Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal

  • 588 Respostas
  • 106543 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #480 em: Outubro 02, 2023, 06:30:58 am »
https://www.dn.pt/sociedade/ue-abre-processo-contra-vistos-cplp-em-portugal-17096480.html

Só a UE nos pode salvar

Quando é a própria UE mais preocupada com a nossa soberania do que nós próprios, algo de muito errado se passa (é bem verdade que os restantes países estão preocupados é com esta invasão a bater-lhes às portas, porque grande parte não para por cá!!!!!)!

Felizmente e já são demais

Mas somos a catapulta para toda a Europa.  Não esquecer que elas vêm todas prenhas para que os filhos nasçam cá e tenham logo nacionalidade portuguesa e passaporte da UE
Com um governo que oferece passaportes como quem dá happy meals!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #481 em: Outubro 02, 2023, 02:46:14 pm »
O governo nem happy meals seria capaz de dar a um mendigo.  ::)

Esta política de portas escancaradas vai dar asneira. Mas só pensam em encher o país de mão-de-obra barata, para fins de lucro.

Quero ver o que acontece quando o nível de automatização for tal, que tanto os portugueses como os imigrantes cá, ficarem sem trabalho, e tivermos largas centenas de milhares de desempregados. Ou quando a bolha imobiliária rebentar, e a construção civil parar, e de repente as empresas virem-se forçadas a despedir em massa por falta de trabalho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #482 em: Outubro 04, 2023, 07:10:09 am »
E despedirem tugas para contratarem brasucas...

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #483 em: Outubro 04, 2023, 01:32:10 pm »
Chéquia retoma controlos de fronteiras com a Eslováquia por causa da imigração ilegal


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #484 em: Outubro 04, 2023, 06:12:03 pm »
Citação de: dc
Esta política de portas escancaradas vai dar asneira. Mas só pensam em encher o país de mão-de-obra barata, para fins de lucro.

O problema é que já toda a gente entendeu que não é possível a situação continuar assim.
Os imigrantes são necessários em certa medida porque senão há situações em que é melhor as empresas fecharem as portas, mas um primeiro-ministro a dizer que não se importa de falar com sotaque brasileiro, dá nisto.

No entanto, sem querer ser racista, o que me mete mais impressão são as quantidades de pessoas importadas da India, do Bangladesh do Paquistão e do Nepal.

Nós podemos achar os brasileiros (alguns pelo menos) um pouco expansivos demais, mas ainda os entendemos.
Agora estas pessoas do lado do nosso amigo Costa, é que não há forma de entendermos como pensam, o que pensam e para quê...

Fico sempre com um post há anos atrás num fórum de lingua inglesa, em que quando a notícia de que um individuo de origem indiana tinha pela primeira vez chegado a primeiro ministro de um país europeu, um indiano escreveu ...

Antes eram eles que mandavam em nós, agora somos nós que mandamos neles...

Há um problema muito grave com o ultra-nacionalismo hindu, indiano e afins, que não existe por exemplo nos brasileiros.
E isso, pelo menos para mim, é inquietante.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Daniel, PTWolf

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #485 em: Outubro 04, 2023, 07:01:30 pm »
A prioridade para fazer face à falta de mão de obra, era criar condições para diminuir a saída de portugueses qualificados, e ainda atrair muitos portugueses emigrados para voltar. Imigração vai sempre fazer parte do "mercado de transferências" de mão de obra em todo o lado, mas não pode ser em quantidades industriais como é feito por cá.

Existem sectores em que também se nota um crescimento exagerado, e que "consome" muita mão de obra. É ver a quantidade de stands automóveis, cafés e agências imobiliárias (entre outros) que surgem em cada esquina. Até me pergunto como é que com um mercado saturado de oferta, é viável haver estes negócios. Uma crise que afecte um desses sectores, e vai uma carrada de gente para o desemprego.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #486 em: Outubro 04, 2023, 08:57:34 pm »
Citação de: dc
A prioridade para fazer face à falta de mão de obra, era criar condições para diminuir a saída de portugueses qualificados

Creio que aqui entramos numa outra questão, que é a da criação de emprego e do tipo de empresas que os portugueses desenvolvem.
Nós sempre fomos um paaís de negociantes, de intermediários. Os negócios sempre viveram muito à custa de ir comprar lá fora para vender cá a bom preço.
Para intermediar, não são precisos grandes crânios nem pessoas com formação especializada.
Essencialmente são precisos vendedores, um armazém e um, estrutura de compras e distribuição.

A ideia de aumentar o nível de formação dos portugueses é muito boa, o problema é que o que é necessário é alterar as cabeças dos empresários, e a mentalidade destes últimos, com as devidas ressalvas, não parece ter mudado muito.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #487 em: Outubro 04, 2023, 11:56:22 pm »
Para resolver a falta de empregos para mão de obra especializada, há uma solução... criar empregos para esse fim.

Como este é um Fórum de Defesa, vou concentrar-me nesta área.

Infelizmente, tudo o que era indústria de defesa (uma área cuja maioria da mão de obra é especializada), foi deitado abaixo, e agora queixamo-nos que faltam empregos que para os ditos "crânios".

O Arsenal do Alfeite, queixa-se de falta de pessoal. É uma área com mão de obra altamente especializada, e que precisava era de ser modernizado e expandido, e os trabalhadores suficientemente bem pagos (e a tempo e horas).

A capacidade de produção de munições foi extinta, e mesmo com uma guerra na Europa, nem sequer houve uma tentativa para reverter a situação, e criar, com a ajuda da UE, uma ou mais unidades de produção para determinados tipos de munição.

Depois temos os sistemas não tripulados, uma área onde podemos dar cartas, e que mesmo assim, o investimento é bastante pouco.

São estas as 3 principais áreas que destaco, produção de munições, construção naval e sistemas não tripulados. Com o investimento certo, e com o mercado que existe, a nível nacional e internacional, estamos a falar possivelmente de alguns milhares de empregos.

O que não pode acontecer, é má gestão, como aconteceu com o Alfeite.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #488 em: Outubro 05, 2023, 11:31:42 am »
Do meu ponto de vista, aqui o problema é que na área dos equipamentos militares, o que realmente implica alta tecnologia não é a construção dos cascos dos navios da superestrutura ou do cavername.
Para isso, investir no Alfeite, onde uma parte dos trabalhadores se aproxima da reforma, seria apenas criar condições para que fosse necessária mão de obra barata, para pessoas com qualificações médias no máximo.

Depois, soluções com intervenção do estado, acabam por resultar sempre em sorvedouros de dinheiro. A má administração por parte do Estado, não é infelizmente a excepção (e existem excepções) mas sim a regra.

As tentativas de dar saltos tecnológicos no tecido empresarial não parecem funcionar sem grandes investimentos do Estado.
Já o Marquês de Pombal, teve que colocar o Estado a desenvolver a economia, com investimentos nos texteis (alta tecnologia para a altura, quando a riqueza da inglaterra advinha em grande medida da sua capacidade para produzir grandes quantidades de tecidos) ou por exemplo da industria vidreira, para referir as mais conhecidas.

Num país em que se dá uma importância desmesurada ao turismo, o que temos é um lobby por parte da industria de turismo, para que se importem trabalhadores suficientemente baratos, para que os restaurantes possam continuar a apresentar preços finais ao consumidor estrangeiro que são muito atrativos.

E mesmo o turismo de luxo, acaba sempre por ceder à tentação. Isto é o que se vê em hoteis, mesmo de cinco estrelas, em que desde o porteiro às senhoras que mudam a roupa das camas, é tudo gente ou da Ásia (Indonésia e Filipinas são os mais comuns neste setor) ou então da América Latina (mais nos Estados Unidos mas também se vê na Europa).

Portanto, é inutil pensar em cortar a importação de mão de obra barata,  enquano esta aliança entre os grandes investidores no turismo e a esquerda radical tiver a importância que tem.

Depois temos a necessidade de fazer casas, que em alguns países europsue  já voltou a ser uma preocupação direta do Estado.
E chamem-me de Salazarista, mas isso foi o que fizeram em Portugal o Salazar e mesmo o Marcelo Caetano imediatamente antes do 25 de Abril.

Mesmo para iniciar um programa macisso de construção de habitação média, sem Lobby em mármore e casa de banho com torneiras douradas [1] vai continuar a ser precisa mão de obra barata.


Tudo isto no entanto, não explica porque razão existem em Portugal, tantos milhares de pessoas vindas do Bangladesh, India, Nepal e Paquistão ...
Que eu saiba não são países da União Europeia.
Continua a perguntar-me porque é que as redes que os transportam e os fazem chegar aqui, não são impedidas de o fazer.





[1] - Jã aqui referi há uns tempos atrás que um conhecimento meu ligado à área da construção, me disse em privado há alguns anos, que as casas que fazia erem praticamente iguais, a diferença é que algumas tinham mármore em vez de outras pedras mais baratas e que o mármore, vidros duplos na janela e louças de casa de banho caras, nem representavam 5% do investimento, mas permitiam duplicar o preço da casa a vender, que era vendida como habitação de luxo.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #489 em: Outubro 05, 2023, 07:04:59 pm »
Tudo isto no entanto, não explica porque razão existem em Portugal, tantos milhares de pessoas vindas do Bangladesh, India, Nepal e Paquistão ...
Que eu saiba não são países da União Europeia.
Continua a perguntar-me porque é que as redes que os transportam e os fazem chegar aqui, não são impedidas de o fazer.

Não só não são da União Europeia como nem ex-colónias são (não, Goa aquele pequeníssimo território que tivemos na Índia não conta).
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #490 em: Outubro 06, 2023, 09:19:26 am »
Catástrofes climáticas obrigam à deslocação de milhões de crianças, diz UNICEF


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #491 em: Outubro 06, 2023, 01:32:05 pm »
Nigerianos ilegais em Lisboa


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #492 em: Outubro 06, 2023, 05:50:10 pm »
Polónia deteve mais de 1800 migrantes após reintrodução de controlos fronteiriços


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Daniel

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5542 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #493 em: Outubro 08, 2023, 11:24:32 am »
Costa ficará para a historia como um dos traidores deste país,  com o beneplácito do palhaço mor do reino.

Faço ideia o que será este esgoto a céu aberto daqui a 10 anos.

Espero que as minhas filhas consigam emigrar e nunca mais voltem a este buraco infecto.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Crise de refugiados e imigrantes na UE e em Portugal
« Responder #494 em: Outubro 08, 2023, 02:58:31 pm »
Citação de: dc
Esta política de portas escancaradas vai dar asneira. Mas só pensam em encher o país de mão-de-obra barata, para fins de lucro.

O problema é que já toda a gente entendeu que não é possível a situação continuar assim.
Os imigrantes são necessários em certa medida porque senão há situações em que é melhor as empresas fecharem as portas, mas um primeiro-ministro a dizer que não se importa de falar com sotaque brasileiro, dá nisto.

No entanto, sem querer ser racista, o que me mete mais impressão são as quantidades de pessoas importadas da India, do Bangladesh do Paquistão e do Nepal.

Nós podemos achar os brasileiros (alguns pelo menos) um pouco expansivos demais, mas ainda os entendemos.
Agora estas pessoas do lado do nosso amigo Costa, é que não há forma de entendermos como pensam, o que pensam e para quê...

Fico sempre com um post há anos atrás num fórum de lingua inglesa, em que quando a notícia de que um individuo de origem indiana tinha pela primeira vez chegado a primeiro ministro de um país europeu, um indiano escreveu ...

Antes eram eles que mandavam em nós, agora somos nós que mandamos neles...

Há um problema muito grave com o ultra-nacionalismo hindu, indiano e afins, que não existe por exemplo nos brasileiros.
E isso, pelo menos para mim, é inquietante.

Tenho dito exatamente o mesmo, ainda a pouco tempo estive no Parque das Nações e para meu espanto perecia que estava na Índia, Bangladesh sei lá, é tudo igual :mrgreen:
A facilidade que esses povos de um momento para o outro tiveram para entrar em Portugal EU, pois nos outros países tal não acontece, só pode ser a mão do Costa lei de 2017.
Sem dúvida que prefiro mil vezes brasileiros, angolanos, cabo verdianos etc, do que essa gente, e creio que todos percebem de o porque, não é racismo mas sim vários factos reias.
« Última modificação: Outubro 08, 2023, 03:09:53 pm por Daniel »