A aposta da Northrop Grumman para a competição T-X da USAF foi revelada ao público no dia 19 de agosto, em Mojave, Califórnia.Conhecido como Model 400, o jato da Northrop é propulsado por um único motor GE Aviation F404-102D com 17,200 lb (7.808 kg) de empuxo, de acordo com a base de dados de registro de aeronaves da US Federal Aviation Adminitration.A empresa Scaled Composites, subsidiária da Northrop dedicado à prototipagem rápida e testes de voo, registrou a aeronave em 16 de Junho de 2015, mas o projeto foi mantido em segredo por vários meses.Imagens do T-X no Twitter mostram uma aeronave com um estabilizador vertical único proeminente e uma seção de nariz semelhante ao T-38.A Northrop revelou um modelo do conceito T-X para um pequeno grupo de jornalistas em meados de dezembro do ano passado, durante uma excursão na fábrica da empresa, nas proximidades de Palmdale.A Northrop é um dos quatro concorrentes que estão competindo para substituir venerável T-38C da empresa como jato de instrução avançada da Força Aérea dos EUA.A Raytheon está propondo a variante T-100 do jato M-346 Master da Leonardo. A Lockheed Martin está oferecendo uma versão modificada do monomotor Korea Aerospace/Lockheed T-50 Golden Eagle. A Boeing fez parceria com a Saab para oferecer um novo design, que não foi revelado.A USAF planeja comprar mais de aeronaves 300 T-X durante a próxima década. Um pedido de propostas foi lançado para a indústria no mês passado.FONTE: Flightglobal
Poucos dias depois da divulgação de fotos do treinador da Northrop proposto para o Programa T-X da USAF, a Boeing deu pequena mostra do seu avião que vai ser revelado em setembro.O Boeing T-X é um novo sistema de treinamento avançado de pilotos projetado especificamente para a missão de treinamento na Força Aérea dos EUA. Ele inclui aviões, treinamento em terra e apoio – projetados em conjunto a partir do zero.Segundo a Boeing, “os jovens adolescentes de hoje estarão entre os primeiros pilotos a treinar no T-X. Estamos animados em projetar um novo avião, como parte de um sistema de treinamento completo, para a sua geração. O Boeing T-X é seguro, ágil e acessível para que a Força Aérea EUA possa continuar a treinar gerações de pilotos nas próximas décadas.”Nos “teasers” abaixo, é possível ter uma ideia de como será o Boeing T-X.
USAF and FAA investigating A-10 aircraft for ‘buzzing’ buildings, ‘scaring residents’U.S. Air Force and Federal Aviation Administration officials are trying to determine why four U.S. Air Force A-10s flew a low-altitude flight over the Bank of America Stadium in Charlotte, North Carolina on Monday.Moody Air Force Base said the pilots were participating in routine navigation training from Charlotte to the base, according to the Charlotte Observer.According to the FAA and the Charlotte Douglas International Airport, the pilots were in violation of regulations that require planes to fly 1,000 feet above the highest obstacle unless they are conducting an official stadium flyover.
O primeiro voo da versão de ataque do caça de superioridade aérea F-15 Eagle completou 30 anos ontem, domingo, dia 11 de dezembro. A ideia era substituir o F-111 e dois caças já conhecidos da USAF concorreram nesse programa: o F-15 e o F-16. Ambos os projetos forma modificados para atenderem aos requisitos da concorrência, que buscava um caça de ataque ao solo, mas sem perder as características de superioridade aérea (seguindo a política “not a pound for a air to ground”).O mudança mais radical ficou com o F-16XL, que tinha uma asa em delta com o dobro da área da asa de um F-16 normal (para mais detalhes, veja o link). Em fevereiro de 1984, a USAF anunciou que tinha escolhido o projeto da McDonnell Douglas, no lugar do F-16XL, que acabou entrando em produção como F-15E Strike Eagle.
In another positive sign for the beloved A-10, Air Force maintainers at Davis-Monthan Air Force Base in Arizona have outfitted the Warthog with an upgrade for combat search and rescue missions, or CSAR.Dubbed the lightweight airborne recovery system, the upgrade helps A-10 pilots "communicate more effectively with individuals on the ground such as downed pilots, pararescuemen, and joint terminal attack controllers," according to an Air Force statement.Of all the fixed-wing aircraft in the US Air Force's inventory, no plane carries out CSAR missions like the A-10.CSAR missions jump off with little warning and often involve going deep into enemy territory, so becoming certified to perform CSAR missions takes tons of training, which only A-10 pilots undergo.
Air PowerPágina gostada · 3 min · On this day: 26 years ago, Captain Robert Swain of the 706th Fighter Squadron (AFRES), NAS New Orleans, Louisiana, shot down an Iraqi MBB Bo 105 helicopter to score the A-10’s first air-to-air kill (February 6, 1991). Captain Robert achieved the kill by hosing the Iraqi chopper with a long, clean burst from the A-10’s internal GAU-8/A 30 mm cannon.
WASHINGTON — A-10 Warthog fans can breathe a sigh of relief: The Air Force won’t start retiring the famed close-air support plane until 2021, at the very earliest. The decision delays initial retirement of the aircraft by three years, as the Air Force had planned to begin mothballing the A-10 as early as 2018. However, the service is still deliberating the future of the platform, including whether it still needs to start a new program to replace it, Air Force Chief of Staff Gen. David Goldfein said Tuesday. “We’re going to keep them until 2021, and then as a discussion that we’ll have with [Defense] Secretary [Jim] Mattis and the department and the review over all of our budgets, that is what will determine the way ahead,” he told reporters.
Remember, the Air Force said this very same thing last year. "We're keeping it. We're not retiring it until 2021." Afterwards, a document was uncovered that showed they were not being wholly truthful--they actually planned on starting to retire it in 2018. You'll understand, then, why we are cautiously optimistic about this news!The proof will really be found in the Air Force's next budget recommendations. If the Air Force fails to put money into re-winging the rest of the fleet, some Warthogs won't make it too much longer--and grounding them is the same as putting them in the Boneyard.