Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Exército Brasileiro / Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 06:07:37 pm »

Citar
Por Guilherme Wiltgen

No último dia 17 de abril, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, confirmou o processo de aquisição de doze helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para a Aviação do Exército, durante a sua apresentação na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).

Essas aeronaves se destinam a substituir quatro helicópteros Sikorsky UH-60L Black Hawk (HM-2) e oito Airbus Helicopters AS532UE Cougar (HM-3), que estão operando hoje no 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) em Taubaté/SP, no 3° BAvEx em Campo Grande/MS e no 4º BAvEx em Manaus/AM.


Programa Multi-Year X do US Army

O Exército dos EUA (US Army) realizou um encomenda, em junho de 2022, de 255 helicópteros UH-60M Black Hawk à Sikorsky, dentro do programa Multi-Year X, com duração de 5 anos.

No total, o programa prevê a fabricação de 120 unidades para o US Army e os “excedentes”, chamados de “Excess Defense Articles”, seriam disponibilizados para aquisição por países amigos via FMS (Foreign Military Sales).

Os helicópteros que estão em processo de aquisição pelo Exército Brasileiro serão do “Excess Defense Articles”, ou seja, serão novos de fábrica e não aeronaves usadas dos excedentes do US Army.

Desde a sua recriação, a Aviação do Exército sempre adquiriu seus helicópteros novos de fábrica.


Visita do COLOG ao US Army

No período entre 19 e 25 de abril, uma comitiva do COLOG, chefiada pelo General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, visitou o US Army Material Command (AMC), a Sikorsky e a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW). A comitiva se reuniu com o FMS e o AMC, para tratar do processo de aquisição G2G (Government-to-Government), uma vez que o FMS realiza o processo em coordenação com o US Army.

Cronograma de entrega

O cronograma de entrega dos doze helicópteros Sikorsky UH-60M deve seguir o seguinte prazo:

2024: Assinatura do contrato de aquisição dos 12 Helicópteros de Manobra HM-2A (UH-60M Black Hawk)
2025: Recebimento do primeiro helicóptero UH-60M Black Hawk
2027 a 2029: Recebimento das demais aeronaves.

Os novos Helicópteros de Manobra HM-2A Black Hawk serão distribuídos entre o 2º, 3° e 4º BAvEx.

 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/os-novos-hm-2a-black-hawk-da-aviacao-do-exercito
2
Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 06:04:21 pm »
A resposta correta é ambos  ::)
4
Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por dc em Hoje às 05:45:17 pm »
Prefiro o M-SHORAD ou o Skyranger 30, sem dúvida.
O MADIS concordo, mas para a BRR e eventualmente Fuzileiros.

O problema de ter um sistema SHORAD num 4x4 para desenrascar, é que também serão usados no tal Agrupamento Mecanizado, e não são de todo adequados para acompanhar Pandur e Leopards em todo o terreno. E para desenrascar, com algo barato, tinha-se ido comprar Avenger em segunda-mão.
6
Exército Português / Re: Artilharia do Exército
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:28:52 pm »
7
Exército Português / Re: Pandur II
« Última mensagem por LM em Hoje às 05:02:35 pm »
Ou segues o modelo dos US Marines e usas sistema MADIS (mas com Piorun-NG  c56x1) montados em ST5 ou L-ATV, a comprar... já sei que preferes (mais) Pandur II e preferencialmente com M-SHORAD para a BrigInt, mas eu tenho sempre presente "o que a casa gasta" e que cá "o bom é inimigo do menos mal".   ;)
8
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:45:55 pm »
Até serem entregues os primeiros F-16AM modernizados, demorou nove anos. Sim. Nove anos.
E o avião era o mesmo, o que mudava era o miolo ...

Ainda assim, o F-16 não é nenhuma panaceia milagrosa.

O "miolo" aí faz uma grande diferença. É que passar de um caça que estaria limitado a AIM-9L/M, e AIM-7, para AIM-9X e AMRAAM, acaba por ser um grande salto. A isso, acrescenta-se a passagem de uma aeronave que estava limitada essencialmente aos Mavericks e a bombas "burras", para uma aeronave capaz de utilizar todas as munições inteligentes americanas e várias europeias, incluindo as JDAM-ER, SDB, StormBreaker, família JDAM e Paveway e JSOW. Acresce ainda a capacidade de lançar mísseis anti-radar, HARM e AARGM, mísseis anti-navio Harpoon, LRASM e JSM, e mísseis de cruzeiro JASSM, JASSM-ER e possivelmente Taurus.

Só fica a dúvida relativamente a que armamento será realmente fornecido. A certa altura até se falava da possível integração do Meteor nos F-16, e suponho que algo semelhante poderia ser feito para os SCALP/Storm Shadow e eventualmente outro armamento europeu.

Portugal é que sempre subaproveitou o potencial dos F-16 modernizados.

O grande defeito dos F-16 MLU, é o radar não ser equiparável aos mais modernos, assumindo que os que serão fornecidos, continuarão a usar o APG-66.

E é claro que nenhuma arma é milagrosa. Mas já é um belo upgrade, principalmente quando vemos as quantidades que estão a ser faladas. Depois fica a dúvida acerca da capacidade que terão para os manter "vivos" nas bases aéreas.
9
Portugal / Re: Economia nacional
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 04:42:13 pm »
Portugal entre países da UE com salário médio mais baixo


Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10