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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 02:37:15 pm »
As BD, desde que entraram ao serviço da MGP, já percorreram todo o espectro. Inicialmente, por terem VLS e radares superiores, eram as fragatas "AAW". Ao mesmo tempo, por terem sonar de casco e rebocado, eram ASW. Agora, "porque sim", são ASuW.

Com jeitinho, metem lá dentro um par de AR3, e tecnicamente poderão chamar-lhes de porta-aviões.

Pendurem lá umas lanchas LDP desenho da guerra colonial e tornam-se em LPD também.. :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 02:34:53 pm »
O F-15EX trás à superfície o geek que há dentro de mim, tendo crescido vendo eagles e falcons nas imensas cassettes de video e revistas que comprava com as mesadas quando era miúdo  :mrgreen:
Sou do tempo dos simuladores da microporse Strike eagle num sistema 386  :mrgreen:



...mas é um stop gap para paises ricos que estão á espera de uma caça de 5º geração pesado, não temos munições para 2 aviões destes pelo que a sua capacidade de carga seria desperdiçada. O F-35 seria comparativamente mais ajustado para nós, sempre podemos fingir que há algo nas baias internas  :mrgreen:
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F15Ex



Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 02:25:26 pm »
Mas Portugal ganha o que ao trocar o F16 pelo Gripen? Era como os indianos trocarem agora o Rafale pelo Typhoon...  ::)

Saudações

P.S. Temos de separar o trigo do Joio. O Brasil tem os F5 e uma industria de defesa. Fabrica aviões e espera um dia ter conhecimento para fabricar um caça só seu. Daí participar no desenvolvimento do Gripen E e o produzir o mesmo em seu território. Portugal não tenciona fazer nada disto, portanto não faz sentido. Ainda por cima começar uma linha logística diferente quando no F16 até o MLU já fazemos por cá.  ;)

http://www.passarodeferro.com/2024/02/programa-mlu-dos-f-16-portugueses-so.html



P.S. 2 - Pessoalmente não faz sentido gastar dinheiro num caça novo de 4ª ou 4.5ª geração. Um aparelho de quinta geração trás vantagens óbvias, e mesmo o preço tendo em conta que os F15 EX estão a ser vendidos por 90 milhões, tem de ser considerado.  ;)

https://breakingdefense.com/2023/10/newest-f-35-f-15ex-contracts-are-set-but-how-much-do-they-cost-exclusive/

Citar
WASHINGTON — The flyaway cost for the F-15EX Eagle II is approximately $90 million for each aircraft in the program’s second production lot, about $7.5 million more than the newest price for an F-35A, Breaking Defense has learned.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 02:20:09 pm »
As primeiras unidades são sempre mais caras, o preço desce com a produção em escala (aliás tal como o F-35 no inicio chegou ás 120 milenas cada um), com a agravante que o brazil adquiriu toda uma infra estrutura ligada ao fabrico de peças e componentes que nós não faríamos.

Continuo a dizer não sou defensor do gripen para Portugal, preferia o F-35 claro, desde que fossem devidamente suportados por verbas para manutenção para a elevada prontidão e armamentos. Não acho que isso venha alguma vez a acontecer. Nem mesmo nos anos 90 quando abrimos os cordões à bolsa para adquirir equipamento para os 3 ramos, nem aí compramos caças de topo de gama, e nem sequer os F-16A (numa versão já superada) pagámos por inteiro. Por isso lancei a especulação para outros aviões, não apenas o Gripen.
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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:12:38 pm »

Parece-me que a ideia é usar o M-113 como veículo não tripulado terrestre, suponho que para testes e para desenvolvimento da tecnologia (algo parecido foi feito na Marinha, com recursa a pelo menos uma UAM). Até aqui, é uma novidade interessante, se permitir desenvolver tecnologia para ser aplicada num futuro UGV português. A isto acrescentaria a questão: que outros meios, terrestres, aéreos e de superfície, retirados, ou em vias de o serem, poderiam ser usados para o mesmo fim.

ideia interessante..  temos centenas de M-113...

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/bae-systems-showcases-unmanned-vehicle-built-on-m113-chassis-at-edge22

https://madsciblog.tradoc.army.mil/470-m113s-redux-expendable-masses-of-unmanned-armored-assault-breachers/

Sim, é uma boa ideia, principalmente se resultar em algo concreto, seja através de uma frota de M-113 não tripulados como multiplicadores de força da BrigMec, seja para o desenvolvimento de um UGV de raiz de produção nacional.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:05:21 pm »
Brazil considera comprar 30 caças adicionais por $2 mil milhões, isso dá cerca de 60 milhões por caça, uma vez que já não são os primeiros JAS-39-E e beneficiam de economia de escala (o pacote original incluía transferência de tecnologia e infra estrutura para montar no Brazil). Se fossemos a reboque disto era o preço que pagávamos, provavelmente menos. As munições teriam de ser incluídas em cima mas essas até nos F-16 faltam de qualquer maneira...

Fonte: https://www.defensenews.com/air/2022/04/29/brazil-orders-more-gripen-jets-mulls-another-large-buy/

Ora, num artigo de 2022, com valores à base de pura especulação.
Citar
and a potential order for 30 more could cost between $1.8 billion and $2 billion.

Os mesmos especialistas provavelmente olham para o KC-390, e especulam que cada um custe 70 ou 80 milhões, já nós pagámos uns 110 milhões por cada um. O valor de 60 milhões por Gripen não é de todo fidedigno.

E achar que Gripens vendidos a Portugal custariam o mesmo que os Gripens comprados pela FAB, é ilusão. Basta ver que nós, pelos KC-390, pagámos mais a unidade, do que a FAB pagou pelos deles.

Não querendo alimentar isto muito

Quais contrapartidas?

São secretas, porque são só para alguns

Ou isso, ou não existem contrapartidas nenhumas. Mas há quem ache que os Gripens fabricados no Brasil, beneficiam a economia portuguesa de alguma forma. Os dois países falam a mesma língua, logo, ambos beneficiam, certo? Certo?

Na realidade:
-O Gripen deverá ser descontinuado em 15/20 anos

-O Gripen praticamente não vende, sendo que este avião compete a nível de preço com o F-35, e a nível caças baratos com modelos chineses, russos, indianos, caças em segunda-mão, e caças low cost/baseados em aeronaves de treino avançado, como o FA-50. No mercado dos caças de topo o Gripen não ganha, no mercado de caças baratos para países com orçamento o Gripen também não ganha (demasiado caro).

-Produzir parte do Gripen em Portugal, tornava o programa ainda mais caro, lento, e nada rentável, para produzir tão poucas unidades, de um caça que não vende
É bem mais rentável ter F-35 na FAP, ter a OGMA certificada para fazer a sua manutenção (de uma aeronave usada em grande número) e ter alguma capacidade de fabricar componentes (sobressalentes), e fazer parte da cadeia de abastecimento europeia.

-Portugal comprar ou não o Gripen, pouco afecta um futuro e hipotético caça da Saab, visto que esse tipo de projecto, obriga a investimento massivo dos participantes. A isto acresce que, a FAP ao adquirir um caça novo, seja ele qual for e em número suficiente para substituir todos os F-16, este novo avião, só seria substituído em meados de 2070, logo, o "novo caça da Saab" seria inconsequente para nós.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 02:02:42 pm »
Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril

Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon

AgustaWestland EH-101 Merlin + Leonardo AW119 MkII Koala

Aérospatiale Epsilon TB-30

Lockheed C-130H Hercules

Lockheed P-3C CUP+ Orion

Marcel-Dassault Falcon 50

Ao contrário do que tinha sido publicado na comunicação social, o Embraer KC-390 Millennium não esteve presente...
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 01:36:20 pm »
Na FAP temos o loby  com gajos interessados em manter tachos na OGMA e meter lá família, por isso os tucanitos vão orçar em 180 milhões para fazer não se sabe bem o quê.
Na Marinha os fantasistas Marvel/Disney. Os gajos com a boca cheia de drones(da fnac), mas incapazes de fazer algo para melhorar as defesas contra drones. Quanto mais pensar em navios a  sério.
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