Ingresso na Força Aérea

  • 1853 Respostas
  • 545322 Visualizações
*

l1nkproducer

  • 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1725 em: Março 19, 2015, 03:22:24 am »
Boas pessoal, tenho 18 anos e á 1 mes atrás recebi a carta de recruta para a força aerea. Já enviei hoje a papelada, só falta eles chamarem-me para Lisboa. Preciso mesmo de saber informações de como é aquilo! Eu praticamente não treino, deixei de jogar futebol etc, entretanto á 3 dias que treino flexões porque é a coisa que mais me vai custar a fazer nas provas fisicas. Tenho 1,90 e 95kg, acham que me vou dar bem nas provas e passar? Estou mesmo interessado nisto, e não posso perder a opurtonidade de entrar a soldado e ter uma vida "melhor" . Sem querer estar a referir "good life" neste trabalho, depois da recruta de 5 semanas já ouvi dizer que o pessoal ja estava habituado ás cargas diarias, tais como correr e isso tudo, e que a partir dai era um "trabalho" sem gande espiga e esforço, é verdade? Tambem pergunto, o horario da recruta é das 9 da manha até as 18:00 ? Depois das 18:00 podemos sair do quartel se quisermos ir visitar um familiar ou namorada ? Digam-me o máximo de informações que puderem acerca de como é a vida na recruta e depois da recruta.

Já agora, quem vai as provas? Eu devo ser chamado para a semana e concerteza eu e outros seremos os ultimos candidatos a chegarem ao quartel.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1726 em: Março 19, 2015, 10:35:58 am »
Citação de: "l1nkproducer"
Tambem pergunto, o horario da recruta é das 9 da manha até as 18:00 ? Depois das 18:00 podemos sair do quartel se quisermos ir visitar um familiar ou namorada ? Digam-me o máximo de informações que puderem acerca de como é a vida na recruta e depois da recruta.

Mentaliza-te que isso é mentira, durante a recruta tás 24h por dia durante toda a semana nas mãos dos instrutores, se for preciso acordam-te às 3 da manhã para ires correr ou fazer marchas com arma e mochila às costas. Tens periodo de descanso, mas são os instrutores que te dizem isso. Normalmente autorizam os recrutas a sair do quartel aos fins de semana, mas olha que se quiserem castigar a pessoa podem não autorizar a saida.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1727 em: Março 19, 2015, 10:38:21 am »
Aviso n.º 2944/2015 - Diário da República n.º 55/2015, Série II de 2015-03-1966797004
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando de Pessoal da Força Aérea
Concurso de admissão ao curso de formação de sargentos dos quadros permanentes da Força Aérea - 2015/2016

https://dre.pt/application/file/66786966
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1728 em: Março 23, 2015, 06:45:03 pm »
Boas, passei nos testes nas pcs da F.A, com nota 9 nos psicotecnicos, tenho o 9ano sem carta e passei para P.A e Opsas (que era o que eu queria), agora a minha questao, qual a probabilidade (este ano) de incorporar com o 9º ano sem carta, pois vi pouca gente a passar nos testes, pra ser franco ate dia 18, vi uns 40/45 MAXIMO!, sei que nao é impossivel de incorporar senao nao colocavas pessoas com 9 ano a concorrer, e decerteza que precisam de pessoas com o 9 ano para PA, pois com o 12º nao fazem o mesmo que com o 9ano durante a especialidade e a duraçao de instruçao é menor e depois de colocados as funçoes a exercer e responsabilidades sao muito diferentes e nao vao colocar um com o 12º a porta de armas quando tem um com 9 por exemplo. Pra ser fraco estou muito confiante apsar da minha nota nos psicotecnicos, nunca pensei ter nota fraca, quanto ao resto medicos estou a 100%. Precisava da opiniao de algum "veterano" que entenda de incorporaçoes e me diga se tenho alguma chance para entrar para PA ou Opsas :D
Obg, e cumprimentos!
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1683
  • Recebeu: 396 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +100/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1729 em: Março 24, 2015, 01:32:05 am »
Citação de: "Kuratosu"
Boas, passei nos testes nas pcs da F.A, com nota 9 nos psicotecnicos, tenho o 9ano sem carta e passei para P.A e Opsas (que era o que eu queria), agora a minha questao, qual a probabilidade (este ano) de incorporar com o 9º ano sem carta, pois vi pouca gente a passar nos testes, pra ser franco ate dia 18, vi uns 40/45 MAXIMO!, sei que nao é impossivel de incorporar senao nao colocavas pessoas com 9 ano a concorrer, e decerteza que precisam de pessoas com o 9 ano para PA, pois com o 12º nao fazem o mesmo que com o 9ano durante a especialidade e a duraçao de instruçao é menor e depois de colocados as funçoes a exercer e responsabilidades sao muito diferentes e nao vao colocar um com o 12º a porta de armas quando tem um com 9 por exemplo. Pra ser fraco estou muito confiante apsar da minha nota nos psicotecnicos, nunca pensei ter nota fraca, quanto ao resto medicos estou a 100%. Precisava da opiniao de algum "veterano" que entenda de incorporaçoes e me diga se tenho alguma chance para entrar para PA ou Opsas :D
Obg, e cumprimentos!

As chances dependerão do indice de pessoal com 12º ano que passe nos testes. A carta de condução é fator de desempate...tens de aguardar. Ninguém te pode dar certezas nem deve dar esperanças de nada.

Não percebi bem este teu excerto: "...e depois de colocados as funçoes a exercer e responsabilidades sao muito diferentes e nao vao colocar um com o 12º a porta de armas quando tem um com 9 por exemplo..." Não é a escolaridade que define o que é que uma Praça PA está apta ou não a fazer... Tens malta com o 12º ano na Porta de Armas e tens malta com o 9º ano na UPF...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1730 em: Março 25, 2015, 03:00:54 pm »
boas raphael, eu referia me por exemplo, Como um policia aerea com o 9 faz tarefas diferente de um com o 12º(2 cabo), concerteza precisam tambem de pessoas com 9º ano(a incorporar) que se encarreguem das tarefas feitas para soldados PA  com o 9º, e com o 12º decerteza que tem mais responsabilidades e fazem tarefas diferentes de uma pessoa com o 9 ano :)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1683
  • Recebeu: 396 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +100/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1731 em: Março 25, 2015, 03:43:10 pm »
Citação de: "Kuratosu"
boas raphael, eu referia me por exemplo, Como um policia aerea com o 9 faz tarefas diferente de um com o 12º(2 cabo), concerteza precisam tambem de pessoas com 9º ano(a incorporar) que se encarreguem das tarefas feitas para soldados PA  com o 9º, e com o 12º decerteza que tem mais responsabilidades e fazem tarefas diferentes de uma pessoa com o 9 ano :)

Na PA não há uma distinção assim tão grande, trabalham todos para o mesmo, as funções não são assim tão distintas, no entanto, quem entre com o 9º ano tem de "pedalar" até ao 12º porque em termos de futuro nada do que existe, CFS, forças de segurança admite o 9º ano...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1732 em: Março 25, 2015, 04:44:40 pm »
tens razao raphael, se incorporar a primeira coisa de todas e tentar tirar o 12º mal possivel e a carta, nao tirei a carta porque é muito cara e nao tinha emprego, mas estou muito positivo que incorpore, nem que seja para Opsas, mas luto para PA pois ao fim dos 6anos quero ir para gnr/psp ou a legiao estrangeira. Mas ha sempre quem nao comprareça nas provas e se inscreva assim como nao passam nos testes... quem passa mais sao as reservas do ano passado que so tem apenas de ir fazer testes fisicos e aguardar... sei que estou em grande desvantagem porque tambem obti nos psicotecnicos 9 a PA e Opsas, n tendo carta para agravar, mas vi poucas pessoas a passar nas provas ate dia 18 uns 50 no maximo. :)
« Última modificação: Março 27, 2015, 02:33:29 pm por Kuratosu »
 

*

Kuratosu

  • 13
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1733 em: Março 26, 2015, 07:50:01 pm »
Boas tenho mais uma questao que nao sei se me conseguem responder... a minha questao é, se abrirem a 2º fase de candidaturas, quer dizer que todos da 1º fase estao incorporados?
Obg e boa tarde :G-bigun:
 

*

gh05t

  • 14
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1734 em: Abril 07, 2015, 06:11:49 pm »
Boa tarde
Quantos candidatos, mais ou menos, concorrem normalmente para ingressar no curso PILAV na AFA?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1735 em: Abril 08, 2015, 04:53:53 pm »
Citação de: "gh05t"
Boa tarde
Quantos candidatos, mais ou menos, concorrem normalmente para ingressar no curso PILAV na AFA?

200, 300.
 

*

gh05t

  • 14
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1736 em: Abril 08, 2015, 10:14:22 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "gh05t"
Boa tarde
Quantos candidatos, mais ou menos, concorrem normalmente para ingressar no curso PILAV na AFA?

200, 300.

Obrigado pela informação :)
Tinha ideia que eram uns 400, 500, porém as vagas costumam ser poucas, 9 em 2014 se não me engano :/
 Estou indeciso se devo concorrer a PILAV ou ir para uma universidade para engenharia aeronáutica, talvez vá para engenharia e depois concorra para a AFA no final ou até no meio do curso, porque há poucas vagas e mesmo acreditando nas minhas capacidades, não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar...
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1683
  • Recebeu: 396 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +100/-45
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1737 em: Abril 09, 2015, 01:43:05 am »
Citação de: "gh05t"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "gh05t"
Boa tarde
Quantos candidatos, mais ou menos, concorrem normalmente para ingressar no curso PILAV na AFA?

200, 300.

Obrigado pela informação :)
Tinha ideia que eram uns 400, 500, porém as vagas costumam ser poucas, 9 em 2014 se não me engano :/
 Estou indeciso se devo concorrer a PILAV ou ir para uma universidade para engenharia aeronáutica, talvez vá para engenharia e depois concorra para a AFA no final ou até no meio do curso, porque há poucas vagas e mesmo acreditando nas minhas capacidades, não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar...

Tu deverás ter uma ideia do teu valor e das tuas capacidades...só tu podes tomar essa decisão...se é o que queres ou não.
Se só concorreres à AFA no final do curso és capaz de ter uma surpresa desagradável...do tipo excederes a idade limite...
Tu queres mesmo é engenharia aeronáutica numa universidade civil...já reparaste que a tua preocupação é: "...não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar.."
Se achas complicado integrares-te num universo de uma universidade civil, uma universidade militar não será o ideal para ti!
Tens a noção que o ínicio do ano letivo da AFA coincide com o inicio nas universidades civis?
Preocupações essenciais médias, provas de ingresso, condição física a roçar o excelente, estar sem problemas a nível médico, não enjoar no vôo e ter uma boa resistência psicológica (bom poder de encaixe), espírito de sacrifício e espírito de equipa.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1738 em: Abril 09, 2015, 01:54:02 am »
Citação de: "gh05t"
Tinha ideia que eram uns 400, 500, porém as vagas costumam ser poucas, 9 em 2014 se não me engano :/

Eu não ando a controlar ao pormenor os concursos todos os anos, tenho a ideia que é sempre na grandeza das centenas de candidatos, actualmente acredito que já ande nos 400/500 concorrentes.

Citar
Estou indeciso se devo concorrer a PILAV ou ir para uma universidade para engenharia aeronáutica, talvez vá para engenharia e depois concorra para a AFA no final ou até no meio do curso, porque há poucas vagas e mesmo acreditando nas minhas capacidades, não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar...

Podes concorrer a ambas as coisas em simultâneo, se fores eliminado durante as provas de ingresso para a AFA ao menos tentaste, não perdes nada em relação ao concurso para a universidade civil.

Cada pessoa sabe das suas prioridades, mas eu acho mais importante tentar concretizar um objectivo do que não faltar ao 1º dia de praxe (se ainda existir com as confusões do Meco).
 

*

gh05t

  • 14
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1739 em: Abril 09, 2015, 08:19:07 pm »
Citação de: "Lightning"
Podes concorrer a ambas as coisas em simultâneo, se fores eliminado durante as provas de ingresso para a AFA ao menos tentaste, não perdes nada em relação ao concurso para a universidade civil.

Cada pessoa sabe das suas prioridades, mas eu acho mais importante tentar concretizar um objectivo do que não faltar ao 1º dia de praxe (se ainda existir com as confusões do Meco).

Citar
Tu deverás ter uma ideia do teu valor e das tuas capacidades...só tu podes tomar essa decisão...se é o que queres ou não.
Se só concorreres à AFA no final do curso és capaz de ter uma surpresa desagradável...do tipo excederes a idade limite...
Tu queres mesmo é engenharia aeronáutica numa universidade civil...já reparaste que a tua preocupação é: "...não sei se consigo entrar e se não conseguir começo o curso mais tarde, o que não é muito bom para encontrar quarto e para me habituar.."
Se achas complicado integrares-te num universo de uma universidade civil, uma universidade militar não será o ideal para ti!
Tens a noção que o ínicio do ano letivo da AFA coincide com o inicio nas universidades civis?
Preocupações essenciais médias, provas de ingresso, condição física a roçar o excelente, estar sem problemas a nível médico, não enjoar no vôo e ter uma boa resistência psicológica (bom poder de encaixe), espírito de sacrifício e espírito de equipa.

O limite de idade é 22 anos, se não estou enganado, e se for assim, se concorrer no final do curso, se tudo correr bem, terei 22 anos o que não será permitido, porém, se optar pela universidade, poderei tentar entrar para a AFA a meio.
Eu não disse que era complicado integrar-me numa universidade civil, o que eu quis dizer é que é melhor entrar no inicio, aquando dos outros, indo normalmente ás praxes e integrar-me como todos.
Já estive a ver várias vezes os critérios de admissão e todas as fases, e não consigo encontrar nenhuma em que tenha qualquer problema, tenho uma saúde excelente, boa condição fisica e sou bom a Matemática...
Quanto ao inicio do ano letivo, as provas de aptidão militar, começam normalmente dia 10 e vão até 18 de Abril, sendo que depois ainda não é certo, se chegar até ai, que entre, e então terei de esperar mais tempo, e penso que por ai o inicio do ano letivo da universidade civil já terá começado, estarei enganado?