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Substituiçao dos F-16's

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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2340 em: Janeiro 03, 2021, 03:53:20 pm »
Mas não dá para comparar. Basta ver o caso da Marinha, que pequenas lanchas de 20 e poucos metros, simples e que servem perfeitamente para as sua funções, estão há 10 anos sem acções de manutenção profunda, e igualmente na Marinha, a BD foi em pior estado para MLU do que o expectável, por nos últimos 10 anos, ter-se saltado algumas acções de manutenção programadas para estes navios. Ou no caso da FAP, em que existem 2 Merlin a servir de vacas para a restante frota. O problema não está nas aeronaves, está na gestão e na falta de dinheiro para estas acções. No caso de certas aeronaves da FAP, poderá ainda acrescer a falta de mecânicos para executar estas operações.

Querem comparar taxas de disponibilidade, comparem com países a sério.

Na USAF:


Muito interessante esta tabela da USAF.

É possível observar que dentro das dezenas de aeronaves da frota americana, os F-16 são dos que atingem menores disponibilidades, talvez seja mesmo uma característica transversal às unidades deste modelo.

Podemos também perceber que, o pior avião de todos, mesmo já estando em operação há 10/12? anos, é o F-35, em termos de disponibilidade. Mas pode ser só por ainda estar numa fase inicial da carreira.. [correção, o F-22 está mais abaixo]

E saltam à vista os UAVs, como líderes das disponibilidades.

« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 03:56:14 pm por Kalil »
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2341 em: Janeiro 03, 2021, 04:37:22 pm »
É interessante é ver que o Rafale tem um nível de prontidão equivalente ao PIOR da USAF. Mas as pessoas só vêem o que querem.  ::)

Os F-16 estão dentro da média. De notar que em alguns casos, diferentes versões da mesma aeronave (C-130J, MC-130J, AC-130J) têm taxas de disponibilidade muito diferentes entre si.

Os UAVs não é grande surpresa, são muito mais simples que aeronaves convencionais (entre outras coisas, não têm por exemplo equipamento de sustentação do piloto) e o seu perfil de voo, não os sujeita a stresses estruturais como por exemplo os caças. A manutenção é certamente mais fácil e rápida, logo conseguem estar disponíveis mais depressa. De notar também que de entre os 3 UAVs apresentados, o mais simples dos 3 tem maior disponibilidade .
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2342 em: Janeiro 03, 2021, 04:45:02 pm »
Continuo a não entender qual é o valor militar de uma frota de 12 ou 14 F-35. Demasiado caros (e lentos) para QRA e insuficientes para dissuadir um potencial IN. Tais números servem para missões de RP e cagança.

Claro que se basearmos os caças na Bélgica, a nossa dúzia adicionada aos 30 e poucos deles já deve dar para gerar um força de cerca de 25 F-35; isso sim seria respeitável.
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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2343 em: Janeiro 03, 2021, 04:55:03 pm »
É interessante é ver que o Rafale tem um nível de prontidão equivalente ao PIOR da USAF. Mas as pessoas só vêem o que querem.  ::)

Essa é uma das mais puras puras verdades 😀😀

Estava a fazer essa relação para que possas imaginar a disponibilidade de uma frota F-35 em Portugal..
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2344 em: Janeiro 03, 2021, 05:16:41 pm »
Como assim? Comparaste a disponibilidade do F-16 em Portugal com o Rafale em França, eu fui buscar uma comparação mais justa, com outro país que, tal como os franceses, levam a defesa muito mais a sério que nós tugas, para demonstrar que os nossos 30% é mais responsabilidade nossa do que da aeronave. Nem sequer mencionei o F-35.

Para o "imediato" importa falar nos F-16 e no seu upgrade, que deveria ser iniciado mais tardar em 2025. As outras duas opção são comprar novo, o que é caro, ou deixar andar.
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2345 em: Janeiro 03, 2021, 05:37:07 pm »
Parto princípio que a LPM pode ser alterada antes de 2030... mas julgam que, sem uma alteração muito significativa da situação geopolítica, haverá 1200 milhões para comprar F35?

Isso é que é preocupante, o país não tem planos para fazer algo aos F16MLU até 2030; por isso se conseguirmos antes de 2030 começar upgrade para V dos PA I... já é bom.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2346 em: Janeiro 03, 2021, 06:05:33 pm »
Parto princípio que a LPM pode ser alterada antes de 2030... mas julgam que, sem uma alteração muito significativa da situação geopolítica, haverá 1200 milhões para comprar F35?

Isso é que é preocupante, o país não tem planos para fazer algo aos F16MLU até 2030; por isso se conseguirmos antes de 2030 começar upgrade para V dos PA I... já é bom.

A situação geopolítica é a mesma dos nossos vizinhos, e outros parceiros NATO, no entanto todos os países estão a investir "forte", só menos nós e a Albânia.

Aqui ao lado, em Espanha, é Reapers, F-110, Typhoons Tranche 4, etc

Enquanto as chefias e os Governos não perceberem que as coisas estão a mudar rapidamente, mais cedo ou mais tarde vamos acabar com as "calças na mão", havendo baixas para o nosso lado que poderiam ser evitadas.
« Última modificação: Janeiro 03, 2021, 06:09:06 pm por typhonman »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2347 em: Janeiro 03, 2021, 06:34:11 pm »
Como assim? Comparaste a disponibilidade do F-16 em Portugal com o Rafale em França, eu fui buscar uma comparação mais justa, com outro país que, tal como os franceses, levam a defesa muito mais a sério que nós tugas, para demonstrar que os nossos 30% é mais responsabilidade nossa do que da aeronave. Nem sequer mencionei o F-35.

Para o "imediato" importa falar nos F-16 e no seu upgrade, que deveria ser iniciado mais tardar em 2025. As outras duas opção são comprar novo, o que é caro, ou deixar andar.


Então, se fossemos levar tudo à letra, e exagerando nas deduções,  tendo em conta que a prontidão dos F-16 portugueses é metade da dos USAF, e se a dos F-35 o fosse nas mesmas linhas, precisávamos de 24 F-35 para ter 8 aviões a voar.. dava para mandar 4 em missão Internacional e deixar outros tantos em alerta para a defesa aérea.
Não é lá grande aparato para o investimento que seria necessário.


 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2348 em: Janeiro 03, 2021, 06:40:56 pm »
Existem 202,5 milhões de euros na LPM para "Luta Aérea Ofensiva e Defensiva" durante o período 2019-2030. Suponho que sejam essencialmente custos operacionais e de manutenção.

Em relação a armamento (transversal às várias frotas da FAP) surgem 34 milhões de euros na rúbrica Reservas de Guerra (da FAP).

Conferir quadro na última página: https://dre.pt/application/conteudo/122592080
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2349 em: Janeiro 03, 2021, 06:45:32 pm »
Parto princípio que a LPM pode ser alterada antes de 2030... mas julgam que, sem uma alteração muito significativa da situação geopolítica, haverá 1200 milhões para comprar F35?


Para o ano é que é  :mrgreen:

Artigo 15.º
Revisão
A revisão da presente lei deve ocorrer no ano de 2022, produzindo os seus efeitos a partir de 2023.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2350 em: Janeiro 03, 2021, 06:56:10 pm »
Aliás, segundo cálculos desta ordem, e mesmo que se considere plausível que metade de uma frota esteja sempre operacional, para Portugal julgo que menos de 24 aviões não serão nunca suficientes para manter as missões base.

E nem falo de situação de conflito. Embora se todos os aviões forem capazes de missão de intercepção e ataque naval, e com os devidos sistemas, ter 8/10 prontos a descolar já faria a diferença.

Agora, 24 aviões operacionais e razoavelmente actualizados.. Não é fácil de $$$..

 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2352 em: Janeiro 03, 2021, 08:21:26 pm »
Parto princípio que a LPM pode ser alterada antes de 2030... mas julgam que, sem uma alteração muito significativa da situação geopolítica, haverá 1200 milhões para comprar F35?

Isso é que é preocupante, o país não tem planos para fazer algo aos F16MLU até 2030; por isso se conseguirmos antes de 2030 começar upgrade para V dos PA I... já é bom.


É facil, junta-se a FAP á TAP e já está! Aparece logo a guita!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2353 em: Janeiro 03, 2021, 10:02:39 pm »
É praticamente impossível que, com ou sem alterações na LPM, surja tanto dinheiro seja para que quantidade for de F-35.
Falou-se aqui em 1200 milhões, mas se a LPM fosse, por algum milagre, aumentada nesse valor na próxima revisão, haveria prioridades onde gastar essa verba, nomeadamente na situação crítica das fragatas.

Só para se ter noção, esses "1200" milhões de aumento, dariam nada mais nada menos, para o upgrade dos F-16 para V (~500 milhões para todos, ~300 milhões se fosse apenas os PA I), e ainda sobrava uma quantia considerável para solucionar a substituição das VdG (~700 a 900 milhões), aos quais poderiam ser acrescidos os 135 do MLU das VdG mais a verba da sua venda, o que daria quase 400 milhões para cada um de 3 navios novos.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2354 em: Janeiro 03, 2021, 10:07:22 pm »
É praticamente impossível que, com ou sem alterações na LPM, surja tanto dinheiro seja para que quantidade for de F-35.
Falou-se aqui em 1200 milhões, mas se a LPM fosse, por algum milagre, aumentada nesse valor na próxima revisão, haveria prioridades onde gastar essa verba, nomeadamente na situação crítica das fragatas.

Só para se ter noção, esses "1200" milhões de aumento, dariam nada mais nada menos, para o upgrade dos F-16 para V (~500 milhões para todos, ~300 milhões se fosse apenas os PA I), e ainda sobrava uma quantia considerável para solucionar a substituição das VdG (~700 a 900 milhões), aos quais poderiam ser acrescidos os 135 do MLU das VdG mais a verba da sua venda, o que daria quase 400 milhões para cada um de 3 navios novos.

Sinceramente, a "Marinheca" não está preocupada com a substituição, os NPO e as FFG atuais servem para "subir" de posto, e chegar ao almirantado sem preocupações.

O único ramo que parece ter alguma preocupação ainda é a FAP, com a 5G.