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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Junho 15, 2004, 09:35:02 pm

Título: Elegância na FAP
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 15, 2004, 09:35:02 pm
Qual foi, para vocês, o aviação mais elegante/bonito já operado pela Força Aérea Portuguesa ou Aeronáutica Militar ( e naval ) ?

- Um tópico para descontrair!
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 15, 2004, 09:38:00 pm
Votei noutro - o Fiat G-91 com a pintura "Tiger"  8)  8)

Eu segundo lugar, talvez o Spitfire, e depois o F-84...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 15, 2004, 09:43:29 pm
Esqueci-me de refeirir o meu voto.

Votei no Spitfire. Este é, para mim, o mais elegante avião a motor de hélice jamais construído. Vê-lo a voar é um prazer.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Fspit.jpg&hash=5e911a0245255488b9e8ea3f090d4ca2)
Título:
Enviado por: komet em Junho 15, 2004, 09:49:00 pm
Votei no F-86, mas o G91 foi um "close second" :p
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 15, 2004, 10:51:37 pm
Inicialmente também tinha pensado no Spitfire, mas o Fiat com a pintura Tiger é simplesmente um dos mais bonitos aviões que alguma vez subiu aos céus  :wink: )

Mas entre o F-84 e o F-86, o Thunderjet ganha sempre...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fwmd%2Fsystems%2Fimages%2Ff-84-a-12501_a.jpg&hash=bc9cfee6f95413e884602deba13d42b9)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fwmd%2Fsystems%2Fimages%2Ff-84-0000001f.jpg&hash=7cd80345ffc7f1d0f3a74c190c11423d)

Lindo! 8)
Título:
Enviado por: P44 em Junho 16, 2004, 08:28:07 am
F-16  :wink:
Título:
Enviado por: komet em Junho 16, 2004, 09:00:31 am
Bah, deviam ter excluido o F-16, é óbvio que é o mais elegante  :roll:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 16, 2004, 12:08:03 pm
Eu votei no F-16, porque sem demérito para outros, continuo a achar que é uma aeronave muito elegante e estéticamente bem conseguida (muito diferente dos feiosos F-18 Hornet que outros países possuem).

Não percebo é a possibilidade do EH 101 ir a votos :oops:
Título:
Enviado por: emarques em Junho 16, 2004, 12:38:59 pm
Quanto mais não seja porque penso que de momento ainda não operamos nenhum. Ou já?

Votei no Spitfire. Outros bons candidatos, para mim: SPAD S.VII, Hawker Hurricane, Gloster Gladiator, P-38, Fiat G91... Por ordem cronológica, porque outra ordem seria mais difícil.

Iiiih! F****-se, dei em "Perito"... :)
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 16, 2004, 12:43:16 pm
Citação de: "emarques"
Quanto mais não seja porque penso que de momento ainda não operamos nenhum. Ou já?


O 1º chega em Setembro.

Não me digam que vocês são "racistas" de asa fixa?  :P

O EH-101 é uma aeronave muito elegante.
Título:
Enviado por: emarques em Junho 16, 2004, 12:46:29 pm
Mas o Merlin não é história da aviação militar portuguesa, quanto muito é "história futura". :P
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 16, 2004, 12:48:33 pm
Sinceramente, para mim, o EH-101 é mais bonito como helicóptero, do que o F-16 como caça...  :wink:
Título:
Enviado por: P44 em Junho 16, 2004, 01:27:52 pm
uma pergunta de um ignorante em Forças Aéreas... :twisted:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 16, 2004, 01:42:10 pm
Gostos não se discutem.

Mas ao nível de helicópteros, e bem sei que os EH 101 são de maior porte que os Black Hawk, e portanto pertencem a categorias diferentes, acho estes últimos bem mais elegantes (depois não digam que sou anti-americano 8).

No entanto, pelo que tenho observado, acho os NH-90 muito bonitos, sem desprimor para os Pumas mais recentes.

Quanto à pintura, também acho que se poderia enveredar por uma cor esverdeada mas menos "colorida".

Assim, pelo que se prevê, mais parecem aeronaves dos serviços florestais :wink:
Título:
Enviado por: emarques em Junho 16, 2004, 02:21:25 pm
Há sempre aquelas alturas em que o aparelho está no chão, quietinho, sem ter os motores ligados, parado no meio de uma clareira no teatro de operações. Acho que nessas altura, deve ser razoavelmente interessante que a aviação inimiga não o veja assim tão facilmente como isso. :)
Título:
Enviado por: P44 em Junho 16, 2004, 02:23:48 pm
Mas os radares não os detectam? (desculpem a minha ignorância)
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 16, 2004, 02:24:41 pm
Citação de: "P44"
uma pergunta de um ignorante em Forças Aéreas...  

Porque continuam a pintar os helicópteros de camuflado , nomeadamente os EH-101? Com as modernas tecnologias de radar, visão nocturna, etc, a camuflagem é hj em dia efectiva para alguma coisa???

Pq pelo menos os F-16 não são camuflados...(graças a Deus, deviam ficar lindos!!!)


Bem, P44, a verdade é que boa parte das Forças Armadas do mundo não usam nem tecnologias modernas de radar, nem equipamento de visão nocturna (ou pelo menos não o fazem em quantidades relevantes...)

A maior parte da detecção de helicópteros continua a ser feita por observação visual, portanto a camuflagem ainda pode ter alguma relevância. Mas para mim ela só é verdadeiramente eficaz em ambientes com cores muito uniformes (deserto, selva, ártico, operações nocturnas). Sinceramente, a nossa pintura, quer nos hélis, quer nos aviões de transporte, parece-me relativamente ineficaz - aquele padrão não se funde muito bem com nenhum terreno em especial  :wink: )
Título:
Enviado por: P44 em Junho 16, 2004, 02:28:09 pm
Citar
Quanto aos F-16, chegou-se a falar no uso, na 2ª esquadra, de um padrão de camuflagem semelhante. E isto não seria caso único - por exemplo, os F-16 israelitas também são camuflados (e creio que há outros países que fazem o mesmo, mas o Ricardo é mais indicado para responder a isto do que eu  )


Já agora, e é o único caso que conheço no mundo...os submarinos israelitas não são negros mas sim pintados em dois tons de azul, devido á cor das águas do mediterraneo naquela região...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 16, 2004, 02:30:54 pm
Citar
Quanto aos F-16, chegou-se a falar no uso, na 2ª esquadra, de um padrão de camuflagem semelhante. E isto não seria caso único - por exemplo, os F-16 israelitas também são camuflados (e creio que há outros países que fazem o mesmo, mas o Ricardo é mais indicado para responder a isto do que eu  )


Certo. Tanto os isrealitas como os venezuelanos.
Chegou-se a falar do mesmo padrão dos A-7P para os nossos F-16´s mas tal não passou de um simples rumor.
Creio que a questão da pintura não é de livre escolha, mas sim obrigatória consagrada no diário da républica.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 16, 2004, 02:31:38 pm
E-marques:

Também é verdade, mas para isso existem aquelas redes de camuflagem.

Agora imagine um EH-101 todo verdalhusco parado numa seara alentejana em pleno Agosto :lol:

Só se o inimigo o confundisse com um chaparro.
Título:
Enviado por: P44 em Junho 16, 2004, 02:34:02 pm
Citação de: "Rui Elias"
E-marques:


Agora imagine um EH-101 todo verdalhusco parado numa seara alentejana em pleno Agosto :lol:
Título:
Enviado por: emarques em Junho 16, 2004, 02:36:24 pm
E agora imagine um EH-101 pintado de cinzento claro pousado nessa mesma seara alentejana em qualquer época do ano. ;)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 16, 2004, 02:38:51 pm
Agora mais a sério:

Pelo menos os que futuramente forem afectos ao futuro NPL poderiam ser pintados como são Lynx actuais.

Ou encontar-se um padrão intermédio.

A actual camuflagem pode ser boa em países do norte da Europa ou então deve-se às nossas tradições na guerra de África.

Não se poderia enveredar por uma camuflagem menos "folclórica"?

O mesmo se deverá aplicar aos NH-90...
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 16, 2004, 02:57:51 pm
Spitifire all the way!  8)  8)

( Alguém tem por acaso imagens deles ao serviço na FAP ?)


Quanto à camuflagem dos EH101: lembro-me do comentário feito por estrangeiros ai na Net quando a viram. Parecia a dos americanos no Vietname  :roll:


Agora mais a sério: um camuflagem é importante, mas aquele padrão parece estar ultrapassado. O que tenho visto em helis ( pelo menos na Europa), é uma úncia cor, normalmente um verde-escuro...
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 16, 2004, 03:22:31 pm
A ideia do Spetral pode ser interessante...
Título:
Enviado por: NVF em Junho 16, 2004, 05:03:36 pm
Citação de: "emarques"
Há sempre aquelas alturas em que o aparelho está no chão, quietinho, sem ter os motores ligados, parado no meio de uma clareira no teatro de operações. Acho que nessas altura, deve ser razoavelmente interessante que a aviação inimiga não o veja assim tão facilmente como isso. :NU: porque nós já perdemos  :D

Quanto à poll, acho de facto os EH-101 muito bonitos, mas estou com o Rui Elias o Black Hawk é a mais bela de todas as aeronaves sem asas. Quanto a aviões a reacção, o meu favorito é o F-15, seguido a curta distância do F-4 (dá para ver que sou fã da McDonnell). Dos caças da WWII o meu preferido é o FW190 e a seguir o Spit. Isto está difícil, mas por razões históricas acho que vou no Spit.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 17, 2004, 11:52:39 am
Colegas:

Como sabem votei no F-16 e mantenho o voto.

Mas tendo em conta a época, julgo que os FIAT que estiveram ao serviço da nossa FAP nos tempos da guerra colonial (e atendendo a que se estava nos anos 70) também não eram feios de todo.

Quanto ao NVF e ao seu gosto pelos Black Hawk, felicito-o pelo seu bom gosto :wink:

Embora ache que os previstos NH-90 também são bonitos.
Título: T-6
Enviado por: Lynx em Junho 17, 2004, 02:02:51 pm
É dificil, estava indeciso entre o Spitfire mas votei em outro neste caso o T-6
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 17, 2004, 03:58:20 pm
Ainda em relação ao EH 101, julgo que esta pintura teria mais estilo que as tradicionais usadas na nossa FAP:


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeroflight.co.uk%2Ftypes%2Finternational%2Fagwest%2FEH101%2Feh-0034.jpg&hash=a1afd3452cd32130fc322abf234009f0)
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 17, 2004, 04:03:48 pm
Citação de: "Rui Elias"
Ainda em relação ao EH 101, julgo que esta pintura teria mais estilo que as tradicionais usadas na nossa FAP:


Mais estilo não teria, mas talvez fosse mais eficaz em alguns cenários  :?:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 17, 2004, 04:14:30 pm
JNSA:

Concodo em absoluto:

Dos vários que iremos ter, podiam-se reservar 5 ou 6 em que esse tipo de pinturas ou reflectores fossem colocados, se bem que no caso de náufragos no mar alto o problema é serem eles a serem encontrados pelos helicópteros ou aviões.

O mesmo  princípio se aplicaria aos NH-90 para o Exército.
Título: fotos T-6
Enviado por: Lynx em Junho 17, 2004, 05:43:21 pm
Fotos de T-6 no Ultramar

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeronauta.com%2Faero.fenix%2Fmkiv1737.gif&hash=f35d4da20d9cdb5b593d42eec77251a4)
Harvard" Mk.IV 1737 armado

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeronauta.com%2Faero.fenix%2Ft6g-1674.jpg&hash=f4b26b7bb45d725fb994148a5df76da3)
T-6G 1674 do A.B.5, em Nacala, com a boca
de tubarão mais bonita usada pelos T-6 da FAP

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fgaleria%2FFans%2Fcarlosmoreira%2Fcarlosmoreira-01z.jpg&hash=ad3e0459bb61902b632e447b60512863)
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 17, 2004, 06:13:19 pm
O T-6 foi sem dúvida uma aeronave marcante da aeronáutica militar portuguesa.

Mais 2 fotos, 1 das quais com a tão famosa pintura boca de tigre e a outra com a fabulosa pintura dos 50 anos da FAP.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Ft6fd.jpg&hash=b60d718b032d5b8557049c66f64d18fe)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Ft6fd2.jpg&hash=f086b6cf17b514bbb4653285afecd36f)
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 17, 2004, 08:29:35 pm
Os SeaKing da RAF em missão SAR são amarelinhos...

Então ninguém tem uma imagenzinha dos Spitifires com a Cruz de Cristo ?  :wink:
Título:
Enviado por: komet em Junho 17, 2004, 09:37:09 pm
Perdoem o tamanho...

Museu do Ar:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airliners.net%2FAirliners_net_image.file%3Ffilename%3D3%2F8%2F6%2F380683.jpg%26amp%3BZyXtCe%3DMjIzNjE5%26amp%3Bid%3D380683%26amp%3BViD%3Dbig&hash=7476af3b040cb00854d95eb9efed9dc9)
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 17, 2004, 10:58:50 pm
A imagem não mostra...

Porcaria de sites...
Título:
Enviado por: komet em Junho 17, 2004, 11:04:13 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Fspit_g.jpg&hash=34a05a9d7fd51e0f028cefafea2c11c9)

A outra era melhorzita... :

http://www.airliners.net/open.file/380683/l/ (http://www.airliners.net/open.file/380683/l/)
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 17, 2004, 11:11:33 pm
Ah, assim sim!

 :G-Ok:
Excelentes imagens, mas ninguém arranja fotos da época ?

Pena é que nunca recebemos Spit's mais avançados que o VB...
Título:
Enviado por: emarques em Junho 17, 2004, 11:26:12 pm
Acho (não tenho bem a certeza) que alguns dos Spitfire usados no filme "Battle of Britain" (ou lá como se chamava) eram da FAP. :)
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 17, 2004, 11:30:21 pm
Citação de: "emarques"
Acho (não tenho bem a certeza) que alguns dos Spitfire usados no filme "Battle of Britain" (ou lá como se chamava) eram da FAP. :)


Tinha a ideia que tinham sido Hurricanes.
Título:
Enviado por: emarques em Junho 17, 2004, 11:34:17 pm
Perfeitamente possível. Por isso é que eu qualifiquei a afirmação com "não tenho bem a certeza". ;)
Título:
Enviado por: Nautilus em Junho 18, 2004, 12:30:00 am
Eu por razões obvias votei no Spitfire, quanto aos helis esqueceram-se do Lynx Mk95 da nossa marinha?
E dos mais elegantes e versateis helis embarcados.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fgaleria%2FAntigos%2F1940-1945%2F1943supermarine-spitfirevb%2F1943supermarine-spitfirevb-01z.jpg&hash=6509fce9d986579b8f65f1a542cffbd3)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FA49BFD25-CFAF-4C7E-8198-1B7967ED88CD%2F0%2Flynx_img3.jpg&hash=aff57f43fa3d457b5dc37fd6586e5b5f)
 :D :D
Título: Votações
Enviado por: Nautilus em Julho 03, 2004, 12:42:56 am
Então Pessoal vamos la a votar para ver se achamos um vencedor.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Julho 03, 2004, 01:00:28 am
Gostaria de aqui referir outra aeronave que julgo ser lindíssima e, acreditem ou não, era a aeronave que mais gostaria de voar. Pelo menos penso que deverá dar um grande prazer: o Tiger Moth.

Isto sim é voar. Sentir o vento na cara. Melhor melhor só mesmo queda livre... mas isso é porque dizem que sou maluco.  :wink:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Ftiger.gif&hash=10a855e62749315e359a11b6b2e6fe9f)
Título:
Enviado por: emarques em Julho 03, 2004, 01:07:19 am
Citar
era a aeronave que mais gostaria de voar.


Das que ainda existem ou de todas as que Portugal teve? :)
Título:
Enviado por: JNSA em Julho 03, 2004, 01:07:50 am
Citação de: "Ricardo Nunes"
Isto sim é voar. Sentir o vento na cara. Melhor melhor só mesmo queda livre... mas isso é porque dizem que sou maluco.  :twisted:  :wink:

Mas agora a sério, o Tiger Moth ainda voa? Vi-o uma vez em exposição estática na Base Aérea do Montijo, e julguei que já não estivesse em condições de voo...
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Julho 03, 2004, 01:12:46 am
Voa! E bem!

É uma das 6 aeronaves do museu do ar que estão em condições de voo. Aliás, fez uma brilhante demonstração em Beja ( 2002 ) enquadrado na esquadrilha do museu do ar.

João, uma coisa te garanto: voar em aviões é óptimo, pilotá-los sensacional, mas pessoalmente a queda-livre transcende tudo. Ainda hoje estou hipnotizado e fico sempre com um sorriso na cara quando penso nisso.  :oops:
Título:
Enviado por: JNSA em Julho 03, 2004, 01:23:01 am
Citação de: "Ricardo Nunes"
João, uma coisa te garanto: voar em aviões é óptimo, pilotá-los sensacional, mas pessoalmente a queda-livre transcende tudo. Ainda hoje estou hipnotizado e fico sempre com um sorriso na cara quando penso nisso.

Acredito... Da próxima temos que ir fazer os dois... Mas tu saltas primeiro...  :wink:

Citação de: "Ricardo Nunes"
1 grande abraço e vê lá se não bebes muito na final este domingo!


Naa, nem por isso... Não sou de beber muito (quando calha  :lol: )... E em princípio vou para o Fan Park (lá só têm cerveja sem álcool)...

Um abraço
Título:
Enviado por: Jorge em Julho 29, 2004, 10:30:28 am
Sem margem para duvida votei no  Spitfire.
Título: QUAL A AERONAVE MAIS ELEGANTE
Enviado por: luis simoes em Maio 01, 2006, 11:49:42 pm
EU VOTEI NO F-16  APESAR DE NÃO GOSTAR MUITO DESTE MAS TENHO QUE ADMITIR QUE É LINDO O MEU AVIÃO FAVORITO É O EF-15 STRIKE EAGLE...
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Maio 02, 2006, 09:41:58 am
Na minha opinião o avião mais elegante da FAP, foi o T 38.
Título: mais elegante
Enviado por: balburdio em Maio 06, 2006, 03:43:54 pm
eu escolhi OUTRO
os meus candidatos seriam




o De Havilland DH-88 Commet
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Faviationtrivia.homestead.com%2Ffiles%2FDH88L.jpg&hash=1d390673b8f1f70fa34a6c0e51c8b88f)

o P-38G Lightning
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airwar.ru%2Fimage%2Fi%2Ffww2%2Fp38g-i.jpg&hash=038bca78bee76454971780ebbfc57d8f)

e uma aeronave que esqueceram, injustamente dado que foi o nosso primeiro avião supersónico
O T-38
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fe%2Fe2%2FT-38_%25281%2529.JPG%2F800px-T-38_%25281%2529.JPG&hash=20eb943dbbb6030eb45cf53e2a421f98)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airforce-technology.com%2Fprojects%2Ft-38%2Fimages%2FT-38Talon_1.jpg&hash=2d20944f310719d62e8756a235708558)

e este, que sempre são coisas voadoras muito elegantes:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.dfk.no%2Farkiv%2Fgallery%2Falbums%2Fln-gam%2FLN_GAM_2003_AB_06.sized.jpg&hash=d043c44990e4889eeada0c3b8b380fca)
Título: Re: mais elegante
Enviado por: NotePad em Maio 06, 2006, 10:34:25 pm
...
Título:
Enviado por: pedro em Maio 06, 2006, 11:55:33 pm
O primeiro aviao com o qual os pilotos portugueses voaram a velocidade do som foi o F86 sabre.
Cumprimentos :lol:
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 07, 2006, 10:51:18 am
Mas o que o Notepad disse continua a estar certo, o T-38 Talon foi o primeiro avião supersónico da FAP, o F86 Sabre pode ter atingido a velocidade do som mas é um avião subsónico, também acho que já ouve casos do Alpha Jet que também é subsónico atingir a velocidade do som mas por pouco não ia perdendo as asas.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Maio 08, 2006, 10:22:18 am
No inquérito não aparece, mas eu apesar de reconhecer muita elegância nos F-16, para lá das capacidades de combate que têm com a configuração MLU, acho que para o seu tempo os G-91 foram bonitos aparelhos.