Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5310 em: Junho 14, 2022, 05:48:14 pm »
E eu ainda estou para perceber o que é que levaria esse hangar dos NPO..

Pois, está tudo esquecido que só temos 9 helicópteros "navalizados", os 5 Lynx e os 4 Merlin Mk.516. Os Merlin estão excluídos porque não podem operar em nenhum navio nacional neste momento, restando os poucos Lynx, cuja principal função é operar a partir das fragatas. Logo aí, a probabilidade de termos Lynx num hangar num NPO (na situação hipotética de os restantes 6 virem com hangar), é muito baixa, ocorreria muito pontualmente, a não ser que comprássemos mais Lynx, e tivéssemos mais tripulações para eles.

Depois, estamos em Portugal, o que ia acontecer era que se ia gastar dinheiro a modificar os NPOs para ter um hangar todo bonitinho, feito à medida para os Lynx. Depois se os Lynx fossem substituídos por MH-60, o hangar já não dava, revelando-se um total desperdício de dinheiro.

Antes de falarmos em hangares, devíamos preocupar-nos com o restante equipamento básico que os NPOs não têm, e na certificação do uso do convés de voo para os Lynx, e certificação do abastecimento dos Merlin em voo. O resto é resto, e a preocupação devia ser a compra do AOR e avançar para a compra de novas fragatas. Para os NPOs, caso um dia surja a necessidade de um hangar, opte-se por um hangar telescópico.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5311 em: Junho 14, 2022, 08:24:09 pm »
Lembram-se as João Belo? Vejam o que aconteceu em França:

https://forummarine.forumactif.com/t8556-avisos-escorteurs-classe-commandant-riviere







Por cá, e as explicações avançadas:

https://barcoavista.blogspot.com/2009/06/fragatas-classe-joao-belo-tipo-de-navio.html







Citar
Na década de 80, foram propostos planos para modernizações que incluíam a supressão dos peças de popa, com a particulariedade de que dois navios receberiam um convés e hangar telescópico, e nos outros dois seria instalado mísseis anti-navio EXOCET e mísseis anti-aéreos, porém nunca foram concretizados por escassez de verbas, e por se considerar que o navio poderia ficar com a sua estabilidade colocada em causa.[/u]

Saudações


Psto isto e outras antes, verifica-se que no nosso Mar as João Belo nunca poderiam arcar com os misseis nem o NPO de 1800 ton com hangar. Talvez por causa da salinidade ou do anticiclone dos açores

Mas dou razão ao dc, hangar para quê se não há helicópteros.
Aliás nem para as duas fragatas que temos operacionais, de momemnto.

Nem vontade de ter mais, porque para taxi chege ter um disponível. Tirando aquela vez na Guiné que foram dois heli na fragata, porque era um taxi para cada personalidade da contenda. Para os palop somos os mãos largas, afinal há que justificar certas......"trocas" para alguns privilegiados

E realmente o maior problema do NPO não é o hangar(sobejamente tem sido apontado qual), embora pelo menos o deck certificado e para abastecimento fosse o mínimo quanto a este assunto.
Tomara que tivesse um drone que não fosse uma trotinete área ou um brinquedo da fnac

   
 

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papatango

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5312 em: Junho 14, 2022, 08:33:15 pm »
Citação de: mafets
Também gosto muito da Classe Famous. 1800T, 82m e calado de 4,39. Para outros gostos a Reliance com a overview de 1150t, 62m e calado de 3,2.   :-P

https://en.wikipedia.org/wiki/Medium_endurance_cutter

São classes pequeninas e fofinhas, como parece que é normal dizer aqui ...

Pena é que não tenha visto melhor...
A classe Reliance, por exemplo, tem um navio baseado no estado de Washington, em Port Angeles, a 100km do  oceano. Há dois em operações costeiras com base no Oregon, e todos os restantes onze navios estão baseados em vários portos da Florida e em Virginia Beach (é uma zona estilo o Algarve lá do burgo, onde toda a gente tem uma lancha ou um iate) Por azar quando há furacões, têm que procurar abrigo ...
Há casos de cutters que foram apanhados por furacões, infelizmente, com furacões os helicopteros não podem levantar voo, por isso não devem ter podido pousar...

Nos outros casos, os pousos são seguramente interessantes, relaxantes e floridos nas calidas águas das caraibas, das Florida Keys às Bahamas.

Desgraçadamente, e para terror de todos os que gostamos destes navios, pelo seu pequeno tamanho e fofura ...

A US Coast Guard, tem o topete, a desvergonha e o descaramento de planear substituir todos os navios destas duas classes, por esta repugnante monstruosidade holistica:

Um patrulha oceanico que desloca  4500t ... Quatro mil e quinhentas toneladas O descaramento destes imbecis que deviam mudar de ramo, porque não entendem nada disto ...  :o :o :o :o :o

O mafets tem que contactar a US Coast Guard com urgência, para lhes explicar que estão errados e que os barquinhos que têm é que são bons ...

E já agora explique-lhes o erro, enviando-lhes fotos de embarcações com 50 anos de idade ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
« Última modificação: Junho 14, 2022, 08:39:05 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Pescador

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5313 em: Junho 14, 2022, 09:52:39 pm »
Citação de: mafets
Também gosto muito da Classe Famous. 1800T, 82m e calado de 4,39. Para outros gostos a Reliance com a overview de 1150t, 62m e calado de 3,2.   :-P

https://en.wikipedia.org/wiki/Medium_endurance_cutter

São classes pequeninas e fofinhas, como parece que é normal dizer aqui ...

Pena é que não tenha visto melhor...
A classe Reliance, por exemplo, tem um navio baseado no estado de Washington, em Port Angeles, a 100km do  oceano. Há dois em operações costeiras com base no Oregon, e todos os restantes onze navios estão baseados em vários portos da Florida e em Virginia Beach (é uma zona estilo o Algarve lá do burgo, onde toda a gente tem uma lancha ou um iate) Por azar quando há furacões, têm que procurar abrigo ...
Há casos de cutters que foram apanhados por furacões, infelizmente, com furacões os helicopteros não podem levantar voo, por isso não devem ter podido pousar...

Nos outros casos, os pousos são seguramente interessantes, relaxantes e floridos nas calidas águas das caraibas, das Florida Keys às Bahamas.

Desgraçadamente, e para terror de todos os que gostamos destes navios, pelo seu pequeno tamanho e fofura ...

A US Coast Guard, tem o topete, a desvergonha e o descaramento de planear substituir todos os navios destas duas classes, por esta repugnante monstruosidade holistica:

Um patrulha oceanico que desloca  4500t ... Quatro mil e quinhentas toneladas O descaramento destes imbecis que deviam mudar de ramo, porque não entendem nada disto ...  :o :o :o :o :o

O mafets tem que contactar a US Coast Guard com urgência, para lhes explicar que estão errados e que os barquinhos que têm é que são bons ...

E já agora explique-lhes o erro, enviando-lhes fotos de embarcações com 50 anos de idade ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Uma pergunta que faria aos américas era porque armam navios patrulha dessa maneira? Não veem como nós fazemos? Aprendam pá
Que tolos esses yankees 
A nós basta levar boa garrafeira e umas paletes e esta tudo orientado

Até porque isto cá nem é um País a sério, é um Sitio. E cheio de pontes que o titi e outros têm feito à toa para a maralha circular de um lado para outro ao jeito de cada um.

Assim não vale a pena ser muito exigente com os meios navais, que são mais protocolares e de convívio com outros povos. Uma espécie de expedição mas, mas parecida com o circo ambulatório, onde se leva a festa a outras bandas e, uns bonecos cuja vidinha corre bem, aparecem depois com discursos muito lindinhos.


 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5314 em: Junho 15, 2022, 01:26:45 am »
Vários porta-aviões da Classe Nimitz têm bases permanentes no Estado de Washington. Respectivamente, na Naval Station Everett e na Naval Base Kitsap. Ambas as bases estão localizadas ainda mais para o interior que Port Angeles, talvez a mais de 200 km (não dá para ver, porque recorri a um mapa sem escala, por ser mais fiável).

Será que os Nimitz podem operar em mar aberto? Pobres dos açoreanos, que nunca verão um Nimitz nas suas belas ilhas.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5315 em: Junho 15, 2022, 07:40:37 am »
Vocês aqui e chatearem -se uns com os outros com discussões intermináveis de lana caprina, e os funcionários de secretária da marinheca a jogarem candycrush no PC o dia todo

Vale a pena
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5316 em: Junho 15, 2022, 09:46:11 am »
Nem todos estão no Candy Crush. Alguns andam a tentar indoutrinar os néscios na sagrada e mui holística mitologia do patrulhão.  :mrgreen:
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5317 em: Junho 15, 2022, 11:13:03 am »
Posto isto e outras antes, verifica-se que no nosso Mar as João Belo nunca poderiam arcar com os misseis nem o NPO de 1800 ton com hangar. Talvez por causa da salinidade ou do anticiclone dos açores.

Mas dou razão ao dc, hangar para quê se não há helicópteros.
Aliás nem para as duas fragatas que temos operacionais, de momento.

Nem vontade de ter mais, porque para taxi chege ter um disponível. Tirando aquela vez na Guiné que foram dois heli na fragata, porque era um taxi para cada personalidade da contenda. Para os palop somos os mãos largas, afinal há que justificar certas......"trocas" para alguns privilegiados

E realmente o maior problema do NPO não é o hangar(sobejamente tem sido apontado qual), embora pelo menos o deck certificado e para abastecimento fosse o mínimo quanto a este assunto.
Tomara que tivesse um drone que não fosse uma trotinete área ou um brinquedo da fnac   

Caríssimo. isso é pergunta para o nosso mui estimado e regressado forista papatango. Fala tanto em hangar e estabilidade, neve em Évora e os navios mais recentes na USCG (aqueles que planificam a sério ao contrário de cá, substituírem os navios com 50 anos, mas deixam-se de tretas e usam-nos na totalidade e sem frescuras), que esquece duas coisas muito simples: O porque de qualquer caranguejola, seja dos mares bonitos e fofinhos da Florida (aquele sitio onde existe sempre sol e não existem tempestades tropicais nem nada pior. Aliás, nessa altura tudo foge...), ter o deck certificado para o pouso de helicópteros, coisa que os NPO não têm, bem como em classes de navios iguais, uns lhes colocarem um helideck ou executarem algumas alterações para operarem um heli ligeiro e outros não (parvalhões, não é melhor dar tanga e afirmar que vai afectar a estabilidade dos navios)? É normal, muito tempo fora e aquela intensidade toda do tópico sobre a guerra da Ucrânia...    :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. Estamos perante a Kursk do Atlântico. Só que os blindados são substituídos por NPO's com deck turístico e planta-se muita neve nos mares açorianos em Julho. Tudo simples, como aqueles mares calmos e solarengos das Florida Keys...  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.cgaalumni.org/show_module_fw2.aspx?sid=1043&gid=1&control_id=6866&nologo=1&cvprint=1&page_id=3179&crid=0&viewas=user

Citar
"The Perfect Storm" & the Heroic SAR Operations of the Cutter Tamaroa

Atlantic Area Historian
United States Coast Guard

https://sinktheshipband.com/a-ship-in-the-storm-interview-with-captain-henri-scheer/

https://www.workboat.com/coastal-inland-waterways/coast-guard-warns-mariners-prepares-storm-coastal-flooding-northeast


Citar
The Coast Guard cutter Spencer, a 270-foot cutter homeported in Boston, will be staged off the coast to respond to offshore search and rescue cases. Coast Guard photo

https://noaanhc.wordpress.com/tag/uscg/


Citar
USCG Search and Rescue Regions (SRRs) cover vast ocean areas affected by tropical cyclones. Superimposed on the Pacific SRRs is the NHC tropical cyclone area of responsibility, which overlaps with two eastern Pacific USCG SRRs as well as all Atlantic SRRs. The number of briefings provided by NHC to each USCG district in 2018 are shown. (Map images courtesy of uscg.mil)

« Última modificação: Junho 15, 2022, 11:15:30 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5318 em: Junho 15, 2022, 12:38:24 pm »
Não percebes nada disto, oh mafets. Esses cutters só operam no olho do furacão.  :mrgreen:
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5320 em: Junho 15, 2022, 05:40:07 pm »
The Philippine Coast Guard has confirmed its interest in acquiring more Kunigami-class offshore patrol vessels, known locally as the Magbanua-class 97-meter multi-role response vessel (MRRV).

This was mentioned by PCG Deputy Commandant for Operations Vice Adm. Eduardo Fabricante during a courtesy call with executives from the Mitsubishi Heavy Industry, Shimonoseki Shipyard, and Toyota Tsusho Corporation (Toyota) on 14 June 2022.

The Philippine Coast Guard actually have a master plan on what assets they plan to acquire, and the PCG plans to have at least 10 ocean-going MRRVs, which could be where the Kunigami/Magbanua-class fall in.

There was also a previous remark from PCG leaders of having at least 16 more Magbanua-class to safeguard the country's territorial and sovereign waters.

Acquiring more ships of this type won't be difficult for a civilian agency like the PCG as they benefit from able to use development loans like what Japan provided that allowed the PCG have the 2 Magbanua-class ships.

#MaxDefense

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5321 em: Junho 15, 2022, 07:45:58 pm »
Dado estarmos em 2022 e nem cheiro de novos NPO terceira série super hiper complexos, com desenho do século passado, com mais uns parafusos e mudança de sitio de latrinas, o melhor era já mudar o tópico para, NPO 2030 e, começar a redesenhar outro modelo.
Só por puro exercício académico de uns e puro divertimento de outros.

« Última modificação: Junho 15, 2022, 07:47:02 pm por Pescador »
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5322 em: Junho 15, 2022, 09:36:34 pm »
Fica aqui a minha entrada para o "OPV" 2030!
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Pescador

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5323 em: Junho 15, 2022, 09:57:43 pm »
Fica aqui a minha entrada para o "OPV" 2030!
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Penso que aquilo que parece um hangar seja uma zona de sauna e jacuzzi e, depois cá fora à saída uma pequena piscina de água fria, para quando da saída da sauna. Em cima entre o mastro e a chaminé eu tirava "aqueles tubos feios" e metia um belo grelhador.

Esteticamente o mastro não sei, mas era caso para uma GDT estudar
 

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Red Baron

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #5324 em: Junho 15, 2022, 10:18:24 pm »
Fica aqui a minha entrada para o "OPV" 2030!
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Muito bonito, mas onde punhas os contentores de ajuda humanitária para países africanos?
 
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