REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 3172 Respostas
  • 421023 Visualizações
*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2565 em: Agosto 26, 2023, 04:05:26 pm »
Citar
quando se sabe que a principal causa dos pedidos de rescisão e da não renovação de contratos do pessoal voluntário, e dos pedidos de abate aos quadros permanentes, são as remunerações e os vencimentos. É essa a razão fundamental para cerca de dois terços dos que abandonam a estrutura militar, para além da sobrecarga de trabalho e da deficiente qualidade das instalações e dos equipamentos.

Identificados os problemas, agora basta solucioná-los. Tudo o resto de andar a tentar reinventar a roda, com soluções completamente descabidas, deviam ser já prontamente descartadas.

Comparam com outros países que recorrem à mesma solução, mas não pensam na questão dos rácios. Uma coisa é ter "uns quantos" imigrantes nas FA, algo que é "controlável", outra é ter nas FA 20 a 30% de estrangeiros.

Experimentem primeiro ter umas FA bem equipadas, com instalações decentes, e cujos militares têm salários equivalentes às FS, e acrescentem a medida suplementar de aumentar o limite de idade de ingresso (algo que também já se faz noutros países, mas só seguem os exemplos que convém).

Outra medida, porque é que agora os contratos são de 6 anos e não de 9, como já foram até há não muito tempo?
Com verdadeiras medidas de incentivo, por exemplo, a indemnização final ser de 2 duodécimos do valor mensal pago, e não o duodécimo atual (como também já foi antigamente, e recordando que o atual não é um incentivo, é uma obrigação legal).

Literalmente, é voltar a instaurar muito do que estava até 2012.
« Última modificação: Agosto 26, 2023, 10:40:31 pm por Anthropos »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dc

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2566 em: Agosto 27, 2023, 09:42:03 am »
E vocês,  já criaram uma empresa hoje?

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5561 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2567 em: Agosto 27, 2023, 10:12:40 am »
E vocês,  já criaram uma empresa hoje?




"É fartar, vilanagem!"

Citar
13 empresas foram criadas só para fazer negócios com o ministério da Defesa

Em comum tinham ligações, diretas ou indiretas, como os três principais empresários arguidos. Entre 2018 e 2020 faturaram 3,7 milhões de euros. A nova Lei de Infraestruturas Militares abre porta a mais adjudicações por ajuste direto

Há 13 empresas que foram criadas entre 2018 e 2020 e só fizeram negócios com a Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional (DGRDN).

Este foi o período - coincidente com o mandato de João Gomes Cravinho como ministro da Defesa Nacional - visado na operação "Tempestade Perfeita" que investiga adjudicações suspeitas naquele ministério e que já resultou numa acusação por corrupção, peculato e branqueamento contra em 73 arguidos - sete funcionários do ministério da Defesa, entre os quais três ex-altos quadros, 36 empresários e familiares, bem como 30 empresas. Estas 13 (ver lista no final do texto) fazem parte dessas três dezenas e, de acordo com os registos em seu nome, consultados pelo DN na plataforma da contratação pública base.gov, apenas foram adjudicatárias da DGRDN.

No período em causa comandavam este poderoso departamento do ministério da Defesa Nacional (MDN), os três principais arguidos do processo, detidos em dezembro do ano passado: Alberto Coelho, na altura diretor-geral, que já foi multado em 15 mil e 300 euros pelo Tribunal de Contas por infrações financeiras nas obras do antigo Hospital Militar de Belém (HMB); e os escolhidos por si Paulo Branco, diretor de serviços da gestão financeira, e Francisco Marques, diretor de serviços de infraestruturas e património.

De acordo com a acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, que titulou o inquérito investigado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ), em comum as empresas acusadas, incluindo estas 13, tinham todas ligações, diretas ou indiretas, através de familiares ou outros empresários conhecidos, com os três principais gestores arguidos: "André Barros, Manuel Sousa e Paulo Machado são conhecidos de Alberto Coelho, Paulo Branco e Francisco Marques. Estão todos ligados a empresas de construção civil, engenharia e arquitetura que foram contratadas pela DGRDN", alega o Ministério Público (MP).

3,7 milhões de euros em adjudicações

"De modo a concretizar a concertação de convites e propostas a apresentar nos procedimentos concursais por ajuste direto e consulta prévia, por intermédio destes empresários foram constituídas sociedades com o único propósito de serem adjudicatárias da DGRDN, sendo controladas pelos próprios ou por pessoas das suas relações", afiança o MP. De acordo com a pesquisa do DN, as 13 empresas - a maior parte criada em 2020, com o país em plena pandemia da Covid-19 - faturaram nos três anos cerca de 3,7 milhões de euros, mais de dois terços de um total de 5,5 milhões que o MP atribui às 45 adjudicações suspeitas.

Além disso, "com o mesmo propósito de concertação foram convidadas empresas já instaladas no mercado que aceitaram facilitar o sucesso da proposta da empresa escolhida para vencer o procedimento". Em alguns casos, é escrito na acusação, "apresentando propostas de valor superior ao da vencedora ou não apresentando propostas", noutros "apresentando propostas que sabiam ser vencedoras em troca da retenção de uma quantia a título de "comissão", em regra, correspondente a 5% do montante adjudicado".

"Centro de custos" para contrapartidas

Entre estas empresas está a Romapremium, constituída em 2019, com seis contratos registados com a DGRDN, no valor de 304.753,00 €. Uma das adjudicações foi a da requalificação do HMB, cuja derrapagem, em 2020, de 750 mil para 3,2 milhões de euros, acabou por tornar este caso o centro da investigação judicial.

A Romapremium coincidiu com a TRXMS (criada em 2017, como "prestadora de serviços de cabeleireiro" mas com uma mudança, em abril de 2020 para trabalhos de gestão e serviços a empresas), que teve também seis contratos apenas com a DGRDN, em 2019 e 2020, no valor de 1.815.057,00 €, não só no HMB, mas também em obras no Palácio Bensaúde, na altura em que o ex-secretário de Estado, Marco Capitão Ferreira (arguido na Tempestade Perfeita, mas ainda não acusado) mudou para estas instalações a sede da IdD-Portugal Defence, a holding da indústria pública de Defesa, cujo Conselho de Administração presidiu entre 2020 e 2022.

De acordo com o portal já referido, a empreitada, designada "Contrato de aquisição de serviços de obras de reabilitação e conservação no Palácio Bensaúde em Lisboa", custou cerca de 122 mil euro (com IVA), foi adjudicada, em dezembro de 2020, à Romapremium, mas foi a TRXMS a executar os trabalhos. O processo, sustenta a acusação, foi tratado entre os arguidos Paulo Branco, Francisco Marques, Paulo Machado e André Barros. Recorde-se que, além desta despesa através da DGRDN, segundo o mesmo portal base.gov, em setembro de 2021, Marco Capitão Ferreira ainda gastou mais quase 160 mil (IVA incluído) num outro contrato numa "Empreitada para obras de adaptação no Palácio Bensaúde".

A rede tentacular alegadamente montada por Coelho, Branco, Marques, Barros, Sousa e Machado implicava, alega o MP, a criação pelos três empresários de um "centro de custos", relativamente às obras adjudicadas e às contrapartidas dadas aos funcionários da DGRDN que intervinham favoravelmente na decisão dos referidos procedimentos contratuais, apelidando-as, às contrapartidas, de "comerciais"". Para além disso, argumenta o MP, os arguidos André Barros, Paulo Machado, Manuel Sousa, bem como Cláudia Preto (sócia-gerente da TRXMS) ficariam com uma percentagem de 10%, por cada obra adjudicada pela DGRDN a esta bolsa de sociedades.

Na acusação, o MP condena os três antigos altos quadros do MDN e os empresários a pagar ao Estado um milhão e 400 mil euros que estima ser o valor que receberam em vantagens patrimoniais e/ou numerário: Alberto Coelho cerca de 86 mil euros; Paulo Branco 415 mil euros; e Francisco Marques, cerca de 270 mil. Os três empresários terão de pagar cerca de 634 mil euros, correspondente às valores de que, calculou o MP, se apropriaram ilegitimamente.

Riscos na nova Lei

Além das empreitadas já referidas, as outras adjudicações tinham a ver sempre com pequenas obras, por exemplo de manutenção em alojamentos de praças, vistorias em imóveis militares, remodelações, limpeza de terrenos, entre outras que, por serem valores reduzidos, os ajustes diretos não levantavam suspeitas. No entanto, há um alerta em relação à nova Lei de Infraestruturas Militares (LIM), publicada em Diário da República no passado dia 18.

Preparada com o envolvimento de Marco Capitão Ferreira, enquanto ex-secretário de Estado (de cujo cargo se demitiu no passado dia sete de julho, quando foi constituído arguido) com esta tutela de gestão do património militar delegada pela ministra Helena Carreiras, a atual LIM prevê, pela primeira vez, no seu artigo 10º, que "com vista ao aumento de valor dos imóveis a rentabilizar, pode a DGRDN promover a edificação de benfeitorias". Fontes do setor receiam que esta seja uma "porta escancarada" para mais ajustes diretos. "A maior parte destas obras são de pequeno valor, mas muitas juntas, como faz prever este novo artigo da LIM, somam grandes verbas que acabam desviadas da LIM e daquilo que deve ser o seu principal foco: "a melhoria das infraestruturas das Forças Armadas", sublinha uma dessas fontes, atenta à "Tempestade Perfeita".

Esta foi uma alteração à Lei, aprovada no parlamento só com os votos a favor do PS, que pode trazer problemas a Helena Carreiras, que não se opôs a este novo artigo. A ministra, recorde-se, garantiu que tem sido dada "muitíssima atenção e prioridade a tudo o que tem a ver com a necessidade de reforçar e promover a transparência e a prevenção da corrupção e da criminalidade económica e financeira na área da Defesa". Helena Carreiras, que requereu ao Tribunal de Contas uma auditoria à IdD, assegurou que "para além de várias inspeções que foram promovidas e estão a ser desenvolvidas pela Inspeção Geral da Defesa Nacional a todas as entidades da esfera da defesa, incluindo o setor empresarial do Estado, já desde dezembro de 2022, há também um outro conjunto de ações inspetivas" a decorrer.

Lista de empresas

1- Agroclean - constituída em 23/10/2020

- Exploração florestal, cortiça e resina

- 3 contratos com a DGRDN em 2020 e 2021

Valor total- 130.290,00 €


2- Alex Santos - constituída em 14/9/2020

- Construção civil

- 1 contrato com a DGRDN em 2020

Valor total- 149.200,00 €


3- Choose2shine - constituída em 17/6/2020

- Remodelação de edifícios, limpezas, compra e venda de imóveis

- 2 contratos com DGRDN em 2020

Valor total - 177.200,00 €


4- Degmauri - constituída em 5/11/2019

- Construção Civil

- 1 contrato com a DGRDN em 2020

Valor total- 30 000 euros


5- Effusive Percentage - constituída em 17/06/2020

- Construção, remodelação e manutenção de edifícios, compra e venda de imóveis.

- 2 contratos com DGRDN em 2020

Valor total - 173.656,00 €


6- Mifraland - constituída em 11/03/2020

- Compra e venda de imóveis.

- 4 contratos com a DRGDN entre 2020 e 2021

Valor total- 259.765,00 €


7- Paralelo Resistente - constituída em 3/6/2020

- Consultoria, projetos de engenharia e construção civil

- 2 contratos com DGRDN em 2020

Valor total - 174.500,00 €


8- Planeta Limpo - constituída em 21/6/2019

- Limpeza de estradas, pinhais, matas, florestas, caminhos agrícolas

e florestais, espaços urbanos

- 7 contratos com a DGRDN em 2019 e 2020

Valor total - 366.438,00 €


9- Precious Strategy - Constituída em 23/6/2020

- Servia para usar as contas bancárias para as contrapartidas.

- Nenhum contrato registado


10- Romapremium - constituída em 12/3/2019

- Consultoria, construção civil, obras públicas, projetos de engenharia e arquitetura,

fiscalização de obras e compra e venda de materiais de construção civil

- 6 contratos com a DGRDN entre 2019 e 2020

Valor total - 304.753,00 €


11- Segundo Plan - constituída em 1/1/2018

- Serralharia e construção civil

- 4 contratos com a DGRDN em 2019 e 2020

Valor total- 195.280,00 €


12- TRXMS - constituída em 2017 e redesignada a 6/4/2020

- Começou como prestadora de serviços de cabeleireiro, passando depois a trabalhos de gestão e serviços a empresas.

- 6 contratos com DGRDN em 2019 e 2020

Valor total- 1.815.057,00 €


13- Wisepodium - Constituída em 23/6/2020

Servia para usar as contas bancárias para as contrapartidas.

Nenhum contrato registado


https://www.dn.pt/edicao-do-dia/27-ago-2023/13-empresas-foram-criadas-so-para-fazer-negocios-com-o-ministerio-da-defesa-16915096.html

Torno a afirmar: mais até que o João Galamba, é incompreensível, e inadmissível, a continuidade/perpetuação do sr. Titterington no Governo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2568 em: Agosto 27, 2023, 12:50:54 pm »
É à descarada, sabem que podem fazer tudo que nada lhes acontece



Se ao menos tivessemos um presidente ao invés de um palhaço do circo chen  :bang:
« Última modificação: Agosto 27, 2023, 01:11:28 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2569 em: Agosto 27, 2023, 02:27:20 pm »
Tenho de dizer que não estou exatamente a adorar a ideia de acordar todos os dias com uma nova notícia de corrupção  :mrgreen:

Já cansa um bocadinho  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2570 em: Agosto 27, 2023, 05:08:20 pm »
Tenho de dizer que não estou exatamente a adorar a ideia de acordar todos os dias com uma nova notícia de corrupção  :mrgreen:

Já cansa um bocadinho  :mrgreen:

É preciso perceber que Portugal, na sua génese, é um país africano. Ficou ligado por via terrestre ao resto da Europa por erro de cartografia, mas certamente não foi propositado, nem relevante.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2571 em: Agosto 27, 2023, 05:23:06 pm »
Tenho de dizer que não estou exatamente a adorar a ideia de acordar todos os dias com uma nova notícia de corrupção  :mrgreen:

Já cansa um bocadinho  :mrgreen:

HABITUEM-SE
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Anthropos

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2572 em: Agosto 27, 2023, 05:27:58 pm »
Tenho de dizer que não estou exatamente a adorar a ideia de acordar todos os dias com uma nova notícia de corrupção  :mrgreen:

Já cansa um bocadinho  :mrgreen:

HABITUEM-SE

Já nem me lembrava dessa... Realmente não sei o que é esperado, quando o primeiro ministro é o ex Ministro da Administração Interna de Sócrates.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2573 em: Agosto 27, 2023, 06:56:18 pm »
País de mafiosos. Fazem parecer os negócios dos Yakuza totalmente legítimos.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2575 em: Agosto 28, 2023, 11:19:35 pm »
Oxalá lhes dêem ouvidos. Isto de ter as FA como uma mera empresa de trabalho temporário não lógica nenhuma. Muito menos quando o propósito é as pessoas obterem nacionalidade, ao estilo 90 day fiancé (onde as pessoas casam para obter nacionalidade e ir viver para um determinado país, e depois divorciam-se).

Querem criar uma Legião Estrangeira em África, para voluntários de outros países que se encaixem nos valores portugueses, ok. Querem fazer acordos bilaterais/multilaterais com outros países (CPLP/PALOP ou outros) para defesa mútua, ok. Agora a resolução da falta de efectivo nas FA portuguesas, tem que ser resolvida com soluções convencionais já abordadas várias vezes (e têm que incluir melhoria das condições de trabalho, isto é, meios e infraestrururas adequados).
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2576 em: Agosto 29, 2023, 06:37:09 am »
Já tens uma marinha africana portanto faz todo o sentido

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2577 em: Agosto 29, 2023, 01:40:55 pm »
Qualquer vamos ser é ultrapassados por mais e mais marinhas africanas.  ::)
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2578 em: Agosto 30, 2023, 07:54:31 am »
Daí a nossa parceria militar com o Gana  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #2579 em: Agosto 30, 2023, 03:51:33 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva