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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: tiagu25 em Dezembro 08, 2008, 04:36:59 pm

Título: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 08, 2008, 04:36:59 pm
desde ja boa tarde.
gostaria de saber mais informaçoes sobre o que fazem os militares da policia aerea, qual o seu papel.
e a minha maior duvida e a seguinte.
eu tenho o 12º ano e vou concorrer como praça, e gostaria de saber se depois mesmo so com o 12º da para chegar a classe de sargentos e se da para ingressar nos quadros permanentes so com o 12º.
gostaria tambem de saber se existe a possibilidade de depois da recruta seguir os estudos em alguma universidade e estar a estudar e na força aerea em simultaneo e depois de obter a licensiatura se posso chegar a oficial.
agradecia resposta.


Tiago Cunha
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 08, 2008, 05:49:17 pm
Sim com o 12ºano dá para concorrer para o curso de sargentos do quadro permanente da Força Aérea (concorrer não é a mesma coisa que entrada garantida, há mais pessoas na mesma situação e não entram todas).

Depois da recruta não podes continuar a estudar, mas depois de tirares a especialidade já podes.

Depois de tirar a licenciatura podes concorrer para o curso de oficiais do quadro permanente da Força Aérea.

Mas, quer para o curso o curso de sargentos como para o curso de oficiais há vários requisitos a ser cumpridos além das qualificações escolares, como por exemplo a idade e outras que são na mesma importantes.
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 08, 2008, 06:28:09 pm
Citação de: "Lightning"
Sim com o 12ºano dá para concorrer para o curso de sargentos do quadro permanente da Força Aérea (concorrer não é a mesma coisa que entrada garantida, há mais pessoas na mesma situação e não entram todas).

Depois da recruta não podes continuar a estudar, mas depois de tirares a especialidade já podes.

Depois de tirar a licenciatura podes concorrer para o curso de oficiais do quadro permanente da Força Aérea.

Mas, quer para o curso o curso de sargentos como para o curso de oficiais há vários requisitos a ser cumpridos além das qualificações escolares, como por exemplo a idade e outras que são na mesma importantes.


Duas ressalvas:
 Mesmo só com o 12º ano e após cumprido o contrato inicial, podes concorrer ao quadro permanente de Oficiais.
... depois de tirares a especialidade, já podes... bom depende da colocação, muitas vezes apesar do estatuto trabalhador estudante nem todos conseguem conciliar as duas coisas, há que fazer cedências e ter alguma força de vontade... é que seis anos passam num instante!
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 13, 2008, 09:28:06 pm
muito obrigado por me esclarecerem essas duvidas:D:D
so mais uma coisa....eu a pouco medime e so tinha 1.65m sera que posso entrar na policia aerea???
pareceme muito interessante mesmo ser um militar da poilicia aerea:D:D
Título:
Enviado por: AgentePM em Dezembro 14, 2008, 01:13:24 pm
Para a PA acho que tens de ter 1,70m, mas aviso-te já que a PA é a pior especialidade para conciliar com os estudos, porque não trabalhas das 9h às 17h aos dias úteis. Trabalhas por turnos de 24h... Ah, e a grande maioria dos praças PA fazem porta d'armas, isto é, controlo de entradas nas unidades.
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 14, 2008, 03:27:53 pm
turnos de 24 horas?????entao tambem tem dias livres certo?????e sera que por uma diferença de aproximadamente 3 cm d altura nao "fecham os olhos"??
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 14, 2008, 04:05:18 pm
Citação de: "AgentePM"
Para a PA acho que tens de ter 1,70m, mas aviso-te já que a PA é a pior especialidade para conciliar com os estudos, porque não trabalhas das 9h às 17h aos dias úteis. Trabalhas por turnos de 24h... Ah, e a grande maioria dos praças PA fazem porta d'armas, isto é, controlo de entradas nas unidades.


Não é dar razão aqui ao AgentePM mas é uma especialidade em que se torna dificil conciliar os estudos com a profissão, nada é impossível... em relação aos serviços de 24h, não é assim em todas as Unidades, tens algumas onde são turnos de 12h de serviço, de qualquer modo após o serviço de 24h tens a respectiva folga.
Ganhas é o mesmo que um individuo de outra especialidade que só faz um serviço de 24h por mês enquanto tu como PA farás em média 8 a 9 serviços com as respectivas folgas, a que se poderá adicionar o dia de instrução (das 9h as 17h).
Mas também não te assustes que não é só Porta de Armas, porque existem subespecializações nomeadamente a Cinófila (com os cães), Condutor (operador de viaturas blindadas, TT e pesados), claro também a UPF (com missões destacadas no estrangeiro - estão para regressar do Afeganistão).
Consegues ter na PA um espírito que noutras especialidades do "9h às 17h" não tens, tens de te saber integrar num grupo e esse grupo protege-te, não penses que ao vir para a FAP para a PA alguém tem obrigação de ser teu papá ou mamã e à primeira dificuldade ou atrito é o acudam-me, para isso não vale a pena. Ou tens espírito ou não tens.
Se te interessar mesmo deves seguir o que pretendes, se à primeira dificuldade baixas os braços a PA não é de certeza para ti.
Vá decide da melhor forma e assume o que decides.
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 14, 2008, 05:45:48 pm
força de vontade tenho e muita.....e ja tenho uma certa noçao do que e a vida militar...meu pai e irmao sao militares e pronto quero seguir as pegadas....meu unico problema e mesmo so a altura....tenho 1.66m aproximadamente e pelo menos nos folhetos pedem 1.67 para a especialedade de policia aerea......de resto coisas interessantes na vida militar so mesmo tropas de elite mas e muito duro para o inicio...depois ainda ficava com uma ma impressado e nao queria mais saber d vida militar e isso e meu sonho desde ja a muito tempo.....ja em pequeno queria que meus pais me transferissem do 5º ano de ensino normal para uma academia mas disseram-me que nao era possivel. nao sei se e verdade ou foi so por nao qurerem que eu fosse...
mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Título:
Enviado por: AgentePM em Dezembro 14, 2008, 06:17:59 pm
É verdade o que o raphael disse, existem subespecializações, mas o que eu disse também é verdade, a grande maioria apenas faz porta d'armas. Até porque nem todas as unidades têm cinófila e quanto à condução de viaturas especiais, penso que só mesmo em Ovar no AM1...
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 14, 2008, 10:26:01 pm
Citação de: "AgentePM"
É verdade o que o raphael disse, existem subespecializações, mas o que eu disse também é verdade, a grande maioria apenas faz porta d'armas. Até porque nem todas as unidades têm cinófila e quanto à condução de viaturas especiais, penso que só mesmo em Ovar no AM1...


PM esse tiro foi mesmo ao lado... Todas as Bases Aéreas (excepto Sintra) e Alcochete (CTA) têm viaturas blindadas. Quanto à Cinófila só Unidades que tenham meios aéreos atribuídos e o Centro de Instrução Cinotécnica em Ovar (AM1) é que têm Equipas Cinófilas.
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 14, 2008, 10:42:55 pm
As viaturas blindadas da FAP sao actualmente as Condor UR-425 fazem parte da organica da Policia Aérea na patrulha em Bases Aéreas.
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 14, 2008, 11:31:48 pm
Citação de: "Instrutor"
As viaturas blindadas da FAP sao actualmente as Condor UR-425 fazem parte da organica da Policia Aérea na patrulha em Bases Aéreas.

Algumas Unidades também têm a DAF YP-408, mas estão em fim de vida operacional útil e vão ser substituidas pelas APC Condor.
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 14, 2008, 11:54:56 pm
Arranjas fotos da DAF e da Condor APC?
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 14, 2008, 11:58:58 pm
Ja vi no google. Obrigado na mesma. :lol:
Quantas unidades vamos ter de APC Condor, no site a area militar faz referencia a 12 unidades.
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 15, 2008, 01:05:08 pm
Desconheço se o número vai ser aumentado. Numa fase inicial poderão haver redistribuições de viaturas pelas várias Unidades. De qualquer penso que a capacidade anfíbia das Condor não irá ser reimplementada.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 15, 2008, 02:12:24 pm
Citação de: "raphael"
Desconheço se o número vai ser aumentado. Numa fase inicial poderão haver redistribuições de viaturas pelas várias Unidades. De qualquer penso que a capacidade anfíbia das Condor não irá ser reimplementada.


Na minha opinião seria mais vantajoso usar o Pandur
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 15, 2008, 06:27:48 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "raphael"
Desconheço se o número vai ser aumentado. Numa fase inicial poderão haver redistribuições de viaturas pelas várias Unidades. De qualquer penso que a capacidade anfíbia das Condor não irá ser reimplementada.

Na minha opinião seria mais vantajoso usar o Pandur


... e oneroso também.. não vislumbro efectivamente qual a vantagem de utilização do Pandur na missão da Policia Aérea, em vez do APC Condor...
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 15, 2008, 10:05:13 pm
Qual a vantagem tactica de utilizar viaturas blindadas na patrulha de unidades pertencentes á FAP pela Polícia Aérea? Os jipes armados com armas .50 ou 7,62 não são suficientes?
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 16, 2008, 12:47:55 am
Neste momento não existe na FAP qualquer viatura TT (excepto os blindados) com capacidade para uma arma .50 (tipo Browning) e as  torres c adaptador para MG-3 existem mas não são habitualmente utilizadas.
As VBTP existem para apoiar a acção da PA seja para acções dentro ou fora do perímetro da Unidade seja para ocorrências em que a sua utilização seja decisiva.
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 16, 2008, 10:42:33 pm
Muito bem camarada Raphael, compreendi perfeitamente a necessidade do emprego de Condors nas patrulhas de unidades, contudo penso que deveriamos ter mais unidades deste tipo é que somente 12 unidades é muito pouco para um total de 8 Bases Aéreas, penso que deveriamos pelo menos ter 4 para cada unidade.
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 17, 2008, 05:19:39 pm
Citação de: "Instrutor"
Muito bem camarada Raphael, compreendi perfeitamente a necessidade do emprego de Condors nas patrulhas de unidades, contudo penso que deveriamos ter mais unidades deste tipo é que somente 12 unidades é muito pouco para um total de 8 Bases Aéreas, penso que deveriamos pelo menos ter 4 para cada unidade.


Bases Aéreas não são assim tantas... Para ser Base Aérea deve ter meios aéreos atribuidos (Esquadras de Vôo) e neste momento são só 05 Bases Aéreas, de qualquer modo outras Unidades existem em que se justifica(rá) a presença de VBTP's (CTA/AT1/AM1)... A questão de serem 3 ou 4 implica tão somente que a despesa em termos de manutenção/conservação das mesmas recai sobre o orçamento de cada Unidade... e os meios aéreos têm sempre prioridade... e como estamos em tempos de contenção de despesas... apesar de ter um motor Mercedes fiável e ser a diesel, o desgaste a nível de pneus e consumos é elevado...
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 19, 2008, 12:43:22 pm
podem-me dizer quais sao as cidades no norte (se existentes) onde a policia aerea pode "trabalhar"????
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 19, 2008, 01:32:16 pm
tiago, Unidades da Força Aérea no Norte onde existente contingente de PA's tens o AM1 em Maceda - Ovar, segue-se BA5 em Serra de Porto de Urso - Monte Real - Leiria e depois mais abaixo já na zona centro o CFMTFA em Ota e na mesma linha tens o CTA em Alcochete (mas isso já não é norte mesmo).
Título:
Enviado por: legionario em Dezembro 19, 2008, 07:21:39 pm
Cumpri o meu SMO na PA em Monte Real na secçao cinotécnica  :)  que tinham que se portar bem e andar bem fardados, senao ...  :)

Acontecia tambem frequentemente termos que intervir nos bares das redondezas quando os pilotos ingleses e holandeses sobretudo se enfrascavam mais do que deviam e partiam a louça toda...até era divertido !
Título:
Enviado por: Instrutor em Dezembro 20, 2008, 12:37:42 am
Só esbardinagem.... :lol:  :lol:  cacetete em cima deles...
Título: Caro Tiagu25!
Enviado por: Tailz_zliaT em Dezembro 20, 2008, 01:43:40 am
Citação de: "tiagu25"
podem-me dizer quais sao as cidades no norte (se existentes) onde a policia aerea pode "trabalhar"????


Olá boa noite!
Antes demais não queria de forma alguma te desincentivar a concorreres a especialidade de Policia Aérea. Eu falo-te disto por experiência própria!
Fui P.A  e com muito orgulho o digo, pertenci a cinófila durante 3 anos e foram os anos que mais gostei como militar, cumpri o contrato até ao fim. 6 anos para ser mais preciso.
É verdade que ser P.A não é facil para conciliar os estudos, depende mesmo de muitos factores.
Não sei quais são os teus projectos futuros, mas penso que é nisso que te deves agarrar um pouco e pensar. Muitas das vezes não devemos seguir os gostos, porque usar uma boina azul é bonito e impõe algum respeito perante as outras especialidades.
Devemos ser inteligentes e pensar nas perspectivas de futuro.
Para te demonstrar um pouco de como podem ser as coisas te digo que para concorreres para o curso de sargentos da P.A apenas o podes fazer ao fim de 2 anos, e consoante as tuas avaliações. Ou seja se tens louvores, medalhas, etc....
Depois tens o problema da antiguidade, tens sempre imensos cabos adjuntos a concorrer para 5 vagas por exemplo.
Para a P.A nunca abrem muitas vagas para o CFS, é mais uma desvantagem.
Se o que queres mesmo é ser um P.A  então vai para oficial, ser praça é como andares na "cepa torta" acabas por morrer estupido.
Pensa um pouco como que experiencia profissional terás depois ao saires da FAP?
Como P.A dos poucos trabalhos que consegues compativel as tuas funções como militar é como segurança privado.
Isto é um pouco de como as coisas podem ser no teu futuro como P.A!

FLUTUAT NEC MERGITUR
P.A, P.A, P.A
Título: Re: Caro Tiagu25!
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 20, 2008, 01:11:52 pm
ficar como praça esta fora de questao....posso ficar como praça temporariamente......tipo tenho 12º sei que equivale a categoria de sargentos......meu objectivo era depois ficar nos quadros permanentes mas nao como praça........agora fiquei confuso
Título:
Enviado por: raphael em Dezembro 20, 2008, 01:44:13 pm
Na Força Aérea com o 12º ano podes concorrer para a Academia directamente como civil, podes ir para Oficial a Contrato na especialidade PIL (as restantes só com Licenciatura), para Praça é exigido o 11º ano ou o 12º ano (para algumas especialidades), não existe acesso directo de civil para sargento na Força Aérea (salvo SS - Serviço de Saúde, mas tens de ter Licenciatura).
Resumindo e baralhando se a intenção é o regime de contrato com 12º ano só podes ser Praça ou Oficial PILoto a contrato.
Não desanimes porque se entrares para Praça (seja PA ou outra especialidade) cumpres o tempo mínimo e concorres ao CFS (PA há sempre poucas vagas é certo). Mas sendo um pouco ambicioso podes concorrer como Praça directamente para Oficial do Quadro Permanente, sem passar pela categoria de Sargentos, sei de exemplos bem sucedidos dessa transição!
Mas de qualquer modo antes de vires aqui ao fórum já deves ter certamente ido a www.emfa.pt (http://www.emfa.pt) à parte do Recrutamento e AFA e concerteza que já deste um pulo ao Lumiar ao Centro de Recrutamento da Força Aérea, porque quem lá está colocado poderá informar-te muito melhor do qualquer um de nós, que apesar de termos passado pela área podemos não ter a informação completa. :twisted:
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 20, 2008, 06:21:30 pm
com, o 12º posso concorrer a oficial eu sei mas tem de ter bom aproveitamemnto a matematica o que nao é o caso :evil:  :cry:
Título: Re: Caro Tiagu25!
Enviado por: Tailz_zliaT em Dezembro 20, 2008, 06:25:31 pm
Citação de: "tiagu25"
ficar como praça esta fora de questao....posso ficar como praça temporariamente......tipo tenho 12º sei que equivale a categoria de sargentos......meu objectivo era depois ficar nos quadros permanentes mas nao como praça........agora fiquei confuso


Se queres mesmo entrar para a F.A.P e o teu desejo é proseguir uma vida militar então o conselho que te dou é escolheres especialidades como MARME , MELECT, OPREDET, OPCOM, etc... são tudo especialidades que como praça abrem sempre muito poucas mas a taxa de conseguires ser chamado para o CFS e conseguires entrar é sempre muito alta porque concorrem sempre muito pouca gente.
Se tens o 12 ano ja pensas-te em concorrer para PILAV?
Eu enquanto estive na FAP tive a oportunidade de voar no ALFA JET, no EPSILON, PUMA, ALLOUETTE, AVIOCAR e conheço antigos colegas meus que tiveram a oportunidade de voar no F-16.
O que te digo é de coração, é uma experiencia alucinante que marcou para sempre a minha vida, como P.A um dia não me limitei a ve-los do chão e fui voar com eles.
Se tu podes e tens essa possibilidade então exprimenta concorrer para PILAV.
Título:
Enviado por: kaiowas em Dezembro 21, 2008, 01:14:01 pm
boas tardes.
No essencial já estas devidamente esclarecidas com os relatos dos restantes camaradas.
Mas no entanto, vou fazer 1 pequeno resumo
O 12 ano ñ é nada nos dias que correm!!!!!!!  A maior parte dos praças tem o mesmo.
Muitas das vezes ñ gozas devidamente as folgas a que se tem direito na PA, pois o efectivo está muito reduzido.
Vais trabalhar o dobro das horas dos “BICOS”, que são as restantes especialidades.
Vais perder muita horinha de sono!!!
Provavelmente, sais de 1 serviço de 24h, muito mal dormido ou mesmo nada, e vais ter instrução!
Se és do norte, provavelmente a base mais perto que vais parar é a Monte Real, isto se ñ fores parar aos açores ou para Beja!!
Entre muitas outras coisas…..
Agir e sofrer!!!!
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 21, 2008, 04:27:47 pm
Não tenho nada contra a PA, até tenho alguns amigos PA, mas na minha opinião é das piores especialidades para se ter na Força Aérea.
É muito trabalho, pouco descanso, poucas vagas para ir para o quadro permanente em relação ao total de praças que concorrem, ir a missões ZERO (a não ser que sejam do 1% da UPF) quando saires para a vida civil não tens qualificação nenhuma que te valorize (tenho amigos mecanicos de aviões que foram para empresas civis tipo TAP e outras, tenho amigos mecanicos de electronica que foram para tecnicos de empresas de electrónica e os PAs vão para onde? Segurança nos supermecados??), e em troca de terem a pior vida da Força Aérea tomem lá uma boina para por na cabeça...

Não é querer puxar a brasa à minha sardinha, se querem mesmo ser PA, então força, quem corre por gosto não cansa, mas depois não se queixem.

Na minha opinião, na Força Aérea as melhores especialidades são da área de Operações e a seguir são da área de Mecânica, mas tem que se estudar um bocado e não tem boina :lol: .

Agora para PA esqueçam coisas desse género, é 200 praças a concorrer para 10 vagas (exemplo), é preciso ter médias relativamente altas de 12º para ficar no top ten.
Título: Re: Caro Tiagu25!
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 21, 2008, 09:24:27 pm
alquem me pode explicar melhor estas especialedades MARME , MELECT, OPREDET, OPCOM???o que sao....
pelo que percebi com o 12º posso ir para pilav.....isso e piloto certo?????mas para isso nao tenho d ter boa nota a matematica????a matematica "enterrame" mesmo.......eu estou mesmo muito indeciso em relaçao ao meu futuro......so tenho certeza de uma coisa.,......passa por ser militar
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 21, 2008, 09:34:45 pm
Para piloto as questões fisícas é que são essenciais, nomeadamente obter resultados de cerca de 100% na visão e na audição. Até podem ter nota 20 a matemática, se os testes médicos, físicos e psicológicos demonstratem que não podem ser piloto...Porque senão o pessoal que vai para Medicina ia antes para piloto que sempre tem mais glamour e ganham mais (pelo menos no privado)...
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 21, 2008, 09:40:37 pm
Citar
OPCOM - Comunicações

Funções - Operar sistemas de comunicações e de informação no âmbito do serviço de mensagens, nos centros de comunicações e nos domínios das Unidades/Órgãos e no Sistema Táctico de Comando e Controlo.

Processar e explorar funcionalidades de troca e processamento de informação, aplicando técnicas de segurança. Operar equipamentos rádio e de outra natureza em ambientes fixos ou tácticos.

Citar
MARME - Armamento e Equipamento
 
Funções - Executar acções de aprontamento e manutenção, de linha ou de hangar, programada ou correctiva, em sistemas de armamento e sistemas de sustentação da vida (sistemas de ejecção, oxigénio, equipamentos de voo, sobrevivência e salvamento), de acordo com as especificações técnicas definidas.

Executar medições eléctricas, movimentar munições e explosivos, manusear produtos químicos, gases e criogénios, reparar cablagens eléctricas relacionadas com os sistemas de armamento, efectuar reparações mecânicas, prevenir a corrosão e interpretar/preencher documentação técnica.

Citar
MELECT - Electricidade
 
Funções - Executar de forma autónoma, a instalação de edificações e controlar a colocação em serviço e a manutenção dos equipamentos eléctricos. Montar, desmontar, manter, diagnosticar avarias, reparar e testar motores eléctricos, automatismos de controlo, fontes ininterruptas de energia, equipamentos de calor, de frio e de climatização. Executar trabalhos de manutenção em baixa e em média tensão. Referencial de Formação Reconhecido Técnico-pedagogicamente pelo IEFP


Etc., etc., etc.  :arrow: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfp (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=010&janela=0&codigo=010.002.003.002.003&opcao=cfp)
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 21, 2008, 10:03:57 pm
sim mas entao para entrar para piloto a nota a matematica nao e importante????e entao o que tenho de fazer agora ao acabar o 12º para concorrer a piloto????e tenho a possibilidade de chegar a sargento no minimo certo???
agradeço desde ja a todos a disponibilidade no esclarecimento de todas estas minhas duvidas mas trata-se de meu futuro e nao quero tomar decisoes precipitadas
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 21, 2008, 10:08:10 pm
é assim.....ainda a pouco me disseram que com o 12 posso ser piloto mas no site da força aerea nao diz o mesmo....http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfo (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=010&codigo=010.001&opcao=cfo) ta ai o link......e na categoria de praças piloto nem existe.........muita confusao
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 21, 2008, 10:40:30 pm
PILAV- Piloto Aviador. Pilotos do Quadro Permanente da FAP. Entra-se na Academia da Força Aérea com o 12.º e sai-se com uma Licenciatura/Mestrado Integrado, começa-se como Alferes e pode chegar ao Generalato.

PIL - Piloto. Pilotos do Regime de Contrato da FAP. Entra-se com o 12.º ano ou Bacharelato ou Licenciatura (em caso de excesso de candidatos ou empate de notas, tem prioridade os candidatos com mais qualificações), fazem apenas o curso de pilotagem e não realizam os cinco anos da Licenciatura/Mestrado Integrado, o contrato é de 6 anos e serão apenas Oficiais Subalternos (Aspirantes, Alferes, Tenentes).

Notas importantes a reter no seu caso aplicado à FAP:

Oficiais em Regime de Contrato: Bacharelato ou Licenciatura.
Sargentos em Regime de Contrato: não há na FAP, eventuamente alguns Enfermeiros (Bachareis/Licenciados em Enfermagem).
Praças em Regime de Contrato: 11.º/12.º ano para a maioria das especialidades, 9.º ano para algumas especialidades (PA, OPSAS...).

Oficiais do Quadro Permanente: indivíduos que entram com o 12.º ano na Academia da Força Aérea e ai realizam Licenciatura/Mestrado Integrado; individuos licenciados em universidade civisi em áreas muito especificas (nomeadamente Medicina); Oficiais Técnicos oriundos das Categorias de Sargentos,Praças ou Oficiais RC e que realizam Bacharelatos na Escola Superior de Tecnologias Aeronáuticas (futuramente essa escola vai ser/está a ser fundida com a Academia da Força Aérea).
Sargentos do Quadro Permanente: indivíduos recrutados da categoria de Praças.
Praças do Quadro Permanente: não há na FAP, apenas a Marinha possuí.
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 21, 2008, 10:45:04 pm
mas para entrar na academia como piloto tenho de ter 16 valores a matematica nos exames nacionais certo????
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 21, 2008, 10:50:44 pm
Onde é que está isso escrito?

Se for o que aparece a seguir "16" refere-se ao código da disciplina específica :roll:

Citar
- Piloto Aviador (PILAV) – (16) Matemática (95 pontos); - Engenharias (ENGAER, ENGEL e ENGAED) – (07) Física e Química (F) (95 pontos) e (16) Matemática (95 pontos);


Portanto nota mínima a Matemática 9,5 valores (95 pontos), numa escala de 0 a 20.
Título:
Enviado por: tiagu25 em Dezembro 21, 2008, 10:56:51 pm
95 pontos no exame nacional????isso refere-se a 9.5 numa escala de 0 a 20 certo????muito obrigado pela sua paciencia e acredito que ao responder as minhas questoes esta a responder tambem a muita mais gente ao mesmo tempo.....
Título:
Enviado por: ruisilva1987 em Abril 28, 2009, 06:27:51 am
Estou a pensar em concorrer para Oficial em RC da PA, acham que depois disso existe possibilidades de ficar no QP da FA?
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 28, 2009, 10:39:28 am
Citação de: "ruisilva1987"
Estou a pensar em concorrer para Oficial em RC da PA, acham que depois disso existe possibilidades de ficar no QP da FA?


Possibilidade há sempre, só depende de si.
Título:
Enviado por: ruisilva1987 em Abril 29, 2009, 05:49:10 pm
Sim, eu sei que só depende de mim, mas sabem precisar-me mais ou menos quantas vagas por ano aparecem para Oficiais PA do QP?
E sabem como é que desenrola-se esse processo todo?

É que se for para não haver hipóteses de passar do RC para o o QP não escolho a especialidade PA, é melhor escolher, Mecânico ou Meteorologista, por causa das saídas profissionais na vida cívil, é triste mas não se pode fazer só o que gostamos... Esta é a minha opinião.
Título:
Enviado por: raphael em Abril 29, 2009, 06:22:30 pm
Citação de: "ruisilva1987"
Sim, eu sei que só depende de mim, mas sabem precisar-me mais ou menos quantas vagas por ano aparecem para Oficiais PA do QP?
E sabem como é que desenrola-se esse processo todo?

É que se for para não haver hipóteses de passar do RC para o o QP não escolho a especialidade PA, é melhor escolher, Mecânico ou Meteorologista, por causa das saídas profissionais na vida cívil, é triste mas não se pode fazer só o que gostamos... Esta é a minha opinião.


É uma opinião válida e nada censurável! Qual é a sua licenciatura? Isto porque das várias licenciaturas admitidas para PA, quando no concurso para o QP há uma ordenação por prioridades.
Título:
Enviado por: ruisilva1987 em Abril 29, 2009, 06:42:41 pm
Citação de: "raphael"
Citação de: "ruisilva1987"
Sim, eu sei que só depende de mim, mas sabem precisar-me mais ou menos quantas vagas por ano aparecem para Oficiais PA do QP?
E sabem como é que desenrola-se esse processo todo?

É que se for para não haver hipóteses de passar do RC para o o QP não escolho a especialidade PA, é melhor escolher, Mecânico ou Meteorologista, por causa das saídas profissionais na vida cívil, é triste mas não se pode fazer só o que gostamos... Esta é a minha opinião.

É uma opinião válida e nada censurável! Qual é a sua licenciatura? Isto porque das várias licenciaturas admitidas para PA, quando no concurso para o QP há uma ordenação por prioridades.


Sou licenciado em economia, não deve de ser das que mais interessa às FA pois eles próprios têm cursos de administração.
Título:
Enviado por: Lightning em Abril 30, 2009, 01:05:43 pm
Citação de: "ruisilva1987"
Sou licenciado em economia, não deve de ser das que mais interessa às FA pois eles próprios têm cursos de administração.


Interessa à FAP sim, só não é para ser oficial PA mas sim oficial TPAA.
Título:
Enviado por: raphael em Abril 30, 2009, 01:38:00 pm
Ou seja, podes obter o melhor de dois mundos, numa primeira fase concorres a Oficial PA RC, sem descurar a opção TPAA.. depois no acesso ao QP concorres a TPAA! É uma opção.
Título:
Enviado por: AgentePM em Abril 30, 2009, 05:59:32 pm
Considerando que apenas abrem 2 a 3 vagas por ano, para o QP, por especialidade... Ou tens cunha ou não entras para o QP!
Título:
Enviado por: Açoriano em Abril 30, 2009, 07:32:58 pm
Citação de: "AgentePM"
Considerando que apenas abrem 2 a 3 vagas por ano, para o QP, por especialidade... Ou tens cunha ou não entras para o QP!
Sempre que existe algum concurso com poucas vagas, seja lá para o que for, a Cunha da Silva está sempre presente é triste mas é a realidade, por mais que queiramos desmentir ou não acreditar, a verdade é essa e como diz o outro ”quem não tem padrinhos não se casa”.
Título:
Enviado por: raphael em Abril 30, 2009, 09:18:16 pm
Sim ok o fantasma dos factores A, B e C está sempre presente... mas no caso do acesso ao quadro de oficiais QP a coisa está cada vez mais dificil, ou seja, as médias são cada vez mais altas, há uma maior concorrência, já não basta ter boas notas têm de ser excelentes e como os exames exigidos para PA são da antiga área de humanísticas (bem como para TPAA) o pessoal que entra tem altas notas...
Outro factor decisivo é que todos os oficiais RC novos são licenciados e muitos optam por se sujeitar a mais 3 anos de curso mesmo já tendo uma licenciatura.
O problema também nesta tropa é que uns trabalham e outros estafam-se a trabalhar, e depois o tempo para estudo reduz-se drasticamente, limitando as possibilidades de entrar.
Na escolha da especialidade para o QP deve escolher-se a especialidade que exige o curso que tenhamos, porque em caso de empate de notas isso é factor de desempate, também imaginemos se fores agora para TPAA RC em em vez de PA, porque o curso de economia é primeira (não tenho a certeza) prioridade para TPAA, tem também mais uma percentagem abonatória na média final.O factor A, B e C (Alavanca, Barrote e Cunha) por exemplo penso eu, que no ultimo concurso beneficiou toda a gente...porque deixou de ser necessário fazer testes fisicos na AFA no concurso, contabilizam-se os testes fisicos anuais realizados nas unidades de origem... e este ano a história repete-se.
Título:
Enviado por: Antero em Maio 03, 2009, 05:47:36 pm
Antes de mais, quero deixar um cumprimento a todos os participantes do fórum. Numa apresentação rápida, o meu nick é também o meu nome  :wink: estou neste momento a terminar o 4º ano na licenciatura de Desporto e Educação Fisica na Universidade do Porto, tenho 22 anos, e pretendo no final do curso concorrer para Oficial de P.A em RC. Tenho vindo a informar-me e salvo erro neste concurso para RC a minha licenciatura não será privilegiada em relação a outras áreas de estudo... confirma-se esta informação, ou estou mal informado?  E num futuro concurso para QP?

Agradeço desde já a disponibilidade para me responderem.
Cumprimentos Antero R.
Título:
Enviado por: Antero em Maio 18, 2009, 02:14:47 am
Ninguém me sabe elucidar relativamente à minha questão? abraço
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 18, 2009, 06:26:52 pm
Citação de: "Antero"
Ninguém me sabe elucidar relativamente à minha questão? abraço


Existem vários oficiais da PA que são licenciados em educação física, mas desconheço se isso lhes confere algum previlégio para concorrer ao QP.

Mas existem outros oficiais com esse curso que não são PA mas sim RHL (Recursos Humanos e... (Logistica ?)) são licenciaturas de interesse à FAP mas cujo curso não existe dentro da Força Aérea, tipo dentista, psicólogo, educação física, e outros, esses oficiais vão exercer a sua licenciatura, no caso da educação física são colocados nas Secções de Educação Fisica e dão aulas de educação física, os psicologos vão para os gabinetes de psicologia, os dentistas vão para o hospital ou centros de saude, etc, etc
Título:
Enviado por: raphael em Maio 18, 2009, 08:16:24 pm
Pois mas também tens muitas das vezes PA's com o curso de educação física colocados em posições que um RHL desempenharia bem.. e estão lá... porque sim!! :twisted: mas isso é um mero pormenor!
Título:
Enviado por: tiagu25 em Maio 20, 2009, 04:14:24 pm
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??
Título:
Enviado por: raphael em Maio 20, 2009, 05:36:33 pm
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


... bom o teu objectivo passa por qual especialidade... e já agora por qual Ramo?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 20, 2009, 05:43:18 pm
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


12?! :shock:
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 20, 2009, 07:25:50 pm
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


Não há nenhum oficial QP com o 12º, são todos licenciados simplesmente porque o proprio curso de oficial/QP na AFA (ou CLTMA) é uma licenciatura.
Título:
Enviado por: raphael em Maio 20, 2009, 09:52:41 pm
acho que a ideia do tiagu25 era ingressar directamente na Academia... assim sendo com o 12º podes concorrer à AFA, mas com 25anos (deduzo pelo nick) já não dá...
A única hipótese com o 12º ano para ser oficial penso que só Piloto RC (espero não estar a dar um daqueles valentes tiros no pé), mas pelo menos era...
De qualquer modo este tópico é dúvidas da Policia Aérea....
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 20, 2009, 10:08:09 pm
Citação de: "raphael"
A única hipótese com o 12º ano para ser oficial penso que só Piloto RC (espero não estar a dar um daqueles valentes tiros no pé), mas pelo menos era...


Exacto era...

... é que há mais de um ano (talvez dois) que não abre curso de PIL (piloto RC).
Título:
Enviado por: tiagu25 em Maio 20, 2009, 10:22:20 pm
ai posso ser piloto com o 12 mesmo que seja em regime de contracto???

ps: 25 e um numero que me atribuiram numa actividade e gostei
Título:
Enviado por: Lightning em Maio 20, 2009, 10:36:44 pm
Citação de: "tiagu25"
ai posso ser piloto com o 12 mesmo que seja em regime de contracto???


Sim claro, é esperar (sentado para não se cansar) que abra o curso para você concorrer, porque como eu já referi, há mais de um ano que não abre esse curso.
Título:
Enviado por: Mercurio em Maio 23, 2009, 12:07:28 pm
Atenção:

Os Oficiais da Força Aérea têm todos um curso superior. Os que não entraram com um curso superior tiram-no lá dentro! Ou seja, os RC são licenciados e os que vão para a Academia podem ir com o 12º Ano, porque tiram lá o curso superior.

Efectivamente existe uma excepção para pilotos e navegadores RC onde, QUANDO O NÚMERO DE LICENCIADOS NÃO PREENCHE AS VAGAS, se autorizam candidatos com o 12º Ano. Mas estes têm prioridade 2 em relação aos licenciados.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: ribadeaves em Novembro 17, 2009, 05:06:16 am
boas,

vi aqui falarem que normalmente PA não tem futuro fora da vida militar e é dificil concorrer a sargento.

Eu vou agora pra FAP mas ainda n m decidi o que queria, mas estava interessado, mas perdi um pouco o interesse com o que li aqui.. entao é o seguinte:

Comunicações têm futuro  fora da FAP? e dentro?

Secretariado tem futuro na FAP? fora tem de certeza, pois podemos trabalhar em qualquer escritorio.. mas ha boas vagas para sargento?

e Informatica?

E assistencia e socorro?

e metereologia?

estas sao as minhas opções..

cumprimentos
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 19, 2009, 05:43:59 pm
Acho que isso é tudo muito subjectivo e depende de ano para ano... nisso não te posso ajudar porque não estou lá dentro, certamente outras pessoas te podem responder quanto a vagas para sargentos.

No entanto, para cá fora, caso não fiques lá dentro, Comunicações é capaz de ter algum futuro, já que é uma coisa sempre em evolução. Assistência e socorro será mais para trabalhos nos bombeiros, ou ajuda em ambulâncias, o que a meu ver não é muito promissor já que muita gente vai para os bombeiros hoje em dia... Quanto a informática, aconselho, há muito trabalho cá fora em informática, quase todos os dias recebo quase uma dezena de propostas de emprego para informática, sobretudo no que toca a programação (como tenho um curso de informática pûs nos sites de emprego para me enviarem também). Meteorologia não te sei dizer, é algo bastante específico, mas isso é como o controlo de tráfego aéreo e por aí adiante, são coisas muito específicas que só se oferece emprego em locais muito específicos, não é propriamente algo que seja linear e preciso em qualquer lado.
Secretariado não sei, porque hoje em dia metem qualquer um a trabalhar em secretariado mesmo que não tenha cursos, e ainda assim há quem tire cursos disso. Mas pelo menos é uma coisa que qualquer empresa precisa, sempre há alguma oferta.

Mas se queres pensar num futuro cá fora, aconselho-te informática.

Eu cá não penso nisso, no meu futuro depois cá fora, já que tenho dois cursos, um deles superior, basicamente penso apenas naquilo que quero fazer lá dentro (daí ter-me candidatado sem medo a PA). Agora se no teu caso não tens nenhum curso, seja superior, seja tecnológico/profissional, deves e muito bem pensar nisso!
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: ribadeaves em Novembro 21, 2009, 12:12:48 pm
Pois, o que eu queria mesmo era PA, porque eu não me dou bem em curso muito teóricos, adoro desporto e estar sempre em movimento, por isso que não segui os cursos que andei a tirar..tirei um curso tecnico de informatica , concluí mas não gostei, entao entrei na universidade de coimbra pra desporto, mas mesmo assim preciso de mais acção, algo que puxe por mim então PA é sem dúvida o melhor pra mim, se bem que em oficiais não existem grandes vagas(mas eu agora entro para praça, so num futuro é que sera oficial).

Mas gostava muito de trabalhar no controlo de trafego aére, é algo que desperta muito o meu interesse, mas tenho medo que também seja muito de estar sentada num lugar a olhar para ecrãns, e isso pra mim não da.

thanks
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 22, 2009, 05:43:14 pm
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: ribadeaves em Novembro 22, 2009, 10:26:53 pm
Citação de: "Malina"
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.

pois, estive a falar com um amigo meu que anda la e ele disse-me o mesmo!! disse m tambem que depois para subir de posto ou pra ir pros quadros abrem bue poucas vagas e ha sempre muita gent!!! Vou concorrer a secretariado, abastecimento, controlador de trafego aereo, radarista de detenção e por ultimo policia.

Mas ainda vou pensar mais um pouco!!!
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 22, 2009, 11:19:50 pm
Sim, é verdade, mas podes candidatar-te nos quadros a outra especialidade que não a tua!
Pelo menos é o que tenho lido por aqui.
Por exemplo agora concorres a Praça PA e depois para sargento dos QP ou oficial dos QP podes candidatar-te a outra coisa qualquer...
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Novembro 23, 2009, 07:01:07 pm
Citação de: "Malina"
Sim, é verdade, mas podes candidatar-te nos quadros a outra especialidade que não a tua!
Pelo menos é o que tenho lido por aqui.
Por exemplo agora concorres a Praça PA e depois para sargento dos QP ou oficial dos QP podes candidatar-te a outra coisa qualquer...

Para sargento QP a regra é seguir a mesma especialidade de praça (apesar de haver exepções que tem a ver com a não existência de sargentos de certas especialidades, por exemplo só há praças condutores, estes militares se quiserem ir para sargento tem que ir para mecânico de material terrestre, outra razão é as necessidades da Força Aérea de falta de pessoal em certas especialidades e o exesso em outras e isso varia de ano para ano, mas normalmente mesmo os que mudam de especialidade quando vão para sargento é porque foram em praça de uma especialidade parecida, um mecânico de uma coisa muda para mecânico de outra, um electricista de uma coisa muda para electricista de outra, um operador de uma coisa muda para operador de outra, mas não há pessoal a mudar de operador para mecânico, ou mecânico para secretariado, secretariado para electricista, etc

Para oficial é que se pode mudar para uma especialidade qualquer, dependendo de qual a licenciatura que possui.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Novembro 23, 2009, 07:14:52 pm
Citação de: "Malina"
Olha pelo que já me disseram (alguém que confirme ou não) nem na PA tens "muita acção". basicamente pelo que me disseram passa-se a maioria do tempo em Porta de Armas, tipo a controlar as entradas e saídas. Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades, mas ainda duvido que seja todos os dias ou coisa que se pareça.

Se você for PA e estiver colocado numa Esquadrilha/Esquadra de PA de uma qualquer unidade, o seu serviço vai ser tratar da segurança dessa mesma unidade, e a maior parte desse trabalho é atraves do controlo das entradas e saidas feito nas portas-de-armas e com rondas, não é todos os dias, mas é a maior parte dos dias.

Agora se for colocado na UPF é outra história, ai vai frequentar diversos cursos, participar em exercicios e em missões, mas a UPF são uns 30 elementos.

Outra sub-especialidade da PA é a cinófila, a maior parte também faz serviços de segurança, mas há pessoal que integra a equipa de demonstração da Força Aérea que faz shows com os cães nos dias de cerimónia (bobi senta, rebola, faz de morto :lol: .

Gostava de saber em que é que se baseia para dizer "Claro que é sempre mais acção do que as outras especialidades", vai-me dizer que no TACP não há acção? Ou que nas diversas esquadras de voo da FAP não há acção? :mrgreen: (mauzinho...).

Por exemplo sei de sargentos PAs que estão no TACP e outros que são recuperadores no EH101, estavam fartos de "acção"  :wink: .
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 24, 2009, 01:21:09 am
Eu o que respondi em relação aos QP foi o que li algures por aqui que até aconselharam alguém a fazer isso... não foi resposta da minha parte e como não encontro a citação, simplesmente escrevi!

Quanto a acção, tenho a impressão que o rapaz referia-se a acção física. Porque ele falava que estar sentado atrás de uma secretária a olhar para computadores ou sossegado não era coisa para ele. Portanto por "acção" penso que ele referia-se a física mesmo, mexer-se, fazer exercício, participar em combate, etc?
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Novembro 24, 2009, 04:08:47 pm
Citação de: "Malina"
Eu o que respondi em relação aos QP foi o que li algures por aqui que até aconselharam alguém a fazer isso... não foi resposta da minha parte e como não encontro a citação, simplesmente escrevi!

Muito bem, mas então nesse aspecto leia o que eu escrevi que está certo, não li em lado nenhum, sei que é assim, mais de 90% (não digo um valor maior só por descargo de consciência :shock:  :wink:
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 25, 2009, 12:13:10 am
Estamos a falar em probabilidades.
Além disso de certeza que um PA tem mais probabilidades de "entrar em combate" do que um tipo atrás de uma secretária...
Digo eu!
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: raphael em Novembro 25, 2009, 12:32:16 am
:G-bigun: Combate...mas qual combate?
se me disserem na Policia Aérea terás uma maior probabilidade de participar em exercicios terrestres? sim, se darás mais tiro? sim, se terás maiores períodos de instrução? sim se como PAtens hipoteses de fazer missões no estrangeiro atraves da UPF e do TACP? sim se além da cinófila, como Praça poderás ser operador de viaturas blindadas, operador de anti-aérea, se PA se considera diferente dos outros além da boina azul? sim se vais trabalhar bem mais que os outros, farás mais serviços, cerimónias, terás menos tempo livre e receberás o mesmo que os outros? sim.... é tudo uma questão de por os pesos na balança e avaliar se vale a pena o esforço e lá está se queres mesmo ser militar.. ou estás só a fugir à crise...se esperas um trabalho na maior parte dos dias das 9h as 17h com um serviço ou dois de 24 horas por mês...não venhas para a PA (como Praça).
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Novembro 25, 2009, 11:21:01 pm
Citação de: "raphael"
se como PAtens hipoteses de fazer missões no estrangeiro atraves da UPF e do TACP?

Há praças PA no TACP? Sei que há lá sargentos PA mas porque tem qualificação FAC.

Citar
sim se além da cinófila, como Praça poderás ser ...operador de anti-aérea...

Este curso de anti-aérea ainda é feito? É referente aos Bitubos certo?

Citar
se PA se considera diferente dos outros além da boina azul? sim

Caro amigo Raphael, isto também é uma bonita frase, mas pode ser aplicada a praticamente todas as especialidades, eu sou de uma especialidade que não a PA e também me acho diferente do outros, o que eu faço só pessoal da minha especialidade é que faz...
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Novembro 26, 2009, 01:00:55 am
Por alguma coisa eu meti "entrar em combate" entre aspas. Enfim...
Parece que há alguém extremamente zangado com a Polícia Aérea.
O que não faltam aí são trabalhos em que se faz horas extras e nunca se recebe um cêntimo por isso.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: raphael em Novembro 27, 2009, 01:50:47 pm
Bom em relação ao TACP...se os sargentos serão apontadores...quem irá conduzir os hummers? Praças.
Anti-aérea...para já bitubos, ,mas isto vai ter de evoluir, sistemas SAM portáteis e outros...
A questão da diferença bom ok já nem vou esmiuçar a questão da especialização em concreto, falo por exemplo, no seguinte Lightening, há uma cerimónia militar, por norma o cerimonial militar é algo que os PA's estão mais habituados a fazer, mas com esta actual escassez de efectivos, muitas das vezes quando solicitam um pelotão a uma unidade, terão de ir não PA's e vêm logo os chefes...ah e tal mandem mas é os PA's que nós aqui trabalhamos...é por essas e por outras que digo, não há seres superiores, há é uns azuis claros e uns azuis escuros!
Malina eu não estou nada zangado com a PA, expresso é o meu ponto de vista, e digo-te que a organização não reconhece o esforço, porque vê como sendo normal, porque tem de ser, mas entre iguais a PA, os OPSAS e o pessoal que está integrado em escalas de alerta na várias unidades FAP com meios aéreos atribuidos penam um pouco mais! E mesmo assim no final, no concurso para o QP, os PA's mesmo assim padecem do eterno mal de poucas vagas para o efectivo a concurso e pouco tempo disponível para estudar!
PA sempre!
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Novembro 27, 2009, 07:40:40 pm
Citação de: "raphael"
Bom em relação ao TACP...se os sargentos serão apontadores...quem irá conduzir os hummers? Praças.

Mas está a dizer isto porque sabe ou está a deduzir? É que os sargentos também devem saber conduzir :lol: , conheço é a dos vestidos de verde (fato de voo) e os de camuflado (e de azul também :wink: ).

Citar
E mesmo assim no final, no concurso para o QP, os PA's mesmo assim padecem do eterno mal de poucas vagas para o efectivo a concurso e pouco tempo disponível para estudar!

Isso é um acontecimento que não sei se tem resolução, porque enquanto as especialidades das áreas de manutenção (é a que conheço melhor e penso que nas de operações seja semelhante), tem um grande numero de sargentos em comparação com os praças, pois é do interesse da FAP, que nestas especialidades, tenha um nucleo duro experiente de mecânicos ou operadores, auxiliados por alguns praças que tem boas hipoteses de no futuro virem a integrar esse mesmo nucleo duro. Nas esquadras de PA, como a maior parte do trabalho é executado por praças, a FAP tem necessidade de muitos praças PA (basta ver a quantidade de vagas para praça PA), e como os sargentos PA são para algumas funções especificas (não fazem serviços de porta-de-armas), a FAP já só precisa de um numero bem menor de sargentos PA, pelo menos é essa a ideia que eu tenho.
Título: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Alliance em Dezembro 13, 2009, 06:59:18 pm
Boa noite, queria tirar uma dúvida em relação ao assunto em questão, gostaria de saber caso uma pessoa licenciada concorra à FA na especialidade de PA, se existe alguma probabilidade de ficar nos QP´s? Isto ficando na especialidade, pq existe a hipótese de concorrer à AFA até aos 25 com um ano de serviço militar feito. Queria saber mas mesmo ficando na PA. Alguém tem uma ideia?
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Malina em Dezembro 13, 2009, 07:33:46 pm
Olha já que ando a pensar no mesmo que tu, o que te sei dizer e percebi:

1. Probabilidades de entrar nos QP para Oficial na PA são muito pequenas. Poucas vagas e muita concorrência. Mas também depende de cada um.

2. Outra solução é estudar na AFA. Passar a exame a matemática, escolher o curso e ter menos de 26 anos para o caso dos militares.

De resto... não há muita saída.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: RACC em Fevereiro 23, 2011, 03:20:51 pm
alguem sabe se consigo passar com miopia?
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: militar03 em Março 01, 2011, 12:41:14 am
para PA duvido muito
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: RACC em Março 01, 2011, 12:11:28 pm
E sabes me informar porque?
Nem mesmo se for de lentes de contacto?
Penso que não afectaria em nada o meu rendimento.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: militar03 em Março 01, 2011, 04:36:50 pm
isto tudo é relativo, mas existe uma coisa que é a tabela de aptidão militar, e a miopia poderá ser um entrave, ainda por cima para especialidade de PA onde fazes por exemplo bastante tiro,,,
mas não te custa nada tentar.. o não está sempre garantido
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: RACC em Março 01, 2011, 04:54:59 pm
pois mas sem ser PA nao ha assim mais nada que puxe a seriu o meu interesse.
Embora como a minha vontade de entrar é grande possa usufruir do curso tecnico de informatica para entrar para opinf mas depois poderei concorrer a sargento PA(após fazer a operaçao para corrigir a miopia visto que pela FAP sairá mais barato)?
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: sergio21699 em Março 01, 2011, 06:48:00 pm
Se for como no exército depende do nivel de miopia, ou seja, da graduação que salvo erro pode ser até 2 dioptrias mas posso estar errado ;)
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Março 01, 2011, 10:17:37 pm
Citação de: "RACC"
Embora como a minha vontade de entrar é grande possa usufruir do curso tecnico de informatica para entrar para opinf mas depois poderei concorrer a sargento PA.

Na Força Aérea a regra é um sargento ter a mesma especialidade de quando era praça, há exepções mas são raras, só acontecem por necessidade da Força Aérea e não pela vontade da pessoa e é a Força Aérea que diz que especialidade é que pode trocar por outra.

Exemplo:
No fim de um concurso de CFS sobram vagas de Opinf, e ficaram muitos praças de opcom (comunicações) aptos mas não entraram por falta de vagas, a esses praças opcom aptos mas sem vaga, podem ser convidados a preencher as vagas sobrantes da especialidade opinf.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: militar03 em Março 01, 2011, 11:55:50 pm
o que ja aconteceu com vagas marme que não foram preenchidas pela especialidade e foram convidados mma para as preencher
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: RACC em Março 21, 2011, 06:21:23 pm
Não há ninguém que tenha passado pelo mesmo que eu?
Ninguém saberá informar qual é o máximo de dioptrias para entrar nos PA?

Agradeço resposta sff.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: JorgeMendes1 em Janeiro 25, 2014, 12:53:21 am
Desde já boa noite. Eu tenho 18 anos e desde miúdo que adorei a tropa. O meu pai é militar no AM1 e eu também queria seguir a tropa. Mas desde sempre gostei da polícia aérea. Ele diz que já fazem turnos ou de 24 ou de 12 horas dependendo do pessoal. Mas eu tenho várias dúvidas. Eu tenho o décimo segundo incompleto mas tenho o 9~ano. Será que posso ir para a polícia aérea e fazer rondas ou até mesmo com cães e ter arma e tudo tendo apenas o 9 ano? Agradecia que me respondessem. Obrigado
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 25, 2014, 12:52:33 pm
Se és filho de um militar da FAP porque é que precisas perguntar a alguém do fórum? E sim, com as tuas habilitações podes ir para PA.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Janeiro 25, 2014, 03:56:45 pm
Citação de: "JorgeMendes1"
Será que posso ir para a polícia aérea e fazer rondas ou até mesmo com cães e ter arma e tudo tendo apenas o 9 ano? Agradecia que me respondessem. Obrigado

Com o 9º ano pode-se ser soldado da Policia Aérea.
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... opcao=cfp9 (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=010&codigo=010.004&opcao=cfp9)

Mas o principal para andar com armas não é o 9º ano... é a cabeça.
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: raphael em Janeiro 26, 2014, 09:32:30 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "JorgeMendes1"
Será que posso ir para a polícia aérea e fazer rondas ou até mesmo com cães e ter arma e tudo tendo apenas o 9 ano? Agradecia que me respondessem. Obrigado

Com o 9º ano pode-se ser soldado da Policia Aérea.
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... opcao=cfp9 (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=010&codigo=010.004&opcao=cfp9)

Mas o principal para andar com armas não é o 9º ano... é a cabeça.

Pois...vai com essa conversa para a entrevista com a psicóloga...recebes logo uma bela guia de marcha...para casa!
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Janeiro 26, 2014, 10:13:38 pm
Citação de: "raphael"
Pois...vai com essa conversa para a entrevista com a psicóloga...recebes logo uma bela guia de marcha...para casa!

Não o mandam embora, dizem-lhe é, olha tu não vás para PA, o que tu és bom é para administrativo, tu não sabes mas eu sei, eu sou psicólogo, confia em mim :mrgreen: .
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: LLopes em Dezembro 19, 2018, 06:32:22 pm
Boa tarde,
estou a pensar ingressar na PA como oficial RC no próximo ano. Uma vez que não conheço ninguém ligado à vida militar será que alguém me poderia explicar mais ou menos no que consistem as funções de um oficial da PA?
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Lightning em Dezembro 19, 2018, 08:05:36 pm
Boa tarde,
estou a pensar ingressar na PA como oficial RC no próximo ano. Uma vez que não conheço ninguém ligado à vida militar será que alguém me poderia explicar mais ou menos no que consistem as funções de um oficial da PA?

Após formação um oficial PA é colocado numa unidade da Força Aérea, onde integra a Esquadra PA da referida unidade, aí vai ser atribuído funções em alguma sub-unidade da esquadra.

Uma esquadra PA é mais ou menos o esquema seguinte, mas por vezes podem ter diferenças, por especificidades da unidade, por falta de pessoal, etc, por exemplo nem todas as unidades da Força Aérea possuem equipas cinotécnicas.
http://policiaaerea.pt/pages/a-policia-aerea/organograma-epa.php
Título: Re: Dúvidas Polícia Aérea
Enviado por: Miguelch22 em Abril 16, 2019, 11:33:26 pm
Eu queria saber se é facil realizar um mestrado enquanto Oficial em RC da PA?