Notícias do Exército Português

  • 2287 Respostas
  • 654384 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #75 em: Abril 24, 2008, 04:00:39 pm »


Citar
A Portuguese officier (R) attends an Austrian Army "Pacemaker 08" manoeuver on April 21, 2008 in Allensteig, around 120 kms northwest of Vienna. Seventy-one NATO and NATO-PFP (Partnership for Peace) officiers, sent by their states, are in Austria to evaluate the country's ability to join foreign deployments. AFP PHOTO /DIETER NAGL (Photo credit should read DIETER NAGL/AFP)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #76 em: Abril 25, 2008, 03:14:09 pm »
Termos a Brigada Mecanizada a sul do tejo até faz sentido se pensarmos que é no sul do país que se encontra o meio mais favorável para tirar o máximo proveito de equipamentos mecanizados.
Quem já prestou serviço ou participou em exercícios em Sta Margarida tem uma ideia do volume de equipamentos que representa uma Brigada em movimento (Nos exercício nem todos os elementos saem das unidades e mesmo assim...).
Uma tropa destas parada está condenada e como já foi dito, hoje em dia o sistemas de vigilância são tão evoluídos que esconder uma patrulha é complicadíssimo quanto mais um agrupamento ou subagrupamento com os seus M´s e Leo´s. Daí a necessidade de supremacia aérea e grande capacidade de defesa aérea da Brigada.
Esconder (concentrar) a tropa em túneis como já foi dito, com os campos de batalha permanentemente monitorizados por satelites, as forças aéreas IN iam lhe chamar um figo (ou objectivo altamente remunerador como se deve dizer)....
Para o norte do país temos a BLI que com meios mais móveis pode adaptar-se perfeitamente ao relevo.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #77 em: Abril 25, 2008, 03:29:39 pm »
os meios de vigilancia não são tão eficientes como o pessoal pensa, pois ter que filtrar milhares de informações não é facil.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #78 em: Abril 26, 2008, 09:49:24 am »
Caro tyr, ficaria surpreendido se soubesse os meios que existem (até em Portugal!) e quais as suas potencialidades.
Durante o curso de vigilancia e contra-vigilancia tive a oportunidade de estar no base aérea em Sintra e ver todo o circuito de produção de foto aérea com as suas várias películas que conseguem abranger praticamente todo o espectro electromagnético.
Também no Instituto geográfico do Exército onde é ministrado o curso de interprete de imagem (satelite) com imagens vindas de Espanha (centro de satelites da união europeia) consegue-se opter informação que a primeira vista não pareceria possível.
A utlização de filtros infravermelhos permite seguir rasto de viaturas, equipamentos, muito tempo depois de trerm passado, e asim adivinhar o destino de determinada coluna se necessário.
Fotografiando uma base aérea mesmo depois dos aviões terem descolados consegue-se ver a mancha de calor deles (aqueles motores aquecem muito..) e asim saber quantos aviões levantaram voo por exemplo.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #79 em: Abril 27, 2008, 12:51:19 pm »
Por acaso tambem ja tirei o CVCV, e dediqeui me a investigar varios metodos de os iludir ou ludibriar, e existem inumeros.
os sistemas de vigilancia são muito bons contra pessoal que não os conhece (pois não tomam contra medidas) e contra zonas de dimenções reduzidas com pouca população (ou num deserto onde não ha nada), contra inimigos que mascaram o seu sinal Electromagnetico, utilizam devidamente a disciplina da camufelagem (adaptados obviamente ao meio) e criam engodos crediveis, tornam de realmente dificeis de rastrear (obviamente que a vigilancia de rotina há de detectar uma fracção da força, mas não conseguira detectar o grosso nem a intenção da mesma).

as viaturas podem levar uma cobertura anti radar e que inibe e emissão de ondas EM, a nossa antiga farda 3 antes de ser lavada (com as lavagens o tratamento saia) emitia o sinal infra vermelho da vegetação portuguesa, e posso continuar.
por outro lado um sistema automatico não destingue uma pessoa civil de um militar de um animal de porte semelhante ao ser humano e um operador não tem capacidade de filtrar milhares de informações por minuto.
o que quer dizer que a detecção de rotina é uma questão de sorte.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #80 em: Maio 01, 2008, 09:08:04 pm »
vocês,(os experts na matéria)[eu ainda sou um novato nesta matéria, e desculpem se ás vezes faço perguntas obvias mas ainda estou a entrar nesta matéria]


vocês de 0 a 100%, quanto dão às chaimites.

em termos de blindagem, mobilidade, e etc...

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #81 em: Maio 04, 2008, 10:46:57 pm »
boas

descubri num forum espanhol, um livro muito interessante, mas infelizmente ele custa perto de 400€ :cry: , para informação o livro chama-se military balance:
segundo esse livro portugal tem este tipo de militares e equipamentos

Army 17,960; 8,740 conscript (total 26,700)
5 Territorial Comd (2 mil region, 1 mil district, 2 mil zone)

FORCES BY ROLE
Army 2 (Task Forces – Azores and Madeira) unit (total:
2 AD bty, 3 inf bn)

Mech inf 1 bde (1 SP arty bty, 1 tk gp, 1 engr coy, 1 AD
bty, 1 recce sqn, 2 mech inf bn)

Lt inf 1 bde (1 fd arty bn, 2 inf bn)
Spec Ops 1 unit
Cdo 1 bn

AB 1 bde (1 AT coy, 1 engr coy, 1 AD bty, 1 fd arty
bn, 1 recce sqn, 2 Para bn)

MP 1 regt

Reserves 210,000 reservists
Territorial Def 3 bde (on mob)


EQUIPMENT BY TYPE

MBT 187: 101: 7; 86 M-60A3; 8 M-60A4; 86 M-48A5

RECCE 40: 15 V-150 Chaimite

VBL 25 ULTRAV M-11

APC 353
APC (T) 280: 240 M-113; 40 M-557
APC (W) 73 V-200 Chaimite

ARTY 350+
TOWED 135: 105mm 97: 21 L-119; 52 M-101; 24 M-56;
155mm 38 M-114A1
SP 155mm 20: 6 M-109A2; 14 M-109A5

COASTAL 21: 150mm 9; 152mm 6; 234mm 6 (inactive)

MOR 174+: 81mm (incl 21 SP); 107mm 76 M-30 (incl 14
SP); 120mm 98 Tampella

AT
MSL 118: 68 Milan (incl 6 ULTRAV-11); 50 TOW (incl
18 M-113, 4 M-901)
RCL 402
106mm 128 M-40; 84mm 162 Carl Gustav; 90mm 112
AD
SAM • MANPAD 52: 37 Chaparral; 15 FIM-92A Stinger
GUNS • TOWED 93: 20mm 31 Rh 202: 40mm 62 L/60
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #82 em: Maio 05, 2008, 09:15:04 am »
Isso está tudo desactualizado, aqui no fórum ou noutros sitíos da net há info mais actualizada e...poupa 400 € :lol:
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #83 em: Maio 12, 2008, 09:04:40 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Isso está tudo desactualizado, aqui no fórum ou noutros sitíos da net há info mais actualizada e...poupa 400 € :lol:


meu deus!! 400€ por um livro, mais facilmente dava 400€ por um bom almoço!!!!

neste forum fica-se com muito mais informação, e o exemplo disto sou eu, quando me registei neste forum, não tinha muitos conehecimentos sobre estes assuntos, agora já estou a perceber mais disto e sem gastar nada!!!( a não ser a electricidade e conta de internet, mas isso nem 200€ são!!!)

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #84 em: Maio 17, 2008, 12:17:31 am »
Citar
EXERCÍCIO “DRAGÃO 08” – Fase LIVEX DA BRIGADA DE INTERVENÇÃO
 
 
A Brigada de Intervenção realizou no período de 11 a 15 de Maio, na região de TRESMINAS (Vila Pouca de Aguiar), a fase de LIVEX (Exercício Táctico com Forças no Terreno) do Exercício DRAGÃO 08, tendo por base o cenário criado numa situação de CRO (Crisis Response Operations/Peace Enforcement), decorrendo em simultâneo o exercício SAGITÁRIO, no âmbito dos Estados – Maiores Peninsulares.

Participaram no exercício todas as Unidades que compõem a Brigada de Intervenção, assim como o Agrupamento MIKE, força que irá ser projectada para o Teatro de Operações do KOSOVO, no ultimo trimestre de 2008 e uma Companhia Espanhola, num total de cerca de 1200 militares e 200 viaturas, culminando com um desfile motorizado das forças envolvidas, na cidade de Vila Real.

O exercício DRAGÃO 08 teve como finalidade, o exercitar e desenvolver a capacidade e eficiência dos seus Encargos Operacionais, num cenário fictício que permitirá a realização e conduta duma CRO, onde as forças no terreno estarão sujeitas a incidentes semelhantes aos que podem experimentar numa situação real.

Em 15 de Maio, S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Luis Pinto Ramalho, executou uma visita ao Exercício, acompanhado por várias entidades militares e contando com a presença de Altas entidades da região.

 :arrow:    http://www.defesanet.com.br/nato/pt_dragao.htm#
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #85 em: Maio 17, 2008, 12:21:09 pm »
não concordam, que portugal apos comprar os pandur, e leopard e talvez depois de substituir as G-3, deveria investir na defesa anti-aerea????

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 951 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #86 em: Maio 17, 2008, 05:19:59 pm »
Eu concordo é com o Pereira Marques major-alvega.

Você deve ler as respostas antes de voltar a fazer as perguntas...  :roll:

Reconheço no entanto, que num Fórum de discussão os assuntos passam com grande rapidez e normalmente as pessoas não fazem pesquisas.
Além disso o sistema de pesquisas do phpBB, é dos mais deficientes alguma vez inventados. Eu normalmente não consigo encontrar nada. É mais simples utilizar a pesquisa google, no topo da página, que utilizar o motor de busca e pesquisa do fórum. Não é evidentemente um problema do Forum Defesa, é um problema de programação.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 951 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #87 em: Maio 17, 2008, 05:22:18 pm »
O Military Balance não está não só desactualizado com as mudanças em termos de numeros. O problema principal é que não são corrigidos os erros que existiram desde o inicio.

Se o Military Balance diz que o país X tem a arma Y, só a retira da listagem quando há nitícias sobre a sua retirada.
Como a arma nunca existiu, nunca vai haver notícia sobre a sua retirada e por isso o Military Balance continua sempre a incluir o erro.

Mas dá sempre jeito. :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #88 em: Junho 03, 2008, 05:22:40 pm »
Algum dos camaradas me sabe responder se os Paraquedistas ainda usam aquele veículo de assalto do tipo "Buggi" armado com uma Broowning .50 e uma 7,62 penso eu.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Johnny

  • 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #89 em: Junho 03, 2008, 10:08:22 pm »
Citação de: "Instrutor"
Algum dos camaradas me sabe responder se os Paraquedistas ainda usam aquele veículo de assalto do tipo "Buggi" armado com uma Broowning .50 e uma 7,62 penso eu.


Está-se a referir a algo deste género :?:



Há uns tempos vi um parecido com este numa acção de recutamento à saída da estação de metro da Trindade no Porto....