REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3171 Respostas
  • 420995 Visualizações
*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2372
  • Recebeu: 163 vez(es)
  • Enviou: 483 vez(es)
  • +642/-325
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2895 em: Fevereiro 16, 2024, 01:07:55 am »
Já para não falar que na segunda metade da década de 90 e princípios dos anos 2000 só já ia quem "queria". Entre "objetores de consciência", incapacidades "médicas", prosseguimento de estudos superiores...

Ainda tinham era de contratar uns 100 administrativos para gerir a "papelada" desse pessoal todo e no fim nem conseguiam incorporar 1.000 mancebos por ano.

Neste tempo (colapso do muro de Berlim, fim da guerra fria) eram excluídos muitos simplesmente por "excesso de contingente".
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2896 em: Fevereiro 16, 2024, 08:12:25 am »
Não concordo com SMO obrigatório. Não passava de mão de obra escrava e muitas vezes para executar trabalhos particulares em casa de muitos Coronéis.

Ainda hoje me falaram de um que marchava com as mãos no bolsos!

A sorte é que não havia telemóveis na altura para fotografar e partilhar em grupos!

Era a besuntice total.


Agora ter cumprido serviço militar, um ano ou dois e até se podia aplicar o RV, para ingressar na PSP e GNR e também como bonificação para cargos da função publica, acredito que resolveria uma boa parte da falte de efetivos. Isso aliado a um quadro de Praças (praticamente nos moldes do QP de Sargentos), com uma duração de 2 ou 3 anos e a equivaler ao 12º ano.


Outra opção seria a criação de um "Serviço Cívico Obrigatório" ou qualquer outro nome que queiram chamar.

Em que todos os jovens (entre os 17 e os 25 por exemplo) teriam de cumprir  voluntariado em instituições publicas (bombeiros, CVP...) ou em contrato nas Forças Armadas.



Até podem escolher de acordo com o que tiver mais perto de casa.
Mas teriam de fazer alguma coisa de útil pela sociedade.

Mas se o SMO funciona em países como a Finlandia ou a Suiça porque raio é que não haveria de funcionar cá.
Terá de ser é uma coisa estruturada com pés e cabeça.

Se havia abusos por parte de comandantes de unidade que colocavam os recrutas ou os Sem Curso/Básicos a fazer trabalho privado, que fosse denunciado e quem de competencia atuasse. Aconteceu um caso desses na EF e o comandante da mesma foi "convidado" a sair. Estamos a falar da década de 90 quando ainda não havia telemoveis e as denuncias do pessoal surtiram efeito.

Outra vantagem do SMO é que muitos dos que antes não queriam ir lá bater com os costados,- após a recruta acabavam por colocar o RV e fazer uns contractos.
Para exemplo, da minha Escola, voluntários que concorreram directamente da vida civil eramos menos de 1/4. As restantes turmas eram de malta do SMO que, quando terminaram a IMB, acabou por se voluntariar para FZ. O mesmo era válido, em diversas proproções, para as restantes classes da Marinha.

Esta guerra veio mostrar que uma reserva mobilizavel, capaz de ser projectada no terreno em curto espaço de tempo após um retreinamento, seja como novas unidades, seja como rotação/complemento das unidades existentes é um questão vital.
Se for necessário mobiloizar por cá ou na maior parte dos paises da NATO, e espero bem que não, quem vão buscar? Gajos da minh idade?!! N meu caso especifico tenho mantido actividade e estou razoavelmente em forma para alguém com a minha idade mas não tenho 20 anos e a maior parte da malta do meu tempo está já bastante degradada, quer por falta de actividade fisica e abusos de comida e bebida, quer pelos naturais problema de saude que afigem o corpo com o passar do tempo e os esforços da juventude aparecem a cobrar a factura. Joelhos rebentados pelos esforços duranto o tempo de serviço militar é a monte a já são poucos o que não foram à faca. É esses que se vai buscar? não dão para mais nada que comprar algum (pouco) tempo, como se vê actualemnte na Ucrania onde a média de idade da VSU é de 43 anos!!!!

Por isso necessitamos de um SMO decente e capaz de formar malta. Porque tempo é vital.
Quanto tempo leva a dar uma formação de retreinamento e actualização a alguém que já cumpriu um SMO que inclua especialização e quanto tempo leva a dar uma formação de base, desde as TIC até à manobra combinada?

Vai ter de ser feito.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 08:38:38 am por FoxTroop »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2897 em: Fevereiro 16, 2024, 09:45:22 am »
Pelo que tenho visto pelos aliados da Europa de Leste e Central, o regresso do serviço militar obrigatório é uma questão não de "se" mas de "quando".

E em Portugal temos de começar a pensar seriamente em introduzir o SMO de novo. As donzelas do BE, PAN, Livre, assim como os pseudonacionalistas do bosta vão mandar-se aos arames mas creio que não há volta a dar. Além disso, reinstalar fabricas de munição e armamento ligeiro de modo a garantir uma autossuficiência nesse itens.

(...)
O que queria dizer na minha mensagem original é precisamente que o serviço militar obrigatório vai regressar em Portugal e dou um prazo máximo de 15 anos para isso acontecer. O modelo do serviço vai ser diferente do que tivemos anteriormente e vamos provavelmente ser dos últimos países europeus a fazê-lo mas a mudança é inevitável.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 11:29:00 am por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop

*

Tiamate

  • Membro
  • *
  • 166
  • Recebeu: 53 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +113/-792
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2898 em: Fevereiro 16, 2024, 09:53:35 am »
Mais depressa reduzem as FA mínimos para as FND e compromissos internacionais, entregando a maior parte do trabalho à GNR, do que colocam os jovens eleitores de esquerda queque a ir à tropa. ´






Luta luta camarada luta.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2899 em: Fevereiro 16, 2024, 09:56:26 am »
Mais depressa reduzem as FA mínimos para as FND e compromissos internacionais, entregando a maior parte do trabalho à GNR, do que colocam os jovens eleitores de esquerda queque a ir à tropa. ´






Luta luta camarada luta.
E que tipo de trabalho afirma será entregue à GNR?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2900 em: Fevereiro 16, 2024, 11:29:19 am »
Mais depressa reduzem as FA mínimos para as FND e compromissos internacionais, entregando a maior parte do trabalho à GNR, do que colocam os jovens eleitores de esquerda queque a ir à tropa. ´






Luta luta camarada luta.

Entre as donzelas queques do BE e os pseudonacionalistas do "bosta", quais deles os piores. Porque se uns são o que são, do pouco que vi dos pseudonacionalistas é Pátria acima de tudo mas veste lá tu a farda que eu agora tenho de ir por uma citação do Camões nas redes sociais"

Desprezo profundamente ambos.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 11:37:06 am por FoxTroop »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2901 em: Fevereiro 16, 2024, 11:37:31 am »
Tanto o SEN como a profissionalização têm vantagens e desvantagens. Eu lembro da quantidade de putos que desistiram logo ao final de uma semana de tropa, uma semana e eram voluntários!

Ao mesmo tempo lembro-me da "vontade" e patriotismo do meu primo que cumpriu o SEN quase à mesma altura.

Fica difícil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2902 em: Fevereiro 16, 2024, 12:00:42 pm »
Tanto o SEN como a profissionalização têm vantagens e desvantagens. Eu lembro da quantidade de putos que desistiram logo ao final de uma semana de tropa, uma semana e eram voluntários!

Ao mesmo tempo lembro-me da "vontade" e patriotismo do meu primo que cumpriu o SEN quase à mesma altura.

Fica difícil.

Não, não fica. Penso até que é muito simples. Se o teu país é bom o suficiente para viver, tem de ser bom o sufuciente para lutar por ele. E se é dever de todo e qualquer Homem, munir-se da capacidade de se defender e defender os seus, quer seja mantendo-se em forma fisica, quer seja aprendendo uma arte marcial, também é dever dele defender a sociedade a que pertence e os valores que  moldam aquilo que ele é como individuo.

Podes dizer é que esses valores estão agora um bocado difusos e sobre ataque que uma chusma que quer fazer tábua rasa de toda a evolução humana, criando novos "valores" e "ideias sociais". Daí em perguntar insistemente não só aqui. O que querem defender e de quem?
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 12:04:33 pm por FoxTroop »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2903 em: Fevereiro 16, 2024, 12:16:53 pm »
Tanto o SEN como a profissionalização têm vantagens e desvantagens. Eu lembro da quantidade de putos que desistiram logo ao final de uma semana de tropa, uma semana e eram voluntários!

Ao mesmo tempo lembro-me da "vontade" e patriotismo do meu primo que cumpriu o SEN quase à mesma altura.

Fica difícil.

Não, não fica. Penso até que é muito simples. Se o teu país é bom o suficiente para viver, tem de ser bom o sufuciente para lutar por ele. E se é dever de todo e qualquer Homem, munir-se da capacidade de se defender e defender os seus, quer seja mantendo-se em forma fisica, quer seja aprendendo uma arte marcial, também é dever dele defender a sociedade a que pertence e os valores que  moldam aquilo que ele é como individuo.

Podes dizer é que esses valores estão agora um bocado difusos e sobre ataque que uma chusma que quer fazer tábua rasa de toda a evolução humana, criando novos "valores" e "ideias sociais". Daí em perguntar insistemente não só aqui. O que querem defender e de quem?

Defender: Portugal i.e. vidas de quem cá vive, o nosso território, cultura/modo de vida, etc.
De quem: qualquer país que se possa eventualmente tornar agressivo/violento/expansionista para connosco. Incluir todos os países vizinhos e não só a Rússia (aqui tem mais a ver com sermos membros da OTAN porque os russos pouco ou nada querem connosco mas as guerras que fazem obviamente acabam por nos afetar). Ser pragmático e estar preparado para mudanças políticas por exemplo em Espanha, Marrocos ou mesmo nos EUA que nos possam vir a prejudicar diretamente do ponto de vista militar. Evitar desta forma ser apanhado de surpresa com mudanças políticas e/ou geopolíticas súbitas. Proteção de rotas marítimas por onde passa comércio do nosso interesse e capacidade prevenção de terrorismo visto que é uma ameaça imrpevísivel e tem um grau flutuante.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2024, 12:36:02 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2904 em: Fevereiro 16, 2024, 12:39:16 pm »
Tanto o SEN como a profissionalização têm vantagens e desvantagens. Eu lembro da quantidade de putos que desistiram logo ao final de uma semana de tropa, uma semana e eram voluntários!

Ao mesmo tempo lembro-me da "vontade" e patriotismo do meu primo que cumpriu o SEN quase à mesma altura.

Fica difícil.

Não, não fica. Penso até que é muito simples. Se o teu país é bom o suficiente para viver, tem de ser bom o sufuciente para lutar por ele. E se é dever de todo e qualquer Homem, munir-se da capacidade de se defender e defender os seus, quer seja mantendo-se em forma fisica, quer seja aprendendo uma arte marcial, também é dever dele defender a sociedade a que pertence e os valores que  moldam aquilo que ele é como individuo.

A nossa sociedade infelizmente está a progredir numa direção que não penso que seja a mais correta, são cada vez menos os jovens que não têm qualquer sentido patriótico e a tendência é para agravar. Pelo que vi no meu tempo, não é por irem à tropa que os mesmos vão ser mais ou menos patrióticos, isto é algo que deve ser ensinado desde criança pelos próprios país. A questão é que a educação (valores) que deviam ser transmitidas pelos país são cada vez mais relegadas para terceiros. Se fosse como antigamente, seriam os avós, mas atualmente são as Creches a cumprir essa função. Infelizmente o patriotismo não é exatamente uma prioridade para as "escolinhas".

Citação de: FoxTroop
Podes dizer é que esses valores estão agora um bocado difusos e sobre ataque que uma chusma que quer fazer tábua rasa de toda a evolução humana, criando novos "valores" e "ideias sociais". Daí em perguntar insistemente não só aqui. O que querem defender e de quem?

Quero defender os valores mais básicos que são a nossa cultura , a democracia, e todos os que vivem neste retângulo na Península Ibérica/Europa.

De quem? Agora vou imitar os "americas"... de todos os inimigos externos e internos. Quem são esses inimigos? cada um tem a sua resposta, neste momento o inimigo externo mais visivel é a Rússia/China/Irão (a todo o ocidente), internos (extrema-Esquerda e extrema-Direita nacional).

Mais claro do que isto fica difícil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2905 em: Fevereiro 17, 2024, 12:06:41 am »
Tenho de concordar com o Foxtroop, e também concordo com o que o Cabeça de Martelo disse.

Vi à pouco o programa Janela Global que dá na RTP3, e o general Arnaut disse exactamente isso, apesar dos países europeus terem, em número, cerca de 2 milhões de militares, na verdade tem poucas forças combatentes, e sem uma espécie de SMO, não tem reservas estratégias de pessoal com um mínimo de treino de onde se possa ir buscar gente para substituir perdas, para criar forças territoriais, etc. Que os países europeus estão todos indignados com o Trump mas na verdade são os europeus que estão a minar a defesa europeia ao termos umas FA tão incapazes e anda toda a gente a enfiar a cabeça na areia.

Um outro comentador, acho que é professor na Academia também referiu que entre um serviço voluntário/profissional como temos agora e o SMO que existem muitas opções, gostava de saber quais pois até podem ser hipóteses interessantes.

A minha opinião é que, sim numa situação actual de crise faz falta uma capacidade de rapidamente aumentar os números de pessoal com treino militar, mas como o CdM disse, os jovens de hoje, e mesmo os poderes políticos, consideram isso impopular, é dificil agora vir falar em patriotismo ou defesa de Portugal (a Rússia fica do outro lado da Europa... e temos muitos países entre nós e eles).

Podia existir o tal serviço cívico obrigatório, do qual o militar seria mais uma das hipóteses...

Talvez falando sim numa defesa da Europa, dos valores e do que seriamos sem uma europa como a que hoje temos, talvez essa ideia mais "europeista" fosse mais fácil de passar? E de perceber que a Europa se defende na Finlândia, nos Bálticos, na Roménia..., não é em Chaves, ou Guarda ou Elvas.

Também tenho a ideia que ao contrário do actual, deviamos voltar às nossas origens de potência maritima, a Marinha é que devia ser a nossa maior força, não o exército, isso ainda é um resquício do Ultramar.

O exército sim ficaria com a defesa das ilhas, da Península Ibérica com Espanha e talvez enviar alguma força média para apoio às potenciais terrestres, mas o grosso das forças terrestres teria que vir da Alemanha, Polónia, França, talvez Espanha, esses países é que são mais terrestres.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2024, 12:12:30 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2906 em: Fevereiro 17, 2024, 12:19:45 am »
Também sou da mesma opinião, o Ramo "principal" devia ser a Marinha e não o Exército. A nossa Marinha devia ter o tamanho da Holandesa.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2907 em: Fevereiro 17, 2024, 12:47:36 am »
Para o recrutamento anual, eu tenho uma ideia que conheço relativamente bem e que não passaria por um regresso do SMO, mas sim um sistema diferente com base num sistema integrado com o Ministério da Educação!

Ora, em Portugal todos são obrigados a estudar até aos 18 anos, caso contrário perdem os apoios sociais e teriam logo a justiça à perna que poderia significar os pais perderem a tutela do jovem!!!!

Quem trabalha na área da educação, sabe que muitos jovens só estão na Escola porque são obrigados!

Quanto aos números. No ensino secundário andam 400.000 jovens. A taxa de abandono escolar ronda os 8%. Grosso modo estamos a falar de 32.000 jovens, pelo menos só no ensino secundário.

E porque não a Defesa falar com a Educação para esta permitir que um jovem de 16 ou 17 anos possa estar nas FA pelo menos até aos 18 anos, se preferir enveredar ocupar o tempo até ser maior de idade? É uma ideia e resolvia vários problemas. Estou certo que muitos jovens preferiam ganhar algum dinheiro e sem perderem os apoios sociais! E todos os anos teriam bastantes candidatos!

É uma ideia. Porque acreditem que há muitos jovens, especialmente rapazes, que só andam na Escola porque são obrigados!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2908 em: Fevereiro 17, 2024, 01:14:44 am »
Quem propõe o SMO, devia fazer contas a quanto isso custaria, e a forma como o custo com pessoal apenas, limitava ainda mais o investimento no equipamento, na qualidade dos quartéis/bases, etc. Fora toda a questão logística e prática, do fornecimento de equipamento individual...

Eu antes prefiro ter umas FA bem equipadas, do que umas FA cheias de carne para canhão e equipamento obsoleto. Os outros vão andar a combater com mísseis, drones, veículos, navios e aeronaves topo de gama, e nós atiramos números e números contra eles "à moda antiga". Mentalidades antiquadas é o que é.

Correm é o risco de "incentivar" ainda mais a imigração de jovens, que mesmo sem terem "utilidade" directa para a DN, fazem falta para que a economia do país... sei lá... exista!

Podem é investir, em paralelo com diversas medidas para aumentar a atractividade das FA, numa semi-militarização da GNR. Não digo algo ao nível da National Guard americana, mas no mínimo um treino militar básico, seja para responder a ameaças imediatas (como um grupo armado numa localidade qualquer), seja para responder a um conflito armado, servindo de unidade de apoio/complementar às FA. Por exemplo, o EP nunca terá efectivo suficiente para conseguir assegurar a protecção da maioria das localidades ou pontos estratégicos (unidades de energia, docas, etc).

Precisamos também de ter uma verdadeira força reservista. Eu antes prefiro que seja possível chamar ex-pilotos da FAP (que estejam no activo mas na aviação civil), pessoal este com um grau de formação muito mais avançado e valioso que um simples militar do SMO, para, em caso de conflito, reintegrar as FA, do que ter um SMO em que o pessoal recebe um treino abaixo do necessário e que portanto a utilidade é muitíssimo reduzida para lá de serem a tal "carne para canhão".
Era preciso também ter meios em reserva, mas isto são outros quinhentos.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4538
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2909 em: Fevereiro 17, 2024, 01:50:51 am »
Eu sou a favor de um serviço nacional obrigatório para ambos os sexos : forças armadas, proteção civil, bombeiros, policias ,  apoio social, etc ...Deveria haver um leque de opções que pudesse abranger todos e que todos, a um momento da sua vida, tomassem consciência que fazem parte de uma comunidade nacional.

O soldado do século XXI exige , para ser eficiente, uma formação de ponta e também muita pratica pois o "calo" só se ganha com os anos. Portanto, SMO sim, mas deve haver, paralelamente, unidades (regimentos) inteiramente profissionais.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop