Portugal e Espanha

  • 95 Respostas
  • 37718 Visualizações
*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +5/-2
Re: Portugal e Espanha
« Responder #90 em: Novembro 23, 2023, 09:23:55 pm »

Ainda há gente a fazer este tipo de vídeos, falta que fazer. ::)

Apenas vi o princípio do vídeo, mas não sei o que parece-te tão mal. O iberismo é uma opção politica mais, e não acarreia o fim de Espanha nem Portugal.
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
Re: Portugal e Espanha
« Responder #91 em: Novembro 24, 2023, 02:55:12 pm »
Citação de: ZADOK
Apenas vi o princípio do vídeo, mas não sei o que parece-te tão mal. O iberismo é uma opção politica mais, e não acarreia o fim de Espanha nem Portugal.

Bom, para lá do facto de se basear em dados falsos, de falar de reunificação do que nunca esteve unido, e de uma quantidade de sondagens de opinião publica sem qualquer credibilidade, não há problema nenhum com o video.


O problema principal, é que o Estado Espanhol tem um problema terrível de identidade nacional. Na realidade não existe nem nunca existiu nenhuma nação espanhola unificada. Até os romanos tiveram rapidamente que subdividir a Hispania para tentar controla-la.

O que existe hoje, é a "Grande Castela" que chegou ao ponto de, considerar a sua própria língua como «A lingua Espanhola», por absurdo que isto pareça ...

Luis de Camões, nos Lusiadas, descreve a Hespanha quando fala aos indianos sobre o lugar de onde vem.
E para Camões, não há dúvida de que Portugal fica numa peninsula da Europa chamada Hespanha.

Ele refere-se dizendo

"Eis aqui se descobre a nobre Espanha,
Como cabeça ali de Europa toda
"

e mais abaixo:

Com nações diferentes se engrandece,
Cercadas com as ondas do Oceano;
Todas de tal nobreza e tal valor
Que qualquer delas cuida que é milhor.


Depois, Camões afirma algo que para alguns parece estranho:

Eis aqui, quási cume da cabeça
De Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa
E onde Febo repousa no Oceano.


Ou seja, o maior nome da cultura portuguesa, o homem em nome do qual se celebra o Dia de Portugal, afirmava que a Espanha era a cabeça da Europa e que Portugal era o cume da cabeça ou seja a testa, e que estava na Espanha.

Portanto, não há problema nenhum com o facto de durante milenios, a expressão "Ibéria" não existir, existindo sim e sempre a espressão Espanha ou Hispania.

Só quando a casa de Bourbom chega ao poder, com uma monarquia francesa fortemente centralizadora a dar ordens, é que se decide que para ser bom espanhol, é necessário ser bom castelhano.

Os portugueses durante séculos consideraram ser Hespanhóis. O problema, é quando a Nação Castelhana decide passar a utilizar o nome Espanha para se designar a si própria.

Os portugueses nunca se recusaram a ser Espanhois, mas sempre se recusaram a ser castelhanos.


E esse é o problema.
Pode até fazer-se uma qualquer Ibéria ou Hispania no futuro, mas para isso, primeiro, os povos da peninsula no sudoeste da Europa têm que receber de volta a liberdade que Castela lhes roubou. Nessa altura, quando castelhanos. bascos. galegos, catalães, valencianos pensarem nisso, os portugueses poderão pensar também.

Até lá. tudo como d'antes, quartel-general em Abrantes.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 02:56:22 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, PTWolf

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +5/-2
Re: Portugal e Espanha
« Responder #92 em: Novembro 24, 2023, 10:10:11 pm »
Concordo com quasi todo o que você diz. Mas apenas por aclarar uns pontos...

Iberismo não é unicamente união politica, mas simplesmente a ideia de tender lazos, seja culturais, económicos, de defesa... não comprende necessariamente a união politica.
Eu nunca defenderia a união politica "diretamente" se não fosse querido por todos os portugueses e espanhóis, cosa que não acontece. Portanto, iberismo "real" ou com os pés no chão (desconheço se ista expressão se usa en Português mas acredito que entenderão) é o iberismo de simples amizade, cooperação e mais entendimento.

Outro ponto. Não faz sentido para mim o que diz sobre Castela e as outras regiões. Você, acredito eu, pensa que um estado deve ter uma sola nação (como é o caso de Portugal). Espanha não é o mesmo caso, e isso não quer dizer que seja mau. Concordo em que temos problemas, mas espero que sejam mais pronto que tarde solventados.
Espanha já não é "Castela, e os outros sobmetidos" (acredito que não se diz assim...  ;D ) senão que as regiões têm muita autonomia. Sabia você que em Catalunha os rapazes estudiam, de longe, muitas mas oras de Catalão que de Castel...(não se dizer) nas escolas? Como poderia ser isto possível se Castela é opressora? De fato, a importáncia relativa de Castela em Espanha, agora, e muito menor do que a de Catalunha.

Em fin, o que quero dizer é que... a Espanha de hoje não é a Espanha (ou Castela se quiser) de há centos de anos... Somos um país de paises, que temos que encontrar a nossa forma de entendermos. E é por isso que concordo em que não seria bom uma união iberica, pelo menos de esta forma.

E, com certeza, eu não defenderia uma união que significasse a redução de Portugal nem a perca de direitos de nenhúm tipo.

Precisamente porque amo Espanha e as suas regiões, e amo Portugal, não defenderia a união a costa da perca da esséncia de Portugal.

União de irmãos, não anexião. E se você ler os comentários do vídeo no youtube, poderá comprobar como a esmagadora maioria dos que apoiam a união, o faz em similares termos.


P.S. se algum militar me está lendo... acredita que posso atingir o 3.3.3.3 de português?  :Amigos:
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 10:13:55 pm por ZADOK »
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +5/-2
Re: Portugal e Espanha
« Responder #93 em: Novembro 24, 2023, 10:20:49 pm »


Bom, para lá do facto de se basear em dados falsos, de falar de reunificação do que nunca esteve unido, e de uma quantidade de sondagens de opinião publica sem qualquer credibilidade, não há problema nenhum com o video.

as sondagens não são de união politica senão de mais cooperação e união em geral.


O problema principal, é que o Estado Espanhol tem um problema terrível de identidade nacional. Na realidade não existe nem nunca existiu nenhuma nação espanhola unificada. Até os romanos tiveram rapidamente que subdividir a Hispania para tentar controla-la.

O que existe hoje, é a "Grande Castela" que chegou ao ponto de, considerar a sua própria língua como «A lingua Espanhola», por absurdo que isto pareça ...



A Espanha tem un problema de identidade, concordo...
O que existe hoje é uma grande Castela, não posso concordar... se calhar nas origens, mas agora não. Muitas outras regiões têm mais poder e influência que Castela, em a Espanha de hoje.

Cumprimentos.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 10:21:58 pm por ZADOK »
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 972 vez(es)
  • +4595/-871
Re: Portugal e Espanha
« Responder #94 em: Novembro 24, 2023, 11:30:28 pm »
Citar
A Espanha tem un problema de identidade, concordo...
O que existe hoje é uma grande Castela, não posso concordar... se calhar nas origens, mas agora não. Muitas outras regiões têm mais poder e influência que Castela, em a Espanha de hoje.

Em primeiro lugar, como é óbvio eu faço menção à Castela Histórica e não a alguma das provincias castelhanas subdivididas em autonomias.

Quando após a morte de Franco, se começou a desenhar a Espanha democrática, achou-se por bem diluir Castela em várias autonomias de forma a que nenhuma das nacionalidades se sentisse oprimida pelo fato de que Castela representava uma maioria clara da totalidade do país.

Mas de resto, a questão de Castela se achar com o direito a ser Espanha ou a representa-la, é mais uma vez histórica e mais uma vez, até o próprio Luis Vaz de Camões faz referência a esse facto nos Lusiadas quando diz:

Tem o Tarragonês, que se fez claro
Sujeitando Parténope inquieta;
O Navarro, as Astúrias, que reparo
Já foram contra a gente Mahometa;
Tem o Galego cauto e o grande e raro
Castelhano, a quem fez o seu Planeta
Restituidor de Espanha e senhor dela
;
Bétis, Lião, Granada, com Castela


Portanto, há um grave problema de nacionalismo na peninsula, e esse problema é o do nacionalismo castelhano.
Por volta da mesma altura em que se forma a Espanha Bourbónica, há curiosamente uma união que forma o que hoje conhecemos como Reino Unido.

A Grã Bretanha que hoje conhecemos, provavelmente existe porque os ingleses acharam que a única forma de convencer a Escócia a uma união com a Inglaterra era a de dar o trono a um escocês.

O que teria acontecido se as coroas de Aragão, Valencia e Castela tivessem sido oferecidas ao rei de Portugal ?
Não sabemos, mas podemos adivinhar...


Qual era aqui o problema ?
Como sempre a nobreza e a aristocracia terratenente Castelhana.
Ainda durante o periodo da União Dinástica se considerou a possibilidade de transferir a capital para Lisboa, já na altura a maior cidade da Hespanha.

Mas a aristocracia castelhana, vivia nos seus castelos e mansões senhoriais e não estava concentrada. Ao mesmo tempo, a aristocracia e burguesia portuguesa estava completamente concentrada em Lisboa.
Em Castela achava-se que, se o rei se mudasse para Lisboa, ele seria completamente controlado pelos portugueses e que os interesses de Castela seriam secundarizados relativamente aos dos castelhanos.

Na altura dizia-se que, se o assento do rei for para Lisboa, o império crescerá, se for para Barcelona, estagnará, se for para Madrid, definhará.
Os castelhanos nunca quiseram abrir mão de algum do poder que detinham, e isso resultou na realidade a que chegamos nos dias de hoje.

A ideia de Castela e Espanha fundiu-se - ainda que à força - e curiosamente, depois de a expressão Ibéria, ter aparecido nos escritos, a principal companhia aérea da Espanha, em vez de se chamar Hispania, foi baptizada como Ibéria ... :mrgreen: Não deixa de ser engraçado.


De resto ...

A realidade é que nunca houve tão grande integração entre as várias economias peninsulares como agora, com a União Europeia. Isto não acontecia desde provavelmente o periodo romano após a pacificação da Lusitania.
Hoje até a mesma moeda temos, por isso, dificilmente haveria razões para maiores proximidades.
O Benelux estabeleceu exemplos que posteriormente foram ultrapassados com tratados como Maastricht ou Lisboa.
Logo, as relações entre os países peninsulares são ditadas por Bruxelas, e é melhor que continuem assim, porque no dia em que forem ditados por outra capital, essa só poderia ser Madrid, e isso, os portugueses nunca aceitariam.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 11:54:02 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +5/-2
Re: Portugal e Espanha
« Responder #95 em: Dezembro 11, 2023, 09:19:06 pm »
Concordo bastante e agradeço o seu comentário tão instructivo, mas ao final você diz que se houver uma capital (que não fosse Bruxelas) teria de ser Madrid "e os portugueses não aceitariam". Mas, não sei porqué não poderia ser Lisboa. Como você já disse, se "Castela" desse ou compartesse o poder, as demais nações ficariam mais contentes. Também poderia estabelecer-se uma capital compartida ou trocar cada algúns anos. Não acredito que seja un problema real. Há diferenças grandes, sobretudo a nivel cultural (espanhóis "orgulhosos" como você disse, e portugueses receiosos) que teriam de ser solventados muito antes de falar de uma capital, o que sería uma questão política de menor importáncia.
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.