REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3171 Respostas
  • 420944 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2760 em: Novembro 08, 2023, 07:32:14 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2762 em: Novembro 08, 2023, 10:39:53 pm »
Que coisa mais absurda. Depois ainda surgem dúvidas de como é que uma fatia tão grande do orçamento de Defesa vai para despesa com pessoal.  ::)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2763 em: Novembro 08, 2023, 11:11:36 pm »
Não estou a dizer que não pudesse haver uma reorganização melhor mas se tivéssemos o número correcto de praças ainda ia mais dinheiro para ordenados, quantos estão nesses números? Uns 22.000? Quantos militares devia haver nas FA? Não era uns 30.000?

Dos 100% do dinheiro está é a ir é muito pouco para equipamentos, operação, etc.
« Última modificação: Novembro 08, 2023, 11:14:07 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2764 em: Novembro 09, 2023, 09:02:14 am »
Que coisa mais absurda. Depois ainda surgem dúvidas de como é que uma fatia tão grande do orçamento de Defesa vai para despesa com pessoal.  ::)

Vai ao quadro orgânico de pessoal aprovado e vê quantos Praças é suposto as Forças Armadas terem. O problema não está no excesso de pessoal, está num orçamento que não dá para cobrir o mínimo e indispensável. Eu quando estava na tropa pensava que tinha tido azar e que estava no tempo das vacas magras, afinal comi caviar com champagne e nem sabia.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2765 em: Novembro 09, 2023, 09:31:25 am »
Que coisa mais absurda. Depois ainda surgem dúvidas de como é que uma fatia tão grande do orçamento de Defesa vai para despesa com pessoal.  ::)

Vai ao quadro orgânico de pessoal aprovado e vê quantos Praças é suposto as Forças Armadas terem. O problema não está no excesso de pessoal, está num orçamento que não dá para cobrir o mínimo e indispensável. Eu quando estava na tropa pensava que tinha tido azar e que estava no tempo das vacas magras, afinal comi caviar com champagne e nem sabia.

O problema também está relacionado com o elevadíssimo número de oficiais, especialmente os Superiores e Generais, em Particular no Exercito, pois com menos de 4000 Pracas tem cerca de 6600 oficiais e Sargentos!!!

Por exemplo, se reduzirmos os oficiais superiores e Generais para metade, podes crer que a poupança daria para pelo menos, termos umas 2.000 PRAÇAS a custo Zero.

Se para um Exército com efectivo de cerca de 25000 elementos, não devem existir mais de 5000 Oficiais e Sargentos, como é possivel existirem 6600 quadros, para um efectivo, orgânico, de 14000 elementos  ???

Não há justificação alguma para os cursos da AM e ESE, continuarem a admitir o numero de cadetes e instruendos que anualmente admitem.
É um completo exagero !!!

Abraço
« Última modificação: Novembro 09, 2023, 09:39:19 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, PereiraMarques

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2766 em: Novembro 09, 2023, 02:35:33 pm »
Pois eu acho que a malta às vezes esquece-se como é que a matemática funciona. O salário em média de um General paga o salário de 3.5 praças (em termos brutos). Sendo que a média de todos os postos para oficiais, tipicamente é de 2x ou 3x mais que um praça.

Ou seja, em termos de orçamento, cada 100 oficiais, custam-te o mesmo que uns ~250 praças. Para saber a média exacta, era preciso saber com precisão quantos oficiais há de cada posto, e aí sim, fazer a comparação.

Mas mesmo pegando numa estimativa minimalista, em que cada oficial custa (em remunerações) o preço de 2 praças... e se reduzirmos para metade o número de oficiais, ou seja, de 5500 para 2750, isto permitiria, com o mesmo orçamento para pessoal, pagar salários a cerca de mais 5500 praças.

Agora, eu pessoalmente, preferia ter 2750 oficiais, e passar a ter 13000 praças (usando a comparação acima), do que a situação actual. É que é por isto que ainda hoje vemos oficiais a cravar pelo SMO, pois sabem que é a única forma de justificar os seus postos.

Já agora, só para fins de comparação, Portugal tem/tinha até há bem pouco tempo, 106 generais no activo, os EUA têm 620 (segundo uma pesquisa rápida), para todos os ramos. Ora isto é aproximadamente 1/6. Agora, temos umas FA que têm 1/6 do pessoal e 1/6 do equipada das americanas? E o mesmo para o PIB e população?

A população deles é 33 vezes maior que a nossa.
O PIB é 92 vezes maior que o nosso.
O orçamento de defesa (:mrgreen:) deles é cerca de 300 vezes maior que o nosso.
O efectivo deles é 47 vezes maior que o nosso (e eu contei com 30000 em Portugal, que está bem longe da realidade).
Nem vou especificar a diferença de meios, porque seria ridículo haver ser comparação nisto. Mas só em caças (incluindo o A-10), têm mais de 75 vezes o que nós temos.

Dito isto, faz sentido termos uma quantidade de generais tão grande, e igualmente oficiais no seu todo, como se fossemos 1/6 daquilo que são os EUA militarmente?

E como eu gosto de brincar com a matemática destas coisas, um país para ser 1/6 dos EUA, teria que ter:
-população de 55 milhões
-um PIB de 3 biliões (triliões para os internacionais), que é equivalente ao PIB da Índia
-um orçamento anual de Defesa de 140/150 mil milhões
-um efectivo de 230 mil militares
-uns 350 caças
-...

Agora, isto é Portugal? Com os seus 106 generais, deve ser!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, JohnM, PTWolf

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2767 em: Novembro 09, 2023, 03:01:58 pm »
Enviei o jpg acima do número de Oficiais, Sargentos e Oficiais a um Sargento QP de um outro país Europeu e eis a resposta:

Citar
Different countries same problems
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2768 em: Novembro 10, 2023, 08:38:33 am »
Pois eu acho que a malta às vezes esquece-se como é que a matemática funciona. O salário em média de um General paga o salário de 3.5 praças (em termos brutos). Sendo que a média de todos os postos para oficiais, tipicamente é de 2x ou 3x mais que um praça.

Ou seja, em termos de orçamento, cada 100 oficiais, custam-te o mesmo que uns ~250 praças. Para saber a média exacta, era preciso saber com precisão quantos oficiais há de cada posto, e aí sim, fazer a comparação.

Mas mesmo pegando numa estimativa minimalista, em que cada oficial custa (em remunerações) o preço de 2 praças... e se reduzirmos para metade o número de oficiais, ou seja, de 5500 para 2750, isto permitiria, com o mesmo orçamento para pessoal, pagar salários a cerca de mais 5500 praças.

Agora, eu pessoalmente, preferia ter 2750 oficiais, e passar a ter 13000 praças (usando a comparação acima), do que a situação actual. É que é por isto que ainda hoje vemos oficiais a cravar pelo SMO, pois sabem que é a única forma de justificar os seus postos.

Já agora, só para fins de comparação, Portugal tem/tinha até há bem pouco tempo, 106 generais no activo, os EUA têm 620 (segundo uma pesquisa rápida), para todos os ramos. Ora isto é aproximadamente 1/6. Agora, temos umas FA que têm 1/6 do pessoal e 1/6 do equipada das americanas? E o mesmo para o PIB e população?

A população deles é 33 vezes maior que a nossa.
O PIB é 92 vezes maior que o nosso.
O orçamento de defesa (:mrgreen:) deles é cerca de 300 vezes maior que o nosso.
O efectivo deles é 47 vezes maior que o nosso (e eu contei com 30000 em Portugal, que está bem longe da realidade).
Nem vou especificar a diferença de meios, porque seria ridículo haver ser comparação nisto. Mas só em caças (incluindo o A-10), têm mais de 75 vezes o que nós temos.

Dito isto, faz sentido termos uma quantidade de generais tão grande, e igualmente oficiais no seu todo, como se fossemos 1/6 daquilo que são os EUA militarmente?

E como eu gosto de brincar com a matemática destas coisas, um país para ser 1/6 dos EUA, teria que ter:
-população de 55 milhões
-um PIB de 3 biliões (triliões para os internacionais), que é equivalente ao PIB da Índia
-um orçamento anual de Defesa de 140/150 mil milhões
-um efectivo de 230 mil militares
-uns 350 caças
-...

Agora, isto é Portugal? Com os seus 106 generais, deve ser!

As conversas são mesmo como as cerejas, começam a ser comidas umas atrás das outras, ou no caso da escrita a vaguear. Estás a responder usando o total de oficiais existentes nas FFAA, quando a questão abordada é só sobre o Exercito !!

Lê o meu posto apenas me refiro ao Exercito, que é o RAMO que tem de possuir maior, muito maior, percentagem de Praças, em relação aos restantes.
tanto a marinha como a FAP, necessitam de uma percentagem maior de Oficiais e Sargentos, e menos de Praças, que o Exército !

Que coisa mais absurda. Depois ainda surgem dúvidas de como é que uma fatia tão grande do orçamento de Defesa vai para despesa com pessoal.  ::)

Vai ao quadro orgânico de pessoal aprovado e vê quantos Praças é suposto as Forças Armadas terem. O problema não está no excesso de pessoal, está num orçamento que não dá para cobrir o mínimo e indispensável. Eu quando estava na tropa pensava que tinha tido azar e que estava no tempo das vacas magras, afinal comi caviar com champagne e nem sabia.

O problema também está relacionado com o elevadíssimo número de oficiais, especialmente os Superiores e Generais, em Particular no Exercito, pois com menos de 4000 Pracas tem cerca de 6600 oficiais e Sargentos!!!

Por exemplo, se reduzirmos os oficiais superiores e Generais para metade, podes crer que a poupança daria para pelo menos, termos umas 2.000 PRAÇAS a custo Zero.

Se para um Exército com efectivo de cerca de 25000 elementos, não devem existir mais de 5000 Oficiais e Sargentos, como é possivel existirem 6600 quadros, para um efectivo, orgânico, de 14000 elementos  ???

Não há justificação alguma para os cursos da AM e ESE, continuarem a admitir o numero de cadetes e instruendos que anualmente admitem.
É um completo exagero !!!

Abraço

Em termos de oficiais isso, os cerca de 2750, que referes como redução, é o que o Exército possui !!!!

Actualmente, só no Exército, o numero de oficiais ronda os 2800, os sargentos são cerca de 3800, já agora Praças, cerca de 4900.

Faz lá bem as contas DC, usa só os Oficias Generais e Superiores, deixa os poucos Capitaes e Subalternos de fora pois essas classes, são muito necessárias.



Abraços

« Última modificação: Novembro 10, 2023, 08:55:36 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2769 em: Novembro 11, 2023, 03:08:22 pm »
Eu referia-me mesmo à generalidade das FA, e de todos os números, para fazer contas "a sério", era preciso ter os dados todos, saber quanto ganham todos, etc.

No fim, a conclusão é simples, com o número actual de militares, a despesa com pessoal é X. Com rácios (oficiais/sargentos/praças) mais adequados às necessidades reais, conseguia-se ter mais pessoal, sem gastar muito mais do que o valor X actual, dada a disparidade salarial entre muito do pessoal/cargos "em excesso" que está nas FA, e o pessoal que faz falta.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2770 em: Novembro 12, 2023, 06:58:25 pm »
A questão da proporção entre oficiais e praças tem muito que se lhe diga.
No meu tempo, o exército tinha muito mais efetivos que hoje, mas já havia problemas com falta de oficiais subalternos.

Tinhamos uma CCS cheia de capitães e majores, mas depois tinhamos aspirantes a oficial como comandantes de companhia, porque nem sequer tenentes se arranjava,

A escala de oficial de dia era um suplicio, porque havia pouca gente para fazer a rotação e na maior parte dos casos havia aspirantes como oficiais de dia, e por causa disso tinhamos que ter um oficial de pervenção, normalmente um capitão, que estivesse contactável durante os fins de semana, caso acontecesse algum problema.

Portanto, se a tendência se mantiver, continuamos seguramente com falta de oficiais subalternos.
Já para os vários departamentos, nunca me constou que faltassem majores ou capitães mais antigos, que já não podiam ser escalados para serviço ao quartel.

O envelhecimento dos quadros era já um problema na altura.

Além do mais, hoje, a sofisticação dos equipamentos mais modernos, leva a que a formação técnica mesmo no exército seja superior.
Ainda que as armas do tipo fire and forget não precisem de grande formação, cada vez mais os drones e os tablets de combate vão tomar conta...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2771 em: Novembro 12, 2023, 10:46:48 pm »
Na Força Aérea Capitão faz serviço.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2772 em: Novembro 12, 2023, 11:34:10 pm »
Tanto quanto sei, no exército também.
O problema na altura já era a idade.
Havia um limite de idade para poder estar na escala de serviço. No entanto, capitães que já não estavam na escala de serviço à unidade podiam estar de prevenção.

De resto, tanto quanto me recordo, até a CCS, em muitas unidades, a companhia mais numerosa, tinha um tenente como comandante.
As companhias de instrução às vezes tinham mesmo aspirantes e no máximo um alferes como comandante de companhia.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2773 em: Novembro 14, 2023, 10:20:48 am »
Ainda recentemente vi um Capitão numa Porta de Armas...sozinho!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-260
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2774 em: Novembro 18, 2023, 04:41:38 pm »
Não são mais que os outros.
Há uns anos eu escrevi aqui que na falta de empregados o patrão limpa a latrina e fazer o trabalho sujo. Aqui os meninos ficaram logo ofendidos "cada um tem as suas funções, blablabla" e agora afinal parece que eu tinha razão. Na falta de elementos subalternos, e não venham dizer que é falta de fundos, é mesmo falta de visão das chefias, a patente mais baixa vai limpar latrinas, que disso não haja qualquer dúvida.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva