Não entendi muito bem a questão dos custos...
Inicialmente o projecto de construção de 12 contratorpedeiros da classe Daring estava previsto custar 6.000 milhões de Libras (500 milhões de Libras para cada navio). Apreços de 2000 isto era aproximadamente 700 milhões de Dolares Americanos para cata Type 45.
Com a redução de 12 para 8 navios e posteriormente para apenas 6, os custos fixos fizeram aumentar o preço de cada um dos navios.
Neste momento, calcula-se que o preço de cada Type 45 deverá rondar os 650 milhões de Libras, o que à taxa de câmbio do momento, aponta para um custo superior a 1200 milhões de Dolares Americanos para cada Type 45.
Ou seja:
Os contratorpedeiros Type 45 são não só mais caros que os Arleigh Burke, como a comparação de muitos dos seus sistemas, desde os PAAMS até aos novos radares, faz do Type 45 provavelmente o mais poderoso navio de superficie (exceptuando porta-aviões) a navegar na segunda década do Século XXI.
Creio que não devemos confundir os Daring, com os LCF da Holanda, os seus equivalentes alemães, os F100 espanhóis ou os Horizon da França e da Itália.
O Type 45, está noutro campeonato, e essa é uma das razões que explicam muitas das noticias sobre as reduções de navios da Royal Navy.
Um Type 45 provavelmente substitui 6 fragatas ou contratorpedeiros dos que actualmente eles têm ao serviço.
Cumprimentos