6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1965 em: Maio 28, 2020, 04:39:17 pm »
Tens 2 nos açores, mas só tens uma equipa.

Penso que já se chegou a ter duas tripulações nos Açores.

Mas mesmo só com uma tripulação os dois aparelhos têm razão de ser, um é o alerta e o outro o reserva em caso de avaria do primeiro, isso acontece em todo o lado, até os F16 de alerta avariam no pior momento e o piloto tem que ir para o caça de reserva.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1966 em: Maio 28, 2020, 04:47:08 pm »
Mas afinal querem helis ligeiros ou médios? Tanta variedade que fica-se sem perceber que helis querem.

Isto calha no heli semi-médio, entre o ligeiro pesado e o médio ligeiro, ou seja, continuamos quase na mesma.

Para isto mais valia reabilitar e preparar os 4 AW-101 CSAR e usa-los. Tanto é que o 169M carrega supostamente 10 militares armados e o A-119 7...

A FAP precisava de um héli-médio (AW-149, NH-90, EC-225,UH-60M) e ponto final.

A confirmar-se, a CEiiA terá mais peso nas decisões que o EMFA, o que é vergonhoso.

Para CSAR e transporte não tem os Merlin? Para que vai comprar mais helis?

Para heli ligeiro serve um MH-6 Little Bird ou similar não vale a pena estar a inventar muito.

Continuo sem entender esta necessidade de ter tanta variedade de helis para depois não lhe fazer uso. Parece que ninguém sabe o que quer e é comprar porque sim e porque alguém num poleiro quer.

Do ponto de vista da gestão isto tem que primeiro ter uma reviravolta e só depois comprar equipamentos não podemos continuar a comprar equipamentos tendo por base a ideia de que temos uma FA's tradicionais.

O problema do Merlin é que nunca, ou muito raramente, há disponíveis para missões militares por estarem todos ocupados com a missão de SAR ou em manutenção. Com o problema dos contratos de manutenção resolvidos, há um pouco de esperança que a situação melhore, mas ainda é cedo para saber se vai fazer diferença.

Por isso precisas de algo que faça aquilo que o Merlin não pode fazer por já estar ocupado com outras missões. Daí se falar num heli médio. Depois também precisas de um heli ligeiro para fazer tudo aquilo que o Koala não pode, por ser civil e monomotor.

Precisamente por não termos umas FA convencionais, que no nosso caso opera helis civis (Koala), helis sem FLIR (Lynx), helis sem armamento adequado (todos), sem equipamento de autodefesa (todos excepto os 4 Merlin CSAR), que nos vemos obrigados a ter uma mistela de modelos.

O ideal era termos um heli ligeiro militar, que faça treino e também escolta, CAS, inserção de forças especiais, etc. Um heli médio, para fazer de tudo um pouco e de preferência com versão naval. E o heli pesado que já possuímos.

Afinal quantos Merlin há em manutenção e em uso? Trata-se de um heli médio e não pesado, se é demasiado caro para manter é preparar já aquisição de próximos e vender estes Merlin.

Eu continuo a defender que o grave problema é mesmo a falta de visão e a mania das grandezas.
Não faltam opções para helis, nem que sejam Kamov ou Changhe.

Alguém mais dentro do assunto certamente será mais capaz que eu de dar números exactos. Mas o que sempre se falou, é que os Merlin disponíveis estavam todos alocados ao dispositivo SAR. Fica a questão se, com a resolução do contrato de manutenção destas aeronaves, assinado no início deste ano se não me engano, os Merlin passarão a ter uma maior taxa de disponibilidade, podendo ser finalmente utilizados para fins militares.

E isto nada tem a ver com tamanho ou custo de operação da aeronave.

Tecnicamente é um heli médio-pesado, estando no segmento acima dos médios como os NH-90, EC-725, etc. Para nós, para todos os efeitos, é o heli pesado da força. Tem como principal vantagem o raio de acção, e claro, a sua dimensão permite que num único sejam resgatadas muito mais pessoas.

E vender os Merlin para comprar Kamovs e helis chineses?? Então resolvemos problemas de manutenção dos Merlin, para ganharmos novos problemas de sobressalentes? Os Merlin estão cá muito bem, está-se aqui a complicar uma temática de resolução fácil.

Eu digo isto pois parece que qualquer shit é melhor que os Merlin pelo que é dado a entender. Eles foram comprados na altura terem em conta a autonomia e deslocação entre o continente e a Madeira
O problema de peças estará presente em qualquer aeronave não havendo contrato de manutenção ou pelo menos que não possam ser cá fabricadas as peças.

O 101 é só o melhor heli que podíamos ter adquirido para o SAR dado a nossa geografia insular. O problema é  que estamos a usar um trimotor para todas as operacoes SAR sejam elas longínquas ou costeiras excepção ao Kualita no norte, mas toda a restante  zona costeira continental é assistida por um ou mais 101. Adicionar a esta situação a falta de tripulantes e temos o caldo entornado. A FAP nao necessita de mais 101, precisa é de um heli bimotor com 05 a 08 tons que possa/deva ser usado também em SAR sempre que os 101 nao sejam necessários ou pela distância do SAR ou pelo numero de vitimas envolvidas. É  um desperdício de dinheiro e HV vermos um heli de 16 tons em SAR costeiro.

Abraço
« Última modificação: Maio 28, 2020, 04:49:19 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1967 em: Maio 28, 2020, 09:46:05 pm »
Porque não usam então os Koalas para suprir essas necessidades? É só comprar mais alguns para reforçar meios. Ou também já não há peças para eles?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1968 em: Maio 28, 2020, 09:53:44 pm »
Porque não usam então os Koalas para suprir essas necessidades? É só comprar mais alguns para reforçar meios. Ou também já não há peças para eles?

Não me parece que vamos ter heli médio em SAR, ou temos AW-101 para long range ou AW-119 para short, mas o ideal seria mesmo 1 heli médio em Ovar ( NH-90 ou UH-60) para cobrir a zona costeira.

Imaginem que é um barco com 10 marinheiros que naufraga, com o Koala é mais dificil.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1969 em: Maio 28, 2020, 10:04:21 pm »
Porque não usam então os Koalas para suprir essas necessidades? É só comprar mais alguns para reforçar meios. Ou também já não há peças para eles?

desculpe Camuflage, mas não vou voltar a explicar as limitações operacionais e os riscos acrescidos do emprego de um heli monomotor em Operações SAR.

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1970 em: Maio 28, 2020, 10:55:24 pm »
Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
 Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
O senão deste modelo, é que não serve os propósitos de apoio aéreo e transporte do exército. Para isso existe o aw139 versão anabolizada, o aw149..

Cumprimentos
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1971 em: Maio 29, 2020, 08:38:41 am »
Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
 Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
O senão deste modelo, é que não serve os propósitos de apoio aéreo e transporte do exército. Para isso existe o aw139 versão anabolizada, o aw149..

Cumprimentos

A compra dos 119 Civis foi um erro ! :bang:



Esse erro está a ser ampliado quando se coloca uma aeronave com aquelas características a fazer o que não é suposto fazer. :bang:

Dito isto, o que a FAP deveria fazer, se os políticos libertassem a verba para aquisição dos tais helis EvaKuativos, era escolher entre o 139 ou indo para uma compra em 2ª Mão.
Em 2ª mão teríamos na minha opinião os Blackhawks, numa primeira opção, pois a FAP, ao adquirir os H60, ou outra versão, conseguiria ter um modelo de heli que fosse polivalente e tanto pudesse ser utilizado no SAR como em missões de apoio aos helis de transporte e/ou as nossas Forças em TO mais instáveis.





Penso e digo penso, que de todos os modelos ficaria bem melhor servida com o modelo Americano, porque, e isto sou eu já a pensar num futuro a dez anos, tal modelo de heli seria até utilizável nos Maiores Navios da nossa Armada, como substituto dos lynx.









Se a aquisição fosse avante ficaríamos com apenas os cinco 119Civis, para a instrução e pouco mais, mas, se fosse eu a mandar, esses cinco helis eram recambiados logo, para as forças de segurança, e, em sua substituição, teríamos cinco 109M, modelo este que já poderia executar missões de combate , oito 101 para o SAR, os quatro CSAR que deveriam ser equipados devidamente, e pelas minhas contas de merceeiro, o bom seria termos oito blackhawks no inventário o que nos permitiria apoiar o SAR e ter pelo menos cinco unidades para o apoio tanto aos CSAR como ás unidades em terra.




Se assim fosse a FAP passaria dos actuais 17 helis para 25, numero que para mim continuaria a ser baixo.

Abraços
« Última modificação: Maio 29, 2020, 02:45:43 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1972 em: Maio 29, 2020, 10:35:57 pm »
Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
 Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
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Cumprimentos

A compra dos 119 Civis foi um erro ! :bang:



Esse erro está a ser ampliado quando se coloca uma aeronave com aquelas características a fazer o que não é suposto fazer. :bang:

Dito isto, o que a FAP deveria fazer, se os políticos libertassem a verba para aquisição dos tais helis EvaKuativos, era escolher entre o 139 ou indo para uma compra em 2ª Mão.
Em 2ª mão teríamos na minha opinião os Blackhawks, numa primeira opção, pois a FAP, ao adquirir os H60, ou outra versão, conseguiria ter um modelo de heli que fosse polivalente e tanto pudesse ser utilizado no SAR como em missões de apoio aos helis de transporte e/ou as nossas Forças em TO mais instáveis.





Penso e digo penso, que de todos os modelos ficaria bem melhor servida com o modelo Americano, porque, e isto sou eu já a pensar num futuro a dez anos, tal modelo de heli seria até utilizável nos Maiores Navios da nossa Armada, como substituto dos lynx.









Se a aquisição fosse avante ficaríamos com apenas os cinco 119Civis, para a instrução e pouco mais, mas, se fosse eu a mandar, esses cinco helis eram recambiados logo, para as forças de segurança, e, em sua substituição, teríamos cinco 109M, modelo este que já poderia executar missões de combate , oito 101 para o SAR, os quatro CSAR que deveriam ser equipados devidamente, e pelas minhas contas de merceeiro, o bom seria termos oito blackhawks no inventário o que nos permitiria apoiar o SAR e ter pelo menos cinco unidades para o apoio tanto aos CSAR como ás unidades em terra.




Se assim fosse a FAP passaria dos actuais 17 helis para 25, numero que para mim continuaria a ser baixo.

Abraços

O que interessava era que aparecesse em letras garrafais "FORÇA AÉREA PORTUGUESA", para os portugueses verem, que ao combaterem incêndios, os seus impostos são bem empregues.

Já agora em termos "evakuativos" quantas macas/feridos terá de transportar o novo heli ?
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1973 em: Maio 29, 2020, 11:27:58 pm »
Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
 Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
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A compra dos 119 Civis foi um erro ! :bang:



Esse erro está a ser ampliado quando se coloca uma aeronave com aquelas características a fazer o que não é suposto fazer. :bang:

Dito isto, o que a FAP deveria fazer, se os políticos libertassem a verba para aquisição dos tais helis EvaKuativos, era escolher entre o 139 ou indo para uma compra em 2ª Mão.
Em 2ª mão teríamos na minha opinião os Blackhawks, numa primeira opção, pois a FAP, ao adquirir os H60, ou outra versão, conseguiria ter um modelo de heli que fosse polivalente e tanto pudesse ser utilizado no SAR como em missões de apoio aos helis de transporte e/ou as nossas Forças em TO mais instáveis.





Penso e digo penso, que de todos os modelos ficaria bem melhor servida com o modelo Americano, porque, e isto sou eu já a pensar num futuro a dez anos, tal modelo de heli seria até utilizável nos Maiores Navios da nossa Armada, como substituto dos lynx.









Se a aquisição fosse avante ficaríamos com apenas os cinco 119Civis, para a instrução e pouco mais, mas, se fosse eu a mandar, esses cinco helis eram recambiados logo, para as forças de segurança, e, em sua substituição, teríamos cinco 109M, modelo este que já poderia executar missões de combate , oito 101 para o SAR, os quatro CSAR que deveriam ser equipados devidamente, e pelas minhas contas de merceeiro, o bom seria termos oito blackhawks no inventário o que nos permitiria apoiar o SAR e ter pelo menos cinco unidades para o apoio tanto aos CSAR como ás unidades em terra.




Se assim fosse a FAP passaria dos actuais 17 helis para 25, numero que para mim continuaria a ser baixo.

Abraços

Não concordo com os AW119 tenham sido um erro, claro que preferia a versão TH mas a compra foi no tempo do senhor 20M. E é preferível ter este do que agora estar limitado a um Alouette e daqui a uns meses até não ter nenhum.

É bom lembrar que a ideia inicial da FAP passava por comprar uns AW119 armados, na onda dos EC635 que em conjunto com os mk516 tornava a GALE/UALE inútil.
Foi a presença do exercito na RCA que veio a criar a necessidade de um helicóptero medio multifunções para poder apoiar as tropas da BrigRR.
Mas a escolha da FAP não vai ser o melhor helicóptero para apoiar as BrigRR, mas sim o que melhor sirva os interesses da FAP.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1974 em: Maio 29, 2020, 11:59:01 pm »
O GALE/UALE já eram inúteis, independentemente do que fosse feito pela FAP. Uma unidade aérea sem meios aéreos, não tem razão de existir.
Outro aspecto importante, nunca foi dado como oficial o interesse num heli médio, isto é, nunca foi especificado isto como requisito. Meteram um orçamento de 53 milhões e viram o que se arranjava com isso, o resto é conversa.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1975 em: Maio 30, 2020, 12:07:10 am »
O GALE/UALE já eram inúteis, independentemente do que fosse feito pela FAP. Uma unidade aérea sem meios aéreos, não tem razão de existir.
Outro aspecto importante, nunca foi dado como oficial o interesse num heli médio, isto é, nunca foi especificado isto como requisito. Meteram um orçamento de 53 milhões e viram o que se arranjava com isso, o resto é conversa.

O exercito vetava a LPM se não viessem os helicopteros.
Mas:"Entendemos que, mais do que gerir os helicópteros ou ter na nossa posse, [o importante] é dispor dos mesmos no momento e quantidade necessária", destacou o general Nunes da Fonseca.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1976 em: Maio 30, 2020, 12:15:29 am »
E que tem isso a ver com o que escrevi?
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1977 em: Maio 30, 2020, 12:38:16 am »
E que tem isso a ver com o que escrevi?

Porque não é verdade que não foi oficial o interesse por um helicóptero médio, o CEME afirmou que se o helicóptero não entrasse na LPM o exercito vetava a LPM.

Agora o valor é um problema da FAP.
 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1978 em: Maio 30, 2020, 01:33:53 am »
E onde se falou especificamente no helicóptero médio?  ???
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #1979 em: Maio 30, 2020, 09:25:50 am »
Até há alguns anos atrás o aw139 era o helicóptero mais que acertado para colmatar as lacunas na FAP.
 Com a entrada no mercado do aw169, que é basicamente um aw139 mais pequeno, mais econômico de operar e com variante dedicada a SAR, seria este modelo a opção lógica para desafogar os EH101 nesta missão. Nesta e na de emergência médica, que não é exatamente o que se procura neste concurso.
O senão deste modelo, é que não serve os propósitos de apoio aéreo e transporte do exército. Para isso existe o aw139 versão anabolizada, o aw149..

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A compra dos 119 Civis foi um erro ! :bang:



Esse erro está a ser ampliado quando se coloca uma aeronave com aquelas características a fazer o que não é suposto fazer. :bang:

Dito isto, o que a FAP deveria fazer, se os políticos libertassem a verba para aquisição dos tais helis EvaKuativos, era escolher entre o 139 ou indo para uma compra em 2ª Mão.
Em 2ª mão teríamos na minha opinião os Blackhawks, numa primeira opção, pois a FAP, ao adquirir os H60, ou outra versão, conseguiria ter um modelo de heli que fosse polivalente e tanto pudesse ser utilizado no SAR como em missões de apoio aos helis de transporte e/ou as nossas Forças em TO mais instáveis.

Penso e digo penso, que de todos os modelos ficaria bem melhor servida com o modelo Americano, porque, e isto sou eu já a pensar num futuro a dez anos, tal modelo de heli seria até utilizável nos Maiores Navios da nossa Armada, como substituto dos lynx.

Se a aquisição fosse avante ficaríamos com apenas os cinco 119Civis, para a instrução e pouco mais, mas, se fosse eu a mandar, esses cinco helis eram recambiados logo, para as forças de segurança, e, em sua substituição, teríamos cinco 109M, modelo este que já poderia executar missões de combate , oito 101 para o SAR, os quatro CSAR que deveriam ser equipados devidamente, e pelas minhas contas de merceeiro, o bom seria termos oito blackhawks no inventário o que nos permitiria apoiar o SAR e ter pelo menos cinco unidades para o apoio tanto aos CSAR como ás unidades em terra.

Se assim fosse a FAP passaria dos actuais 17 helis para 25, numero que para mim continuaria a ser baixo.

Abraços

Não concordo com os AW119 tenham sido um erro, claro que preferia a versão TH mas a compra foi no tempo do senhor 20M. E é preferível ter este do que agora estar limitado a um Alouette e daqui a uns meses até não ter nenhum.

É bom lembrar que a ideia inicial da FAP passava por comprar uns AW119 armados, na onda dos EC635 que em conjunto com os mk516 tornava a GALE/UALE inútil.
Foi a presença do exercito na RCA que veio a criar a necessidade de um helicóptero medio multifunções para poder apoiar as tropas da BrigRR.
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Ainda bem que discordamos só desse modo se fortalece a discussão.
A versão TH é também monomotora, portanto, nesse aspecto não é melhor que a trampa da versão que temos !

Based on the AW119Kx, the TH-119 is Leonardo' entry for the US Navy Advanced Helicopter Trainer competition. Is a single engine IFR light helicopter first unveiled at the Navy League Sea-Air Space Exhibition in Washington DC on May 2016. Fitted with Genesys Aerosystems avionics and a Pratt & Whitney PT6-B engine.



https://www.helis.com/database/model/TH-119/


« Última modificação: Maio 30, 2020, 09:35:53 am por tenente »
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