ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Pantera em Janeiro 07, 2006, 04:12:24 pm

Título: General defende uso da força contra a Catalunha
Enviado por: Pantera em Janeiro 07, 2006, 04:12:24 pm
Aproveitando as celebrações do Dia de Reis dos militares, em Sevilha, Mena lembrou que o Exército é o garante da Constituição e que a própria Lei Suprema prevê uma intervenção armada para impedir atentados à “soberania e independência de Espanha, defender a sua integridade e o ordenamento territorial”.

As declarações do general, que passará à reserva no próximo mês de Março, causaram grande mal-estar no Ministério da Defesa e nas Forças Armadas.

O motivo do recado de Mena ao governo são as difíceis negociações em curso sobre a reforma do Estatuto Autonómico da Catalunha. O primeiro-ministro, José Rodríguez Zapatero, abriu a porta à reforma da autonomia catalã, mas tenta limar arestas para acalmar a contestação dos que vêem no Estatuto um passo para a independência.

O texto original da proposta define a Catalunha como ‘nação’ e determina, por exemplo, a obrigatoriedade de os representantes públicos dominarem o catalão, língua cujo ensino é obrigatório nas escolas.

PEDIDO DE EXONERAÇÃO

Para o general Mena “o facto de no âmbito de uma região autónoma se exigir o conhecimento de uma língua particular é uma aspiração desmesurada”, que forçaria as Forças Armadas a agir nessa região como actualmente fazem no estrangeiro.

O chefe do Estado-Maior da Defesa, Félix Sanz Roldán, propôs ao ministro José Bono a destituição de Mena, que foi desde logo convocado para uma reunião hoje de manhã no Ministério da Defesa.

Para além do círculo militar as reacções ao discurso não se fizeram esperar, vindas de todos os quadrantes políticos, mas o governo manteve o silêncio, provavelmente para ponderar uma resposta adequada à gravidade das declarações. Porta-vozes da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), da Convergência e União (CiU), e do Partido Nacionalista Basco (PNV), consideraram as palavras do general “inadmissíveis” e exigem a sua exoneração.

REI APELA À CONCÓRDIA

O rei Juan Carlos centrou a sua alocução às chefias militares reunidas em Sevilha insistindo na necessidade de reconciliação, concórdia e consenso, virtudes inscritas na Constituição que permitiram a Espanha “transformar-se numa nação democrática, unida, cada vez mais moderna, justa e solidária

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... al=91&p=94 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=187121&idselect=91&idCanal=91&p=94)
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 07, 2006, 06:05:05 pm
Entretanto, após este incidente, o General José Mena Aguado foi detido e colocado em prisão domiciliária por uma semana. O Ministro da Defesa espanhol irá recomendar a sua imediata exoneração ao Primeiro-Ministro Rodriguez Zapatero.  :arrow: http://www.elpais.es/articulo/elpporesp ... unac_1/Tes (http://www.elpais.es/articulo/elpporesp/20060107elpepunac_1/Tes)
Título:
Enviado por: Falcão em Janeiro 07, 2006, 06:24:14 pm
:arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?p=33684#33684
Título:
Enviado por: sierra002 em Janeiro 07, 2006, 07:30:50 pm
ya veis como está la cosa.