REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1440 em: Abril 02, 2022, 03:52:56 pm »
No Leading o vendedor dos aviões era pago logo no início. Não há diferença face às compra pura e simples. Tens é que arranjar uma instituição financeira disponível para pagar logo e ir recebendo pouco a pouco do Estado comprador.
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1441 em: Abril 02, 2022, 04:25:58 pm »
No Leading o vendedor dos aviões era pago logo no início. Não há diferença face às compra pura e simples. Tens é que arranjar uma instituição financeira disponível para pagar logo e ir recebendo pouco a pouco do Estado comprador.

O verdadeiro dono é a financiadora e não o utilizador/comprador. Desta forma nunca pode ser imputado o valor total na entrega.

DC, a República Checa salvo erro utiliza Gripens em sistema de leasing por 10 anos!
A Hungria também utiliza Gripens com contratos de 10 anos!

Mas é verdade que é por exemplo muito mais fácil montar uma operação financeira (utilizando a capacidade nacional e outra a instalar), para a aquisição de navios do que aviões...... se bem que quando o FCAS estiver disponível...... nós temos unidades que trabalham para a Airbus..............
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1442 em: Abril 02, 2022, 04:50:02 pm »
Os Merlin e os C295 da FAP foram “adquiridos” em leasing. Formalmente não são propriedade da FAP. Mas lá está, foi negociado antes de 2010.
Talent de ne rien faire
 
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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1443 em: Abril 02, 2022, 09:18:01 pm »
DC, a República Checa salvo erro utiliza Gripens em sistema de leasing por 10 anos!
A Hungria também utiliza Gripens com contratos de 10 anos!

Mas é verdade que é por exemplo muito mais fácil montar uma operação financeira (utilizando a capacidade nacional e outra a instalar), para a aquisição de navios do que aviões...... se bem que quando o FCAS estiver disponível...... nós temos unidades que trabalham para a Airbus..............

Sim, mas lá está, são caças em número excedentário da Suécia, que entre ficarem arrumados a apanhar pó, ou serem rentabilizados através do leasing, preferiram a segunda opção. Já com o Gripen E, novinho em folha, dificilmente fazem isso, sendo o mais provável de acontecer, que assim que os C/D forem substituídos pelos E, os primeiros sejam colocados à venda ou disponíveis para leasing.

De resto, existem inúmeras necessidades nas FA que poderiam ser colmatadas com soluções que permitissem o envolvimento da nossa indústria. Até se podia lançar a hipótese do fabrico de munições (da MBDA ou Raytheon por exemplo) em Portugal. Fábricas colocadas no centro da Europa, ali ao alcance dos russos, é um erro estratégico. E com o custo da mão-de-obra portuguesa consideravelmente abaixo de muitos desses países, também permite baixar preços das próprias munições.
 
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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1444 em: Abril 02, 2022, 09:41:15 pm »
DC, a República Checa salvo erro utiliza Gripens em sistema de leasing por 10 anos!
A Hungria também utiliza Gripens com contratos de 10 anos!

Mas é verdade que é por exemplo muito mais fácil montar uma operação financeira (utilizando a capacidade nacional e outra a instalar), para a aquisição de navios do que aviões...... se bem que quando o FCAS estiver disponível...... nós temos unidades que trabalham para a Airbus..............

Sim, mas lá está, são caças em número excedentário da Suécia, que entre ficarem arrumados a apanhar pó, ou serem rentabilizados através do leasing, preferiram a segunda opção. Já com o Gripen E, novinho em folha, dificilmente fazem isso, sendo o mais provável de acontecer, que assim que os C/D forem substituídos pelos E, os primeiros sejam colocados à venda ou disponíveis para leasing.

De resto, existem inúmeras necessidades nas FA que poderiam ser colmatadas com soluções que permitissem o envolvimento da nossa indústria. Até se podia lançar a hipótese do fabrico de munições (da MBDA ou Raytheon por exemplo) em Portugal. Fábricas colocadas no centro da Europa, ali ao alcance dos russos, é um erro estratégico. E com o custo da mão-de-obra portuguesa consideravelmente abaixo de muitos desses países, também permite baixar preços das próprias munições.

É possível ter produção industrial sob a égide das forças armadas?
Seria uma possibilidade ter capacidade nacional de produção de "consumíveis" mínimos e integrar profissionalmente alguns dos militares que abandonam o serviço.
Produção nacional, formação profissional e emprego.

Por exemplo: formação em CNC ou outras tecnologias.
Produzir a SCAR sob licença, por exemplo...
« Última modificação: Abril 02, 2022, 09:44:13 pm por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1445 em: Abril 03, 2022, 11:21:16 am »
Eu acho que vocês estão a confundir Leasing com outro tipo de alugueres de longa duração. O que descreveram é mais renting dos Gripen. No Leasing os bens são das FA com reserva de propriedade para a locadora em caso de incumprimento. E para a contraparte (país estrangeiro neste caso) o pagamento seria integral e imediato.
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1446 em: Abril 03, 2022, 02:51:37 pm »
Eu acho que vocês estão a confundir Leasing com outro tipo de alugueres de longa duração. O que descreveram é mais renting dos Gripen. No Leasing os bens são das FA com reserva de propriedade para a locadora em caso de incumprimento. E para a contraparte (país estrangeiro neste caso) o pagamento seria integral e imediato.

São leasing mesmo por isso, vai que um piloto maluco decide atacar a Rússia.
Se os aparelhos fossem de propriedade Sueca a Rússia tinha um "casus belli" sobre a Suécia.
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1447 em: Abril 03, 2022, 03:56:14 pm »
Acho que não estás a perceber. Estás a referir um processo entre duas entidades. O leasing tradicional implica três entidades. Os dois países e um intermediário financeuro. A propriedade é transferida entre países mas a locadora é que assegura o pagamento integral ao primeiro país aquando do contrato ficando com reserva de propriedade caso a segundo país não faça os pagamentos.

O problema aqui é que uma locadora não vai arrestar um submarino facilmente nem pode arranjar um comprador para ele por dá cá aquela palha. Tem que haver uma confiança muito grande e formas de obrigar o Estado a cumprir com as suas obrigações.
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1448 em: Abril 03, 2022, 05:12:33 pm »
Acho que não estás a perceber. Estás a referir um processo entre duas entidades. O leasing tradicional implica três entidades. Os dois países e um intermediário financeuro. A propriedade é transferida entre países mas a locadora é que assegura o pagamento integral ao primeiro país aquando do contrato ficando com reserva de propriedade caso a segundo país não faça os pagamentos.

O problema aqui é que uma locadora não vai arrestar um submarino facilmente nem pode arranjar um comprador para ele por dá cá aquela palha. Tem que haver uma confiança muito grande e formas de obrigar o Estado a cumprir com as suas obrigações.

Ouça, não é o primeiro, nem segundo nem o terceiro contrato de leasing que faço e assino, sejam de viaturas ligeiras, mistas, mercadorias, pesados....... Num Leasing o intermediário financeiro é que fica titular do bem e registado no Documento Único Automóvel, e fica o comprador ou utilizador como entidade que pode utilizar a viatura.

Só no fim do Leasing e depois de integralmente pago, é que a locadora passa uma declaração de venda e outra a dar por finda a reserva de propriedade, reconhecida. Só nessa altura quem compra pode registar em seu nome!!!!!!!

E se quiser vender antes do final do contrato, tem de pagar a totalidade em falta e então é que lhe passam os poderes da titularidade para as mãos!

Acredite que é assim que funciona.

E mais, quem assina o contrato de locação, vai dar um aval a título pessoal ou da empresa que quer comprar ou garantia bancária. Se não pagar, é essa garantia que é executada no caso de não conseguirem o activo de volta. Mas quem decide o que executa primeiro é a locadora!!!!!
« Última modificação: Abril 03, 2022, 05:15:14 pm por Viajante »
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1449 em: Abril 03, 2022, 05:33:13 pm »
Deve ter razão. Estou a confundir com a documentação do seguro onde o tomador é o próprio e há reserva de propriedade para a entidade financeira em caso de perda total do veículo.
 

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1450 em: Abril 05, 2022, 06:51:33 pm »
O recurso a leasing/aluguer operacional não é nada de novo nas Forças Armadas, conforme já dito acima.
Inclusive algumas das "empresas" do universo EMPORDEF foram criadas em tempos com o único e especifico propósito de servirem de veículo a esta modalidade de aquisições.

Não há nenhuma boa razão para se voltar a recorrer a estes esquemas, o motivo pelo qual foram usados - "amenizar" o impacto nas contas públicas oficiais - já não pode, felizmente, ser aplicado.
O Estado não precisa de recorrer a estas tretas para nada para adquirir equipamento militar, no limite a dívida da República é muito mais barata de emitir do que os juros que se pagam nestes negócios. Estes expedientes são uma porta aberta para derreter dinheiro em assessorias jurídicas e sobretudo para pagar balúrdios a instituições financeiras, além dos riscos de corrupção.
Se é para correr este tipo de riscos e para gastar mais dinheiro, que seja para que as coisas sejam fabricadas ou até desenvolvidas em Portugal, precisamos muito mais disso do que de encher os bolsos a intermediários e a banqueiros.
 
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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1451 em: Abril 05, 2022, 10:35:32 pm »
Relativamente ao tema do recrutamento, a possibilidade de SMO, para ambos os sexos, está cada vez mais em cima da mesa...
Eu defendo (pessoalmente) um regime misto, voluntariado e SMO.
Cps,
 

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Charlie Jaguar

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1452 em: Abril 06, 2022, 09:53:00 am »
Será mesmo?  ???

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lusitan

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1453 em: Abril 06, 2022, 12:05:01 pm »
Será mesmo?  ???


Para Portugal não faria mais sentindo um sistema de defesa territorial voluntário em part-time, do que um serviço militar obrigatório?
 

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Red Baron

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Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #1454 em: Abril 06, 2022, 12:24:26 pm »
Espera o PS não autorizou o quadro de praças e agora vai autorizar SMO?

Pelo menos deve ficar mais barato que meter esta malta em cursos do centro de emprego só para não contarem para os números do desemprego.  c56x1
 
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