Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

  • 5928 Respostas
  • 1360897 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7164/-9542
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5850 em: Janeiro 10, 2024, 03:15:32 pm »
Nem ESSM para as BD, quanto mais.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pescador

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5577
  • Recebeu: 5564 vez(es)
  • Enviou: 3667 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5851 em: Janeiro 10, 2024, 04:27:23 pm »
Nem ESSM para as BD, quanto mais.

Como cromo aeronáutico que sou, aprecio bastante as conversas aqui nos tópicos navais e aproveito para ir aprendendo alguma coisa. Mas, ao mesmo tempo, pergunto-me se o pessoal não estará todo um pouco deslumbrado quando discute o tamanho/capacidade dos VLS, por exemplo, quando é quase certo e sabido que dificilmente uma fragata portuguesa seguirá para uma missão NATO e/ou de combate com 16 mísseis nas células, quanto mais 32. ::)

Para que isso viesse a acontecer, quase que era preciso uma refundação das Forças Armadas Portuguesas. O procurement é sempre feito nos mínimos, nem chegando mesmo a ser para inglês ver, e isso tanto parte da esfera política, como das próprias chefias. E de facto, a não ser que tudo isto dê uma volta de 180º, não estou a ver passarmos da quase penúria para a paridade com os nossos aliados, mesmo que os conflitos a nível mundial estejam a surgir à velocidade a que nascem os cogumelos após as primeiras chuvas de Outono.

A discussão é importante e tem de continuar, porém muito sinceramente continuo sem conseguir ver a luz ao fundo do túnel no que diz respeito ao virar de página do desinteresse geral a que a classe política vota os militares. E desengane-se quem pensa que supostamente um Governo de Direita teria a solução para este assunto, pois seria com grande grau de certeza a continuação do sumário anterior.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20280
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2250 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5852 em: Janeiro 10, 2024, 04:57:33 pm »
Sabendo a quantidade de ESSM que o governo Português pretende adquirir e o prazo de entrega, obviamente que nem os Mk-29 teriam misseis para todo o sistema.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18297
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5953 vez(es)
  • +7164/-9542
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5853 em: Janeiro 10, 2024, 06:18:52 pm »
Como escrevi no outro dia, o pessoal aqui adora navegar na maionese.  :G-beer2:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4072
  • Recebeu: 2645 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2813
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5854 em: Janeiro 10, 2024, 06:39:19 pm »
Quanto a ESSM disseram que seriam adquiridos 16 após o famoso MLU das BD.
Isso dava 8 para cada uma e depois tinham de encher os restantes 8 lançadores com os misseis actuais.
Por isso para as VdG, zero deles

Estão na calha como as Marlin para a 2ª série de NPO. Vêm um dia destes. De nevoeiro

Depois destas tretas acham que após 300 milhões para 6 NPO, ainda vão desembolsar facilmente verbas na casa das dezenas de milhões, para os equipar com tudo aquilo mencionado.
Viram o que fizeram com o programado para as AA? eram quarenta e tal milhões e agora só 34 ou 36. É que antes já era uma fartura de dinheiro

Vai ser mais um tópico a abrir no final desta década
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1357
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +679/-119
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5855 em: Janeiro 10, 2024, 06:54:27 pm »
(...)

Vai ser mais um tópico a abrir no final desta década

Abrir no final da década para durar duas.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5856 em: Janeiro 10, 2024, 07:32:49 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Pescador;

E o Goalkeeper da BD?
Também falaram da posição dele no "tempo do antigamente"?

É que, para o afastar dos mísseis, está num canto em que só tem vista completa para a direita do navio.
Para a esquerda, está sugeito a tombar um radar e duas antenas.

Esta marinha...  ::)

https://www.marinha.pt/pt/os_meios/fragatas/Paginas/nrp-bartolomeu-dias.aspx


No tempo do analógico era assim que se evitavam os tiros na própria estrutura.

 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5857 em: Janeiro 10, 2024, 07:48:17 pm »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.

Parece-me ser correcto para a interacção entre duas caravelas, cada uma delas com duas filas de canhões de carregar pela boca e fixos (em azimute).
Mas nos dias de ameaças por drone e lanchas rápidas de piratas, eu preferia não ter que manobrar para poder apontar um canhão.
Até que, para manobrar o mais rápido possível, o navio tem que estar a mover-se á velocidade máxima. E parado não manobra nada.

No caso da BD, não parece haver muito que fazer. E eu entendo isso.
No caso do canhão do NPO, já me parece que a posição poderia ser melhorada.
As VdG com dois Phalanx e dois RWS já estarão muito melhor.
Mas, mesmo assim, a malta gosta de colocar antenas á volta do CIWS de trás.


https://www.seaforces.org/marint/Hellenic-Navy/Frigate/Hydra-class.htm


Eu adoro os vários projetos de modernização das Meko 200 Gregas!



Tivessem as nossas em tempo feito isso e hoje tinham a credibilidade que nenhuma cá tem


As gregas não ficaram assim "em tempo".
A aprovação para a modernização das MEKO gregas foi dada em Abril de 2023.

Portanto, não somos os únicos a modernizar MEKOs no tempo de hoje.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5858 em: Janeiro 10, 2024, 08:26:43 pm »
MARLIN

Há pessoas aqui que adoram MARLINs.

Mas eu tenho uma dúvida - alguém sabe responder?

Eu olho para fotos de NPOs com MARLINs e parece-me que a peça não consegue disparar para a frente.
Não sendo uma peça AA, serve principalmente para defender (ou assustar) contra ameaças de superfície.

Ora, para a frente, dá a impressão que só pode disparar a uma inclinação de 0º (na horizontal) ou +º. Não dá para -º , porque acerta na proa do próprio navio.
Na horizontal, conseguirá acertar num alvo que esteja a uns 4km mas a uns 400m - "chapeu".

Isto quer dizer que se aparece uma ameaça á frente de um NPO com MARLIN, e se ele quer usar a arma, o navio tem que se colocar de lado para ter uma linha de tiro.

Se isto é verdade, porque é que não se coloca o FdaP do MARLIN no patamar acima, logo a seguir á ponte?

Estou enganado?

Pescador;

E o Goalkeeper da BD?
Também falaram da posição dele no "tempo do antigamente"?

É que, para o afastar dos mísseis, está num canto em que só tem vista completa para a direita do navio.
Para a esquerda, está sugeito a tombar um radar e duas antenas.

Esta marinha...  ::)

https://www.marinha.pt/pt/os_meios/fragatas/Paginas/nrp-bartolomeu-dias.aspx


No tempo do analógico era assim que se evitavam os tiros na própria estrutura.



E na primeira guerra mundial (1914-1918) já existiam sistemas para as metralhadoras dos aviões não acertarem nas proprias hélices.
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5859 em: Janeiro 10, 2024, 08:58:01 pm »
Eu riu-me é das afirmações do Saab. Compara a calças com o cu.
Eu quando não percebo, meto um ponto de interrogação a perguntar. Tipo será que aquilo pode ser, ou seria possível, etc, Ou até pode ser uma sugestão e estar errado. Acontece. Depois alguém explica e vejo melhor o assunto.
Mas não, o moço vem logo com uma daquelas afirmações desafiantes que até faz comichão nos coisos. E as naus?
Mas já explicaram.

Já agora, a peça principal devia estar no topo do mastro para ter angulo de 360ª  :bang:

Pescador,

Assim não dá.
Um pouco mais de coordenação? Pode ser?

Então eu estou a dizer MAL de uma coisa, e o Pescador - logo o Pescador! vem dizer bem?
Combinamos assim: quando o Pescador diz mal de alguma coisa, eu apoio - e vice versa.
Assim diz-se mal ... muito melhor.

 :G-beer2:



 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20280
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2250 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5860 em: Janeiro 11, 2024, 09:34:19 am »
Desnecessário, porque o pessoal que anda por aqui sabe que os navios manobram de forma a melhor orientar os seus SA (quer sejam peças de artilharia, lançadores de mísseis, ou de torpedos) face à direcção das ameaças. O problema da MARLIN nos NPO não é de azimute.

Parece-me ser correcto para a interacção entre duas caravelas, cada uma delas com duas filas de canhões de carregar pela boca e fixos (em azimute).
Mas nos dias de ameaças por drone e lanchas rápidas de piratas, eu preferia não ter que manobrar para poder apontar um canhão.
Até que, para manobrar o mais rápido possível, o navio tem que estar a mover-se á velocidade máxima. E parado não manobra nada.

No caso da BD, não parece haver muito que fazer. E eu entendo isso.
No caso do canhão do NPO, já me parece que a posição poderia ser melhorada.
As VdG com dois Phalanx e dois RWS já estarão muito melhor.
Mas, mesmo assim, a malta gosta de colocar antenas á volta do CIWS de trás.


https://www.seaforces.org/marint/Hellenic-Navy/Frigate/Hydra-class.htm


Eu adoro os vários projetos de modernização das Meko 200 Gregas!



Tivessem as nossas em tempo feito isso e hoje tinham a credibilidade que nenhuma cá tem


As gregas não ficaram assim "em tempo".
A aprovação para a modernização das MEKO gregas foi dada em Abril de 2023.

Portanto, não somos os únicos a modernizar MEKOs no tempo de hoje.

Mas as Gregas são mais recentes e até têm VLS.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4072
  • Recebeu: 2645 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2813
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5861 em: Janeiro 11, 2024, 04:05:25 pm »
Vamos lá a ver o tempo. As Gregas que entraram ao serviço entre 1993 e 1998( mais recentes que as portuguesas), ficaram "assim", com um MLU muito acima do que vão ficar as VdG lá para  2030(se não derrapar no tempo, como as BD) e muito inferiores.
Resumindo a arredondando usando como exemplo a mais nova de cada País: eles fazem um MLU de jeito tarde com menos de 30 anos. Cá fazem um MLU de merd@ tarde com 40 anos
Tem tudo a ver. Mais ainda se verificarmos que o MLU deles é também para aguentarem para receber as novas Fragatas e nós cá, nada planeado.

Importa realçar que a decisão do MLU às VdG vinda de fonte do governo, vem pelo menos desde 2019 e agora dizem estar prevista para iniciar  lá para 2026 ou 2027. 8 anos perdidos em conversa
« Última modificação: Janeiro 11, 2024, 04:26:00 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5862 em: Janeiro 11, 2024, 11:22:27 pm »
As MEKO gregas estão equipadas com ESSM... desde 2007. Tem tudo a ver.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Pescador

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5863 em: Janeiro 12, 2024, 05:34:31 am »
As MEKO gregas estão equipadas com ESSM... desde 2007. Tem tudo a ver.

Tomaram as barcoletas, digo fragatas,  Lusas estarem como as gregas, que são uns anos mais recentes, estão.
Se tivessem sofrido um upgade há quinze anos, o procedimento correcto, agora ainda poderia valer a pena efectuar o segundo.
Esse seria o caminho a seguir, se a Marinha não fosse gerida por politicozecos incompetentes e Militares carreiristas, o resultado não engana!!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Pescador

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5864 em: Janeiro 12, 2024, 06:49:39 pm »
As MEKO gregas estão equipadas com ESSM... desde 2007. Tem tudo a ver.

Tomaram as barcoletas, digo fragatas,  Lusas estarem como as gregas, que são uns anos mais recentes, estão.
Se tivessem sofrido um upgade há quinze anos, o procedimento correcto, agora ainda poderia valer a pena efectuar o segundo.
Esse seria o caminho a seguir, se a Marinha não fosse gerida por politicozecos incompetentes e Militares carreiristas, o resultado não engana!!

Abraço


Não se devem esquecer que o equipamento militar da Grécia não é simbólico.
É para os proteger...
... dos Turcos.

A forma portuguesa de ver as coisas é diferente.
E a culpa é nossa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Bubas