Notícias do Exército Português

  • 2291 Respostas
  • 671193 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #840 em: Agosto 16, 2012, 06:23:04 pm »
Então a ideia é colocar a ETP "do outro lado da estrada", isto é, uma ETP com pista de aviação...

Mas tal como o Cabeça falou, então e as torres e as pistas de obstáculos? Ficam no mesmo local? Será que vale a pena a despesa "transportar" a ETP 50m para o outro lado da estrada?

A mim o que me parece mais lógico é os Paras continuarem na ETP pois tem essas infra-estruturas necessárias ao seu treino como as torres, as pistas de obstáculos, a distância da pista da UALE (essa aposto que deve mudar de nome em beve) é insignificante, etc, mas talvez também fosse possivel além dos paras, haver na ETP outros cursos em simultaneo que não tenham necessáriamente a ver com os paras, por exemplo instrução básica, infantaria, etc.

PS: Mas ao ser como eu digo talvez fosse pior para o espirito dos para-quedistas, talvez até a ETP tivesse que mudar de nome, essas coisas são sempre delicadas. Será que é possivel não "mexer" na ETP durante essa restruturação da instrução? O pessoal que gosta da EPI/EPC/EPA/EPT também não deve querer que se mexa nessas unidades, lembro-me também de à um tempo se falar do CTOE ir para Chaves, ninguém gosta dessas coisas, mas continuarem tantas escolas separadas actualmente não tem lógica, a Força Aérea e a Marinha também só tem um ou duas escolas cada uma (excluindo as Academias).

Por exemplo na Marinha, já à vários anos que a Escola de Fuzileiros dá instrução básica a todos os militares da Marinha, não é só aos que vão para Fuzileiro, podia acontecer algo semelhante na ETP, dar instrução básica a outros militares do Exército sem ser só aos que vão para os Para-quedistas, ou dar curso de atirador, são exemplos.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5545 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #841 em: Agosto 23, 2012, 04:29:05 pm »
Governo reduz 230 efectivos nas Forças Armadas e 'corta' 11 generais

23 de Agosto, 2012
As Forças Armadas vão ter de reduzir os seus quadros permanentes em 230 efectivos até Dezembro de 2013, eliminando onze postos de oficial-general, que passam de 78 para 67, segundo a reestruturação aprovada hoje em Conselho de Ministros.

O diploma aprovado hoje revoga o decreto-lei de 2009, que fixava em 18.538 os efectivos das Forças Armadas a partir de Janeiro de 2013, e estende o prazo até ao final desse ano, mas apontando para um quadro de 18.308 militares nos três ramos (Exército, Marinha e Força Aérea).

O posto de oficial-general é o que sofre o maior corte, de cerca de 14 por cento, passando de 78 generais nos três ramos para 67.

São eliminados ainda 83 lugares nos postos de oficiais superiores e subalternos, que de 5.146 passam a 5.063, e também 118 lugares no posto de sargento, que de 9.296 passam a 9.178.

Na Marinha são cortados 94 efectivos, de 8.114 para 8.020, e o número de generais baixa de 23 para 20.

Já os 1.423 oficiais superiores e subalternos passam a 1.387, os 2.650 sargentos diminuem para 2.613 e os 4.018 praças passam a 4.000.

Na Força Aérea desaparecem 71 lugares no total, de 4.024 para 3.953 efectivos, e também são eliminados três lugares no posto de general (de 22 para 19), para além dos 1.369 oficiais que passam a 1.346 e dos sargentos, que descem de 2.633 para 2.588.

Ao Exército cabe um corte de 65 efectivos (de 6.400 para a 6.335), dividido entre cinco generais, de 33 para 28, 24 oficiais, de 2.354 passam a 2.330, e de 36 sargentos, que passam de 4.013 para 3.977.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=57482
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #842 em: Agosto 23, 2012, 04:59:45 pm »
A montanha pariu um rato...mais uma "reforma" para inglês ver...pentelhos!

Se bem que isto é apenas para os quantitativos de pessoal dos QP, vamos lá ver o que vai ser para o RC/RV. Mas parece-me, que para além das escolas práticas (no Exército) e uma ou duas chafaricas, vai ficar tudo na mesma.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #843 em: Agosto 23, 2012, 05:10:20 pm »
Mas já sabes mesmo se vai acontecer alguma coisa? É que há muitas questões por responder, como seria a organização dessa dita Escola, que instalações iria ocupar REALMENTE. Não basta dizer que se mude, é preciso deliniar tudo e mesmo assim...é complicado. Tanto a EPE como a ETP são unidades com toda uma série de serviços e se essa escola ocupa-se o que é hoje essas duas unidades, teria que se fechar serviços num lado e reforçar no outro. Para além disso há a questão de como se iria administrar a formação, como se iria... é mesmo muitas questões que eu não tenho resposta e dúvido que alguém saiba responder.

Sabendo como o Exército funciona...acho que ainda vai passar muita água debaixo da ponte.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #844 em: Agosto 23, 2012, 05:22:54 pm »
Por acaso até era capaz de apostar umas dezenas de euros, que ainda vai ser uma fusão como as que têm acontecido noutros serviços da administração pública. Em que fundem a Direção-Geral X com a Direção-Geral Y, acabam com meia-dúzia de lugares de chefia e os serviços continuam a funcionar de forma independente em edíficios diferentes em cada ponta da cidade de Lisboa.  :N-icon-Axe:

Ainda vamos ter:
- Escola Prática das Armas em Tancos (e com ensino específico de Engenharia Militar);
- Destacamento de Mafra da Escola Prática das Armas (ensino específico de Infantaria);
- Destacamento de Abrantes da Escola Prática das Armas (ensino específico de Cavalaria);
- Destacamento de Vendas Novas da Escola Prática das Armas (ensino específico de Artilharia);
- Destacamento do Porto da Escola Prática das Armas (ensino específico de Transmissões).

Reduzem as Companhias de Comando e Serviços a Destacamentos de Comando e Serviços e os Batalhões/Grupos de Instrução/Escolares a Companhias/Esquadrões/Baterias de Instrução/Escolares. "Poupam" em meia-dúzia de lugares de COR e TCOR e umas dezenas nas CCS.

"Reformas à portuguesa"!
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #845 em: Setembro 04, 2012, 06:40:13 pm »
Aguiar-Branco quer hospital militar a funcionar em 2014


O ministro da Defesa Nacional garantiu hoje que o futuro Hospital das Forças Armadas representará mais qualidade na saúde militar, afirmando esperar que esteja instalado no prazo, em 2014. «Trinta e seis anos depois, o Governo volta a investir na saúde militar. Promovendo um acréscimo de eficácia e da qualidade dos serviços, reforçando a capacidade operacional de cada um dos três ramos das Forças Armadas», disse.

José Pedro Aguiar-Branco discursava no Ministério da Defesa Nacional, Lisboa, após dar posse à equipa que vai instalar o futuro Hospital das Forças Armadas, que substituirá o hospital da Marinha, Hospital Militar Principal, Hospital Militar de Belém e Hospital da Força Aérea.

Aguiar Branco pediu à direcção empossada que «garanta que o hospital será, de facto, um Hospital de referência», cumprindo o prazo de dois anos.

O ministro congratulou-se com uma reforma que considerou «evidente» como «são igualmente evidentes outras reformas que o governo está a implementar no país, da saúde à educação, dos governos civis, ao serviço público de televisão».

«Afinal, 36 anos depois, teremos finalmente um hospital militar único e o mundo não acabou», afirmou, criticando os que «lutam para que tudo fique na mesma» e encaram qualquer reforma «como se de um ataque pessoal se tratasse».

«Vemos, em tudo, uma causa fracturante. A verdade é que temos tanto de apaixonados no debate como de conservadores na acção. (...) Pergunto, o que é mais importante, os serviços prestados dentro do hospital ou a placa que está à porta? A resposta à evidente. E por isso esta reforma é evidente», acentuou.

Garantindo que a nova estrutura hospitalar terá «mais recursos disponíveis» que as actuais e que trabalhará em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, Aguiar-Branco considerou que «a eficiência dos serviços prestados não se mede pelos milhões inscritos no orçamento».

Questionado a propósito da preparação do Orçamento da Defesa para 2013, Aguiar-Branco não adiantou se haverá cortes adicionais aos que estão previstos.

«Na `troika' estão os dez por cento de redução, que está a ser concretizada, não há outra imposição para além disso, nós estamos a concretizar reforma da redução dos efectivos na base do memorando e com aquilo que possa acontecer na reestruturação das Forças Armadas que está em curso», declarou.

O ministro frisou ainda que está em revisão o Conceito Estratégico de Defesa Nacional e o «resultar dessa discussão terá que ter uma lógica de concretização».

A equipa que irá instalar o novo hospital será dirigida pelo major-general Silva Graça e integra o major-general Eduardo Santana, o capitão de Mar e Guerra Albuquerque Sousa, tenente coronel José Vieira e Carlos Andrade Costa.

Lusa
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #846 em: Outubro 31, 2012, 11:55:22 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #847 em: Outubro 31, 2012, 06:35:02 pm »
:G-Ok:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #848 em: Novembro 08, 2012, 11:51:28 am »
Bom dia caros Camaradas e colegas do fórum, venho por este meio não tenho a certeza que seja o tópico indicado para o fazer, contudo gostaria de algum camarada me elucidasse sobre um dúvida minha.
Recentemente tenho vindo a observar que colegas meus mais antigos (Função Pública) tem vindo a requerer a Pensão de Reforma e anexam a esse pedido uma Declaração passada pelo Exército ou pelo Ramo onde cumpriram serviço militar, como contagem para tempo de serviço a juntarem ao tempo de serviço prestado ao longo da sua carreira profissional, uns colegas têm três anos outros quatro enfim algum tempo de serviço militar, e essa declaração é passada como referi pelo Exército ou outro Ramo. A minha questão é esta, para onde poderei solitiar ou dirigir o pedido para o envio de uma declaração militar idêntica que ateste o meu tempo de serviço militar com o objectivo de ter um comprovativo que ateste o tempo de serviço militar, para futuro pedido de reforma.
Como é do conhecimento de alguns foristas cumpri serviço militar como contratado em Santa Margarida 2º Bimec entre 1998 e 2002.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #849 em: Novembro 08, 2012, 12:12:54 pm »
Instrutor, não pediram-te essa papelada quando entraste? A mim pediram e tive logo de os informar que queria que o meu tempo de tropa fosse contado para fins de reforma.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #850 em: Novembro 08, 2012, 05:20:40 pm »
Caro Cabeça de Martelo, a mim nao pediram nada quando entrei, alias fui à Segurança Social pedir um print dos meus descontos e esse tempo nao estava la contado. Terei feito descontos para a CGA? Eu atualmente estou a efetuar dscontos para a Segurança Social. Será que ainda posso pedir essa declaração do tempo de serviço militar? Para onde e como.
Obrigado antes de mais.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #851 em: Novembro 08, 2012, 05:34:10 pm »
Citação de: "Instrutor"
Será que ainda posso pedir essa declaração do tempo de serviço militar? Para onde e como.
Obrigado antes de mais.

Não faço ideia, mas olhe:
http://www.cga.pt/contactos.asp
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #852 em: Novembro 08, 2012, 09:20:13 pm »
Citar
Um militar de 22 anos, da Escola Prática de Serviços (EPS), morreu hoje durante um acidente nas obras de requalificação da carreira de tiro de Santa Luzia, em Viana do Castelo, informou o porta-voz do Estado-maior do Exército.
O acidente aconteceu às 16:30, na sequência da queda de um eucalipto, que apanhou o militar em cheio.
Segundo explicou à Lusa o tenente-coronel Jorge Pedro, ainda foram tentadas manobras de reanimação no local, por uma equipa do INEM, mas sem sucesso.
O militar era natural de Valença.
"Temos a lamentar a morte do militar, expressando o pesar à família. Já mobilizamos também apoio psicológico para os familiares", adiantou ainda o porta-voz.
A carreira de tiro de Santa Luzia, em Viana do Castelo, é gerida pela EPS, unidade da Póvoa de Varzim. Decorria uma operação de corte de árvores no local, no âmbito de obras de requalificação do espaço.
As circunstâncias em que se deu este acidente vão ser alvo de um inquérito, entretanto aberto e a cargo da Policia Judiciária Militar (PJM), o mesmo acontecendo por parte da EPS.

dn.pt

 :Soldado2:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #853 em: Novembro 09, 2012, 10:56:34 am »
Paz á sua alma.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #854 em: Novembro 09, 2012, 11:07:11 am »
Penso que encontrei o que procurava, deve ser aqui.
http://www.exercito.pt/sites/ArqGEx/Act ... /1950.aspx
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C