Sector Ferroviário

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Lightning

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #195 em: Janeiro 15, 2024, 07:43:06 am »
Se for preciso o governo mete as portagens mais caras para ajudar as pessoas a decidir ir para o comboio :mrgreen:.
 

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P44

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #196 em: Janeiro 15, 2024, 08:22:57 am »
Melhor é a A16 ou 17 que vai de leiria até quase a aveiro.

Fiz esse trajeto em Outubro e tinha a auto estrada quase só para mim  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #197 em: Janeiro 15, 2024, 07:21:24 pm »
A A4 tem uma média diária de 15.000 carros! Com esta nova linha, estão a pensar que as pessoas vão deixar na sua maioria de andar de carro para andarem de comboio?

Os comboios para o Alto Minho (Viana do Castelo, Valença) e os comboios para a Beira Alta (Guarda, Covilhã) tem tido passageiros.

Não sei de números, mas se 2 ou 3000 desses 15 mil passarem para o comboio pode ser que compense.
Pessoas que vão para o centro do Porto, e estão fartas de filas de trânsito, ou tem dificuldade em estacionar.

Também se defende que esta linha por Trás-os-Montes pode ser interessante para as mercadorias a partir da zona do Porto, vai muito mais orientado para a Europa do que indo por Valença ou Vilar Formoso.

Agora quanto custaria construir, é uma zona de orografia muito acidentada, pode ser muito dinheiro.
 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #198 em: Janeiro 20, 2024, 06:06:35 pm »
Acidentes Ferroviários nos anos 60


 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #199 em: Janeiro 24, 2024, 04:09:01 pm »
TGV: um projeto de anúncios e recuos com rostos bem conhecidos e que "vem com 30 anos de atraso"


« Última modificação: Janeiro 24, 2024, 04:10:30 pm por Lusitano89 »
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #200 em: Fevereiro 01, 2024, 03:52:06 pm »
Alfa Lisboa-Porto: 47,40€/ AVE Madrid-Barcelona: 16/21€ - Miguel Sousa Tavares


« Última modificação: Fevereiro 01, 2024, 03:53:24 pm por Lusitano89 »
 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #201 em: Fevereiro 14, 2024, 05:28:00 pm »
Previsão de passageiros do TGV é exagerada


 
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Re: Sector Ferroviário
« Responder #202 em: Fevereiro 14, 2024, 08:18:00 pm »
Realmente também acho os 16 milhões um exagero, se forem os 6 milhões já vai ser bom.

O rendimento da linha é que acho incompleto, além do valor dos bilhetes dos passageiros também se devia juntar as mercadorias, e a libertação de espaço na linha tradicional dos comboios rápidos onde também podem circular mais comboios de passageiros e de mercadorias.
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #203 em: Fevereiro 17, 2024, 04:05:39 pm »
Impacto da Ferrovia no Alentejo


« Última modificação: Fevereiro 17, 2024, 04:06:48 pm por Lusitano89 »
 

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #204 em: Fevereiro 18, 2024, 02:57:26 pm »
Realmente também acho os 16 milhões um exagero, se forem os 6 milhões já vai ser bom.

O rendimento da linha é que acho incompleto, além do valor dos bilhetes dos passageiros também se devia juntar as mercadorias, e a libertação de espaço na linha tradicional dos comboios rápidos onde também podem circular mais comboios de passageiros e de mercadorias.

Espero que não concessionem a privados, caso contrário, vamos prometer números inflacionados, que se não forem atingidos...... lá vai o Estado indemnizar, como de costume! Inflacionam todos os projectos para mostrarem que são fundamentais, mas depois na concessão da exploração, esses números vão ser usados para pagar as compensações feitas em contratos que só meia-dúzia conhece!!!!!!
 

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Viajante

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #205 em: Fevereiro 18, 2024, 02:58:34 pm »
Entretanto:

Miguel Cruz: "Expropriações para a linha de alta velocidade vão custar 250 milhões"

O presidente da Infraestruturas de Portugal salienta o interesse que o primeiro concurso para a alta velocidade está a despertar, designadamente de empresas de outras origens europeias que não apenas de Portugal e Espanha.

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, estima que o valor a pagar em expropriações pela construção da linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto não deverá ultrapassar os 250 milhões de euros.

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o responsável aponta este montante como o possível "no pior cenário" e acredita que dessas situações não resultem litígios que atrasem o projeto.

Depois de a IP ter candidatado a primeira fase do projeto da alta velocidade, entre Porto e Soure, a 875 milhões de euros de fundos do Mecanismo Interligar a Europa (CEF, na sigla em ingês), Miguel Cruz garante que as verbas comunitárias para a totalidade do projeto não ficarão por aí.

Como afirma, à medida que o projeto for avançando, Portugal vai continuar a apresentar candidaturas "porque isso significa menos custo para o Estado", sendo o seu objetivo tentar para cada uma das fases obter financiamento idêntico ao da primeira.

O responsável assegura ainda que Portugal conta com a disponibilidade do Banco Europeu de Investimento para financiar a alta velocidade, ainda que faça depender essa possibilidade do interesse dos consórcios que vierem a ganhar as concessões.

 

Quanto ao primeiro concurso lançado a 12 de janeiro, Miguel Cruz adianta que tem existido muito interesse e que, além de empresas portuguesas e espanholas, há também grupos de outras origens europeias a olhar para o projeto.

O concurso para a segunda PPP, diz, só será lançado no segundo semestre, quando as propostas para o primeiro procedimento já tiverem sido entregues.

Quanto ao futuro, o presidente da IP não tem dúvidas de que a rede de alta velocidade portuguesa deve crescer na ligação a Espanha.


Sobre o modelo escolhido de PPP, garante que é o mais adequado para os objetivos e para cumprir os prazos.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/miguel-cruz-expropriacoes-para-a-linha-de-alta-velocidade-vao-custar-250-milhoes
 

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Kalil

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #207 em: Fevereiro 21, 2024, 06:25:29 pm »
Governo penaliza ferrovia: portagens ferroviárias oito vezes mais caras do que em Espanha


« Última modificação: Fevereiro 21, 2024, 06:26:42 pm por Lusitano89 »
 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #208 em: Fevereiro 28, 2024, 02:35:23 pm »
Sobre Carris - As propostas dos partidos para a ferrovia


« Última modificação: Fevereiro 28, 2024, 02:36:24 pm por Lusitano89 »
 

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Lusitano89

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Re: Sector Ferroviário
« Responder #209 em: Fevereiro 28, 2024, 05:24:44 pm »
TGV: custo total da alta velocidade Lisboa-Galiza ronda 7 a 8 mil milhões de euros