F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #540 em: Maio 16, 2024, 09:18:00 pm »
Segundo a FAP, o primeiro F35 chegará cá em 2031, caso o governo avance com a decisão até 2025, logo ponho cá o cronograma


E a FAP só informou o nelson38899?

Sim eu sou especial!









Depois deste post o Nelson fez (merecidamente) um "Mic drop"...

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mic_drop


Tentem encontrar esta frase nos "slides";

No funding identified
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #541 em: Maio 16, 2024, 11:26:38 pm »
https://expresso.pt/politica/2024-05-16-portugal-tem-de-gastar-5-mil-milhoes-em-avioes-de-guerra-ou-perde-a-soberania-aerea-736fe756

Não consigo ler o artigo todo.

Mas o que se consegue ler não é propriamente uma defesa da ideia.
A culpa disto é do CEMFA.

Se, nas entrevistas que já deu por aí, tivesse alertado para a urgente necessidade de fazer um concurso internacional e decidir qual o aparelho que irá substituir o F16 - e se tivesse explicado as consequências de não o fazer, teria apoio de quem tem que apoiar (povo incluído).

Depois, ele podia fazer tudo ao seu alcance para manipular a decisão no sentido do F-35.

Por este caminho que ele está a traçar (já traçou... "solução única"), os politicos vão ficar todos "spooked" com os 5Bi para a FAP, vamos ver EP e Marinha a levarem projectos para a frente e a FAP vai ter a substituição do F-16 enconado até o F-35 começar a ser substituido pelos 6ª Geração.

« Última modificação: Maio 16, 2024, 11:50:38 pm por saabGripen »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #542 em: Maio 16, 2024, 11:44:41 pm »

https://expresso.pt/politica/2024-05-16-portugal-tem-de-gastar-5-mil-milhoes-em-avioes-de-guerra-ou-perde-a-soberania-aerea-736fe756

Não consigo ler o artigo todo.

Mas o que se consegue ler não é propriamente uma defesa da ideia.
A culpa disto é do CEMFA.

Se, nas entrevistas que já deu por aí, tivesse alertado para a urgente necessidade de fazer um concurso internacional e decidir qual o aparelho que irá substituir o F16 - e se tivesse explicado as consequências de não o fazer, teria apoio de quem tem que apoiar (povo incluído).

Depois, ele podia fazer tudo ao seu alcance para manipular a decisão no sentido do F-35.

Por este caminho que ele está a traçar (já traçou...), vamos ver EP e Marinha a levarem projectos para a frente e a FAP vai ter a substituição do F-16 enconado até o F-35 começar a ser substituido pelos 6ª Geração.

Os ST resolvem, armados com Mistral.  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #543 em: Maio 16, 2024, 11:55:05 pm »

Mais vale 12 STs a voar que 27 F-35 que não conseguimos ver.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #544 em: Maio 16, 2024, 11:55:52 pm »

https://expresso.pt/politica/2024-05-16-portugal-tem-de-gastar-5-mil-milhoes-em-avioes-de-guerra-ou-perde-a-soberania-aerea-736fe756

Não consigo ler o artigo todo.

Mas o que se consegue ler não é propriamente uma defesa da ideia.
A culpa disto é do CEMFA.

Se, nas entrevistas que já deu por aí, tivesse alertado para a urgente necessidade de fazer um concurso internacional e decidir qual o aparelho que irá substituir o F16 - e se tivesse explicado as consequências de não o fazer, teria apoio de quem tem que apoiar (povo incluído).

Depois, ele podia fazer tudo ao seu alcance para manipular a decisão no sentido do F-35.

Por este caminho que ele está a traçar (já traçou...), vamos ver EP e Marinha a levarem projectos para a frente e a FAP vai ter a substituição do F-16 enconado até o F-35 começar a ser substituido pelos 6ª Geração.

Os ST resolvem, armados com Mistral.  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #545 em: Maio 17, 2024, 12:01:36 am »

Mais vale 12 STs a voar que 27 F-35 que não conseguimos ver.

É isso. E você é que sabe o que conseguimos ter e não ter?
Vá sambar homem.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #546 em: Maio 17, 2024, 12:04:11 am »
Fico pasmado com a retórica de que o Governo fica "spooked" com os 5000 milhões para o F-35 assim de caras (que conseguiriam factores facilitadores, como um desconto à pala das Lajes, e Portugal voltar a fazer parte da EPAF), mas o mesmo Governo não ficaria "spooked" com os mesmos 5000 milhões num concurso (que quer se queira quer não, todas as propostas rondarão aproximadamente este valor, excepto se estiverem em causa o Kaan turco e o KF-21).
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #547 em: Maio 17, 2024, 12:07:46 am »
O que se segue não é uma piada:

Esta semana tivemos uma boa notícia.
O carro desportivo lançado pela ADAMASTOR no NORTE do país.

Para mim, independentemente do sucesso que terá ou não terá, trata-se de um marco muito importante para Portugal.
Pela coragem e pela iníciativa.
E pela capacidade técnica que demonstra, independentemente de aquilo andar bem ou não.

E não venha aqui um génio do Forum dizer que o carro não é português porque o motor é da Ford.

Até aqui ninguém teve tomates para o fazer.

Espero que o CEiiA avance com o primeiro avião português brevemente.
Estou convencido que o CEiiA abriu o caminho para esta empresa.

Portugal está a mudar.
Precisa de continuar este caminho de desenvolvimento das nossas indústrias de ponta.
Não precisa de F-35-merda-nenhuma.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #548 em: Maio 17, 2024, 12:13:23 am »

Mais vale 12 STs a voar que 27 F-35 que não conseguimos ver.

É isso. E você é que sabe o que conseguimos ter e não ter?
Vá sambar homem.

Agora isto vai virar na minha direcção, é?
Estás triste com o F-35 e com o Comandante que está á frente do GT...
Então quem precisa de ir dançar samba és tu.
A ver se animas.
 

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Viajante

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #549 em: Maio 17, 2024, 12:47:58 am »
O que se segue não é uma piada:

Esta semana tivemos uma boa notícia.
O carro desportivo lançado pela ADAMASTOR no NORTE do país.

Para mim, independentemente do sucesso que terá ou não terá, trata-se de um marco muito importante para Portugal.
Pela coragem e pela iníciativa.
E pela capacidade técnica que demonstra, independentemente de aquilo andar bem ou não.

E não venha aqui um génio do Forum dizer que o carro não é português porque o motor é da Ford.

Até aqui ninguém teve tomates para o fazer.

Espero que o CEiiA avance com o primeiro avião português brevemente.
Estou convencido que o CEiiA abriu o caminho para esta empresa.

Portugal está a mudar.
Precisa de continuar este caminho de desenvolvimento das nossas indústrias de ponta.
Não precisa de F-35-merda-nenhuma.

Só quem não conhece os polos industriais nacionais é que pode ficar admirado com com o lançamento de um projecto de um carro de luxo. A capital dos serviços e do turismo desconhece que o resto do país tem numerosos pólos industriais que ganham imensamente mais dinheiro comparativamente com o turismo e até com os serviços!!!!!

Sobre a possibilidade de termos o F-35 e a sua descrença em adquirirmos o avião..... o actual Governo acabou de anunciar que vai investir pelo menos (tenho dúvidas que seja apenas este valor) cerca de 17 mil milhões de euros em apenas 3 projectos (Novo aeroporto + TGV + Nova Ponte sobre o Tejo). E um investimento num novo avião de combate vai ser diluído por vários anos, assim como os projectos referidos!!!!!!

Agora e em relação ao investimento num novo avião de combate que vai voar várias décadas ao serviço do país, não vislumbro a vantagem de um avião de 4,5 Geração em relação a um de 5ª Geração, já que vamos investir vários milhares de milhões de euros! Não faz sentido!
 

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goncalobmartins

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #550 em: Maio 17, 2024, 12:57:32 am »
Portugal tem de gastar €5 mil milhões em aviões de guerra ou “perde a soberania aérea”

https://expresso.pt/politica/2024-05-16-portugal-tem-de-gastar-5-mil-milhoes-em-avioes-de-guerra-ou-perde-a-soberania-aerea-736fe756
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #551 em: Maio 17, 2024, 01:10:30 am »
O que se segue não é uma piada:

Esta semana tivemos uma boa notícia.
O carro desportivo lançado pela ADAMASTOR no NORTE do país.

Para mim, independentemente do sucesso que terá ou não terá, trata-se de um marco muito importante para Portugal.
Pela coragem e pela iníciativa.
E pela capacidade técnica que demonstra, independentemente de aquilo andar bem ou não.

E não venha aqui um génio do Forum dizer que o carro não é português porque o motor é da Ford.

Até aqui ninguém teve tomates para o fazer.

Espero que o CEiiA avance com o primeiro avião português brevemente.
Estou convencido que o CEiiA abriu o caminho para esta empresa.

Portugal está a mudar.
Precisa de continuar este caminho de desenvolvimento das nossas indústrias de ponta.
Não precisa de F-35-merda-nenhuma.

Só quem não conhece os polos industriais nacionais é que pode ficar admirado com com o lançamento de um projecto de um carro de luxo. A capital dos serviços e do turismo desconhece que o resto do país tem numerosos pólos industriais que ganham imensamente mais dinheiro comparativamente com o turismo e até com os serviços!!!!!

Sobre a possibilidade de termos o F-35 e a sua descrença em adquirirmos o avião..... o actual Governo acabou de anunciar que vai investir pelo menos (tenho dúvidas que seja apenas este valor) cerca de 17 mil milhões de euros em apenas 3 projectos (Novo aeroporto + TGV + Nova Ponte sobre o Tejo). E um investimento num novo avião de combate vai ser diluído por vários anos, assim como os projectos referidos!!!!!!

Agora e em relação ao investimento num novo avião de combate que vai voar várias décadas ao serviço do país, não vislumbro a vantagem de um avião de 4,5 Geração em relação a um de 5ª Geração, já que vamos investir vários milhares de milhões de euros! Não faz sentido!


O governo não vai investir 17 mil milhões.
E todos esses investimentos geram retorno económico.

Quanto ao novo caça;
5 Mil Milhões têm que gerar retorno económico.
Se não o vamos ter com o F-35, tem que ser com outro.
Franceses, Suecos, Coreanos ou Turcos tratam disso.
É só fazer um concurso que os coloque todos em competição - uns contra os outros.

O avião escolhido ser capaz de acompanhar/complementar o F-35 em combate já é muito bom para o nosso pobre país e os nossos aliados agradecem.

E isto deveria ser escusado dizer, mas aqui no FD tem que ser;
Só depois de estarmos perto de escolher outro é que a Lokheed Martin nos faz o preço de amigo.
« Última modificação: Maio 17, 2024, 01:13:48 am por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #552 em: Maio 17, 2024, 02:00:26 am »
O Adamastor Furia não é um exemplo único em Portugal. Há pouco menos de duas décadas, tentou-se desenvolver um carro desportivo, baseado no Corvette, em Portugal. O Adamastor segue as pisadas de outras marcas estrangeiras hoje estabelecidas noutros países, como a Pagani, Koenigsegg, entre outras, que começaram com o sonho de um homem (ou grupo deles), com os conhecimentos e posses financeiras para o realizar. O caso do Adamastor não é diferente.

E também nem sequer se compara, em termos do investimento necessário, da dificuldade de desenvolvimento e do retorno possível com as vendas entre um carro e uma aeronave de combate. Uma coisa é investir 17 milhões no desenvolvimento de um supercarro/hipercarro, que terá um preço de venda 1.6 milhões de euros (base), que consegue ser vendido com relativa facilidade a multimilionários coleccionadores de automóveis raros. Outra completamente diferente, é desenvolver aeronaves a nível nacional, onde o investimento inicial tem muitos mais zeros, as normas a seguir são muito mais estritas e a rentabilidade do programa é muito mais difícil de atingir.

Também de nada interessa estar convicto do que quer que seja, quando essa convicção não tem qualquer racional. Um grupo de pessoas/empresa com dinheiro, viu a CEIIA a desenvolver uma aeronave, e lembraram-se "bora fazer um carro!". Está certo, porque é mesmo assim que o mundo funciona. Aliás, eles estavam na dúvida entre um descascador automático de batatas, uma trotinete eléctrica e um superdesportivo. Não fosse a CEIIA, se calhar tinham escolhido o descascador de batatas.

Eu também espero que o avião a ser desenvolvido pela CEIIA tenha sucesso. Já disse, que se atinja o potencial da dita plataforma, e realmente se tente penetrar no mercado internacional, e no mercado interno, por exemplo para transporte inter-ilhas.

Agora que não se pense que o desenvolvimento deste tipo de aeronave, se compara sequer com o desenvolvimento de aeronaves de combate.

É preciso é ser realista e inteligente. Alguns programas são propícios a que haja participação nacional, outros nem tanto. Existem carradas de programas bem mais fáceis de ter participação da nossa indústria, do que no desenvolvimento de caças de 5ª ou 6ª geração. Além de que, a compra do F-35, em nada impede que este tenha algum tipo de benefícios para a economia, a começar pela possível certificação da OGMA para realizar a sua manutenção, e quiçá a integração de futuros upgrades.

E a Lockheed Martin também produz muita coisa, logo não seria impensável ter como contrapartida do contrato, a produção em Portugal de algum outro produto. Seja armamento para os F-35, seja armamento para outras finalidades (GMLRS, Hellfire, etc), seja outros tipos de sistemas, como VLS Mk-41 para navios, o próprio HIMARS, etc.

Tudo bem negociado chega-se lá.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #553 em: Maio 17, 2024, 09:26:18 am »
O Adamastor Furia não é um exemplo único em Portugal. Há pouco menos de duas décadas, tentou-se desenvolver um carro desportivo, baseado no Corvette, em Portugal. O Adamastor segue as pisadas de outras marcas estrangeiras hoje estabelecidas noutros países, como a Pagani, Koenigsegg, entre outras, que começaram com o sonho de um homem (ou grupo deles), com os conhecimentos e posses financeiras para o realizar. O caso do Adamastor não é diferente.

E também nem sequer se compara, em termos do investimento necessário, da dificuldade de desenvolvimento e do retorno possível com as vendas entre um carro e uma aeronave de combate. Uma coisa é investir 17 milhões no desenvolvimento de um supercarro/hipercarro, que terá um preço de venda 1.6 milhões de euros (base), que consegue ser vendido com relativa facilidade a multimilionários coleccionadores de automóveis raros. Outra completamente diferente, é desenvolver aeronaves a nível nacional, onde o investimento inicial tem muitos mais zeros, as normas a seguir são muito mais estritas e a rentabilidade do programa é muito mais difícil de atingir.

Também de nada interessa estar convicto do que quer que seja, quando essa convicção não tem qualquer racional. Um grupo de pessoas/empresa com dinheiro, viu a CEIIA a desenvolver uma aeronave, e lembraram-se "bora fazer um carro!". Está certo, porque é mesmo assim que o mundo funciona. Aliás, eles estavam na dúvida entre um descascador automático de batatas, uma trotinete eléctrica e um superdesportivo. Não fosse a CEIIA, se calhar tinham escolhido o descascador de batatas.

Eu também espero que o avião a ser desenvolvido pela CEIIA tenha sucesso. Já disse, que se atinja o potencial da dita plataforma, e realmente se tente penetrar no mercado internacional, e no mercado interno, por exemplo para transporte inter-ilhas.

Agora que não se pense que o desenvolvimento deste tipo de aeronave, se compara sequer com o desenvolvimento de aeronaves de combate.

É preciso é ser realista e inteligente. Alguns programas são propícios a que haja participação nacional, outros nem tanto. Existem carradas de programas bem mais fáceis de ter participação da nossa indústria, do que no desenvolvimento de caças de 5ª ou 6ª geração. Além de que, a compra do F-35, em nada impede que este tenha algum tipo de benefícios para a economia, a começar pela possível certificação da OGMA para realizar a sua manutenção, e quiçá a integração de futuros upgrades.

E a Lockheed Martin também produz muita coisa, logo não seria impensável ter como contrapartida do contrato, a produção em Portugal de algum outro produto. Seja armamento para os F-35, seja armamento para outras finalidades (GMLRS, Hellfire, etc), seja outros tipos de sistemas, como VLS Mk-41 para navios, o próprio HIMARS, etc.

Tudo bem negociado chega-se lá.

O CEMFA para a Lokheed Martin:
Não se preocupem, já disse aos Portugeses e ao Governo que só pode ser o F-35.
Agora podemos negociar?
Se não se importam...
Por favor?   :-P

P.s.
A ADAMASTOR tem lá especialistas em materiais compósitos, simulação avançada de dinâmica de fluidos, cálculo de estruturas...
Não são amadores e aprenderam em algum lado e ganharam experiência em algum lado.
Se não foi no CEiiA foi em outra empresa como ela (não há muitas - e o CEiiA também é do norte).

Empresas como estas (OGMA, Critical, TEKEVER...) têm que ser beneficiadas, directa ou indirectamente) pela compra do novo caça.

« Última modificação: Maio 17, 2024, 09:48:47 am por saabGripen »
 

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Pescador

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #554 em: Maio 17, 2024, 10:03:50 am »
O Adamastor , mas não só, muita outra coisa que cá se faz e se tem feito, só mostra que não somos camponeses que dependemos da Embraer, como alguém já alegou parvamente e ignorantemente.
Agora, que tem a ver os tucanos com F35?
Isso de ser preferível ter 12 tucanos que nenhum F35, acrescenta o quê?
Já temos os F16M que podem melhorar e ainda assim não precisamos sequer do Gripen
Agora os tucanos tem alguma porra de interesse para combate?
Mais valia comprar uns drones a sério e faziam melhor que os tucanitos

A questão é outra e tem somente a ver com politica, nada mais. Os políticos portugueses não valem um cara.........Cá e lá fora os que nos representam, mas tratam é de orientar vida. E não estou a  falar de cor.
Somos governados por azeiteiros e coninhas, que esperam de vida é ter belas mansões, bons rendimentos e poder de se insinuar aqui e ali. Tal como algumas miudezas seguidores deles e de alguns carolas militares andam aqui a fazer o mesmo.

Olhando aos outros países eles não gastam com a  defesa, isto incluindo países a gosto de qualquer um?
Qual o país que tem a postura de Portugal com a  defesa? Não se vê nenhum, nem em países onde está mais longe qualquer tido de stress com potencias.

Mas cá sim tem muitos problemas. Não tiveram para meter 22, 5 mil milhões em bancos nem 4 mil milhões na TAP. Têm pelos 5 mil milhões com o futura da FAP e da soberania nacional.

Isto também porque há uns pategos com discursos como o almirante e outros como o Agostinho, etc.
Ou seja, apresentam as coisa como ir interferir ou combater coisas de outros.
Por isso sempre disse, primeiro Portugal e a nossa capacidade de mostrar soberania.  Não é ter cargueiros até mais não para nada fazerem. É sim ter capacidade de dissuasão pela exibição de capacidade de combate credível.
Que interessa ter muitos bonecos de gabinete mais ou menos  pançudos armados em valentes? Depois no terreno trabalha-se com o quê?

Os F35 não interessa porque a Embraer precisa muito de vender e depois fazer a manutenção de Gripem que possa cá impingir. Estão  construir 14 para eles e tem depois de impingir mais e ficarmos dependentes. Para agrado de gente que está a pensar no emprego deles, não das FA
« Última modificação: Maio 17, 2024, 10:15:47 am por Pescador »
 
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