... espero que consigam reunir pilotos para isso tudo! o débito de formação de pilotos de aeronaves a reação também não é famoso...
Depende da perspectiva. Mesmo que tenhas só 20 pilotos de caça, ao considerarmos uma taxa de disponibilidade média de 60% das aeronaves, então precisarias de 33.3 (portanto 34) aeronaves no total, para a qualquer momento teres 20 caças disponíveis para todos esses pilotos. 32 caças seria um número saudável, apesar do ideal ser sem dúvida 40. Considerando uma possível futura integração de UCAVs independentes e drones loyal wingman, aceita-se bem um número de 32 caças.
Tentar nivelar o nº de caças a adquirir, com base no nº de pilotos que temos, é um erro tremendo. Não só colocamos as aeronaves numa posição de maior desgaste (horas de voo distribuídas por um menor nº de células), como cria-se o precedente para que, em vez de se tentar reforçar o número de pilotos, usar-se-á a desculpa de que "não precisamos de mais pilotos, porque não temos aeronaves suficientes".
A isto acresce que, se a falta de pilotos é um problema e um "bloqueador" de maiores números de caças na FAP, ainda menos lógica é qualquer compra de aeronaves COIN a hélice, que obrigariam a que se formassem mais pilotos de propósito.