ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Junho 15, 2004, 09:35:02 pm
-
Qual foi, para vocês, o aviação mais elegante/bonito já operado pela Força Aérea Portuguesa ou Aeronáutica Militar ( e naval ) ?
- Um tópico para descontrair!
-
Votei noutro - o Fiat G-91 com a pintura "Tiger" 8) 8)
Eu segundo lugar, talvez o Spitfire, e depois o F-84...
-
Esqueci-me de refeirir o meu voto.
Votei no Spitfire. Este é, para mim, o mais elegante avião a motor de hélice jamais construído. Vê-lo a voar é um prazer.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Fspit.jpg&hash=5e911a0245255488b9e8ea3f090d4ca2)
-
Votei no F-86, mas o G91 foi um "close second" :p
-
Inicialmente também tinha pensado no Spitfire, mas o Fiat com a pintura Tiger é simplesmente um dos mais bonitos aviões que alguma vez subiu aos céus :wink: )
Mas entre o F-84 e o F-86, o Thunderjet ganha sempre...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fwmd%2Fsystems%2Fimages%2Ff-84-a-12501_a.jpg&hash=bc9cfee6f95413e884602deba13d42b9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fwmd%2Fsystems%2Fimages%2Ff-84-0000001f.jpg&hash=7cd80345ffc7f1d0f3a74c190c11423d)
Lindo! 8)
-
F-16
-
Bah, deviam ter excluido o F-16, é óbvio que é o mais elegante
-
Eu votei no F-16, porque sem demérito para outros, continuo a achar que é uma aeronave muito elegante e estéticamente bem conseguida (muito diferente dos feiosos F-18 Hornet que outros países possuem).
Não percebo é a possibilidade do EH 101 ir a votos
-
Quanto mais não seja porque penso que de momento ainda não operamos nenhum. Ou já?
Votei no Spitfire. Outros bons candidatos, para mim: SPAD S.VII, Hawker Hurricane, Gloster Gladiator, P-38, Fiat G91... Por ordem cronológica, porque outra ordem seria mais difícil.
Iiiih! F****-se, dei em "Perito"...
-
Quanto mais não seja porque penso que de momento ainda não operamos nenhum. Ou já?
O 1º chega em Setembro.
Não me digam que vocês são "racistas" de asa fixa? :P
O EH-101 é uma aeronave muito elegante.
-
Mas o Merlin não é história da aviação militar portuguesa, quanto muito é "história futura".
-
Sinceramente, para mim, o EH-101 é mais bonito como helicóptero, do que o F-16 como caça...
-
uma pergunta de um ignorante em Forças Aéreas... :twisted:
-
Gostos não se discutem.
Mas ao nível de helicópteros, e bem sei que os EH 101 são de maior porte que os Black Hawk, e portanto pertencem a categorias diferentes, acho estes últimos bem mais elegantes (depois não digam que sou anti-americano 8).
No entanto, pelo que tenho observado, acho os NH-90 muito bonitos, sem desprimor para os Pumas mais recentes.
Quanto à pintura, também acho que se poderia enveredar por uma cor esverdeada mas menos "colorida".
Assim, pelo que se prevê, mais parecem aeronaves dos serviços florestais
-
Há sempre aquelas alturas em que o aparelho está no chão, quietinho, sem ter os motores ligados, parado no meio de uma clareira no teatro de operações. Acho que nessas altura, deve ser razoavelmente interessante que a aviação inimiga não o veja assim tão facilmente como isso.
-
Mas os radares não os detectam? (desculpem a minha ignorância)
-
uma pergunta de um ignorante em Forças Aéreas...
Porque continuam a pintar os helicópteros de camuflado , nomeadamente os EH-101? Com as modernas tecnologias de radar, visão nocturna, etc, a camuflagem é hj em dia efectiva para alguma coisa???
Pq pelo menos os F-16 não são camuflados...(graças a Deus, deviam ficar lindos!!!)
Bem, P44, a verdade é que boa parte das Forças Armadas do mundo não usam nem tecnologias modernas de radar, nem equipamento de visão nocturna (ou pelo menos não o fazem em quantidades relevantes...)
A maior parte da detecção de helicópteros continua a ser feita por observação visual, portanto a camuflagem ainda pode ter alguma relevância. Mas para mim ela só é verdadeiramente eficaz em ambientes com cores muito uniformes (deserto, selva, ártico, operações nocturnas). Sinceramente, a nossa pintura, quer nos hélis, quer nos aviões de transporte, parece-me relativamente ineficaz - aquele padrão não se funde muito bem com nenhum terreno em especial :wink: )
-
Quanto aos F-16, chegou-se a falar no uso, na 2ª esquadra, de um padrão de camuflagem semelhante. E isto não seria caso único - por exemplo, os F-16 israelitas também são camuflados (e creio que há outros países que fazem o mesmo, mas o Ricardo é mais indicado para responder a isto do que eu )
Já agora, e é o único caso que conheço no mundo...os submarinos israelitas não são negros mas sim pintados em dois tons de azul, devido á cor das águas do mediterraneo naquela região...
-
Quanto aos F-16, chegou-se a falar no uso, na 2ª esquadra, de um padrão de camuflagem semelhante. E isto não seria caso único - por exemplo, os F-16 israelitas também são camuflados (e creio que há outros países que fazem o mesmo, mas o Ricardo é mais indicado para responder a isto do que eu )
Certo. Tanto os isrealitas como os venezuelanos.
Chegou-se a falar do mesmo padrão dos A-7P para os nossos F-16´s mas tal não passou de um simples rumor.
Creio que a questão da pintura não é de livre escolha, mas sim obrigatória consagrada no diário da républica.
-
E-marques:
Também é verdade, mas para isso existem aquelas redes de camuflagem.
Agora imagine um EH-101 todo verdalhusco parado numa seara alentejana em pleno Agosto
Só se o inimigo o confundisse com um chaparro.
-
E-marques:
Agora imagine um EH-101 todo verdalhusco parado numa seara alentejana em pleno Agosto :lol:
-
E agora imagine um EH-101 pintado de cinzento claro pousado nessa mesma seara alentejana em qualquer época do ano. ;)
-
Agora mais a sério:
Pelo menos os que futuramente forem afectos ao futuro NPL poderiam ser pintados como são Lynx actuais.
Ou encontar-se um padrão intermédio.
A actual camuflagem pode ser boa em países do norte da Europa ou então deve-se às nossas tradições na guerra de África.
Não se poderia enveredar por uma camuflagem menos "folclórica"?
O mesmo se deverá aplicar aos NH-90...
-
Spitifire all the way! 8) 8)
( Alguém tem por acaso imagens deles ao serviço na FAP ?)
Quanto à camuflagem dos EH101: lembro-me do comentário feito por estrangeiros ai na Net quando a viram. Parecia a dos americanos no Vietname
Agora mais a sério: um camuflagem é importante, mas aquele padrão parece estar ultrapassado. O que tenho visto em helis ( pelo menos na Europa), é uma úncia cor, normalmente um verde-escuro...
-
A ideia do Spetral pode ser interessante...
-
Há sempre aquelas alturas em que o aparelho está no chão, quietinho, sem ter os motores ligados, parado no meio de uma clareira no teatro de operações. Acho que nessas altura, deve ser razoavelmente interessante que a aviação inimiga não o veja assim tão facilmente como isso. :NU: porque nós já perdemos
Quanto à poll, acho de facto os EH-101 muito bonitos, mas estou com o Rui Elias o Black Hawk é a mais bela de todas as aeronaves sem asas. Quanto a aviões a reacção, o meu favorito é o F-15, seguido a curta distância do F-4 (dá para ver que sou fã da McDonnell). Dos caças da WWII o meu preferido é o FW190 e a seguir o Spit. Isto está difícil, mas por razões históricas acho que vou no Spit.
-
Colegas:
Como sabem votei no F-16 e mantenho o voto.
Mas tendo em conta a época, julgo que os FIAT que estiveram ao serviço da nossa FAP nos tempos da guerra colonial (e atendendo a que se estava nos anos 70) também não eram feios de todo.
Quanto ao NVF e ao seu gosto pelos Black Hawk, felicito-o pelo seu bom gosto
Embora ache que os previstos NH-90 também são bonitos.
-
É dificil, estava indeciso entre o Spitfire mas votei em outro neste caso o T-6
-
Ainda em relação ao EH 101, julgo que esta pintura teria mais estilo que as tradicionais usadas na nossa FAP:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeroflight.co.uk%2Ftypes%2Finternational%2Fagwest%2FEH101%2Feh-0034.jpg&hash=a1afd3452cd32130fc322abf234009f0)
-
Ainda em relação ao EH 101, julgo que esta pintura teria mais estilo que as tradicionais usadas na nossa FAP:
Mais estilo não teria, mas talvez fosse mais eficaz em alguns cenários :?:
-
JNSA:
Concodo em absoluto:
Dos vários que iremos ter, podiam-se reservar 5 ou 6 em que esse tipo de pinturas ou reflectores fossem colocados, se bem que no caso de náufragos no mar alto o problema é serem eles a serem encontrados pelos helicópteros ou aviões.
O mesmo princípio se aplicaria aos NH-90 para o Exército.
-
Fotos de T-6 no Ultramar
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeronauta.com%2Faero.fenix%2Fmkiv1737.gif&hash=f35d4da20d9cdb5b593d42eec77251a4)
Harvard" Mk.IV 1737 armado
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aeronauta.com%2Faero.fenix%2Ft6g-1674.jpg&hash=f4b26b7bb45d725fb994148a5df76da3)
T-6G 1674 do A.B.5, em Nacala, com a boca
de tubarão mais bonita usada pelos T-6 da FAP
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fgaleria%2FFans%2Fcarlosmoreira%2Fcarlosmoreira-01z.jpg&hash=ad3e0459bb61902b632e447b60512863)
-
O T-6 foi sem dúvida uma aeronave marcante da aeronáutica militar portuguesa.
Mais 2 fotos, 1 das quais com a tão famosa pintura boca de tigre e a outra com a fabulosa pintura dos 50 anos da FAP.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Ft6fd.jpg&hash=b60d718b032d5b8557049c66f64d18fe)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg78.photobucket.com%2Falbums%2Fv248%2FEskiloKanibal%2Ft6fd2.jpg&hash=f086b6cf17b514bbb4653285afecd36f)
-
Os SeaKing da RAF em missão SAR são amarelinhos...
Então ninguém tem uma imagenzinha dos Spitifires com a Cruz de Cristo ?
-
Perdoem o tamanho...
Museu do Ar:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airliners.net%2FAirliners_net_image.file%3Ffilename%3D3%2F8%2F6%2F380683.jpg%26amp%3BZyXtCe%3DMjIzNjE5%26amp%3Bid%3D380683%26amp%3BViD%3Dbig&hash=7476af3b040cb00854d95eb9efed9dc9)
-
A imagem não mostra...
Porcaria de sites...
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Fspit_g.jpg&hash=34a05a9d7fd51e0f028cefafea2c11c9)
A outra era melhorzita... :
http://www.airliners.net/open.file/380683/l/ (http://www.airliners.net/open.file/380683/l/)
-
Ah, assim sim!
Excelentes imagens, mas ninguém arranja fotos da época ?
Pena é que nunca recebemos Spit's mais avançados que o VB...
-
Acho (não tenho bem a certeza) que alguns dos Spitfire usados no filme "Battle of Britain" (ou lá como se chamava) eram da FAP.
-
Acho (não tenho bem a certeza) que alguns dos Spitfire usados no filme "Battle of Britain" (ou lá como se chamava) eram da FAP.
Tinha a ideia que tinham sido Hurricanes.
-
Perfeitamente possível. Por isso é que eu qualifiquei a afirmação com "não tenho bem a certeza".
-
Eu por razões obvias votei no Spitfire, quanto aos helis esqueceram-se do Lynx Mk95 da nossa marinha?
E dos mais elegantes e versateis helis embarcados.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fgaleria%2FAntigos%2F1940-1945%2F1943supermarine-spitfirevb%2F1943supermarine-spitfirevb-01z.jpg&hash=6509fce9d986579b8f65f1a542cffbd3)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FA49BFD25-CFAF-4C7E-8198-1B7967ED88CD%2F0%2Flynx_img3.jpg&hash=aff57f43fa3d457b5dc37fd6586e5b5f)
:D
-
Então Pessoal vamos la a votar para ver se achamos um vencedor.
-
Gostaria de aqui referir outra aeronave que julgo ser lindíssima e, acreditem ou não, era a aeronave que mais gostaria de voar. Pelo menos penso que deverá dar um grande prazer: o Tiger Moth.
Isto sim é voar. Sentir o vento na cara. Melhor melhor só mesmo queda livre... mas isso é porque dizem que sou maluco.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fmuseu%2Ftiger.gif&hash=10a855e62749315e359a11b6b2e6fe9f)
-
era a aeronave que mais gostaria de voar.
Das que ainda existem ou de todas as que Portugal teve?
-
Isto sim é voar. Sentir o vento na cara. Melhor melhor só mesmo queda livre... mas isso é porque dizem que sou maluco. :twisted: :wink:
Mas agora a sério, o Tiger Moth ainda voa? Vi-o uma vez em exposição estática na Base Aérea do Montijo, e julguei que já não estivesse em condições de voo...
-
Voa! E bem!
É uma das 6 aeronaves do museu do ar que estão em condições de voo. Aliás, fez uma brilhante demonstração em Beja ( 2002 ) enquadrado na esquadrilha do museu do ar.
João, uma coisa te garanto: voar em aviões é óptimo, pilotá-los sensacional, mas pessoalmente a queda-livre transcende tudo. Ainda hoje estou hipnotizado e fico sempre com um sorriso na cara quando penso nisso. :oops:
-
João, uma coisa te garanto: voar em aviões é óptimo, pilotá-los sensacional, mas pessoalmente a queda-livre transcende tudo. Ainda hoje estou hipnotizado e fico sempre com um sorriso na cara quando penso nisso.
Acredito... Da próxima temos que ir fazer os dois... Mas tu saltas primeiro... :wink:
1 grande abraço e vê lá se não bebes muito na final este domingo!
Naa, nem por isso... Não sou de beber muito (quando calha )... E em princípio vou para o Fan Park (lá só têm cerveja sem álcool)...
Um abraço
-
Sem margem para duvida votei no Spitfire.
-
EU VOTEI NO F-16 APESAR DE NÃO GOSTAR MUITO DESTE MAS TENHO QUE ADMITIR QUE É LINDO O MEU AVIÃO FAVORITO É O EF-15 STRIKE EAGLE...
-
Na minha opinião o avião mais elegante da FAP, foi o T 38.
-
eu escolhi OUTRO
os meus candidatos seriam
o De Havilland DH-88 Commet
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Faviationtrivia.homestead.com%2Ffiles%2FDH88L.jpg&hash=1d390673b8f1f70fa34a6c0e51c8b88f)
o P-38G Lightning
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airwar.ru%2Fimage%2Fi%2Ffww2%2Fp38g-i.jpg&hash=038bca78bee76454971780ebbfc57d8f)
e uma aeronave que esqueceram, injustamente dado que foi o nosso primeiro avião supersónico
O T-38
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Fe%2Fe2%2FT-38_%25281%2529.JPG%2F800px-T-38_%25281%2529.JPG&hash=20eb943dbbb6030eb45cf53e2a421f98)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.airforce-technology.com%2Fprojects%2Ft-38%2Fimages%2FT-38Talon_1.jpg&hash=2d20944f310719d62e8756a235708558)
e este, que sempre são coisas voadoras muito elegantes:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.dfk.no%2Farkiv%2Fgallery%2Falbums%2Fln-gam%2FLN_GAM_2003_AB_06.sized.jpg&hash=d043c44990e4889eeada0c3b8b380fca)
-
...
-
O primeiro aviao com o qual os pilotos portugueses voaram a velocidade do som foi o F86 sabre.
Cumprimentos
-
Mas o que o Notepad disse continua a estar certo, o T-38 Talon foi o primeiro avião supersónico da FAP, o F86 Sabre pode ter atingido a velocidade do som mas é um avião subsónico, também acho que já ouve casos do Alpha Jet que também é subsónico atingir a velocidade do som mas por pouco não ia perdendo as asas.
-
No inquérito não aparece, mas eu apesar de reconhecer muita elegância nos F-16, para lá das capacidades de combate que têm com a configuração MLU, acho que para o seu tempo os G-91 foram bonitos aparelhos.