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Saudações
Pois existem, e porque é que será que existem ?
Por, como disseste e muito bem, estarem em optimas condições !
Podemos então concluir que então as nossas corvetas e patrulhas classe Cacine que não foram ainda substituídas é porque estão em boas condições ?
Não! Não foram porque muito simplesmente não houve, Planeamento, Gestão adequados e orçamentos que tal permitissem, atempadamente efectuar essas substituições, não é certamente, como todos sabemos, por estarem em excelentes condições !!
Os Porta aviões são unidades que podemos equiparar em termos de custos, aos da aquisição a uma Fragata ?
Claro que não nem vale a pena comparar alhos com bugalhos, não fica bem.
Os MLU's em unidades dessas são efectuados aos cerca de 30 anos de idade pois além de serem custos exorbitantes, a que poucas Marinhas se podem dar ao luxo, são efectuado em Navios que são planeados para durarem os tais pelo menos 50 anos, ou mais.
Cumprimentos
Se se der ao trabalho de ler com atenção, percebe que condições é diferente de optimas condições. Depois também percebe que o exemplo em questão têm a relevância porque o navio em si não apenas era o mais custoso de operar mas o facto de ter sido construído com 8 reactores a2w, (ao invés dos a4w do nimitz), lhe provocou que toda a zona central abaixo do hangar fosse ocupada com maquinaria dos reactores, retirando espaço vital para combustível de aviação, armamento, viveres, etc. Mesmo assim a us navy manteve-o em serviço (outros porta-avioes como a forrestal foram retirados antes, e tinham não apenas custos de compra, manutenção e missão mais modestos, como face ao facto dos eua ter muitos abastecedores, a diferença de alcance ou tempo de comissão tinha poucas diferenças, principalmente de classes como a america ou kenedy, igualmente desactivadas antes). Mas já agora houve Porta-Aviões com 59 anos de Serviço, como Minas Gerais, ao 25 de Mayo com 54 anos, passando pelo Midway com 52. Eram navios convencionais e os padrões de construção nada tem a ver com os actuais. Estavam em condições, foram operando, e os dois primeiros casos até foram desactivados por as Marinhas em questão não terem dinheiro para os manter.
Quanto à US Navy não me parece que tenha grandes problemas de planificação e o USS Long Beach esteve 40 anos em serviço e não era um porta-aviões. Já agora quanto tempo em serviço teve a classe de couraçados Iowa? Mas se o problema são unidades maiores com a tal longevidade planificada, sem frisar a longevidade de classes como a flecher por esse mundo fora, temos o USS Blue Ridge que até é um navio de comando feito de um casco civil, já ultrapassou os 40 anos e não existem planos para o retirar de serviço. O USS Ponce, um LPD em serviço desde 1971.
Mas se mesmo assim, acha que é comparar "alhos com bugalhos" vamos então falar de corvetas e fragatas. As D'Estienne d'Orves francesas, parte delas com 39 anos de serviço, estão activas. Mesmo as que foram retiradas, estão ao serviço dos Argentinos e Turcos. E só tinham sido planificadas para 30 anos é?
Os britânicos tiveram as Type 21 em serviço 20 anos. Apesar de feitas a partir de 1974, todas as seis vendidas ao Paquistão continuam em serviço. Como explica?
Porque estão em serviço. Várias razões, desde o facto de ainda estarem capazes até à questão de face às necessidades da frota ainda serem necessárias. Má planificação? Em alguns casos poderá ser. A frota Portuguesa tem má planificação? Com certeza que têm, mas não é de hoje e vejamos a sua história (aquela esquecida de muitos portugueses, sobretudo os tais "experts" que agora saem da gaveta): Quando entraram as corvetas Baptista de Andrade em Serviço? Desde 1974 a 1975. E viu algum Upgrade? Nos anos 80 que tinham 10 anos ou nos anos 90 que tinham 20?
As João Belo tinham entrado em serviço entre 1967 e 1969. Algum upgrade? Com 10 anos ou 15 de serviço?
Sabe quantos anos estiveram as Pereia da Silva em serviço e foram feitas novas cá nó burgo? 14 anos.
Ou seja, navios com 10 e 15 anos na década de 80 não foram modernizados e v.exma pensa o que sobre isso? Que não valia o investimento e que era preferível novo?. Pouco a pouco foram encostados, pelas mais diversas razões, quando outras marinhas modernizavam navios semelhantes, cá não valia a pena. Bateram palmas às unidades construídas então no inicio dos anos 90, muito mais capazes, maiores e com mísseis, sensores e helis de raiz. E agora o mesmo filme? Também já são velhas, não vale o Upgrade e encosta-se? Mas afinal os "experts" que venham dizer quantos anos estão planificadas durarem as Vasco da Gama e as Bartolomeu Dias. Se os 14 anos das Pereira da Silva ou os 40 anos das João Belo e das Baptista de Andrade. Porque as Vasco da Gama ainda tem 24 anos e as Bartolomeu Dias 21 anos e já é o pânico geral, não vale a pena e é para encostar. E são substituídas pelo que? Retira-se material e vão para a guerra anti-submarina como as João belo ou para opv como as baptista de Andrade?
Também gostava de uma Álvaro de Bazan, de uma corveta como a Braunschweig ou de patrulhas oceânicos como os BAM, mas se os governantes não dão dinheiro vai-se encostar o que temos à espera de fazer novo? No caso dos Cacine fomos comprar patrulhas com que idade para os substituir? O que levam os npo em termos de sensores e armas? Também eu quero mais dinheiro para a marinha, unidades de maior capacidade, mais helicópteros, etc, e é por isso que têm vindo? Missões? Mas quantas é que eu posto aqui e coloco o "dedo na ferida"? Questão de os "experts" se darem ao trabalho e lerem. E se encostarmos as fragatas acham que vamos levar com o que em cima? Ainda vão umas Perry usadas e depois? Ficamos melhores? Força, encostem o Crioula e a Sagres que tem mais de 40 anos e foram feitos para durar não sei quantos. Pode ser que venha um "cacilheiro com mastros" para fazer instrução ou reactivam a D. Fernado e Gloria para seria embaixadora do país (quantos é que repararam que depois do investimento lhe serraram os mastros?) :roll:
Saudações