REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3171 Respostas
  • 420859 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2640 em: Setembro 26, 2023, 03:31:59 pm »
"Com a ida do Regimento de Comandos para Tancos a Academia Militar concentrava-se toda na Amadora e deixava os edifícios históricos para outras funções". Esta pessoa sabe que o Regimento de Comandos já saiu da Amadora há décadas, certo?... Tudo certo sobre a concentração da Academia Militar na Amadora, mas de certeza que não são os Comandos o empecilho para isso não avançar. Também me faz alguma espécie que ao falar da reorganização territorial do Exército o exemplo maior dado tenha sido o RI10. Do meu ponto de vista tem que começar-se pelos diversos quarteis, destacamentos e chafaricas que não têm unidades operacionais, que só fazem formação ou que têm basicamente serviços administrativos. O RI10 é casa de um batalhão de paraquedistas (desfalcado), dos melhores e com maior emprego do Exército. Nestas unidades a reorganização tem que ser gerida com cuidado, simplesmente transferir e concentrar pode redundar apenas numa ainda maior sangria de pessoal. É preciso ter noção que para muito gente a proximidade de casa é um factor importante de atração/retenção, seja pelos baixos vencimentos para deslocações (o que pode melhorar), seja pelas dificuldades e tempo de deslocação na ineficiente rede de transportes, seja pela barreira psicológica do factor casa - faz-me alguma confusão naquelas idades, mas existe.

O RI10 tem grande potencial. Sendo um aeródromo colado a um rio, seria o local ideal para implementar uma subunidade de Fuzileiros. O objectivo: jogar com o factor casa. São Jacinto estando a cerca de 55km do Porto, tornaria a opção dos jovens das regiões à volta, de se juntarem aos Fuzileiros, muito mais viável.

Como seria feito: mantinha-se a unidade centralizada para curso de Fuzileiro na actual Escola de Fuzileiros, enquanto que as unidades operacionais, seriam distribuídas entre Escola de Fuzileiros, São Jacinto, Açores (ex:RG2) e Madeira (ex:RG3) (e porque não Faro, caso houvesse pessoal suficiente), com base na naturalidade dos membros dessas subunidades (pelotão ou companhia, consoante o número de pessoal). Este tipo de medida, visava tirar partido do factor proximidade a casa para os interessados em ingressar, que de outra forma prefeririam fazer outra coisa qualquer mais perto de casa, ao invés de se deslocar 200 ou 300km.

Aplicar o mesmo raciocínio para os Comandos e Paraquedistas, abrindo a hipótese de criar unidades operacionais (pelotão ou companhia) noutras regiões do país, mantendo um local central de formação (Tancos para os Paras, Carregueira para os Comandos). Dando por exemplo aos Comandos a opção do RI14 ou RC6 a Norte, e um novo RI em Faro (RI em Faro para substituir as messes e o quartel da Atalaia neste distrito), e aos Paras a possibilidade de criar uma subunidade nos Açores e/ou Madeira (inseridos na Base das Lajes e no AM3, respectivamente).

Agora fiquei a leste...

O que queremos? Concentrar! Concentrar! Concentrar!

O que fazemos? Dispersar! Dispersar! Dispersar!

Isso não faz sentido, ou querem uma coisa ou a outra. Relembro que o CTP estava em 93 estava concentrado em Tancos e São Jacinto...toda a brigada.

Agora a BrigRR está distribuída por todo o país e tu queres distribuir ainda mais?!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2641 em: Setembro 26, 2023, 05:47:29 pm »
Curioso que também andava a pensar nisso, mas não cheguei a expor aqui no Forum, à um tempo conheci uns sargentos do exército que tinham sido fuzileiros RC, mas por causa de serem do norte preferiram concorrer à ESE do que serem Fuzileiros QP, é claro que não dá para ter companhias de fuzileiros em todos os quarteis do exército, mas se desse para ter uma no norte, o RI10 parece realmente um bom local (exercicios cruzados com os Paras, exercicios com meios aéreos, exercicios em ambiente aquatico), além desta, talvez Algarve (a zona de Faro tem muitas ilhas...), talvez Açores (muitas ilhas), talvez Madeira (ilhas Selvagens?) mas sempre dependendo de conseguir recursos humanos significativos para criar lá uma unidade permanente.
E especificamente ao DAE, que tal ter uma equipa deles em Lamego? E o CTOE ter uma equipa junto do DAE?

A ideia é mesmo usar o factor casa, a favor das forças armadas. Vai sempre haver casos como os desses Sargentos, e casos em que as pessoas pura e simplesmente não ingressam porque não compensa. Não vejo razão para um jovem largar o Algarve, para ir para as FA noutra zona do país menos "atrativa". Preferem ficar no McDonalds ou num supermercado e ter acesso à praia o ano todo (isto para não falar do factor casa/família/relações, que afectará gente em todo o país). Criando subunidades de determinadas especialidades dentro de quartéis existentes, pode ser uma solução para a falta de pessoal nessas especialidades.

São Jacinto é óbvio. Se nunca vamos encher aquilo de Paraquedistas, então que se reforce com um pelotão ou companhia de Fuzileiros provenientes da região Norte.

Faro também me parece fazer sentido, por ser um distrito com mais de 400 mil habitantes. Para isso era preciso criar um Regimento do zero, vendendo-se as messes e o quartel da Atalaia, e concentrando tudo numa única base, maior, capaz de albergar não só os tais Fuzileiros, como absorvendo as funções do RI1*.

*O RI1 actual, seria absorvido (o seu pessoal) pela BA11, e podia ser convertido em Regimento de Transportes, ou de Engenharia, ou RAAA (especialidades que requerem menos pessoal que um RI, o que faz sentido numa região onde o pessoal é bastante escasso). Fazendo muito mais sentido ter um RI no distrito de Faro, por haver mais probabilidade de cativar pessoal.

Este hipotético RI de Faro, teria o dito pelotão/companhia de Fuzileiros, equipado com lanchas tipo CB-90 ou similar (com duplo-uso como lancha de fiscalização rápida contra o narcotráfico e imigração ilegal), uma unidade (batalhão?) de infantaria, que depois teria também alguma capacidade AA com Stinger e/ou um SHORAD em veículo 4x4, viaturas tácticas não blindadas e blindadas (ST5 novos ou parte/totalidade da frota de Panhard VBL, quiçá modernizados) e capacidade de defesa costeira com uma bateria de mísseis. Isto é mais um RG do que um RI, mas pronto, era mais ou menos assim que fazia.

Nos Açores, faz todo o sentido avaliar a quão exequível seria criar uma subunidade operacional de Fuzileiros na região, dado aquilo ser um grande aglomerado de ilhas, e onde a mobilidade entre ilhas e a capacidade de as defender é importante. Desde que haja pessoal local suficiente interessado e apto a ser Fuzileiro, para se criar um Pelotão, era avançar com a ideia.

O mesmo na Madeira.

Ter subunidades deste tipo de forças de elite, em ambientes bastante diferentes entre si, pode ser uma grande vantagem. Permite uma especialização que não se consegue ao ter a força concentrada num só sítio. Combater em ambiente oceânico e a ter que saltar entre ilhas, será forçosamente diferente de fazer desembarques anfíbios com Zebros na península de Setúbal.

Porto Santo então, é extremamente variado, para uma área tão pequena, indo das praias de areia à costa rochosa, de zonas de planície a zonas montanhosas, passando por urbanização e terminando num verdadeiro deserto lá no meio, para não falar dos ilhéus. Isto tudo, com um aeroporto/base aérea. Só falta mesmo neve e floresta densa.

Citar
Aqui inicialmente pensei igual, mas depois mudei um bocado pois estamos a falar de tudo dentro do exército, os graduados (sargentos e oficiais) já podem ir para outras unidades que não sejam a sua de formação, acho que qualquer OE, Comando ou PQ pode ir para qualquer RI ou RG comandar uma companhia, Pelotão, secção, (tivemos a notícia recentemente de um sargento dos Precs que foi transferido para o Hospital das Forças Armadas, só como exemplo).

Para a especialidade Comando, sempre achei interessante o conceito americano da Ranger School, isto é, além do militares do Regimento Ranger que são uma unidade operacional, também treinam pessoal que depois regressa as unidades de origem para liderar os soldados "normais", então seria normal ter uma secção de infantaria num qualquer RI ou RG com um cabo/sargento com o curso Comando, não seria necessário que todos dessa secção fossem Comandos, isto até já pode acontecer actualmente com os RC de tropas especiais, desconheço a realidade mas se não for possível, devia ser pelo menos ao fim de um certo tempo na unidade de formação.

Para Comandos e Paraquedistas acabo por aplicar o mesmo raciocínio. Têm falta de pessoal por poucos terem interesse em se juntar a estas forças tão longe de casa (não que seja o único factor, mas é um factor). E é preciso é ter mais capacidade operacional destas forças, algo que só se consegue com um reforço do pessoal. Parte da solução passaria por incluir a especialidade noutras regiões, e não apenas em Lisboa. Malta do interior Norte do país, tem mais probabilidade de se juntar aos Comandos, se houver relativamente perto uma unidade destas, inseridas no RI mais próximo. Não se faz em todos RIs do país, mas um a Norte já era um começo.

Agora fiquei a leste...

O que queremos? Concentrar! Concentrar! Concentrar!

O que fazemos? Dispersar! Dispersar! Dispersar!

Isso não faz sentido, ou querem uma coisa ou a outra. Relembro que o CTP estava em 93 estava concentrado em Tancos e São Jacinto...toda a brigada.

Agora a BrigRR está distribuída por todo o país e tu queres distribuir ainda mais?!

Existe uma diferença entre dispersar, colocando cada subunidade, regimento ou o que seja, na sua própria quinta (como acontece hoje), e dispersar especialidades, inserindo-as dentro de unidades maiores já existentes, e eliminando ao máximo os quartéis supérfluos (como o RI1 de Beja, entre outros).

Claro que podes concentrar tudo num número mínimo de unidades. Mas quando faltar ainda mais pessoal, por se ter ignorado o factor da proximidade a casa, depois não se queixem.

Agora imagina ser possível cortar com o excesso de quartéis e consequente despesa e duplicação de serviços, e ao mesmo tempo reduzir parcialmente a carência de efectivos nas FA para determinadas especialidades. Agora imagina se esta solução, ainda permitisse criar mais sinergia entre diferentes especialidades do Exército, e até entre ramos das FA.

Mas não, deve ser melhor ter regimentos mono-missão.

Em relação a juntar fisicamente no mesmo local unidades de ramos militares diferentes não tenho como discordar, os EUA que tem FAs a sério, possuem Joint Bases, mas não me parece que estejam fisicamente todos misturados, as bases americanas são é gigantes com espaço para tudo, tipo Santa Margarida ou maior, eles podem ter uma base aerea aqui, e brigadas ou Regimentos mesmo ao lado, imaginem Tancos com Aerodromo de Tancos, RParas, RE1 ser uma Joint Base...

Mas se conseguissemos funcionar com a logística e parte administrativa comum, manutenção de viaturas, cozinha, etc, já se ganhava pessoal.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Joint_base

Ia precisamente referir isto. E estamos a falar de umas FFAA com cinco ramos. Mais, a EHM funciona há quase 30 anos na BA6 e, que se saiba, não existem problemas.

E dentro das bases, é possível dividir o pessoal de diferentes especialidades/ramos. Depois tem-se é serviços comuns a todas as unidades dessa base, como refeitório, ginásio, etc.  Não estamos a falar em espetar num quartel do tamanho do RI1, toda a BrigMec e BrigInt, mas sim unidades que por si costumam ser relativamente pequenas, dentro de unidades maiores com espaço que não é usado.

Se nos EUA conseguem fazer isso, com unidades bem maiores e com muito mais gente que as nossas (unidades esses que mais facilmente justificavam uma base própria devido à sua dimensão, do que os nossos micro-regimentos), porque é que nós não?
« Última modificação: Setembro 26, 2023, 06:19:02 pm por dc »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2642 em: Setembro 26, 2023, 11:59:41 pm »
Agora fiquei a leste...

O que queremos? Concentrar! Concentrar! Concentrar!

O que fazemos? Dispersar! Dispersar! Dispersar!

Isso não faz sentido, ou querem uma coisa ou a outra. Relembro que o CTP estava em 93 estava concentrado em Tancos e São Jacinto...toda a brigada.

Agora a BrigRR está distribuída por todo o país e tu queres distribuir ainda mais?!

Eu percebo que logísticamente faça mais sentido as coisas estarem juntas, é mais eficiente certamente.

Mas é mau para o recrutamento, quem é que de Lisboa ou do Porto está para ir 3 ou 4 anos para Chaves, Santa Margarida, Abrantes, etc, ser praça pelo ordenado mínimo ou pouco mais? Para isso vão para um supermercado, loja no shopping, etc. Para esses jovens ingressarem ou tem unidades perto de casa, ou tem de ganhar mais para valer a pena estar longe. Se as FA não mexerem nos ordenados, e se retirarem o factor casa, só vai piorar a situação do recrutamento.

Eu actualmente só me atrevia a mexer num ou dois quartéis onde existissem outros próximos que absorvessem o pessoal como por exemplo na área da Amadora (RAAA1, RL2, RCmds), e na área entre Aveiro e Porto (RI10, RE3, Gaia, RTransmissoes, ES), por mim fechava os mais pequenos.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2643 em: Setembro 27, 2023, 01:24:22 am »
Entretanto, notícia do início deste ano:
https://www.dnoticias.pt/2023/2/24/349797-regimentos-militares-dos-acores-e-da-madeira-sao-os-que-tem-maior-atractividade/

Não pegar neste potencial, e ver que unidades podiam ser criadas nas duas regiões tirando o máximo partido desta atractividade (que com mais especialidades disponíveis, como Fuzileiros, poderá ser visto como ainda mais atractivo, por haver mais opções), é absurdo.

Eu percebo que logísticamente faça mais sentido as coisas estarem juntas, é mais eficiente certamente.

Mesmo logisticamente, não há grande logística que envolva muitas destas unidades que temos falado. Não se está a falar de dispersar Leopard ou Pandur um pouco por todo o país. Estamos a falar de unidades tipicamente ligeiras, e que no máximo possuam viaturas tácticas ligeiras (blindadas ou não) ou pequenas embarcações (no caso dos Fuzileiros). No máximo assistiríamos à incorporação de alguma viatura táctica ligeira nova, mas nada mais que isso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5574
  • Recebeu: 5557 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2644 em: Outubro 09, 2023, 06:57:44 pm »
On/off-topic: que pena a "paixão" do Governo serem as Forças de Segurança, e não outras Forças, as (des)Armadas...

https://www.dn.pt/dinheiro/investimento-nas-forcas-de-seguranca-ultrapassa-2000-meuro--17136200.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2645 em: Outubro 09, 2023, 08:28:28 pm »
On/off-topic: que pena a "paixão" do Governo serem as Forças de Segurança, e não outras Forças, as (des)Armadas...

https://www.dn.pt/dinheiro/investimento-nas-forcas-de-seguranca-ultrapassa-2000-meuro--17136200.html

A guarda pretoriana...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2646 em: Outubro 09, 2023, 09:24:59 pm »
On/off-topic: que pena a "paixão" do Governo serem as Forças de Segurança, e não outras Forças, as (des)Armadas...

https://www.dn.pt/dinheiro/investimento-nas-forcas-de-seguranca-ultrapassa-2000-meuro--17136200.html

Vão ter de atirar muito mais dinheiro e mudar "certas coisas" para resolver os problemas das FS.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21058
  • Recebeu: 2513 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2647 em: Outubro 14, 2023, 06:38:51 pm »
NOVOS INVESTIMENTOS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS


 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2648 em: Outubro 14, 2023, 08:44:37 pm »
NOVOS INVESTIMENTOS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS



Muito bom!!!!
LOL, LOL, LOL.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2649 em: Outubro 15, 2023, 10:04:51 am »
Comédia ou Drama?  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1660 vez(es)
  • +996/-189
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2650 em: Outubro 15, 2023, 05:24:00 pm »
Se fosse tudo implementado já era uma pessoa feliz (à exceção do NPL e dos Tucas)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2651 em: Outubro 15, 2023, 10:06:20 pm »
Pois, uma alternativa mais versátil e económica ao NPL/LPD, e utilizar helicópteros armados para COIN/CAS em África, e ficavam resolvidos esses programas.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2652 em: Outubro 16, 2023, 12:45:00 am »
Em resposta a duas das perguntas do saabGripen aqui: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5598.2430

Primeiro sobre a modernização dos Leo inserida na LPM:
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=3948.1530

Fonte:
https://irp.cdn-website.com/80f62bd2/files/uploaded/RevCav_37_NOV22.pdf
O mesmo texto pode-se encontrar na Revista da BrigMec, Atoleiros, nº36 de 2022

Sobre os novos camiões do exército, existem fotos e estiveram presentes no dia 10 algures no país (estive lá mas já nem me lembro onde foi  :mrgreen:)

Na Revista do Exército de Abril de 2023 pode-se ler um artigo sobre o programa e o que foi comprado, página 12
https://assets.exercito.pt/SiteAssets/JE/Jornais/2023/abr/728.aspx
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7281
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2653 em: Outubro 16, 2023, 09:27:35 pm »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Charlie Jaguar

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2654 em: Outubro 17, 2023, 04:00:39 pm »
 :mrgreen:

Citar

Defesa Nacional
@defesa_pt
·
35m
Temos a maior Lei de Programação Militar de sempre para responder aos desafios presentes e futuros investindo em manutenção, sustentação e modernização dos meios existentes. Estamos a repor as reservas de guerra para níveis compatíveis com o atual contexto geopolítico.


PS a ser PS

Reis da propaganda
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas