Invasão da Ucrânia

  • 6548 Respostas
  • 362971 Visualizações
*

Fil53

  • Membro
  • *
  • 27
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +67/-28
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5505 em: Janeiro 22, 2024, 12:15:10 pm »
Eu por acaso gosto de ler algumas referências históricas do patatango.

Só é pena ser um pouco mal educado e exaltar-se quando é contrariado ou questionado. Chega aqui chama pessoas de parvos, crianças etc . Isso não são modos para ninguém nem aqui nem no mundo real.

Este forum tem já relativamente poucos membros e certamente não é com este tipo de postura que  vai crescer. Para levar com insultos as pessoas preferem não participar.

Isto não invalida que o Papatango  tenha produzido excelentes conteúdos mas é preciso também saber estar e manter o nível.  Esta tirada dos professores era escusada mesmo.

Acompanho este fórum já há bastantes anos e sou dos que participam pouco. Ultimamente tenho acompanhado até mais este tópico porque preocupa-me os acontecimentos da Ucránia. Também não sou militar, fiz apenas o serviço militar obrigatório em 1986, não tenho conhecimentos profundos da área militar, mas sou aquele tipo de individuo que se interessa por tudo um pouco, politica nacional, politica internacional, espaço, ciência, carros, aviões, motas, viagens, leitura, guerras, conflitos, etc.
Sou anti-comunista, anti-fascista e anti qualquer regime totalitário. Também por isso, mas não só por isso, sempre apreciei bastante os comentários e intervenções do Papatango. Devo confessar no entanto que não me tenho revisto nas suas ultimas intervenções em que revela talvez algum cansaço ou impaciência para alguns casos de provocações de certos participantes adeptos de Putin e da Rússia.  Faço votos que o Papatango possa voltar ao seu registo normal de intervenções ponderadas e que nos continue a presentear com a sua cultura e conhecimento.
 

*

Fil53

  • Membro
  • *
  • 27
  • Recebeu: 11 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +67/-28
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5506 em: Janeiro 22, 2024, 12:28:13 pm »
Eu por acaso gosto de ler algumas referências históricas do patatango.

Só é pena ser um pouco mal educado e exaltar-se quando é contrariado ou questionado. Chega aqui chama pessoas de parvos, crianças etc . Isso não são modos para ninguém nem aqui nem no mundo real.

Este forum tem já relativamente poucos membros e certamente não é com este tipo de postura que  vai crescer. Para levar com insultos as pessoas preferem não participar.

Isto não invalida que o Papatango  tenha produzido excelentes conteúdos mas é preciso também saber estar e manter o nível.  Esta tirada dos professores era escusada mesmo.

Ainda a propósito das ultimas intervenções do Papatango e depois do que afirmei atrás, devo dizer que apoio inteiramente o que afirmou sobre o problema dos professores! Esta classe é efetivamente hipersindicalizada e com um enorme poder de reinvidicação, a classe em geral tem boas condições salariais (parece-me que são bem pagos a meio da carreira e muito bem pagos no final da carreira), as forças de segurança por exemplo, comparativamente julgo estarem bem pior. Mas o que importa realçar é que o setor privado em Portugal não tem o poder reinvidicativo da função pública, tem condições de trabalho bem piores, vencimentos piores e não estão constantemente em greves como a funcão pública. E sofremos muito mais com as crises económicas! Enfim, outros quinhentos, cuja discussão não cabe neste fórum...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21301
  • Recebeu: 2574 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1166/-1488
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5507 em: Janeiro 22, 2024, 03:44:33 pm »
Outro A-50? Confirmação 'tácita' do abate : Rússia implanta outro A-50 de forma cautelosa


« Última modificação: Janeiro 22, 2024, 03:45:53 pm por Lusitano89 »
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 324 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5508 em: Janeiro 22, 2024, 04:55:41 pm »
Citar
Esta manhã, pelo menos 18 civis morreram debaixo de um bombardeamento da artilharia ucraniana num mercado de rua no bairro de Kirovsky, em Donetsk. Há muitos feridos.

https://t.me/brunocarvalhoDonbass/752


isto de certeza que não vai passar nas vossas tv´s
Chamam-se "danos colaterais"... em linguagem de hipócrita.
Atenção que certamente não faltarão casos equiparáveis em sentido inverso, mas estes são "crimes de guerra".
Certamente por isso ninguém comentou o teu post 😉
João Pereira
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11118
  • Recebeu: 2367 vez(es)
  • Enviou: 3287 vez(es)
  • +742/-1033
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 324 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5510 em: Janeiro 22, 2024, 08:13:29 pm »
Deu nas notícias

https://pt.euronews.com/2024/01/21/25-mortos-apos-bombardeamento-a-mercado-na-ucrania-ocupada-pela-russia
Eu sei, mas sinto falta dos sempre afoitos "comentadeiros", os que defendem a verdade e a paz no Mundo...
Certamente dirão "a culpa é da Rússia porque invadiu... blá blá blá", não se importando com a vida de cidadãos civis, alguns porventura até ucranianos, numa manhã que deveria ser normal num dos muitos mercados de rua tão populares por aqueles lados.
A cereja do bolo, a confirmar-se, será a utilização neste ataque de "cluster rounds" fornecidas pelo Ocidente.
Mas isso não interessa a ninguém...🤫🤫🤫
João Pereira
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 791
  • Recebeu: 356 vez(es)
  • Enviou: 1713 vez(es)
  • +1010/-191
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5511 em: Janeiro 22, 2024, 08:48:48 pm »
Deu nas notícias

https://pt.euronews.com/2024/01/21/25-mortos-apos-bombardeamento-a-mercado-na-ucrania-ocupada-pela-russia
Eu sei, mas sinto falta dos sempre afoitos "comentadeiros", os que defendem a verdade e a paz no Mundo...
Certamente dirão "a culpa é da Rússia porque invadiu... blá blá blá", não se importando com a vida de cidadãos civis, alguns porventura até ucranianos, numa manhã que deveria ser normal num dos muitos mercados de rua tão populares por aqueles lados.
A cereja do bolo, a confirmar-se, será a utilização neste ataque de "cluster rounds" fornecidas pelo Ocidente.
Mas isso não interessa a ninguém...🤫🤫🤫

A dualidade de critérios denotam alguma falta de sentido critico....
Não o vi assim tão indignado quando no inicio da invasão a russia usou munições cluster...

E com isto não quero justificar a posição Ucraniana no seu uso. Mantenho a minha opinião (basta pesquisar o que disse quando a russia usou), sou contra este tipo de munição. Mas não deixo de achar de um cinismo brutal criticar a Ucrania por responder na mesma moeda....

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, CruzSilva, Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4323
  • Recebeu: 2444 vez(es)
  • Enviou: 1423 vez(es)
  • +7405/-4473
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5512 em: Janeiro 22, 2024, 10:21:53 pm »
Já agora, e como é que sabem que foi a Ucrãnia que atacou?

Não foi a rússia, como tem feito nas suas próprias cidades? Como fez nas últimas horas com barragens suas a serem bombardeadas!!!!!!?

https://www.rferl.org/a/russia-bombs-own-village-voronezh-ukraine/32756154.html

https://www.newsweek.com/russia-blows-own-dam-1862870

Haver quem ignore todas estas atrocidades russas nesta invasão da Ucrãnia, e apenas apontar erros cometidos pela Ucrãnia, quando esta tem de se defender da invasão!?!?!?! Só é pena que a Ucrãnia não se dedique a sabotar todas as refinarias russas, fábricas militares......
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 324 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5513 em: Janeiro 23, 2024, 02:07:04 am »
Deu nas notícias

https://pt.euronews.com/2024/01/21/25-mortos-apos-bombardeamento-a-mercado-na-ucrania-ocupada-pela-russia
Eu sei, mas sinto falta dos sempre afoitos "comentadeiros", os que defendem a verdade e a paz no Mundo...
Certamente dirão "a culpa é da Rússia porque invadiu... blá blá blá", não se importando com a vida de cidadãos civis, alguns porventura até ucranianos, numa manhã que deveria ser normal num dos muitos mercados de rua tão populares por aqueles lados.
A cereja do bolo, a confirmar-se, será a utilização neste ataque de "cluster rounds" fornecidas pelo Ocidente.
Mas isso não interessa a ninguém...🤫🤫🤫

A dualidade de critérios denotam alguma falta de sentido critico....
Não o vi assim tão indignado quando no inicio da invasão a russia usou munições cluster...

E com isto não quero justificar a posição Ucraniana no seu uso. Mantenho a minha opinião (basta pesquisar o que disse quando a russia usou), sou contra este tipo de munição. Mas não deixo de achar de um cinismo brutal criticar a Ucrania por responder na mesma moeda....
Meu caro, não me está a ver indignado com este ataque.
Nem com qualquer outro dos russos ou dos ucranianos, ou se quiser dos palestinianos ou dos israelitas...
O que me indigna desde há muito tempo é a hipocrisia reinante.
Aqui no fórum, na comunicação social, na política...
Diria mais, não me indigna. Enoja.
É criticável e repugnante este tipo de ataque, seja ele efetuado por quem for. Ou pelo menos deveria sê-lo.
Mas, na realidade, verifica-se que consoante o lado poderá ser até aceitável.
Se fosse ao contrário quantos já aqui tinham vindo criticar e fazer juras de morte aos russos?
E quantos países o fariam também?
A ONU condenou, quem seguiu o exemplo? Coerência?
Andamos há dois anos a ouvir a retórica que os russos só atacam escolas e parques infantis e os ucranianos só acertam em alvos militares e continuam todos a acenar com a cabeça afirmativamente, fazendo de conta que é verdade.
Quanto às munições deste tipo e sua utilização, não vou discutir (porque não sei) quem as utilizou primeiro. 
Mas há uma coisa que é factual, apesar de supostamente "proibidas" são os países ocidentais líderes supremos da ética militar que as estão a fornecer aos ucranianos. Tal como as de urânio empobrecido.
Logo por aí se vê a seriedade com que nos deparamos.
De qualquer das formas fica a pergunta, caso queira responder.  Qual a sua opinião sobre este ataque em particular?
João Pereira
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 324 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5514 em: Janeiro 23, 2024, 02:12:19 am »
Já agora, e como é que sabem que foi a Ucrãnia que atacou?

Não foi a rússia, como tem feito nas suas próprias cidades? Como fez nas últimas horas com barragens suas a serem bombardeadas!!!!!!?

https://www.rferl.org/a/russia-bombs-own-village-voronezh-ukraine/32756154.html

https://www.newsweek.com/russia-blows-own-dam-1862870

Haver quem ignore todas estas atrocidades russas nesta invasão da Ucrãnia, e apenas apontar erros cometidos pela Ucrãnia, quando esta tem de se defender da invasão!?!?!?! Só é pena que a Ucrãnia não se dedique a sabotar todas as refinarias russas, fábricas militares......
Eu também tenho sérias dúvidas se os ataques a Kiev não estarão a ser feitos pelos ucranianos para poderem pedir depois armas e dinheiro aos EUA e à UE...
Isto sou eu a "pensar" como o colega, só porque me apetece.
Enfim... Boa noite.
João Pereira
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20348
  • Recebeu: 3027 vez(es)
  • Enviou: 2270 vez(es)
  • +1379/-3470
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5515 em: Janeiro 23, 2024, 09:31:12 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4323
  • Recebeu: 2444 vez(es)
  • Enviou: 1423 vez(es)
  • +7405/-4473
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5516 em: Janeiro 23, 2024, 10:01:22 am »
Entretanto a UE vai utilizar os rendimentos dos bens russos congelados. Não é a utilização propriamente dita dos mais de 300 mil milhões congelados principalmente ao banco central russo, mas sim dos rendimentos que esses activos congelados conseguiram gerar e que ascendem neste momento a 15 mil milhões de euros!!!

União Europeia chega a um consenso para usar 15 mil milhões de bens russos congelados

“É um montante muito significativo e há um consenso político quanto à utilização dos rendimentos dos fundos congelados para apoiar a Ucrânia”, assinalou Cravinho, explicando que “falta ainda algum trabalho técnico, que será feito ao longo dos próximos dias (…), para se apurar exatamente os mecanismos e os processos”.



O ministro português dos Negócios Estrangeiros sublinhou hoje o “consenso político” na União Europeia para avançar com a utilização dos rendimentos dos bens russos congelados a favor da Ucrânia, no valor de cerca de 15 mil milhões de euros.

“[Quanto] ao debate que está a ter lugar sobre os fundos congelados da Rússia em virtude de sanções, se podem ou não ser utilizados para a reconstrução da Ucrânia, (…) neste momento, não há base jurídica para isso, mas há um consenso político quanto à utilização dos rendimentos desses fundos congelados, que já são consideráveis”, disse João Gomes Cravinho.

Falando à imprensa portuguesa em Bruxelas no dia em que os chefes da diplomacia europeia se reuniram, por via digital, com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, o governante português indicou estarem em causa receitas “na ordem dos 15 mil milhões de euros” com a utilização de tais bens russos imobilizados.

“É um montante muito significativo e há um consenso político quanto à utilização dos rendimentos dos fundos congelados para apoiar a Ucrânia”, assinalou Cravinho, explicando que “falta ainda algum trabalho técnico, que será feito ao longo dos próximos dias (…), para se apurar exatamente os mecanismos e os processos”.

https://onovo.sapo.pt/noticias/uniao-europeia-chega-a-um-consenso-para-usar-15-mil-milhoes-de-bens-russos-congelados/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20348
  • Recebeu: 3027 vez(es)
  • Enviou: 2270 vez(es)
  • +1379/-3470
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5517 em: Janeiro 23, 2024, 11:39:37 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

speedy

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +94/-621
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5518 em: Janeiro 23, 2024, 01:22:21 pm »
Diz o Cravinho que "Não há base jurídica mas há consenso político."

Claro que a credibilidade do sistema financeiro Europeu não interessa para nada .

Chineses vão acelerar o processo de parqueamento de dinheiro em activos tangíveis. Compram tudo o que mexe ( casas empresas etc) e depois nós ficamos com o dinheiro que não vale nada. É genial.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8746
  • Recebeu: 3300 vez(es)
  • Enviou: 1006 vez(es)
  • +4064/-6501
Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #5519 em: Janeiro 23, 2024, 01:56:28 pm »
15 mil milhões dá para muitas armas...  :mrgreen:

Citar
He said Ukraine would produce "a million" extra drones in 2024 - something he said earlier this month - and that F-16 fighter jets would be delivered by Ukraine's Western partners.

"Our pilots are already mastering F-16 jets, and we will definitely see them in our skies," he said. "So that our enemies can certainly see what our real wrath is."

https://www.bbc.com/news/world-europe-67855158



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante