e metade do salário ia todo em propinas. Eramos felizes e não sabíamos!!!

A tua filha compreendo... deve ter uns 20 anos ou menos... agora o meu chefe, já tem 3 bilhetes e acho que um para ir á Áustria, até dá entrevistas como um dos maiores fans na holanda.... e depois queixa se que sobre de bullying  :mrgreen:

6
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:44:31 pm »
7
Mundo / Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:42:03 pm »
8
Conflitos do Passado e História Militar / Re: 25 De Abril
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 03:40:08 pm »
9
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:26:48 pm »
Politiquices à parte, os efeitos colaterais do SMO, inclusive todo o esforço logístico necessário, custos acrescidos com pessoal, etc, são demasiado grandes para os poucos benefícios que trazia.

A utilidade do SMO só acontecia, se permitisse expandir as forças de combate.

Tu mencionaste os meios, eu diria as unidades. Se o SMO permitisse as unidades operacionais estivessem com os quadros orgânicos totalmente preenchidos e com militares devidamente formados, então valeria a pena. Os 4/6 meses de SMO seria apenas para termos "bicos" para a limpeza/manutenção das unidades e mais nada.
10
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por legionario em Hoje às 03:17:06 pm »
São piadas de mau gosto, ainda que não seja mentira nenhuma que os orientais são mais lentos a decidir. São mais lentos, porque provavelmente são mais pacientes. A expressão "paciência de chinês" vêm-me à memória.
Já se os indianos têm as mesmas características eu não tenho a certeza...

Que existe um Portugal que não é urbano, que ainda que viva nos suburbios das cidades ainda pensa como um agricultor, que sabe que a terra nem sempre dá, e que é preciso estar precavido para os anos maus, isso nem deveria ser um insulto.


Já quanto a pagar um centavo que seja a quem quer que seja...

...  talvez...


Quando os espanhóis nos devolverem os territórios roubados ...

Quando os franceses nos devolverem os milhares de milhões que nos roubaram

Quando os ingleses assumirem responsabilidades por todos os disparates que levaram a crises e golpes

Quando os países africanos nos pagarem por todos os mortos e feridos nos massacres e atentados terroristas

Quando os países africanos devolverem o que roubaram a milhares de portugueses sem qualquer reparação.

Quando os países africanos assumirem as suas culpas e nos compensarem pelos crimes de racismo, que os levaram a expulsar portugueses das suas terras, apenas porque tinham a cor da pele errada

Quando os estados muçulmanos nos compensarem pelos milhares de portugueses roubados às suas terras e vendidos como escravos e escravas brancas no norte de África

Nessa altura, talvez ...

Eu tinha a intenção de comentar o comentador  Marcelo mas o colega PT escreveu neste comentário tudo aquilo que eu tinha previsto escrever.
Assino por baixo !

Esse artista do Marcelo, cuja familia conseguiu manter-se na zona de conforto fosse qual fosse o regime, faz questão de espernear e de dar nas vistas antes de desaparecer da cena.

Um m... de um presidente que representa um Estado que nem sequer é capaz de ser solidário com os antigos combatentes portugueses da Guiné nem pagar reformas decentes a quem teve uma vida de trabalho...  vem a terreiro, armado em  grande senhor, pretendendo julgar e condenar  os nossos pobres  avós que outra coisa não fizeram que seguir estes merdosos destes caciques sem honra.

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10